Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação PUC-Campinas]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1519-399320220001&lang=es vol. 27 num. lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Los Posgrados en Educación en Latinoamérica. Una mirada desde los países de REDPEL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932022000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Two distinct moments in the constitution of Postgraduate Studies in Education in Brazil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932022000100050&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Objetiva-se, a partir do marco significativo do primeiro curso de mestrado stricto sensu em educação, criado em 1965, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, através de um banco de dados, detectar os contornos do campo da Pós-Graduação em Educação no Brasil, no período de 1965 a 2021. Metodologicamente, um banco de dados foi organizado por meio do aplicativo Office, versão Access 2013, com informações retiradas da Plataforma Lattes, pela lista de professores permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Educação. Essa lista foi recolhida na Plataforma Sucupira, ano base de 2021, e sua escolha obedeceu aos conceitos do quadriênio em voga, de 2014 a 2017. Foram arrolados os programas completos ou os que têm apenas o mestrado, sendo definido o conceito mínimo de 3 e o máximo de 7. Por meio de 4.153 docentes-pesquisadores capturados nesse banco de dados, cujas produções acadêmicas foram classificadas em tabelas, categorizadas com as nomenclaturas (artigos, livros, capítulos de livros, etc.) e presentes em seus próprios Currículos Lattes, foi estabelecida uma periodização com respeito aos Programas de Pós-Graduação em Educação instalados nas 5 regiões do Brasil. Relacionados os dados desse período com as circunstâncias sociais e políticas, nacionais e internacionais, concluiu-se que ocorreram dois momentos distintos da constituição desses programas no Brasil, com a implementação de mestrados e doutorados em todas as regiões brasileiras da década de 1990 em diante.<hr/>Abstract The objective is, from the significant milestone of the first stricto sensu master’s course in Education, created in 1965 at the Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro, and, through a database, to detect the contours of Postgraduation in the Education field in Brazil from 1965 to 2021. Methodologically, a database was organized using the Office application, Access 2013 version, with information taken from the Lattes Platform, by the list of permanent professors of the Graduate Education programs. This list was collected on the Sucupira Platform, base year 2021; and this choice followed the concepts of the four-year period in vogue – 2014 to 2017 – with the highest concept being 7. Through 4,153 professors-researchers captured in this database, whose academic productions were classified in tables, categorized with nomenclatures (articles, books, book chapters, etc.) and present in their own Lattes Curriculum; a periodization was established with respect to the Graduate Programs in Education installed in the 5 regions of Brazil. Relating the data from this period to the social and political circumstances, both national and international, it was concluded that there were two distinct moments of the constitution of these programs in Brazil, with the implementation of master and doctorate programs in all Brazilian regions from the 1990s onwards. <![CDATA[La dirección de tesis de posgrados: un acompañamiento académico ¿pedagógico?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932022000100051&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen Este ensayo tiene como finalidad instalar la reflexión sobre la realización de una tesis y el tiempo que requiere su escritura desde la dimensión personal de un sujeto en formación y desde la dimensión intersubjetiva que supone la relación formativa entre un director de tesis y un tesista. Asimismo, se propone esbozar algunas afirmaciones en torno a la posibilidad de pensar dicho vínculo como un acompañamiento académico en el marco institucional que ofrece un programa de estudios de posgrado, desde los aportes de la pedagogía. Más precisamente, acude a dicho campo disciplinar para tematizar la situación del sujeto adulto que decide seguir aprendiendo y la relación formativa que se despliega con un director de tesis dentro de una pedagogía de la formación de posgrado. Este trabajo apunta a visibilizar y problematizar la dimensión personal e intersubjetiva de la formación académica a partir de plantear el siguiente interrogante: ¿por qué la pedagogía en un ámbito académico como lo es la universidad? El trabajo concluye afirmando el lugar relevante de la pedagogía como un campo disciplinar clave para revisar un acompañamiento académico responsable.<hr/>Abstract This essay reflects on the thesis making process and the time that its writing requires from the personal dimension of a subject in training and from the intersubjective dimension that entails the formative relationship between a supervisor and a graduate student. Likewise, it is proposed to outline some statements regarding the possibility of thinking of said relationship as an academic accompaniment in the institutional framework offered by a postgraduate study program, from the contributions of pedagogy. More precisely, it goes to this disciplinary field to thematize the situation of the adult subject who decides to continue learning and the formative relationship that unfolds with a thesis supervisor within a pedagogy of postgraduate training. This work aims to make visible and problematize the personal and intersubjective dimension of academic training by asking the following question: why pedagogy in an academic environment such as the university? <![CDATA[Formación a distancia y programas de Maestrías en Educación con mención curricular en Chile]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932022000100052&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen La sociedad del conocimiento y su expansión global no constituye una promesa futurista, sino que una “realidad interactiva” existente que ha sido acelerada, en parte, por las transformaciones que han tenido las tecnologías de la información y su impacto en la interacción social posible. Desde hace un tiempo se ha acelerado el uso de medios digitales para comunicarse, y en particular, para desarrollar procesos de enseñanza-aprendizaje a distancia. Durante el período pandémico, las tecnologías de la información y la comunicación han inundado el devenir cotidiano de la vida, estableciendo nuevas formas de relación con el conocimiento, con el desarrollo de habilidades y de actitudes acordes al siglo XXI, validando crecientemente los procesos educativos virtualizados. El presente texto se compone de un primer apartado donde se entregan elementos conceptuales de carácter general sobre la educación a distancia, caracterizándola y estableciendo sus ventajas y desventajas; y de un segundo, donde se analiza la oferta de programas de Maestrías en Educación en Chile, la evolución de sus matrículas, modalidad, acreditación, menciones, duración y demanda, centrándonos en cuatro programas de universidades tradicionales chilenas, estableciéndose las condiciones y posibilidades para el desarrollo de programas de posgrado virtualizados desde instituciones de educación superior estatales.<hr/>Abstract The knowledge society and its global expansion does not constitute a futuristic promise but an existing “interactive reality” that has been accelerated, in part, by the transformations that information technologies have had and their impact on possible social interaction. For some time now, the use of digital media to communicate has accelerated, and, to develop distance teaching-learning processes. During the pandemic period information and communication technology have flooded the daily evolution of life, establishing new forms of relationship with knowledge, with the development of skills and attitudes according to the XXI century, increasingly validating virtualized educational processes. This text is composed of a first section where conceptual elements of a general nature on distance education are delivered, characterizing it and establishing its advantages and disadvantages; and a second, which analyzes the offer of Master’s programs in Education in Chile, the evolution of their enrollment, modality, accreditation, mentions, duration and demand, focusing on four programs of traditional Chilean universities, establishing the conditions and possibilities for the development of virtualized postgraduate programs from state institutions of higher education. <![CDATA[La formación de investigadores educativos en la Universidad Autónoma de Zacatecas, México]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932022000100053&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen El objetivo del artículo es exponer las particularidades del Programa de Maestría en Investigaciones Humanísticas y Educativas de la Unidad Académica de Docencia Superior de la Universidad Autónoma de Zacatecas, México, en cuanto a su proyecto de formación de investigadores, catalogado dentro del Sistema Nacional de Posgrados, perteneciente al Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología. Se considera la metodología cualitativa, en vista de que se analizan documentos del programa de la Maestría en Investigaciones Humanísticas y Educativas. La metodología en cuestión favoreció para agrupar la información en tres ejes que definieron el rumbo del trabajo: introducción, que muestra un panorama general de la realidad investigativa en México, caracterización del investigador, del investigador educativo y la definición de la investigación formativa. Según los resultados obtenidos, se pudo constatar que la Maestría en Investigaciones Humanísticas y Educativas, debe reforzar sus estrategias en la formación de investigadores, y para mayor certeza, dar seguimiento al trayecto investigativo de los egresados del programa para corroborar los aciertos, desaciertos y retos pendientes.