Scielo RSS <![CDATA[Educação, Formação e Tecnologias]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1646-933X20110002&lang=pt vol. 04 num. 02 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2011000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Potencialidades da disciplina TIC para a mudança de práticas educativas: um estudo de caso no 3º ciclo do ensino básico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2011000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A integração das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na educação requer a criação de hábitos de trabalho com recurso à tecnologia, sistemáticos, e a alteração de práticas educativas. As orientações curriculares para a disciplina de TIC, emanadas pela equipa CRIE (Computadores, Rede e Internet na Escola), em Setembro de 2006, apontam para uma abordagem assente na construção refletida e participada de um projeto curricular de turma, orientador do processo educativo. No estudo que realizámos, no ano letivo de 2008/09, procurámos, perceber de que forma a disciplina de TIC do 9º ano podia contribuir para a mudança de práticas educativas ao nível da utilização integrada das tecnologias em contexto educativo. Em termos metodológicos, o estudo é de natureza predominantemente qualitativa e exploratória, do tipo estudo de caso. O caso em estudo foi constituído pela operacionalização das referidas orientações curriculares, numa turma de 9º ano de uma escola de Aveiro. As técnicas de recolha de dados foram o inquérito, a análise documental e a observação. Os resultados evidenciam que os professores participantes no estudo se mostraram motivados para desenvolverem projetos interdisciplinares mas revelaram dificuldades ao nível da integração das tecnologias em contexto educativo. Existiram barreiras ao nível do trabalho colaborativo que se relacionam com falta de tempo, para este tipo de trabalho, e com lacunas e falta de hábitos de utilização das TIC. À semelhança dos resultados de outros estudos, constatámos que a abordagem interdisciplinar à integração das tecnologias assente no trabalho de projeto, pode ser potenciadora de alterações de práticas educativas.<hr/>Information and Communication Technologies (ICT) integration in education requires the systematic use of these technologies by teachers and their students. The curricular guidelines for the ICT subject matter, proposed by the CRIE (Computadores, Rede e Internet na Escola), team, in September 2006, point to a reflected and participated construction of interdisciplinary classroom projects, involving teachers of different subject matters. This approach is seen as an important step towards the expected ICT integration in school. Thus, the aim of this study, carried out in 2008/09, was to understand how the ICT subject matter (at the time, one of the subjects of the 9th school year), can contribute to educational change, namely concerning teachers´ educational practices, and to the integrated use of technologies in educational context. The adopted methodology was predominantly qualitative and exploratory, having a case study nature. The study was developed in a school in the Aveiro region and the data gathering techniques included inquiry by questionnaire, documental analysis and direct observation. The results evidenced that the teachers involved in the study were motivated to develop interdisciplinary projects, but disclosed difficulties concerning the integration of ICT in educational context. The main identified barriers include lack of collaborative work, amongst teachers, due to lack of time and lack of ICT skills that hinder the expected ICT integration and changes. Moreover, evidences showed that the interdisciplinary approach, proposed by the curricular guidelines, can promote the integration of ICT in education when grounded in project based curricular methodologies. The approach can potentially induce changes in educational practices, as referred in the literature. <![CDATA[Os idosos na aquisição de competências TIC]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2011000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Atualmente, o envelhecimento da população é uma realidade inquestionável. Sabe-se que uma vida longa pode não significar uma vida boa. Ora, para que o aumento da longevidade verificado possa ter sentido, é necessário que os idosos tenham uma boa Qualidade de Vida. Uma outra realidade que se tem verificado prende-se com o desenvolvimento a nível global das Tecnologias de Informação e Comunicação. Um grupo etário que tem ficado à margem deste fenómeno é o da terceira idade, uma vez que existe aquela imagem estereotipada de que a Internet é somente pensada para os jovens. Assim sendo, a investigação realizada pretendeu conciliar estas duas realidades e promover a atribuição de competências de comunicação, com recurso às ferramentas disponíveis em linha, a indivíduos em idade de reforma. Para tal, foi lecionado um curso de informática a um grupo de 14 idosos. A metodologia de investigação utilizada foi a investigação-ação. Os dados obtidos foram analisados quantitativamente e qualitativamente. Esta investigação permitiu concluir que a utilização da Internet diminui a solidão, aumenta o acesso à informação, assim como a frequência da comunicação entre familiares e amigos, e, consequentemente, aumenta Qualidade de Vida de pessoas idosas.