Scielo RSS <![CDATA[Educação, Formação e Tecnologias]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1646-933X20110003&lang=pt vol. 04 num. lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[O papel das TIC na inovação curricular]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2011000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[A comunicação video-web no ensino de línguas estrangeiras: contributo do projecto NIFLAR]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2011000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O projecto NIFLAR tem como objectivo principal contribuir para a inovação e a obtenção de melhores resultados no âmbito do ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras através da diversificação e enriquecimento do contexto de aprendizagem assentes no uso de ferramentas electrónicas. Pretende-se, mediante o desenvolvimento de um sistema de b-learning, colmatar algumas limitações que actualmente afectam as práticas educativas no domínio das línguas estrangeiras. O sistema de b-learning em desenvolvimento combina o ambiente de sala de aula com a comunicação em sincronia entre pares (aprendentes de língua com falantes nativos). Um dos ambientes de e-learning testados é a comunicação video-web, que permite a comunicação em tempo real, em interacção oral ou escrita, a partilha de documentos e a escrita colaborativa de textos. Além de contribuir para a motivação dos aprendentes, este ambiente permite trabalhar todas as competências envolvidas na aprendizagem de LE em contextos autênticos de comunicação.<hr/>The NIFLAR project seeks to contribute to innovation and improvement in foreign language education by enriching learning context using ICT tools. The aim is to attempt to overcome limitations experienced in current foreign language practices by developing a blended learning system. The b-learning system to be promoted is a combination of classroom lessons and networked communication among peers (foreign language learners and native speakers of the target-language). Students will use an e-learning environment: video-web communication. It allows synchronous communication, be it oral or written interaction, sharing documents or writing a document together <![CDATA[O ePortfolio Reflexivo como ferramenta de aprendizagem activa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2011000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A rápida evolução tecnológica e a competição global que nas últimas décadas se instalaram na sociedade contribuem para um mundo cada vez mais exigente de cidadãos mais competentes, criativos e inovadores. Essa mesma tecnologia seduz e fascina os jovens estudantes, mas também os distancia frequentemente da sala de aula, sempre que esta teima em resistir às mudanças do exterior. Importa, cada vez mais, articular as preferências e as aptidões dos jovens estudantes, em relação à tecnologia, através de práticas pedagógicas que tornem o saber a ensinar mais aliciante e que suscitem a curiosidade intelectual e a motivação para aprender. O estudo1 que esteve na base da presente comunicação centrou-se na exploração do ePorfolio reflexivo e no seu contributo para uma aprendizagem activa e reflexiva. Numa dinâmica de investigação-acção, experimentou-se este tipo de ePortfolio, por ser o que melhor se adequa às necessidades/especificidades de cada aluno, permitindo, através da reflexão, evidenciar crescimento e competências adquiridas num determinado período de tempo. Pretendeu-se, ainda, experimentar uma abordagem das aprendizagens centrada no aluno, seguindo uma metodologia de base construtivista e sócio-construtivista e privilegiando uma pedagogia individualizada, diferenciada e inclusiva.<hr/>The rapid evolution of technology and global competition that swept society in the past decades has contributed to an increasingly demanding world for more proficient, creative and innovative citizens. This same technology seduces and fascinates young students, yet it also alienates them from the classroom situation when the latter resists the changes of the outside world. More and more it is important to handle the preferences and skills of young students as regards technology, through pedagogical practices that make the teaching of contents more enticing, arousing at the same time the intellectual curiosity and the motivation to learn. The subject of this presentation is based on a study centered in exploring the ePortfolio and its contribute to an active and reflexive learning. By using a researchaction dynamics, the reflective ePortfolio has been used as it is the one that best meets the needs of each student, allowing them to show evidence of learning growth and competences acquired over a period of time. The choice for building a reflective ePortfolio came from the need for a learner-centered learning approach following a constructivist and socio-constructivist based methodology and focusing on an individualized, differentiated and inclusive pedagogy. <![CDATA[University teachers ICT competence: evaluation indicators based on a pedagogical model]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2011000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt In this paper we explain the process of building a catalogue of indicators to analyse, evaluate and promote the competence of university teachers in ICT. We are going to include here the description of every phase of the process of building the catalogue, as well as the catalogue itself. Finally we want to highlight these phases in order to analyse them, as a prerequisite to using them in a study with teachers, with the objective of opening new means of debate about one of the crucial elements of developing ICT enhanced learning in higher education: teacher training.