Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação PUC-Campinas]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1519-399320190003&lang=pt vol. 24 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Educação e civilização]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932019000300339&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Civilização e habitus fronteiriço na obra de José de Melo e Silva]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932019000300351&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo visa refl etir sobre aspectos constituintesdo habitus fronteiriço a partir das obras “Fronteirasguaranis” e “Canaã do Oeste”, de José de Melo e Silva.As referidas obras integram o corpus historiográfi cosul-mato-grossense e revelam elementos integrantes doprocesso civilizador da fronteira Brasil-Paraguai. Utiliza-sea Teoria dos Processos Civilizadores, desenvolvida pelosociólogo alemão Norbert Elias, como aporte teórico.Habitus, entendido como segunda natureza, desenvolve--se no processo histórico-social que se constitui nodesenvolvimento das diversas sociedades marcadas porfi gurações interdependentes. Compreende-se que ohabitus fronteiriço criticado por Melo e Silva na década de 1930, revela aspectos da constituição e dos processos civilizadores da fronteira Brasil-Paraguai.Suas observações revelam as interdependências dos processos sociais e o caráter histórico e social daconstituição da identidade regional. Conclui-se que o processo civilizador fronteiriço está em curso eque as relações interdependentes entre brasileiros e paraguaios, descendentes guaranis, produziramum habitus distinto e característico da região.<hr/>Abstract In this article, the authors propose to discuss the constituent aspects of the frontier habitus from José de Meloe Silva’s “Guaraní Frontiers” and “West Canaan” books. These books are part of the historiographical corpusof the state of Mato Grosso do Sul (Brazil) and reveal elements that are part of the civilizing process of theBrazil-Paraguay border. The Theory of Civilizing Processes, developed by the German sociologist Norbert Elias,is used as a theoretical contribution. Habitus, understood as second nature, develops in the historical-socialprocess that is constituted in the development of the different societies marked by interdependent figurations. Itis understood that the frontier habitus criticized by Melo e Silva in the 1930s reveals aspects of the constitutionand civilizing processes of the Brazil-Paraguay border. His observations reveal the interdependencies of socialprocesses and the historical and social character of the constitution of the regional identity. It is concludedthat the frontier civilizing process is underway and the interdependent relations between Brazilians andParaguayans, both Guarani descendants, produced a distinct and characteristic habitus of the region. <![CDATA[Educação em comunidades amazônicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932019000300367&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo traz uma reflexão sobre a educação nascomunidades amazônicas, mais especificamentenaquelas localizadas às margens dos rios do Estado doAmazonas. A pesquisa está alicerçada na teoria de NorbertElias e no trabalho de campo de cunho etnográfi co. Osamazônidas representam uma miscigenação oriundade diferentes grupos étnicos e vivem em condiçõessui generis, adaptados ao clima quente e úmido eajustando-se às variações dos períodos de enchentee vazante do rio, e aos períodos da chuva e estiagem.Cultivam pequenos roçados para subsistência, praticamo extrativismo, organizam-se em atividade coletiva denominada de “puxirum”, cujo objetivo é a ajuda mútua, e têm acesso à educação institucionalizaadvinda das escolas de características urbanas. O conhecimento “tradicional” utilizado na vida diárianessas comunidades tem raízes nas culturas ancestrais dos povos indígenas, mas foi sendo ressignificado de forma interconectada aos processos de mudanças sociais. A educação escolarizadafaz parte desse arcabouço do conhecimento e nos últimos anos tem caminhado a passos largos nouniverso amazônico, muitas vezes sem valorizar o saber fazer do amazônida. O desafio na educação dascomunidades ribeirinhas é considerar a importância do conhecimento da vida diária e introduzi-lo noconteúdo da educação institucionalizada, pois foi ele, ao longo dos séculos, a permitir a manutençãoda vida desses grupos humanos no universo amazônico.<hr/>Abstract The article brings a reflection on education in the Amazonian communities, more specifically theriver-dwelling inhabitants living on the banks of the rivers of the State of Amazonas (Brazil). The researchis based on Norbert Elias’s theory and ethnographic fieldwork. The Amazonian population represents amixture of different ethnic groups and live in sui generis conditions, adapted to the hot and humid climateand adjusting to the variations of the flood and ebb periods of the river, to periods of rain and drought. Theycultivate small plots for subsistence, practice extractivism, organize themselves in a collective activity knownas ‘puxirum’ whose aim is mutual aid, and have access to the institutionalized education from schools withurban characteristics. The ‘traditional’ knowledge used in daily life in these communities has its roots in theancestral cultures of indigenous peoples, but has been interconnected with the processes of social change.Schooling