Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação PUC-Campinas]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1519-399320180003&lang=es vol. 23 num. 3 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Self-regulated learning: Teacher training and student’s education in the school context]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932018000300329&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Promoting self-regulated learning in the classroom: Considerations on intervention models and teacher education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932018000300337&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A reflexão sobre a formação de professores e a autoformação pressupõe o processo de conhecimento da trajetória pessoal de cada docente, envolvendo a consciência sobre suas próprias formas de aprender. A literatura no campo da Psicologia Cognitiva aponta uma carência de conhecimento dos professores quanto aos seus processos de aprendizagem, bem como quanto ao uso de estratégias para auxiliá-los nesse processo. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo apresentar modelos de intervenção em autorregulação da aprendizagem que podem ser usados com alunos da Educação Básica, bem como com professores em formação inicial ou continuada. O procedimento metodológico tomou por base a revisão bibliográfica de teses, dissertações e artigos científicos nacionais e internacionais acerca do tema. Espera-se contribuir para aprofundar o conhecimento sobre a autorregulação da aprendizagem de professores, de forma a ampliar as possibilidades de fortalecimento dos processos autorregulatórios, não só durante sua formação, mas também na sua prática pedagógica.<hr/>Abstract Reflecting on teacher education and self-training presupposes knowing the personal trajectory of each teacher, involving awareness about one’s own ways of learning. The literature in the field of cognitive psychology points out the lack of knowledge of teachers regarding their own learning processes, as well as the use of strategies to assist them in this process. Accordingly, the aim of the present article is to address intervention models for self-regulated learning that can be used with elementary students and pre-service and in-service teachers. The methodological procedure was based on the bibliographical review of theses, dissertations and national and international scientific articles that addressed the theme. We expect our study may contribute to deepen the knowledge about self-regulated teacher learning to strengthen self-regulatory processes, not only during the teacher training period, but also during pedagogical practice. <![CDATA[Stimulation of recall and self-regulatory learning in the teacher training]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932018000300349&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A autorregulação refere-se ao grau em que os indivíduos apelam a seus conhecimentos e competências metacognitivas, motivacionais e comportamentais, para atingir um nível adequado de domínio sobre sua aprendizagem, de acordo com o contexto educativo em que estão inseridos e com os objetivos pretendidos. Este artigo busca evidenciar processos de autorregulação da aprendizagem mobilizados por estagiários de Educação Física. O estudo recorreu à estimulação da recordação como instrumento potencializador dos processos e estratégias de autorregulação, e, também, à pesquisa-ação, na medida em que esta possibilita analisar a própria prática pedagógica. Foram identificados problemas e soluções, desencadeando uma ação autorregulada perante a atuação docente. O estudo foi realizado em 2014, com 11 universitários do 7º e 8º semestres, em fase de estágio curricular supervisionado. A partir da análise dos dados, três categorias foram evidenciadas: planejamento, procura por ajuda e autoavaliação. Constatou-se que os estagiários demonstraram conhecer a importância do planejamento, desenvolvendo significativamente a autonomia no exercício das práticas pedagógicas e refletindo sobre elas, o que lhes permitiu a tomada de consciência dos percursos de aprendizagem. Discutem-se implicações, contribuições e potencialidades para o desenvolvimento da formação inicial de professores.