<hr/>Abstract This article is aimed to expose the particularities of the Maestría en Investigaciones Humanísticas y Educativas (Master’s in Humanistic and Educational Research) of the Academic Unit of Higher Teaching of the Autonomous University of Zacatecas, Mexico, in terms of its research training project, cataloged within the Sistema Nacional de Posgrados (System National Post Graduate Program National System, belonging to the Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología (Mexican National Council of Science and Technology). The qualitative methodology is considered, since it analyzes the contents of various texts of scientific articles, books and other sources from Maestría en Investigaciones Humanísticas y Educativas documents. The applied method favored grouping the information into three axes that defined the course of the work: introduction, which shows an overview of the investigative reality in Mexico researcher and educational researcher characterization; and research definition. According to the results obtained, it was found that the Maestría en Investigaciones Humanísticas y Educativas must reinforce its strategies in the training of researchers and, for greater certainty, follow up the program students research path to corroborate the successes, failures and pending challenges. <![CDATA[Proceso de dirección de tesis y modelo de asesoría. Posgrado de Educación en la Universidad Autónoma de Zacatecas, México]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932022000100054&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen En este artículo se aborda una investigación cuyo objetivo es describir y comprender el proceso de dirección de tesis en un programa de posgrado en educación en la Universidad Autónoma de Zacatecas, México. Además, se explora el modelo de asesoría que subyace en la formación de investigadores. Lo anterior permite reconocer las características principales del proceso, así como las dificultades y fortalezas que se presentan durante el mismo, con el fin de apoyar a los estudiantes en su formación en el posgrado de manera eficiente. La investigación resulta pertinente debido a que la dirección de tesis se presenta como un proceso fundamental para la formación del estudiante de posgrado y para concluir su tesis. El estudio se sustenta en la teoría de la formación de Bernard Honoré. La metodología utilizada para esta investigación es de tipo mixta. En este trabajo solo se presenta el enfoque cualitativo en el que se utilizó un diseño exploratorio, descriptivo y técnicas como la entrevista a profundidad y la observación participante. Los participantes fueron directores y/o asesores de tesis, asesorados y responsables del programa. Dentro de los resultados y conclusiones se entiende la dirección de tesis como un proceso dialógico en el que se presentan rupturas, discontinuidades, crisis o contradicciones. También se revisan las dificultades significativas que se presentan en este posgrado, así como sus fortalezas y algunas sugerencias para la mejora del proceso de Dirección de tesis.<hr/>Abstract This article addresses research whose objective is to describe and understand the thesis management process in a graduate program in education at the Autonomous University of Zacatecas, Mexico. Moreover, the advisory model that underlies the training of researchers is explored. The above allows us to recognize the process’ main characteristics as well as the difficulties and strengths that are presented during the same period, aiming at supporting students in their training in the graduate program in an efficient way. The investigation is relevant because the thesis direction is presented as a fundamental process for training graduate students and completing their thesis. The study is based on Bernard Honoré’s theory of formation. The methodology used for this investigation is of a mixed type. In this work, only a qualitative approach is presented in which an exploratory, descriptive design, and techniques such as in-depth interview and participant observation were used. The participants were directors and/or thesis advisors, advised and program managers. Within the results and conclusions, thesis direction is understood as a dialogical process in which ruptures, discontinuities, crisis or contradictions are present. The significant difficulties that present themselves in this graduate program are also reviewed as well as its strengths and some suggestions for improving the thesis direction process. <![CDATA[Tendencias en la oferta formativa en las Maestrías en Educación (Gestión y Currículo) en el Perú]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932022000100055&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen El presente estudio tiene como objetivo analizar las tendencias en la oferta formativa de las maestrías en educación en las especialidades de Gestión de la Educación y Currículo en el Perú. Para el estudio documental se revisaron las páginas web de 95 universidades licenciadas en el Perú, en las cuales se halló información sobre la oferta formativa de ambas especialidades en 36 universidades, encontrando 36 programas de Gestión de la Educación en 33 universidades y 3 universidades que ofertan la especialidad de Currículo. Para el análisis de información se utilizaron matrices documentales acordes a las siguientes categorías: ubicación geográfica, duración, plan de estudios, tipos de cursos (teóricos e investigación), entre otros. Entre los resultados más importantes tenemos que las universidades presentan parcialmente información sobre sus programas; solo existen tres programas de la especialidad de Currículo y 36 relacionados con Gestión de la Educación. Los programas son maestrías profesionales y esto se evidencia por la cantidad de cursos relacionados con la especialidad, aunque existe una incidencia en formar investigadores, además de que las habilidades blandas son parte de la formación de los expertos en ambas especialidades.<hr/>Abstract This study aimed to analyze the training offer trends in master’s degrees in education in the specialties of education management and curriculum in Peru. For the documentary study, the web pages of 95 licensed universities in Peru were reviewed, in which information was found on the training offer of both specialties in 36 universities, finding 36 education management programs in 33 universities and 3 universities that offer the curriculum specialty. For information analysis, documentary matrices were used according to the following categories: geographic location, duration, study plan, types of courses (theoretical and research), among others. Among the most important results, we have that universities partially present information about their programs. There are only three programs of the curriculum specialty and 36 related to educational management. The programs are professional master’s degrees, and this is evidenced by the number of courses related to the specialty, although there is an incidence in training researchers, in addition to the fact that soft skills are part of the training of experts in both specialties. <![CDATA[Affirmative actions in graduate education: a critical look at programs in teaching and education areas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932022000100056&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este texto tem como objetivo apresentar um panorama das políticas de ações afirmativas adotadas na pós--graduação no Brasil trazendo como caso ilustrativo os processos seletivos dos Programas de Pós-Graduação nas áreas de Educação e Ensino da Universidade Estatual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Tem como fio condutor uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva, bem como os pressupostos de uma pesquisa documental. Foram analisados 11 editais de seleção para ingresso entre os anos de 2022 e 2023 dos programas das áreas supracitadas. Como resultados, observou-se que as políticas afirmativas adotadas pela Universidade Estatual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” junto à pós-graduação ainda são incipientes, uma vez que há um baixo índice de programas que preveem ações afirmativas junto a grupos sub-representados nesses espaços. No caso das áreas de Educação e Ensino, ainda que avanços sejam percebidos, avalia-se que mesmo nos programas em que são adotadas políticas afirmativas (como a reserva de vagas), existem outros mecanismos que possuem um alto potencial de exclusão de diversos grupos do acesso à pós-graduação brasileira.<hr/>Abstract This text aims to present an overview of affirmative action policies adopted in graduate studies in Brazil, bringing as an illustrative case the selection processes of Graduate Programs in Education and Teaching at Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (São Paulo State University “Júlio De Mesquita Filho”). Its guiding thread is a qualitative approach, of a descriptive nature, as well as the assumptions of a documentary research. Eleven selection notices were analyzed for admission (between 2022 and 2023) of the programs of the aforementioned areas. As a result, we observed that the affirmative policies adopted by Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” with graduate studies are still incipient, since there is a low rate of programs that provide for affirmative actions with groups that are underrepresented in such spaces. In the case of the education and teaching areas, although advances are perceived, it is assessed that, even in the programs in which affirmative policies are adopted (such as vacancy reservation), there are other mechanisms that have a high potential for excluding different groups from access to Brazilian graduate studies. <![CDATA[Tendencias en la formación de posgrado en Educación: una revisión de la literatura en Perú, 2012-2022]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932022000100059&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo El artículo tiene como objetivo analizar las tendencias que se han configurado durante el periodo de la pandemia en la formación del posgrado en educación en el Perú. A través de una revisión de la literatura, se describen características importantes, así como experiencias de universidades peruanas en relación con las siguientes tendencias: ( a) la generación de propuestas formativas que articulan el pregrado y el posgrado; (b) la internacionalización de los programas de posgrado; (c) las acreditaciones nacionales e internacionales; (d) la diversificación de las propuestas formativas de los posgrados; (e) el reconocimiento a los derechos de autor y la promoción de la ética en el desarrollo de las investigaciones en el posgrado; (f) la conformación de grupos de investigación y (g) las propuestas formativas en línea. Se concluye que, a pesar de tratarse de tiempos difíciles para las universidades, estas realizan esfuerzos para optimizar el servicio educativo que brindan los programas de posgrados, lo que representa una oportunidad para el cambio y el inicio de nuevos paradigmas en las propuestas formativas.