Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação PUC-Campinas]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1519-399320160003&lang=pt vol. 21 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932016000300267&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Educação escolar e relações étnico-raciais a partir de representações dos professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932016000300271&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo analisa representações de professores acerca das relações étnico-raciais nas escolas, tendo por base questões suscitadas em curso de formação continuada de professores atuantes em escolas públicas do Rio Grande do Sul. O curso situou-se na área dos direitos humanos, e os professores foram provocados a se posicionar por meio de instrumento próprio. O texto discute as características do racismo no Brasil contemporâneo e suas implicações para educação, bem como analisa os dados empíricos na relação com os conceitos de raça e branquidade. Os resultados evidenciam dificuldades dos docentes para lidar com a noção de raça. Além disso, o racismo é encarado como problema menor diante de desigualdades econômicas e, para parcela minoritária dos professores, o Brasil teria relações étnico-raciais harmônicas. Os dados mostram a persistência do mito da democracia racial nas representações docentes e a necessidade de políticas de formação sobre o tema com base na efetiva implantação da Lei nº 10.639.<hr/>Abstract The article analyzes representations of teachers concerning the ethnic and racial relations in schools based on the issues raised during a course of continuing education for teachers who work in public schools in Rio Grande do Sul. The training course focused on human rights and we used a specific instrument to challenge the teachers to position themselves. We discuss the characteristics of racism in contemporary Brazil, its implications for education and analyze the empirical data regarding the concepts of race and whiteness. The results show the teachers’ difficulties in dealing with the notion of race. Moreover, racism is seen as a minor problem in comparison with economic inequalities and, according to a minor number of teachers, Brazil has harmonic ethnic and racial relations. The data show the persistence of the myth of racial democracy in the representations of teachers and the need for teacher training policies in this matter based on the effective implementation of the National Law 10.639. <![CDATA[Desafios da implementação da Lei nº 10.639/03: um estudo de caso de municípios do Estado de São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932016000300281&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Após mais de uma década da aprovação da Lei nº 10.639/03, como está o processo de sua implementação? Essa legislação alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, tornando obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio oficiais e particulares. Este artigo busca responder à pergunta, a partir da perspectiva de dois dos principais atores envolvidos no processo de implementação da lei: professores e gestores. O objetivo é entender se, e como, tem sido trabalhada a temática das relações étnico-raciais e da cultura africana e afro-brasileira na rede pública de educação infantil e no ensino fundamental. O artigo toma como base a prática de formação continuada de professores, a partir dos dados acerca da oferta de um curso de aperfeiçoamento de 180 horas, em 12 municípios do Estado de São Paulo, durante o ano de 2014. No primeiro encontro, professores e gestores foram convidados a responder a um questionário em forma de diagnóstico, que contemplava informações pessoais, conhecimentos sobre a temática e suas visões sobre práticas pedagógicas referentes à Lei nº 10.639/03. Este estudo obteve a adesão de 1.272 participantes, sendo 1.134 professores e 138 gestores e, com base nas respostas, foram mapeados os elementos facilitadores e os obstáculos à implementação da lei, dentre os quais o desconhecimento, desinteresse e a existência de posicionamentos políticos conflitivos sobre a temática. Os resultados apontam que o assunto ainda é pouco discutido nas escolas e, também, na formação inicial dos professores e gestores.<hr/>Abstract A decade after the approval of Law 10.639/03, how has the implementation process of the law been? Law 10.639/03 amended Law of Guidelines and Bases of National Education making the teaching of History and Afro-Brazilian Culture mandatory in public and private elementary and high schools. This article endeavors to answer this question from the perspective of the two main actors involved in the process of law implementation: teachers and administrators. The aim is to understand if and how the theme of ethnic and racial relations and African and African-Brazilian culture has been addressed in the public child and elementary school. We focus on the practice of continuing education for teachers based on the data from a 180-hour training course during 2014 in 12 municipalities in the State of São Paulo. At the first meeting, teachers and administrators were invited to answer a diagnostic questionnaire, which included personal information, knowledge on the subject and their views on teaching practices according to Law 10.639/03. A total of 1,272 participants, 1,134 teachers and 138 administrators, participated in the study and facilitating and impeding elements concerning the