Scielo RSS <![CDATA[Educação, Formação e Tecnologias]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1646-933X20100002&lang=pt vol. 03 num. 01 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[A escola e a agenda digital europeia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2010000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Balancing the two faces of eportfolios]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2010000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This paper focuses on the two major purposes for developing ePortfolios, and how to balance both approaches to enhance learner engagement with the ePortfolio process. The paper begins by discussing what an ePortefolio is and how several web 2.0 tools can support ePortfolio development. It then focuses on the two main approaches for ePortfolio development: portfolio as workspace and portfolio as showcase as a framework for developing ePortfolios.<hr/>Este artigo foca os dois principais propósitos ou focos de desenvolvimento de portefólios e de como equilibrar ambas as abordagens de modo a aumentar o envolvimento dos alunos no desenvolvimento dos seus portefólios. O texto começa por discutir em que consiste um ePortefólio e como diversos serviços da Web 2.0 podem suportar o seu desenvolvimento. De seguida discutem-se as duas principais abordagens ao desenvolvimento de e-Portefólios - portefólios como espaços de trabalho e portefólios como espaços de apresentação - como enquadramento e referencial para o desenvolvimento de ePortefólios. <![CDATA[Estrutura cognitiva dos alunos e aprendizagem conceptual da matemática: contributos para o seu conhecimento através da técnica de Redes Associativas Pathfinder]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2010000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo descreve uma experiência de aprendizagem que teve como objectivo contribuir para a compreensão da rede conceptual dos alunos no que diz respeito ao conhecimento de duas operações aritméticas (multiplicação e divisão), através do uso sistemático da plataforma PmatE. Antes e depois da utilização do ambiente PmatE os alunos participantes foram sujeitos à avaliação dos conceitos matemáticos através da técnica “PathFinder Associative Networks” proposta por Schvaneveldt (1990), que gera matrizes de dados correspondentes à rede conceptual dos alunos relativas às operações em estudo. Estas matrizes de dados foram analisadas a diferentes níveis recorrendo ao programa SPSS. As aplicações CN_MeBa e PATHFINDER foram usadas como ferramentas de representação do conhecimento conceptual relativo aos conceitos sob observação, durante o uso sistemático do ambiente PmatE pelos alunos participantes no estudo. Os resultados sugerem diferenças ao nível das representações mentais que os alunos possuem acerca do conhecimento conceptual da multiplicação e divisão no início e no final da intervenção educativa. No que diz respeito à similaridade das redes dos alunos em comparação com a rede do professor, a análise efectuada indica que a variação entre os resultados obtidos antes e depois da experiência com PmatE não foi significativa. As conclusões e limitações do estudo são discutidas sendo que os resultados sugerem que esta abordagem pode constituir um método útil para estudar e compreender as redes conceptuais dos alunos durante os processos de aprendizagem dos conceitos matemáticos, permitindo ao professor fazer a observação do progresso do aluno.<hr/>This paper describes a learning experience, which took place in a 4th grade Portuguese classroom and involved an educational intervention using a mathematical learning platform, named PmatE. The study aims at contributing for a better understanding of the student’s conceptual networks while learning two mathematical operations: division and multiplication. Before and after the use of the PmatE platform, participating students were subject to an evaluation of their mathematical concepts using a technique proposed by Schvaneveldt (1990) “PathFinder Associative Networks”, which generates arrays of data corresponding to the students’ conceptual network. These data matrices were then analyzed at different levels using the SPSS software. The CN_MeBa and the PATHFINDER software were used as tools for capturing students’ knowledge representation while solving mathematical problems by using the PmatE environment systematically. Results suggest differences in student’s mental representations of mathematical concepts related with division and multiplication operations in the beginning and at the end of the educational intervention. Regarding the similarity of students’ networks compared with the teacher’s networks, the analysis indicates that the differences between the results obtained before and after the intervention with PmatE were not significant. Conclusions and limitations of the study are discussed. The results suggests that this approach can be an useful method to understand students’ mathematical conceptual knowledge during the learning processes and help teachers’ to better analyze