Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação PUC-Campinas]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1519-399320170001&lang=pt vol. 22 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Projetos bem-sucedidos de educação em valores sociomorais: contribuições para o cotidiano da escola<sup> <strong>1</strong> </sup>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932017000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente trabalho tem como objetivo descrever e analisar alguns projetos em Educação em valores sociomorais, ou Educação moral, que foram implementados em escolas e considerados como bem-sucedidos. A base empírica do artigo é uma investigação que buscou identificar experiências brasileiras de educação moral em escolas públicas de ensino fundamental II (6º a 9º ano) e ensino médio. Nessa pesquisa constatou-se que a grande maioria dos projetos mostrou iniciativas isoladas, sem finalidades morais claras, ou voltadas mais ao controle disciplinar dos alunos do que à construção de valores. No entanto, houve exceções: projetos organizados a partir da identificação de problemas do cotidiano escolar ou de seu entorno, com o envolvimento da comunidade e das famílias e a participação dos alunos como parceiros e idealizadores das atividades realizadas. Verificou-se que a Educação em valores sociomorais pode, deve e é possível ocorrer nas escolas públicas e nas demais escolas brasileiras. Mas os projetos escolares necessitam de clara intencionalidade, planejamento profissional, participação do corpo docente e discente, aplicação contínua e de longo prazo, e formação adequada.<hr/>Abstract The aim of the article is to describe and analyze some projects on moral education or socio-moral values in schools deemed successful. The empirical basis of the article was an investigation that sought to identify Brazilian experiences of moral education in public primary schools (6 to 9 years) and secondary education. We found that the vast majority of projects presented isolated initiatives without clear moral purpose, more related to disciplinary control of students than the construction of values. However, there were exceptions: projects based on the identification of daily school problems and surroundings; the engagement of community and families; student participation as partners and active participants of activities. We found that Moral Education and Education of socio-moral values, can, must and may take place in public schools and in other Brazilian schools. In order achieve this goal, school projects need a clear intention, professional planning, participation of faculty and students, continuous and long-term application, and adequate training. <![CDATA[Educação parental na transição e adaptação das crianças portuguesas da pré-escola ao 1º Ciclo do Ensino Básico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932017000100019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A educação parental é um recurso psicoeducativo, relacional e comunicacional na adaptação escolar. A entrada das crianças no ensino básico, provenientes da pré-escola (transição), é um momento de mudanças para elas e para os pais. A literatura, em geral, refere como fatores essenciais para o sucesso dessa adaptação escolar: o contexto; a família; a escola; a etnia, a cultura e linguagem; as características pessoais da criança. O estudo realizou-se em 2014, numa turma (N= 24 alunos) de uma escola urbana portuguesa (Escola Básica Cidade de Castelo Branco), de forma integrada com o Projeto de Inteligência Emocional em contexto escolar. A pesquisa apresenta uma metodologia mista (quantitativa e qualitativa), com o objetivo de interpretar a relação dos comportamentos interativos e comunicativos dos pais e a adaptação dos filhos ao 1º ano da escolaridade obrigatória. As técnicas de recolha de dados foram: observação participante, escala de percepção sobre competências parentais, entrevista semiestruturada com os pais (N=18) e notas de campo. Realizou-se uma triangulação de dados, de base categorial e estatística, que confirmou a boa comunicação entre pais e filhos, na medida em que aqueles recorrem frequentemente ao diálogo com a escola para abordar situações de aprendizagem e comportamento. Os pais revelaram estar ‘presentes’ e preocupados com a prática de atividades dos filhos e com a adaptação ou integração escolar, insistindo no cumprimento das regras de convivência, disciplina, postura em sala de aula, concentração e atenção.<hr/>Abstract Parental education is a psycho-educational, relational and communicational resource for school adaptation. The admission of children to primary education from preschool (transition) is a time of change for them and for their parents. The literature, in general, refers to the following aspects as key factors for the success of school adaptation: context; family; school; ethnicity, culture and language; and personal characteristics of the child. The study was conducted in class (N = 24 students) in a Portuguese urban school (Escola Básica Cidade de Castelo Branco) in 2014 together with the Emotional Intelligence Project in the school context. The mixed methodology (quantitative, qualitative) aimed to interpret the relationship between interactive and communicative behaviors of parents and the adaptation of children during the first year of compulsory education. Data collection techniques were as follows: participant observation; perception scale of parenting skills and semi-structured interview