Scielo RSS <![CDATA[Educação, Formação e Tecnologias]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1646-933X20090001&lang=pt vol. 02 num. 01 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2009000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Los relatos digitales y su interés educativo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2009000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen Este artículo revisa el campo y el interés de la aplicación educativa de los relatos o narrativas digitales. Para ello los sitúa en la tradición de la narrativa, como una forma de conocimiento humano, y explica lo específico de ellos. A continuación se examina su forma de clasificación, así como algunas interpretaciones recientes. Finalmente se describe una experiencia realizada con estudiantes universitarios y sus implicaciones educativas.<hr/>Abstract This article reviews the field and the interest of the educational application of digital storytelling. Placing it in the tradition of storytelling as a form of human knowledge, the text give us some recent interpretations of the concept and as well a set of elements for its classification. Finally describes an experiment conducted with college students and their educational implications. <![CDATA[Avaliação em E-Learning]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2009000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A avaliação em e-learning, quando este é assumido como formação estruturada, pode ser analisada a partir de duas perspectivas diferentes. A primeira, tem efeitos directos sobre a aprendizagem dos alunos e refere-se à verificação e acompanhamento da aprendizagem. Podemos considerar os três momentos de avaliação educacional clássica: diagnóstica, formativa e sumativa. Para todos eles existem ferramentas, estratégias e momentos adequados. A segunda perspectiva é sistémica e permite aos gestores de formação analisar os pontos críticos dos seus sistemas e perspectivar a sua melhoria. A avaliação da formação em e-learning pode ser medida sob diferentes pontos de vista, desde o nível de satisfação dos estudantes até ao impacto que essa formação tem sobre os resultados do negócio da instituição onde o formando desenvolve a sua actividade profissional. As razões para o sucesso ou fracasso das iniciativas de formação em e-learning podem e devem ser medidas<hr/>Abstract The assessment in e-learning, where it is assumed to structured training, can be seen from two different perspectives. The first has a direct impact on student learning and refers to the proof and monitoring of learning. We can consider the three classic moments in educational assessment: diagnostic, formative and summative. In all there are tools, strategies and timing. The second approach is systemic and allows training managers to analyze the critical points of their systems and look to improve it. The evaluation of training in e-learning can be measured in different points of view, from the satisfaction level of students to the impact of training on the results of activities of the institution where the student develops his activity. The reasons for the success or failure of initiatives in e-learning and training can and should be measured <![CDATA[Práticas de utilização de computadores portáteis em contexto educativo:: que impactos?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2009000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A utilização de computadores portáteis (ComP) em Portugal é uma realidade recente e em crescimento que traz consigo novas possibilidades de integração das TIC em contextos educativos e, em consequência, de investigação. Assim, considerou-se pertinente divulgar os resultados de investigações desenvolvidas em países cuja integração dos ComP vem acontecendo na última década, tendo em vista a sua sistematização e a análise das mais-valias destas tecnologias. Da revisão efectuada sobressai que utilizar ComP, para integrar as TIC na Educação, pode permitir aos alunos desenvolver trabalhos com mais qualidade, de forma mais autónoma e responsável. A portabilidade e a utilização regular dos ComP pode conduzir a novas formas de colaborar, de escrever e de apresentar os projectos. Quanto aos professores, o trabalho colaborativo (online e/ou presencial) pode aumentar fruto do uso mais regular desta tecnologia. Além disso, surgem novas possibilidades de utilizar recursos inovadores, de acompanhar os trabalhos, de promover a utilização integrada das TIC. Contudo, interessa salvaguardar que dificilmente estes aspectos serão verificados sem a promoção de metodologias centradas no aluno e nas aprendizagens e um compromisso da comunidade educativa. Sem estes suportes pode haver resistências e dificuldades na integração das TIC<hr/>Abstract The use of laptops in Portugal is a recent and growing reality that brings new opportunities for