Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação PUC-Campinas]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1519-399320200001&lang=es vol. 25 num. lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Full-time high school: A bet on teaching quality?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932020000100200&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo se propõe a discutir as principais legislações concernentes ao Ensino Médio no Brasil do século XXI, com prioridade nas legislações e políticas públicas que têm como foco a Educação Integral e(m) Tempo Integral na perspectiva de aumento da qualidade educacional. O Programa Ensino Médio Inovador criado pela Portaria n°971 de 2009, no contexto da implementação das ações voltadas ao Plano de Desenvolvimento da Educação, incentivou a criação do Ensino Médio Inovador por parte da Secretaria de Estado de Educação do Estado do Rio de Janeiro, sendo este estado o objeto de estudo. A pesquisa é de cunho qualitativo. Apoiada na análise documental, ela contempla os documentos orientadores do Programa Ensino Médio Inovador e do Ensino Médio Inovador e suas normativas legais. Os referenciais teóricos utilizados foram Amaral e Oliveira, Cavaliere, Cury, Dourado e Oliveira, Coelho e Hora, entre outros autores que contribuíram para o entendimento sobre qualidade da educação e Ensino Médio. Com esse referencial, realizou-se uma investigação empírica em uma escola pública na região metropolitana do estado do Rio de Janeiro junto aos gestores escolares. Como achados da pesquisa, há ganhos qualitativos em fatores essenciais como a gestão escolar, as condições docente e discente e a melhoria da estrutura física e dos recursos pedagógicos. Também desafios foram apontados na execução dessa política no estado do Rio de Janeiro, como a crise financeira que atingiu o estado em 2016, ocasionando uma descontinuidade do projeto original.<hr/>Abstract This article discusses the main High School laws in the 21st century in Brazil, giving priority to laws and public policies that focus Full-time Education with view at increasing educational quality. The Innovative High School Program) created by Ordinance no. 971 in 2009, within the framework of the implementation of actions geared to the Education Development Program encouraged the creation of the Innovative High School by the Rio de Janeiro State Department of Education. The latter was our study object. The investigation is of a qualitative nature based on document analyses; it covers the Innovative High School Program guiding documents and the Innovative High School’s legal norms. The theoretical references used were: Amaral and Oliveira, Cavaliere, Cury, Dourado and Oliveira, Coelho and Hora among other authors who contributed to the understanding of the quality of education and high school education. With such references’ background, an empirical investigation was conducted with school principals in a public school in the metropolitan region of Rio de Janeiro State. The survey’s outcome indicates qualitative gains in essential factors such as school management, teaching and student conditions and the improvement of the physical structure and pedagogical resources. However, challenges were also pointed out in connection with the implementation of this policy in the State of Rio de Janeiro such as the financial crisis that hit the State of Rio de Janeiro in 2016 causing a discontinuation of the original project. <![CDATA[Curricular changes in High School Education from Law n°13.415/2017: Perception of High School Students]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932020000100201&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente artigo objetiva problematizar as mudanças curriculares que a Lei n°13.415/2017 impõe ao Ensino Médio brasileiro, assim como verificar a percepção que estudantes secundaristas, da Escola Estadual Dr. Augusto Duprat na Cidade do Rio Grande (RS), têm sobre essas mudanças. A base empírica foi construída a partir de uma investigação dissertativa de cunho qualitativo, contando com a participação de 61 alunos de 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio. Como procedimento para produção de dados, formaram-se 4 grupos focais, um com cada turma da escola; ademais, também foi aplicado um questionário fechado. Para a análise dos dados utilizou-se a metodologia de análise do conteúdo, a partir de 4 categorias estabelecidas a priori, sendo o presente trabalho produto de uma dessas categorias. A partir da análise dos dados, aponta-se um discurso reprobatório por parte dos estudantes, no que se refere à determinação de dispor de Língua Portuguesa e matemática como únicas disciplinas obrigatórias nos três anos de Ensino Médio. Os estudantes também discordaram da proposta de tornar uma percentagem do Ensino a Distância, afirmando que atualmente o ensino é precário e que essas disposições iriam fragilizá-lo ainda mais. Nas falas, identificou-se também uma associação da retirada de disciplinas como Filosofia e História com intenções governamentais de controlar a população. Por fim, considera-se fundamental que os jovens sejam ouvidos, visto que são os sujeitos do Ensino Médio os mais afetados com essas mudanças.<hr/>Abstract The present article addresses the curricular changes set out by Law n°13.415/2017 regarding Brazilian High School, and seeks to verify the perception that secondary school students of the State School Dr. Augusto Duprat of the City of Rio Grande, State of Rio Grande do Sul (Brazil), have about the changes proposed in the Law. The empirical basis was acquired from a qualitative thesis investigation, with the participation of 61 students of the 1st, 2nd and 3rd year High School. As a procedure for data production, four focus groups were formed, one for each class of the school; moreover, a closed questionnaire was applied. For the analysis of the data the methodology of content analysis, from four categories established a priori was used; the present work derives from one of those categories. Based on the data analysis, a students’ rejection discourse was identified, with regard to the determination of setting Portuguese and Mathematics as the only obligatory disciplines in the three years of secondary education. In addition, students disagreed with the proposal to include a percentage of e-learning in the school program; they also indicated that teaching is currently precarious and that such provisions would further weaken it. In the statements voiced by the students, an association between the withdrawal of disciplines like philosophy and history with government intentions to control the population was also detected. Finally, it is fundamental to listen to these young people, since they are the subjects of High School and the most affected by these changes. <![CDATA[School trajectories in integrated High School Education: An analysis of the attribution of meanings of young students through thematic oral history]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932020000100202&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo se insere na problemática dos desafios atuais do Ensino Médio brasileiro no que concerne à relação distanciada de muitos jovens frente à escola, marcada por tensão e altos índices de desistência dos estudantes. Nesta pesquisa entrevistamos 11 estudantes do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul - Coxim, dos quais 4 foram selecionados para este artigo. A instituição foi selecionada por apresentar boa infraestrutura, docentes com alto nível de escolaridade e, em contraponto, altos índices de desistência escolar. O objetivo do estudo foi conhecer as trajetórias escolares dos jovens estudantes, bem como analisar os sentidos atribuídos à experiência escolar no Ensino Médio Integrado da instituição. As narrativas foram analisadas de forma descritiva, com base na metodologia da História Oral Temática, através da qual se estabeleceu um diálogo entre as falas dos estudantes e os interlocutores teóricos. Entre os estudantes desistentes, pôde-se observar a dificuldade de conciliação entre escola e trabalho, o desejo da independência financeira, a timidez e o excesso de reprovações. Também se observou trajetórias de êxito de estudantes ligados a iniciativas de ensino diferenciadas, embora com o reconhecimento do cansaço gerado pelas atividades escolares. Os resultados sinalizam a necessidade de ouvir e reconhecer as particularidades dos estudantes do Ensino Médio.<hr/>Abstract This article stems from the current challenges of Brazilian high school regarding the distant relationship of many young people with school, marked by tension and high students dropout rates. In this investigation we interviewed 11 students from Instituto Federal do Mato Grosso do Sul - Coxim Integrated High School, of whom, we selected 4 for this article. The institution was selected because of its good infrastructure, teachers with a high level of education and, in counterpoint, high dropout rates. The objective of this study was to understand the young students’ school trajectories, as well as to analyze the meanings attributed to the school experience in the integrated High School of the institution. The narratives were reviewed in a descriptive way, based on the methodology of thematic oral history, through which we established a dialogue between the students' narratives and the theoretical interlocutors. Among the dropping out students, we could observe the difficulty in balancing school and work; the desire for financial independence; the shyness and the excess of failures. We also observed successful trajectories of students in this institution, in connection with differentiated teaching initiatives, although recognizing the fatigue generated by school activities. The results indicate the need to listen and recognize the peculiarities of High School students. <![CDATA[The Technical Courses Integrated from Federal Institute of Mato Grosso do Sul (Brazil)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932020000100203&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo tem como objetivo analisar a constituição dos Cursos Técnicos Integrados de Nível Médio no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Campo Grande, no período de 2011 a 2015. Trata-se de estudo qualitativo, que tem como metodologia a análise documental, o uso de questionários e a entrevista semiestruturada. A pesquisa é norteada pela relação entre trabalho e educação, por meio das categorias de análise propostas por Petitat (espaço, tempo e conteúdos). Os sujeitos da pesquisa foram 20 estudantes egressos, 19 docentes e 1 diretor, os quais participaram dos 3 cursos (Informática, Eletrotécnica e Mecânica). Constatou-se que, apesar da existência da proposta de integração, a dualidade histórica não foi totalmente superada, pois, segundo os egressos dos cursos, nem sempre ocorre integração entre as unidades curriculares; além disso, na percepção da maioria, a referida integração ocorre apenas de forma parcial. Somente um quarto dos sujeitos afirmou perceber a integração, de acordo com a constatação de que 57,8% dos docentes compreendem a concepção de integração do Ensino Médio com a Educação Profissional com vistas ao desenvolvimento integral dos estudantes. Com isso, sinaliza-se que há aspectos a serem aprimorados pela comunidade acadêmica.