Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação PUC-Campinas]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1519-399320180002&lang=es vol. 23 num. 2 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[What are students’ motivations for choosing a career?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932018000200155&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A carreira profissional tem sido um dilema para muitos estudantes na atualidade. O estudo constituiu-se como uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, por meio da qual foi aplicado um questionário em duzentos e vinte e quatro estudantes das áreas de educação, engenharias e saúde, nas modalidades Bacharelado e Licenciatura, em uma universidade pública do Estado da Bahia. O objetivo principal do trabalho foi o de buscar saber os motivos de suas escolhas pelos cursos universitários, mediante um questionário aberto composto por cinco questões voltadas para a compreensão das motivações para as escolhas profissionais. Os resultados indicam que existe uma variedade de motivos para a realização da escolha profissional, como: mercado de trabalho, paixão ou identificação com a área, falta de opção, escolha por ideologia, facilidade em disciplinas da área, status da profissão e influência de terceiros como pais e professores. Todavia, são as experiências formativas que estão na base de novas motivações que permitem aos estudantes perceberem e redefinirem suas escolhas.<hr/>Abstract Choosing a career has been a dilemma for many students in our present days. The study consisted of an exploratory qualitative research by means of a questionnaire that was applied to two hundred and twenty-four students from the areas of Education, Engineering, and Health in a public university in the state of Bahia. The main objective of the study was to understand the reasons for choosing the undergraduate course. The instrument used to investigate the career choice was an open questionnaire composed five questions. The results revealed that there is a variety of reasons for the choice, such as: the job market, passion or personal identification with the field, lack of options, ideological choice, ability with the disciplines in that area, career status, and parent’s or teacher’s influence. However, educational experiences can build the foundations for new motivations that enable students to understand and redefine their choices. <![CDATA[Humanization and critical teaching: art as mediation in initial teacher training]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932018000200175&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo apresenta uma pesquisa de doutoramento de caráter interventivo. Adota-se o aporte teórico-metodológico da psicologia histórico-cultural como objetivo de investigar se atividades cujas bases incluem a ética e a estética ampliam a visão dos estudantes sobre a dimensão humanizadora da docência e conduzem à docência crítica. Participaram 30 alunas do quinto semestre do curso de Pedagogia em faculdade privada no interior de São Paulo. Recorreu-se às materialidades artísticas mediadoras como instrumento psicológico promotor dereflexões críticas. Os dados foram obtidos em quatro situações interventivas por meio de desenhos e textos produzidos pelas participantes. Registrou-se em Diário de Campo as observações das situações que envolveram o uso das materialidades. A leitura do material e dos Diários de Campo resultou em informações agrupadas em núcleos de significação, possibilitando a aproximação dos sentidos sobre a docência e o trabalho docente, configurados pelas participantes. A pesquisa revelou a prevalência da afetividade no modo de conceber a docência; que a docência ainda é vista como missão, acolhendo a dor e atenuando a exclusão social. Evidenciou a apropriação sem reflexões críticas do discurso oficial da educação para justificar a importância da educação escolar e valorizar a escolha da docência.<hr/>Abstract The present interventional study was conducted during doctoral research. The theoretical and methodological framework was based on historical-cultural psychology to investigate if activities based on ethics and esthetics broaden students’ view of the humanizing teaching model and lead to critical teaching. Thirty students from the 5th semester of Pedagogy from a private university in a city in the state of São Paulo participated in the study. Artistics mediations were used as a psychological instrument to promote critical reflection. The data was obtained from four interventional situations and the drawings and texts were produced by the participants. Observations of the situations that involved the use of materials were recorded in a field diary. The reading material and the field diaries resulted in information grouped into cores of significance, allowing to approach the perceptions of the participants concerning teachers and teaching. The research revealed the prevalence of affection in the way of understanding and accepting teaching; teaching is still seen as a mission that brings pain and attenuates social exclusion. It also showed that the official discourse of education is accepted without critical reflection to increase the importance of school education and teaching. <![CDATA[From solitude of teaching to collective work at schools: Reports of beginning teachers]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932018000200191&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente texto apresenta parte de uma pesquisa de mestrado de Pamela Aparecida Cassão que analisou quais as marcas de alteridade presentes no início do exercício da profi ssão docente, com a fi nalidade de identifi car como afetam a constituição do ser professor. Dentro do foco de investigação, estavam os acontecimentos vividos pelos professores iniciantes