<hr/>Nowadays, population ageing is an unquestionable truth. It is known that a long life may not represent a good life. So, in order that the demographic changes make sense, it is necessary that the elderly have quality of life. Another issue that has been confirmed is the development of the Information and Communication Technologies. An age group that has been put aside of this fact is the elderly, since there's that stereotype that the Internet is just considered for young people. Therefore, this research tried to work with these two realities by promoting the development of communication skills using the tools available online to a group of people in retirement age. In order to achieve this purpose it was taught a computer course to a group of 14 old people. The research methodology used was the investigation-action. The data were analyzed both quantitatively and qualitatively. This research showed that the Internet usedecreases loneliness, increases the access to information, as well as the frequency of communication between family members and friends, and therefore, brings quality of life to the elderly. <![CDATA[As redes sociais na promoção da aprendizagem colaborativa: um estudo no ensino secundário]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2011000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A utilização das redes sociais no ensino não superior permite tirar partido das suas múltiplas potencialidades enquanto espaço de interacção e de partilha, ir ao encontro dos interesses dos alunos e simultaneamente promover a aprendizagem colaborativa. Este trabalho pretende avaliar as potencialidades de um serviço de rede social, Facebook, na promoção da aprendizagem colaborativa. Os alunos utilizaram uma página e um grupo privado para interagir nos fóruns, partilhar conteúdos e utilizar wikis para produzir documentos de forma colaborativa. Com auxílio de programas informáticos, UCINET e NetDraw foi analisada a dinâmica do grupo de alunos em termos de interacção nos fóruns. Foi também utilizado um instrumento de análise qualitativa baseado no modelo de colaboração de Murphy (2004) para determinar a colaboração entre os alunos. Da análise do trabalho desenvolvido verificámos que os alunos se envolveram de forma ativa no processo de interação, de partilha e de aprendizagem, no entanto, apesar de se verificarem condições básicas para a colaboração, sentiu-se alguma dificuldade nos níveis mais avançados da mesma.<hr/>The use of social networks on high-school education enables people to take advantage of their potentiality as a multiple space of interaction and sharing, to meet the interests of students and simultaneously to promote collaborative learning. This study aims to assess the potentiality of a social networking service, the Facebook, to promote collaborative learning. The students used a page and a private group to interact in forums, share contents and use wikis to produce documents in a collaborative way. With the aid of computer softwares, UCINET and NetDraw, the dynamics of the group of students was analyzed in terms of interaction in the forums. We also used a qualitative analysis tool based on the Murphy (2004) model to determine the extent of collaboration among students. <![CDATA[Podcasts para apoiar o estudo independente de matemática: reação dos alunos à produção e à visualização]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2011000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os programas de Matemática A do ensino secundário são extensos, exigindo que os alunos estudem autonomamente em casa. Por sentirem dificuldade em fazê-lo, é frequente recorrerem a apoio fora da escola para os ajudar a estudar. Neste artigo apresentamos um estudo sobre enhanced podcasts produzidos pelos alunos e para os alunos, disponibilizados na plataforma Moodle. Cada enhanced podcast apresentava a resolução escrita e explicação oral da resolução de um exercício proveniente dos exames nacionais do 12º ano ou dos testes intermédios nacionais. O estudo é do tipo quasi-experimental e os resultados mostram o impacte dos enhanced podcasts no apoio ao estudo independente, tendo revelado diferenças na aceitação dos mesmos por bons e alunos com mais dificuldades.