<hr/>Abstract This article aims to analyze the development of mid-level integrate technical courses in the Federal Institute of Mato Grosso do Sul, Campo Grande Campus, from 2011 to 2015. It is a qualitative investigation using a documental analyzes methodology, a questionnaire and semi-structured interviews. The investigation is based on the relationship between work and education, using the analyses categories indicated by Petitat: Space, Time and Contents. The subjects of the investigation were twenty former students, nineteen educators and one director who participated in three courses (Data Processing, Electrotechnology and Mechanics). It was observed that, despite the integration proposal, the historical duality has not been completely overcome since, according to students who completed the courses, not always integration occurs among the curricular unities, and the majority of the students feels that the integration mentioned is only partial. Only a quarter of the subjects could perceive this integration, considering that only 57,8% of the educators understand the conception of high school integration with professional education with view at providing a full development of the students. Therefore, there are aspects to be improved by the academic community. <![CDATA[High School Reform: Setback in Brazilian Educational Policies]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932020000100204&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente artigo é um ensaio que tem por objetivo refletir o contexto da reforma do Ensino Médio, implantada no Brasil por meio da Lei n°13.415/2017 e os seus impactos na formação docente, visando levantar discussões, estudos, diálogos e evidências que possam levar à reflexão acerca das políticas de formação dos professores vinculadas ao modelo de gerenciamento empresarial que vem sendo recentemente aplicado à educação. Constata-se, neste estudo, que essas políticas reformistas não estão comprometidas com a luta dos trabalhadores da educação e não propõem uma qualidade social. A reforma do Ensino Médio é vista neste estudo como um mecanismo de reprodução quando analisada à luz dos referenciais teóricos de Bourdieu e Passeron. Apontam-se, ainda, encaminhamentos que busquem o fortalecimento das estratégias de resistência dos profissionais docentes e a constante luta em prol do compromisso com as classes populares e/ou com quem precisar fazer uso da Educação Pública brasileira. A pesquisa se inspira na investigação temática, embasada em Freire, que se caracteriza pela leitura e análise crítica da realidade, bem como pela elaboração de propostas de ação, considerando que as políticas de formação docente deverão partir das necessidades dos educadores e da leitura crítica da realidade, a fim de que estes possam construir uma trajetória emancipatória, num processo permanente de reflexão-ação-reflexão.<hr/>Abstract This article is an essay that aims to cause a reflection about the High School reform, implemented in Brazil through Law number. 13.415/2017 and its impacts on teacher training, with view at arising discussions, studies, dialogues, and evidence that may lead to reflections on teacher training policies currently linked to the business management model that has recently been implemented in education. This study shows that these reformistic policies are not committed with the struggle of education workers and do not propose a social quality. High School reform is seen in this study as a reproductive mechanism when reviewed in the light of Bourdieu and Passeron's theoretical references. This study also points out referrals that seek the strengthening of the resistance strategies of professional teachers and the continuous struggle to be committed with the underprivileged classes and/or with those who need to make use of public education in Brazil. Our investigation is inspired on thematic research, based on Freire, that features the reading and critical analysis of reality, as well as by the development of action proposals, considering that teacher training policies must start from the demands of educators and the critical understanding of reality, so that educators may build an emancipatory trajectory in a permanent process of reflection-action-reflection. <![CDATA[Science of Space without Space: Geography discipline and High School reform in Brazil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932020000100205&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O objetivo deste artigo é analisar as implicações da reforma do Ensino Médio sobre a disciplina Geografia e os seus desdobramentos para a sociedade brasileira. Os procedimentos metodológicos utilizados são de natureza bibliográfica e documental, com destaque para as análises da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n°9.394/1996) e da Lei n°13.415/2017, que disciplinou a reforma do Ensino Médio. Os resultados da pesquisa ressaltam que a disciplina Geografia compunha a estrutura curricular da Educação Básica brasileira mesmo antes da conformação da Geografia científica, com forte articulação com interesses estatais e elitistas, o que não se repete na atualidade, no âmbito da reforma do Ensino Médio, que promove a fragilização dessa disciplina na Educação Básica, representando um claro desacordo entre os poderes elitistas e os caminhos seguidos pela disciplina Geografia nos últimos anos. As implicações dessa reforma em relação à disciplina Geografia devem ocasionar, entre outras consequências, perdas na formação voltada à construção de um sujeito social complexo atuante no âmbito profissional e também em outras esferas da vida social.<hr/>Abstract The objective of this article is to analyze the impact of High School reform on the geography discipline and its reach in the Brazilian society. The methodological procedures used are based on bibliography and documents, highlighting a review of the Education Guidelines and Base law (Law n.9.394, dated December 20, 1996 and Law n.13.415, dated February 16, 2017) that ruled on the High School reform. The outcome of this investigation emphasizes that the geography discipline composed the curricular structure of basic education in Brazil, even before the development of scientific geography, with strong articulation with elitist and government interests, which will not occur any more in the framework of the High School reform. The reform fosters a disruption of this subject in basic education, representing a clear disagreement between elitist power and the pathways taken by this discipline in recent years. The implications of this reform in relation to the geography discipline include, among other consequences, losses in education aimed at the construction of a complex social subject active in the professional set up and also in other spheres of social life. <![CDATA[Secondary School Reform: Old problems and new changes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932020000100206&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente estudo objetiva apresentar uma retomada cronológica das mudanças ocorridas no Ensino Médio brasileiro, bem como discutir a atual Reforma Educativa, a partir da Lei nº 13.415, de 16/02/2017 e da Base Nacional Comum Curricular. O problema foi pensado por meio da pergunta: alterações do Ensino Médio são suficientes para qualificar a educação ao menos deste nível de ensino? A hipótese do texto é de que não há Reforma que qualifique um nível de ensino sem que se leve em consideração a correlação com outros níveis, neste caso, o Ensino Fundamental e o Ensino Superior. O método utilizado consistiu em pesquisa bibliográfica e documental, sobretudo o exame da legislação que trata do Ensino Médio, mas também pesquisa qualitativa no que diz respeito ao exame de posições de autores que tratam do tema. A singularidade do artigo está na necessidade de se pensar uma Reforma ampla e não de apenas um nível de ensino. Como resultados, argumenta-se que a proposta de Reforma do Ensino Médio, operacionalizada pela Lei n°13.415 de 16/02/2017, não oferece possibilidade de qualificação do Ensino Médio por desconsiderar outros níveis de ensino, além das interferências na estrutura das provas dos vestibulares de universidades estaduais, confessionais e privadas, adequando-a às competências e habilidades; a alteração sobre o entendimento em relação à formação docente e, por fim, a transparência nas parcerias entre os sistemas de ensino, instituições de educação e o Ensino a Distância.<hr/>Abstract This paper addresses the background of the different changes that occurred in the Brazilian secondary school with a discussion on the current educational reform, starting with Law n°13,415 of 02/16/2017 and the Common National Curricular Basis. The paper’s topic was thought based on the question: are the secondary school changes sufficient to qualify education at least at this level? The hypothesis is that there is no Reform that qualifies one level of education without taking into account correlation with the other levels, in this case primary school and higher education. The method adopted was based on literature review and documental survey, especially the examination of the legislation concerning Secondary School but also on qualitative investigation regarding a number of authors’ opinion on the matter. The uniqueness of this essay stems from the need to think of a broad Educational Reform that is not limited by one level of education. As a result, it is argued that the proposal of Secondary School Reform according to Law N°13,415, dated 02/16/2017, does not offer the possibility of qualifying the Secondary School because it disregards the other levels of education, and, in addition, it interferes with the entrance exam structure of state, confessional and private universities, thereby adjusting those exams to their competence and abilities; it changes the understanding regarding teacher’s education and lastly, the partnership transparency between teaching systems, teaching institutions and distant learning. <![CDATA[The absence and the vacuum<em>:</em> Environmental Education in the 21<sup>st</sup> Century and the Brazilian New High School Law]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932020000100207&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo tem como objetivo analisar a Educação Ambiental junto ao Ensino Médio brasileiro no século XXI. Na mudança legislativa ocorrida em 2017, pode-se perceber que os antigos componentes curriculares foram agrupados por áreas de conhecimento. Diante disso, analisaremos o papel que a Educação Ambiental teria nessa nova conjuntura, na qual é notada uma espécie de ausência ou enfraquecimento da área. A partir de então procurou-se entender os motivos que levaram a essa situação, encontrando um vácuo de políticas públicas em Educação Ambiental desde 2012. A proposta aqui apresentada tem a intenção de entender essa ausência e esse vácuo dentro de uma análise histórica da Educação Ambiental e da legislação educacional brasileira no século XXI. Para compor a investigação, foram utilizados como fontes a Nova Lei do Ensino Médio, a Base Nacional Comum Curricular, além de outros documentos sobre a Educação Ambiental, como a Política Nacional de Educação Ambiental, o Programa Nacional de Educação Ambiental e acordos nacionais e internacionais. Também, como base de interpretação dos resultados foram utilizados autores da área de Educação Ambiental ou sobre Epistemologia Ambiental. O método utilizado foi a pesquisa documental e análise qualitativa, tendo como parâmetro de investigação o campo ambiental e o campo das políticas públicas. Enquanto resultado, espera-se mostrar a ausência de novas políticas para a Educação Ambiental, tendo em vista os desafios educacionais para o século XXI.