Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação PUC-Campinas]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1519-399320190001&lang=es vol. 24 num. 1 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Moral deliberation: Intelectual and affective dimensions]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932019000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Há uma “deliberação” moral, um pensar, um refletir que presidem um agir. Toda ação (e o próprio pensar é uma ação) depende, para ser realizada, da dimensão intelectual (a razão) e de uma motivação, ou seja, de uma energética. A deliberação moral e a ação que a segue não fogem à regra. O “dever” moral é uma forma de “querer”, e todo querer implica, por um lado, a formulação de um propósito (dimensão intelectual) e, por outro, uma “vontade” (dimensão afetiva). O artigo apresenta como essas duas dimensões se articulam e constituem a base das decisões dos sujeitos em diferentes contextos e situações, inclusive, o escolar. No que se refere a esse contexto, o texto aborda como a escola pode, por meio de uma “educação moral”, oportunizar aos alunos apreenderem esse fenômeno humano complexo que é a moralidade. Nesse sentido, o alcance desse objetivo se vê favorecido com a vivência de “uma verdadeira vida social aos alunos, no interior da sala de aula”. Vida social que permita relações de cooperação, de reciprocidade, na qual a justiça é fato e não apenas discurso, na qual o aluno poderá conquistar a autonomia moral e valorizar o “respeito de si”. A “verdadeira vida social” permitirá ao aluno vivenciar e compreender, na prática, o que lhe terá sido apresentado verbalmente, e nela investir a sua personalidade. A “verdadeira vida social” vai ajudá-lo a abrir seus horizontes intelectuais da moralidade, e também vai incidir sobre seus sentimentos, sobre a dimensão afetiva de seus juízos e atos.<hr/>Abstract Moral deliberation is a certain way of thinking and reflecting that regulates an act. Every action (and thinking itself is an action) depends on the intellectual dimension (reason) and motivation to be realized, that is, energy. Moral deliberation, and action that follows it, does not escape the rule. Moral duty is a way of wanting, and all wanting involves, on the one hand, the formulation of a purpose (intellectual dimension) and, on the other, a will (affective dimension). The article addresses how these two dimensions are associated and constitute the basis of the subjects’ decisions in different contexts and situations, including at school. Within this context, we discuss how schools can, through “moral education”, help students learn about this complex human phenomenon that is morality. In this sense, the achievement of this objective is favored by the students’ experience of true social life in the classroom. Social life that allows relations of cooperation and reciprocity, in which justice is a fact and not just discourse and the student will be able to achieve moral autonomy and value self-respect. True social life will enable students to experience and understand, in practice, what has been verbally discussed with them and invest their personality in it. True social life will help students open intellectual horizons of morality, which will also affect their feelings and affective dimension of judgments and action (deeds). <![CDATA[Intersubjective recognition used to boost the responsibility for otherness in cases of conflicts in schools]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932019000100015&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo enfatiza a concepção de que quando há conflitos na escola, que envolvam a alteridade de seus integrantes, o reconhecimento intersubjetivo deve ser utilizado como possível encaminhamento. As bases empíricas desse texto são três pesquisas independentes entre si : a primeira, utilizando uma metodologia interativa, com uma amostra de 86 alunos do Ensino Médio de uma escola pública da região central do estado do Rio Grande do Sul e, um questionário, na coleta de dados. A segunda, de metodologia qualitativa, com amostra de 366 estudantes do ensino fundamental, de uma escola pública localizada na periferia da cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul. A coleta de dados se deu por meio de textos, desenhos, entrevistas. A terceira, de natureza quantiqualitativa, com uma amostra de 235 alunos do ensino fundamental, procedentes de duas escolas públicas, uma do Brasil, da região oeste catarinense e outra de Portugal, do Minho. Na coleta de dados utilizou-se um questionário. Os dados das três pesquisas foram discutidos e analisados à luz da teoria do reconhecimento, pois esta permite restaurar o equilíbrio da relação social que foi abalada por causa do conflito (primeira e segunda pesquisa) ou do bullying (terceira pesquisa). Expõe-se isso, pois a construção da identidade pessoal de todo sujeito relaciona-se à pressuposição de reconhecimento por parte dos outros, afinal, toda relação intersubjetiva permite que os indivíduos, de modo recíproco, possam se experienciar um no outro, conforme a identidade que se reconhecem para si mesmos.