Scielo RSS <![CDATA[Educação, Formação e Tecnologias]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1646-933X20090002&lang=es vol. 02 num. 02 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2009000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Personal Learning Environments: contributos para uma discussão do conceito]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2009000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es A noção (ou noções) de Personal Learning Environment (Ambiente Pessoal de Aprendizagem) representa, de certa forma, o convergir de muitos dos aspectos que marcam as mudanças sociais e culturais provocadas pelo desenvolvimento tecnológico, nomeadamente com a Web 2.0, e que acabam por ter, inevitavelmente, um forte impacto na educação e na concepção da aprendizagem. Contudo, embora existam aspectos consensuais em torno da noção de PLE, registase uma diversidade de perspectivas e enfoques que tornam difícil chegar a uma única definição estável e que albergue toda essa diversidade. Procuramos, neste artigo, dar conta dessa variedade de abordagens, centrando-nos nas perspectivas mais relevantes nesta área. Começamos por referir as origens e fundamentos deste conceito; damos, em seguida, conta de algumas das definições avançadas e das características atribuídas aos PLEs; discutimos, depois, a sua relação com os ambientes virtuais institucionais, geralmente designados VLEs (Virtual Learning Environments); e, por fim, descrevemos algumas tentativas importantes de operacionalização prática de um personal learning environment.<hr/>The notion (or notions) of Personal Learning Environment represents, in a way, the convergence of many of the key aspects underlying the social and cultural changes brought about by technological development, namely the Web 2.0 phenomenon. These aspects have, inevitably, a strong impact on education and on the ways we understand learning. Despite some consensual ideas around the concept of PLE, there is a wide diversity of perspectives on what it may be, which makes it difficult to reach a unique, stable definition of this concept. In this article, we try to bring forward these varied approaches, focusing on the perspectives that, in our opinion, are the most relevant. We start by referring to the origins and foundations of the concept of Personal Learning Environment; then, we talk about some definitions that have been put forward and the characteristics attributed to PLEs; we further discuss its relationship with the Virtual Learning Environments used by institutions; and, finally, we describe some important initiatives to create a personal learning environment. <![CDATA[Peddy- paper literário mediado por telemóvel]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2009000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es A tecnologia móvel está a configurar a nossa forma de viver, trabalhar e aprender. O desenvolvimento das tecnologias móveis está a operar transformações em todos os domínios da sociedade, em especial, na educação. Os jovens usam os telemóveis para comunicar e acedem intensamente à Web, de forma lúdica, através de chats, blogues e jogos, desenvolvendo um conjunto de capacidades e competências que podem ser potenciadas no processo de aprendizagem. Neste artigo apresentamos um estudo sobre o ensino de Fernando Pessoa mediadopor telemóveis. Trata-se de um conjunto de desafios lançados aos alunos do Ensino Profissional com o objectivo de uma plena integração do telemóvel no processo de ensino e aprendizagem e as implicações do seu uso na aprendizagem individual e colaborativa. Este estudo centra-se nas percepções dos alunos no desenvolvimento de um Peddy- Paper literário.<hr/>The mobile technology is configuring the way we live, work and learn. The development of mobile technologies is operating some transformations in all areas of society, especially in education. Young people use mobile phones to communicate and also intensively to access the Web through chats, blogs and games. They are developing a set of capabilities and skills that can be enhanced in learning process. This paper presents an experiment of teaching activities mediated by mobile phones. A set of challenges were provided to students of Vocational Education with the goal of full integration of mobiles into the process of teaching and learning and to analyse the implications of its use in individual and collaborative learning. This study describes some activities and focuses on the perceptions of students in the development of a literary Peddy-Paper about the poet Fernando Pessoa. <![CDATA[A adopção do quadro interactivo pelos professores de matemática do 3º CEB: um estudo empírico nas escolas da Guarda]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2009000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Nos últimos anos, em Portugal, as autoridades educacionais, as escolas e os professores têm manifestado um interesse crescente na utilização de Quadros Interactivos na esperança de aumentar o desempenho académico dos alunos. Contudo, apesar de o ritmo de introdução desta tecnologia educativa na sala de aula ter vindo a aumentar progressivamente, têm sido publicados poucos estudos que investiguem as práticas da sua introdução e utilização. Este estudo investiga através de uma estratégia de estudo de caso múltiplo a adopção do Quadro Interactivo por professores de Matemática em cinco escolas com o 3.