Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação PUC-Campinas]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1519-399320170003&lang=en vol. 22 num. 3 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Apresentation]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932017000300335&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[People with disabilities: Fighting for their rights in the United States of America and Brazil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932017000300339&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract This study focuses on guaranteeing of the right to Education for people with disabilities, from the point of view of the human rights organization and the Special Education policy in two countries: United States of America and Brazil. The goal was to understand how the right to Education has been guaranteed to people with disabilities in these two countries. Since the law in the United States of America is organized at state level, New York was chosen as example. We made a comparative study not to produce a ranking that shows what is the best or worst way of committing to implement the right to education for people with disabilities, but rather to understand, through different political, cultural and social contexts, the ways in which such rights were brought forth in the law and in public policy design. We present a brief history of disability rights in the United States of America and Brazil. Then the Special Education policy in both countries is discussed, and some comments are made on Special Education in the state of New York. There are differences related to the idea of inclusion as adopted by each country, because political and legal organization in both countries differ significantly, especially about the definition of the target audience and the definition of the educational tools to beused. Both countries emphasize the participation of disability rights social movements in the creation and monitoring of public policies. <hr/>Resumo Este estudo trata da garantia do direito à Educação por parte de pessoas com deficiência, na perspectiva da organização da luta por direitos e da política de Educação Especial nos Estados Unidos da América e no Brasil, com o objetivo de entender como o direito à Educação tem sido garantido. Como a legislação estadunidense é organizada majoritariamente no nível estadual, Nova York foi escolhida como exemplo. Foram tomadas em consideração a história de organização dos movimentos sociais de pessoas com deficiência e a legislação dos dois países. Trata-se de estudo comparativo, não para produzir hierarquia que defina qual o país com maior ou menor compromisso com o direito à Educação de pessoas com deficiência, mas para caracterizar tais lutas, a partir de diferentes contextos políticos, culturais e sociais. O trabalho apresenta uma breve história dos movimentos sociais organizados pela luta de direitos nos Estados Unidos da América e no Brasil e discute a política de Educação Especial nos dois países. Conclui-se que há diferenças relativas à concepção de inclusão adotada em cada país. Política e legislação sobre Educação Especial também diferem significativamente no que se refere à definição do público-alvo e do serviço a ser frequentado. É possível ainda afirmar que em nenhum dos dois países há ênfase na participação dos movimentos sociais de pessoas com deficiência na criação e no monitoramento das políticas públicas. <![CDATA[On inclusions and exclusions]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932017000300357&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen Este trabajo realiza un recorrido por el surgimiento de la educación especial en el contexto argentino como un modo de responder a la demanda de inclusión de todos los niños y niñas al sistema educativo. Asimismo, plantea la contracara de la exclusión. La extensión de la obligatoriedad de escolarización y el reconocimiento de las personas con discapacidad como sujetos de derecho ponen en el centro de las preocupaciones la necesidad de definir políticas específicas que garanticen su educación. Cada vez comenzaron a aparecer más niños y niñas con serias dificultades en la estructuración de su subjetividad, con graves problemas para apropiarse del lenguaje y vincularse con los otros, a los cuales el sistema educativo tenía que brindarles un lugar que los aloje; es así como se crean los Centros Educativos para Niños con Trastornos Emocionales Severos, dentro de la modalidad de educación especial. Centro Educativo para Niños con Trastornos Emocionales Severos, es una sigla referida a Centro educativo para niños en tiempos y espacios singulares. Era necesario inventar otro modo de estar en la escuela, otro modo de ser alumnos. El trabajo con los niños y niñas con dificultades en la estructuración subjetiva requería de una reformulación institucional, que reemplazara el ideal normalizado de la institución, el “para todos lo mismo” que no contemplaba lo singular del sujeto, por una escuela que con el nombre de Centro Educativo se convirtiera en una institución diferente y particular para cada niño. Abordaremos estas cuestiones a partir de un estudio de caso único acerca de un alumno del Centro Educativo para Niños con Trastornos Emocionales Severos. Toto es un niño de 7 años que llegó a este centro derivado por la Escuela de recuperación, presentaba desbordes psicomotores continuos y serias dificultades en la expresión verbal. Las intervenciones que se realizaron en el Centro Educativo para Niños con Trastornos Emocionales Severos le permitieron armar una trayectoria escolar diversa.