<hr/>Abstract This article emphasizes the conception that when there are conflicts in the school that involve the alterity of its members, intersubjective recognition should be used as possible referral. The empirical framework of the article was based on three studies that work independently: the first research design used an interactive methodology, consisting of a sample of 86 high-school students from a public school in the central region of the state of Rio Grande do Sul (Brazil), and a questionnaire for data collection. The second one used a qualitative methodology with a sample of 366 primary school students from a public school located in the outskirts of the city of Santa Maria, Rio Grande do Sul. The data was collected from texts, drawings and interviews. The third study used a quanti-qualitative methodology with a sample of 235 elementary students from two public schools, one from the western Brazilian region of Santa Catarina and the other from Portuguese region of Minho. Data was collected using a questionnaire. Data from the three researches were discussed and analyzed based on the recognition theory, for it allows the possibility to restore the balance of the social relationship that has been shaken due to conflict (first and second research) or bullying (third research). It may be argued that the construction of personal identity of every individual is related to the presupposition of recognition of others, after all, every intersubjective relationship allows individuals, in a reciprocal way, to experience each other, according to the identity in which they recognize themselves. <![CDATA[Theft in schools: Teacher judgments about the teaching practice in Elementary School]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932019000100035&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A violência no contexto escolar causa grande impacto na formação dos alunos e na qualidade de vida dos profissionais da educação. São várias as situações de violência vivenciadas nas escolas brasileiras, entre elas o furto. Buscando contribuir com essa temática, investigaram-se os juízos de professoras acerca das práticas docentes em uma situação fictícia de furto no contexto escolar. Foram entrevistadas 23 profissionais: 11 docentes do primeiro ano e 12 do quinto ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas de Vitória, Espiríto Santo. Foram realizadas entrevistas individuais, de acordo com o método clínico piagetiano. Os dados foram analisados com base na teoria piagetiana e na sistematização proposta por Delval. O roteiro de entrevista foi composto por perguntas acerca de uma história fictícia envolvendo o furto em sala de aula. A maior parte das docentes mencionou que tomaria atitudes que podem ser consideradas como impositivas, que, portanto, não favorecem o desenvolvimento moral dos alunos. Quanto à avaliação das atitudes, a maioria foi considerada como justa/correta. Mesmo com menor frequência, destacam-se as atitudes classificadas como injustas/incorretas. Os dados sinalizam a necessidade de discutir, no âmbito dos estudos da Educação Moral, aspectos como a autoridade docente no contexto escolar, a relação entre juízo e ação moral, a humilhação, o constrangimento e a injustiça presentes em ações docentes, bem como o prejuízo para o desenvolvimento moral dos alunos.<hr/>Abstract School violence can cause a great impact on student’s education and on the teacher’s life quality. There are various violence situations in Brazilian schools and one of them is theft. In order to contribute to the theme, this article aimed to investigate teacher judgments about the teaching practices in theft situations in schools. A total of 23 professionals from elementary schools were interviewed: 11 first-grade teachers and 12 fifth-grade teachers, both groups from public schools in Vitória, Espirito Santo State (Brazil). Individual interviews were conducted in accordance with the clinic method of Piaget. Data were analyzed according to the theory of Piaget and the systematization theory proposed by Delval. The interview script was composed of questions about a fictitious story involving theft in a classroom. Most teachers stated that they would take actions that could be considered as impositions, which, therefore, do not favor the moral development of students. As for the evaluation of attitudes, most were considered fair and correct. Even with lower frequency, this study highlights attitudes that are classified as unfair and incorrect. The data