Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação PUC-Campinas]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1519-399320190002&lang=pt vol. 24 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Contribuições e limitações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: um estudo com professores alfabetizadores<xref ref-type="fn" rid="fn01" />]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932019000200175&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com professores alfabetizadores acerca da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, tendo como foco as contribuições e limitações do processo formativo sob a ótica dos participantes. Compreende-se que a formação continuada é um dos principais eixos de ação do programa e se discute os processos formativos direcionados aos docentes em exercício, problematizando suas razões e objetivos. A pesquisa foi realizada com dez professoras alfabetizadoras que participaram do Pacto no ano de 2013, através de entrevistas semiestruturadas. Como resultados, as professoras compreendem e indicam as contribuições do programa para sua prática e para sua formação enquanto alfabetizadoras, e ressaltam o estabelecimento dos Direitos de Aprendizagem como a contribuição mais significativa do programa, auxiliando-as no planejamento das aulas, na seleção dos conteúdos e na compreensão do que deve ser abordado em cada ano do ciclo de alfabetização. Em relação às limitações, citam a superficialidade na abordagem de conteúdos durante a formação; a delimitação do tempo na compreensão de determinados temas e o trabalho realizado pelo responsável pela formação. Deste modo, infere-se que as professoras compreendem que os momentos de formação, como o Pacto, são importantes para suas carreiras e para seu desenvolvimento profissional; no entanto, refletem que estes processos formativos precisam considerar suas necessidades e dificuldades profissionais.<hr/>Abstract This article presents the results of a research carried out with literacy teachers about the development of the National Pact of Literacy in the Right Age, focused on the formative process’s contributions and limitations under the view of the participants. It is understood that continuous training is one of the main axes of the program’s action and the formative processes directed to the acting teachers are discussed, their reasons and aims problematized. The research was conducted through semi-structured interviews with ten literacy teachers that participated in the 2013 Pact. As a result, it can be noted that the teachers understand and claim the Pact’s contributions to their practice as literacy teachers, reinforcing the establishment of Learning Rights as the most meaningful contribution of the program. The Pact also helps them in the lesson planning, content selection, and understanding of what has to be approached in each year of the literacy cycle. As to its limitations, teachers mention the superficiality in the content approach during the training, the delimitation of time regarding the understanding of certain themes, and the work done by the person responsible for it. Thus, teachers understand moments of training like the Pact as important for their careers and professional development. However, they reflect that these formative processes need to consider their necessities and professional difficulties. <![CDATA[Bons professores na perspectiva de estudantes do Ensino Médio]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932019000200194&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste artigo aborda-se o que é um bom professor na perspectiva de estudantes do ensino médio da escola pública. A pesquisa teve como objetivo conhecer o que caracteriza um bom professor para os alunos. Realizou-se pesquisa qualitativa em educação, com revisão da literatura e estudos de clássicos da educação, pesquisa de campo, envolvendo aplicação de questionários a 392 estudantes e entrevista com cinco deles, escolhidos com base nas respostas aos questionários. Utilizou-se o método de análise de conteúdo de Laurence Bardin para classificar e organizar o conteúdo das respostas ao questionário e das entrevistas em três grandes categorias que se inter-relacionam: características pessoais do professor, didática e relacionamento interpessoal. A pesquisa foi realizada em 2015-2016, numa escola da rede estadual paulista, localizada na cidade de São Paulo, Brasil. Entre os resultados, destacou-se que os estudantes reconhecem que todos os professores são importantes, não só aqueles que consideram bons. Percebem que, de diferentes formas, cada professor cumpre papel importante em suas vidas. A visão que os alunos têm sobre o professor reafirma uma concepção humanista de Educação presente nos clássicos, com destaque para os seguintes valores: respeito à diversidade, afetividade, igualdade, compromisso, criatividade. Para eles, é importante que o professor se importe com seus alunos e provoque um “estranhamento do mundo” que lhes possibilite questionar, duvidar, perguntar, reconhecer que não sabem e procurar novas respostas.