e suas contribuições para a constituição docente dos mesmos, levando em consideração as relações estabelecidas com os outros sujeitos ao estarem inseridos na escola. O locus da pesquisa centrou-se em um grupo de troca de experiências docentes, composto por dez professores iniciantes. Foram realizados sete encontros com sete temas ligados à profissão. De caráter qualitativo, a pesquisa se orientou pela perspectiva sociohistórica de Maria Teresa de Assunção Freitas. Além disso, as entrevistas coletivas de Sonia Kramer foram utilizadas como instrumento de produção dos dados e a análise foi realizada a partir do paradigma indiciário de Carlo Ginzburg. Como resultado, foi possível indiciar onze marcas de alteridade presentes na constituição docente dos participantes e, a partir delas, refletir sobre novas propostas de formação dos professores, pensando na relação estreita entre alteridade e profissionalidade. Este trabalho tratará de uma marca de alteridade recorrente nos dizeres dos participantes da pesquisa: a solidão do trabalho docente e, a partir dela, revelará a necessidade da realização de um trabalho efetivamente coletivo na escola.<hr/>Abstract This paper presents part of the master’s degree research of Pamela Aparecida Cassão that analyzed which signs of distinctness are present at the beginning of the teaching profession to identify how they affect the future teacher. The events experienced by the beginning teachers and their contributions to the teachers’, considering the relationships established with others while at school, were part of the research focus. The locus of the research consisted of a group of ten beginning teachers to exchange teaching experiences. Seven meetings were held addressing seven themes related to the teaching profession. This qualitative research was based on the socio-historical perspective of Maria Teresa de Assunção Freitas. The collective interviews of Sonia Kramer were used as a tool to produce data and the analysis was based on the indicial paradigm of Carlo Ginzburg. As a result, it was possible to indicate eleven signs of distinctness present in the teaching’s constitution of the participants and, from them, reflect on new proposals for teacher training, considering the close relationship between distinctness and professionalism. In this study, we will treat a recurrent sign of distinctness in the discourse of the research participants: the solitude of teaching and from it, reveal the need to perform work in school effectively collective. <![CDATA[Pedagogical coordination in the career plan and salaries in municipalities in the region of Bauru]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932018000200209&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A coordenação pedagógica é função relativamente nova na realidade escolar brasileira, tendo crescido numericamente a partir da aprovação das leis quefavoreceram a gestão democrática e a autonomia nas escolas. A atuação do coordenador volta-se à articulação e organização do trabalho pedagógico nas escolas. Dada a importância dessa atividade, foi realizada uma pesquisa que teve como objetivo central analisar o trabalho da coordenação pedagógica nas redes municipais de ensino da região geográfica de Bauru, interior do Estado de São Paulo. Este artigo discute alguns resultados obtidos por meio da realização de uma análise documental junto aos planos de carreira e salários de 18 municípios localizados na região considerada. Na análise, foram estabelecidos alguns eixos de discussão: situação legal da coordenação pedagógica quanto aos cargos e funções; formas de provimento da função e/ou cargo; processo de acesso e escolha; requisitos legais para a coordenação pedagógica e atribuições legalmente estabelecidas para o trabalho. No conjunto de municípios analisado, observou-se que a coordenação pedagógica está presente em todos, porém, com condições de acesso, critérios de escolhas e atribuições bastante heterogêneas. Foi possível observar, ainda, que a função e/ou cargo tem frágeis condições para atuação na autonomia e gestão escolar democrática, realizando um amplo conjunto de tarefas que nem sempre se aproximam da dimensão pedagógica e coletiva do trabalho.<hr/>Abstract Pedagogical coordination is a relatively new occupation in the Brazilian school reality, which has been increasing numerically due to the approval of laws that favor democratic and autonomous management in schools. The activities of a coordinator are related to the articulation and organization of educational work in schools. Considering the importance of pedagogical coordination, a research was conducted to analyze the role of pedagogical coordination in educational municipal networks in Bauru, in the state of São Paulo. This article addresses some results obtained by a document analysis of career plan and salaries in 18 municipalities located in the region. Some discussion areas were established in the analysis: legal status of pedagogical coordination regarding concerning position and activities; appointments and/or position; process of access and choice; legal requirements for pedagogical coordination, and legally established working responsibilities. It was found that pedagogical coordination is present in all groups of municipalities analyzed, although there were heterogeneous conditions of assignments, criteria and preferences/conditions of access, choice criteria, and assignments. It was also possible to observe that the activity and/or position has fragile conditions for exercising autonomy and democratic school management as the coordinator must carry out a set of tasks that are not always related to the pedagogical and collective dimension of the job. <![CDATA[The responsibility of the school in view of manifestations of aggressiveness: The view through social