Scielo RSS <![CDATA[Educação, Formação e Tecnologias]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1646-933X20080002&lang=pt vol. 01 num. 02 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2008000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Relações entre os jogos digitais e aprendizagem: delineando percurso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2008000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente artigo apresenta algumas pesquisas na área de jogos digitais e eletrônicos que articulam a relação dessas novas mídias com os espaços de aprendizagens escolares na Europa, Estados Unidos e Brasil, sinalizando possíveis percursos para efetivar essa parceria. Neste texto as palavras games, videogame, videjogos serão utilizados como sinônimos para se referir aos jogos comerciais que podem ser jogados em consoles e PC e fazem parte da 3ª e 4ª geração de jogos. Em contraponto, utilizarei a expressão “jogos digitais” para me referir aos elementos tecnológicos que são utilizados nos PC que apresentam narrativas, interatividade, interface, qualidade e realismo das imagens de forma diferenciada dos primeiros, isto é, mais simples, mais elementar.<hr/>Abstract: This paper present researches related to digital games that are focused at the learning process space within European, American and Brazilian schools, signalizing possible ways for a partnership between this new media and the educational field. In this text, the terms “games” and “videogames” will be used as a synonym for commercial games that can be played at Consoles or PC and belong to the 3rd and 4th generation of video games. On the other hand, the expression “digital game” will be used as technological elements that will be used on PC that present narratives, interactivity, interface, quality and image realism in a differentiated manner than in the first terms, i.e., more simple and elemental than them. <![CDATA[Integração curricular das tecnologias educativas no ensino da língua Portuguesa: um blogue para desenvolver a leitura e a escrita]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2008000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A integração de ferramentas digitais na sala de aula na era da web 2.0 diversifica os recursos, permite a colaboração entre pares, confere centralidade ao aluno e proporciona-lhe um enriquecimento disciplinar, transdisciplinar e cívico. Para isso, é indispensável uma planificação adequada dos recursos a utilizar e da sua articulação transparente com os conteúdos. Neste contexto, e com a brevidade característica de um artigo: i) reconhecemos a importância de uma alteração dos quadros teóricos e metodológicos no processo ensino-aprendizagem, ao nível do desenvolvimento de competências básicas no domínio da Língua Portuguesa; ii) apresentamos o blogue Língua Portuguesa salientando a sua contribuição para aumentar e melhorar a leitura e escrita de alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico.<hr/>Abstract: The integration of digital tools in the classroom in the age of web 2.0 diversifies the resources, allows the peer-contribution and shifts focus to the student enabling their curricular and civic enrichment. To achieve this purpose making an appropriate planning of the resources to be used as well as its clear connection with the contents is required. In this context: i) we acknowledge the importance of a change in the theoretical and methodological frameworks in the teaching-learning process, with the development of basic skills in the Portuguese language; ii) we present the blog Língua Portuguesa highlighting its contribution to improve both the reading and listening skills in 3º ciclo students. <![CDATA[Com os outros aprendemos, descobrimos e... construímos: um projecto colaborativo na plataforma Moodle]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2008000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo aborda a utilização de uma plataforma de aprendizagem (Moodle) em contexto educativo e descreve uma experiência pedagógica que decorreu no ano lectivo 2007/2008 onde participaram três turmas (do 8º, 9º e 12º anos) de duas Escolas Portuguesas. Enquanto exemplo de integração da plataforma Moodle nas práticas educativas ao nível dos ensinos básico e secundário, o projecto aqui relatado foi assumidamente orientado para a construção de uma comunidade virtual de aprendizagem, com base em propostas pedagógicas centradas em temáticas transversais e com recurso a ferramentas colaborativas. Inspirado num modelo de aprendizagem colaborativa, proposto por diversos autores, foi desenhado um ambiente virtual de aprendizagem que contribuísse não só para potenciar a integração da tecnologia ao serviço da aprendizagem em alguns domínios curriculares, mas também para desenvolver nos alunos competências transversais baseadas na colaboração.<hr/>Abstract: This article discusses the use of a learning platform (Moodle) in the educational context and describes an educational experience that took place in the past school year (2007/2008). It was a collaborative project in which students from three classes of two Portuguese schools (one middle and one secondary) participated. As an example of the integration of a learning platform with educational practices, the project reported here had an explicit goal: to build a virtual learning community focusing on environmental issues and using collaborative tools from a learning platform (Moodle).We describe the uses of a well known model of collaborative learning that was adopted for setting up challenges to students (K8, K9 and K12) that used and explore tools such as wikis, chats and forums. Based on a model of collaborative learning, proposed by several authors, a virtual learning environment was designed in order to enhance the integration of technology in the curriculum practices in some areas and to develop in students