and observe students’ progress. <![CDATA[A utilização das TIC dentro e fora da escola: sultados de um estudo envolvendo alunos do concelho de Aveiro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2010000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Vários estudos sobre a utilização das tecnologias da informação e da comunicação (TIC), indicam que os alunos têm especial apetência pela utilização das TIC e usam-nas frequentemente fora da escola. Também sugerem que esses usos promovem o desenvolvimento de competências diversas. No entanto, devido a factores variados, essas competências parecem ser pouco potenciadas pela escola. Este contributo apresenta resultados de um estudo em que se procurou fazer o levantamento da forma como os alunos de duas escolas de Aveiro, de diferentes níveis de ensino, usam as TIC dentro e fora da escola. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo de carácter descritivo, do tipo multicasos. Para recolher os dados foram aplicados dois inquéritos por questionário online. A partir dos resultados conclui-se que a percentagem de alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico (CEB) que utilizam TIC em casa é elevada e idêntica à dos do Ensino Secundário (ES). Quanto às actividades desenvolvidas com maior frequência em casa e na escola, os alunos de 2º CEB fazem o mesmo tipo de actividades, que se prendem com tarefas de aprendizagem formal, e estas actividades diferem para os alunos do ES. Estes últimos, fora da escola, usam frequentemente ferramentas da Web 2.0, sendo estas ferramentas muito pouco exploradas na escola. Os resultados reforçam os de outros estudos e permitem apontar pistas tendo em vista potenciar a integração das TIC em contextos de aprendizagem formal.<hr/>Research suggests that students immersed in technology-rich learning environments are more enthusiastic about ICT and use technology daily for different purposes, developing a wide range of competencies. These competencies are not always developed in formal learning contexts due to some constrains also reported in the literature. This paper presents a study about students’ use of ICT in and out of school, carried out in two different schools in the region of Aveiro, Portugal. It involved students from the 2nd Cycle of Basic Education (CBE) ranging from X to Y years old and students from Secondary Education (SE), ranging from X to Y years old. This is a multi-case and descriptive study. Data was gathered through two online questionnaires. From the results the authors concluded that the percentage of 2nd CBE students who use ICT at home is similar to the one of the SE students. The most frequent activities that 2nd CBE students perform using ICT in and out of school are similar and related to the ones taking place in formal learning contexts. On the contrary, SE students’ use of ICT in and out of school is diverse. Out of school, they often use Web 2.0 technology, which is hardly used in formal learning contexts. The results confirm others research findings and allow putting forward some insights on how to integrate ICT in formal learning contexts more efficiently. <![CDATA[O computador portátil no ambiente de sala de aula numa escola do Alentejo Litoral]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2010000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A utilização do computador portátil apresenta cada vez maior visibilidade no contexto educativo do nosso país. A sua utilização configura-se cada vez mais como um meio propiciador de práticas alargadas e colaborativas. Neste artigo apresenta-se um estudo de caso, onde se averiguou o impacto da utilização do computador portátil no ambiente da sala de aula. A investigação envolveu uma amostra formada por nove alunos por turma e respectivos professores, de duas turmas do 6.º e 8.º ano de escolaridade. Utilizaram-se métodos qualitativos e quantitativos de recolha de informação, a partir de entrevistas aos docentes envolvidos e observações na sala de aula. Os resultados mostraram que estes professores se encontram numa fase de adaptação à integração tecnológica nos seus processos de ensino e aprendizagem, onde adaptam práticas tradicionais à introdução do computador portátil. Neste processo são influenciados pelas suas atitudes e concepções, pelo papel do desenvolvimento profissional e pela infraestrutura técnica da escola. A utilização dos computadores portáteis por parte dos alunos propiciou um aumento da participação, interesse, motivação, e autonomia, aliados à utilização de uma diversidade de recursos e das suas formas de apresentação, bem como a um maior domínio da tecnologia.