<hr/>En el presente trabajo se explica el proceso de construcción de un catálogo de indicadores para analizar, evaluar y desarrollar la competencias TIC de profesores universitarios. Se incluye a continuación, la descripción de la metodología de trabajo que se ha seguido para la construcción del catálogo, el catálgo en sí mismo, así como el modelo pedagógico subyacente y la perspectiva desde la que se desarrolla. Consideramos que el interés en torno a esta lista de indicadores, así como a su análisis a la luz de un modelo pedagógico concreto, reside no sólo en el uso de dicho catálogo para la medición de la competencia TIC en docentes de un momento concreto, sino en la apertura de un debate acerca de los elementos críticos a las hora del desarrollo de estrategias de implementación de TIC en las Enseñanza Superior. <![CDATA[Evaluation of the quality of Science Education programmes that use Web 2.0 tools: an Anglo-Portuguese Research Project]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2011000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Two of the 21st-century requirements are flexibility and transparency in European Higher Education as far as organisation, curriculum, teaching and learning methodologies are concerned. The evolution of Information and communication technologies (ICT) and its increasing accessibility have led several European Higher Education institutions to adopt constructivist approaches to teaching and learning, whereby students should be actively involved in their learning. This work is part of an Anglo-Portuguese research project, involving the University of Aveiro (Portugal) and Bradford College University Centre (UK) where the team worked collaboratively on the identification of evaluation criteria to assess teaching practices, which use Web 2.0 technologies on primary teacher education programmes. This was achieved by means of the conception, implementation and validation of a data collection instrument, a questionnaire, which was applied to trainee teachers and in-service primary teachers (Bradford and Aveiro respectively) at the end of their programmes. This paper will focus on some of the preliminary results concerning valuable insights related to the evaluation of the quality of Science Education programmes, which use pioneering methodologies for the professional development of trainee teachers and in-service primary teachers.<hr/>Uma das exigências do século XXI é a flexibilidade e a transparência no Ensino Superior Europeu quanto à organização, ao currículo, às metodologias de ensino e às aprendizagens dos estudantes. A evolução das tecnologias da informação e comunicação (TIC) e a sua crescente acessibilidade levou várias instituições do Ensino Superior a adoptar abordagens de ensino construtivistas de ensino, no qual os estudantes devem estar activamente envolvidos no processo de aprendizagem. Este trabalho faz parte de um projecto de investigação Luso-Britânico, que envolve a Universidade de Aveiro (Portugal) e a Bradford College University Centre (Reino Unido), onde a equipa trabalhou colaborativamente na identificação de critérios de avaliação das práticas de ensino e aprendizagem que integram as tecnologias da Web 2.0 no processo de ensino e de aprendizagem das Ciências. O trabalho implicou a concepção, implementação e avaliação de um instrumento de recolha de dados, um questionário, que foi aplicado aos estudantes no final dos dois programas de formação de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (inicial e prós-graduada em Bradford e Aveiro respectivamente). Pretende-se apresentar alguns resultados preliminares relacionados com a avaliação da qualidade de programas de formação de professores que promovem metodologias inovadoras para o desenvolvimento profissional dos estudantes/professores. <![CDATA[Dinâmicas de interacção numa comunidade de prática online envolvendo professores e investigadores: um estudo no âmbito do projecto IPEC]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2011000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Da análise da literatura da especialidade tem emergido que o desenvolvimento profissional de profes- sores pode beneficiar da utilização das tecnologias de informação e comunicação. Testemunho disso é o projecto IPEC (Investigação e práticas lectivas em Educação em Ciência: dinâmicas de interacção), que promoveu, com recurso a ferramentas de comunicação online, a articulação entre a investigação e as práticas lectivas, assim como o desenvolvimento profissional dos elementos envolvidos no projecto. No âmbito deste projecto surgiram quatro grupos de trabalho, envolvendo professores e investigadores, que conceberam, implementaram e avaliaram módulos curriculares para o ensino das Ciências. Um dos grupos interagiu preferencialmente através de ferramentas de comunicação online, facilitando a análise das suas dinâmicas de interacção, e constituiu uma comunidade de prática que desenvolveu práticas inovadoras, implementadas pelos docentes do grupo e por professores não envolvidos directamente no projecto. Nesta contribuição analisam-se as dinâmicas de interacção do grupo, tendo em vista delinear recomendações relativas ao trabalho docente em comunidades de prática e seus contributos para o desenvolvimento profissional de professores, uma das lacunas da literatura. O estudo realizado é de natureza qualitativa, descritiva, exploratória e do tipo estudo de caso único, sendo o caso as dinâmicas de interacção do grupo em análise. Estas foram investigadas a partir da análise das mensagens publicadas em fóruns da plataforma online de apoio ao projecto, bem como das estatísticas de utilização da plataforma.