<hr/>Abstract This article aims to discuss environmental education in the 21st century as approached by the Brazilian New High School Law. In the legislative change that occurred in 2017, we can see that the former curriculum components have been grouped by knowledge areas. Within this framework, we reviewed the role that environmental education will have in this new scenario, in which we observe the absence or weakening of that discipline. We tried to understand the reasons that led to the vacuum of public policies in environmental education occurring since 2012. This paper’s objective is to understand this absence and vacuum in the framework of a historical analysis of environmental education and education legislation in the 21st century. Our investigation was based on such sources as the New High School Law, the Common National Curriculum Base, besides other documents about environmental education, like the National Environmental Education Policy, the National Environmental Education Program, and national and international agreements on the subject. Also, as a basis for interpretation of the results we utilized some authors in environmental education or about environmental epistemology. The method used was documentary survey and qualitative review, having as a parameter of investigation environment and public policies. As to results, we expect to show the absence of new policies for environmental education, considering the educational challenges for the 21st century. <![CDATA[Secondary Education in indigenous schools in the state of <em>Paraná:</em> Current perspectives for intercultural education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932020000100208&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Os estudos sobre a educação escolar indígena foram incrementados nos últimos anos a partir da expansão do Ensino Superior, com a criação das Licenciaturas Interculturais por meio do Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Indígenas, e outras formas para o acesso de indígenas às universidades. Destacam-se também, as experiências de programas governamentais que ampliaram as políticas de diversidade, inclusão social e valorização da educação escolar indígena em todo o País. No estado do Paraná, um importante avanço foi a criação de uma política de vagas suplementares para ingresso de indígenas nas universidades públicas, e a estadualização das escolas indígenas em 2009, com a expansão da Educação Básica nas comunidades. Reconhecendo os avanços nas políticas de formação destinadas aos povos indígenas, por meio de estudo documental, neste texto são discutidas as perspectivas atuais para o Ensino Médio. Observam-se poucos progressos em relação a esta etapa, que requer ações específicas e diferenciadas, interculturais e bilíngues, visando à inovação e à melhoria, em atendimento aos anseios dos povos e jovens indígenas.<hr/>Abstract Studies on indigenous school education have grown in recent years after the expansion of higher education, with the creation of intercultural graduation through a Support Program for Higher Education and Indigenous graduates, and other forms to facilitate indigenous students’ access to universities. The experience with governmental programs is also noteworthy; they have expanded the policies of diversity, social inclusion and valorization of indigenous school throughout the country. In the State of Paraná (Brazil), an important step forward was the creation of a policy of additional vacancies, for the entry of indigenous people into public universities and the transfer of indigenous schools to the State administration in 2009, with the expansion of the Basic Education program in the communities. Acknowledging the advances in development policies focused on indigenous people, this paper discusses, through a documentary study, the current perspectives for high school education. There is little progress in this level of education, which requires specific and differentiated, intercultural and bilingual actions aimed at innovation and improvement of education, to meet the aspirations of indigenous youngsters and indigenous people. <![CDATA[Function of Youth and Adult Education in prisons]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932020000100209&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A Educação de Jovens e Adultos visa garantir três funções: reparadora, equalizadora e qualificadora. No contexto das prisões, ela inclui outros aspectos que se articulam às funções da Educação Básica, discutidos neste artigo a partir das seguintes questões de pesquisa: quais são as funções atribuídas por lei à Educação Básica nas prisões e como a área científica discute a Educação de Jovens e Adultos ofertada às pessoas em privação de liberdade? As pesquisas científicas em prisões realizadas pelos pesquisadores Marc de Maeyer, Elionaldo Julião, Elenice M.C. Onofre, Roberto da Silva e Augusto Thompson nos auxiliaram nas respostas às questões iniciais. A fundamentação teórica sobre Educação de Adultos foi subsidiada por Paulo Freire, e, para compreensão e análise dos processos de ensino e de aprendizagem, apoiamo-nos na Teoria Histórico-Cultural de Lev Vigotsky. Os resultados indicaram que a Educação Básica nas prisões brasileiras sofre a influência da cultura prisional, que cria entraves à prática educativa, e, ao mesmo tempo, a condição de confinamento amplia suas funções. A Educação Básica nas prisões pode alcançar os seguintes objetivos: inserir as pessoas em privação de liberdade em processos de humanização, instrumentalizá-las, reconciliá-las com os estudos, fortalecer a autoestima, colocá-las em contato com referenciais do mundo externo à prisão, formar a cidadania ativa, inseri-las em processos de formação continuada, além de ser uma oportunidade para a (re)construção de planos de vidas.<hr/>Abstract Youth and Adult Education aims to guarantee three functions: the restorative, equalizing and qualifying. In the context of prisons, such education includes other aspects that are articulated to the functions of Basic Education, discussed in this paper, based on the following investigation questions: Which are the functions assigned by law to Basic Education in prisons and how does the scientific area discuss the education of youth and adults offered to people in deprivation of liberty? The scientific research accomplished by the researchers: Marc de Maeyer, Elionaldo Julião, Elenice M. C. Onofre, Roberto da Silva and Augusto Thompson helped us to answer the initial question. The theorical fundamentals of Adult Education was supported by Paulo Freire’s and for the understanding and the analysis of the teaching and learning processes we based ourselves on the Lev Vigotsky’s Cultural-Historical Theory. The results indicated that Brazilian Basic Education in the prisons is influenced by the prison culture that creates obstacles to the educational practices and, at the same time, the confinement condition expands its functions. Basic Education in prisons can achieve the following functions: to place people deprived of their liberty in humanization processes, to instrumentalize them, to reconcile them with their studies, to strengthen their sef-esteem, to put them in touch with references from outside the prison, forming active citizenship, insertiing them in continuing education processes; this is also an opportunity for the (re)construction of their life plans <![CDATA[The High school in southern Brazil<em>:</em> Urgency of the present time]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932020000100210&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo tem como objetivo compreender aspectos do Ensino Médio no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. A discussão foi realizada com base em indicadores educacionais associados à qualidade social, com destaque aos relacionados à natureza da matrícula e ao trabalho docente. A análise explicita um contexto distante do proposto nas metas 3, 17 e 18 do Plano Nacional de Educação (2014-2024) e evidencia, nos três estados da Federação, desafios relacionados à universalização do acesso e às condições de trabalho do professor do Ensino Médio. Sugere-se que o problema da qualidade social do Ensino Médio não se resolverá com a flexibilização curricular proposta na Lei n°13.415/2017. A qualidade social reivindica, além de uma mudança curricular na perspectiva da formação integral, a universalização do acesso, mormente aos jovens de 15 a 17 anos, e a transformação da docência em uma profissão socialmente atraente. Há dimensões negligenciadas nos três estados da região do Sul do Brasil, destacadas nos Planos Estaduais de Educação (2015-2024) e subestimadas pelos defensores da reforma.