<hr/>Abstract The article aims to analyze the trends that have been developing and that have been accentuated, during the period of the pandemic, in the formation of graduate education in Peru. Through a literature review, important characteristics are described as well as the experiences of Peruvian universities in relation to the following trends: (a) the generation of formative proposals that articulate undergraduate and graduate education; (b) the internationalization of graduate programs; (c) national and international accreditations; (d) diversification of graduate training proposals, (e) recognition of author rights and promotion of ethics in graduate research development, (f) creation of research groups; and (g) online training proposals. It is concluded that, despite being difficult times for universities, they are making efforts to optimize the educational service offered by graduate programs, which represents an opportunity for change and the beginning of new paradigms in their training proposals. <![CDATA[Inclusive education and ethnic-racial relations: an afro-centred intersectional analysis]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932022000100100&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A população brasileira possui raízes e identidades étnico-raciais plurais, o que torna complexo e desafiador o alcance de princípios de equidade e igualdade racial. Embora “o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação” estejam assegurados pela Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, ao analisar o perfil cultural, social e econômico das pessoas negras, mais precisamente daquelas que portam Necessidades Educacionais Especiais, observa-se que o fenômeno da inclusão precisa driblar estereótipos pejorativos que as descrevem a partir de referenciais marginais que os invisibilizam socialmente. É nesta perspectiva que propomos, neste artigo, sistematizar a garantia de direitos previstos pela Lei nº 13.146/2015 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência –, a partir de uma crítica afrocêntrica explorando a necessidade de uma abordagem insterseccional propositiva, tendo o Estatuto da Igualdade Racial, promulgado pela Lei nº 12.288/2010, como dispositivo basilar de intersecção. Trata-se de uma reflexão, ainda no estado da arte, que nos possibilitou identificar e colocar em evidência os (des)caminhos do processo de inclusão da pessoa negra com Necessidades Educacionais Especiais na escola/sociedade.<hr/>Abstract The Brazilian population has roots and plural ethnic-racial identities, which makes it complex and challenging the achievement of principles of racial equality and equity. Although “the good of all, without prejudices of origin, race, sex, color, age and any other forms of discrimination” are guaranteed by the Constitution of the Federative Republic of Brazil of 1988, when analyzing the cultural, social and economic profile of black people more precisely those with Special Educational Needs, it is observed that the phenomenon of inclusion needs to circumvent pejorative stereotypes that describe them from marginal references that make them socially invisible. It is in this perspective that we propose, in this article, to systematize the guarantee of rights provided for by Law nº 13.146/2015 – Brazilian Law of Inclusion of Persons with Disabilities – from an Afrocentric critique exploring the need for a intentional intersectional approach, having the Racial Equality Statute, promulgated by Law nº 12.288/2010, as the core device of intersection. It is a reflection, still in the state of the art, which enabled us to identify and highlight the (mis)paths of the process of inclusion of black people with special educational needs in school/society. <![CDATA[Teachers’ comprehension and interaction in situations of bullying and violence in schools]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932022000100101&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Trata-se de uma pesquisa qualitativa que objetivou descrever e analisar as intervenções adotadas por professoras em situações de bullying e violência no ambiente escolar. Baseou-se na perspectiva histórico--cultural, que tem Vygotsky como seu principal autor. Os dados foram coletados em duas escolas públicas de um município de médio porte do interior do Estado do Paraná e foi adicionada uma terceira escola no percurso. Em um primeiro momento, disponibilizamos um questionário com perguntas abertas para as escolas contatadas e nove professoras o responderam. Dessas nove, após a leitura e análise de suas respostas, cinco foram selecionadas para uma entrevista semiestruturada que visava a aprofundar os dados obtidos no questionário. Concluiu-se que as professoras não têm um conhecimento abrangente do fenômeno bullying, o que acarreta dificuldades das mais variadas no cotidiano escolar. Nesse sentido, indica-se a necessidade urgente de maior qualificação das profissionais da educação e de uma práxis coletiva assumida pelas instituições de ensino para que haja uma intervenção efetiva nesse contexto.<hr/>Abstract This is a qualitative research that aimed to describe and analyze the interventions adopted by teachers in situations of bullying and violence in the school environment. It was based on the historical-cultural perspective, which has Vygotsky as its main author. The data were collected in two public schools in a medium-sized municipality in the interior of the State of Paraná and a third school was added along the way. At first, we made a questionnaire with open questions available to the contacted schools and nine teachers answered it. Of these nine, after reading and analyzing their answers, five were selected for a semi-structured interview that aimed to deepen the data obtained in the questionnaire. In conclusion, the teachers do not have a comprehensive knowledge of the bullying phenomenon, which causes the most varied difficulties in the school routine. In this sense, there is an urgent need for greater qualification of education professionals and for a collective praxis assumed by educational institutions so that there is an effective intervention in this context. <![CDATA[Teaching internship: training paths for higher education from the perspective of graduate students]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932022000100102&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O estudo buscou conhecer a dinâmica do estágio de docência nos programas de pós-graduação vinculados às Ciências Biológicas e à área da Saúde de uma universidade pública federal localizada no estado de Minas Gerais e suas implicações no processo de formação do professor para o magistério superior, na perspectiva dos estudantes. A partir de uma investigação descritiva e de cunho qualitativo, em que foram adotadas a entrevista semiestruturada para a coleta de dados e a técnica de análise do conteúdo, foi possível afirmar a inexistência de uma normatização na estrutura do estágio de docência dos programas de pós-graduação vinculados à referida área do conhecimento. Dentre as atividades desenvolvidas ao longo do estágio, destacam-se o acompanhamento dos professores supervisores e a docência com ênfase em aulas expositivas, desprovidas, em sua maioria, de análises reflexivas a respeito dessas ações. Na perspectiva dos estudantes que participaram dessa investigação, o estágio de docência vem contribuindo para a formação dos futuros docentes da educação superior, especialmente porque colabora com as habilidades sociais ao possibilitar a relação desses com estudantes da graduação e com a ambiência da docência, o que favorece o processo de desenvolvimento da identidade profissional.<hr/>Abstract The study sought to understand the dynamics of the teaching internship in postgraduate programs linked to the Health and Biological Sciences from a federal public university in a city located in the state of Minas Gerais and its implications for the college professor education process for higher education, from the students’ perspective. From a descriptive and qualitative investigation, in which the semi-structured interview for data collection and content analysis technique were adopted it was possible to affirm the lack of a standardization in the structure of the teaching internship of postgraduate programs linked to that area of knowledge. Among the activities developed during the internship, the monitoring of supervising professors and teaching with emphasis on lectures, mostly devoid of reflective analysis of these actions. From the perspective of the students who participated in this investigation, the teaching internship has contributed to the training of future college professors, especially because it collaborates with social skills by enabling their relationship with undergraduate students and with the teaching environment, thus being able to favor in the process of development of the professional identity. <![CDATA[Mentoring and self-regulated learning online training program: impact on mentor’s variables]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932022000100103&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este trabalho analisa o impacto de um programa de formação online em tutorias autorregulatórias constituído por um curso inicial e um curso avançado. Ambos os cursos surgiram como resposta à necessidade de formação de professores-tutores em Portugal. O programa de formação incluiu as orientações legais e as recomendações da literatura. Para avaliar o seu impacto, neste estudo participaram voluntariamente 180 professores. Sabendo que a formação de tutores (i.e., conhecimento declarativo), a perceção de autoeficácia e o compromisso afetivo para com o papel de tutor são preditores significativos da qualidade da função de tutor, essas variáveis foram analisadas no curso avançado. Como o curso inicial consiste numa primeira fase de formação, avaliou-se apenas o conhecimento declarativo. No fim dos cursos, encontrou-se um aumento estatisticamente significativo em todas as variáveis estudadas. O programa de formação contribuiu positivamente para preparar os professores como tutores e poderá ser útil em outros contextos que pretendam implementar a tutoria em contexto educacional.