with parents (N=18); field notes. The triangulation of data using a categorical and statistical framework, confirmed the good communication between parents-children as parents often sought dialogue with the school to address situations related to learning and behavior. The parents revealed to be ‘present’ and concerned with the practice of activities with the children and their adaptation, insisting on the compliance with the rules of coexistence, discipline, behavior in the classroom, concentration, and attention. <![CDATA[Elaboração de conceitos, processos de significação e funções psicológicas superiores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932017000100037&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Compreendendo a linguagem como constitutiva do desenvolvimento das funções psicológicas superiores pela produção de sentidos, com base nos escritos de Bakhtin e Vigotski, o objetivo do texto é tecer argumentos que reforcem a concepção de que os sujeitos se constituem/desenvolvem nas interações verbais pela apropriação progressiva de significados que eles mesmos produzem, destacando principalmente o papel da instrução escolar nesses processos. Para tal, situações de uma pesquisa de pós-doutoramento são trazidas para o texto pelo trabalho da pesquisadora com um aluno do quinto ano do ensino fundamental que não lê, não escreve e apresenta problemas na articulação da fala. O trabalho foi desenvolvido no contraturno do horário das aulas, em uma escola de período integral. O foco das análises, ancoradas na abordagem microgenética, discute como o aluno, ao se apropriar dos conhecimentos escolares compartilhados com ele pela pesquisadora, elabora conceitos e apropria-se do conhecimento que deve ser oferecido na escola, via instrução escolar, como prática deliberada de ensino do conhecimento sistematizado intermediado pelos conceitos científicos. O trabalho evidenciou que os objetivos pedagógicos do educador, aliados à compreensão de que o aprender está irremediavelmente ligado ao (bom) ensino, mobilizam aprendizagens, destacando como esses processos originam-se nos diálogos produzidos com o aluno pelo compartilhamento de conhecimentos e significados das palavras.<hr/>Abstract Based on the writings of Bakhtin and Vygotsky that the understanding of language is part of the human development through the production of meanings, this article weaves arguments that reinforce the idea that subjects thrive through verbal interactions and the progressive appropriation of meanings produced by themselves, particularly highlighting the role of schooling in these processes. In this sense, we discuss situations of a post-doctoral research involving the researcher’s work with an illiterate fifth-grader who also presented speech problems. The work was developed during after-school hours in a full-time school. Based on a microgenetic approach, the focus of the analysis was to discuss how the student, once he dominated the school knowledge shared with him by the researcher, developed concepts and dominated knowledge that should have been offered by the school, through school education, as a deliberate teaching of systematized knowledge mediated by scientific concepts. Based on the understanding that learning is inextricably tied to (good) teaching, the article seeks to show that the teacher’s educational goals stimulate the learning processes. Moreover, it highlights how these processes emerge in dialogues with the student by sharing knowledge and word meanings. <![CDATA[A imagem na educação de surdos: usos em espaços formais e não formais de ensino]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932017000100051&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Esta pesquisa objetiva discutir o uso da imagem na educação de surdos em espaços formais e não formais de ensino, focando-se em propostas que podem ser desenvolvidas pela escola de educação básica e por museus de arte. Ademais, intenta-se apresentar algumas possibilidades de leitura de imagem, com vistas ao aprimoramento de práticas pedagógicas que envolvem tais sujeitos nos espaços mencionados. Assim, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico. Fundamentando-se em autores como Quadros, 2005, Burke, 2004, Thoma et al., 2014, Reily, 2003-2004, dentre outros que pesquisam sobre artes e educação de surdos, apresenta-se a imagem como uma possibilidade que vai além de um uso simplificado, mas provido de grande potencial narrativo repleto de potencialidades pedagógicas para o público surdo. Compreende-se que a imagem é também um importante recurso didático na educação de surdos, auxiliando, inclusive, no processo de alfabetização e de aquisição de conteúdos de diferentes áreas do conhecimento. Diante do estudo empreendido, infere-se que há muitas possibilidades de intervenções em relação à leitura de imagens no contexto educativo com alunos surdos, tanto em escolas quanto em espaços museais, e que é necessária a formação constante de profissionais que transitam nesses espaços com vistas ao aprimoramento do uso do recurso em questão.