indicate the need to discuss several aspects regarding the study of moral education, such as the teacher’s authority in schools, the relationship between judgment and moral action, humiliation, constraint and unfairness, which are observable in the teacher’s actions, and damage to the moral development of students. <![CDATA[Bullying in adolescence: Causes and behaviors of Portuguese and Brazilian students]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932019000100055&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo objetiva analisar razões promotoras do bullying, bem como a maneira como alunos portugueses e brasileiros se posicionam diante do problema e como eles avaliam os encaminhamentos tomados pela escola. A base empírica é uma investigação, de cunho exploratório e de natureza quantiqualitativa, tendo uma amostra aleatória de 235 alunos, matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental (7º, 8º e 9º anos), na faixa etária de 13 a 16 anos, procedentes de duas escolas públicas, uma do Brasil, da região oeste catarinense e outra de Portugal, da região Norte, do Minho. Como procedimento de coleta de dados utilizou-se um questionário. As respostas das questões fechadas foram tabuladas com a utilização de uma ferramenta online (Google Docs), enquanto as respostas à única questão aberta foram submetidas a análise do conteúdo. Quanto às razões que promovem o bullying, houve convergência entre as respostas das amostras, tendo prevalecido a menção a variáveis intrapessoais. Sobre o posicionamento em relação ao bullying, a resposta mais indicada pelos alunos brasileiros foi de que se afastam e não se envolvem com o que está acontecendo, enquanto a amostra portuguesa indicou pedir aos agressores que parem com esse tipo de comportamento. Tais atitudes revelam maior empatia e solidariedade por parte da amostra portuguesa, e, também, podem indicar que os alunos da amostra brasileira temem ser as próximas vítimas. O bullying é um problema sério que demanda encaminhamento daqueles que fazem parte do meio escolar e familiar dos educandos.<hr/>Abstract The aim of this article was to analyze the reasons for bullying, how Portuguese and Brazilian students position themselves, and evaluate the school’s action to solve problem. This is an exploratory and quantitative-qualitative research that used a random sample of 235 students, who were attending the last years of elementary school (7th, 8th and 9th grades), aged 13 to 16 years, from two public schools, one from the western Brazilian region of Santa Catarina and one from northern Portuguese region of Minho. A questionnaire was used for the data collection procedure. The answers to the closed questions were tabulated using an online tool (Google Docs) and the open questions were analyzed by the content of the answers. As for the reasons that promote bullying, there was a convergence between the responses of the samples with prevalence to intrapersonal variables. Regarding the perpective of students regarding bullying, the most frequent response of the Brazilian students was that they withdraw and do not get involved with what is happening, whereas the Portuguese sample indicated that they ask the aggressors to stop this type of behavior, which reveals greater empathy and solidarity of the Portuguese sample and may also indicate that the Brazilian students fear being the next victims. Bullying is a serious problem that requires that those involved in the school and family environment of the students take action. <![CDATA[School experiences of juveniles under socio-educational corrective measure]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932019000100073&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Considerando a importância do ambiente escolar na trajetória de vida de adolescentes e a relevância atual da temática do cumprimento de medidas socioeducativas no país, o presente estudo buscou compreender as experiências escolares anteriores de seis jovens que se encontravam cumprindo a medida socioeducativa de semiliberdade. A pesquisa foi desenvolvida em uma unidade de execução dessa medida, por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com adolescentes do sexo masculino. Foi possível constatar que, nos contextos de vulnerabilidade que permeiam as trajetórias de vida dos adolescentes entrevistados, a experiência escolar mostrou-se empobrecida, atravessada por situações de evasão, defasagem escolar e infrequência, assim como por baixa participação e incentivo familiar. Os adolescentes referem pouco envolvimento de seus pais e/ou familiares no contexto escolar, revelando, muitas vezes, dificuldades nesse aspecto. Com isso, compreende-se ser primordial que a escola, por meio de relações empáticas, possibilite a construção de novos referenciais aos adolescentes que apresentem pouca vinculação e investimento escolar, sobretudo quando em cumprimento de medida socioeducativa, visto que esta pode disparar preconceitos e estereótipos que precisam ser superados.