<hr/>Abstract The present work analyzes the impact of the online training program focused on mentoring and self-regulated learning comprised of: a beginner course, and an advanced course. Both courses emerged as a response to the need for training mentor teachers in Portugal. The training program included the guidelines of legal framework and the literature recommendations. To evaluate the impact of the training program, 180 teachers participated voluntarily. In the advanced course, the training of mentors (i.e., declarative knowledge), perception of self-efficacy and affective commitment to the mentor role were analyzed given their positive and significant relationships with the quality of the mentor role. The initial course is the first phase of training, for this reason, only declarative knowledge was examined. In the end of the courses, significant increases were found in all variables. The online training program contributed positively to train teachers as mentors, and may be useful to other contexts that intend to implement mentoring in educational contexts. <![CDATA[Another point of view on routine: space-time and daily life in childhood education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932022000100104&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo apresenta os tensionamentos entre rotina e cotidiano em uma turma de Educação Infantil de uma escola municipal da região central do Rio Grande do Sul. Definiu-se como objetivo compreender o processo pelo qual o cotidiano se manifesta nas rotinas escolares através das transformações protagonizadas pelas crianças. As observações participantes e registros produzidos em campo durante as interações com os sujeitos da pesquisa evidenciaram que as crianças transformam a rotina pedagógica através de brincadeiras e interações não previstas. Essas rupturas protagonizadas pelas crianças conflitam com a organização dos espaços-tempos pensados por adultos na rotina funcional da escola, gerando dissonância de interesses. Dentre os resultados obtidos, destacam-se a delicada relação entre os espaços-tempos adultos e infantis no cotidiano da Educação Infantil, além do velado apressamento para os processos de alfabetização, que dificultam uma escuta sensível que acolha as contribuições das crianças e suas múltiplas expressões.<hr/>Abstract This work presents the tension between routine and daily life in an Early Childhood Education class in a city school in the central region of Rio Grande do Sul, Brazil. The objective was to understand the process by which daily life manifests itself in the school routines through the transformations led by the children. The observations and records produced in the field during the interactions with the research subjects showed that children transform the pedagogical routine through games and unforeseen interactions. These ruptures conflict with the organization of space-times thought by adults for the functional routine of the school, generating a dissonance of interests. Among the results, we highlight that the delicate relationship between the adult and children’s space-times in the daily life of Early Childhood Education, in addition to the veiled rush of literacy processes, hinders a sensitive listening that accepts the contributions of children and their multiple expressions. <![CDATA[Adult and Youth Education Mathematics class notebook: perspectives of teaching algebra]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932022000100105&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo refere-se ao ensino de Álgebra na Educação de Jovens e Adultos do Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos – 2° segmento do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. Buscamos refletir sobre como se deu o ensino de Álgebra em uma turma desse curso, ofertada no período de 2012 a 2014, por meio das práticas pedagógicas registradas pelos docentes. Para isso, tomamos como fonte os cadernos de turma da área de Matemática dos professores que atuaram nesses cursos. Estes cadernos são o meio pelo qual os professores descrevem suas aulas e as intervenções pedagógicas adotadas. É importante mencionar que os professores que atuam nesse curso são bolsistas, estudantes dos cursos de licenciatura, e são orientados por docentes da Universidade. Resultados apontam que a Aritmética e a Álgebra aparecem de forma inter-relacionada, demonstrando que o uso de sequências recursivas e não recursivas pode ser uma prática interessante para introduzir a Álgebra aos estudantes do projeto de Educação de Jovens e Adultos.<hr/>Abstract This article refers to the teaching of Algebra in Adult and Youth Education of the Young and Adult Elementary Education Project – 2nd segment of the Pedagogical Center of the Federal University of Minas Gerais. We want to think about how Algebra was taught in a class of this course, offered from 2012 to 2014, through the pedagogical practices recorded by the teachers. For this, we take as a source the class notebooks of the Mathematics area of the teachers who worked in these courses. These notebooks are the means through which teachers describe their classes and the pedagogical interventions adopted. It is important to mention that the teachers who work in these courses are scholarship holders, undergraduate students, and oriented by professors from the University. Results show that Arithmetic and Algebra appear interrelated way, demonstrating that the use of recursive and non-recursive sequences can be an interesting practice to introduce Algebra to Adult and Youth Education students. <![CDATA[Augmentative and Alternative Communication Board (AACB) in the educational context: an integrative review]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932022000100106&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Diante da precária utilização da Prancha de Comunicação Alternativa nos diferentes níveis da formação escolar, torna-se necessário o implemento de pesquisas que promovam a ampliação e a efetividade de seu uso junto aos alunos com restrições de fala. O estudo objetivou analisar parte da produção do conhecimento científico acerca das concepções, finalidades e modos de construção da Prancha de Comunicação Alternativa. Trata-se de uma revisão integrativa de artigos publicados em periódicos indexados em bases de dados. A partir da aplicação de critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 12 estudos que passaram a compor o corpus de análise. Quanto aos resultados, destaca-se que dos participantes envolvidos nas pesquisas, 50% eram professores e alunos; 25% eram professores, alunos e familiares; 8% eram apenas alunos e familiares; 8% eram alunos, professores e pesquisador e 8% eram só alunos. Com relação à faixa etária dos alunos, 83% dos participantes eram crianças, 18% eram adolescentes e 8% sem idade definida. Sessenta e seis por cento dos alunos estavam matriculados em escolas regulares e 33% em escolas especiais. Quanto à finalidade, o uso da Prancha de Comunicação Alternativa tinha como objetivo promover a interação/diálogo. Conclui-se que a crescente presença de alunos com oralidade restrita no contexto educacional evidencia a necessidade do implemento de estudos que contribuam para interações entre os diferentes profissionais envolvidos com os processos de ensino-aprendizagem.<hr/>Abstract Given the precarious use of the Alternative Communication Board at different levels of schooling, it is necessary to implement research that promotes the expansion and effectiveness of its use with students with speech restrictions. The study aimed to analyze part of the production of scientific knowledge about the conceptions, purposes and modes of construction of the Alternative Communication Board. This is an integrative review of articles published in journals indexed in databases. From the application of Inclusion and exclusion criteria were selected 12 studies that became part of the analysis corpus. As for the results, it is noteworthy that of the participants involved in the research, 50% were teachers and students; 25% were teachers, students and family members; 8% were only students and family members; 8% were students, professors and researcher and 8% were only students. Regarding the age group of the students, 83% of the participants were children, 18% were adolescents and 8% were of no defined age. Sixty-six percent of students were enrolled in regular schools and 33% in special schools. As for the purpose, the use of the Alternative Communication Board was intended to promote interaction/dialogue. It is concluded that the growing presence of students with restricted orality in the educational context highlights the need to implement studies that contribute to interactions between the different professionals involved in the teaching-learning processes. <![CDATA[Intervention program in self-regulated learning: impact on knowledge and on perceptions of undergraduate students]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932022000100107&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O professor deve possuir conhecimentos e habilidades variadas para assumir a tarefa educativa diante da abrangência e da complexidade da Educação. O presente estudo reporta resultados de um programa de intervenção nos processos autorregulatórios de estudantes de Licenciatura, o qual teve como objetivo avaliar se a intervenção contribuiu para ampliar o conhecimento dos estudantes acerca do conceito de autorregulação da aprendizagem; melhorar suas percepções sobre si, como estudantes e como futuros professores; e aumentar a intenção de seguir a carreira docente. Adotou-se como referencial teórico a Teoria Social Cognitiva. A amostra foi composta por cinquenta estudantes de três turmas do terceiro semestre de diferentes cursos de Licenciatura. Os participantes foram divididos aleatoriamente em Grupo Experimental I e II e Grupo Controle. Os dados, coletados por questões conceituais e autorreflexivas, foram examinados por análise de conteúdo. Resultados revelaram que os estudantes dos grupos experimentais demonstraram compreender melhor o conceito de autorregulação da aprendizagem após a intervenção, quando comparados aos do grupo controle. Os resultados foram mais modestos em relação a ter melhores percepções sobre si, como estudantes e como futuros professores. Ademais, a intervenção não influenciou no desejo dos estudantes de seguir a carreira docente. Destaca-se também a importância dos resultados para a discussão sobre a eficácia dos programas de intervenção na formação de professores.