<hr/>The use of the laptop computer in our country’s educational contexts is becoming increasingly noticeable. Its utilization is being gradually shaped into opportunities for broaden and collaborative practices. This article presents a case study, which examined the impact of the use of laptops in the classroom. The participants in this study were nine students per class, including their teachers, across two 6th grade classes (students from 11 to 12 years old) and two 8th grade classes (13 to 14 years old). Qualitative and quantitative methods were used to gather data, including teacher interviews and additional observations within the classroom itself. The results showed that teachers go through an adjustment phase in terms of technology integration during their teaching and learning processes, in which they adapt their traditional practices to the introduction of the laptop computer. Their attitudes, conceptions and professional development roles are influenced by this adjustment process, in addition to impacting the school technological infrastructure. The utilization of laptop computers by the students allows for an increment in participation, general interest, motivation and selfmanagement skills, associated to the use of a wide range of resources and presentation formats. It also offers opportunities to advance students’ technological skills. <![CDATA[Lessons learned on facilitating asynchronous discussions for online learning]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2010000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The strategies used to facilitate online asynchronous discussions are the focus of this article. Previous research studies have investigated instructor-led discussion forums and facilitation strategies used by online tutors and course instructors. This article reports studies conducted to investigate alternative ways to design and facilitate online asynchronous discussions in the context of an online Master program in curriculum and instructional technology at a large university in the United States. Findings showed that online students preferred small group discussions led by their own colleagues in opposition to instructor-led discussions. When taking the lead on facilitating online asynchronous discussions, students use a variety of strategies more conducive to the generation of innovative ideas, authentic conversations and motivation to participate.<hr/>As estratégias usadas para facilitar discussões assíncronas online são o foco deste artigo. Muitos estudos de investigação exploram fóruns de discussão liderados pelo instructor e estratégias de moderação usadas por tutores e por instrutores online. Este artigo relata os estudos conduzidos para investigar maneiras alternativas de moderar discussões assíncronas online no contexto de um programa de Mestrado online em currículo e tecnologia educativa numa conceituada universidade dos Estados Unidos. Os resultados mostraram que os alunos do Mestrado online preferiram as discussões assíncronas em pequenos grupos e lideradas pelos seus próprios colegas em contraste com discussões lideradas pelo instructor. Quando os alunos lideram as discussões assíncronas online, uma variedade de estratégias de moderação é utilizada o que leva à geração de ideias inovadoras, conversações autênticas e a uma motivação para participar na discussão. <![CDATA[Um novo modelo de design instrucional baseado no ILDF-Integrative Lerning Design Framwork para a aprendizagem on-line]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2010000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Propõe-se um modelo de framework instrucional sob o enfoque da taxonomia dos objetivos educacionais de Bloom e do ciclo de aprendizagem vivencial de Kolb adaptado para uma disciplina de pós-graduação em engenharia de produção. O novo modelo instrucional estendido do “Integrative Learning Design Framework” on-line prevê a elaboração de um programa de ensino baseado em objetivos educacionais, modelos pedagógicos, características, estratégias e tecnologias instrucionais que mais se adéquam as expectativas do professor, do aluno e do contexto educacional, possibilitando maior eficácia do processo como um todo e em suas etapas. Sugere uma rubrica para avaliação do desempenho dos alunos em fóruns de discussões on-line que inclui 5 dimensões para “medir” a qualidade e a quantidade das mensagens, os níveis de conhecimento cognitivo dos alunos, a relevância da mensagem para a construção do conhecimento coletivo e o seu caráter formal e de organização. A disciplina foi oferecida no primeiro semestre de 2008 para 14 alunos de pós-graduação, e os resultados, revelam que, o modelo de design instrucional e as estratégias dialógicas e exploratórias adotadas, colaboraram para a evolução destes com relação aos níveis de desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem vivencial e contribuíram para a construção do conhecimento de forma colaborativa e significativa.