is part of this framework of knowledge and in recent years has been striding in the Amazonianuniverse, and often without recognizing the traditional knowledge of the Amazonian people. The challengein the education of river-dwelling (ribeirinho) communities is to obtain the recognition of the importanceof their daily life knowledge and to introduce it to the content of institutionalized education, as it hasalready been done over the centuries, allowing the maintenance of the life style of these human groupsin the Amazonian universe. <![CDATA[O habitus social da Educação Infantil: processos de aprendizagem e de não aprendizagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932019000300385&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Although Norbert Elias did not explicitly addresseducational practice or the role of education in society,he was deeply interested in the development of the sociallearning processes of young children and adults. Thispaper will begin by looking at Elias’s relational perspectiveon childhood, focusing on the long-term individualcivilising processes that young children undergo asthey prepare for adulthood in complex societies. It willthen focus on two of the major psychoanalytic thinkersof the British object relations school, Donald Winnicottand Wilfred Bion, to understand how these processesof learning are sometimes ‘blocked’ by teachers indifferent institutions where it is assumed that pedagogyis predominantly a rational, conscious and deliberate process. I will argue that Elias’s distinctive approach to learning can be used to integrate the findingsof psychoanalysis, developing a relational sociology of Early Years Education that views schools asanxious institutions where young children have to exercise a more intensive and all-embracing controlover their emotions.<hr/>Resumo Embora Norbert Elias não tenha abordado explicitamente a prática educacional ou o papel da educaçãona sociedade, ele estava profundamente interessado no desenvolvimento dos processos de aprendizagemsocial de crianças e adultos jovens. Este artigo começará examinando a perspectiva relacional de Eliassobre a infância, enfocando os processos civilizatórios individuais de longo prazo pelos quais as criançaspequenas passam enquanto se preparam para a vida adulta em sociedades complexas. Em seguida, ele seconcentrará em dois dos principais pensadores psicanalíticos da escola britânica de relações objetais, DonaldWinnicott e Wilfred Bion, para entender como esses processos de aprendizagem são às vezes “bloqueados”por professores em diferentes instituições onde se pressupõe que a pedagogia seja predominantementeum processo racional, consciente e deliberado. O estudo conclui que a abordagem distinta de Elias para aaprendizagem pode ser usada para integrar as descobertas da psicanálise, desenvolvendo uma sociologiarelacional da Educação Infantil, que vê as escolas como instituições ansiosas nas quais as crianças pequenastêm de exercer um controle mais intensivo e abrangente sobre suas emoções. <![CDATA[A implantação das equipes de ajuda como estratégia para a superação do <em>bullying</em> escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932019000300397&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Os problemas de convivência na escola, em especialum tipo de violência caracterizado com bullying, têmsido notados pelas investigações atuais não pela suaocorrência cada vez maior, mas pela urgência de queo tema da convivência seja um valor presente nasinstituições educativas. Pouco se sabe ainda sobreo que a literatura internacional já tem comprovado:a importância da participação efetiva dos alunos nasolução dos problemas vivenciados. Assim, este artigoapresenta uma investigação de caráter exploratório cujo objetivo é investigar as possíveis diferenças na frequência das intimidações entre estudantes do EnsinoFundamental II em escolas onde foram implantados sistemas de apoio entre pares na percepção dosalunos. A amostra é formada por 270 adolescentes estudantes do sexto ao nono ano de duas escolasdo interior paulista em que se organizou um Projeto de Formação para a Convivência Ética junto aprofessores, equipe gestora e alunos dos colégios. O instrumento trazia 20 questões em que os alunosnão necessitavam se identificar, mas precisariam apontar se eram ou não membros das equipes deajuda. Os dados encontrados corroboram a necessidade de que alunos se sintam acolhidos, protegidose fortalecidos nas escolas, indicando que a presença de equipes de ajuda na escola pode promovera melhoria da convivência e, assim, a diminuição de possibilidades de intimidação.