<hr/>Abstract The teacher must have varied knowledge and skills to assume the educative task, given the Education scope and complexity. The present study reports the results of an intervention program in the self-regulatory processes of undergraduate students. It was aimed at assessing whether the intervention contributed to expand students’ knowledge about the concept of self-regulation of learning, to improve their perceptions of themselves, as students and as future teachers, and to increase their intention to pursue a teaching career. Social Cognitive theory was employed as a theoretical framework. The sample consisted of 50 students from three third-semester classes from different undergraduate courses. The participants were randomly assigned to three groups: Experimental Group I and II and Control Group. Data was collected through conceptual and self-reflective questions and examined by using Content Analysis. Results revealed that the students in the experimental groups demonstrated a better understanding of the concept of self-regulation of learning after the intervention, when compared to the control group. Results concerning having better perceptions about themselves, as students and as future teachers were more modest. Furthermore, the intervention did not influence the students’ desire to pursue a teaching career. The importance of the results for the discussion about the effectiveness of intervention programs in teacher education is highlighted. <![CDATA[Teachers’ conceptions of deaf students in inclusion and bilingual education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932022000100108&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O sistema educacional inclusivo no Brasil apresenta diversos desafios, sendo os principais relacionados à organização social – desde valores e concepções dominantes aos meios mais adequados para uma educação de qualidade para todos. Considerando a surdez como diferença linguística, este trabalho tem como objetivo compreender as concepções sobre educação bilíngue e inclusão dos professores de alunos surdos na educação infantil, relacionando práticas pedagógicas, a Língua Brasileira de Sinais e o desenvolvimento. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário online. Participaram da pesquisa 15 professores ouvintes que atuam ou atuaram em salas de educação infantil com a presença de um ou mais alunos surdos em escolas da rede pública do Estado de São Paulo no período de 2016 a 2020. As análises são fundamentadas na abordagem histórico-cultural, a partir de trechos das respostas, proporcionando discussões sobre a realidade educacional de alunos surdos quanto ao modelo educacional, considerando a proposta inclusiva e o modelo bilíngue. Os resultados indicam que a satisfação escolar ainda é pautada apenas na inserção de surdos em escolas, mesmo que essas não promovam transformações efetivas no ensino e que não tenham metodologias e práticas pautadas na Língua Brasileira de Sinais. Assim, há falta de conhecimento da Língua Brasileira de Sinais como a primeira língua dos alunos surdos e como a língua de instrução na educação e centralidade no desenvolvimento.<hr/>Abstract The inclusive education system in Brazil presents several challenges, the main ones being related to a social organization - from dominant values and conceptions to the most appropriate means for quality education for all. Considering deafness as a linguistic difference, this work aims to understand the conceptions about bilingual education and inclusion by teachers of deaf students in early childhood education, relating pedagogical practices, Libras and development. This is qualitative research, with the online questionnaire as the collection data collection instrument. The participants are 15 hearing teachers who work or have worked in Early Childhood Education classrooms with one or more deaf students in state public schools in São Paulo, from 2016 to 2020. The analyses are based on the cultural-historical approach, from excerpts of the answers, providing discussions about the educational reality of deaf students regarding the educational model, and considering the inclusive proposal and the bilingual model. The results indicate that school satisfaction is still based only on the insertion of deaf people in schools, not promoting effective changes in education, which have methodologies and practices based on Libras. Thus, there is a lack of knowledge of Libras as the first language of deaf students, as the language of instruction in education, and as centrality in development. <![CDATA[Cultural-historical psychology and study activity in East Germany: contributions from the Berlin group]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932022000100109&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo discute a inserção da psicologia histórico-cultural e da atividade de estudo na Alemanha Oriental como síntese de pesquisa teórica e documental realizada sobre a produção, o método experimental e as interpretações elaboradas na Alemanha Oriental, com foco nas contribuições do pedagogo e psicólogo Joaquim Lompscher. Os resultados foram organizados a partir da sistematização da vida, do pensamento e da obra do autor; da análise das interpretações e contribuições do grupo de Berlim para a atividade de estudo; e da investigação do trabalho experimental realizado. O estudo revela que a entrada da psicologia histórico--cultural e da atividade de estudo na República Democrática Alemã foi marcada por resistências e se deu graças ao trabalho hercúleo do grupo liderado por Joaquim Lompscher. A atividade experimental que realiza traz contribuições para comprovar o potencial desenvolvedor do método do abstrato ao concreto, pela via do estudo dos processos de abstração e generalização, bem como com a produção de modelos gerais para a solução de problemas nas diferentes disciplinas escolares. O grupo de Berlim produziu interpretações específicas sobre a constituição humana, o estudo, a atividade e seus componentes, bem como sobre o papel do sujeito da atividade. A extensão dos estudos experimentais em território alemão representou uma importante contribuição para a edificação da Teoria da Atividade de Estudo, seja por seu potencial de continuidade, seja pelas interpretações realizadas.<hr/>Abstract The article discusses the insertion of historical-cultural psychology and the activity of study in East Germany as a synthesis of theoretical and documentary research carried out on production, the experimental method and the interpretations elaborated in Germany, focusing on the contributions of the pedagogue and psychologist Joaquim Lompscher The results were organized based on the systematization of the author’s life, thought and work; the analysis of the Berlin group’s interpretations and contributions to the study activity; and investigation of the experimental work carried out. The study reveals that the entry of cultural-historical psychology and study activity in the East Germany was marked by resistance and was due to the Herculean work of the group led by Joaquim Lompscher. The experimental activity it carries out brings contributions to prove the potential developer of the method from the abstract to the concrete, through the study of the processes of abstraction and generalization, as well as the production of general models for solving problems in different subjects. The Berlin group produced specific interpretations on the human constitution, study, activity and its components, as well as on the role of the subject of the activity. The extension of experimental studies in German territory represented an important contribution to the construction of the Study Activity Theory, either because of its potential for continuity or because of the interpretations carried out. <![CDATA[Teaching strategies in human anatomy using alternative methodologies: influence on university students’ learning]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932022000100110&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este estudo traz uma análise do uso complementar de metodologias alternativas no ensino de Anatomia Humana em uma universidade pública do Vale do São Francisco, uma vez que o processo de ensino-aprendizagem se aprimora constantemente para a melhoria da educação. A elaboração de novos métodos de ensino é uma estratégia para agregar e tornar mais prazerosas as aulas de uma disciplina e driblar os desafios da aula tradicional, como, neste caso, a dificuldade para a obtenção de cadáveres para dissecação. Dessa forma, discentes matriculados na disciplina Anatomia Humana Sistêmica oferecida em cursos da área de saúde de uma universidade brasileira (n=79) realizaram algumas aulas práticas de maneira tradicional (utilização de modelos plásticos e cadavéricos) e outras nas quais foram empregadas metodologias alternativas. Para cada conteúdo foi aplicada uma atividade, como: pintura corporal, tapete facial, jogo Imagem e Ação, modelagem com argila, livro de história, papercraft e pintura em papel. Cada aula ministrada foi avaliada quanto à obtenção de conhecimentos pelos estudantes por meio de pré e pós-testes e questionários específicos, e a satisfação discente de acordo com a metodologia utilizada foi mensurada através de questionário com escala do tipo Likert. Ficou evidente que as metodologias alternativas promoveram a aprendizagem em Anatomia Humana, propiciando melhor retenção do conhecimento adquirido, tendo sido bem aceitas por universitários dos cursos de ciências da saúde.