<hr/>Abstract In this article we discuss what a good teacher is from the perspective of high school students in public schools. The research aimed to discover what characterizes a good teacher for the students. We did a qualitative research on education, including a literature review, studies of education’s classics, field research applying questionnaires to 392 students, and an interview with five of them, who were chosen based on their answers to the questionnaires. We used Laurence Bardin’s content analysis method to classify and organize the responses to the questionnaire and interviews in three interrelated categories: personal characteristics of the teacher, didactics, and interpersonal relationships. The research was carried out in 2015-2016 at a state school located in the city of São Paulo, Brazil. Among the results we highlight that students recognize the relevance of all teachers, not just the ones considered good, acknowledging each teacher’s specific and important role in their lives. Their views reaffirm a humanist conception of education present in the classics, one that places emphasis on the following values: respect for diversity, affectivity, equality, commitment, creativity. To the students, it is important that the teacher induces a “strangeness of the world”, allowing them to question, doubt, inquire, “acknowledge that they do not know”, and look for new answers. <![CDATA[Alfabetização cartográfica a partir do esporte de orientação para a compreensão da realidade social]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932019000200213&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste trabalho é analisar se o uso do esporte de orientação é um instrumento didático satisfatório à aprendizagem da alfabetização cartográfica, de maneira que o aluno possa aprender não somente ler, mas também compreender a realidade social por meio da correlação com a representação cartográfica. Há necessidade dessa aprendizagem para que os alunos compreendam a importância do processo de aquisição de conhecimentos sobre a análise e a interpretação de mapas em uma inter-relação com a realidade social. Para a pesquisa foram realizadas leituras de textos que trabalham com alfabetização cartográfica, trabalho de campo com observação participante e aplicação de questionário para os alunos de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Campo Grande (Mato Grosso do Sul). De acordo com a análise dos dados é possível afirmar que o esporte de orientação contribui para a interpretação da realidade social, mas não esgota a necessidade ampla, complexa e contraditória do trato pedagógico das diversas disciplinas na compreensão da temática que se desvela.<hr/>Abstract This paper analyzes the use of orienteering sports as a satisfactory didactic instrument to cartographic literacy, so that students learn to read and understand social reality through the correlation with cartographic representations. This is pivotal for students to understand the importance of knowledge about the analysis and interpretation of maps in an interrelation with social reality. We carried out a field survey with participant observation and questionnaires to fifth grade-students (elementary school) in a municipal school in Campo Grande (Mato Grosso do Sul, Brazil). The results show orienteering sports worked in a didactic way and can be used as instruments to the learning of cartographic elements, such as the transcription to the role of what is observed in space, the perception of class conflicts in a place’s characteristics, and the distinction of the historical “marks” of social classes in space. However, this does not exhaust the large, complex, and contradictory need of a pedagogical treatment of the various disciplines in the understanding of the revealed thematic. <![CDATA[As políticas de expansão da Educação Superior do Governo Lula da Silva (2003-2010)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932019000200225&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Lula da Silva assumiu o governo com um discurso de promover um modelo alternativo de desenvolvimento, conciliando crescimento econômico com redução das desigualdades sociais. Defendeu um amplo pacto social entre as diversas classes sociais concedendo benefícios para os grandes grupos econômicos e implantando políticas sociais para os setores populares. Nesse cenário, o artigo discute as contradições e as opções das políticas de expansão da Educação Superior que foram implantados tanto para a rede federal como para rede privada e privada-mercantil nos dois mandatos (2003-2010). O trabalho utilizou-se da análise teórica, bibliográfica e documental. Apesar da forte expansão da rede federal, persistiu a hegemonia da rede privada e privada-mercantil na concentração de instituições e de matriculas. As políticas de redistribuição de renda, dentre elas, as políticas de expansão, acesso e permanência nesse nível de Ensino para permitirem uma transformação social significativa necessitam ser universais e de longo prazo.<hr/>Abstract Lula da Silva took office with the discourse of an alternative model of development that reconciled economic growth and the reduction of social inequalities. He defended a broad social pact between social classes, granting benefits to great economic groups and implementing social policies for popular sectors. Considering this scenario, the article discusses the contradictions and options of policies for the expansion of higher education implemented in both the federal network and private and private-commercial networks in both his terms (2003-2010). The work was based on theoretical, bibliographic, and documentary analysis. Despite the strong expansion of the federal network, the hegemony of the private continued in the concentration of institutions and enrollments. The policies of income redistribution and, among them, the policies of expansion, access, and permanence at this level of education need to be universal and long term to allow meaningful social transformation. <![CDATA[Democratização ou massificação do Ensino Superior no Brasil?