Scielo RSS <![CDATA[Educação, Formação e Tecnologias]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1646-933X20110001&lang=en vol. 04 num. 01 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2011000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Quando a avaliação se torna prioridade política, a educação para a igualdade deixa de o ser: políticas de género e TIC na era da globalização]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2011000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Apesar de as raparigas e de as mulheres não estarem em igualdade de circunstâncias em relação aos homens no acesso à informação - e às redes - na sociedade e na economia do conhecimento que consubstanciam a era da globalização e de não estarem em igualdade de circunstâncias nos cursos de ciência e tecnologia e no mercado de trabalho TIC, as políticas educativas têm concentrado a sua atenção e os seus discursos nas exigências da “sociedade em rede” e, sobretudo, da “economia informacional/global”. Assim, a nível internacional, comunitário e nacional, o peso destas políticas instrumentais tem vindo a desfavorecer a educação/formação das raparigas e das mulheres para a igualdade de género em TIC e a dar prioridade à consolidação de um tipo de avaliação que prima pela aferição e comparação internacionais e intranacionais dos produtos educativos multimédia existentes. Assim sendo, são escassos os projectos e as medidas concretas destinadas à detecção e anulação dos estereótipos de género que continuam a proliferar no âmbito género/TIC, tanto a nível do estudo das representações de género nos produtos multimédia ou na construção desses produtos, como a nível geral. Neste texto, discutem-se os princípios e as consequências de uma política educativa assim globalmente formulada e assim dessiminada nos sistemas educativos nacionais, nomeadamente em Portugal.<hr/>Although girls and women are not on an equal circumstances in relation to men in the access to information and networks in society and in the knowledge economy that constitute the era of globalization and are not on an equal circumstance in science and technology courses and in the labour market on ICT, education policies have focused their attention and their speeches on the requirements of "networked society" and, above all, informational/global economy". Thus, at international level, community and national levels, the weight of these instrumental policies has been to no encourage education/training of girls and women to gender equality in ICT and to give priority to the consolidation of a type of evaluation for Scouting and intra-and international comparison nationals of existing media educational products. Therefore, projects and concrete measures to detect and invalids gender’s stereotypes that continue to proliferate within gender/ICT are scarce as the level of the study of gender representations in multimedia products or in the construction of these products, as the general level This document discusses the principles and the consequences of this globally formulated educational policy and therefore drain on national education systems, particularly, in Portugal. <![CDATA[A Influência dos videojogos no rendimento escolar dos alunos: uma experiência no 2º e 3º ciclo do ensino básico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2011000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo integra-se na perspectiva do conceito de Edutainment, ao associar a educação e entretenimento através do uso dos videojogos no ensino- aprendizagem. Procuramos contribuir para o esclarecimento da relação do uso dos videojogos e rendimento escolar. A investigação decorreu ao longo do ano lectivo 2009/2010 numa escola básica, com alunos do 2º e 3º ciclos. Optámos pela metodologia de survey, visando averiguar os hábitos de estudo e de jogo dos alunos, a sua relação com o rendimento académico, e observar as atitudes e comportamentos no uso do videojogo Campus - Vida Universitária. Os resultados mostram que a generalidade dos alunos são utilizadores assíduos de videojogos, e que este uso não é prejudicial para a aprendizagem. No entanto, as atitudes perante o jogo divergem consoante o rendimento escolar: os alunos de rendimento escolar mais elevado têm mais autonomia, interesse e concentração na realização de tarefas, podendo concluir-se que estas duas práticas aliadas - estudar e jogar - se complementam.<hr/>This article arises from the perspective of the concept of Edutainment, by combining education and entertainment through the use of video games in teaching and learning. We focus on contributing to clarify the relation between the use of video games and school performance. The research took place over the year of 2009/2010 at an elementary school with students from second and third grades. We chose the survey methodology to investigate both the students’ studying and gaming habits and the relationship with educational performance, as well as to observe the students’ attitudes and when using the videogame Campus - Vida Universitária. The results show that the majority of students are assiduous users of video games, and that this use is not detrimental to learning. However, their attitudes over the game differ depending on the school performance: students of higher academic performance are more autonomous and interested in tasks, which let us suppose that these two practices combined - to study and play - are complementary. <![CDATA[A auto-aprendizagem e a aprendizagem colaborativa em contexto de Learning Organization]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2011000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en As transformações sociais estão a impor uma constante evolução tecnológica e pedagógica que origina rápidos desajustes e dificuldades de integração, obrigando as pessoas a alterarem comportamentos, posturas