º Ciclo do Ensino Básico da cidade da Guarda. Os resultados mostram que a introdução dos equipamentos foi efectuada na maioria dos casos sem qualquer planeamento, tendo a formação inicial sido conduzida entre professores. Os equipamentos ainda não são utilizados pela maioria dos professores e aqueles que os utilizam é com pouca frequência e ainda não aproveitam a totalidade das suas potencialidades. Assim, são descritos os principais obstáculos e factores chave de sucesso à sua utilização, bem como as expectativas dos professores em relação aos quadros interactivos. Este estudo pretende contribuir para uma reflexão que potencie uma utilização mais eficaz desta tecnologia educativa.<hr/>In the last few years, in Portugal, educational authorities, schools and teachers have shown an increasing interest in using Interactive Whiteboards in the hope of improving the academic performance of pupils. However, although the rhythm of introduction of this educational technology in the classroom has been augmenting steadily, there have been few published studies that investigate the practices of its introduction and utilization. This study examines through a multiple case study strategy the adoption of the Interactive Whiteboard by teachers of Mathematics in five secondary schools at the city of Guarda. The results show that the introduction of equipments has been carried out in most cases without planning, having the initial training been conducted between teachers. The equipments are not yet used by the majority of teachers and those who use them do so with low frequency and do not take full advantage of its potentialities. Thus, the main obstacles and key success factors to its use are described, as well as the expectations of teachers in relation to Interactive Whiteboards. This study intends to contribute to a reflection that potentiates a more effective use of this educational technology. <![CDATA[E-Portefólios no 1º ciclo do ensino básico: estratégia de promoção e certificação de competências]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2009000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Durante os últimos anos tem-se verificado um interesse crescente pela utilização de e-portefólios em contexto educativo, em resultado das potencialidades que lhes são atribuídas na promoção e avaliação de competências. Esta investigação interpretativa, de tipo qualitativo, pretendeu estudar as potencialidades e limitações da utilização de portefólios electrónicos em escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico e propor modelos de e-portefólios adequados à realidade deste nível de ensino. Procedeu-se: 1) à análise global dos e-portefólios produzidos no Distrito de Santarém no âmbito do Projecto CBTIC@EB1 - Projecto de Competências Básicas em TIC - durante o ano lectivo de 2005-2006; e 2) à construção de três estudos de caso, onde se analisa e discute a forma como professores, alunos e monitores se envolveram na dinamização de e-portefólios. Com base nos resultados obtidos, procedeu-se à concepção de dois modelos de e-portefólio que procuram adequar-se à realidade específica das escolas do 1º Ciclo portuguesas, potenciando as vantagens educativas desta metodologia e ultrapassando as dificuldades detectadas no estudo empírico prévio.<hr/>In recent years, interest has grown in the use of e-portfolios in educational context as a result of the potential that is attributed to them in promoting and evaluating competencies. This qualitative, interpretative investigation sought to study the potentialities and limitations of the use of e-portfolios in schools of the 1st Cycle of Basic Education, and to propose models of e-portfolios that are appropriate to the reality of this educational level. The following items were performed: 1) a global analysis of e-portfolios produced at District of Santarém within the scope of the CBTIC@EB1 Project - Basic Competency in ICTs Project during the school year 2005, and 2) creation of three case studies, which analyzed and discussed the way in which teachers, students and monitors are involved in the dynamization of the e-portfolios. Based on the results obtained, two e-portfolio models were created, which were adapted to the specific realities of Portuguese schools in the 1st Cycle of Basic Education, strengthening the educational advantages of this methodology and overcoming the difficulties identified in the previous empirical study. <![CDATA[Processos interacionais no curso de pedagogia a distância da Universidade do Estado do Rio de Janeiro: a formação humana para além da lógica do capital]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2009000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este texto foi originado de uma pesquisa que tem como objeto o Curso de Pedagogia a Distância da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Escolhemos