implementation of the law were identified in accordance with their answers. These included unfamiliarity, disinterest and conflicting political positions on the issue. The results show that the issue is not widely discussed in schools or during initial training of these teachers and administrators. <![CDATA[Cotas raciais no Ensino Médio: processos de identificação e diálogo intercultural crítico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932016000300295&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A implementação da reserva de vagas com componente racial no ensino médio da rede federal de educação, a partir da Lei nº 12.711/12, traz novas questões para a pesquisa acadêmica em torno da temática das ações afirmativas e do combate ao racismo na educação escolar. Considerando as especificidades da educação básica, este artigo discute os impactos da inclusão do viés racial em cotas para ingresso no nível médio do Colégio Pedro II, tradicional e valorizada instituição de ensino do Rio de Janeiro. Com base na perspectiva intercultural crítica - cuja apropriação é exposta em diálogo com Gayatri Spivak, Stuart Hall e Vera Candau - apresenta-se a síntese da problematização das entrevistas realizadas com gestores e professores do ensino médio nessa instituição, a respeito do novo quadro instaurado com as cotas raciais. A análise se constrói em dois eixos de interpretação: quanto às identificações dos alunos negros e quanto à promoção do diálogo intercultural crítico. Tomando também como referência estudos sobre ações afirmativas e racismo na Educação, desenvolvidos por autores como Antônio Sergio Guimarães, Kabengele Munanga e Nilma Lino Gomes, conclui-se pela relevância das ações afirmativas de viés racial também nesse nível de ensino, não apenas pela reparação histórica que oportunizam para a população negra do país, como ainda por favorecer a educação para as relações raciais de todos os sujeitos da escola.<hr/>Abstract The establishment of racial quotas for admission into high schools of the federal education network, since the implementation of Law 12,711/12, has raised new issues for academic research on the subject of affirmative action and the fight against racism in school education. Given the specificities of basic education, we inquire, in this article, the impact of inclusion of racial bias in the system of quotas for admission in the high school Colégio Pedro II, a traditional and valued educational institution in Rio de Janeiro. Based on the critical intercultural perspective - in dialogue with Gayatri Spivak, Stuart Hall and Vera Candau - we present a summary of the questioning of the interviews carried out with administrators and high school teachers of this institution regarding the new context concerning the establishment of racial quotas, according to two axes of interpretation: the identification of Afro-Brazilian students; promotion of critical intercultural dialogue. Based on the studies on affirmative action and racism in education, developed by authors such as Antônio Sergio Guimarães, Kabengele Munanga and Nilma Lino Gomes, we conclude that the affirmative action with racial bias is relevant at this level of education, not only for historical reparation for Afro-Brazilian population in the country, can promote education for racial relations of all those in school. <![CDATA[Representações dos negros na literatura infantil e juvenil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932016000300311&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Após a promulgação da Lei nº 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileiras no ensino fundamental e médio das redes pública e privada de todo o país, observa-se, no cenário político-educacional, o desenrolar de uma série de ações para seu cumprimento. Uma dessas ações, realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, foi a produção e a distribuição de livros de literatura infantil e juvenil com foco na temática étnico-racial, para todas as escolas da rede municipal, com kits de literatura afro-brasileira. Com base em estudos que abordam a temática e com a utilização de abordagens qualitativas de pesquisa, este trabalho tem como objetivo investigar representações dos negros divulgadas nesses materiais. O argumento desenvolvido nesta análise é o de que os livros de literatura infantil e juvenil que fazem parte dos kits analisados, ao divulgar e valorizar a imagem, a cultura e o modo de vida da população negra, contribuem para o fortalecimento das identidades étnico-raciais. <hr/>Abstract After the enactment of Law 10.639/03, the teaching of Afro-Brazilian history and culture became mandatory in Brazilian public and private elementary and high schools. Consequently, the development of a series of actions in the political and educational scenario can be found. One of these actions has been accomplished by Belo Horizonte City Hall that consists of production and distribution of children’s and teenage literature books to all the schools in the municipal network that focus on the ethnic and racial theme: Afro-Brazilian literature kits. Based on the studies on the theme, and using qualitative studies, the aim of present study was to investigate the Afro-Brazilian representations disclosed in these materials. The argument developed in this study is that these books contribute and strengthen the ethnic and racial identities by discussing and valuing the image, culture and the way of living of the Afro-Brazilian