<hr/>Abstract Self-regulation refers to the degree to which individuals can appeal to their knowledge, metacognitive, motivational and behavioral skills to achieve an adequate level of mastery over their learning within the educational contexts and according to the objectives they intend to attain. The aim of this article is to highlight the processes of self-regulated learning used by Physical Education trainees. The study resorted to the stimulation of recall as a tool to empower self-regulatory processes and strategies, and action research, as it makes it possible to analyze pedagogical practice. Problems and solutions were identified, which led to self-regulated action in view of teaching. The study was carried out with 11 undergraduate students enrolled in the 7th and 8th semesters in 2014 during their internship. Three categories were found after analysis of the data: planning, seeking help, and self-assessment. We found that the trainees demonstrated that they were aware of the importance of planning, significantly developing autonomy in the exercise of pedagogical practices and reflecting on them, which enabled them to be aware of the learning process. The implications, contributions and potentialities for the development of initial teacher training are discussed. <![CDATA[Self-regulated learning and reading comprehension in Elementary School]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932018000300365&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo tem como objetivo apresentar o processo de construção e validação de uma ferramenta educacional fundamentada nos pressupostos da autorregulação da aprendizagem e que tem como foco a melhoria da compreensão leitora de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. Essa ferramenta resulta de uma pesquisa-ação, de caráter quali-quantitativo, desenvolvida no contexto de um curso de mestrado profissional. O material foi submetido à avaliação por professores e profissionais da Educação Básica. A seleção e instrumentalização dos pares avaliadores foram realizadas por meio de um curso de extensão. A coleta de dados referentes à avaliação do produto foi feita por meio de questionário de avaliação com perguntas fechadas e espaço para inserção de comentários dos avaliadores. Os dados quantitativos oriundos desse instrumento foram descritos e sumarizados, tendo como base a estatística descritiva. A consistência interna e a confiabilidade do questionário foram estimadas por meio dos valores do “alfa de Cronbach”. Os dados qualitativos foram analisados pela técnica de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados sugerem que o produto educacional apresenta potencial para melhorar a prática educativa, desenvolver os processos autorregulatórios e ampliar o repertório de estratégias de aprendizagem dos estudantes, destacando-se por sua originalidade, clareza de redação e possibilidade de se levantarem novos questionamentos a partir das atividades propostas.<hr/>Abstract The aim of this article is to address the process of construction and validation of an educational tool based on the presuppositions of self-regulated learning. The focus was to improve the reading comprehension of fifth graders. The tool was developed from a qualitative and quantitative action research study carried out during a professional master’s degree course. The tool was submitted for evaluation by teachers and professionals in basic education. The selection and training of the peer evaluators were carried out during an extension course. The data collection related to the evaluation of the tool was carried out using a closed-question questionnaire and space was provided for comments of the evaluators. The quantitative data from this instrument were described and summarized based on descriptive statistics. The internal consistency and reliability of the questionnaire were estimated using “Cronbach’s alpha” values. Qualitative data were analyzed using Bardin’s content analysis technique. The results suggest that the educational tool has a potential for improving educational practice, developing self-regulatory processes, and increasing the repertoire of students’ learning strategies, due to its originality, writing clarity, and possible development of further questions based on the activities proposed. <![CDATA[Homework: Yes or no? A self-regulated learning perspective]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932018000300385&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A Tarefa para Casa é o conjunto de tarefas marcadas pelos professores aos alunos para serem realizadas fora do horário escolar. O debate “sim ou não à Tarefa para Casa” parece interminável. Tanto nas escolas como na mídia, professores, alunos, pais e administradores escolares apresentam argumentos favoráveis e contrários a essa prática, no entanto nem sempre baseados em dados de investigação. A seleção dos artigos mencionados neste trabalho foi efetuada de acordo com cada uma das três fases da Tarefa para Casa: preparação, realização e monitorização. Com apoio em estudos conduzidos nos últimos anos, este artigo pretende despertar a reflexão sobre o tema. Dado que o professor é o responsável pela gestão da Tarefa para Casa, considera-se que ele possa ser um agente de mudança nas atitudes frente a essa prática e, sobretudo, na sua utilização. Assim, o presente artigo dá especial ênfase ao papel que o professor pode assumir naqueles três momentos que compõem o processo da Tarefa para Casa, numa perspectiva autorregulatória da aprendizagem. Pretende-se, assim, com suporte na investigação, promover uma reflexão profunda sobre a Tarefa para Casa e sua utilização, com vistas a trazer importantes benefícios para os alunos. A resposta “sim ou não à Tarefa para Casa?” dependerá dessa utilização.