broad skills based on collaboration. <![CDATA[Avaliação da aprendizagem na educação online: relato de pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2008000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Os princípios da avaliação presencial podem ser transpostos para a modalidade online? Este texto parte desta indagação e é fruto de uma pesquisa que buscou analisar o processo de avaliação da aprendizagem conduzido em um curso de online e, ao mesmo tempo, desenvolver a transposição de procedimentos da avaliação presencial da aprendizagem para o ambiente de interfaces online. Seu referencial teórico articula os temas: (a) cenário comunicacional a partir do conceito de “cibercultura” e (b) concepções de avaliação nas modalidades presencial. Finalmente, discute os seguintes resultados da pesquisa: (a) é possível transpor princípios da avaliação da aprendizagem presencial para o contexto online, (b) os fóruns e os chats permitem estabelecer a mediação técnica e pedagógica da avaliação, (c) a avaliação precisa considerar as possibilidades e limites técnicos e pedagógicos para construção da aprendizagem.<hr/>Abstract: Can the principles of classroom-based assessment be transferred to the online environment? This question forms the starting point for this article, which is the result of research that sought to analyze the learning assessment process used in an online course and at the same time transfer classroom-based assessment procedures to an environment involving online interfaces. The theoretical basis for the article covers the following topics: (a) the communication scenario in terms of the concept of cyberculture and (b) notions regarding assessment in a classroombased environment Lastly, the authors discuss the following results of the research: (a) the principles of classroom-based learning assessment can be transferred to the online environment; (b) forums and chat rooms allow technical and pedagogical mediation of assessment; and (c) assessment must take into account the technical and pedagogical possibilities and limitations for knowledge to be built. <![CDATA[Podcast, Audacity, Youtube, Skypecast, Chat e Webquest: Possibilidades didáctico-pedagógicas na Internet para o docente de língua Inglesa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2008000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A pesquisa que se apresenta discute possibilidades formativas da utilização de ambientes virtuais de aprendizagem. Foi embasada num curso de formação continuada com oito professores de Língua Inglesa do ensino superior. Foram propostos, utilizados e avaliados recursos aplicáveis às práticas educativas: Podcast, Audacity, YouTube, Skypecast, Chat e Webquest. A avaliação foi feita com base nas respostas a perguntas e questionários, que foram submetidas à análise de conteúdo. Os resultados mostram que os ambientes virtuais possibilitam novas práticas educativas com ganhos para o ensino-aprendizagem. A análise configurou categorias relacionadas à formação continuada docente, que exprimem as possibilidades didático-pedagógicas do computador e da Internet: objeto, novo, interação, comunicação, mudança, curso, atualização, Internet, resistência à mudança, melhora, equipamento.<hr/>Abstract: The research argues about the formative possibilities of the virtual learning environment use. It was based on a teaching development course with eight English Teachers of higher education. Many resources related to educational practice were applied and evaluated like: Podcast, Audacity, YouTube, Skypecast, Chat and Webquest. The evaluation was done based on the answers of the questions and questionnaires that had been submitted to the content analysis. The results show that the virtual learning environments make possible new educative practices with gains for the teaching and learning process. The analysis presented categories related to teaching development that expresses the didactic-pedagogical possibilities of the computer and the Internet: object, new, interaction, communication, change, course, updating, internet, change resistance, improvement and equipment. <![CDATA[Desafios e perspectivas em ambiente virtual de aprendizagem: inter-relações formação tecnológica e prática docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2008000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo faz parte das pesquisas realizadas por um grupo de estudos e pesquisas em tecnologias educacionais e educação a distância e se propõe investigar o professor em ambiente virtual de aprendizagem: sua formação tecnológica e sua prática docente. Nesse contexto, a pesquisa procurou identificar inter-relações entre as discussões teóricas sobre a formação de professores para a educação online e a prática efetiva do professor nessa modalidade. As discussões do artigo se pautam nas tendências atuais da docência online e nos desafios e perspectivas que despontam para uma atuação mais efetiva neste contexto. Os cursos de formação de professores, desde a formação inicial, têm o desafio de alfabetizar tecnologicamente este professor por meio de orientações baseadas em práticas reflexivas e em participação crítica, levando o professor a perceber as tecnologias como meio e possibilidade de ampliar os espaços educacionais, descentralizar o acesso ao saber, modificar a lógica da comunicação, aproximar professores e alunos. A prática do professor na educação online, independente do curso ou disciplina, reflete suas concepções de ensino-aprendizagem e seu posicionamento frente às tecnologias. Todos os dados aqui utilizados foram retirados das trocas realizadas em cursos a distância de formação inicial e continuada oferecidos em uma universidade particular.