<hr/>Abstract The aim of the study is to discuss the use of images in formal and non-formal educational spaces for deaf student’s individuals, focusing on the proposals that may be developed in basic education schools and art museums. We present some possibilities regarding the reading of images, aiming at enhancing the pedagogical practices related to those individuals in the above-mentioned spaces. In order to do so, we conducted an exploratory bibliographic research. Based on authors such as Quadros, 2005, Burke, 2004, Thoma et al., 2014, Reily, 2003-2004, and others, who have investigated Arts and education for deaf students people, the image is considered a possibility that goes beyond a simplified use, as it has a great narrative and pedagogical potential for the deaf students people. We understand that the image is also an important didactic resource for their education, as it helps them with the process of literacy and acquisition of new content in different areas of knowledge. It may be inferred that there are several possible interventions regarding the reading of images with deaf students students within the educational context, both in schools and museums; and constant educational program for professionals who work in those spaces is important to improve their use of images. <![CDATA[O trabalho com o texto na universidade: uma análise discursiva]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932017000100065&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A experiência no magistério superior aponta que grande parte dos estudantes tem dificuldades de se apropriar da linguagem acadêmica para desenvolver seus textos. Diante desse cenário, o presente artigo tem como objetivo analisar as capacidades de linguagem desenvolvidas por estudantes a partir da aplicação de uma sequência didática do gênero Resenha Acadêmica. Para isso, pauta-se nos pressupostos de autores da Escola de Genebra no que se refere ao desenvolvimento de sequências didáticas e às capacidades de linguagem, e em outros pesquisadores que discutem o letramento. Para alcançar o objetivo deste trabalho, foi elaborada uma sequência didática do gênero Resenha Acadêmica, e aplicada a 21 alunos do 1º semestre do curso de Administração de uma faculdade particular da região de Campinas. A sequência previa uma produção inicial, realizada antes da aplicação das atividades, e uma produção final, realizada a seguir. Utilizaram-se como instrumentos as produções realizadas pelos alunos e um diário de campo da pesquisadora que conduziu o trabalho. A partir de uma abordagem qualitativa, foram comparadas as duas produções realizadas pelos estudantes, sendo observado um desenvolvimento das capacidades de ação, das capacidades discursivas e das capacidades linguístico-discursivas.<hr/>Abstract As higher education professors of subjects focusing on reading and writing, we have noticed that most students have difficulties to use appropriate academic language to develop their texts. Considering this situation, the aim of the present article was to analyze the development of language skills of undergraduate students after applying a didactic sequence using the academic review genre. We conducted our study based on the ideas of authors of the Geneva School, regarding the development of a didactic sequence and other researchers who discuss literacy. To reach our goal, we applied the didactic sequence of academic review genre to 21 students in the first semester of Administration in a private university in the city of Campinas. The sequence considered an initial production - before the implementation of activities - and a final production - after the implementation of activities. We used the productions of students and a researcher’s field diary as instruments for the analysis. From a qualitative approach, we compared the two productions of each student and we noticed a development in action, discursive and linguistic-discursive skills. <![CDATA[A ausência das questões raciais na formação inicial de professores e a Lei 10.639/03]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932017000100077&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo aponta os desafios das políticas e diretrizes para formação inicial de professores, bem como o papel e compromisso das Instituições de Ensino Superior que ofertam curso de Pedagogia pelo Programa Nacional de Formação de Professores, a fim de promover a construção de conhecimento pedagógico que habilite os futuros docentes a dotar suas aulas de significado e valor voltados às diferentes culturas e à História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, conforme previsto pela Lei nº 10.639/03 e pelas regulamentações dela derivadas. Apresentam-se os resultados do levantamento de dados de instituições do estado de São Paulo, com o propósito de identificar a conformidade dos currículos de formação docente com as diretrizes e a temática citadas. A análise das matrizes curriculares dessas instituições mostrou que o modelo adotado de formação de professores é mediado por currículos conservadores e pouco acessíveis às mudanças, principalmente quanto ao aprofundamento do debate sobre a cultura africana e afro-brasileira na formação docente.