the integration of ICT and, consequently, for the research in the area. Thus, the authors considered appropriate to disseminate the results of the research which have been developed in countries that integrated laptops in the last decade, in order to make a synthesis and analyze the added value of those technologies. Using laptops to integrate ICT can enable students to develop work with increased quality, being more autonomous and responsible. The portability and regular use of laptops leads to new ways of collaboration, as well as of writing and presenting project work. For teachers, the collaborative work (online or presence) can also be enhanced due to more regular use of this technology. Moreover, there are new opportunities to use innovative resources, to monitor the students’ work and to promote the integrated use of ICT. However, it should be stressed that to achieve those impacts teaching strategies should be centered on student learning. A strong commitment of all the educational community is also required. Without these supports resistances and difficulties in integrating ICT may subsist <![CDATA[LMS em contexto escolar: estudo sobre o uso da Moodle pelos docentes de duas escolas do norte de Portugal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2009000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Considerando o conhecimento ainda insuficiente das práticas existentes nas escolas portuguesas no que se refere à utilização de plataformas virtuais, particularmente no que se refere ao caso da plataforma MOODLE, foi desenvolvido um estudo descritivo com o objectivo de analisar que tipo de serviços e ferramentas são utilizados pelos professores e de que forma estes novos recursos têm contribuído para renovar as suas práticas pedagógicas. O estudo empírico envolveu os professores de duas escolas do norte de Portugal, sendo uma privada e outra pública. Para o efeito, os professores preencheram um questionário que foi alvo de uma validação de conteúdo e empírica. Os resultados mostram que: a) a maioria dos professores inquiridos não utiliza a plataforma de apoio à aprendizagem; e b) que os professores que utilizam a Moodle não o fazem tirando partido do potencial que esta plataforma apresenta para o desenvolvimento da sociedade da informação, comunicação e conhecimento em Portugal.<hr/>Abstract Considering the lack of research about existing practices in Portuguese schools regarding the use of learning management systems, particularly in what concerns the use of Moodle , this paper analysis if Moodle has been used to support a social constructionist framework of education or not. This paper describes what kind of activities and resources are used by teachers and how these new features have helped them to renew their teaching practices. The empirical investigation involved teachers from two schools in the north of Portugal. The results illustrate that: a) most teachers surveyed didn’t use the platform to support learning, and b) that teachers didn’t effectively use Moodle considering its whole learning potential. It is argued that technological improvement in communications stands for a development of educational purposes and experiences. <![CDATA[Estratégias e práticas na utilização do Moodle na disciplina de História]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2009000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Num contexto nacional de adopção da plataforma Moodle pelas Escolas portuguesas torna-se particularmente relevante avaliar a concepção, desenvolvimento e exploração de ambientes de aprendizagem nas várias áreas disciplinares e identificar boas práticas para a comunidade educativa. Apresentam-se resultados de um trabalho de investigação- acção que sistematizou a utilização de um ambiente virtual de aprendizagem baseado no Moodle para o Ensino da História no nono ano do Ensino Básico. Foi desenvolvido um projecto de ensino sócio- construtivista que seguiu estratégias activas que promovessem a exploração, colaboração e reflexão dos estudantes. Recorreu-se à implantação de um regime de ensino em b-learning que potenciou as ferramentas de trabalho e colaboração fornecidas pelo sistema Moodle. Concluímos este trabalho com a identificação de estratégias e abordagens pedagógicas que promoveram, em particular, uma participação e colaboração acrescida e significante, bem como uma construção de conhecimento apoiada por novas dimensões de comunicação entre os alunos e com o professor.