<hr/>Abstract Considering the importance of the school environment in the life of adolescents and the present relevance of the subject of socio-educational corrective measures in the country, the present study sought to understand how the school experience occurred for six adolescents who were under socio-educational corrective measures of semi-freedom. The research was conducted in a facility where this measure is applied, through semi-structured interviews with male adolescents. It was found that in contexts of vulnerability that pervade the life-stories of the adolescents interviewed, the school experience proved to be impoverished, with high dropouts, school delay and absenteeism, as well as low family participation and involvement. The adolescents report little involvement of their parents and/or relatives in school activities and often reveal difficulties related to their participation. Thus, we understood that it is of prime importance that the school, through empathic relationships, develops new references for adolescents with low school ties and engagement, in addition to being under socio-educational corrective measures as this may trigger prejudice and stereotyping that need to be overcome. <![CDATA[Juvenile violence, bullying and academic underachievement: Childhood memories and the onset of deviant pathways]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932019000100089&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este estudo de caso integra uma investigação mais abrangente na área da violência e criminalidade e analisa a construção narrativa das vivências de violência na escola, relatadas por um grupo de reclusos portugueses, tendo como pano de fundo seus percursos escolares. Os dez participantes, com idade entre 19 e 46 anos, foram entrevistados nos Açores. Foi utilizado um roteiro de entrevista, especificamente construído para esta investigação, com o conjunto de tópicos a serem abordados em tom informal. O tratamento de dados de nível descritivo e interpretativo seguiu a Análise de Conteúdo segundo Bardin e centrou-se em dados retrospectivos, colhidos por entrevista, relativos a episódios específicos de violência e bullying em contexto escolar. Foram identificados quatro tipos distintos de percursos de violência infantil e juvenil, principalmente bullying, envolvendo vítima e agressor, defensor da vítima, vítima com coping eficaz e observador passivo. O estudo analisa os fatores de desencadeamento e manutenção desses percursos, com impacto no desempenho escolar, bem como discute as implicações para a prevenção secundária e o diagnóstico diferencial.<hr/>Abstract This case study is part of a wider investigation on violence and criminality. It examines juvenile violence, namely bullying, and its impact on academic achievement through interviews from the perspective of Portuguese male offenders currently serving sentences. Ten participants aged 19 to 46 years were interviewed on the Azores islands. An interview guide with the different topics was specifically developed for the investigation. Data analyses were based on content analysis proposed by Bardin. The descriptive and interpretative analysis focused on specific episodes of violence and bullying in school. The findings revealed four pathways of juvenile violence, namely, bullying, involving the victim/bully, victim defender, victim with an efficient coping strategy, and bystander. The study analyzes the triggering factors and maintenance dynamics considering academic achievement and the implications for secondary prevention and differential diagnosis. <![CDATA[Purpose and professional confl ict resolution within the perspective of the Theory of Organizing Models of Thinking]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932019000100109&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O objetivo deste artigo é identificar formas de resolução de um conflito profissional sobre projetos de vida de jovens brasileiros. A amostra foi composta por duzentos estudantes, de 15 a 19 anos, de escolas públicas das cinco macrorregiões geográficas do país. No estudo, os jovens analisaram um conflito moral hipotético, em que deviam optar entre seguir seu sonho de realização profissional ou cumprir suas obrigações familiares. Utilizou-se a Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento como fundamentação teórica e como instrumento metodológico de análise. Os resultados indicaram sete formas de organização do pensamento. Dentre os modelos organizadores aplicados, destacam-se aqueles em que os jovens optam por seguir seus objetivos profissionais desconsiderando as necessidades da família; aqueles que decidem se submeter apenas ao que a família precisa; e outros que buscam conciliar ambas as perspectivas. Apesar de um grande percentual de jovens que se preocupam com as necessidades do outro, ainda é pequena a porcentagem dos que conseguem conciliar perspectivas, buscando soluções que atendam aos diferentes pontos de vista. A partir dos resultados, como implicações educacionais, discute-se a necessidade de introduzir a estratégia da resolução de conflitos no cotidiano escolar, integrando trabalho, projetos de vida, desejos e necessidades dos jovens, com a intenção de levá-los a construir formas de pensar a vida considerando a integração de valores e sentimentos.