<xref ref-type="fn" rid="fn01" />]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932019000200240&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo busca compreender em que medida o Sistema de Ensino Superior brasileiro, que apresentou um notável processo de expansão em relação ao número de matrículas nas últimas décadas, tem oferecido, ou não, maior igualdade de oportunidades educacionais e sociais. Em sentido complementar, visa analisar os possíveis graus de democratização do Ensino Superior no Brasil. O texto explora a estrutura geral do Sistema de Ensino Superior no Brasil, a seletividade no acesso aos cursos de graduação e informações sobre depois do acesso a partir de informações principalmente aquelas disponibilizadas pelo Instituto Brasileiro de Geográfia e Estatistica e pelo Instituto Nacional de Educação e Pesquisa. Como resultado, sugere que apesar de alguma abertura no acesso, características como origem social, raça e sexo ainda são um fator muito relevante na definição da trajetória social. Ademais, há fortes indícios de que algumas características desse sistema poderiam ser, hipoteticamente, lidas como barreiras institucionais e fatores de aumento e não de redução das desigualdades. Estudantes menos favorecidos socialmente (pobres, negros e mulheres) são “encaminhados” para os setores e instituições menos prestigiados do sistema de ensino. As evidências nessa direção começam a ser pesquisadas no nosso país, tornando o debate sobre a democratização do Ensino Superior um ponto essencial na construção de uma sociedade melhor.<hr/>Abstract This article intends to understand if the Higher Education System in Brazil, which has experienced a remarkable increase in enrollments in the past two decades, offers greater equality in terms of educational and social opportunities than before. In a complementary sense, it aims to analyze the possible degrees of higher education democratization in Brazil. The text explores the general structure of the System of Higher Education in Brazil, the selectivity in access to undergraduate courses, and post-access data. As a result, it suggests that some characteristics, such as social origin, race, and sex, are still a very relevant factor in the definition of social trajectories. In addition, there are strong indications that some of the system’s characteristics could be read as institutional barriers and factors of increase, not reduction, of inequalities. Socially disadvantaged students (poor, blacks, and women) are “forced” to the less prestigious sectors and institutions of the educational system. The evidence in this direction begins to be researched in our country, making the debate about democratization of higher education an essential point in building a better society. <![CDATA[A legislação brasileira de Educação a Distância à luz da democracia dubetiana]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932019000200254&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Desde seu surgimento, no início do século XX, a modalidade de Educação a Distância, no Brasil, corrobora concepções de democratização do ensino. Assim, ao se tratar dessa temática, inclusive na legislação referente à modalidade, diversas concepções de justiça, igualdade e democratização aparecem e se fundem. Uma dessas concepções é dada por François Dubet, que entende a democratização do ensino como um conceito multifacetado e multidimensional, que inclui a massificação, a igualdade do valor dos diplomas, a equidade de acesso, e outras várias características. Com vistas ao fomento dessa discussão, e sendo essa concepção de democratização de suma importância para que se atinja uma sociedade mais igualitária, é objetivo deste trabalho verificar se a democratização dubetiana se faz presente na legislação referente à Educação a Distância de 1996 a 2007. Para cumpri-lo, foram realizadas leituras de obras pré-selecionadas de Dubet e da legislação, e por meio da análise documental, foi feita a comparação entre a democratização descrita pelo autor e a que está presente na Legislação Nacional de Ensino a Distância. Notou-se que alguns elementos da concepção de democratização dubetiana apareceram, enquanto massificação, democracia interna e igualdade do valor dos diplomas. No entanto, o autor critica a estratégia brasileira de universalização, a qual ele chama de massificação, antes de se pensar na qualidade.<hr/>Abstract Since its emergence at the beginning of the twentieth century, Distance Education in Brazil corroborates conceptions of democratization of education. Thus, when dealing with the theme and its legislation, different conceptions of justice, equality, and democratization appear and merge. One of these conceptions is given by François Dubet, who understands democratization of education as a multifaceted and multidimensional concept, which includes massification, equal value of diplomas, equity of access, and other characteristics. To stimulate this debate and considering the conception of democratization’s great importance to reach a more egalitarian society, this work seeks to verify if the Dubetian democratization is present in the legislation regarding Distance Education from 1996 to 2007. To accomplish this goal, readings of Dubet's pre-selected works and of the legislation were made and a comparison between democratization as described by the author and as found in the Brazilian Legislation of Distance Education ensued. While some elements of the Dubetian conception of democratization appeared as massification, internal democracy, and equal value of diplomas, the author criticizes the Brazilian strategy of universalization, which he labels “massification without quality” <![CDATA[Concepções de linguagem e ensino nos Cadernos do Professor do Estado de São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932019000200271&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo No período de 2008 a 2014, a experiência que se teve