<hr/>Abstract This study points out the challenges to implement the policies and guidelines for initial teacher education and the role and commitment of higher education institutions that offer Pedagogy courses, through the National Program for Teacher Education, to promote the construction of pedagogical knowledge that enables the future teachers to provide meaning and value to their classes by focusing on different cultures and on the History of Afro-Brazilian and African Culture, as established by Law nº 10.639/03 and regulations derived from it. We discuss the results of the survey carried out in institutions in the state of São Paulo, which had the purpose of identifying if the curriculum of initial teacher training was in compliance with the previously mentioned guidelines on the theme. The analysis of curricula of these institutions showed that the model adopted for teacher training is based on conservative curricula and not open to changes, particularly regarding a deeper debate on African and Afro-Brazilian Culture during teacher education. <![CDATA[Racismo e Educação Escolar: reflexões sobre o lugar do aluno negro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932017000100093&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo é parte de uma pesquisa desenvolvida em uma escola municipal do Rio de Janeiro, pertencente à Segunda Coordenadoria Regional de Educação, entre os anos de 2012 e 2015. Objetiva analisar e discutir, omnileticamente, de que formas o racismo e os mecanismos de invisibilidade imputados ao aluno negro colocam-no em um lugar de exclusão nas escolas públicas brasileiras. O argumento central deste estudo é o de que tais dispositivos, cotidianamente exercidos na escola tanto de forma sutil como explícita, engendram nos alunos negros uma percepção negativa, desvalorizada de si, fazendo com que a própria criança, ao internalizar esses valores por meio do modo como é tratada, acabe introjetando a ideia do lugar de exclusão como sendo seu espaço natural. Baseia-se na abordagem de Pesquisa-Ação e na perspectiva Omnilética de análise. Analisa e discute dois eventos retirados do cotidiano da sala de aula, com base em estudos e pesquisas sobre o assunto. Conclui que, nas escolas, apesar de serem maioria, os alunos negros trazem consigo uma “herança” de racismo e invisibilidade, e que tal herança se manifesta na prática como ações efetivas de exclusão.<hr/>Abstract The present article is part of a research conducted in a municipal state school of the Second Regional Board of Education in the city of Rio de Janeiro, Brazil, between 2012 and 2014. The aim was to analyze omnilectically and discuss the ways in which racism and mechanisms of invisibility attributed to Afro-Brazilian students place them in a position of exclusion in schools. Our central argument is that these mechanisms, which are practiced daily in schools both subtly and explicitly, generate a negative self perception of themselves as AfroBrazilian students. Such perception results in the student’s internalization of those values while being mistreated and/or neglected in school. The result is the development of a belief that his/her natural place in school is that of exclusion. The article is based on action research and on the omnilectical perspective and we analyze two events extracted from classroom routines. The results show that in the school investigated, despite being a majority, Afro-Brazilian students “inherit” racism and invisibility within their process of identity construction and this inheritance is manifested in the practice of effective exclusionary actions. <![CDATA[O curso de mestrado profissional em matemática em rede nacional à luz da teoria de Bourdieu: tensões entre matemática acadêmica e matemática escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932017000100109&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objeto de análise deste artigo é o curso de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, PROFMAT, especificamente quanto à sua matriz curricular nas três diferentes versões que se sucederam à sua implantação, em 2010, até o ano de 2012. Este estudo justifica-se pela dimensão e abrangência do referido curso. Os documentos de pesquisa, constituídos pelas versões da matriz curricular, serão analisados à luz da teoria sociológica de Bourdieu, da qual se destacam para esta análise os conceitos de habitus, capital e campo. Buscar-se-á delinear o campo da matemática no âmbito desse Programa a fim de entender o que Bourdieu chama de estratégias de reprodução das relações hierárquicas - nesse caso, entre a prática matemática dos matemáticos e a prática matemática dos professores no âmbito da escola -, assim como as estratégias de conservação e legitimação de um modo de fazer matemática. Nesse sentido, serão enfatizados aspectos que aproximam ou afastam o Programa do que preconizam as recentes pesquisas a respeito da formação docente.<hr/>Abstract The object of analysis of the article is the professional master’s degree program in Mathematics, PROFMAT, particularly the three different versions of the curriculum since its implementation from 2010 to 2012. The importance of the study is due to the dimension and range of the master’s degree program. The research documents consisted of official public documents of the program. The curriculum and its modifications were analyzed according to Bourdieu’s sociological theory, of which the concepts of habitus, field and capital will be the main aspects considered in the analysis. Our goal is to delimit the field of mathematics within the program in order to understand what Bourdieu denominates as reproduction strategies of the hierarchical relationship, in this case, between in-school and out-of-school mathematics practice as well as the conservation and legitimization strategies of how to do mathematics. In this sense, we will analyze aspects in the PROFMAT program that are in agreement and disagreement with the recent research on teacher training. <![CDATA[Pesquisa na formação inicial: contribuições a partir de um projeto de extensão<sup> <strong>1</strong> </sup>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932017000100131&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este