<hr/>Abstract This work takes a journey through the emergence of special education as a response to the demand for inclusion of all children in education in the Argentinian context. Also, it brings up the other side of exclusion. The extension of compulsory schooling and the recognition of persons with disabilities as subjects of law put the need to define specific policies to ensure their education in the center of concerns. More and more children appeared with serious difficulties in structuring their subjectivity, with serious problems to appropriate the language and link up with others, to which the educational system had to provide a place. This is how the Centro Educativo para Niños con Trastornos Emocionales Severos is created, in the form of special education. Centro Educativo para Niños con Trastornos Emocionales Severos is an acronym that refers to educational centers for children in unique times and spaces. It was necessary to invent another way of being in school, another way of being students. Working with children with difficulties in structuring opinion required an institutional reformulation that replaced the ideal standard of the institution, “the same for all”, that did not contemplate the singular subject, with a school named Education Center that became a different and unique institution for each child. We will aproach these topics, begining with the study of a single case concerning a pupil of the Centro Educativo para Niños con Trastornos Emocionales Severos. Toto is a 7-years-old child that arrived at the center referred from a remedial school suffering from continuous psychomotor crisis and deep dificulties in verbal expresion. The interventions of the Centro Educativo para Niños con Trastornos Emocionales Severos allowed him to build a different school path. <![CDATA[Inclusion of Special Education’s target audience in Brazilian Higher Education: History, policies and practices]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932017000300371&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente estudo se propõe a reunir, sistematizar e analisar a produção do conhecimento na área da Educação Especial dos últimos dez anos (2006 a 2016), especificamente no que tange à inclusão do público-alvo da Educação Especial nas Instituições de Ensino Superior. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, respaldada pela metodologia de pesquisa bibliográfica integrativa. A pesquisa foi conduzida nos ambientes virtuais das bases de dados de acesso público, a saber: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Scientific Electronic Library Online, Periódicos Eletrônicos de Psicologia, Literatura Científica e Técnica da América Latina e Caribe e Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. Como resultado, foram identificados elementos que compuseram cinco grandes eixos, a saber: (1) Políticas de Acesso e Permanência; (2) Percurso Acadêmico do Estudante Público-Alvo da Educação Especial; (3) Identificação e Identidade do Estudante Público-Alvo da Educação Especial; (4) Construção da Cultura Inclusiva; e (5) Impeditivos para a Permanência e Sucesso Acadêmico. As correlações entre os elementos que emergiram do presente estudo revelaram que não deve haver uma centralidade dos atores, ambientes ou estratégias no processo de construção de uma cultura universitária sob a perspectiva inclusiva, o que indica que é chegado o momento de transcender as práticas isoladas no âmbito do contexto universitário, bem como avaliar cuidadosamente as ações praticadas, que frequentemente são centralizadas somente nas dificuldades do estudante que compõe o Público-Alvo da Educação Especial.<hr/>Abstract This study aims to assemble, systematize and analyze the production of knowledge in the field of Special Education over the last ten years (2006-2016), specifically regarding the inclusion of the target audience of Special Education in higher education institutions. This systematic review of the literature is supported by the integrative literature review methodology. The research was conducted in open source databases, namely: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Scientific Electronic Library Online, Periódicos Eletrônicos de Psicologia, Literatura Científica e Técnica da América Latina e Caribe e Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. As a result, the elements identified were divided into five main areas, namely: (1) Political access and permanence; (2) Academic life of the student of the target audience of Special Education; (3) Identification and Identity of the student of the target audience of Special Education; (4) Construction of inclusive culture; and 5-prohibitive issues for Permanence and Academic Success. The correlations between the elements that emerged revealed that under the inclusive perspective there should not be centrality of the actors, environments or strategies in the process of constructing a university culture. This indicates that it is time to transcend the isolated practices within the university context and evaluate carefully our actions that focus only on the difficulties of Special Education students’. <![CDATA[School inclusion, permanence and right to learning: A study about trajectories and academic performance in a public school]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932017000300389&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A política de inclusão escolar de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação vem se consolidando no Brasil, especialmente, a partir dos anos 2000. Constata-se a ampliação das matrículas desse alunado na classe comum e a implantação de políticas com o fito de garantir-lhes direito à aprendizagem e o acesso a níveis mais elevados