<hr/>Abstract The article objective was to understand aspects of high school in Rio Grande do Sul, Santa Catarina and Paraná (Brazil). The discussion was based on educational indicators associated with social quality, especially the kind of registration and teachers’ work. The review reveals a context far from the goals 3, 17 and 18 proposed in the National Education Plan (2014-2024) and evidences the challenges in the three Brazilian States related to the universalization of access and working conditions of high school teachers. The review suggests that the problem of high school social quality will not be solved with the curricular flexibilization proposal of law 13,415/2017. Social quality claims, besides a curriculum change aiming at integral education, the universalization of access, especially for 15 to 17 years youth, and the transformation of teaching in a socially attractive profession. There are dimensions neglected in the three States of southern Brazil, prominent in the States education plans (2015-2024) and underestimated by the reform advocates. <![CDATA[Full-time secondary school<em>:</em> perspectives for its implementation in accordance with bill 13.415/2017]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932020000100211&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O Ensino Médio foi alvo de intensos debates em função da edição da Medida Provisória 746/2016 que institui a “Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral”. Mesmo sob protestos de estudantes e educadores brasileiros contrários à uma reforma sem a necessária consulta à sociedade, a Medida Provisória nº746 foi aprovada em 16 de fevereiro de 2017 e transformada na Lei nº13.415. Para contribuir com essa discussão, o presente artigo tem como objetivos analisar as mudanças mais impactantes da Lei nº13.415 para a organização do Ensino Médio e discutir as perspectivas e desafios para a sua implementação, considerando o que está proposto na Política de Fomento que compõe a Lei. Como abordagem metodológica procedeu-se uma análise documental, tendo como principais fontes a Lei nº13.415; a Medida provisória nº746 e a Portaria nº1.145, de 22 de setembro de 2016, que institui o Programa de Fomento à Implementação de Escolas em Tempo Integral. Após as análises, concluiu-se que é questionável se essa reforma oferecerá as condições necessárias para promover o direito de todos os estudantes do Ensino Médio a uma escola de tempo integral, na medida em que o Programa não considera as condições efetivas dos jovens para fazer suas escolhas quanto aos aspectos flexibilizados pela Lei e não garante os recursos necessários para universalizar as escolas de tempo integral, podendo levar ao aprofundamento das desigualdades que historicamente marcam a educação brasileira.<hr/>Abstract Secondary school was the subject of intense debate due to the edition of the Provisional Measure 746 of 2016, that instituted the “Policy to Promote the Implementation of Full-Time Secondary School”. Even under the protests of Brazilian students and educators who opposed such a reform without the necessary consultation of society, the Provisional Measure No. 746 was approved on February 16, 2017 and was then turned into Bill 13,415. To contribute to this discussion, this article aims to analyze the most striking changes in Bill 13,415 for the organization of secondary education and discuss the perspectives and challenges for its implementation, considering what is proposed in the Development Policy that is part of the Bill. As a methodological approach, a documentary analysis was carried out, using as main sources the Bill 13,415, PM No. 746, and Ordinance No. 1,145, dated September 22, 2016, which establishes the Program to Promote the Implementation of Full-Time Schools. After the analysis, we conclude that it is questionable whether this reform will promote the necessary conditions to provide all secondary school students with full-time school, since it does not consider the effective conditions of youngsters to make their choices in terms of the aspects made flexible by Bill 13,415, it does not guarantee the necessary resources to universalize full-time schools, and thus it may in fact lead to the deepening of the inequalities that historically mark Brazilian education. <![CDATA[Crossing time: Narratives of a literacy teacher’s trajectory]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932020000100300&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo apresenta a história acadêmica e profissional de uma professora que trabalhou durante muitos anos em classes de alfabetização na rede pública municipal de ensino em Vila Velha (ES). Propõe, a partir de narrativas, desenvolver uma compreensão ativa e responsiva a respeito das transformações pelas quais passou a professora em relação às políticas, especialmente em relação aos programas de formação continuada de professores alfabetizadores, organizados no âmbito educacional, sob a justificativa de que minimizariam os problemas de aprendizagem das crianças que frequentavam/frequentam as salas de aula de alfabetização. Utiliza a abordagem qualitativa de pesquisa por meio da narrativa como fonte e método de investigação científica. Fundamenta-se na perspectiva bakhtiniana de linguagem, especificamente na noção de evento, que evidencia o ser no mundo a partir de uma consciência que se constitui na relação com o universo sociocultural. Conclui que o processo de compreensão ativa e responsiva por meio da escrita-evento, que se dá no ato de narrar sua história profissional em um processo de reflexão e diálogo, pode contribuir para a constituição do professor/sujeito de seu trabalho à medida em que desenvolve um posicionamento fundamentado em análises críticas sobre o fazer do processo ensinoaprendizagem com vistas à tomada de decisões, tendo como foco a criatividade e a inventividade que envolvem os atores do ato educativo.<hr/>Abstract The article presents the academic and professional history of a teacher who worked for many years in literacy classes in the municipal public school system in the city of Vila Velha (ES). Based on narratives, the text aims to develop an active and responsive understanding of the transformations that the teacher has gone through in relation to policies. In particular, it focuses on the continuing education programs for literacy teachers, which were organized in the educational field and defended as a way of minimizing the learning problems of children who attend / attended literacy classrooms. The research has a qualitative approach, using narratives as a source and method of scientific investigation. It is based on the Bakhtinian perspective of language, specifically on the notion of event, which understands being in the world by focusing on a consciousness that is constituted in the relationship with the socio-cultural universe. The text concludes that the process of active and responsive understanding through the writing-event that occurs within the act of narrating their professional histories, a process of reflection and dialogue, can contribute to the constitution of the teacher / subject of their own work. This happens as they develop a position based on a critical analysis of the teaching-learning process in order to make decisions, focusing on the creativity and inventiveness that involve the actors in the educational act. <![CDATA[Epilinguistic activities and pedagogical practices]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932020000100301&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo tem como objetivo identificar as contribuições das pesquisas sobre atividades epilinguísticas e práticas pedagógicas, pressupondo que a ampliação da compreensão leitora e da produção textual é a principal meta do ensino e da aprendizagem de Língua Portuguesa. O foco se volta para os trabalhos sobre os anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata--se de um estudo bibliográfico, com uma revisão da literatura realizada em um levantamento de trabalhos em diferentes bases de dados. Três temáticas foram identificadas: as práticas pedagógicas observadas ou recomendadas; o lugar das atividades epilinguísticas no ensino de Língua Portuguesa; e concepções sobre atividades epilinguísticas. Na análise dos estudos, sobressaíram-se práticas pedagógicas de produção textual e de análise linguística, por vezes articuladas, relatadas ou recomendadas, notando-se a ausência das atividades epilinguísticas nas práticas de leitura. Quanto ao lugar das atividades epilinguísticas, as pesquisas indicam que ainda são pouco trabalhadas nas aulas, em detrimento das metalinguísticas. As diferentes concepções e discursos sobre as atividades epilinguísticas detalham aspectos conceituais e podem marcar variações nas práticas pedagógicas.<hr/>Abstract This investigation aims to identify contributions of research on epilinguistic activities and pedagogical practices, considering that the aim of teaching Portuguese language is to broaden reading comprehension and writing. The focus is directed to the early years of Elementary school. To fulfill this objective, we conducted a search of papers in different databases. Three subjects were identified: pedagogical practices observed or recommended; the position of epilinguistic activities in the teaching of Portuguese language; and different conceptions about epilinguistic activities. In the review of the study stood out pedagogical practices of writing and those of linguistic analysis, sometimes articulated, that were recommended or reported and the absence of reading epilinguistic activities was observed. Regarding the position of epilinguistic activities in pedagogical practices, the papers point out that they are still scarcely approached in the classroom and that metalinguistic activities prevail. Different conceptions and discourses about epilinguistic activities show conceptual aspects and may result in a variation in pedagogical practices. <![CDATA[Intervention studies in phonological awareness and dyslexia: Systematic literature review]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932020000100302&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Diversas pesquisas apontam a importância da relação entre as habilidades de consciência fonológica e a aprendizagem da leitura em sistemas alfabéticos. O presente artigo tem o objetivo de revisar e apresentar os principais resultados de pesquisas brasileiras desenvolvidas entre 2008 e 2018 que investigaram a relação entre o processamento fonológico e a aprendizagem de leitura por meio de intervenções baseadas nas habilidades de consciência fonológica em crianças durante o processo de alfabetização. Para tanto, foi realizado um levantamento de pesquisas no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. A análise dos dados foi constituída por etapas, incluindo apenas os estudos que adotaram programas de intervenção como instrumento de pesquisa em que a amostra correspondia de alguma forma a crianças com dificuldades na aprendizagem em leitura. Cada vez mais estudos têm demonstrado que a aprendizagem da linguagem escrita está relacionada ao desenvolvimento das habilidades de consciência fonológica e que programas de intervenção pedagógica baseados na fonologia têm apontado resultados positivos. Desta forma, infere-se que o baixo desempenho em leitura esteja associado ao desenvolvimento insuficiente das habilidades de consciência fonológica e que uma intervenção pedagógica baseada no estímulo dessas habilidades e no ensino explicito das correspondências entre grafemas e fonemas pode minimizar ou superar as dificuldades de aprendizagem de algumas crianças além de servir de ferramenta para detecção de indicadores precoces de risco para dislexia.