networks]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932018000200223&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo relata uma investigação sobre as representações sociais (Serge Moscovici), construídas a partir da veiculação, nas redes sociais, de um vídeo que retrata uma criança derrubando objetos em uma sala, ocorrido em outubro de 2015, em Macaé, Rio de Janeiro. Esse vídeo ganhou enorme repercussão, evidenciada pelo seu destaque também em canais de televisão. Neste sentido, buscou-se compreender as teorias construídas por diferentes pessoas para o que estavam vendo naquelas imagens. Assim, a análise se centrou nos comentários de leitores sobre o vídeo, de modo que foram alocadas em quatro categorias preestabelecidas, com base nas concepções de responsabilidade elencadas por Yves Lenoir: senso comum, internalista, externalista (forte) do eu profundo e externalista fraca. Como resultados, evidenciou-se uma visão de responsabilidade majoritariamente centrada na mãe e na incapacidade da criança de distinção sobre o que é aceitável socialmente. Paradoxalmente, embora se considere a incapacidade da criança para esta distinção, os comentários defendem sanções à mesma. Outra representação, embora menos presente, é a denominada externalista fraca, na qual o aluno deve igualmente receber uma sanção, mas que também se orienta pela autocorreção e a autotransformação, em uma perspectiva social inter-relacional. Para superar esse impasse ético é preciso que o ser humano – professores, alunos, pais e leitores –, desenvolva em suas experiências a aprendizagem ética (Josep Maria Puig).<hr/>Abstract This article reports a research into the social representations (Serge Moscovici) based on the dissemination of a video on social media that depicts a child throwing objects in a room in October 2015 in Macaé, Rio de Janeiro. The repercussion of the video was enormous as it was also covered by television channels. Thus, we endeavored to understand the theories developed by different people for what they were seeing in those images. Therefore, the analysis focused on the readers’ comments on the video, placing them in four pre-established categories in accordance with Yves Lenoir’s conceptions of responsibility: common, internal, (strong) external sense of profound self and weak external sense. The results revealed that responsibility is mostly centered on the mother and on the child’s inability to distinguish what is socially acceptable. Paradoxically, while considering the child’s inability to make this distinction, the comments advocate for sanctions. Another representation, although less present, is the so-called weak external sense, in which the student must also receive a sanction, but it is based on self-correction and self-transformation from an inter-relational social perspective. To overcome this ethical impasse, human beings – teachers, students, parents and readers – must develop ethical learning (Josep Maria Puig). <![CDATA[A historical analysis of intervention strategies of Social Work in school policies]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932018000200237&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo apresenta uma análise das estratégias interventivas do Serviço Social nas políticas de escolarização, enfatizando, sobretudo, a constituição histórica dessas estratégicas. Para fi ns de investigação, tomou-se como problematização: como se deram as intervenções do Serviço Social nas políticas de escolarização? De que forma ocorreram os deslocamentos interventivos no processo constitutivo dessa inserção? No que se refere aos aspectos metodológicos, a pesquisa é de natureza qualitativa e contempla a análise de diferentes documentos, livros históricos, assim como textos reguladores do contexto profissional do Serviço Social relacionado à Educação Básica. Menciona-se que, na constituição histórica das relações entre Serviço Social e Educação, ocorreram significativas mudanças de ênfase nas racionalidades políticas, que indicam, de forma simultânea, a estratégia interventiva de proteção social inter-relacionada a estratégias interventivas individuais, terapêuticas e de comunidade, estabelecendo, então, mudanças importantes neste processo constitutivo.<hr/>Abstract This article addresses an analysis of the intervention strategies of social work in school policies, emphasizing, above all, the historical constitution of these strategies. For the purposes of the research, the following problems were considered: how did social work interventions occur in school policies? In what way did social work interventions occur in their constitutive process? Regarding the methodological aspects, this qualitative research contemplates the analysis of different documents, historical books, as well as texts regulating the professional context of social work related to basic education. It is argued that the historical constitution of the relations between social work and education has caused significant changes of emphasis on the political rationalities that simultaneously indicate the intervention strategy of social protection interrelated with individual, therapeutic and community intervention strategies, thus establishing important changes in the constitutive process. <![CDATA[Social representation of the Portuguese “Other Childhood” (19th and 20th centuries): Assistance and (re)educational care]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932018000200251&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo aborda a “Outra Infância”, ou seja, a que foge da infância dita normalizada na sociedade, no contexto do século XIX e parte do XX, nas suasconceções ou enfoques que a reconstroem no tempo e na memória histórica. A presente análise hermenêutica circula à volta daquela infância, abandonada, marginalizada, em risco, delinquente e