<hr/>Abstract The coexistence problems in school, especially a type of violence characterized as bullying have been calledattention of the current investigations not for the fact of its increase but for the urgency that the coexistencecould to be a value present in educational institutions. The international literature has shown the importanceof effective participation of the students in solving the problems of coexistence experienced, but little is knownabout these aspects. Thus, this article presents an exploratory research whose objective is to investigate thepossible differences in the frequency of bullying among elementary school students in schools where peersupport systems were implemented in students’ perceptions regarding before and after their implementation.The sample is formed by 270 teenagers from the sixth to the ninth grade of a school in the countryside ofSão Paulo in which a Training Project for Ethical Coexistence was organized with teachers, managementstaff and students. The instrument had 20 situations in which students did not need to identify themselves,but would need to point out whether or not they were members of the Help Teams or not. The data foundcorroborate the students need to feel welcomed, protected and strengthened in schools, pointing out thatthe presence of Help Teams in school can promote the improvement of coexistence and thus, reduce thepossibilities of intimidation. <![CDATA[Desempenho acadêmico no primeiro ano da graduação: o caso do curso de Estatística da Universidade Federal de Goiás]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932019000300411&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo se propõe a mapear o desempenhoacadêmico dos estudantes do primeiro ano do curso deEstatística da Universidade Federal de Goiás, em 2017.Para isso, foram analisados os históricos acadêmicos de todos os alunos que cursaram os dois primeiros semestres letivos com regularidade, sem abandonarou trancar o curso. Essa escolha foi feita para que se pudesse comparar o desempenho acadêmicodos alunos no primeiro e no segundo semestre. Os dados dos históricos foram analisados por meiode estatística descritiva para avaliar medidas de posição e dispersão. Testes não paramétricos foramaplicados para analisar a igualdade entre médias e medianas. Além disso, um modelo de regressãolinear simples permitiu fazer previsões da média do segundo semestre, tendo como variável preditoraa média do primeiro semestre. Como resultado, o estudo evidenciou uma significativa exclusão noprimeiro ano do curso, além de percentual importante de reprovação nos dois semestres letivos, nocaso dos estudantes que permaneceram na graduação.<hr/>Abstract The objective of this study is to map the academic performance of freshman students of Statistics at theUniversidade Federal de Goiás (Brazil) in 2017. For that, the academic records of all the students who enteredthe course and who regularly attended the first two semesters, without dropping or stopping out of college,were analyzed. This choice was made so that one could compare the students’ academic performance inthe first and second semester. Historical data were analyzed using descriptive statistics to evaluate positionand dispersion measurements. Nonparametric tests were applied to analyze the equality between averagesand medians. In addition, a simple linear regression model allowed to make predictions on the average ofthe second semester, having the average in the first semester as the predictor variable. As a result, the studyevidenced a significant exclusion in the freshman year of the Statistics course, in addition to a significantpercentage of failure in both semesters, in the case of students who remained in the undergraduate course. <![CDATA[Avaliação da Educação Superior: análise do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação nas universidades federais mineiras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932019000300425&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo traz uma análise do uso das Tecnologias daInformação e Comunicação nas universidades federais mineiras, considerando os últimos relatórios de autoavaliação institucional elaborados pelas ComissõesPróprias de Avaliação dessas instituições. Esses relatórios são desenvolvidos periodicamente seguindoas diretrizes da Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Além disso, contam coma participação de toda a comunidade acadêmica e têm como objetivo principal gerar informaçõespara tomadas de decisão de caráter político, pedagógico e administrativo. A partir dos estudosrealizados, ficou evidente que a participação de todos os segmentos é fundamental para a melhoriada instituição. No âmbito das Tecnologias da Informação e Comunicação, este estudo concluiu quecada instituição, devido às suas particularidades, deu prioridades diferenciadas tanto na questão dossistemas de informação quanto na infraestrutura tecnológica. Percebeu-se também a Educação àDistância como a área confluída das Tecnologias da Informação e das instituições de ensino diantedos diversos desafios a serem superados nessas universidades.<hr/>Abstract This article presents an analysis of the use of Information and Communication Technologies in the federaluniversities of the state of Minas Gerais (Brazil), considering the latest institutional self-assessment reportselaborated by the Self Evaluation Committees of these institutions. These reports are periodically developedfollowing the guidelines of the National Higher Education Evaluation System Act. In addition, they havethe participation of the entire academic community and its main objective is to generate information forpolitical, pedagogical and administrative decision-making. From the studies carried out, it was evidentthat the participation of all the segments is fundamental for the improvement of the institution. In thefield of Information and Communication Technologies, this study concludes that each institution, due toits particularities, has given differentiated priorities both regarding information systems and technologicalinfrastructure. Distance Education was also perceived as the confluence of Information Technologies andTeaching Institutions in the face of several challenges