com alunos de sexta série/sétimo ano em escolas estaduais propiciou a verificação de que, com base nas concepções de linguagem adotadas em determinado enunciado, é possível refletir sobre os lugares sociais atribuídos a alunos e a professores, no ambiente escolar. Essa reflexão motivou a escrita deste artigo que procura descrever qual é a concepção de linguagem e de ensino que emerge de materiais didáticos de Língua Portuguesa. A partir da descrição, buscou-se analisar, pelo modo de dizer, como certos materiais didáticos cristalizam simulacros sobre os docentes e os discentes nas instituições de ensino. Para tanto, recortou-se dos “Cadernos da Secretaria do Estado de São Paulo” o momento em que o autor se dirige ao professor para apresentar o conceito do gênero “narrativa” e do gênero “relato”. Para a análise, escolheram-se como suporte teórico os estudos dialógicos do discurso, pois, nessa perspectiva teórica, não há enunciados neutros, mas essencialmente responsivos, nos quais, por sua vez, pressupõe-se uma tomada de posição. Aplicam-se, então, os conhecimentos dialógicos para descrever as vozes com as quais o Caderno do Professor dialoga e entender os papéis educacionais colocados em jogo no processo de ensino-aprendizagem. Como resultados, entendeu-se que, apesar de se colocar em jogo concepções de linguagem e de ensino incompatíveis, não há quebra da legitimação no Caderno do Professor, pois elas se fundamentam na mobilização de dois discursos reconhecidos na sociedade. Além disso, refletiu-se que, para o professor não se submeter à imagem de mero reprodutor de atividades de ensino, é preciso que o docente e todos os agentes escolares envolvidos no ensino-aprendizagem entendam os Cadernos do Professor do modo como vêm intitulado: “Material de apoio”.<hr/>Abstract Our experience with sixth grade/seventh year-students in state schools from 2008 to 2014 led us to verify that based on the language conceptions adopted in a given statement, it is possible to reflect on social places assigned to students and teachers in the school environment. This reflection motivated the writing of this article, which seeks to describe the conception of language and teaching that emerges from didactic materials of Portuguese Language. We then analyze the language employed and how certain didactic materials crystallize simulacra about teachers and students in educational institutions. For that purpose, we look at extracts from “Cadernos da Secretaria do Estado de São Paulo” where the author addresses teachers to present the concepts of genres “narrative” and “recount”. For the analysis, we have chosen the dialogical studies of discourse as a theoretical support, a theoretical perspective for which there are no neutral statements, but essentially responsive ones, presupposing a position or standing. Dialogic knowledge is afterwards applied to describe the voices with which the Teacher's Notebook dialogues and to understand the educational roles put into play in the teaching-learning process. As results, we understand that although there are incompatible conceptions of language and teaching involved, there is no break in legitimacy in the Teacher's Book, since they mobilize two discourses recognizable in society. In addition, we conclude that for the teacher not to submit to the image of mere reproducer of teaching activities, it is necessary that he or she, as well as all the school agents involved in teaching-learning understand the Teacher's Notebooks as they are entitled: “Support Material”. <![CDATA[O ensino de cálculo mental nas instituições escolares luteranas da Serra dos Tapes, Rio Grande do Sul, Brasil (1930-1970)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932019000200282&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo pretende compreender as estratégias de resolução de problemas por meio do cálculo mental matemático, além de observar a importância dessas estratégias no aprendizado disseminado nas escolas comunitárias luteranas localizadas na região da Serra dos Tapes (Rio Grande do Sul). As escolas dessa região foram formadas com base em um modelo comunitário religioso integrante do processo da imigração alemã no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Para alcançar os objetivos propostos neste estudo, analisam-se narrativas orais de sujeitos escolarizados entre as décadas de 1930-1970 e discursos veiculados pela revista infantil “O Pequeno Luterano”, no que tange ao conhecimento matemático e ao cálculo mental. Observou-se, assim, de que forma o aprendizado matemático mantinha relação com a realidade dos alunos de escolas luteranas situadas em zona rural. Para isso, foram abordados os conteúdos matemáticos da revista apresentados por meio de curiosidades e adivinhações, elementos que estimulavam o cálculo mental nas crianças ao instigá-las a participar de charadas e brincadeiras lúdicas. Ademais, as narrativas analisadas auxiliaram a compreender o uso da habilidade do cálculo mental no cotidiano, revelando um decréscimo desses saberes nas gerações mais jovens.