de ensino. O objetivo deste artigo é analisar processos de escolarização de duas alunas com deficiência intelectual, matriculadas em uma escola pública paulistana avaliada por profissionais do sistema de ensino como de boa qualidade. Esta é uma condição imprescindível à inclusão escolar e, quando ausente ou precária, coloca-se como justificativa para resultados insatisfatórios na escolarização desse alunado. A descrição analítica foi elaborada a partir de estudo minucioso das fontes documentais (legais e pedagógicas) disponibilizadas pela instituição e pelo sistema de ensino e, também, das entrevistas semiestruturadas com a professora das salas de recursos e com a coordenadora pedagógica. Observou-se que o acesso à matrícula ocorre como o previsto, porém, quando se consideram as necessidades singulares dos alunos, em classe comum e no contexto institucional, as intervenções pedagógicas carecem de objetividade e de registros sistemáticos. Isso ocorre principalmente devido à ausência de um plano geral que individualize objetivos e metas de ensino para esses alunos, o que inviabiliza a avaliação de seu desempenho. <hr/>Abstract The policy of school inclusion to people with disabilities, pervasive developmental disorders and high ability/gifted ones is being consolidated in Brazil mainly since the 2000s. The increase of these students’ enrollment in regular classes and the implementation of policies to guarantee their right to learning and access to higher levels of education is noticeable. This paper aims to analyze the schooling processes of two students with intellectual disabilities in a public school in São Paulo, evaluated by professionals of that educational system as a good one. School quality is an indispensable condition for inclusion and when poor or nonexistent, it is used as a justification for unsatisfactory results in the education of these students. The analytical description was drawn from documentary sources (legal and pedagogical ones) provided by the school and the educational system, and semi-structured interviews with a resource classes’ teacher and an educational coordinator. While the access to enrollment occurs as expected, pedagogical interventions seem to lack objectivity and systematic records when considering the singular needs of students in a regular class and in the institutional context. This is mainly due to the absence of a broader plan that individualizes teaching goals and objectives for these students, precluding the evaluation of their access to school knowledge. <![CDATA[EPLIBRAS: The experience of a bilingual project of preparation of deaf students for National Exam of Secondary Education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932017000300405&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Nos últimos anos, com a discussão em torno da chamada educação inclusiva, muitas questões vêm sendo levantadas em relação a esse grupo social, seja por parte das instituições educacionais, seja pela militância de surdos. Um grande desafio que se coloca é como assegurar à criança, jovem/adolescente ou adulto surdo nos ensinos fundamental, médio e superior uma formação adequada, uma vez que o sistema educacional brasileiro apresenta sérios problemas no que se refere à qualificação dos professores. Ademais, há necessidade de revisão do modelo pedagógico ouvintista, bem como o pleno reconhecimento da LIBRAS. Assim, no Brasil, as políticas educacionais atuais ainda não asseguram plenamente aos surdos a LIBRAS como primeira língua e/ou materna, e a Língua Portuguesa, na forma escrita, como segunda língua. Desse modo, o artigo visa pôr em discussão como vem sendo a inserção dos Surdos no ensino superior brasileiro, a despeito da Lei n° 10.436/2002 e do Decreto n° 626/2005 que oficializam a LIBRAS como a língua oficial do surdo brasileiro, tomando por base a experiência da Escola Preparatória em LIBRAS para o Exame Nacional do Ensino Médio, que a autora deste artigo teve a oportunidade de implementar numa instituição pública do Estado de São Paulo e outra no Rio de Janeiro. A pesquisa ora apresentada teve por base uma abordagem qualitativa das três edições da Escola Preparatória em Libras, a saber: 2013, 2014 e 2015. Como procedimento metodológico foi adotada a pesquisa-ação, que se deu ao longo de todas as edições, e posterior análise comparativa entre as mesmas. Vale ressaltar que, para além das questões tanto linguísticas como cognitivas que se colocam, há também os aspectos culturais e identitários da(s) comunidade(s) de Surdos que precisam ser considerados. Esses foram fatores também considerados nessa experiência pioneira.<hr/>Abstract In recent years, due to the debate over the so-called inclusive education, many issues have been raised in relation to this social group both by educational institutions and activism. A major challenge is how to ensure children, young / adolescent or adult deaf people in primary, secondary and higher education the proper training, s Brazilian educational system has serious problems regarding teacher qualifications. Moreover, there is a need to review the ouvintista pedagogic model, as well as for the full recognition of LIBRAS (Brazilian Sign Language). So, in Brazil, the current educational politics still do not fully guarantee LIBRAS as first language and/or mother tongue and written Portuguese as second language. Thus, this paper aims to discuss the inclusion of the Deaf in Brazilian higher education, despite the Law 10.436 / 2002 and Decree 5626/2005 to formalize LIBRAS as the official language for Brazilian deaf people, based on the experience of the Preparatory School in LIBRAS with the National Exam of Secondary Education, which