um importante aspecto pra observar: a interação, destacada no projeto político-pedagógico do curso. Analisamos as respostas de trezentos e trinta alunos do curso ao instrumento de avaliação institucional do ano de 2007, apresentado pela Fundação CECIERJ, que administra os cursos do Consórcio CEDERJ, em seu web site. Construímos, através desta análise, um conceito de interação com o outro no ciberespaço do curso, destacando os seus aspectos positivos e negativos. Discutimos ainda idéias de formação continuada, sociedade da informação e comunicação ou sociedade do conhecimento e o sentido que as tecnologias da informação e comunicação têm para o nosso contexto social, entendendo-as a partir de uma concepção de uso histórico-social. Verificamos seis enfoques diferentes para a interação: como forma de comunicação, como socialização, como cooperação ou colaboração, como maneira de otimizar a aprendizagem, como antagonismo, contradição e como hegemonia resultante de competição. Essas reflexões sobre a construção do conceito de outro através da interação são necessárias para definir o paradigma de formação humana que serve de base a cursos como esse.<hr/>This text had its origin from the research that has as object the Course of Teacher training in distance mode of the Rio de Janeiro State University. We look at an important aspect: the interaction, highlighted in the political-pedagogic project of the course. We analyzed the responses of three hundred and thirty students from the instrument of institutional evaluation in 2007. We build, through this analysis, a concept of interaction in cyberspace, highlighting their strengths and weaknesses. We also discussed ideas for continuing education, knowledge society and the sense that the information and communication technologies have for the social context, from a historical and social development view. We found six different meanings attributed to the interaction: as a means of communication and socialization, as cooperation or collaboration, as a resource to optimize the learning, as antagonism, conflict and hegemony resulting from competition. These reflections on the construction of the concept of another through the interaction are necessary to define the paradigm of human training which provides the basis for such courses. <![CDATA[As TIC na formação inicial da ESE João de Deus]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2009000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O estudo teve como principal objectivo identificar os factores que promovem a utilização e/ou integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na formação inicial de professores do 1º ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação João de Deus e propor estratégias para contribuir para a integração das mesmas junto da escola e dos professores. Realizámos um estudo longitudinal desenvolvido em quatro fases, iniciando este trabalho com a recolha de informação, através da aplicação de questionários e entrevistas, sobre a utilização e/ou integração das tecnologias a todos os alunos da Licenciatura de Professores do 1º Ciclo da Escola Superior de Educação João de Deus, todos os seus Docentes e a 15 professores titulares, ex-alunos da nossa Escola de formação. Foi assim possível confirmar que existe uma diferença entre informação e conhecimento e que se torna necessário alterar o discurso pedagógico.<hr/>The principal objective of this study was to identify the factors that promote the use and/or integration of the Information and Communication Technologies - ICTs - in the initial training of teachers of the 1st Cycle of Basic Education at the 'João de Deus' School of Higher Education and to propose strategies to contribute towards their integration with schools and teachers. We carried out a longitudinal study developed in four phases. We began by gathering information by means of the application of questionnaires and interviews regarding the use and/or integration of the Technologies to all graduation students from the 1st Cycle of Basic Education Teacher Certification course at the 'João de Deus' School of Higher Education, to all of their Teachers and to 15 full-time Professors - former students of our Teacher Training School. Thus, it was possible to confirm that there is a difference between information and knowledge, and that it is necessary to alter the pedagogical discourse. <![CDATA[Estratégias para um ensino online mais inclusivo: sons e imagens para todos?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2009000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es A imagem e o som povoam hoje o universo Web em todas as suas dimensões. Os conteúdos tornaram-se a cada momento mais ricos e complexos e, na mesma proporção, dificultam o acesso a quem, por ter incapacidade sensorial, precisa de condições específicas. No contexto actual, o ensino online, qualquer que seja o seu modelo, recorre às ferramentas da Web para se concretizar, submetendo-se no processo, a todas as contingências existentes no contexto geral. Aqui, todas as limitações ganham maior dimensão pois passam a ser determinantes na eficácia educativa. Se é verdade que existem directrizes do tipo W3C que pretendem garantir a usabilidade e acessibilidade da Web, haverá ainda espaço para questionar de forma objectiva quais os desafios de utilizar a imagem e o som no contexto educativo e quais as soluções à vista para melhorar as condições de acesso a estudantes com necessidades especiais de carácter sensorial.