trabalho socializa resultados produzidos a partir de uma pesquisa que objetivou compreender os processos formativos desencadeados em um grupo de alunos de um curso de Pedagogia. Eles participavam de um projeto de extensão no qual se buscava considerar o cotidiano escolar como espaço formativo e como objeto de estudo, bem como refletir sobre a organização do trabalho pedagógico na escola. Essas ações estavam atreladas a outros dois espaços de formação dos quais esses alunos também participavam: um projeto de pesquisa desenvolvido em escolas de Ensino Fundamental I e de Educação Infantil, e um curso de extensão oferecido para educadores da rede municipal de ensino. São problematizadas, a partir das análises dos escritos produzidos pelos alunos, a potencialidade e as contribuições da dimensão da pesquisa para pensar na constituição desses alunos como futuros educadores. A investigação, de orientação sócio-histórica, assume uma perspectiva dialógica ao promover a formação de todos aqueles que dela participam. Os resultados da pesquisa indicam a importância de os alunos assumirem uma atitude investigativa, que questiona o vivido para melhor compreendê-lo, que considera a prática da escrita como uma das instâncias fundantes da reflexão e produção do conhecimento e que valoriza o exercício do trabalho coletivo, como o compartilhamento da palavra e das experiências vividas.<hr/>Abstract In this article we share results from a research that aimed to understand the training processes with a group of students in a Pedagogy course. Those students participated in an outreach project in which we considered the everyday school life as a formative space, as an object of study, to reflect on the organization of educational work in school. The students also participated in two other formative spaces in addition to that activity: a research project developed at Elementary and Early Childhood Education schools and an outreach program offered to teachers at district public schools. Based on the analysis of the students’ written work, we discuss the potential and contributions of the research to think about the development of those students as future teachers. This socio-historical orientation research assumes a dialogical perspective when it promotes the training of all those who are part of it. The research results indicate the importance of students taking an investigative attitude, inquiring what was experienced to better understand it, considering the practice of writing as one of the foundations for reflection and production of knowledge, recognizing the value of collective work, such as the sharing of written productions and experiences. <![CDATA[Unamuno: The teachers and their educational mission]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932017000100151&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo La misión educativa del maestro, del profesor de primeras letras, fue uno de los temas pedagógicos al que Unamuno, el insigne rector de la Universidad de Salamanca, más páginas de análisis y reflexión dedicó a lo largo de su producción ensayística. El presente artículo, centrado en dicho tema, procura desvelar la concepción unamuniana del maestro, en cuanto a su misión de promover la formación de una concepción unitaria del saber en sus alumnos. Para nuestro autor, la fragmentación del saber era un grave error educativo al que había que combatir con vehemencia. En contra de dicha fragmentación, propuso, inspirado en su formación romántica, una visión holista e integrada de los saberes impartidos en clase a partir de la cosmovisión étnica del pueblo español (intrahistoria). No pudiendo haber educaciones ideológicamente neutrales, sólo el trasfondo espiritual de la comunidad patria a la que el alumno pertenece podría unificar el saber escolar que tendría siempre que ser consustancial al espíritu del propio pueblo (Volksgeist) en cuanto expresión individualizada del alma de la propia humanidad (Allgeist). Y es aquí donde se hace sentir la educación de talante nacionalista propuesta por Unamuno, siendo cierto que lo nacional en el autor es siempre concebido como puerta para lo universal.<hr/>Abstract The teachers’ mission in education, the teachers of young minds, was one of the pedagogical issues to which Unamuno, the distinguished Rector of the University of Salamanca, devoted many pages of analysis and reflection in his essayist contributions. Focusing on this issue, the present article endeavored to unravel the Unamunian concept of teachers with regard to their mission for promoting the training of a unitary conception of knowledge in their students. For Unamuno, the fragmentation of knowledge was a severe educational blunder that was to be combated vehemently. Against such fragmentation, inspired by his Romantic background, Unamuno proposed a holistic and integrated vision of knowledge imparted in the classroom based on the ethnic cosmovision of the Spanish people (intrahistory). There were to be no ideologically neutral educational contents; only the spiritual backdrop of the “fatherland” community to which students belonged could unify the knowledge taught in class, which necessarily had to be consubstantial with the spirit of the population itself (Volksgeist) concerning the individualized expression of the soul of humankind itself (Allgeist). And it is here where we can appreciate the nationalist temper proposed by Unamuno as the idea of nationality for the author is always conceived as a door into universality.