I had the opportunity to implement in a public institution of State of São Paulo and in another one in Rio de Janeiro. The research presented here was based on a qualitative approach of the three editions of EPLIBRAS, namely: 2013, 2014 and 2015. The methodological procedure was an action research all through the editions, and subsequent comparative analysis of them. Apart from linguistic and cognitive issues, there are also cultural and identity aspects (s) of the community (s) of the Deaf that need to be considered. These factors were also considered in this pioneering experience. <![CDATA[Dialogism and cognitive difficulties: Reflections on the communication between adults and students with intellectual disabilities]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932017000300425&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente artigo tem como objetivo investigar as características linguístico-discursivas na comunicação estabelecida entre criança com deficiência intelectual e adulto, em situação de Atendimento Educacional Especializado, bem como os recursos utilizados para facilitar a comunicação e garantir a acessibilidade cognitiva. A pessoa com deficiência intelectual possui impedimentos na comunicação oral, com dificuldades na expressão oral, quando comparada à compreensão da linguagem. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal da cidade do Recife. Participaram desse estudo duas crianças que apresentavam deficiência múltipla e impedimentos cognitivos, além da professora especialista. A coleta de dados foi realizada em situação de atendimento, em que foram videografadas as sessões de atendimento de cada criança. Foi possível perceber que o uso demasiado de gestos associado à oralidade é muito comum na comunicação desses sujeitos. Investigar as características linguístico-discursivas de estudantes com deficiência intelectual pode trazer contribuições para a prática docente.<hr/>Abstract The objective of this article was to investigate the linguistic and discursive characteristics present in the communication between a child with intellectual disabilities and an adult in a situation of Specialized Educational Assistance, as well as the resources used to facilitate this communication and ensure cognitive accessibility. The person with intellectual disabilities has more difficulty expressing him/herself orally than with language comprehension. The research was conducted in a municipal school in Recife with two children with multiple disabilities and cognitive difficulties and a specialist teacher. Data was collected from videos of each child’s assistance sessions. The study showed that excessive use of gestures associated with oral communication is very common in these subjects. Investigating the linguistic and discursive characteristics of students with intellectual disabilities may bring contributions to the practice of teaching. <![CDATA[Basic Education Development Index <em>as a quality indicator: Does it reflect the developed work?</em>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932017000300441&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Oficialmente anunciado como medida da qualidade da educação brasileira, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica tem sido comumente tomado, perante os educadores e a opinião pública em geral, como reflexo da qualidade produzida nas escolas. Derivado de pesquisa de mestrado cujo objetivo foi conhecer a percepção dos professores sobre o que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica revela e/ou omite em relação à realidade de cada instituição e da qualidade produzida, o presente artigo objetiva discutir os limites e potencialidades de tal índice, como reflexo do trabalho desenvolvido nas escolas. A pesquisa foi desenvolvida com professores de três escolas do Ensino Fundamental da rede municipal de Pouso Alegre (MG), tendo como critério de escolha o posicionamento dessas instituições em relação ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - abaixo, na média e acima da média da rede. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado o grupo focal. Os dados revelam que, na percepção dos professores, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica não reflete de forma condizente o trabalho produzido nas escolas, sendo incapaz de abranger a amplitude e complexidade do trabalho escolar. Na visão dos docentes participantes da pesquisa, as avaliações externas em larga escala, de forma geral, deixam de fora o processo educativo e as diferentes variáveis que interferem na aprendizagem e no trabalho desenvolvido pelos professores.<hr/>Abstract Officially announced as a measure of quality in Brazilian education, the Basic Education Development Index, has been commonly taken as a reflection of school quality, both in schools and for the general public. Limited to the Master’s research which aims to better understand the perceptions of teachers about what Basic Education Development Index shows and / or omits in relation to the reality of each institution and its quality, this article discusses the limits and potentials of such index to reflect the work in schools. The research was developed with teachers working in 3 elementary schools in Pouso Alegre (MG), selected due to their position relative to Basic Education Development Index average network (below average and above average network). The data collection instrument was the focus group. Data shows that in the perception of teachers, Basic Education Development Index does not consistently reflect the work produced in schools, being unable to cover the breadth and complexity of school work. Large-scale external evaluations would generally leave out the educational process and the different variables that interfere with learning and with the work done by teachers. <![CDATA[Collective speeches about curricular innovation in initial teacher training]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932017000300457&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente estudo objetivou captar, a partir da visão dos alunos participantes de uma proposta curricular alternativa em cursos de Licenciatura, o modo como está sendo construído o seu processo formativo e os pontos diferenciais da proposta em andamento, na medida em que se considera que são os envolvidos que põem à mostra o movimento real da mudança. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que empregou como instrumento de coleta de dados os grupos de discussão. Como método de análise, foi utilizado o Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados evidenciaram que a proposta pedagógica em questão visa à constituição de um profissional crítico, com postura propositiva frente aos desafios da educação brasileira, mediante uma proposta curricular emancipatória que abre espaço para a autonomia e o protagonismo dos alunos. O currículo rompe com a estrutura disciplinar, encaminhando-se para uma abordagem integrada. Os alunos apresentaram uma visão crítica do projeto, apontando problemas e conflitos gerados em seu andamento, bem como as mudanças em movimento.<hr/>Abstract This study aimed to capture from students participating in an alternative curriculum proposal in undergraduate courses the way their formative process is being constructed, and identify the differential points of the proposal in progress. It considers that the people involved in a process show its real movement of change. Qualitative data was collected in discussion groups and analyzed with the Collective Subject Discourse. It suggests that the proposal aims to set up a critical professional with purposeful stance towards the challenges of Brazilian education and that it does so by means of emancipatory educational strategies that allow students’ autonomy and protagonism. The curriculum breaks with the disciplinary structure, heading to an integrated approach. Students have a critical view of the project, pointing out problems and conflicts linked with the proposal in progress, as well as the changes in motion. <![CDATA[Content analysis of academic papers on early childhood education assessment (1996-2015)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932017000300475&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo analisa a produção acadêmica publicada nas principais plataformas brasileiras de divulgação científica acerca da avaliação na Educação Infantil. O estudo utilizou como aporte metodológico a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, tendo como recorte temporal o período de 1996 até 2015. Os dados foram classificados em quatro categorias de análise, que sugerem uma produção acadêmica sobre a avaliação na Educação Infantil ainda escassa, todavia em ascensão, com predominância de produção na área de Educação. Outro ponto tratado no estudo refere-se aos múltiplos focos acerca da temática avaliação e Educação Infantil. Os estudos baseiam-se tanto em aspectos do microcontexto, como o registro e a documentação pedagógica, passando pelo uso de escalas e testes padronizados que objetivam avaliar o desenvolvimento da criança em aspectos de macrocontexto, como nas avaliações da qualidade do ambiente, das instituições e dos sistemas de ensino. Por fim, o artigo destaca ainda que essa temática requer uma ampla discussão a fim de construir uma melhor compreensão dos sujeitos que por ela são influenciados (professoras, crianças, famílias e equipes gestoras).<hr/>Abstract The article analyzes the academic production in major Brazilian scientific platforms on assessment in Early Childhood Education. The study applied the Laurence Bardi’s method of content analysis to consider production from 1996 to 2015. Data was classified into four categories of analysis. It suggests that the scholarship on assessment in Early Childhood Education is still scarce, but on the rise, especially within the educational field. Other addressed points are the multiple focuses encountered on the issues of assessment and Early Childhood Education. The studies are based on both aspects of micro context, such as registration and pedagogical documentation of the child, and the use of standardized scales and tests that aim to evaluate children’s development in matters of macro context, such as environmental, institutional and educational quality assessments. Finally, the article also points out that to build a better understanding for the subjects that are directly influenced by it (teachers, children, families, and administrative staff), this issue requires a broader discussion. <![CDATA[Theoretical-methodological approaches in non-formal education and socio-cultural activities]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932017000300497&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica e documental, sobre as abordagens teórico-metodológicas desenvolvidas nas pesquisas em educação não formal e animação sociocultural em âmbito brasileiro e internacional, a partir do levantamento de dados em publicações nas áreas de Educação, disponibilizadas no site do SciELO até 2014, pois se nota uma lacuna com relação a esse conhecimento sistematizado. Para tanto, o procedimento de investigação visou levantar e identificar as produções acadêmicas e de pesquisa no âmbito dos Programas de Pós-Graduação em Educação e áreas afins, brasileiros e internacionais, para sintetizar e refletir sobre suas principais