<hr/>The programs of Mathematics A from secondary school are extensive, requiring students to study independently at home. As it is hard to do, students frequently seek support outside school to help them study. In this paper we present a study about enhanced podcasts produced by students and for students. Each enhanced podcast presented a written resolution and an oral explanation of an exercise from the national exams for the 12th grade or intermediate national tests. A quasi-experimental study was carried out and results show the impact of enhanced podcasts to support independent study and differences show up in its acceptance between good students and students with more difficulties. <![CDATA[Blogue: tecnologia com potencialidades para o ensino e aprendizagem da língua inglesa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2011000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A construção de um blogue em contexto de sala de aula para a aprendizagem da Língua Inglesa como Língua Estrangeira (LE) é uma estratégia com potencialidades para o desenvolvimento das quatro skills de uma língua: ler, ouvir, falar e escrever. O blogue apresenta-se como uma ferramenta com características que permitem a criação de um ambiente onde os alunos participam ativamente na sua própria aprendizagem ao envolverem-se em atividades reais ou simulações muito próximas do real que requerem interação e colaboração. Para além da competência comunicativa verifica-se a integração de atitudes de autonomia, reflexão e responsabilidade, como se evidencia no estudo realizado com alunos do 3º ciclo do Ensino Básico, nível 4 de Inglês.<hr/>The construction of a class blog in the classroom is a strategy for learning English as a foreign language (EFL) in which the development of the four skills is considered: reading, listening, speaking and writing. The blog stands out to be a tool with characteristics that allow the creation of an environment where students participate actively in their own learning process as far as they get involved in real activities or simulations very close to the real ones where collaboration and interaction are naturally required. Besides the development of the communicative competence in the foreign language, the integration of attitudes such as autonomy, reflection and responsibility in students´ behavior are evidence revealed in the study carried out with level 4 of English high school students. <![CDATA[Webfolios reflexivos: contributos para o desenvolvimento profissional do professor]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2011000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Deparamo-nos com uma evolução tecnológica que dita a adaptação das estratégias de formação dos professores, introduzindo diferentes dispositivos que traduzam a interação entre a teoria e a prática, enquanto instrumentos de enriquecimento profissional. As potencialidades das tecnologias da informação ao serviço do desenvolvimento de portefólios de ensino transformam a sua conceção e o seu desenvolvimento, rasgando os horizontes de abrangência deste instrumento. Conjugando as ferramentas tecnológicas da Web 2.0 com o processo de construção de portefólios reflexivos, no qual o professor se assume como ator principal com uma participação ativa e autónoma, chegamos a um instrumento, o webfolio reflexivo, que permite a criação de um espaço para a reflexão sobre si e sobre as suas práticas visando o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Neste contexto, o estudo apresentado procurou conhecer os contributos efetivos da implementação deste instrumento, enquanto estratégia de formação continuada e baseada na prática reflexiva sistemática, para o desenvolvimento profissional do professor. A análise e discussão dos resultados obtidos permitiram concluir que os pressupostos teóricos enunciados se confirmam e, nessa medida, o webfolio reflexivo configurou-se efetivamente como estratégia de conhecimento profissional do professor.<hr/>Increasing technological development commands the adaptation of strategies for training teachers, introducing different devices that demonstrate the interaction between theory and practice, as tools for achieving a professional upgrade. The potentiality of the information technology for the development of teaching portfolios alters their design and development, enlarging the scope of this tool. Combining Web 2.0 technology with the process of building reflective portfolios, when teachers assume the leading role playing an active and independent part, we have designed the reflective webfolio. This tool provides the teacher with a space to reflect about his/her practices and thus enhance both his personal and professional development. In this context, the present study aimed at assessing the actual contributions of using this tool as a strategy for lifelong learning based on systematic reflective practice leading to the professional development of teachers. The analysis and discussion of the results have showed that the assumptions pointed out by the theoretical references are confirmed. Actually, the reflective webfolio has been proved as a strategy for teacher´s professional knowledge inducing a systematic reflective practice leading to self-knowledge, supporting the (re) construction of their conceptions and having an impact on their acts. <![CDATA[Sapo Campus: promoção da utilização de serviços da Web social em contexto educativo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2011000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A evolução das tecnologias de informação e comunicação (TIC) tem contribuído para uma mudança ideológica na forma como se perspetiva a educação e, em especial, o processo de