e mentalidades. A maioria das instituições privadas e organismos governamentais têm procurado reflectir sobre esta problemática, partindo do princípio que a educação/formação desempenha um papel determinante no actual contexto de modernização permanente e acelerada, devendo ser vista por todos como um instrumento valioso que aumente a plataforma do saber e a satisfação individual. Desta forma, são necessárias metodologias novas, mentalidades abertas e práticas alternativas e inovadoras para ensinar e aprender em contexto das designadas Learning Organizations. Pretende-se, com este artigo, apresentar os princípios, metodologias, tecnologias e estratégias para a implementação de soluções inovadoras de eLearning e bLearning em contexto de formação profissional. Pretende-se, igualmente, efectuar uma análise sistémica e apresentar dois estudos de caso focados na auto-aprendizagem e na aprendizagem colaborativa, ambos realizados no Grupo PT.<hr/>Social transformations have imposed a constant technological and pedagogical evolution, which quickly creates gaps and integration difficulties. In order to fight this situation, people have to change their behavior, postures and mentality. Most private institutions and government agencies have been reflecting upon this issue, assuming that education and training play a key role in the actual context of permanent modernization. Everyone ought to see them as valuable tools to increase knowledge and personal satisfaction. So, in order to teach and learn in the context of the so-called Learning Organizations, new methodologies, open minds and alternative techniques are needed. This paper aims to present the principles, methodologies, technologies and strategies to implement innovative eLearning and bLearning solutions in professional training contexts. It also aims to make a systemic analysis and present two case studies, one about self-learning contexts and the other one about collaborative learning contexts. Both case studies occurred within the Portugal Telecom group. <![CDATA[Coordenação de curso e presença social num contexto de aprendizagem online]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2011000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste artigo apresenta-se um estudo realizado no âmbito do ensino superior a distância. Tendo como base o modelo transaccional da educação a distância de Garrison, Archer e Anderson Community of Inquiry Framework, analisa-se a perspectiva dos alunos de um curso de 1º Ciclo sobre o papel da Coordenação, num ambiente de aprendizagem online. Constata-se que a Coordenação pode constituir um factor relevante no modelo em questão, principalmente na componente presença social.<hr/>In this paper we present part of a study in Online Higher Education which analyzes the students' perspective about the role of a Course Coordination in an online learning environment. It builds on the transactional model of Distance Education from Garrison, Anderson and Archer Community of Inquiry Framework. The results suggest that coordination may constitute a relevant factor in the model considered, particularly in social presence. There were also differences at this level, according to the academic year in which the students started the course. <![CDATA[A formação do professor de educação artística a distância]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2011000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho tem por objetivo apresentar a experiência que vem sendo desenvolvida com a formação de professores de Educação Artística a distância. Apresentamos a Licenciatura em Artes Visuais, na modalidade a distância, da Universidade Metropolitana de Santos, no Brasil, a Unimes Virtual. Dada a amplitude de aspectos que podem ser tratados nessa temática, o recorte realizado focaliza o desenho instrucional do projeto de curso e as transformações que estão ocorrendo no processo de acompanhamento da aprendizagem de educandos e educadores. O artigo destaca as possibilidades e os desafios para consolidar a abordagem metodológica triangular no ensino de arte a distância.<hr/>This paper aims to report the experiment in the teacher’s training course for the Visual Arts Degree at distance from the Metropolitan University of Santos, in Brazil, the Unimes Virtual. Given the extent of aspects that could be covered on this topic, this study focuses on the original instructional design of the course’s project and the changes in the students’ and teachers’ learning follow up process in the Visual Arts Degree course at Unimes Virtual. It makes salient the opportunities and challenges to consolidate the triangular methodological approach in arts distance teaching. <![CDATA[Projecto Inovar com QI: uma experiência de integração das TIC nos processos de ensino e aprendizagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2011000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O projecto “Inovar com QI” - Introdução dos Quadros Interactivo MagicBoard em sala de aula, decorreu no triénio 2006-2009 nas Escolas Associadas do Centro de Formação Penalva e Azurara, actual EDUFOR, e foi da responsabilidade conjunta do Centro de Formação e da Areal Editores. O projecto nasceu da convicção de que a tecnologia, para ter impacto, precisa de responder às necessidades dos seus utilizadores, de facilitar-lhes a vida, ou de melhorar significativamente as suas actividades, para o que precisam aqueles de saber tirar partido das potencialidades que a tecnologia coloca ao seu dispor. Isto quer dizer que precisam os utilizadores de formação e acompanhamento bastantes para que a tecnologia cumpra os desígnios elencados. Foram essas finalidades que o projecto “Inovar com QI” se propôs - formar e acompanhar os professores que quiseram fazer entrar os quadros interactivos na sua sala de aula. O presente texto é um resumo do projecto, mas também a sua problematização crítica, na medida em que discute a hipótese teórica que lhe deu sentido: não basta colocar os quadros interactivos, indiscriminadamente na sala de aula, para garantir o seu uso, muito menos o seu uso pedagógico.