<hr/>Image and sound are all over the Web and are to be found in all its dimensions. Contents are becoming increasingly richer and more complex, and proportionally, access is becoming more and more difficult, particularly for people with sensory impairment. In the present framework, online education, whichever model in use, is based on Web tools, which means that it has all the limitations thereof. In the educational environment, all the limitations gain greater relevance because they determine the educational outcome itself. Even though there are guidelines such as those by W3C that envisage improved usability and accessibility, there is still a reason to question the challenges that derive from the use of images and sound in the educational context and which might be the best solutions to improve accessibility on behalf of students with special needs. <![CDATA[Ensino online e aprendizagem multimédia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2009000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es A imagem e o som povoam hoje o universo Web em todas as suas dimensões. Os conteúdos tornaram-se a cada momento mais ricos e complexos e, na mesma proporção, dificultam o acesso a quem, por ter incapacidade sensorial, precisa de condições específicas. No contexto actual, o ensino online, qualquer que seja o seu modelo, recorre às ferramentas da Web para se concretizar, submetendo-se no processo, a todas as contingências existentes no contexto geral. Aqui, todas as limitações ganham maior dimensão pois passam a ser determinantes na eficácia educativa. Se é verdade que existem directrizes do tipo W3C que pretendem garantir a usabilidade e acessibilidade da Web, haverá ainda espaço para questionar de forma objectiva quais os desafios de utilizar a imagem e o som no contexto educativo e quais as soluções à vista para melhorar as condições de acesso a estudantes com necessidades especiais de carácter sensorial.<hr/>Image and sound are all over the Web and are to be found in all its dimensions. Contents are becoming increasingly richer and more complex, and proportionally, access is becoming more and more difficult, particularly for people with sensory impairment. In the present framework, online education, whichever model in use, is based on Web tools, which means that it has all the limitations thereof. In the educational environment, all the limitations gain greater relevance because they determine the educational outcome itself. Even though there are guidelines such as those by W3C that envisage improved usability and accessibility, there is still a reason to question the challenges that derive from the use of images and sound in the educational context and which might be the best solutions to improve accessibility on behalf of students with special needs. <![CDATA[Portal educacional das webquests]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2009000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es A imagem e o som povoam hoje o universo Web em todas as suas dimensões. Os conteúdos tornaram-se a cada momento mais ricos e complexos e, na mesma proporção, dificultam o acesso a quem, por ter incapacidade sensorial, precisa de condições específicas. No contexto actual, o ensino online, qualquer que seja o seu modelo, recorre às ferramentas da Web para se concretizar, submetendo-se no processo, a todas as contingências existentes no contexto geral. Aqui, todas as limitações ganham maior dimensão pois passam a ser determinantes na eficácia educativa. Se é verdade que existem directrizes do tipo W3C que pretendem garantir a usabilidade e acessibilidade da Web, haverá ainda espaço para questionar de forma objectiva quais os desafios de utilizar a imagem e o som no contexto educativo e quais as soluções à vista para melhorar as condições de acesso a estudantes com necessidades especiais de carácter sensorial.<hr/>Image and sound are all over the Web and are to be found in all its dimensions. Contents are becoming increasingly richer and more complex, and proportionally, access is becoming more and more difficult, particularly for people with sensory impairment. In the present framework, online education, whichever model in use, is based on Web tools, which means that it has all the limitations thereof. In the educational environment, all the limitations gain greater relevance because they determine the educational outcome itself. Even though there are guidelines such as those by W3C that envisage improved usability and accessibility, there is still a reason to question the challenges that derive from the use of images and sound in the educational context and which might be the best solutions to improve accessibility on behalf of students with special needs.