<hr/>Abstract Several researches point out the importance of the relationship between phonological awareness skills and learning to read in alphabetic systems. This article aims to review and present the main results of Brazilian research developed between 2008 and 2018 that investigated the relationship between phonological processing and reading learning through interventions based on phonological awareness skills in children during the literacy process. To this end, a survey was conducted at the Bank of Theses and Dissertations of the Brazilian Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel. The data analysis was made up of stages, including only those studies that adopted intervention programs as a research tool in which the sample corresponded in some way to children with learning difficulties in reading. More and more studies have shown that learning written language is related to the development of phonological awareness skills and that phonology-based pedagogical intervention programs have shown positive results. Thus, it is inferred that low reading performance is associated with insufficient development of phonological awareness skills and that a pedagogical intervention based on the stimulation of these skills and explicit teaching of the correspondence between graphs and phonemes can minimize or overcome the learning difficulties that children have, in addition to serving as a tool for detecting early indicators of risk for dyslexia. <![CDATA[Basic literacy and literacy practices with a children’s book: Teaching with “Dois Chapéus Vermelhinhos”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932020000100303&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este trabalho é um recorte da pesquisa de mestrado e configura-se como um estudo de caso, de abordagem qualitativa. Tem como objetivo analisar uma proposta de ensino para a alfabetização e para o letramento de uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental. A proposta, elaborada a partir da obra “Dois Chapéus Vermelhinhos”, escrita por Ronaldo Simões Coelho e ilustrada por Humberto Guimarães, desenvolveu-se no período de quatro dias. As aulas foram observadas, e, como instrumentos de coleta de dados, foi usado o diário de campo, além do registro fotográfico. O referencial teórico que norteia as análises do trabalho se refere aos processos de alfabetização e de letramento. Constatou-se que o livro infantil, com seu potencial textual, pode ser um instrumento significativo para o ensino da leitura e da escrita. Além disso, pode fornecer subsídio para o desenvolvimento de atividades que envolvem gêneros textuais de forma contextualizada. Por fim, compreende-se o livro infantil como uma ferramenta que pode vir a colaborar com os processos de alfabetização e de letramento.<hr/>Abstract This work is a cutout of the master’s research and it is set up as a case study, from a qualitative approach. It aims to analyze a teaching proposition for the basic literacy and literacy of a primary level 3rd grade group. The teaching proposition, designed from the literary work “Dois Chapéus Vermelhinhos”, written by Ronaldo Simões Coelho and illustrated by Humberto Guimãrães, was developed over the period of four days. The classes were observed, and a field diary was used as a mechanism for data collection, in addition to a photographic record. The theoretical framework which guides the analyses of the work refers to the process of basic literacy and literacy. It was determined that the children’s book, with its textual potential, can be a meaningful tool for teaching reading and writing. Furthermore, it can provide aid for the development of activities that involve textual genres in a contextualized way. At last, the children’s book is understood as a tool which contributes to the processes of literacy and basic literacy. <![CDATA[The teaching of the mother tongue at public french Maternelle School]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932020000100304&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo As experiências como professora da Educação Infantil foram as razões que motivaram a investigação do trabalho com a língua materna nesse nível escolar. Todavia, a oportunidade de vivenciar algumas práticas de ensino em uma escola de Coësmes (França) proporcionou o interesse de realizar pesquisa no território francês de forma a compreender como a alfabetização tem ocorrido nesse país. Diante disso, o presente trabalho objetiva analisar o que as docentes francesas priorizam em relação ao ensino da língua materna com crianças de quatro anos. Foram realizadas entrevistas narrativas com duas professoras que lecionam em uma escola pública localizada no centro de Paris. As análises mostram que elas priorizam a alfabetização ao invés do letramento e o ensino da língua pátria, ou seja, objetivam a alfabetização das crianças francesas e daquelas que vieram de outros países.<hr/>Abstract A set of experiences as a pre-school teacher was the reason that motivated us to investigate work with the mother tongue at this school level. However, the opportunity to experience teaching practices in a school in Coësmes (France) provided the interest to conduct research in French territory in order to understand how literacy occurs in this country. This article aims to analyze what French teachers prioritize in relation to the teaching of the mother tongue with four-year-old children. We conducted narrative interviews with two teachers who work at a public school located in the center of Paris. The analyzes show that the teachers prioritize the appropriation of the alphabetization and the standard French language, that is, the teaching aims at the alphabetization of French children and those who came from other countries. Therefore, this research aims to analyze what the French teachers prioritize in relation to the teaching of the mother tongue with such children. We conducted narrative interviews with two teachers who teach in a public school located in the center of Paris. The analyzes show that the teachers prioritize alphabetization over literacy and the teaching of the mother tongue, that is, their work aims at the literacy of French children and those who came from other countries. <![CDATA[Literacy and Down syndrome in brazilian researches]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932020000100305&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A síndrome de Down é gerada pelo excesso de material genético do cromossomo 21, ocasionando diversas comorbidades, entre elas o comprometimento cognitivo e motor, fato que gera preocupação para pais e professores em relação à alfabetização. Diante do exposto, a problemática de pesquisa visa a investigar quais são as publicações brasileiras sobre alfabetização para pessoas com síndrome de Down. A presente revisão de literatura, que não definiu período para as publicações selecionadas, teve por objetivo geral apresentar os resultados de pesquisas brasileiras que abordam essa temática. O método constou de levantamento e análise dos textos disponíveis nas bases de dados do Portal de Periódicos Capes, Scientific Electronic Library Online, Google Acadêmico e a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade de São Paulo por meio de buscas com as expressões “Síndrome de Down” e “Alfabetização”. Os principais resultados foram organizados conforme a seguinte classificação: estudos que abordam estratégias utilizadas por crianças com síndrome de Down para ler e/ou escrever, estudos que correlacionam habilidades fonológicas, pesquisas que descrevem como foi o processo de alfabetização e os que têm como foco o professor durante a alfabetização. Pode-se concluir que há carência de estudos que descrevem os processos cognitivos envolvidos no processo de alfabetização da pessoa com síndrome de Down, bem como trabalhos que correlacionam verbalização e produção escrita para a referida síndrome.<hr/>Abstract Down syndrome is generated by the excess of genetic material on chromosome 21, causing several comorbidities, such as cognitive and motor impairment, and creating concern for parents and teachers regarding literacy. Considering that, the present research aims to investigate the Brazilian publications on literacy for people with Down syndrome. The literature review, which did not have a defined period for the selected publications, had the general objective of presenting the results of Brazilian researches that address this theme. The method consisted of surveying and analyzing the texts available in the databases of Portal de Periódicos Capes, Scientific Electronic Library Online, Google Scholar, and the Digital Library of theses and Dissertations of the University of São Paulo, through searches with the expression “Down Syndrome” and “Literacy”. The main results were organized according to the following classification: studies that address strategies used by children with Down syndrome to read and/or write, studies that correlate phonological skills, research that describes how the literacy process was, and those that focus on the teacher’s role during that process. We conclude that there is a lack of studies that describe the cognitive processes involved in the literacy process of persons with Down syndrome, as well as studies that correlate verbalization and written production for that syndrome. <![CDATA[Literacy challenges in the context of indigenous schools]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932020000100306&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Neste artigo, propomos algumas reflexões sobre diferentes modelos de pensamento, ideologias linguísticas e as tensões presentes na relação entre oralidade e escrita no contexto do ensino da língua portuguesa e do processo de alfabetização em comunidades indígenas no Brasil. A partir do levantamento bibliográfico realizado entre setembro e novembro de 2019, em duas das principais plataformas acadêmicas existentes no país (Scientific Electronic Library Online e Catálogo de Teses e Dissertações da Capes), apontamos alguns aspectos que consideramos fundamentais no desenvolvimento de propostas de alfabetização entre comunidades indígenas, entre eles, a singularidade da escola diferenciada, a heterogeneidade dos povos, a definição de escola e de currículo e o reconhecimento de que, como tantos outros, constitui-se em um campo de lutas em um contexto de minorias étnico-culturais em relação à sociedade envolvente. Consideramos que os modos de pensamento, tal qual proposto por Brunner, precisam ser trazidos para a discussão para dialogarmos com estudos recentes sobre a alfabetização de povos indígenas, uma vez que a língua, em uma perspectiva bakhtiniana, é constituinte da cultura, ao mesmo tempo em que o sujeito se constitui mergulhado nela. Também é possível considerar que os desafios epistemológicos em torno da alfabetização e da aquisição da escrita no contexto das escolas interculturais e indígenas possuem estreita relação com o debate sobre relações de desigualdade, das hierarquizações produzidas em torno do etnocentrismo linguístico e as necessárias reflexões voltadas para a reconstrução identitária nesse contexto.