<hr/>Abstract Homework is a set of tasks assigned by teachers to their students to be completed during non-school hours. The debate for and against homework seems endless. Schools, media, teachers, students, parents and school administrators all provide arguments for and against homework, but these are not always evidence-based. The selection of the articles included in this study was carried out according to each phase of homework (preparation, completion and monitoring). Based on empirical studies conducted over the last few years, the aim of the present article is to stimulate the reflection on this topic. Given that the teacher is responsible for managing homework, we believe that the teacher can be an agent of change in attitudes towards homework and, above all, its application. Thus, we will highlight the teachers’ role in the three phases of the homework process (preparation, completion and monitoring of homework) from a self-regulated learning perspective. We intend, therefore, to promote a deep reflection on homework practices and, consequently, its application based on research, which has important benefits for students. The “yes or no” answer to Homework will depend on its application. <![CDATA[Anxiety reported in textual production: Correlations with motivational variables]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932018000300407&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A literatura tem revelado que as atuais exigências sociais e acadêmicas têm produzido nos alunos um comportamento ansioso frente à escrita. O presente estudo, de abordagem sociocognitiva, identificou a presença e variação da ansiedade reportada frente à produção textual ao longo do processo de tomadas de medidas e avaliou a relação da ansiedade reportada diante da produção textual com variáveis motivacionais (autoeficácia, autorregulação da aprendizagem e desempenho global da produção escrita). Trata-se de um estudo com medidas repetidas. Participaram 693 alunos (M=9,13; DP=0,16) do ensino básico, da região Norte de Portugal, com idade entre 8 e 12 anos. Para a coleta de dados foram utilizados questionários de autorrelato. A análise dos dados revelou diferenças estatísticamente significativas na ansiedade reportada frente à escrita na autoeficácia e na autorregulação da aprendizagem ao longo do ano escolar. A ansiedade diante da escrita revelou correlação positiva e estatisticamente significativa com a autoeficácia percebida. As demais variáveis apresentaram correlações negativas e estatisticamente significativas com a ansiedade frente à escrita.<hr/>Abstract The literature has revealed that current social and academic demands cause writing anxiety in students. The present study, based on a sociocognitive approach, identified the presence and variation of reported anxiety in textual production during the measurement process, and evaluated the relationship between reported anxiety with textual production and motivational variables (self-efficacy, self-regulated learning, and overall performance of written production). This is a study with repeated measures. A total of 693 elementary students (M=9.13, SD=0.16) from the northern region of Portugal participated in the study. The age of participants ranged from 8 to 12 years. Self-report questionnaires were used for data collection. Data analysis revealed statistically significant differences in reported anxiety in relation to writing for the variables self-efficacy and self-regulated learning throughout the school year. Writing anxiety revealed a positive and statistically significant correlation with perceived self-efficacy. The other variables presented negative and statistically significant correlations with writing anxiety. <![CDATA[Formation of professors and health professionals to promote self-regulation in childhood health]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932018000300425&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Aborda-se a temática da autorregulação da apren-dizagem, no contexto da promoção do autocuidado em saúde. Trata-se de um estudo qualitativo. A pesquisa teve por objetivos: (a) realizar um programa de formação, com profissionais da Atenção Básica participantes do Programa Saúde na Escola e com professores de escolas de Educação Básica no Sul do Brasil, sobre a temática autocuidado em saúde; (b) acompanhar a intervenção em autorregulação em saúde, conduzida pelos professores e profissionais de saúde participantes da formação, junto a alunos do 5º ano, adotando-se como referencial a autorregulação da aprendizagem. Participaram do estudo 35 profissionais: dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, professores, supervisora, orientadoras educacionais e uma vice-diretora. O estudo desenvolveu-se em duas fases: (1) formação de professores e profissionais de saúde com vistas à promoção da autorregulação da saúde nos domínios de alimentação saudável e saúde bucal em escolares; (2) intervenção para a promoção da autorregulação em saúde, junto a alunos do 5º ano da Educação Básica, conduzida pelos professores e profissionais que realizaram a formação. Ambas as etapas estão descritas neste estudo. Os profissionais de ensino e de saúde envolvidos na formação e no desenvolvimento da intervenção engajaram-se no propósito de se tornarem autorreguladores e modeladores de práticas cotidianas na escola. Isso os subsidiou para o uso de metodologias que proporcionaram o aprender a aprender e o uso de estratégias autorregulatórias em sala de aula. As crianças participantes desse estudo mostraram-se capazes de planejar, executar e avaliar em outras situações do cotidiano, organizando objetivos coerentes com as atividades e desenvolvendo a competência de transpor para outros domínios as aprendizagens sobre os processos de autorregulação. O estudo mostra-se promissor para pensar a autorregulação no domínio da saúde e na formação de educadores, em especial na infância.<hr/>Abstract The theme of self-regulation of learning in the context of promoting self-care in health is addressed. This is a qualitative study. Its objectives were: (a) to carry out a training program with Primary Care professionals, participants in the Health in School Program and teachers of Elementary School in the south of Brazil, on the subject of self-care in health; b) follow the intervention in self-regulation in health, conducted by the teachers and health professionals participating in the training, together with 5th year students, adopting as a reference the self-regulation of learning. Thirty-five professionals participated: dentists, nurses, nursing technicians and community health agents; teachers, supervisor, educational counselors, and a vice-principal. Developed in two phases: (1) training of teachers and health professionals to promote health self-regulation in the fields of healthy eating and oral health in schoolchildren; (2) intervention for the promotion of self-regulation in health among students of the 5th year of Elementary School, by the teachers and professionals who carried out the training. Both steps are described in this study. The school’s professors and health professionals were involved in the training and development of the intervention in the purpose of becoming self-regulators and modelers of daily practices in the school. This subsidized them for the use of methodologies that provided learning to learn and the use of self-regulating strategies in the classroom. The children participating in this study were able to plan, execute and evaluate in other situations and stories of everyday life, organizing coherent objectives for the activities and developing the competence to transpose the learning about the processes of self-regulation for other domains. The study shows promise for self-regulation in the field of health and training of educators, especially in childhood. <![CDATA[Educational proposals in early childhood education: Issues on time, reading and storytelling]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932018000300439&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo tem como objetivo discutir o papel e o valor da organização do tempo nas rotinas da Educação Infantil, bem como o lugar e o tempo para os momentos de leitura e de contação de histórias como atividades essenciais para o desenvolvimento infantil. As ideias tecidas consideram dados de pesquisas de mestrado de Mariana Natal Prieto e Mariana Sampaio, cujos objetivos centrais foram respectivamente: compreender aspectos indicativos da organização do tempo da instituição e do tempo da criança em Escolas de Educação Infantil municipais de Avaré (SP), focando os impactos dessa organização no processo de humanização na infância; e compreender se há indícios de que os momentos de leitura e de contação de histórias se constituem como atividades, capazes de motivar aprendizagens promotoras de desenvolvimento humano, em turmas de crianças da Educação Infantil, a partir de princípios e teses da Teoria Histórico-Cultural. Nas escolas de Educação Infantil, a organização temporal exige planejamento intencional e consciente, a fim de articular o tempo institucional e o tempo individual de cada criança de forma que um não sobreponha o outro. Ao vivenciar o tempo institucional, a criança necessita viver também seu tempo individual como elemento motivador das possibilidades de atividades infantis. Assim, são ressaltadas as atividades de leitura e de contação de histórias como motivadoras de aprendizagens promotoras de desenvolvimento humano, de modo a contribuir para o aperfeiçoamento e sofisticação de capacidades psicológicas em níveis superiores.