population. <![CDATA[As (não) relações entre o quilombo e a escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932016000300323&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente trabalho debruça-se sobre a organização da resistência quilombola da comunidade de Pedras de Una em Una, Bahia e os processos educativos nela vivenciados. Objetiva compreender como esses processos educativos contribuíram e contribuem para as vivências cotidianas dos elementos constitutivos da epistemologia quilombola, seus saberes e conhecimentos. Subsidiado teoricamente nos referenciais da educação popular, especialmente nas obras de Paulo Freire, cultura popular e epistemologia, como abordada por Enrique Dussel e Boaventura de Souza Santos. Orientada pelos aportes da pesquisa colaborativa, a inserção na comunidade foi realizada na perspectiva etnográfica. Os dados coletados durante a inserção, registrados em diário de campo, foram extraídos das falas, dos gestos, dos cenários, da reunião da Associação, da sala da casa, da cozinha, do quintal, do terreiro à frente e na lateral da casa, do ramal de acesso às residências, da sala de aula, da área em frente à escola, da beira do rio e, ainda, de seis entrevistas. Foram categorizados três grupos de análise dos processos educativos oriundos do campo da epistemologia quilombola: o domicilio existencial, a epistemologia da natureza e o território comunitário. Em seguida, foram analisados os processos educativos da memória e da identidade quilombola de Pedras de Una. Além de apresentar e discutir tais processos, estabeleceram-se diálogos possíveis entre os processos educativos da comunidade e da escola local, entendendo-se que homens e mulheres quilombolas tenham na escola um espaço de fortalecimento de seus territórios identitários.<hr/>Abstract The aim of the article is to discuss the organization of the quilombolas from Pedras de Una, in Una, Bahia, and the educational processes experienced by them. The aim of the study was to understand how the educational processes of this community have contributed and contribute to the daily experiences of the fundamental elements of the quilombo epistemology, their knowledge and their expertise. The study was based on the theoretical framework of popular education, particularly on the works of Paulo Freire, popular culture and epistemology, and on the work of Enrique Dussel and Boaventura de Souza Santos. The insertion in the community from an ethnographic perspective was guided by the contributions of collaborative research. The data collected during insertion in the community, recorded in a field diary, were extracted from speech, gestures, scenarios, the meeting of the Association, the living room, kitchen, backyard, front yard (front and side of house), access paths to homes, classroom, area in front of the school, riverbank, and six interviews. We can characterize three analytical groups of educational processes arising from the field of epistemology: the existential domicile; epistemology of nature and the territory of the community. We then analyzed the educational processes of memory and identity of Pedras de Una. In addition to presenting and discussing these processes, we have established the possible dialogues between community educational processes and the local school, understanding that the school for the Maroon men and women is a space to strengthen their identity territories. <![CDATA[O debate contemporâneo do antirracismo: implicações teóricas e políticas para a educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932016000300335&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo toma como referência os debates contemporâneos acerca de políticas e práticas denominadas antirracistas, com o intuito de debater as configurações em torno das formas de combate ao racismo nas sociedades contemporâneas. De forma específica, a análise centra-se no contexto brasileiro, discutindo a adoção de medidas específicas na área da educação, com a finalidade de dirimir os efeitos do racismo no ambiente escolar. Partindo de uma perspectiva comparativa, o estudo examina o debate transnacional a respeito da diáspora negra e políticas educacionais. Debruça-se sobre o percurso teórico acerca do antirracismo e das interpretações contemporâneas do racismo e dos processos de racialização, a partir de pensadores cujas obras estão situadas nos estudos pós-coloniais, estudos culturais e estudos subalternos. A proposta visa articular essa análise ao debate local acerca das medidas destinadas a combater as discriminações étnicas e raciais no espaço escolar. Com esse escopo pretende-se apresentar um histórico da educação brasileira, cuja função esteve a serviço de um modo de racialização das relações sociais. Por fim, analisam-se as políticas contemporâneas adotadas no Brasil e os desdobramentos teóricos e políticos no combate ao racismo no espaço escolar. <hr/>Abstract The article considers contemporary debates about anti-racism policies and practices to discuss how racism is fought in contemporary societies. Specifically, the analysis focuses on the Brazilian context and addresses the adoption of specific measures in education to resolve the effects of racism at school. Based on a comparative perspective, the article examines the transnational debate on the theme of black diaspora in the educational policies. The article focuses on the theoretical trajectory of anti-racism, contemporary interpretations of racism and racialization