<hr/>Abstract This study provides an analysis of the complementary use of alternative methodologies in the teaching of Human Anatomy at a public university in the Vale do São Francisco since the teaching-learning process is constantly improving to improve education. The elaboration of new teaching methods are strategies to add and make the classes of the discipline more pleasant and to overcome the challenges of the traditional class, such as the difficulty in obtaining corpses for dissection. In this way, students enrolled in the Systemic Human Anatomy discipline of health care courses (n=79) traditionally took practical classes (using plastic and cadaveric models), and with alternative methodologies. An activity was applied for each content, such as Body Painting, Face Mat, Image and Action Game, Clay, History Book, Papercraft, and Painting on Paper. Each class taught was assessed for knowledge obtained by students through pre and post-tests, specific questionnaires, and student satisfaction according to the methodology proposed was measured using a Likert scale questionnaire. It was evident that alternative methodologies have been shown to promote learning in Human Anatomy, providing a more meaningful and effective memory of the content and being well accepted by students of Health Sciences courses. <![CDATA[Teaching, learning, pedagogical practices and educational innovations: weaking dialogues]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932022000100111&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este texto objetiva retomar reflexões relacionadas aos pressupostos epistemológicos, teóricos e pedagógicos do processo de ensino e de aprendizagem em contextos em que se busca construir perspectivas educacionais inovadoras frente a tantos desafios que se apresentam para a educação. De cunho bibliográfico reflexivo, aborda aspectos do ensino, aprendizagem e práticas pedagógicas, além de aspectos relacionados à inovação educacional. Os estudos e a análise realizados permitiram evidenciar que o ensino e a aprendizagem são processos desenvolvidos ao longo da vida, respaldados por pressupostos epistemológicos e pedagógicos. Faz-se necessário buscar superar algumas lacunas de cunho diretivo/tradicional que ainda se fazem presentes nas práticas pedagógicas. Sabe-se que esse movimento de mudança de paradigma educacional perspectivado pela inovação pedagógica não é pacífico e linear; mas marcado por tensões, avanços, retrocessos e desafios – como, por exemplo, o ensino remoto no contexto da pandemia. Evidencia-se que a efetividade de mudança de paradigma não se dá apenas pela imposição de leis ou documentos oficiais; requer, antes, protagonismo, participação, autonomia e cooperação dos professores, pois é um processo em construção; um caminho que se faz caminhando.<hr/>Abstract This text aims to resume reflections related to the epistemological, theoretical and pedagogical assumptions in the teaching and learning process in contexts that seek to build innovative educational perspectives in the face of so many challenges that are presented to education. With a reflective bibliographic nature, it addresses aspects of teaching, learning, pedagogical practices and aspects related to educational innovation. The studies and analysis carried out showed that teaching and learning are processes developed throughout life, supported by epistemological and pedagogical assumptions. It is necessary to seek to overcome some directive/traditional gaps that are still present in pedagogical practices. We know that this movement to change the educational paradigm envisaged by pedagogical innovation is not peaceful and linear. It is marked by tensions, advances, setbacks and challenges, like remote teaching in the context of the pandemic. It was noted that the effectiveness of a paradigm shift is not only due to the imposition of laws or official documents; it requires, rather, protagonism, participation, autonomy and cooperation of teachers, as it is a process under construction, a path that is made by walking. <![CDATA[Narratives of children of the 1st year of Elementary School about skin color]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932022000100112&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente artigo refere-se a um recorte de uma pesquisa de mestrado que investigou a literatura infantil e o desenho como elementos mediadores de narrativas de crianças. Realizado numa turma de 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal do interior de São Paulo, o estudo, cujas discussões teóricas se apoiam na perspectiva histórico-cultural, planejou sessões de contação de histórias que seriam narradas com o auxílio de fantoches. Após ouvir a história, as crianças conversaram sobre ela e produziram desenhos. O objetivo deste texto é analisar as narrativas e os desenhos feitos pelas crianças a partir da leitura do livro “O Amor Tem Todas as Cores”, que tem como foco a questão da diferença de cor, e buscar por indícios de estereótipos de cor da pele. As crianças não expressaram esse tipo de estereótipo; no entanto, foram considerados os limites do contexto em que ocorreu a pesquisa.<hr/>Abstract The present article refers to an excerpt of a master’s research that investigated children’s literature and drawing as mediating elements in children’s narratives. Conducted in a 1st grade class of a public primary school in the countryside of São Paulo, the study, whose theoretical discussions are based on the historical-cultural perspective, planned storytelling sessions that would be narrated with the help of puppets. After listening to the story, the children talked about it and produced drawings. The objective of this text is to analyze the narratives and the drawings made by the children after reading the book “O Amor Tem Todas as Cores”, which focuses on the issue of color difference, and look for evidence of stereotypes of skin color. The children did not express this type of stereotype; however, the limits of the context in which the research took place were considered. <![CDATA[The superheroine body shape in comic books and education for leisure]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932022000100113&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Dentre as diversas produções da mídia e da arte, estão as histórias em quadrinhos e, nelas, as super-heroínas que exibem formas condizentes com padrões de beleza corporal estabelecidos socialmente e que influenciam de certa forma os leitores dessas histórias. A escola e as aulas de Educação Física possuem um papel fundamental na construção de novos conhecimentos e são espaços fundamentais para mediações pedagógicas acerca do corpo e da beleza corporal. O objetivo deste artigo foi analisar as formas corporais das super-heroínas de HQs com base em um referencial cultural e suas relações com a educação para o lazer na escola. Para isso, foi desenvolvida uma revisão de literatura, de abordagem qualitativa. Foram consultadas as bases de dados Google Acadêmico e a biblioteca da Universidade Metodista de Piracicaba. Os resultados indicam que o consumo das histórias em quadrinhos como prática de lazer e, especialmente, o consumo da imagem das super-heroínas, pode estar relacionado à produção de desejo por um “corpo ideal”. Busca-se demonstrar como os quadrinhos de super-heroínas podem incentivar ou reforçar a busca por certos padrões de beleza e quantos problemas isso pode gerar nas crianças e jovens que os consomem. Assim, o professor de Educação Física, com base na educação para o lazer, pode levar os alunos a refletirem sobre essas influências no sentido de reverem significados e valores atribuídos ao corpo.<hr/>Abstract Among the various media and art productions, the superheroines in comics show socially accepted standards of body beauty, which influence the readers of these stories in a certain way. The school and Physical Education classes have an important role as spaces for the construction of new knowledge, and these are fundamental for pedagogical mediation about the body and body beauty. This article aimed to analyze the body shapes of comic book superheroes based on a cultural reference and their relationship with education for leisure at school. A literature review was developed with a qualitative approach. Google Scholar and the library of the Methodist University of Piracicaba were consulted. The results indicate that the consumption of comics as a leisure practice, and especially the consumption of the image of superheroines, may be related to the production of desire for an “ideal body”. We attempt to demonstrate how superheroine comics can encourage or reinforce the search for certain beauty standards and how much this can cause problems for children and young people who consume them. Thus, based on education for leisure, the Physical Education teacher can lead students to think over these influences to review the meaning and value attributed to the body <![CDATA[Challenges faced by managers of the Full-Time Education Program in the state of São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932022000100114&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo intenciona apresentar os resultados de um estudo que envolveu três escolas públicas da rede estadual paulista que aderiram ao Programa Ensino Integral no município de Presidente Prudente. Participaram seis membros iniciantes da equipe de gestão escolar (diretora, vice-diretor[a] e professor coordenador geral). Teve como objetivo compreender os desafios enfrentados na prática pelos gestores iniciantes do Programa Ensino Integral do estado de São Paulo. O referencial norteador que sustentou a produção se valeu dos estudos relacionados à gestão escolar e ao ensino integral. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos instrumentos de coleta de dados foram o questionário e a entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi orientada pela abordagem descritivo-interpretativa. Os resultados evidenciaram que os principais desafios enfrentados pelos iniciantes concernem aos seguintes aspectos: financeiro, burocrático, à insuficiência da parceria família-escola, à necessidade de formação continuada para o exercício do cargo/função e à aprendizagem dos estudantes.<hr/>Abstract This article intends to present the results of a study involving three public schools in the state of São Paulo that joined the full-time education in the city of Presidente Prudente. Six beginner members of the school management team (principal, vice-principal and general coordinating teacher) participated in the study. It aimed to understand challenges faced in practice by beginner managers of the Full-Time Education Program in the state of São Paulo. The guiding reference that supported the production is based on studies related to school management and full-time education. In methodological terms, it is qualitative research, whose data collection instruments were a questionnaire and semi-structured interview. Data analysis was guided by the interpretive descriptive approach. The results showed that the main challenges faced by beginners concern the following aspects: financial, bureaucracy, family-school partnership, training and learning. <![CDATA[Society projects: reflections on the Base Nacional Comum Curricular (Brazilian National Common Curricular Base) and the education under construction in Brazil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932022000100115&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo tem como objetivo refletir sobre as propostas de educação existentes na Base Nacional Comum Curricular, promulgada em 2018, com foco no Ensino Médio. Pretende-se também esclarecer as intenções e os posicionamentos políticos e econômicos para a educação existentes nesse documento. Para alcançar tais objetivos, buscamos primeiramente compreender as principais características da sociedade ocidental contemporânea e seus desdobramentos no cotidiano das pessoas. Essa discussão se faz importante para analisarmos que tipo de sociedade a atual proposta de educação está construindo ou almeja construir. Em segundo lugar, analisamos a composição e as principais perspectivas presentes implícita e explicitamente na Base Nacional Comum Curricular. Utilizamos como referências para refletir sobre a sociedade contemporânea as obras de Bauman, Han e Ball. Nosso trabalho é de natureza qualitativa, realizado por meio da análise documental da Base Nacional Comum Curricular, relacionando-a com perspectivas pedagógicas. A reflexão sobre a sociedade em que vivemos é importante para pensarmos sobre qual educação queremos para os nossos jovens.<hr/>Abstract This article aims to reflect on the education proposals within the Brazilian National Common Curricular Base for High School, enacted in 2018 to clarify the political and economic intentions and positions for education existing in this document. To achieve these goals, we firstly sought to understand the main characteristics of contemporary occidental society and its outcomes in people’s daily lives. This discussion is important to analyze what type of society the current education proposal is building or aims to build. Secondly, we analyze the composition and main perspectives implicitly and explicitly present in the Brazilian National Common Curricular Base. We used the works of Bauman, Han, and Ball as frameworks to reflect on contemporary society. This is a qualitative study, carried out through documental analysis of the Brazilian National Common Curricular Base, by relating it to pedagogical perspectives. Reflecting on the society we live in is important to think about what education we want for our young people. <![CDATA[AIDS: the dialogue between Science textbooks (PNLD 2017/2020), teachers and students]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932022000100116&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este trabalho buscou cotejar o modo de apresentação e produção do tema AIDS em livros didáticos de Ciências, aprovados em duas edições do Programa Nacional do Livro Didático (2017, 2020). Para tanto, foram analisados livros de 7º e 8º anos, utilizando-se o método de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Os critérios para seleção das coleções foram: terem sido submetidas e aprovadas na edição anterior e na posterior à implantação da atual Base Nacional Curricular Comum; apresentarem o maior índice de distribuição em escolas públicas do Brasil; serem destinadas ao ensino de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental. Foram encontradas inclusões de novos aspectos, como a menção à Lei nº 12.984/14, que prevê a criminalização de preconceitos manifestos contra pessoas que vivem com HIV, e informações sobre as profilaxias pré e pós-exposição. A localização do tema apresenta-se nos mesmos conteúdos clássicos, como a reprodução, os métodos contraceptivos e as Infecções Sexualmente Transmissíveis; e permanece a responsabilização individual da transmissão do HIV/AIDS e a cultura do medo e da morte. Portanto os livros trazem discussões que ampliam a reflexão sobre a vida com HIV/AIDS, mas ainda muito dependentes de ações efetivas dos docentes em sala de aula. Ainda há que se dar passos mais largos em direção à construção de educações que superem os preconceitos sobre a aids e as pessoas que com ela convivem.<hr/>Abstract This work aimed to compare the way how the AIDS theme is presented and produced in science textbooks, approved in two editions of the Brazilian National Textbook Program (2017, 2020). We analyzed 7th and 8th grade textbooks using Laurence Bardin’s content analysis method. The criteria for collection selection were: having been submitted and approved in the edition before and after the implementation of the current Common Brazilian National Curriculum Base; presenting the highest rate of distribution in public schools in Brazil; being intended for science teaching in the final years of elementary school. Inclusions of new aspects were found, as mentioned in Law nº 12.984/14, which provides for the criminalization of prejudice against people living with HIV, and information on pre- and post-exposure prophylaxis. The location of the theme is presented in the same classic contents, such as reproduction, contraceptive methods, and Sexually Transmitted Infections, with individual responsibility for the transmission of HIV/AIDS and the culture of fear and death remaining. Therefore, the books bring discussions that broaden the reflection on life with HIV/AIDS, but still very dependent on effective actions by teachers in the classroom. There are still more steps to be taken for the construction of educations that overcome prejudice about AIDS and the people who live with it. <![CDATA[Leadership and school management: a questioning view at the leadership concept in education according to Spinoza’s philosophical perspective]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932022000100117&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente artigo tem como objetivo contribuir para a compreensão da qualificação da gestão escolar e do papel do diretor de escola, a partir do pressuposto de que todas as relações afetivas no coletivo escolar geram desdobramentos que podem aproximar as comunidades da conquista da qualidade social da educação. Foram retomados os conceitos da filosofia de Baruch de Spinoza, especialmente a teoria dos afetos; o debate sobre a gestão escolar, na perspectiva sociológica da crítica ao neoliberalismo e a discussão que tenta estabelecer o conceito de qualidade social da educação, entendida como a promoção da aprendizagem e do desenvolvimento do ser humano na sua integralidade. Conclui-se que a liderança na escola pública é garantidora de direitos e deve possibilitar que os alunos exerçam um papel ativo na sociedade e, portanto, a atuação do diretor, enquanto liderança na gestão escolar, não encontra similaridade com as abordagens teóricas de liderança utilizadas como embasamento aos modelos de gestão empresarial.<hr/>Abstract This article presents a contribution to understand the school management qualification and the school principal role. Affective relationships in the school collective produce results that can bring communities closer to achieving the social quality of education. We carried out a reflection based on Baruch de Spinoza’s philosophy; a debate on school management, in the sociological perspective of neoliberalism critique; and a discussion that tries to establish the concept of social quality of education, understood as the promotion of learning and the development of human beings in their entirety. In this context, we established a critique of neoliberalism’s sociological perspective. We concluded that leadership in public schools is a guarantor of rights and should enable students to play an active role in society. Therefore, the principal’s performance, as leadership in school management, is not similar to the theoretical approaches to leadership used as a basis for business management models. <![CDATA[The National Program of Education in Agrarian Reform: a reflection in the scope of the policies of formation of educators]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932022000100119&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo objetiva identificar a participação no contexto das inter-relações do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária e dos movimentos sociais do campo, a fim de analisar o papel da gestão participativa na seleção e a implementação dos projetos desenvolvidos nesse processo, baseado nas premissas e demandas sociais do campo no contexto das lutas dos movimentos sociais, mediado por uma política de estado do Pará. A metodologia se desenha como estudo exploratório de abordagem qualitativa, utilizando-se como procedimentos metodológicos: (a) observação; (b) diário de campo; e (c) pesquisa tipo survey. O trabalho de campo foi realizado nas reuniões dos movimentos sociais e do Conselho Regional da Reforma Agrária do estado do Pará. Nos resultados, evidenciaram-se duas dimensões que se articulam com a gestão participativa. A primeira se articulou com a formulação bottom up, na qual se verificou que os projetos de cursos implementados no programa partem das intervenções diretas de movimentos sociais que participam desde a elaboração até o acompanhamento, sendo o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra o partícipe mais ativo. A segunda se refere à garantia de direitos sobre a qual os sujeitos participantes passam a demonstrar, nos últimos três anos, múltiplas dificuldades na efetivação do planejamento das propostas de curso, com queda no repasse de recurso e modificação da agenda governamental.