<hr/>Abstract In a national context of adoption of the Moodle platform by Portuguese schools it becomes particularly relevant to evaluate the conception, development and exploration of learning environments in the several disciplinary areas and identify good practices for the educational community. Results from an Action-Research work are presented which sum up the use of a Moodle based environment for ninth year History teaching in elementary education. A socio-constructivist teaching project was developed which followed active strategies able to promote the students’ exploration, collaboration and reflection. A b-learning teaching regime was implanted which potentiated the work and collaboration tools offered by the Moodle system. We finish this work with the identification of strategies and pedagogical approaches which promoted, particularly, increased and significant participation and collaboration as well as knowledge construction supported by new communication dimensions between students and with the teacher. <![CDATA[Tecnologias Web 2.0 na sala de aula: três propostas de futuros professores de Português]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2009000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo No contexto da sociedade da informação torna-se necessário apostar numa formação docente em que seja possível aliar o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação à teoria e prática educativas, uma vez que trabalhar com as TIC e com a Internet exige do professor uma nova postura na organização do currículo, nas metodologias implementadas em sala de aula e na mediação das aprendizagens. Nesse sentido, vamos apresentar uma experiência realizada com 10 futuros professores de Lingua Materna (Português) na disciplina semestral de Educação Multimédia levada a cabo no ano lectivo de 2007/2008. Em grupo, os alunos planificaram e publicaram online uma unidade curricular em que uma (ou várias) ferramentas da Web 2.0. foram exploradas do ponto de vista pedagógico/didáctico. A apresentação e análise dos três projectos desenvolvidos bem como a opinião dos alunos sobre a experiência constituem o foco deste artigo.<hr/>Abstract In the context of the learning society it is important to invest in teacher education programs that combine the use of ICT to educational theory and practice once that to work with technologies and the internet demands the teacher new roles as a curriculum organizer and as a mediator of the learning process. In this article we present a study developed with a group of 10 pre-service teachers of Portuguese Language who attended an education course in Multimedia Education in 2nd semester of 2007/2008. The intent of the course was to develop the teachers’ skills in technology integration as well as a pedagogical philosophy that values student- centered tool-based teaching. In small groups students developed and published online a curricular assignment for their future school classrooms using Web 2.0 tools. The learning artifacts as well as students´ opinions on the learning experience are presented and discussed <![CDATA[Novas perspectivas no ensino da língua Inglesa: blogues e podcasts]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2009000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este trabalho visou estudar o uso dos blogues com podcasts como recurso educativo de aprendizagem e aperfeiçoamento da Língua Inglesa, enquanto língua estrangeira, no ensino básico presencial, analisar todo o potencial que estes representam e caracterizar ao mesmo tempo estratégias da sua aplicação no processo de ensino e aprendizagem. Pretendeu-se verificar até que ponto estes tipos de ferramentas permitem promover a interactividade, a vertente de trabalho prático e o trabalho cooperativo e colaborativo a nível da própria língua estrangeira e se são capazes de diminuir a magistralidade das aulas e promover o gosto pela mesma junto dos alunos. Por outro lado, tentou-se avaliar também os resultados obtidos pelos alunos bem como a qualidade dos recursos desenvolvidos e utilizados, nomeadamente o blogue e as actividades que foram criadas para o desenvolvimento das aulas e a apresentação de conteúdos. A um nível mais específico, pretendeu-se melhorar o aproveitamento e o sucesso educativo dos alunos, bem como a sua proficiência na língua inglesa<hr/>Abstract This work studied the use of blogs and podcasts as an educational resource in the learning and improvement process of English as a foreign language in elementary, in presence, education. It analyzed all the potential they represent in the development of the learning process and at the same time characterized the strategies for their application in the teaching and learning process. It was intended to verify to what extent these tools allow the promotion of interactivity and practical, collaborative and cooperative work in the English Language and if they are able or not to reduce class magistrality and promote the language itself among students. On the other hand the students’ results were also evaluated, as well as the quality of the resources developed and used, namely, the blog and the activities created for the classes and for content presentation. At a more specific level there was an attempt to improve the students` results