<hr/>The research proposes an instructional framework focused on Bloom's educational objectives taxonomy and Kolb’s learning experiential cycle. This framework was used on a course for the Masters Degree program in industrial engineering. The new instructional framework adapted from on-line "Integrative Learning Design Framework" recommends the elaboration of a teaching program based on educational objectives, pedagogic models, characteristics, strategies and instructional technologies that are more tailored to the teachers and students’ expectations, and to the educational contexts, in order to promote more efficiency of the process as a whole and of its stages. This framework uses a rubric to evaluate students’ participation in on-line discussions fora that includes 5 dimensions “to measure” the quality and quantity of the postings, the students’ knowledge cognitive levels, and the postings’ relevance for the construction of the collective knowledge and its formal nature and organization. The course was offered in the first semester of 2008 to 14 graduate students and the results show that the instructional model and the dialogic and exploratory strategies adopted in this course contributed to students' development at both levels, cognitive and experiential. Additionally it added significantly to the collaborative knowledge’s construction. <![CDATA[As tecnologias da informação e comunicação e a intensificação do trabalho docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2010000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo busca compreender as relações entre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e a intensificação do trabalho dos professores. Com base em uma recente investigação de Mestrado realizada na Universidade Federal de Minas Gerais, o texto analisa a pesquisa sobre trabalho de professores e TIC no Brasil. Este trabalho expõe e discute quatro hipóteses para o aumento da intensificação do trabalho de professores que lecionam no ensino médio, de escolas públicas e privadas, que adotam as TIC na sala de aula. Ao final, o texto aponta para o fato de que a intensificação do trabalho dos professores é um elemento constante no processo de trabalho desses indivíduos. Portanto, os professores devem conhecer e analisar criticamente as TIC, especialmente o computador e a internet, para que possam obter maior controle sobre o seu próprio processo de trabalho e garantir melhor posição no confronto entre capital e trabalho.<hr/>This article seeks to understand the relationship between Information and Communication Technology (ICT) and the intensification of teachers' work. Based on a recent Masters thesis from Federal University of Minas Gerais, the narrative analyzes the research on teachers’ work and ICT in Brazil. This article presents and discusses four hypotheses for the increasingly intensification of teachers' work who teach high school in public and private schools and integrate ICT in the classroom. In the end, the narrative points to the fact that the intensification of teachers' work is a constant element in the work process of these individuals. Therefore, teachers should know and critically review the use of ICT in the classroom, especially of computers and the Internet, so they can gain greater control over their own work process and ensure a better position in the conflict between capital and labor. <![CDATA[O potencial das tecnologias educativas na promoção da inclusão: três exemplos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2010000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As tecnologias educativas e a inclusão constituem duas realidades presentes na escola de hoje e do futuro. No entanto, falta ainda um longo caminho para que o uso das tecnologias da informação e da comunicação permita promover as tão desejadas práticas inclusivas em contextos de educação formal e não-formal. Quando utilizadas de forma fundamentada e planificada as tecnologias educativas podem promover atitudes positivas face à diversidade e promover ganhos ao nível académico e social, do desenvolvimento de um sentido de comunidade e das práticas não-discriminatórias, que são as componentes da filosofia inclusiva (Karagiannis, Stainback & Stainback, 1996). O presente artigo apresenta três exemplos que constituem exemplos da utilização de tecnologias educativas promotoras dos princípios da inclusão em dois contextos diferentes. Cada descrição do exemplo é acompanhada de uma reflexão fundamentada e crítica acerca da sua eficácia e da possibilidade de aplicação a diferentes contextos.<hr/>Educational technologies and inclusion are two realities in today and tomorrow’s school. However, the use of Information and Communication Technology as a means of promoting inclusive practices in education formal and non-formal contexts is still far from a reality, particulary in regards to the benefits of an inclusive philosophy (Karagiannis, Stainback & Stainback, 1996). Educational technologies when used in planned and theoretically grounded ways have the potential to make a contribution to promote positive attitudes towards diversity, enhance academic achievement, develop of a sense of community, and non-ableist beliefs, attitudes and practices. The present article presents three case studies that illustrate how educational technologies were used to promote the principles of inclusion in two different contexts. Each case is complemented by a grounded and critical reflection about its efficacy and its possible applicability in different educational contexts. <![CDATA[Blog: la escritura sin