<hr/>Project "Inovar com QI" did result from a partnership between Penalva and Azurara Teachers' Training Centre (CFPA) and Areal Publishers, responsible for Magicboard - Interactive White Boards distribution in Portugal. Project was about training and promoting Interactive White boards pedagogical uses in 52 teachers ' classrooms, from pre-school education to Secondary level. Teachers belong to five CFPA associated schools (currently Teachers' Training Centre - EduFor). Project started in 2006 and lasts until July, 2009. The use of information and communication technologies (ICT) is an inescapable reality in all daily life aspects, so its usefulness as educational vehicle to promote learning process is naturalized and emphasized by the importance that European Commission and a large majority of European countries give the subject. Today, question is no longer to discuss whether or not this technology is necessary for learning, but to discuss ways of promoting its use effectively, especially in pedagogical practices reconfiguration. Thus, this paper aims to present “Inovar com QI” project major axis and educational decisions as well it intends to summarize project main results concerned with teachers’ practices changes and teachers’ tasks which could be associated with interactive white boards introduction into classrooms. <![CDATA[Adaptação para a língua portuguesa de um questionário sobre competências e atitudes relativas aos computadores e à Internet: relação, predição e diferença]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2011000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste artigo referem-se os fundamentos e procedimentos adoptados para adaptar um questionário de atitudes face aos computadores e à Internet. A partir de um questionário concebido por Liaw (2002) em língua inglesa, utilizaram-se os procedimentos habituais na adaptação de um instrumento de medida já existente: tradução, adaptação para o idioma alvo e determinação das qualidades psicométricas, no que se refere a questões de validade e de precisão. A avaliação das competências e atitudes face aos computadores e à Internet é hoje considerada relevante na selecção e preparação dos recursos humanos e de estudantes em cursos a distância, de participantes em acções de formação que recorram às TIC como ferramenta de trabalho. Por isso, construir e/ou adaptar instrumentos que nos permitam medir com precisão estas dimensões, torna-se de crucial importância, uma vez que o recurso à Internet em situações de formação é cada vez mais frequente. Os resultados da aplicação da versão portuguesa indicam que existem diferenças significativas nas atitudes relacionadas com os computadores e a Internet em algumas variáveis demográficas, mas não em todas elas, que existe uma forte correlação entre as duas escalas de atitudes, relativas aos computadores e à Internet, que o tempo de utilização da Internet e o tempo de utilização de um processador de texto são as experiências com maior influência nas atitudes em relação aos computadores e à Internet e que quanto maior é a experiência, mais favoráveis são as atitudes.<hr/>This study describes both the grounds and the procedures employed, in order to adapt a computer and Web attitudes survey. The original survey was designed by Liaw (2002), in English. The standard procedures of adapting an existing survey, such as translation, adaptation to the target language and determination of the psychometric qualities, were followed, to determine validity and accuracy issues. The evaluation of skills and attitudes towards computers and the Web is relevant in the selection and training, both of staff and students in distance learning courses and workshops, whose participants need some kind of ICT training. Since the use of computers and the Web in training and educational settings is increasingly common, either designing or adapting a survey that accurately measures both computers and Web attitudes is relevant. The results of the Portuguese version of Liaw’s CWAS (computers and Internet attitude survey) indicate that 1) there are significant differences in attitudes towards computers and the Web related to some demographic variables, but not to all of them, 2) there is a strong correlation between the two scales of attitudes relating to computers and the Web, 3) the experiences with a word processor and with the Web are the predictors of attitudes toward computers and the Web 4) the greater the experience, the more favorable the attitudes, and 5) Liaw´s CWAS proved to be factorially complex, but rather reliable. <![CDATA[Rádio e internet como instrumentos para apoiar o desenvolvimento de adolescentes com dificuldades de expressão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2011000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo relata pesquisa exploratória, de base empírica, sobre o uso do rádio e da Internet como instrumentos para apoiar o desenvolvimento de adolescentes, alunos da Rede Municipal de Ensino de Joinville, Santa Catarina, com dificuldades de expressão oral. Tem como objetivo final levar à reflexão sobre as contribuições destas duas tecnologias, utilizadas como ferramentas culturais, para o desenvolvimento da oralidade de alunos do Ensino Fundamental. A discussão proposta fundamenta-se em conceitos que envolvem a temática, desde como se processa a construção do conhecimento, a educomunicação, a vivência cooperativa de construção de rádio web, o desenvolvimento do pensamento e da linguagem durante o processo de interação e a análise da oralidade a partir de categorias relativas à fluência verbal dos alunos. A pesquisa realizada possibilitounos observar que a integração das mídias rádio e internet têm potencial para contribuir para o desenvolvimento da oralidade como ferramenta cultural, ativando e lapidando a percepção auditiva e a oralidade dos alunos em relação aos discursos produzidos.