desamparada, sem a presença física e moral da família, sem escolarização e afetividade normal para o seu desenvolvimento, inserida em dispositivos jurídico-social, médico-pedagógico, assistencial e institucional. Serão tratadas as conexões históricas relacionadas com essa infância, as condições e fenômenos sociais interligados com a sua problemática e realidade. Essas infâncias são aqui problematizadas, contextualizando-as historicamente no momento contemporâneo português e fazendo digressões argumentativas de teor antropológico, epistemológico, pedagógico e histórico social. Aquelas infâncias eram assistidas e/ou institucionalizadas em internatos asilares e estabelecimentos assistenciais e de reeducação, onde recebiam uma formação para a vida. Portugal foi prolífero em criar diversos tipos de instituições, especialmente os asilos e acolhimentos do século XIX e outras instituições reeducativas que perduraram no século XX. Em três pontos assenta a argumentação aqui apresentada: emergência dos problemas e condições sociais da infância; a imagem da outra infância na voz dos periódicos; a infância à margem da sociedade e as medidas assistenciais e (re)educativas de encerramento.<hr/>Abstract The article addresses “the other childhood”, the one that escapes the so-called normalized childhood in society, in the context of the 19th and 20th centuries and its concepts or approaches that are rebuild over time and in the historical memory. Our hermeneutic analysis deals with those abandoned, marginalized, delinquent, and helpless children at risk, without any physical or moral presence of family, education or affection for their normal development, who were placed in social and legal, medico-pedagogical, assistance and institutional care. The historical connections related to this childhood conditions and social phenomena intertwined with their problems and reality shall be addressed. These childhoods will be discussed and historically contextualized in contemporary Portugal by means of argumentative digressions of anthropological, epistemological, pedagogical aspects and social history. These children were assisted and/or institutionalized in asylum schools and assistance centers for reeducation, where they received education for life. Portugal was prolific in creating different kinds of institutions, especially asylums and shelters in the nineteenth century and other reeducational institutions that survived in the twentieth century. The discussion is based on three aspects: emergence of problems and social conditions of childhood; the image of another childhood depicted in newspapers; childhood on the fringes of society and welfare measures and (re)education. <![CDATA[Management of Higher Education internationalization: Challenges for the development of global students]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932018000200273&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Por não ter uma clara política pública para a internacionalização da Educação Superior, o Brasil não oferece parâmetros às Instituições de Educação Superior para constituírem currículos que atentem, particularmente, às exigências de formação do estudante em tempos de globalização. O apelo para formar um aluno global, internacional, expõe a necessidade de que ele seja crítico ante suas experiências de interconectividade. Ao mesmo tempo, aqueles responsáveis por suas disciplinas devem ter a capacidade de desenvolver, nesse aluno, o reconhecimento de suas próprias relações globais a partir das tensões existentes no mundo e suas desigualdades. O objetivo deste artigo é expor, de forma crítica, a fragilidade da gestão pedagógica implementada pelas Instituições de Educação Superior brasileiras para o desenvolvimento dos alunos em uma sociedade global. Os dados aqui trabalhados decorrem de uma pesquisa bibliográfica e documental com relação ao tema da gestão da internacionalização do Ensino Superior brasileiro. Da mesma forma, contemplam diário de campo e as vivências dos autores enquanto gestores em suas Universidades. Os resultados apontam para a necessidade de tomada de decisão sobre formação de talentos para o futuro do Brasil; uma agenda de cooperação internacional em matéria de transferência de conhecimento; a contribuição nacional aos desafios mundiais; e a vinculação das atividades de internacionalização das agendas regionais.<hr/>Abstract Because Brazil does not have a clear public policy for the internationalization of higher education, there are no parameters for Higher Education Institutions to establish a syllabus that specifically prepares the student to have the training requirements in times of globalization. The appeal to train a global, international student demonstrates the need to prepare them to be critical students in view of their experiences of interconnectivity. At the same time, those responsible for the development of the syllabus must be able to help the students develop the ability to recognize their own global relations from the tensions and inequalities in the world. Are the Brazilian students currently prepared to deal with the reduction of global barriers? The purpose of this article is to address critically the fragility of pedagogical management implemented by Higher Education Institutions in Brazil for the development of students in a global society. The data are based on a bibliographical and documentary research, mainly from the past six years, regarding internationalization management of Brazilian Higher Education. Similarly, the data include field diaries and management experiences of the authors at their universities. The results indicate the need to use a decision-making process towards training talents for the future of Brazil; to have an international cooperation agenda for knowledge transfer; to contribute to global challenges on a national