<hr/>Abstract In this article, we propose some reflections on the different models of thought, linguistic ideologies, and tensions present in the relationship between orality and writing in the context of indigenous communities in Brazil. The analyzes were carried out between September and November 2019 based on the bibliographic survey on two of the main academic platforms in Brazil (Scientific Electronic Library Online and Catálogo de Teses e Dissertações da Capes). We present some aspects that we consider fundamental in literacy development in indigenous communities: the specificity of intercultural education, the heterogeneity of the ethnicities, the definition of school and curriculum. We consider that the modes of thought, as proposed by Brunner, need to be brought up for discussion in order to dialogue with recent studies on the literacy of indigenous peoples. The language, in a Bakhtinian perspective, is a constituent of culture, while the subject is immersed in it. It is also important to consider that the epistemological challenges surrounding literacy and the acquisition of writing in the context of intercultural and indigenous schools are closely related to the debate on relations of inequality, the hierarchies produced around linguistic ethnocentrism, and the necessary reflections aimed at identity reconstruction in this context. <![CDATA[Childhood education and literacy: The discussion about the activity of playing]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932020000100307&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Pensar sobre a Educação Infantil no Brasil sem discutir o processo de alfabetização de crianças é negar a realidade que constitui essa etapa de ensino. Do mesmo modo, negar que o brincar é a atividade-guia da criança é continuar na aparência do processo de desenvolvimento infantil. A questão essencial a se considerar é sobre odesenvolvimento da criança como ser social e suas relações com o processo educativo que objetiva apenas alfabetizá-la. Para compreender essa realidade da Educação Infantil, em especial a ofertada pelo ensino público brasileiro, este artigo tem o objetivo de explicitar as relações entre a Educação Infantil que visa alfabetizar e a que almeja desenvolver a criança em suas máximas potencialidades. Para isso, os argumentos teóricos estão fundamentados no Materialismo Histórico Dialético e na Psicologia Histórico-Cultural, e os empíricos são oriundos da pesquisa-formação desenvolvida em nível de doutorado. As narrativas foram produzidas por três professoras da rede pública municipal de Teresina (PI) por meio dos instrumentos/técnicas de produção dos dados, a Entrevista Reflexiva Coletiva, o Memorial Reflexivo do Processo Formativo e as Cartas Pedagógicas, e interpretadas fazendo uso do procedimento analítico Núcleos de Significação. As narrativas evidenciaram e materializaram diferentes significações relacionadas à prática pedagógica, que oscilavam entre o uso da atividade de brincar como estratégia de ensino e da tomada de consciência sobre as limitações da prática pedagógica que objetiva apenas concretizar o processo de alfabetização.<hr/>Abstract To think about childhood education in Brazil without discussing children’s literacy process is to deny the reality of this stage of learning. Also, to deny that playing is the child’s guiding activity is to remain on the surface of the child’s development process. To approach the reality of childhood education, especially the one offered in Brazilian public education, this article seeks to explain the relationships between the childhood education that aims to teach literacy and the one which aims to develop the child to his or her highest potential. The article draws on the theoretical contributions of the historical dialectical materialism and Historical-Cultural Psychology and on the empirical debates of the research training developed at the doctoral level. The narratives were produced by three teachers from the public school system in the city of Teresina (PI) using the instruments/techniques of data production, the Collective Reflective Interview, the Reflective Memorial of the Formative Process, and the Pedagogical Letters, and interpreted using the analytical procedure Nuclei of Meaning. These narratives evidenced different meanings of the pedagogical practice to their subjects, which oscillated between the use of playing as a teaching strategy, on the one hand, and the understanding of the limitations of a pedagogical practice whose sole aim is to concretize the process of literacy, on the other. <![CDATA[“Either this or that: this or that... and I keep choosing all day! ” – Curriculum and literacy beyond evidence]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932020000100308&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo objetiva discutir políticas educacionais contemporâneas para alfabetização e os sentidos de currículo e alfabetização que estas mobilizam. A análise põe em destaque as proposições da Política Nacional de Alfabetização interrogando uma das premissas indicadas no programa: a alfabetização baseadaem evidências científicas. Ao arguir tal questão, discute-se a partir de uma perspectiva discursiva pós-estrutural que questiona a lógica binária entre verdade/não verdade calcada numa dada concepção de “evidência científica” e que, por conseguinte, invalida outras perspectivas que não se erijam à sua semelhança. Argumenta-se que a tomada da Ciência como preditividade, ordem fixada e sentidos unívocos expulsa a diferença e incide sobre uma ideia da alfabetização e currículo com feições instrumentais e processos homogeneizantes. Nessa linha de problematização, defende-se uma perspectiva discursiva para currículo e alfabetização, em que os significados não são dados aprioristicamente, dão-se nos termos derridianos da imprevisibilidade, contingência, alteridade, o que exige decisão responsável, mas que, como decisão, só se dá no terreno do indecidível. Assim, alfabetização e currículo são significados como enunciações culturais, produzidos em relações alteritárias que, sempre plurais, borram e transbordam as fronteiras em que tentam contê-los.<hr/>Abstract The article aims to discuss contemporary educational policies for literacy and the meanings of curriculum and literacy that they mobilize. The analysis highlights the proposals of the National Literacy Policy, questioning one of the premises indicated in the program: literacy based on scientific evidence. We debate this question from a post-structural discursive perspective that questions the binary logic between truth / non-truth based on a given conception of “scientific evidence” that invalidates perspectives that are not similar to one’s own. It is argued that taking Science as predictiveness, fixed order, and univocal meanings expels difference and reflects on ideas of literacy and curriculum that carry instrumental features and bring about homogenizing processes. In this line, a discursive perspective for curriculum and literacy is advocated, where meanings are not given a priori, but put in Derridean terms of unpredictability, contingency, alterity, which requires responsible decision, but, as a decision, only takes place in the field of the undecidable. Thus, literacy and curriculum are signified as cultural enunciations produced in alteritarian relationships that, always plural, blur and overflow the borders in which one attempts to have them contained. <![CDATA[Personal sense and teaching activity of Historic-Cultural Psychology]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932020000100400&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Nesta pesquisa objetivou-se compreender o processo de atribuição de sentido pessoal à atividade docente de professoras da Educação Básica. A Psicologia Histórico--Cultural figura como referência teórica dessa investigação, fornecendo subsídios para o estudo da constituição do humano por meio da cultura e das relações sociais. Como metodologia, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas realizadas individualmente com três docentes, juntamente com observação e acompanhamento de seus cotidianos de trabalho. O intuito foi compreender o sentido pessoal atribuído à atividade docente estudando o modo como o professor organiza seu trabalho, como compreende seu papel junto à educação, seus alunos e colegas de trabalho, dentre outros fatores relacionados com sua atividade. Diante desta investigação, obteve-se como resultado o sentido pessoal atribuído pelas professoras relacionando-se majoritariamente com a particularidade de suas atuações, ou seja, com o dia a dia escolar. Depreendeu-se que as ações de ensino elaboradas e desenvolvidas pelo docente devem se pautar no sentido pessoal que corresponda à humanização dos sujeitos e à apropriação de conhecimento, ampliando a finalidade da Educação Escolar. Por fim, investigar o sentido pessoal atribuído à atividade docente endossa os estudos para buscar a superação de uma educação construída baseada apenas nas demandas do cotidiano, imediatas, voltando-se para a transformação da realidade e das condições limitadoras do desenvolvimento docente.