processes inspired by thinkers whose studies are situated in postcolonial studies, cultural studies and subaltern studies. Our proposal is to associate the analysis with the local debate on the measures to fight ethnic and racial discrimination in the school environment. Within this scope we intended to present a brief history of Brazilian education whose function was to favor racialization of social relations. Finally, we analyzed contemporary policies adopted in Brazil and the theoretical and political developments in fighting racism at school. <![CDATA[Mais além de uma história: a narrativa como possibilidade de autoformação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932016000300351&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O termo narrativa tem sido usado para designar o relato de histórias que, em sua maioria, nascem do cotidiano. Neste artigo, entretanto, o conceito de narrativa é expandido, buscando-se relacioná-la às pesquisas em educação. O estudo procura mostrar como usar metodologicamente a narrativa, apresentando o percurso de construção de narrativas de três pesquisadoras - uma professora, uma narradora e uma formadora, que atuam em diferentes contextos educacionais e dialogam com diferentes autores. O presente artigo reflete sobre a potência dessas produções nos processos de autoformação e formação de profissionais da educação, tomando a narrativa como um dispositivo que pode auxiliar o narrador a interpretar, analisar e organizar acontecimentos ocorridos em situações diversificadas, em cenários socialmente contextualizados e em tempos e espaços diferentes - portanto, passíveis de investigação nas pesquisas em educação.<hr/>Abstract The narrative term has been used as a way to convey stories that are mostly derived from daily life. In this paper, however, we intend to go further. Our aim is to expand the idea of narrative relating it to research in education, showing how to use it methodologically by presenting the trajectory of narrative construction of three researchers, a teacher, a narrator and an educator, who work in different educational contexts and use different authors as interlocutors. The objective is to reflect upon the power of these productions to the process of self instruction and professional training in education, considering the narrative as a means that can help the narrator interpret, analyze, and organize the facts emerging from diverse situations, socially contextualized scenarios, different space and time conditions which, thus, can be used for studies in the field of education. <![CDATA[Revista A Escola (1906-1910): a liberdade e o modelo de trabalhador docente via método intuitivo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932016000300363&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo, parte de uma pesquisa de doutorado, tem por finalidade apresentar a análise realizada na revista A Escola, Revista do Grêmio dos Professores Públicos do Estado (1906-1910), especificamente sobre a liberdade e o modelo de trabalhador docente, via método intuitivo. A carência de escolas para formação de professores no início do século XX possibilitou outros mecanismos refinados e eficazes para uma ampla divulgação dos ideais vigentes e para a homogeneização do trabalho dessa categoria profissional mediante a uniformização do discurso pedagógico. A revista didática A Escola foi um desses instrumentos, propondo como método mais adequado o Método Intuitivo. O percurso metodológico empreendido para a produção dos dados efetivou-se, primeiramente, pelo levantamento e catalogação da Revista A Escola junto ao Arquivo Público do Paraná e à Biblioteca Pública localizados em Curitiba (PR); em seguida foi feita a seleção dos artigos relevantes para o desenvolvimento do trabalho, para enfim realizar a análise e discussão dos artigos selecionados, tendo em vista o objetivo proposto para a pesquisa, qual seja, discutir a disseminação da ideologia liberal nos primórdios republicanos no Brasil. A análise do periódico demonstrou que a propagação do Método Intuitivo como modelo ideal, por meio da revista, foi oportuna. Ela disseminava a ideologia liberal em nome de seus preceitos de igualdade e liberdade, ao propor um ensino ativo, centrado no interesse do aluno, dando a todos e com equidade a oportunidade de aprender. Esse discurso reforçava a ideia de que era a partir das ações individuais que a sociedade se desenvolveria e, com o progresso individual, cada um teria sucesso.<hr/>Abstract This article is part of a doctoral research. The aim is to present the analysis on freedom using the intuitive method and the teacher model using the magazine ‘A Escola’, a magazine organized by public state teachers (1906-1910). The deficiency of schools for training teachers in the early twentieth century enabled other refined and effective mechanisms for the wide dissemination of the existing ideals and homogenization of work of this professional category by standardizing the pedagogical discourse. The magazine ‘A Escola’ was one of these instruments that proposed the Intuitive Method as the most appropriate one. The methodological approach for data collection was firstly carried out by surveying and cataloguing the magazine ‘AEscola’ at the Public Archives and Public Library of Paraná, located in Curitiba, Paraná. After that, we selected the relevant articles for developing the research. Finally, we analyzed and discussed the selected articles, starting from the objective