to overcome in these Universities. <![CDATA[O livro didático de educação física: uma leitura da produção acadêmica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932019000300445&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo do trabalho é reunir e interpretar a produçãoacadêmica (teses e dissertações) acerca do livro didáticode educação física. Focalizou-se o período entre 1987e 2018, utilizando as informações do Catálogo de Tesese Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamentode Pessoal de Nível Superior. A justificativa residena recente inclusão da educação física no ProgramaNacional de Livro e Material Didático e a necessidade deencontrarmos subsídios para o acompanhamento desseprocesso de implementação e os desdobramentos noâmbito da prática docente da educação física. Tendocomo referência o pragmatismo de Richard Rorty pararecontextualizar a produção e apresentar um novotexto, destacam-se a esperança e os receios presentes nas produções acadêmicas, com realce para um conjunto de trabalhos “exploradores do potencialdo livro didático” que possui esperança nas maneiras experimentais e humildes. Essa conjuntura detrabalho se diferencia de outro grupo (os “analistas de conteúdos”), crentes nas maneiras teóricasamplas de encontrar justiça e a verdade. Por fim, sugere-se outro ponto de vista aos professores deeducação física, para que possam receber os livros didáticos da área com afeição a uma esperançahumilde e experimentalista identificada, em especial, no grupo que será denominado “exploradoresdo potencial do livro didático”.<hr/>Abstract The objective of this study is to gather and interpret the academics production (thesis and dissertations)regarding the physical education textbook. The period investigated is between 1987 and 2018, using theinformation from the Thesis and Dissertations Catalog of the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoalde Nível Superior. The justification lies in the recent inclusion of physical education in the National Book andTeaching Material Program and in the necessity of finding subsidies for the follow-up of this implementationprocess and its developments within the scope of physical education teaching practice. Taking RichardRorty’s pragmatism as a reference for recontextualizing production and presenting a new text, the hopesand fears present in academic productions are highlighted, emphasizing a set of studies which exploredthe textbook potential that has hope in the experimental and humble ways. Unlike any other groups (thecontent analysts), who believe in the broad theoretical ways of finding justice and truth. Finally, anotherpoint of view for physical education teachers is suggested, so that they can accept the textbooks of the fieldwith an affective approach to a humble and experimentalist hope especially identified in the group thatwill be called the explorers of the textbook potential. <![CDATA[História da Educação Agrícola no Brasil: educação do campo versus educação ruralista]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932019000300463&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo desta pesquisa foi discutir a docência e aeducação no meio rural brasileiro à luz da História,evidenciando projetos antagônicos que disputarama hegemonia educacional e produtiva no campo.Resultante das pesquisas de pós-doutorado, a análiseé amparada na teoria e na metodologia materialistahistórica dialética e está inserida na área de Fundamentosda Educação e de suas subáreas: “História da educação”e da “Educação do campo”. O principal resultado doestudo aponta um dualismo histórico e estrutural da Educação Agrícola brasileira, em que a classe dominante ruralista impôs dois projetos: de um lado,uma educação elitista mais teórica, gerencial e de capatazia destinada aos filhos dos fazendeiros eaos seus gerentes; e, de outro, uma educação mais prática, “proletária” e alienada aos trabalhadores“braçais” agrícolas, o que refletiu na formação de professores e nos sistemas educacionais. Hoje, omeio rural conta com uma inovação, a “educação do campo”, que propõe romper com esse dualismohistórico por meio de uma solução libertadora, a qual defende os interesses dos “povos da terra”; nessaperspectiva, os camponeses, os ribeirinhos, os caiçaras, os indígenas e os demais trabalhadores ruraissão os protagonistas de seu futuro.<hr/>Abstract This article aims to discuss teaching and education in the Brazilian countryside, evidencing antagonistic projectsthat dispute educational and productive hegemony in the field. This is a result of a postdoctoral research,this analysis is supported by the dialectical historical materialist theory and methodology, and is inserted ineducation fundamental areas and subareas: “History of Education” and “Education in the Countryside”. Themain result of this study points to a historical and structural dualism in the Brazilian agricultural educationin which the dominant ruralist class imposed two projects: a theoretical, managerial, elitist education for thefarmers’ children and their managers, and a more practical, alienated “proletarian” education for agricultural“manual” workers, reflecting on teacher training and educational systems. Today, the rural world has aninnovation, the “Education in the Countryside” program, which proposes to break with this historical dualismoffering a liberating solution, defending the interests of the “workers of the soil”, in which