aprendizagem. O uso de serviços da Web 2..0 em contexto educativo tem potenciado a adoção de novas abordagens e metodologias que favorecem o desenvolvimento da comunicação, da partilha e da colaboração entre os membros de uma comunidade de aprendizagem. Com o projeto Sapo Campus desenvolveu-se uma plataforma integrada de serviços Web 2.0 com os objetivos de promover e disseminar a utilização deste tipo de serviços em contextos de Ensino Superior, promovendo competências sociais e de aprendizagem ao longo da vida nos membros da comunidade da Universidade de Aveiro. Neste artigo, pretende-se caracterizar a plataforma Sapo Campus e apresentar alguns resultados preliminares relativos à sua utilização. Estes resultados permitem, por um lado, suportar as mudanças e aperfeiçoamentos que têm vindo a ser introduzidos na plataforma e, por outro lado, tentar compreender potenciais mudanças no processo de aprendizagem e na forma como este é experienciado pela comunidade educativa da Universidade de Aveiro.<hr/>The information and communication technology (ICT) growth has contributed to an ideological shift in the way we look to the education and, specially, the learning process. The educational use of the Web 2.0 services has developed communication, sharing and collaboration through the adoption of new approaches and methodologies. With the Sapo Campus project we developed an integrated platform of Web 2.0 services supported by the University de Aveiro (UA). Our main goal is to promote and disseminate the use of this kind of services in higher education contexts in order to promote the lifelong learning. In this paper, we aim at characterizing the Sapo Campus platform and presenting some preliminary results about its use. The results, in one hand, provide support to the changes and improvements that have been introduced and, in the other hand, they allow to look at the learning process and the way the community experiences it. <![CDATA[Da página ao(s) ecrã(s): tecnologia, educação e cidadania digital no século XXI]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2011000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Na atual sociedade em rede, a relação entre literacia e tecnologia tem vindo a estreitar-se, abrindo um amplo debate sobre as vantagens da utilização das TIC em contexto escolar, para acompanhar o ritmo das gerações quotidianamente rodeadas de ecrãs que as convidam a explorar novas formas de “ler” o mundo. Partindo deste pressuposto, os objetivos do artigo são: 1) fazer uma revisão de literatura sobre a evolução conceptual da literacia digital, sublinhando a pluralidade das suas facetas e a sua relevância em contexto escolar; 2) refletir sobre o modo como tal evolução alimenta e consolida o exercício da cidadania digital, tendo como objetivo a promoção da e-inclusão; 3) indagar o modo como a escola tem sido desafiada a integrar as TIC em contexto de sala de aula, a partir de uma seleção de estudos que, por um lado, configuram um retrato possível da atual “geração digital” e, por outro lado, incidem sobretudo em exemplos concretos de atividades realizadas no ensino básico, enfatizando as perceções e atitudes de professores e alunos nelas envolvidos. Finalmente, conclui-se que os avanços conseguidos são um incentivo para repensar a implementação sistemática de processos de utilização pedagógica das TIC no ensino e aprendizagem enquanto um dos pilares do futuro digital da educação.<hr/>In today’s network society, the relationship between literacy and technology has become closer, opening a wider debate about the advantages of using ICTs at school, in order to keep up with the younger generations surrounded daily by screens which invite them to explore new ways of “reading” the world. Bearing that in mind, the purpose of this paper is: 1) to do a literature review aboutthe evolution of the concept of digital literacy, stressing the plurality of its facets and its relevance at school; 2) to reflect upon the way in which such evolution feeds and consolidates digital citizenship practices, aiming at promoting einclusion; 3) to interrogate how the school has been challenged to integrate ICTs in the classroom, from a selection of studies which, on one hand, configure an hypothetical portrait of today’s “digital generation” and, on the other hand, focus on concrete examples about activities taking place at primary teaching, highlighting students and teachers´ perceptions and attitudes towards their involvement in such practices. Finally, it is concluded that the progress already achieved is an incentive to rethink the systematic implementation of processes implying the pedagogical use of ICTs at school, as one of the pillars of the digital future of education. <![CDATA[La escuela 2.0 en tus manos: panorama, instrumentos y propuestas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2011000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Na atual sociedade em rede, a relação entre literacia e tecnologia tem vindo a estreitar-se, abrindo um amplo debate sobre as vantagens da utilização das TIC em contexto escolar, para acompanhar o ritmo