red]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2010000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artículo intenta reflejar una experiencia de clase que nos ha inspirado para la redacción de un texto reflexivo. Lo que se puede interpretar como juego de palabras en cuanto a la escritura sin red, deseamos sea una pauta para establecer un pensamiento en torno al blog como un ejercicio para escribir en red, donde otros puedan participar y aportar… un quehacer fácil, lo que no significa baladí, una actividad abierta, que se nutre con la aportación de los demás, y un gesto responsable pues se hace con la intención de contribuir. “Blog: la escritura sin red” tiene el propósito de aportar su granito de arena a estas escrituras emergidas en Internet y, que ello, sea un vínculo con la literatura participativa, que se actualiza con los puntos de vistas de otros y que el conocimiento está en continua construcción.<hr/>This article attempts to describe a class experience that has inspired us on writing this narrative. While this can be interpreted as a witticism to the writing without network, it is our purpose to provide a guideline and generate thoughts on the use of blogs as exercises to write with a network, where others can participate and contribute ... an easy task, which does not mean trivial, an open activity, which feeds the input of others as a responsible gesture since it is done with the intention of contributing. "Blog: writing without a net" is intended to examine writings emerged on the Internet, that have a link to the collaborative literature, which is updated with the views of others and where knowledge is constantly under construction. <![CDATA[Formácion a través de internet. Evaluación de la calidad]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2010000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artículo intenta reflejar una experiencia de clase que nos ha inspirado para la redacción de un texto reflexivo. Lo que se puede interpretar como juego de palabras en cuanto a la escritura sin red, deseamos sea una pauta para establecer un pensamiento en torno al blog como un ejercicio para escribir en red, donde otros puedan participar y aportar… un quehacer fácil, lo que no significa baladí, una actividad abierta, que se nutre con la aportación de los demás, y un gesto responsable pues se hace con la intención de contribuir. “Blog: la escritura sin red” tiene el propósito de aportar su granito de arena a estas escrituras emergidas en Internet y, que ello, sea un vínculo con la literatura participativa, que se actualiza con los puntos de vistas de otros y que el conocimiento está en continua construcción.<hr/>This article attempts to describe a class experience that has inspired us on writing this narrative. While this can be interpreted as a witticism to the writing without network, it is our purpose to provide a guideline and generate thoughts on the use of blogs as exercises to write with a network, where others can participate and contribute ... an easy task, which does not mean trivial, an open activity, which feeds the input of others as a responsible gesture since it is done with the intention of contributing. "Blog: writing without a net" is intended to examine writings emerged on the Internet, that have a link to the collaborative literature, which is updated with the views of others and where knowledge is constantly under construction. <![CDATA[Portal das escolas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2010000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artículo intenta reflejar una experiencia de clase que nos ha inspirado para la redacción de un texto reflexivo. Lo que se puede interpretar como juego de palabras en cuanto a la escritura sin red, deseamos sea una pauta para establecer un pensamiento en torno al blog como un ejercicio para escribir en red, donde otros puedan participar y aportar… un quehacer fácil, lo que no significa baladí, una actividad abierta, que se nutre con la aportación de los demás, y un gesto responsable pues se hace con la intención de contribuir. “Blog: la escritura sin red” tiene el propósito de aportar su granito de arena a estas escrituras emergidas en Internet y, que ello, sea un vínculo con la literatura participativa, que se actualiza con los puntos de vistas de otros y que el conocimiento está en continua construcción.<hr/>This article attempts to describe a class experience that has inspired us on writing this narrative. While this can be interpreted as a witticism to the writing without network, it is our purpose to provide a guideline and generate thoughts on the use of blogs as exercises to write with a network, where others can participate and contribute ... an easy task, which does not mean trivial, an open activity, which feeds the input of others as a responsible gesture since it is done with the intention of contributing. "Blog: writing without a net" is intended to examine writings emerged on the Internet, that have a link to the collaborative literature, which is updated with the views of others and where knowledge is constantly under construction.