<hr/>Abstract This article aims to identify participation in the context of interrelationships between the National Program of Education in Agrarian Reform and rural social movements, in order to analyze the role of participatory management in the selection and implementation of projects developed in this process, based on the premises and social demands of the countryside in the context of the struggles of social movements, mediated by a policy of the State of Pará. The methodology is designed as an exploratory study with a qualitative approach, using as methodological procedures: (a) observation; (b) field diary, and (c) survey. Fieldwork was carried out at meetings of social movements and at the Regional Council for Agrarian Reform of the State of Pará. In the results, two dimensions are highlighted that are articulated with Participatory Management. The first is articulated with the bottom-up formulation, in which it was found that the projects of courses implemented in the Program are part of the direct interventions of social movements that participate, from the elaboration to the follow-up, with Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra as the most active participant. The second refers to the guarantee of rights which the participating subjects start to demonstrate, in the last three years, multiple difficulties in carrying out the planning of course proposals, with a drop in the transfer of resources and modification of the governmental agenda. <![CDATA[Feedback to educators: an analysis of a letter from an English teacher]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932022000100120&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O contato com os egressos é uma das formas de a universidade tomar conhecimento das reais demandas encontradas na escola e, assim, pensar em ações práticas na formação que possam amenizar os desafios que os professores encontram em sala de aula. Este artigo tem por objetivo trazer reflexões sobre a formação de professores que atuarão na Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, foi proposto a uma egressa do curso de Letras e atual professora de Inglês da Educação de Jovens e Adultos a escrita de uma carta endereçada aos formadores da Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo do pedido de escrita de uma carta pessoal se deu pela necessidade de dar um retorno à instituição sobre como seus professores vêm contribuindo com a formação de seus ex-alunos. A carta foi analisada com base na metodologia da tematização proposta por Fontoura, que consiste em demarcar palavras, expressões ou temas para, assim, fazer a relação com os teóricos. Autores como Tardif, Freire, Nóvoa, entre outros, foram usados como aporte teórico para embasar o tema encontrado na carta, que é ‘o desafio de lecionar Inglês em turmas da Educação de Jovens e Adultos’. Com a análise da carta foi possível perceber a importância do estudo de textos de Paulo Freire na graduação e a relevância da discussão de pesquisas feitas com a Educação de Jovens e Adultos entre os professorandos para que os futuros professores compreendam que o ensino infantilizado precisa ser abolido nessa modalidade e para que aulas significativas possam ser disponibilizadas para esse público. Com isso, espera-se que, com a divulgação do resultado preliminar desta pesquisa, a Faculdade de Formação de Professores, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, como também outras instituições voltadas para a formação docente, insira em seus currículos temas associados às peculiaridades da Educação de Jovens e Adultos nas licenciaturas para que futuros professores lidem melhor com a diversidade etária e de interesses presentes nessas turmas.<hr/>Abstract The contact with undergraduate students is one way for universities to become aware of the real demands found in basic education and, consequently, to develop practical actions in training that can mitigate the challenges that teachers face in classrooms. This article aims to reflect on teacher training for youth and adult education. Thereby, a former student of a language course and current teacher of adults was asked to write a letter addressed to the professors of the Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. The purpose of the request to write a personal letter was due to the need to give feedback to the institution about how its professors have been contributing to the training of its former students, who are now teachers in schools. The letter was analyzed based on the thematization methodology proposed by Fontoura, which consists in marking words, expressions, themes in order to establish a relationship with the theorists. Authors such as Tardif, Freire and Nóvoa were used as theoretical foundation to support the theme found in the letter, which is ‘the challenge of teaching English in youth and adult education classes’. With the analysis of the letter, it was possible to perceive the importance of studying Paulo Freire’s texts in undergraduate courses and the relevance of the discussion of researches on youth and adult education among English language trainees so that future teachers understand that childish teaching needs to be abolished in this modality and that meaningful classes can be made available for this audience. Therefore, it is expected that, with the publication of the preliminary results of this research, Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro as well as other institutions dedicated to teacher training will include themes associated with the peculiarities of youth and adult education in their curricula so that future teachers can better deal with the age and interest diversity present in these classes. <![CDATA[Employability and occupational destiny of higher education graduates: a literature review]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932022000100200&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo de revisão discute pesquisas recentes sobre a inserção profissional de egressos da educação superior no Brasil. Para isso, foi feito um levantamento em bases indexadas e repositórios acadêmicos, das produções publicadas no país nas últimas décadas. A partir de critérios de elegibilidade, foram selecionados 30 trabalhos que compuseram o corpus documental do estudo. Parte significativa dos documentos localizados dizem respeito a egressos de cursos de formação de professores. Assim, o estudo foi desagregado entre produções sobre egressos em geral e sobre egressos de licenciaturas, sendo que, dessas, destacaram-se pesquisas sobre graduados em cursos de Pedagogia. Nas análises, foi possível classificar as produções em três categorias: (i) as que relacionam a inserção de egressos às modificações do mercado de trabalho; (ii) as que associam as trajetórias profissionais em interface com desigualdades estruturais da sociedade; e (iii) as que abordam a inserção laboral de egressos a partir das especificidades da área de formação. Dentre os resultados, identificou-se que as produções sobre egressos da educação superior são bem distribuídas nos três grupos. Já para egressos das licenciaturas e Pedagogia, os trabalhos se concentram na terceira categoria, com exceção de cursos da parte diversificada da Base Nacional Comum Curricular. Foi possível concluir também que, em geral, o mercado de trabalho para licenciados absorve os egressos dentro da área de formação com relativa facilidade, ainda que continuem existindo desigualdades de remuneração quanto ao sexo e à raça/cor.<hr/>Abstract This review article discusses recent research on the professional insertion of graduates of higher education in Brazil. For this, a survey of productions was carried out on indexed bases and academic repositories published in the country in recent decades. Based on eligibility criteria, 30 papers were selected that comprised the documentary corpus of the study. A significant part of the documents located relate to graduates of teacher training courses. Thus, the study was disaggregated between productions on graduates in general and graduates of bachelor’s degrees, and of these, research on graduates of pedagogy courses stood out. In the analyses, it was possible to classify the productions into three categories: (i) those that relate the insertion of graduates to changes in the labor market; (ii) those that address professional trajectories in interface with structural inequalities of society; and (iii) those that associate the work insertion of graduates to the specificities of the training area. Among the results, it was identified that the productions on graduates of higher education are well distributed in the three groups. For graduates of undergraduate studies and Pedagogy, the works focus on the third category, except for courses from the diversified part of the curriculum. It was also possible to conclude that, in general, the labor market for graduates absorbs graduates within the training area with relative ease, even though inequalities in remuneration remain in terms of gender and race.