<hr/>Abstract The aim of the present article is to discuss the role and importance of time organization in classroom routines, as well as the place and time for reading and storytelling as essential activities for child development. Based on the research conducted by Mariana Natal Prieto and Mariana Sampaio, the main objectives were to understand aspects indicative of the organization of institutional time and the child’s time in municipal schools in Avaré, São Paulo by focusing on the impact of this organization on the process of humanization in childhood; and to understand if there are indications that reading and storytelling are activities capable of motivating learning to promote human development in early childhood education, based on principles and theses of the Historical-Cultural Theory. In early childhood schools, temporal organization requires intentional and conscious planning to combine institutional time and individual time of each child so that one does not overlap the other. When experiencing institutional time, children also need to experience their individual time as a motivating element for possible childhood activities. Thus, we emphasize that reading and storytelling activities are learning motivators that promote human development and contribute to the improvement and sophistication of higher levels of psychological capacities. <![CDATA[Caatinga in images: Representation of students from two socio-cultural contexts in Bahia (Brazil)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932018000300455&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente trabalho visa investigar as representações do bioma Caatinga existentes entre estudantes do Ensino Fundamental de duas escolas situadas em diferentes contextos (urbano e rural) no estado da Bahia, por meio da análise de desenhos produzidos em um momento de intervenção pedagógica. Em cada escola, os alunos apresentaram uma imagem autoral representativa do bioma Caatinga, explicando os motivos da escolha da imagem. Ao longo da intervenção foram realizados registros audiovisuais para a composição de um videomosaico de imagens nas duas escolas, como forma de registro documental. Os estudantes da escola urbana perceberam a Caatinga como um bioma pobre em biodiversidade, onde a seca é predominante e constante. Os estudantes da escola do campo, por sua vez, revelaram representações diferentes acerca da Caatinga, principalmente um sentimento de pertencimento a esse bioma. O trabalho possibilitou uma reflexão sobre os diversos significados do bioma nesses distintos contextos socioculturais.<hr/>Abstract The aim of this paper was to investigate the representations of the Caatinga among students from two schools from two different contexts (city and country) in Bahia, Brazil, by analyzing drawings produced during a pedagogical intervention. Students from each school depicted a representative image of the Caatinga, explaining the reasons for choosing the image. Audiovisual records were made, generating a video mosaic from the images from both schools as a form of document record. Urban school students perceived the Caatinga as being poor in biodiversity, in which drought is prevalent and constant. Students from the country school, in turn, revealed different representations of the Caatinga, mainly a sense of belonging to this biome. Thus, the study provided a reflection on the various meanings of the biome in these different socio-cultural contexts. <![CDATA[Moral educational conceptions of the students in Pedagogy]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932018000300471&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo apresenta uma pesquisa que teve como objetivo investigar as concepções educativas mo-rais de 58 graduandos de Pedagogia de duas uni-versidades públicas, uma do estado de São Paulo e outra do Paraná, indagando-os quanto aos construtos obediência, justiça, respeito e autonomia. A escolha dos construtos fundamentou-se teoricamente na perspectiva piagetiana de psicologia moral. Foi utilizado o questionário “Concepções educacionais morais em graduandos de Pedagogia”, elaborado pelas autoras, o qual apresentava quatro perguntas e solicitava os respectivos exemplos. Esta pesquisa se caracteriza como um estudo de caráter descritivo, qualitativo e quantitativo. Foi observada uma tendência de respostas mais bem elaboradas por parte dos alunos cuja grade curricular continha uma disciplina destinada à construção de conhecimentos sobre moralidade e educação. Ambos os grupos, oriundos de diferentes universidades, apresentaram respostas mais alinhadas ao senso comum do que à teoria, contrariando aquilo que se esperava de sujeitos em processo de formação. Tal constatação aponta para o fato de que os cursos de Pedagogia investigados não demonstraram estar devidamente organizados e preparados para efetivarem esse tipo de formação, já que as concepções educativas morais apresentadas por seus formandos refletiram o desconhecimento de concepções educativas morais fundamentadas teoricamente.