<hr/>From the literature it emerges that teachers’ professional development can benefit from the use of information and communication technologies. A demonstration of these benefits is the work developed within the project IPEC (Research and teaching practices in Science Education: dynamics of interaction), which promoted, using online communication tools, the articulation between research and teaching practices, as well the professional development of the elements involved in the project. In the context of this project four working groups, involving teachers and researchers, were created that designed, implemented and evaluated Science education curricular modules. One of the groups interacted mainly through online communication tools, facilitating the analysis of the group’s dynamics of interaction. The group established a community of practice and developed innovative practices that were implemented by the group’s teachers and by other colleagues of theirs schools that were not directly involved in the project. This contribution presents the analysis of the group’s dynamics of interaction, in order to suggest recommendations concerning teachers’ involvement in online communities of practice and its impact on the teachers’ professional development, one of the shortcomings of the literature. The study is a single case study (being the case the group’s dynamics of interaction) and has a qualitative, descriptive and exploratory nature. The group’s dynamics of interaction were studied through the content analysis of the messages published in the group’s forums of the online platform of the project and the statistics of utilisation of that platform. <![CDATA[To be or not to be, the importance of digital identity in the networked society]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2011000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The emergence of the web has had a deep impact at different levels of our society, changing the way people connect, interact, share information, learn and work. In the current knowledge economy, participatory media seems to play an important part in everyday interactions. The term “digital identity” is becoming part of both our lexicon and our lives. This paper explores some of the aspects regarding approaches and practices of educators, using web technologies to foster their digital identity within their networks and, at the same time, developing a social presence to complement their professional and academic profiles. In fact, we think it is imperative to discuss the relationship between our social presence and our professional life, as online the two are often intertwined. We present the issues the web poses through dichotomies: open or closed, genuine or fake, single or multiple. We also comment on different approaches to these dichotomies through examples extracted from recent projects, drawing from user’s experiences in building their digital identities. This paper looks at the importance of digital identity in the current networked society, by reviewing the contemporaneous scenario of the participatory web, raising a set of questions about the advantages and implication of consciously developing one’s digital identity, thus opening the discussion regarding openness, uniqueness and integrity in connection with one’s digital identity. This paper is also a reflection of thinking and practice in progress, drawing from examples and real-life situations observed in a diversity of projects. The issue could be reduced, perhaps, to whether one consciously becomes a part of the digital world or not, and how that participation is managed. It is up to us to manage it wisely, and guide knowledge workers in their journey to create theirs.<hr/>A emergência da web tem tido um impacto profundo a níveis diferentes da nossa sociedade. A web tem vindo a mudar a forma como os indivíduos interagem, partilham informação, aprendem e trabalham. Na economia do conhecimento actual, a ‘participatory media’ tem um papel fundamental nas interacções diárias das pessoas, que, cada vez mais, estão relacionadas com as tecnologias digitais. O termo ‘identidade digital’ está a tornar-se parte do nosso léxico e existência. Este artigo explora alguns dos aspectos relacionados com as práticas e abordagens de professores no que toca ao uso de tecnologias web para criar a sua identidade digital dentro das redes sociais a que pertencem a fim de desenvolvem uma presença social que complemente os seus perfis profissionais e académicos. De facto, este artigo aponta para a necessidade de discutir a relação entre a presença social de um indivíduo online e a sua via profissional, uma vez que no mundo virtual ambas as facetas da nossa existência andam. muitas vezes par a par, ou até enterlaçadas. Os autores discutem as questões que a web levanta acerca da identidade digital através de várias dicotomias - Identidade Digital: aberta e fechada, genuína ou falsa, única ou múltipla. A discussão é ilustrada com exemplos extraídos de projectos recentes onde questões relacionadas coma criação de identidade digital foram levantadas e postas em prática. Este artigo incide sobre a importância da identidade digital na “Sociedade em Rede” actual , sendo o seu principal foco alguns cenários contemporâneos relativamente ao uso da web interactiva no que toca ao estabelecimento de uma presença social online. O artigo propõe explorar uma série de questões acerca das vantagens e implicações que os indivíduos enfrentam quando decidem desenvolver a sua identidade digital de forma consciente, discutindo assim as ideais de abertura, singularidade e integridade em relação à identidade digital daqueles que usam a web para esse fim. Este artigo reflecte as ideias e práticas progressivas dos seus autores, tendo as conclusões aqui apresentadas sido extraídas de exemplos e situações reais de uma série de projectos relacionados com o tópico. A questão que este artigo pretende levantar pode ser resumida de uma forma simples: se o individuo está alertado para as questões que a sua presença digital levanta e como a sua participação na web é gerida. Cabe ao indivíduo, como ‘Educador’, gerir a sua reputação e guiar outros a fazer o mesmo.