<hr/>Abstract: This article is part of the researches done by a group of studies and researches about educational technologies and distance education and it proposes to investigate the teacher in a learning virtual environment: his technological formation and his teaching practice. At that context, the research tried to identify inter-relations among theoretical discussions about the teachers formation to the online education and the effective practice of the teacher at this modality. The discussions of the article are based on the actual tendencies of the online teaching and on the challenges and the perspectives which appear for a more effective action at this context. The courses of teachers formation, since the initial formation, have the challenge to literate technologically this teacher by means of orientations based on reflective practices and on critical participation, getting the teacher to understand the technologies as means and possibility to extend the educational spaces, decentralizing the access to knowledge, modifying the logic of communication, getting teachers and students closer. The teacher practice on online education, independent of the course or subject, reflects his conceptions of teaching-learning and his positions about technologies. All the used data here were taken from the occurred changes in distance courses of initial and continued formation offered by a private university <![CDATA[Development of a graphic application and evaluation of teaching and learning of the bisecting-angle technique for periapical radiographs]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2008000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Summary: The use of the bisecting-angle technique for periapical radiographs, one of the techniques most frequently used by dentists, yields a high rate of errors, and dental students should understand and master its performance. Difficulties in teaching this complex technique led teachers to reassess traditional teaching and learning processes. This study investigated a graphic application to prepare students to use the bisecting-angle technique, and evaluated its application in an undergraduate course. An interactive graphic application was developed with theoretical and practical lessons that cover the correct performance of the bisectingangle technique. Twenty undergraduate students were selected: 10 for the test group (conventional teaching and computer-aided learning) and 10 for the control group (conventional teaching only). A practical simulation with patient and a practical test using phantoms were conducted for evaluation. In the simulation test, the mean score of the test group was 71.66%, and the control group, 58.33%. Mean grade in the practical test was also higher in the test group: 8.25 versus 6.95. All users felt that the application facilitated learning. The use of virtual resources improved the understanding and mastering of a radiographic technique by dental students.<hr/>Resumo: A radiografia periapical da bissetriz é a técnica radiográfica mais utilizada entre os cirurgiões-dentistas e também a que apresenta o maior índice de erros. Estes dados e também a dificuldade encontrada para o ensino desta complexa técnica levou os educadores a repensarem o processo de ensino-aprendizagem tradicional. O aprendizado auxiliado por computador (CAL) vem sendo utilizado na Odontologia e estudos comprovam que o uso da hipermídia não apenas aumenta a motivação para o estudo, como também facilita a absorção do conhecimento. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um arquivo de tecnologia gráfica (ATG) para o treinamento e aperfeiçoamento da técnica radiográfica periapical da bissetriz e testá-lo junto aos alunos da graduação, como forma de facilitar o processo ensino-aprendizagem deste complexo procedimento. O ATG foi desenvolvido a partir do programa Microssoft Power Point e consta de sessões teóricas e práticas (para facilitar o aprendizado e treinamento dos usuários), abrangendo todos os passos inerentes a realização de adequada técnica radiográfica periapical da bissetriz. Vinte alunos foram selecionados para participar do estudo, sendo 10 do grupo teste (método convencional de ensino e CAL) e 10 do grupo controle (método convencional de ensino exclusivamente). A eficácia do CAL foi avaliada a partir de uma atividade prática simulada em paciente (através de critérios qualitativos desenvolvidos em uma ficha de avaliação) e de uma prova prática da técnica radiográfica em fanton. Os resultados mostraram que os alunos do grupo teste (CAL) obtiveram em média 71,66% de acertos e os do grupo controle, 58,33% durante a simulação. A média da nota na prova prática também foi superior no grupo teste: 8,25 contra 6,95. Todos os usuários do programa sentiram que este facilitou o aprendizado da técnica. A partir destes resultados conclui-se que o uso da tecnologia virtual facilita a compreensão e o domínio da técnica radiográfica por alunos de Odontologia. <![CDATA[Computadores, ferramentas cognitivas: desenvolver o pensamento crítico nas escolas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2008000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Summary: The use of the bisecting-angle technique for periapical radiographs, one of the techniques most frequently used by dentists, yields a high rate of errors, and dental students should understand and master its performance. Difficulties in teaching this complex technique led teachers to reassess traditional teaching and learning processes. This study investigated a graphic application to prepare students to use the bisecting-angle technique, and evaluated its application in an undergraduate course. An interactive graphic application was developed with theoretical and practical lessons that cover the correct performance of the bisectingangle technique. Twenty undergraduate students were selected: 10 for the test group (conventional teaching and computer-aided learning) and 10 for the control group (conventional teaching only). A practical simulation with patient and a practical test using phantoms were conducted for evaluation. In the simulation test, the mean score of the test group was 71.66%, and the control group, 58.33%. Mean grade in the practical test was also higher in the test group: 8.25 versus 6.95. All users felt that the application facilitated learning. The use of virtual resources improved the understanding and mastering of a radiographic technique by dental students.