proposed for this research that was to discuss the dissemination of liberal ideology in early Republican Brazil. The analysis of the magazine showed that the dissemination of the Intuitive Method as the ideal model was oportune. It disseminated liberal ideology in the name of principles of equality and freedom by proposing active teaching centered on the student’s interest and giving everyone the same opportunity to learn. This position reinforced the idea that society would develop from individual actions and everyone would succeed from individual progress. <![CDATA[Alignment between an achievement test and curriculum standards: From discourse to methods]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932016000300371&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen La alineación entre un instrumento para medir el desempeño estudiantil, como una prueba de aprovechamiento, y los estándares curriculares es uno de los requisitos impuestos por la ley No Child Left Behind (Public Law 107-110) y su reemplazo, la ley Every Student Succeeds (Public Law 114-95) a los sistemas de evaluación estudiantil de los estados y territorios de los Estados Unidos de América, incluyendo Puerto Rico. Se refiere al grado de acuerdo o armonía entre los ítems de una prueba de aprovechamiento y los estándares curriculares que intenta representar. Este artículo expone brevemente algunos de los métodos tradicionales (i.e., tabla de especificaciones y revisión de conocedoras del contenido) y los particulares, desarrollados por investigadores, para determinar la alineación. Destaca los métodos propuestos por Norman Webb y Andrew Porter y colaboradores. La autora sostiene que el discurso de la alineación de los políticos y funcionarios de las agencias educativas es insuficiente para atender lo que la ley reclama. Deben describir claramente los métodos aplicados y sus resultados. Tampoco la evidencia de la alineación es bastante para reclamar la validez de las puntuaciones de una prueba de aprovechamiento y sus inferencias acerca del aprendizaje estudiantil en las escuelas.<hr/>Abstract The alignment between a measurement instrument, such as an achievement test, and curriculum standards is one of the requirements for complying with the past No Child Left Behind Act (Public Law 107-110) and the recent Every Student Succeeds (Public Law 114-95) in the states and territories of the United States of America, including Puerto Rico. Alignment refers to the degree to which curriculum standards are in agreement with items of an achievement test. This paper briefly presents some of the traditional (i.e., test blueprint and expert content review) and particular alignment methods (i.e., developed by researchers) that can be applied. It highlights the methods proposed by Norman Webb and Andrew Porter and colleagues. The author argues that the political and educational agency executives’ speeches on alignment are insufficient to sustain the law’s requirements. Clearly described methods and results must be demonstrated. Also, the alignment findings are not enough evidence to support the validity of the interpretations and inferences of achievement test scores regarding the students’ learning in schools. <![CDATA[The scientific competence in Peru and Portugal for PISA 2012]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932016000300383&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen El estudio aborda las diferencias entre la competencia científica de Perú y Portugal ante los resultados de PISA 2012, las cuales obedecerían a la divergencia de contenidos que configuran los respectivos currículos de estudio. En tal propósito, se siguió un proceso de análisis documental y comparación de los contenidos curriculares de la competencia científica. Los hallazgos se organizaron en categorías curriculares confrontables entre si y contrastables con lo especificado por PISA. Los resultados evidencian, en el caso de las capacidades, que Portugal prioriza ampliamente a la explicación científica, mientras que Perú a la identificación de las cuestiones científicas. Respecto al conocimiento, Portugal incide en los sistemas físicos, de la tierra y del espacio por sobre el realce de la tecnología en Perú, mientras que, en las actitudes, varían ligeramente. Las diferencias de organización curricular hacen apreciables las disparidades en los tiempos curriculares, dado que Portugal destina mayores periodos que Perú, lo cual explicaría el interés por dicha competencia. <hr/>Abstract This study addresses the differences in results of scientific competence of Peru and Portugal according to the results of PISA 2012, which would result from the divergence of content that make up the respective curriculum of study. For such, a process of review and documentary analysis of curricular content of scientific competition was carried out. The findings were organized into curricular categories comparable with each other and testable as specified by PISA. The results show, in terms of capabilities, that Portugal widely prioritizes scientific explanation; while Peru prioritizes identifying scientific issues. Regarding knowledge, Portugal affects physical, earth and space systems in order to enhance technology in Peru; however, their attitude may vary slightly. The differences in curricular organization is significantly large regarding curriculum time; Portugal destines longer periods of time than Peru; that would explain its interest in this competition.