and educational success as well as their proficiency in the English language. <![CDATA[Formação contínua de professores e tecnologias de informação e comunicação no distrito de Setúbal: um estudo de avaliação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2009000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A Formação Contínua em Contexto de Prática Efectiva foi um modelo de formação contínua implementado em cinco Centros de Formação de Associações de Escolas do Distrito de Setúbal. Após um ano da sua implementação, optou-se pela realização de um estudo de avaliação que utilizou para recolha de dados o inquérito por questionário. Foi dirigido aos professores a leccionar nas escolas de cada centro. A análise englobou o nível de satisfação dos docentes participantes no estudo, relativamente ao tipo de Formação Contínua que realizaram nos últimos anos e permitiu: conhecer as competências e conhecimentos de base tecnológica dos professores; conhecer as suas necessidades de formação futuras e analisar como são assimiladas pelos professores as novas formas de Formação Contínua quer de carácter misto, presencial e a distância (“blended-learning”) quer online<hr/>Abstract The Continuing Professional Development in the context of effective practice was a model of teachers’ training implemented in five Schools Associations’ Training Centers in the District of Setúbal. After a year of its implementation it took place an assessment study using a survey, directed to the teachers that teach in the schools of the five Centers. The analysis approached teachers’ level of satisfaction participating in the study about the type of Continuing Training in which they enrolled in recent years; it allowed to know teachers’ ICT skills and knowledge; it allowed to identify future training needs and examine how new models of Continuing Training are understood by teachers in either blended or distance learning. <![CDATA[Ensino mediatizado no ensino recorrente da Região Autónoma dos Açores: perspectivas de desenvolvimento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2009000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo No ano lectivo 2003/ 2004, a Escola Básica 3/S Vitorino Nemésio, da Ilha Terceira, Açores, tornou-se a primeira escola portuguesa com ensino recorrente mediatizado via Internet, ao nível dos 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário. Nesta investigação procurámos responder à questão: “Quais as perspectivas de desenvolvimento futuro do ensino mediatizado recorrente na Região Autónoma Açores?” Recorremos ao estudo de caso como forma de abordagem da problemática, na medida em que pretendemos tratar o caso com profundidade, compreender o modo de funcionamento do sistema na actualidade, identificar os seus principais pontos fracos e perspectivar formas de potencializar o sistema no futuro. Os resultados obtidos mostram que o modelo subjacente ao ensino mediatizado permite vencer algumas das barreiras geográficas e demográficas que o arquipélago encerra. No entanto, apresenta alguns problemas que importa resolver, nomeadamente a incipiente formação pedagógica e as limitações técnicas dos professores no campo das Tecnologias de Informação e Comunicação e do elearning. O ensino mediatizado pode oferecer outras valências, nomeadamente na formação contínua de professores e auxiliares de acção educativa e implementar-se de forma mais efectiva, fora da Região.<hr/>Abstract In the school year 2003/2004 Basic School 3/S Vitorino Nemésio, on Terceira Island, Azores, became the first Portuguese school with adult e-learning, from 5th grade up to the secondary level (12th grade). The purpose of this research was to answer the question: “Which are the possibilities of development of adult elearning in the Autonomous Region of the Azores?” The development of a case study seemed appropriate as an approach to the issue, because we intended to focus on its depth, understand the way it works presently, identify its main weaknesses and find ways to improve this system in the future. The results tell us this system appears as an affirmative answer to the geographical and demographic limitations of the Azorean Islands. Nevertheless, there are still unsolved problems, mostly the teachers’ limitations as far as pedagogic and technical skills on the fields of Information and Communication Techniques and e-learning are concerned. Adult elearning also offers other possibilities, on the domain of teachers’ and other staff’s continuous formation as well as its wider and more effective implementation outside the Region <![CDATA[Competências TIC: Estudo de implementação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2009000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo No ano lectivo 2003/ 2004, a Escola Básica 3/S Vitorino Nemésio, da Ilha Terceira, Açores, tornou-se a primeira escola portuguesa