características, de forma a constituir um mapeamento inicial, provisório e parcial desse campo. Teoricamente, percebe-se que o referencial teórico que embasa tanto a educação não formal como a animação sociocultural advêm dos Estados Unidos e da Europa, especialmente Espanha e Portugal, carecendo de um embasamento nacional, embora essa tarefa já esteja em andamento. A formação dos educadores tem se dado em serviço, embora haja tentativas e esforços para que se criem e consolidem cursos de formação em nível técnico e, eventualmente, em nível universitário, como acontece fora do Brasil. As pesquisas mostram o quanto tem sido feito, ao mesmo tempo que apontam a necessidade de maior e constante direcionamento para o campo educativo e as problemáticas além do escolar, pois que o campo da Educação tem privilegiado o campo da educação formal em detrimento de experiências formativas e de socialização que acontecem fora dos espaços escolares, apesar da proliferação de ações socioculturais para diferentes tipos de públicos na contemporaneidade. <hr/>Abstract This article presents the results of a qualitative bibliographic and documentary research that deals with the theoretical and methodological approaches in investigations regarding non-formal education and socio-cultural activities. It uses both national and international survey data from publications in the Education area available up to 2014 on the website SciELO. As there is a gap with respect to this systematized knowledge, the investigation procedure was to identify the academic production and research in graduate programs, synthesize it, and reflect on its main features to provide an initial, provisory and parcial mapping. It is clear that the theoretical framework that supports non-formal education and socio-cultural activities comes from the United States and Europe, especially Spain and Portugal, lacking a national basis, although this task is already in process. The training of teachers has occurred in service, although there are attempts and efforts to create and consolidate training courses at technical level and eventually at the university level, as is the case abroad. Research shows much has been done and points to the need for greater and regular inclusion in the educational field and to the problems beyond the school domain. The field of education has focused on formal education at the expense of formative experiences and socialization that take place outside school premises, despite the recent proliferation of social and cultural actions for different types of public. <![CDATA[The learning subject and transformations of the work environment]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932017000300515&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo No presente texto, o objetivo é apresentar os elementos com que esboçamos a noção de sujeito aprendente, articulando duas perspectivas complementares. Do ponto de vista conceitual, caracterizamos essa noção articulando aspectos teóricos de diferentes autores de referência. Do ponto de vista empírico, abordamos a empresa como lócus de aprendizagem, em que o sujeito aprendente aprende na e com a organização, considerando o contexto das transformações do mundo do trabalho para além dos dois modelos clássicos de gestão da produção e do trabalho: taylorismo/fordismo e toyotismo. No plano metodológico, associamos de forma exploratória e qualitativa pesquisa bibliográfica, documental e trabalho de campo efetuado em uma empresa de grande porte, do ramo alimentício, da região do meio-oeste de Santa Catarina. Os resultados mostram que o sujeito aprendente corresponde a uma posição material e subjetiva que opera o trabalho vivo, o qual se constitui em uma prática educativa. O trabalho vivo refere-se à ação do sujeito que, ao transformar o mundo, transforma a si mesmo em uma perspectiva da educação ao longo da vida. Ele contém um campo paradoxal de possibilidades, seja como alienação e adoecimento, seja como autorrealização e emancipação. O trabalho de campo evidenciou três questões emergentes sobre a constituição do sujeito aprendente no contexto organizacional: exigências produzidas pelas novas tecnologias, formação profissional e avaliação do trabalhador no processo de trabalho. <hr/>Abstract This text’s goal is to present the elements from which we outline the notion of learning subject, articulating two complementary perspectives. In a conceptual point of view, we characterize this notion by articulating theoretical aspects from different reference authors. In an empirical point of view, we approach a company as a learning locus, where the learning subject learns in and with organization, considering transformations of the work environment beyond the two classic production and work managerial models, Taylorism/Fordism and Toyotism. Methodologically, we associate in an exploratory and qualitative way bibliographical and documentary research, and fieldwork done in a large-sized food industry company situated in the mid-west of Santa Catarina. Results show that the learning subject corresponds to a material and subjective position that operates living labor, which is an educational practice. The living labor refers to the actions of the learning subject that transforms the world and himself in an educational perspective all through his life. He contains a paradoxical field of possibilities, such as alienation and sickness or self-realization and emancipation. The fieldwork showed three emerging issues about the constitution of the learning subject in the organizational context: requirements produced by new technologies, professional education and evaluation of the worker in the work process.