<hr/>Resumo: A radiografia periapical da bissetriz é a técnica radiográfica mais utilizada entre os cirurgiões-dentistas e também a que apresenta o maior índice de erros. Estes dados e também a dificuldade encontrada para o ensino desta complexa técnica levou os educadores a repensarem o processo de ensino-aprendizagem tradicional. O aprendizado auxiliado por computador (CAL) vem sendo utilizado na Odontologia e estudos comprovam que o uso da hipermídia não apenas aumenta a motivação para o estudo, como também facilita a absorção do conhecimento. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um arquivo de tecnologia gráfica (ATG) para o treinamento e aperfeiçoamento da técnica radiográfica periapical da bissetriz e testá-lo junto aos alunos da graduação, como forma de facilitar o processo ensino-aprendizagem deste complexo procedimento. O ATG foi desenvolvido a partir do programa Microssoft Power Point e consta de sessões teóricas e práticas (para facilitar o aprendizado e treinamento dos usuários), abrangendo todos os passos inerentes a realização de adequada técnica radiográfica periapical da bissetriz. Vinte alunos foram selecionados para participar do estudo, sendo 10 do grupo teste (método convencional de ensino e CAL) e 10 do grupo controle (método convencional de ensino exclusivamente). A eficácia do CAL foi avaliada a partir de uma atividade prática simulada em paciente (através de critérios qualitativos desenvolvidos em uma ficha de avaliação) e de uma prova prática da técnica radiográfica em fanton. Os resultados mostraram que os alunos do grupo teste (CAL) obtiveram em média 71,66% de acertos e os do grupo controle, 58,33% durante a simulação. A média da nota na prova prática também foi superior no grupo teste: 8,25 contra 6,95. Todos os usuários do programa sentiram que este facilitou o aprendizado da técnica. A partir destes resultados conclui-se que o uso da tecnologia virtual facilita a compreensão e o domínio da técnica radiográfica por alunos de Odontologia. <![CDATA[Portal aprender com tecnologias]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2008000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Summary: The use of the bisecting-angle technique for periapical radiographs, one of the techniques most frequently used by dentists, yields a high rate of errors, and dental students should understand and master its performance. Difficulties in teaching this complex technique led teachers to reassess traditional teaching and learning processes. This study investigated a graphic application to prepare students to use the bisecting-angle technique, and evaluated its application in an undergraduate course. An interactive graphic application was developed with theoretical and practical lessons that cover the correct performance of the bisectingangle technique. Twenty undergraduate students were selected: 10 for the test group (conventional teaching and computer-aided learning) and 10 for the control group (conventional teaching only). A practical simulation with patient and a practical test using phantoms were conducted for evaluation. In the simulation test, the mean score of the test group was 71.66%, and the control group, 58.33%. Mean grade in the practical test was also higher in the test group: 8.25 versus 6.95. All users felt that the application facilitated learning. The use of virtual resources improved the understanding and mastering of a radiographic technique by dental students.<hr/>Resumo: A radiografia periapical da bissetriz é a técnica radiográfica mais utilizada entre os cirurgiões-dentistas e também a que apresenta o maior índice de erros. Estes dados e também a dificuldade encontrada para o ensino desta complexa técnica levou os educadores a repensarem o processo de ensino-aprendizagem tradicional. O aprendizado auxiliado por computador (CAL) vem sendo utilizado na Odontologia e estudos comprovam que o uso da hipermídia não apenas aumenta a motivação para o estudo, como também facilita a absorção do conhecimento. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um arquivo de tecnologia gráfica (ATG) para o treinamento e aperfeiçoamento da técnica radiográfica periapical da bissetriz e testá-lo junto aos alunos da graduação, como forma de facilitar o processo ensino-aprendizagem deste complexo procedimento. O ATG foi desenvolvido a partir do programa Microssoft Power Point e consta de sessões teóricas e práticas (para facilitar o aprendizado e treinamento dos usuários), abrangendo todos os passos inerentes a realização de adequada técnica radiográfica periapical da bissetriz. Vinte alunos foram selecionados para participar do estudo, sendo 10 do grupo teste (método convencional de ensino e CAL) e 10 do grupo controle (método convencional de ensino exclusivamente). A eficácia do CAL foi avaliada a partir de uma atividade prática simulada em paciente (através de critérios qualitativos desenvolvidos em uma ficha de avaliação) e de uma prova prática da técnica radiográfica em fanton. Os resultados mostraram que os alunos do grupo teste (CAL) obtiveram em média 71,66% de acertos e os do grupo controle, 58,33% durante a simulação. A média da nota na prova prática também foi superior no grupo teste: 8,25 contra 6,95. Todos os usuários do programa sentiram que este facilitou o aprendizado da técnica. A partir destes resultados conclui-se que o uso da tecnologia virtual facilita a compreensão e o domínio da técnica radiográfica por alunos de Odontologia.