<hr/>The present article reports an empirically based exploratory study on the use of radio and internet as tools to support the development of adolescents with difficulties in oral expression, students from municipal schools of Joinville, Santa Catarina. Its final goal is to lead to reflection on the contributions of these two technologies used as cultural tools for the development of oral language of elementary school students. The proposed discussion is based on thematic concepts from the processes underlying the construction of knowledge, the education communication, the cooperative experience at building web radio, the development of thought and language during the interaction process to the analysis of orality from categories related with the students’ verbal fluency. The research shows that the integration of media - radio and internet - has the potential to contribute to the development of orality as a cultural tool, activating and improving students’ oral comphrension and product concerning the speech. <![CDATA[Podcasts para ensinar e aprender em contexto]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2011000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo relata pesquisa exploratória, de base empírica, sobre o uso do rádio e da Internet como instrumentos para apoiar o desenvolvimento de adolescentes, alunos da Rede Municipal de Ensino de Joinville, Santa Catarina, com dificuldades de expressão oral. Tem como objetivo final levar à reflexão sobre as contribuições destas duas tecnologias, utilizadas como ferramentas culturais, para o desenvolvimento da oralidade de alunos do Ensino Fundamental. A discussão proposta fundamenta-se em conceitos que envolvem a temática, desde como se processa a construção do conhecimento, a educomunicação, a vivência cooperativa de construção de rádio web, o desenvolvimento do pensamento e da linguagem durante o processo de interação e a análise da oralidade a partir de categorias relativas à fluência verbal dos alunos. A pesquisa realizada possibilitounos observar que a integração das mídias rádio e internet têm potencial para contribuir para o desenvolvimento da oralidade como ferramenta cultural, ativando e lapidando a percepção auditiva e a oralidade dos alunos em relação aos discursos produzidos.<hr/>The present article reports an empirically based exploratory study on the use of radio and internet as tools to support the development of adolescents with difficulties in oral expression, students from municipal schools of Joinville, Santa Catarina. Its final goal is to lead to reflection on the contributions of these two technologies used as cultural tools for the development of oral language of elementary school students. The proposed discussion is based on thematic concepts from the processes underlying the construction of knowledge, the education communication, the cooperative experience at building web radio, the development of thought and language during the interaction process to the analysis of orality from categories related with the students’ verbal fluency. The research shows that the integration of media - radio and internet - has the potential to contribute to the development of orality as a cultural tool, activating and improving students’ oral comphrension and product concerning the speech. <![CDATA[Portal eTwinning]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2011000100011&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo relata pesquisa exploratória, de base empírica, sobre o uso do rádio e da Internet como instrumentos para apoiar o desenvolvimento de adolescentes, alunos da Rede Municipal de Ensino de Joinville, Santa Catarina, com dificuldades de expressão oral. Tem como objetivo final levar à reflexão sobre as contribuições destas duas tecnologias, utilizadas como ferramentas culturais, para o desenvolvimento da oralidade de alunos do Ensino Fundamental. A discussão proposta fundamenta-se em conceitos que envolvem a temática, desde como se processa a construção do conhecimento, a educomunicação, a vivência cooperativa de construção de rádio web, o desenvolvimento do pensamento e da linguagem durante o processo de interação e a análise da oralidade a partir de categorias relativas à fluência verbal dos alunos. A pesquisa realizada possibilitounos observar que a integração das mídias rádio e internet têm potencial para contribuir para o desenvolvimento da oralidade como ferramenta cultural, ativando e lapidando a percepção auditiva e a oralidade dos alunos em relação aos discursos produzidos.<hr/>The present article reports an empirically based exploratory study on the use of radio and internet as tools to support the development of adolescents with difficulties in oral expression, students from municipal schools of Joinville, Santa Catarina. Its final goal is to lead to reflection on the contributions of these two technologies used as cultural tools for the development of oral language of elementary school students. The proposed discussion is based on thematic concepts from the processes underlying the construction of knowledge, the education communication, the cooperative experience at building web radio, the development of thought and language during the interaction process to the analysis of orality from categories related with the students’ verbal fluency. The research shows that the integration of media - radio and internet - has the potential to contribute to the development of orality as a cultural tool, activating and improving students’ oral comphrension and product concerning the speech.