level, and to link internationalization activities to regional agendas. <![CDATA[Confidence and failure in education: Queries regarding teaching practice]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932018000200291&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A pesquisa inscreve-se nos debates sobre Educação, Formação Humana e Prática Pedagógica. Sua investigação consiste em examinar, segundo o olhar de Otto Friedrich Bollnow, a possível interação entre os fenômenos estáveis e instáveis das estruturas da vida e dos processos educativos, a partir dos pressupostos da Filosofi a da Existência e da Filosofia da Esperança. Pretende-se, por um lado, interrogar sobre as especifi cidades da re/produção do fracasso escolar em uma era de desconfi ança e, por outro lado, equacionar as possibilidades de uma pedagogia da esperança. Em termos de problematização, questiona-se: o princípio da continuidade é realmente a pressuposição necessária de toda e qualquereducação? A discussão tem como objetivo investigar a relação entre a Confiança e o Fracasso na Educação e suas interpelações à prática docente, apresentando um diálogo entre as categorias da descontinuidade e da continuidade e suas exigências e implicações para a construção de uma educação esperançosa quando encontra confiança no ser educando, o fulcro de toda prática pedagógica que pretende a humanização dos homens em seus processos formativos. Do ponto de vista metodológico, optou-se pela reflexão hermenêutico-ontológica, por estar voltada para o tratamento interpretativo das informações e contribuições teóricas, à medida que visa desvelar as estruturas do desenvolvimento da formação e estabelecer uma íntima relação entre o educador e o sujeito educando.<hr/>Abstract The research addresses the debates on education, human education and pedagogical practice. According to Otto Friedrich Bollnow, the research consists of examining the possible interaction between stable and unstable phenomena of life structures and educational processes based on the presuppositions of the Philosophy of Existence and Philosophy of Hope. On the one hand, the goal is to question the specificities of the re-production of school failure in an era of mistrust and, on the other, to rank the possibilities of a pedagogy of hope. In terms of problematization, the question is as follows: is the principle of continuity really the necessary presupposition for any and all education? The aim of the discussion is to investigate the relationship between confidence and failure in education and its queries regarding teaching practice by presenting a dialogue between the categories of discontinuity and continuity, their demands and implications for the development of a hopeful education when there is confidence in the educating subject, and the core of all pedagogical practice that seeks the humanization of men in their educational processes. From a methodological point of view, we chose the hermeneutic-ontological reflection, since we understand that it is focused on the interpretive treatment of information and theoretical contributions as it seeks to unveil the structures of the development of education and establishes an intimate relationship between the educator and the educating subject. <![CDATA[The psychology of Carl Rogers in the training and activities of school counselors]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932018000200311&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O objetivo deste artigo é investigar a contribuição da Psicologia de Carl Rogers na formação e atuação de orientadores educacionais no Estado de São Paulo. O estudo realizado atende às características da abordagem qualitativa de pesquisa. Foram analisados depoimentos de duas ex-orientadoras educacionais, uma de escola pública e outra de escola particular. Para a análise dos depoimentos empregou-se a “análise da prosa”, proposta metodológica de Marli André. Para contextualizar a Orientação Educacional no Estado de São Paulo, evidenciando seu entrecruzamento com a abordagem rogeriana, é feita apresentação sucinta da Orientação Educacional na legislação brasileira e uma referência ao primeiro concurso público de ingresso de orientadores educacionais na rede pública estadual de ensino de São Paulo. A análise evidenciou que a psicologia de Rogers, em especial as condições ou atitudes facilitadoras, consideração positiva incondicional, autenticidade e empatia, fizeram parte do repertório formativo das orientadoras. Também evidenciou que, no contexto escolar, a incompreensão do não diretivismo da proposta rogeriana ocasionou a deturpação das ideias de Carl Rogers.<hr/>Abstract The aim of this paper was to investigate the contribution of Carl Rogers’ psychology to the training and activities of educational counselors in the state of São Paulo. The study was based on a qualitative research approach. The statements of two former school counselors, one from a public school and one from a private school, were analyzed. To understand the statements, the “prose analysis” was used, a methodological approach proposed by Marli André. In order to contextualize educational counseling in the state of São Paulo and discuss the association with the Roggerian approach, a succint presentation of the legislation of educational counseling in Brazil and reference to the first public selection for the admission of educational counselers in the public education network of São Paulo were addressed. The analysis showed that Rogers’ psychology, particularly the facilitating conditions or attitudes, unconditional positive regard, authenticity, and empathy were part of the educational training of the counselors. It is clear that the incomprehension of the concept of non-directivity has led to the misunderstanding of the ideas of Carl Rogers in the school context.