com ensino recorrente mediatizado via Internet, ao nível dos 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário. Nesta investigação procurámos responder à questão: “Quais as perspectivas de desenvolvimento futuro do ensino mediatizado recorrente na Região Autónoma Açores?” Recorremos ao estudo de caso como forma de abordagem da problemática, na medida em que pretendemos tratar o caso com profundidade, compreender o modo de funcionamento do sistema na actualidade, identificar os seus principais pontos fracos e perspectivar formas de potencializar o sistema no futuro. Os resultados obtidos mostram que o modelo subjacente ao ensino mediatizado permite vencer algumas das barreiras geográficas e demográficas que o arquipélago encerra. No entanto, apresenta alguns problemas que importa resolver, nomeadamente a incipiente formação pedagógica e as limitações técnicas dos professores no campo das Tecnologias de Informação e Comunicação e do elearning. O ensino mediatizado pode oferecer outras valências, nomeadamente na formação contínua de professores e auxiliares de acção educativa e implementar-se de forma mais efectiva, fora da Região.<hr/>Abstract In the school year 2003/2004 Basic School 3/S Vitorino Nemésio, on Terceira Island, Azores, became the first Portuguese school with adult e-learning, from 5th grade up to the secondary level (12th grade). The purpose of this research was to answer the question: “Which are the possibilities of development of adult elearning in the Autonomous Region of the Azores?” The development of a case study seemed appropriate as an approach to the issue, because we intended to focus on its depth, understand the way it works presently, identify its main weaknesses and find ways to improve this system in the future. The results tell us this system appears as an affirmative answer to the geographical and demographic limitations of the Azorean Islands. Nevertheless, there are still unsolved problems, mostly the teachers’ limitations as far as pedagogic and technical skills on the fields of Information and Communication Techniques and e-learning are concerned. Adult elearning also offers other possibilities, on the domain of teachers’ and other staff’s continuous formation as well as its wider and more effective implementation outside the Region <![CDATA[Portal e- escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2009000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo No ano lectivo 2003/ 2004, a Escola Básica 3/S Vitorino Nemésio, da Ilha Terceira, Açores, tornou-se a primeira escola portuguesa com ensino recorrente mediatizado via Internet, ao nível dos 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário. Nesta investigação procurámos responder à questão: “Quais as perspectivas de desenvolvimento futuro do ensino mediatizado recorrente na Região Autónoma Açores?” Recorremos ao estudo de caso como forma de abordagem da problemática, na medida em que pretendemos tratar o caso com profundidade, compreender o modo de funcionamento do sistema na actualidade, identificar os seus principais pontos fracos e perspectivar formas de potencializar o sistema no futuro. Os resultados obtidos mostram que o modelo subjacente ao ensino mediatizado permite vencer algumas das barreiras geográficas e demográficas que o arquipélago encerra. No entanto, apresenta alguns problemas que importa resolver, nomeadamente a incipiente formação pedagógica e as limitações técnicas dos professores no campo das Tecnologias de Informação e Comunicação e do elearning. O ensino mediatizado pode oferecer outras valências, nomeadamente na formação contínua de professores e auxiliares de acção educativa e implementar-se de forma mais efectiva, fora da Região.<hr/>Abstract In the school year 2003/2004 Basic School 3/S Vitorino Nemésio, on Terceira Island, Azores, became the first Portuguese school with adult e-learning, from 5th grade up to the secondary level (12th grade). The purpose of this research was to answer the question: “Which are the possibilities of development of adult elearning in the Autonomous Region of the Azores?” The development of a case study seemed appropriate as an approach to the issue, because we intended to focus on its depth, understand the way it works presently, identify its main weaknesses and find ways to improve this system in the future. The results tell us this system appears as an affirmative answer to the geographical and demographic limitations of the Azorean Islands. Nevertheless, there are still unsolved problems, mostly the teachers’ limitations as far as pedagogic and technical skills on the fields of Information and Communication Techniques and e-learning are concerned. Adult elearning also offers other possibilities, on the domain of teachers’ and other staff’s continuous formation as well as its wider and more effective implementation outside the Region