peasants, riparians,natural hunters, natives and other rural workers are the protagonists of their own future. <![CDATA[Europeização: progresso e educação brasileira1]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932019000300477&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo, oriundo de uma pesquisa bibliográficade natureza exploratória com abordagem qualitativa,apresenta o conceito de “progresso” em seus diversossignificados, apresentados com semblantes e aparências,movidos pelo questionamento de como esse “progresso”se apresentou na educação brasileira em seu períodoformativo. Sendo assim, analisa-se o conceito de“progresso” para desvelar as suas mais diversas facetasao longo da história, com ênfase especial na escolapositivista de Comte, que foi muito influente no Brasil ecujo pensamento deu fundamento à noção de ordeme progresso que deveria guiar as instituições de ensinono País segundo seus seguidores. Aponta-se entãoquais foram as bases intelectuais, de acentuado caráter positivista, sobre as quais se construiu a educação no Brasil. Na sequência, aborda-se a perspectivacrítica de Adorno sobre o “progresso”, o que nos permite apresentar a historicidade do conceito e ver deque maneira ele está indissociavelmente atrelado às próprias relações de poder que fundamentarama sua difusão progressiva nos séculos XVIII e XIX.<hr/>Abstract In this article, which is based on an exploratory bibliographical research with a qualitative approach, it ispresented the concept of progress in its various meanings, with its semblants and appearances, driven bythe questioning of how this progress has been presented in the Brazilian education in its formative period.Thus, the concept of progress is analyzed in order to reveal its many facets throughout history, with a specialemphasis on the positivist school of Comte, which was very influential in Brazil and whose thinking gave riseto the notion of order and progress that should guide the educational institutions in the country, accordingto its followers. It is then pointed out their intellectual bases, which were of solid positivist character, on whicheducation was built in the country. In the sequence, Adorno’s critical perspective on progress is approached,which allows us to historicize the concept and to see how it is inextricably linked to the very relations of powerthat underpinned its progressive diffusion in the eighteenth and nineteenth centuries. <![CDATA[Qualificação profissional e as políticas educacionais para a juventude no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932019000300497&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo pretende discutir as proposições de políticaseducacionais para a juventude brasileira, especialmenterelacionada à expansão da Educação Profissional quepodem ser notadas no Plano Nacional de Educação(2014-2024) e na atual reforma do Ensino Médio. Comoreferencial teórico, foram utilizadas as análises situadasno campo do materialismo histórico e dialético de basemarxista, à luz das categorias analíticas de “Estado”, combase em Engels e Mészáros, da relação entre “trabalho”e “educação”, segundo Saviani, e de “classe social” fundamentada em Marx e Mészáros. Entende-se que a Educação Profissional pensada a partir daanálise das legislações e políticas educacionais adotadas apresenta complexos problemas no quesitodo papel do Estado para com a sua oferta e qualidade. Além disso, essa modalidade de educação temperpetuado o dualismo histórico na educação, que oferta uma formação prática para a juventudede origem trabalhadora e destina uma formação mais ampla possível para a juventude oriunda dasclasses dirigentes. Para fundamentar essas hipóteses, recorreu-se à pesquisa documental, utilizandoa Lei n°13.415/2017 da reforma do Ensino Médio e o Plano Nacional de Educação (2014-2024), bemcomo a revisão de literatura a partir de autores como Frigotto, Krawczyk, Adrião e Pinto, Bezerra eAraújo, entre outros, que contribuem para as reflexões e contextualizações acerca da relação entreeducação, Estado, sociedade e mercado.<hr/>Abstract This article is intended to discuss educational policy proposals for the Brazilian youth, especially related tothe expansion of professional education that can be noticed in the National Education Plan (2014-2024)and in the current high school reform, based on theoretical analyzes in the a field of historical and dialecticalmaterialism with a Marxist basis, in the light of the State’s analytical categories, based on Engels and Mészáros,on the relation between work and education, according to Saviani, and on social class based on Marx andMészáros. It is understood that professional education, based on the analysis of the adopted educationallegislation and policies, presents complex problems in relation to the role of the State in terms of supply andquality, as well as perpetuating the historical dualism in education, offering practical training for youngpeople of the working class and provides a broader education for young people of the ruling classes. Inorder to justify these hypotheses, a documental research was performed, using Law 13415/2017 of the highschool reform and the National Education Plan (2014-2024), as well as literature review from authors suchas Frigotto, Krawczyk, Adrião and Pinto, Bezerra and Araújo, among others, that contribute to the reflectionsand contextualizations about the relation between education, State, society and market.