das gerações quotidianamente rodeadas de ecrãs que as convidam a explorar novas formas de “ler” o mundo. Partindo deste pressuposto, os objetivos do artigo são: 1) fazer uma revisão de literatura sobre a evolução conceptual da literacia digital, sublinhando a pluralidade das suas facetas e a sua relevância em contexto escolar; 2) refletir sobre o modo como tal evolução alimenta e consolida o exercício da cidadania digital, tendo como objetivo a promoção da e-inclusão; 3) indagar o modo como a escola tem sido desafiada a integrar as TIC em contexto de sala de aula, a partir de uma seleção de estudos que, por um lado, configuram um retrato possível da atual “geração digital” e, por outro lado, incidem sobretudo em exemplos concretos de atividades realizadas no ensino básico, enfatizando as perceções e atitudes de professores e alunos nelas envolvidos. Finalmente, conclui-se que os avanços conseguidos são um incentivo para repensar a implementação sistemática de processos de utilização pedagógica das TIC no ensino e aprendizagem enquanto um dos pilares do futuro digital da educação.<hr/>In today’s network society, the relationship between literacy and technology has become closer, opening a wider debate about the advantages of using ICTs at school, in order to keep up with the younger generations surrounded daily by screens which invite them to explore new ways of “reading” the world. Bearing that in mind, the purpose of this paper is: 1) to do a literature review aboutthe evolution of the concept of digital literacy, stressing the plurality of its facets and its relevance at school; 2) to reflect upon the way in which such evolution feeds and consolidates digital citizenship practices, aiming at promoting einclusion; 3) to interrogate how the school has been challenged to integrate ICTs in the classroom, from a selection of studies which, on one hand, configure an hypothetical portrait of today’s “digital generation” and, on the other hand, focus on concrete examples about activities taking place at primary teaching, highlighting students and teachers´ perceptions and attitudes towards their involvement in such practices. Finally, it is concluded that the progress already achieved is an incentive to rethink the systematic implementation of processes implying the pedagogical use of ICTs at school, as one of the pillars of the digital future of education. <![CDATA[Portal sembarreiras.org]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2011000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Na atual sociedade em rede, a relação entre literacia e tecnologia tem vindo a estreitar-se, abrindo um amplo debate sobre as vantagens da utilização das TIC em contexto escolar, para acompanhar o ritmo das gerações quotidianamente rodeadas de ecrãs que as convidam a explorar novas formas de “ler” o mundo. Partindo deste pressuposto, os objetivos do artigo são: 1) fazer uma revisão de literatura sobre a evolução conceptual da literacia digital, sublinhando a pluralidade das suas facetas e a sua relevância em contexto escolar; 2) refletir sobre o modo como tal evolução alimenta e consolida o exercício da cidadania digital, tendo como objetivo a promoção da e-inclusão; 3) indagar o modo como a escola tem sido desafiada a integrar as TIC em contexto de sala de aula, a partir de uma seleção de estudos que, por um lado, configuram um retrato possível da atual “geração digital” e, por outro lado, incidem sobretudo em exemplos concretos de atividades realizadas no ensino básico, enfatizando as perceções e atitudes de professores e alunos nelas envolvidos. Finalmente, conclui-se que os avanços conseguidos são um incentivo para repensar a implementação sistemática de processos de utilização pedagógica das TIC no ensino e aprendizagem enquanto um dos pilares do futuro digital da educação.<hr/>In today’s network society, the relationship between literacy and technology has become closer, opening a wider debate about the advantages of using ICTs at school, in order to keep up with the younger generations surrounded daily by screens which invite them to explore new ways of “reading” the world. Bearing that in mind, the purpose of this paper is: 1) to do a literature review aboutthe evolution of the concept of digital literacy, stressing the plurality of its facets and its relevance at school; 2) to reflect upon the way in which such evolution feeds and consolidates digital citizenship practices, aiming at promoting einclusion; 3) to interrogate how the school has been challenged to integrate ICTs in the classroom, from a selection of studies which, on one hand, configure an hypothetical portrait of today’s “digital generation” and, on the other hand, focus on concrete examples about activities taking place at primary teaching, highlighting students and teachers´ perceptions and attitudes towards their involvement in such practices. Finally, it is concluded that the progress already achieved is an incentive to rethink the systematic implementation of processes implying the pedagogical use of ICTs at school, as one of the pillars of the digital future of education.