<hr/>Abstract This article presents a research that investigated the moral educational conceptions of the pedagogy undergraduates of two public universities, one from the state of São Paulo end the other from Paraná (Brazil) relation to the constructs: obedience, justice, respect and autonomy. The choice of constructs was based theoretically in Piaget’s view of the moral psychology. The participants were 58 students attending the last year of pedagogy course of two different public universities. We used the questionnaire: “Conceptions educational morais in undergraduates Pedagogy”, which we prepared, and had four questions, requesting examples. This research is characterized by a study of descriptive, quantitative and qualitative. We used as methodological support for data analysis, the method of content analysis. We found a tendency towards better elaborated responses of students whose university count on a course for the construction of knowledge about morality and education. Both groups of different universities were more characterized answers to common-sense answers than theoretical answers, pointing to the fact that unfortunately the pedagogy courses investigated are not properly organized and prepared to actualize this kind of formation, as the moral educational concepts presented by students in pedagogy reflected this reality of ignorance on the part of the future teacher of moral educational concepts theoretically grounded. <![CDATA[Academic writing: Weaknesses, potentialities and possible associations]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932018000300489&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Os cursos de pós-graduação em educação no Brasil desenvolvem estudos sobre a prática docente e a pesquisa científica. Esses processos são trans-versalizados pela escrita acadêmica, objeto deste estudo, que faz emergir questões como “O que torna a escrita na academia um processo tão desafiador para os estudantes?” ou “Afinal, por que é tão difícil escrever?”. Esta investigação tem o objetivo de analisar ponderações e argumentações de acadêmicos de um curso de pós-graduação em educação do Rio Grande do Sul acerca das dificuldades inerentes à escrita acadêmica. Quanto aos procedimentos metodológicos, utilizou-se uma análise qualitativa exploratória, realizada por meio de um estudo de caso. A coleta de dados envolveu uma pesquisa-ação que contou com a técnica de análise de conteúdo para a análise dos resultados. Evidenciou-se neste estudo significativa preocupação com a escrita de teses e dissertações, sobretudo quanto ao atendimento de especificidades de forma textual e formatação dos textos de acordo com as normas técnicas adotadas pelo curso. Os acadêmicos reconhecem a importância e a necessidade do engajamento ligado à aprendizagem e à capacidade de tomar decisões, assim como enfrentar complexos desafios na escrita acadêmica. Para os estudantes a escrita acadêmica é uma tarefa difícil, influenciada por fatores como escassez de leitura, insegurança sobre as próprias ideias, dificuldade de realizar registros por escrito, falta de familiaridade com a escrita acadêmica na graduação e dificuldades na (re)construção de conhecimentos gramaticais, semânticos e sintáticos.<hr/>Abstract Postgraduate courses in Education in Brazil carry out studies on teaching practices and scientific research. Considering that these academic activities involve academic writing, object of the present study, the following questions emerged: “what makes academic writing so challenging for students?” After all, “why is it so difficult to write?”. The aim of this research was to analyze the questions and rationale of postgraduate students in Education in Rio Grande do Sul concerning the difficulties inherent to academic writing. This exploratory qualitative case study was based on the assumptions. The data collection involved an action research and the data were analyzed using content analysis technique. In this study, students showed a significant concern regarding the writing of theses and dissertations, particularly meeting the specific writing requirements and formatting of the texts in accordance with the technical norms adopted by the course. Students recognize the importance and need for engagement in learning and decision-making, as well as facing the complex challenges in academic writing. Academic writing is a difficult task for students, which is influenced by many factors such as: insufficient reading, insecurity concerning one’s own ideas, difficulty in carrying out writing tasks, lack of familiarity with academic writing, and difficulties developing grammatical, semantic and syntatic knowledge.