<hr/>Abstract This paper intends to understand strategies of problem-solving by means of mathematical mental calculation and to observe the importance of these strategies in the learning disseminated in Lutheran community schools in Serra dos Tapes (Rio Grande do Sul, Brazil). These schools have been created based on a religious community design during German immigration in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. To achieve the purpose of this study, we looked at oral narratives from individuals educated between 1930 and 1970, as well as speeches published by the children’s magazine “O Pequeno Luterano” (The Little Lutheran), focused on mathematical knowledge and mental arithmetic. It was observed, hence, how mathematical learning was related to the reality of Lutheran students from rural areas. For that, we investigated mathematical contents published by the magazine as curiosities and guessing games, which stimulated mental arithmetic in children through quizzes and playful activities. Moreover, the narratives help understand the use of mental mathematical skills in the school routine, as well as revealed the decrease of such knowledge in the next generations. <![CDATA[Currículo, Educação Física e multiculturalismo: análise de um currículo ribeirinho colonizado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932019000200300&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O contexto de uma sociedade multicultural faz com que a escola abrigue um intenso cruzamento de culturas. No entanto, historicamente, esse cruzamento tem acontecido dentro de relações assimétricas de poder, nas quais os conhecimentos das culturas dominantes tendem a prevalecer sobre os conhecimentos da cultura popular, aflorando a necessidade de questionamentos em torno deste cenário. Esta pesquisa tem por objetivo analisar a Matriz Curricular para o Ensino Fundamental – anos finais (6° ao 9° ano) do componente Educação Física, do município de Cametá (Pará), proposta em 2017, pela Secretaria Municipal de Educação. A partir da análise do documento se buscam elementos que o caracterizam como um currículo colonizado, trazendo para a discussão e reflexão os princípios norteadores de um currículo multicultural, que valorize o patrimônio cultural corporal ribeirinho. A pesquisa é do tipo documental e está ancorada em uma abordagem qualitativa. Os resultados apontam a necessidade de construção coletiva e conflituosa de um currículo ribeirinho, que considere os saberes de um povo que tem sua produção cultural tecida no convívio com os rios e a floresta.<hr/>Abstract In multicultural societies, the school hosts a busy intersection of cultures. Historically, however, these crossings occurred within asymmetric relations of power, with dominant cultures’ knowledge usually prevailing over the knowledge of popular culture, stressing the need to question this scenario. This research analyzes the pysical education component of the Curricular Matrix for Elementary School - Final Years (6th to 9th year), from the city Cametá (Pará, Brazil) proposed in 2017 by the Municipal Education Secretariat. From the analysis of the document, we investigated elements that characterize it as a colonized curriculum, debating and reflecting on the guiding principles of a multicultural curriculum that values ​​the cultural-corporal heritage of the riverside. The results point to the need for a collectively constructed riverside curriculum that takes into consideration the knowledge of a people that has its cultural production woven with the conviviality with rivers and the forest. <![CDATA[A experiência e trajetória de gestão de Vital Didonet junto ao Ministério da Educação (1974-1990): construindo caminhos para a educação da primeira infância brasileira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932019000200318&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Discute-se, a partir da historiografia da política educativa, a experiência e trajetória de gestão de Vital Didonet entre os anos 1970 e 1990, objetivando acompanhar a sua trajetória político-educativa –, ou como se foi produzindo enquanto figura pública e intelectual na área da educação da primeira infância. Foram analisados documentos inexplorados e que se encontram nos arquivos da Coordenação de Educação Infantil no interior do Ministério da Educação. O recurso investigativo utilizado, partiu, portanto, da história da educação, enfatizando o âmbito da elaboração de políticas educativas e o acompanhamento da trajetória de Didonet junto à circulação de sujeitos nesse cenário. Esse conjunto analítico foi direcionado pela ótica nos momentos de “mudança” e/ou observável incremento nas ações governamentais, por meio de modificações na escrita de publicações oficiais do período e da área em questão ou nas maneiras de articulação com outros contextos, como o acadêmico, o da prática e do próprio âmbito público, considerando as instâncias de poder. Ainda que se note sua relevância como primeiro coordenador ao nível de Ministério da Educação, tem-se a raridade de pesquisas sobre a sua carreira e a trajetória da política educativa e/ou a história da Educação Infantil no período em discussão.<hr/>Abstract Considering the historiography of educational policy, this article discusses Vidal Didonet’s experience and trajectory in management from the 1970s to the 1990s, accompanying his political-educational path and focusing on how he constituted himself as a public and intellectual figure in the area of early childhood education. We analyzed unexplored documents belonging to the Coordination of Childhood Education archives. The analytical resource drew from history of education, emphasizing the development of public educational policies and looking at Didonet´s trajectory next to the circulation of different subjects within this scenario. This analytical set was centered on moments of change and/or observable increase in government actions, be it in official publications in this period and area, or in its ways of articulation with other contexts, such as the academic, the practical, and the public sphere one, considering the different levels of power. Despite his importance in the area as the first Coordinator in the Ministry of Education, there is scarce research about his career and the trajectory of educational policy or the history of early childhood education in the period.