<hr/>Abstract The aim of this article was to identify ways of solving professional conflict concerning the life purpose of Brazilian youth. The sample was composed of 200 public school students, aged 15 to 19 years, from the five Brazilian geographical macro-regions. In the study, the young people analyzed a hypothetical moral conflict, in which they had to choose between following their dream of professional fulfillment and their family obligations. The Theory of Organizing Models of Thinking was used as a theoretical framework and methodological instrument for the analysis of their responses. The results indicated seven models of thought organization. Among the organization models applied, the most significant were those in which young people chose to follow their professional goals, disregarding family needs; those who decided to submit to the family needs; and others who sought to reconcile both perspectives. Despite a large percentage of young people who were somewhat concerned about the needs of others, the percentage of those who managed to reconcile perspectives is still small. From the results, as educational implications, we discuss the need to introduce conflict resolution strategies in the school routine by integrating work, life projects, desires and students’ needs, with the purpose of helping young people discover their life purpose considering the integration of values and feelings. <![CDATA[The work with moral dilemmas for confl ict resolution among students: Habermasian foundations to kohlberguian theory]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932019000100125&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este ensaio defende a estratégia de discussão condu-zida a partir de dilemas morais como meio para a problematização de conflitos entre escolares. Tal estratégia, inicialmente proposta por Moshe Blatt e Lawrence Kohlberg, em 1975, evidencia o papel do conflito de ordem cognitiva no processo de indução do desenvolvimento moral. Por este texto, no entanto, propõe-se um resgate da dimensão intersubjetiva dessa estratégia, revelando o viés social dos conflitos. Com isso, é endossada a tese de que a discussão de dilemas é positiva para a abordagem dos conflitos na escola. Para tanto, são sublinhados alguns dos conceitos capitais das teorias de Lawrence Kohlberg e Jürgen Habermas, dando ênfase à sua intersecção. Das implicações educacionais que derivam desse encontro, é encaminhada uma reflexão sobre sua aplicação à dimensão dos conflitos entre estudantes na comunidade escolar. Entende-se, por fim, a discussão de dilemas como um momento institucional privilegiado para a promoção dos conflitos motrizes do desenvolvimento moral, para o favorecimento da ação comunicativa e para a coordenação de perspectivas, o que leva ao reconhecimento do outro e, portanto, ao desenvolvimento moral.<hr/>Abstract The aim of this article is to defend the discussion strategy based on moral dilemmas to address problems related to conflicts among schoolchildren. The strategy, first proposed by Moshe Blatt and Lawrence Kohlberg in 1975, highlights the role of cognitive conflict in the process of inducing moral development. This article, however, proposes to recover the intersubjective dimension of this strategy, revealing the social bias of conflicts. Thus, the thesis is confirmed that the strategy is positive for approaching conflicts in school. To do so, some key concepts of Lawrence Kohlberg’s and Jürgen Habermas’ theories are addressed, emphasizing the intersection of their thought. From the educational implications that derive from this intersection, we reflect upon their application to the dimension of conflicts among students in the school community. Finally, it is understood that discussing dilemmas, in a privileged institutional place, to promote conflicts that drive moral development, favor the communicative action and the coordination of perspectives lead to the recognition of others and, therefore, to moral development. <![CDATA[Juveniles under socio-educational corrective measures: The fi eld of tension in school