<hr/>Abstract In the investigation reported in this paper we aimed to understand the process of assigning personal meaning to the teaching activity of Basic Education’s teachers. Historical-Cultural Psychology is a theoretical reference of this survey providing support for the study of the constitution of the human through culture and social relations. As a methodology, we used semi-structured interviews conducted individually with three teachers, along with the observation and follow-up of their daily work. The aim was to understand the personal sense attributed to the teaching activity by studying how the teacher organizes his work, how he/she understands his/her role in education, his/her students and co-workers, among other factors in connection with their activity. The outcome of our investigation showed the personal sense attributed by the teachers relating mainly to the particularity of their actions, that is, with their school day-to-day activities. We concluded that the teaching actions prepared and developed by the teacher should be oriented in a personal sense that corresponds to the humanization of the subjects and appropriation of knowledge, broadening the purpose of school education. Finally, investigating the personal meaning attributed to the teaching activity endorses the studies seeking the overcoming of an Education built only on the daily immediate demands, turning to the transformation of reality and the conditions that restrict the teacher’s development. <![CDATA[Philosophy, Sociology and work: Sorocaba region public schools’ teachers’ work concepts]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932020000100401&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo resulta de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, que contou com a aplicação de questionários a 69 professores da Região Metropolitana de Sorocaba. O problema que orientou a pesquisa consistiu em identificar qual é a concepção de trabalho de professores de Filosofia e Sociologia das escolas públicas da referida região. A partir do levantamento dos múltiplos sentidos que o termo trabalho adquire no campo educacional e dos limites apresentados pelas normas legais em vigência, as concepções de trabalho dos professores investigados são apresentadas e analisadas. Considerando a polissemia do conceito de trabalho e a falta de rigor na definição da legislação, as conclusões alcançadas foram três, quais sejam: (a) a indefinição da legislação nacional em relação ao conceito de trabalho abre brechas para que a concepção dos docentes se imponha como diretriz aos processos educativos; (b) entre as concepções mais difundidas de trabalho estão a formação de mão de obra ao mercado, princípio educativo e ação que dignifica o humano, e a primeira delas é majoritária entre os docentes de Filosofia e Sociologia na região de Sorocaba (São Paulo); (c) a efetivação da intenção de pedagogias críticas necessariamente passa por um processo de formação docente que esclareça a noção de trabalho como princípio educativo.<hr/>Abstract This article is the outcome of a bibliographic, documentary and field survey, based on a questionnaire answered by 69 teachers in the Sorocaba Metropolitan Region. The problem that was the object of the investigation is to identify what is the work conception of Public Schools Philosophy and Sociology teachers in that region. From the survey of the multiple meanings that the term work acquires in the educational field and the boundaries set forth by the legal rules in force, the work conceptions of the teachers surveyed are presented and reviewed. Considering the polysemy of the concept of work and the lack of rigor in the legislation definitions, three conclusions were obtained, namely: (a) the lack of definition of the national legislation in relation to the concept of work opens the door to the imposition of the teachers’ conception as guidelines for the educational processes; (b) The most widespread work conceptions include the development of workers for the market, educational principle and action that dignifies the human being, and the first one is the conception most reported by the Philosophy and Sociology teachers in the Sorocaba region (São Paulo, Brazil); (c) the implementation of the intention to apply critical pedagogies necessarily goes through a process of teacher’s education that clarifies the notion of work as an educational principle. <![CDATA[Planning and Organization of the Internship in the Graduate Courses of Physical Education in the State of <em>Mato Grosso</em>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932020000100402&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O objetivo deste artigo foi analisar o planejamento e a organização das disciplinas de Estágio Curricular em cursos de Licenciatura em Educação Física no Estado de Mato Grosso. A pesquisa é do tipo descritiva, com abordagem qualitativa. Foram analisados os programas das disciplinas de Estágio Curricular de dez cursos de Licenciatura em Educação Física no Estado de Mato Grosso a partir das ementas, dos objetivos, dos conteúdos, das metodologias e da avaliação. O estudo observou avanços no processo de estruturação e de organização do Estágio na formação de professores, como inclusão de seminários, momentos de produção e socialização de conhecimentos sobre o estágio.<hr/>Abstract The aim of this paper was to review the planning and organization of the Curricular Internship disciplines of the Physical Education Courses in the State of Mato Grosso. The survey is descriptive, with a qualitative approach. The subjects program of the Curricular Internship of ten Physical Education Undergraduate courses in the State of Mato Grosso, covering the syllabus, objective, content, methodologies and evaluation were reviewed. The study revealed advances in the structuring and organization process of the Internship in teachers’ training, such as inclusion in seminars, production stages and socialization of knowledge about internship. <![CDATA[Self-regulated learning strategies and initial education of Geography teachers: A systematic literature review]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932020000100403&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo objetiva averiguar, com base em uma revisão sistemática de literatura, o investimento em estratégias de ensino e aprendizagem autorregulada em cursos de Licenciatura em Geografia. Os dados foram coletados nas bases de dados Scientific Electronic Library Online, Red de Revistas Cientificas de America Latina y el Caribe, España y Portugal e na Plataforma Sucupira da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior em periódicos da Geografia com classificação Qualis A1, A2 e B1 dos últimos cinco anos. A busca pelos trabalhos teve como resultado o total de 154 artigos. Destes, apenas 25 tratavam especificamente da formação inicial de professores e, dentre estes, apenas 8 atendiam às demandas da pesquisa. Os resultados revelaram a necessidade de mais investimento em programas de intervenção em estratégias de aprendizagem e a necessidade de pesquisas futuras que disseminem na Geografia a temática da autorregulação.<hr/>Abstract Based on a systematic literature review, this article was aimed at assessing the investment in self-regulated teaching and learning strategies in Geography undergraduate courses. Data were collected from the following data sources: Scientific Electronic Library Online, Red de Revistas Cientificas de America Latina y el Caribe, España y Portugal, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, in Geography journals with Qualis A1, A2 and B1 classification of the last five years. The search for works resulted in a total of 154 articles. Of these, only 25 dealt specifically with the initial training of teachers and, of these, only 8 met the demands of the research. The results have shown the need for more investments in intervention programs addressing learning strategies and the need for further research to disseminate self-regulation in Geography. <![CDATA[University management planning: Identity and regulation]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932020000100404&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente estudo analisa o planejamento de gestão universitária como construção de identidade e regulação para a Instituição de Educação Superior. O instrumento de planejamento em questão é o Plano de Desenvolvimento Institucional, pois é um recurso de gestão que estabelece diretrizes pedagógicas, estrutura organizacional e estratégias a serem utilizadas para atingir metas, objetivos e ações que a instituição pretende desenvolver, explicitando sua identidade. Utilizou-se do método de pesquisa qualitativa, por pesquisa bibliográfica, com respaldo teórico no Planejamento Estratégico Situacional à luz da abordagem de Carlos Matus. A análise documental de fontes como Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Estadual de Londrina, bem como a aplicação de entrevista semiestruturada foram utilizadas para trazer elementos de uma universidade para reflexão. Objetivou-se com este estudo reconhecer quais os desafios encontrados pela Universidade para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional, em especial a Universidade Estadual de Londrina, considerando o processo recente de elaboração pela instituição e sua regulação pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. No complexo papel da universidade, o processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional tem apresentado desafios internos sobre a mobilização e a participação da comunidade acadêmica.<hr/>Abstract The present study approaches the university management planning as construction of identity and regulation for the Higher Education Institution. The planning instrument in question is the Institutional Development Plan, because it is a management resource that establishes pedagogical guidelines, organizational structure, strategies to be used to achieve goals, objectives and actions that the institution intends to develop, explaining its identity. We used the qualitative research method, by bibliographic research, with theoretical support for Situational Strategic Planning in light of the Carlos Matus approach. The documentary analysis of sources such as Institutional Development Plan of the State University of Londrina, as well as the application of semi-structured interviews were used to bring elements of a university for reflection. The objective of this study was to recognize the challenges faced by the university for the development of the Institutional Development Plan, especially the State University of Londrina, considering the recent process of elaboration by the institution and its regulation by the National System of Evaluation of HigheEducation In the complex role of the university, the process of drafting the Institutional Development Plan has presented internal challenges regarding the mobilization and participation of the academic community. <![CDATA[Textbooks and Information and Communication Technologies<em>:</em> Perspectives for Physical Education at Schools]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932020000100405&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O objetivo deste estudo foi verificar as possibilidades que o livro didático de Educação Física apresenta para a inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino dos conteúdos de Atletismo e Dança nas aulas de Educação Física escolar. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com enfoque colaborativo, desenvolvida por meio de três etapas: (1) levantamento diagnóstico (observação das aulas de uma professora de Educação Física do 6º ano); (2) elaboração e implementação de duas unidades didáticas do livro de Educação Física; e (3) avaliação das unidades didáticas do livro didático de Educação Física. Participaram da pesquisa alunos de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental e uma professora da disciplina. Os dados coletados foram transcritos, revistos, organizados e classificados a partir da análise de categorias de codificação. Os resultados indicaram que o livro didático favoreceu a inclusão das tecnologias, colaborando com o ensino dos conteúdos propostos. Conclui-se que as Tecnologias de Informação e Comunicação podem ser ferramentas de apoio pedagógico para ensinar os conteúdos da Educação Física escolar, neste caso a partir de um livro didático, desde que ocorra uma mediação pedagógica por parte do professor.<hr/>Abstract The objective of this study was to verify the possibilities offered by the textbook of Physical Education for the insertion of Information and Communication Technologies in teaching Athletics and Dance in Physical Education classes. For that purpose, we carried out a qualitative research with a collaborative approach, developed in three stages: (1) diagnostic assessment (observation of a 6th year Physical Education teacher’s classes); (2) design and implementation of two didactic units of the Physical Education book; and (3) evaluation of the textbook’s didactic units. Participants of the research were sixth-graders in elementary school and a teacher of the discipline. The collected data was transcribed, reviewed, organized, and classified from the analysis of coding categories. The results indicated that the textbook favored the inclusion of the technologies, collaborating with the teaching of the proposed contents. We conclude that Information and Communication Technologies might work as pedagogical support tools for the contents of Physical Education, in this case from a textbook, as long as there is pedagogical mediation by the teacher. <![CDATA[Rousseau and his child-centered, anticultural education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932020000100406&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract This article intends to expose how J.J. Rousseau, in his Emile, adopts the assumption that liberty is a natural given, thus something innate in men and intact in children. That being so, a pedagogue who wishes to educate starting from this assumption – that liberty is a natural given – and seeking for virtue would only find it much later, and perhaps only through artifices such as stating that it is God’s will that makes man virtuous. In doing so, even after convincing us that it is not possible to educate without reference to values accepted by one’s cultural tradition, Rousseau fails to show how cultural tradition is transmitted, or even how cultural tradition could be renovated and employed as basis for further development of cultural traditions. As an effect of this first rejection and future, late acceptance (and even during epochs posterior ethical transcendence), Rousseau established the separation between educational and cultural fields, a separation whose ultimate, broad implication is the commonly accepted idea of anticultural education along with child-centered education.<hr/>Resumo Este artigo busca expor que Rousseau, no seu Emílio, parte do pressuposto segundo o qual a liberdade é um dado natural; e por conseguinte considerou a liberdade como algo inato ao homem e intacto na criança. Por isso, o pedagogo que procurasse educar a partir desse princípio, (qual seja, de que a liberdade é um dado natural), ao buscar a virtude somente a encontra depois de muito esforço e, talvez mesmo de alguns artifícios, ao enunciar que é a bondade de Deus que torna o homem virtuoso. Dessa forma, mesmo depois de nos convencer não ser possível educar sem valores aceitos por sua tradição cultural, Rousseau não nos mostra como a tradição cultural é uma referência a valores aceitos por sua tradição cultural, não nos mostra como a tradição cultural é transmitida nem como a tradição cultural pode ser renovada e utilizada como base para o desenvolvimento posterior da cultura. Como efeito da sua rejeição, a princípio, e sua aceitação tardia, e isso em tempos diferentes do princípio ético transcendente, Rousseau estabeleceu a separação do campo educacional do cultural, cuja larga significação foi a ideia comumente aceita da educação anticultural paralela à educação infantocêntrica. <![CDATA[Human aging in the Higher Education curriculum of Health and Humanities courses]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932020000100407&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo apresenta um panorama da formação de recursos humanos nas áreas de saúde e humanidades em 14 Instituições de Ensino Superior do estado do Rio Grande do Sul. É um estudo realizado nos anos de 2017/2018 pelo Fórum Gaúcho do Ensino Superior sobre Envelhecimento Humano, intitulado “Currículo do Ensino Superior e Envelhecimento Humano”. O estudo tem abordagem qualitativa com o objetivo de analisar os currículos dos cursos de graduação das áreas da Saúde e Humanidades em relação à temática da velhice na formação de profissionais de diversas áreas do conhecimento. A pesquisa foi realizada através de questionário enviado pela plataforma Google Docs a professores, coordenadores de cursos de graduação e pró-reitores. A sustentação teórica está embasada nos estudos das áreas de Geriatria e Gerontologia, as quais se articulam com a legislação nacional da educação e da saúde. Os resultados mostram que 162 disciplinas trabalham com a temática do envelhecimento em 32 cursos de graduação. Os professores dessas disciplinas do currículo de graduação possuem titulação de doutor e mestre e desenvolvem planos de ensino de abordagem interdisciplinar, refletindo a necessidade de se entender a velhice sob múltiplas dimensões: biológica, social, cultural e psicológica. Importante destacar que a implantação dessas disciplinas nos cursos de graduação pesquisados se deu de maneira gradual, porém de forma mais efetiva nos últimos 15 anos.<hr/>Abstract This paper presents an overview of the human resources training in the areas of health and humanities in fourteen higher education institutions in the state of Rio Grande do Sul (Brazil). It is an independent study taken in 2017/2018 by the Fórum Gaúcho do Ensino Superior sobre Envelhecimento Humano (Rio Grande do Sul Higher Education Forum on Human Aging), called “Higher Education Curricular and Human Aging” (Currículo do Ensino Superior e Envelhecimento Humano). With a qualitative approach, the study aimed to analyze the curricula of undergraduate courses in the humanities and health areas in order to identify if they contemplate the theme of the old age in the formation of professionals of various areas. The survey was conducted through a Google Forms questionnaire sent to professors, coordinators of undergraduate courses, and deans. The theoretical support is based on studies of the Geriatrics and Gerontology areas, which are articulated with the national legislation on education and health. The results show that 162 disciplines work with the theme of aging within 32 undergraduate courses. The teachers of these undergraduate disciplines hold PhD and master's degrees titles and develop teaching plans with an interdisciplinary approach, reflecting the need to understand the old age in multiple dimensions: biological, social, cultural, and psychological. It is important to highlight that the implementation of these disciplines in the undergraduate courses researched took place gradually, more effectively in the last fifteen years. <![CDATA[The portfolio in Early Childhood Education and the professional development: Contributions by Critical School Psychology]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932020000100408&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A avaliação escolar é um aspecto importante no universo escolar; portanto, pesquisar sobre instrumentos de avaliação se faz muito relevante. Esta pesquisa objetiva refletir, à luz da Psicologia Escolar Crítica, a construção do portfólio como um instrumento que promove reflexão e desenvolvimento profissional, a partir da mediação de uma coordenadora pedagógica junto a uma professora de Educação Infantil. Para tanto, trabalhou-se com a pesquisa qualitativa, em especial a pesquisa participante. O estudo se realizou em uma escola da rede privada de Uberlândia (MG) com duas participantes, sendo a coordenadora pedagógica com formação em Psicologia e uma professora da Educação Infantil. Os dados foram construídos por meio de entrevista semiestruturada; da análise do portfólio e do diário de campo da pesquisadora. Três eixos de análise foram elaborados, os quais versam sobre a professora e sua prática e sobre a mediação da coordenadora junto à docente a partir da análise e construção do portfólio. Ficou claro que este consiste em um rico instrumento de reflexão sobre as práticas escolares, pois evidencia elementos sobre o processo de aprendizagem das crianças, o desenvolvimento profissional da professora e o trabalho da escola como um todo. Sendo assim, esse material pode se configurar como um ótimo instrumento para ajudar o psicólogo escolar a compreender a prática do professor e a elaborar intervenções com vistas a colaborar com o desenvolvimento profissional deste.<hr/>Abstract School assessment is an important aspect of the school universe; in this context, research on assessment tools is extremely relevant. This research aims to reflect, in light of the Critical School Psychology, about the construction of portfolios as a tool that promotes reflection and professional development, through the mediation of a pedagogical coordinator alongside a teacher of Early Childhood Education. For that, we developed a qualitative research, particularly participative research. The study was carried out in a private school in the city of Uberlândia (MG), with two participants, a pedagogical coordinator with a degree in Psychology and a teacher of Early Childhood Education. The data were gathered from a semi-structured interview and the analysis of the researcher’s portfolio and field journal. Three axes of analysis were elaborated, which address the teacher and her practice, as well as the mediation of the coordinator with the teacher regarding the analysis and construction of the portfolio. It is clear that the portfolio is a rich tool for reflection on school practices, since it highlights elements of children’s learning processes, the professional development of the teacher, and the work of the school as a whole. Thus, this material can be used as an excellent tool to help the school psychologist understand the teacher’s practice and elaborate interventions to collaborate with his or her professional development.