education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932019000100139&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo tem como propósito apontar o campo de tensão entre, de um lado, o escopo legal brasileiro referente a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e, de outro, sua normatividade no campo da educação escolar. Trata-se de estudo qualitativo que lança mão de fontes documentais. São apresentadas de forma breve quatro fontes oficiais: a Lei n°8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente; a Lei n°12.594/2012, que regulamenta o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo; o Plano Nacional de Atendimento Socioeducativo: Diretrizes e Eixos Operativos para o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo de 2013 e as Diretrizes Nacionais para o atendimento escolar de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas de 2015. Na sequência, apresenta-se o contexto político e histórico no campo das políticas públicas voltadas para esse segmento e, por fim, discutem-se questões relativas às dificuldades de inclusão desses jovens na escolaridade formal. O artigo conclui que as medidas não podem ser implementadas isoladamente, pois deveriam ser sustentadas por ações integradas que as efetivassem em diferentes áreas sociais.<hr/>Abstract The aim of this article is to point out the field of tension between the Brazilian legal scope referring to juveniles under socio-educational corrective measures and, on the other hand, its normativity in the field of school education. It is a qualitative study based on documentary sources. Four official sources are briefly discussed: Law n° 8,069/1990 – Statute of the Child and Adolescent; Law n° 12,594/2012, which regulates the National Socio-Educational Assistance System; the National Socio-Educational Assistance Plan: Guidelines and Operational Criteria for National Socio-Educational Assistance System of 2013; and the National Guidelines for school attendance of adolescents and young people under socio-educational corrective measures of 2015. Following this discussion, the political and historical context in the field of public policies focused on this segment is presented, and finally, questions are discussed regarding the difficulties of inclusion of these young people in formal schooling. It may be concluded that the measures cannot be implemented in isolation, since they should be supported by integrated actions that affect different social areas. <![CDATA[The figure of the master in Goethe and Foucault]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932019000100157&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A reflexão sobre a figura do mestre parece ter desa-parecido do cenário pedagógico contemporâneo. Originadas das reformas pedagógicas do final do século XIX e início do século XX, teorias educacionais atuais focam mais na figura do educando e menos na do educador. Partindo da hipótese de que não há formação humana sem autoformação, o presente ensaio procura investigar a figura do mestre em dois autores distantes historicamente entre si, Wolfgang Goethe e Michel Foucault. Reconstrói, na primeira parte, alguns traços que estão subjacentes ao personagem Wilhelm Meister, do romance de formação “Os anos de aprendizagem de Wilhelm Meister”. Na segunda parte, trata do sentido da figura do mestre em “A hermenêutica do sujeito”. Resume, na parte final, alguns traços em comum que são atribuídos por esses dois autores à figura do mestre, cabendo destaque para a ideia de que, sem o papel do mestre que se forma pela experiência, possibilitando que os outros também o façam, não há formação como autoformação. Ou seja, o difícil trabalho de formar-se a si mesmo ocorre pelo respeito à possibilidade de o outro também formar-se a si mesmo.<hr/>Abstract Reflecting about the figure of the master seems to have disappeared from the contemporary pedagogical scenario. Based on the pedagogical reforms in the late 19th and early 20th centuries, current educational theories focus more on the student and less on the educator. Starting from the hypothesis that there is no human development without self-development, the present essay seeks to investigate the figure of the master in two historically distant authors, Wolfgang Goethe and Michel Foucault. In the first part, we reconstruct some traits that underlie the character Wilhelm Meister, from the novel “Wilhelm Meister: the years of apprentiship”. In the second part, we deal with the meaning of the figure of the master in “The hermeneutics of the subject”. Finally, we address some common traits that these two authors attribute to the figure of the master, emphasizing the idea that without the role of the teacher, which is developed through experience, self-development is impossible. That is, the difficult task of developing oneself occurs by respecting the self-development of others.