Scielo RSS <![CDATA[Educação, Formação e Tecnologias]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1646-933X20120001&lang=es vol. 05 num. 01 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2012000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Integração educativa das TIC: proposta de um instrumento e de uma nova abordagem ao conceito]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2012000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo procura contribuir para o desenvolvimento de uma abordagem metodológica para analisar e compreender a utilização educativa das TIC, considerando o conceito sob uma perspetiva multidimensional de análise. Este corporiza-se na descrição e testagem de um instrumento de self-report, uma escala de utilização das tecnologias para professores, constituída por sete dimensões distintas. Ao longo do texto discutem-se os resultados relativos à aplicação do instrumento num grupo de 738 professores do ensino básico e secundário nacional, analisando-se os scores totais e parciais encontrados. Como principais conclusões, verifica-se a adequação do instrumento utilizado e constata-se a existência de um grau moderado de utilização das tecnologias por parte dos professores, com uma diferenciação entre níveis elevados e níveis reduzidos de utilização das TIC em função da dimensão em análise.<hr/>This article seeks to contribute for the development of a methodological approach to analyze and understand educational use of ICT, considering the concept from a multidimensional perspective of analysis. It also embodies the description of an instrument, a self-report scale of technology use for teachers, with seven distinct dimensions. The article also discusses the results concerning a preliminary application of the instrument in a group of 738 teachers of primary and secondary schools, by analyzing the total and partial scores found. As main conclusions, this study reveals the level of adequacy of the instrument used and also supports the existence of a moderate use of technology by teachers, with a differentiation of high and low levels of ICT use depending on the dimension being analyzed. <![CDATA[Um questionário sobre as perceções dos estudantes acerca da importância das tarefas da e-tutoria: diferenças de género, idade, formação académica e experiência tecnológica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2012000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es As tarefas da e-tutoria estão bem identificadas e categorizadas e existe consenso nas classificações propostas. Contudo, precisamos de ter uma ideia clara de quais são as tarefas dos tutores que os estudantes mais valorizam. Esse conhecimento pode contribuir para uma reflexão sobre as práticas da tutoria. Os tutores recorrem frequentemente a ferramentas de comunicação assíncrona como os fóruns, para desenvolver atividades que implicam a construção do conhecimento e a reflexão crítica colaborativas, mas a forma como os estudantes encaram estas atividades difere bastante e a controvérsia gira geralmente em torno da forma como a tutoria concebe, dinamiza, intervém como especialista e avalia as contribuições dos estudantes. Com o objetivo de entender quais as tarefas da tutoria no fórum a que os estudantes dão maior importância, foi construído um questionário de 25 itens que abarcam as atividades de conceção, dinamização e ensino, incluindo a avaliação da e-tutoria. No período entre 2005 e 2011 o questionário foi enviado através da Internet a 900 estudantes e profissionais em formação em regime de e-learning, tendo sido recebidas 368 respostas. Conclui-se que: 1) a relevância dos temas postos a discussão, 2) a avaliação dos estudantes, 3) o estabelecimento de regras de participação, 4) a avaliação geral do debate em função dos objetivos estipulados e 5) as respostas às dúvidas e perguntas dos estudantes, são as tarefas da tutoria que os estudantes consideram mais relevantes. Os resultados permitem chegar a algumas conclusões sobre como é que a tutoria deve organizar o fórum.<hr/>The e-tutor´s tasks are well identified and categorized and there is consensus on the proposed taxonomies. However, there is no clear idea of what tutor's tasks are most valued by the students. This knowledge can contribute to a reflection on what we do as e-tutors and enlighten our common practices. Tutors often use asynchronous communication tools such as forums, to develop activities that involve collaborative knowledge construction and collaborative critical reflection, but the way students perceive the value of their tasks in the forum is quite diverse and the controversy usually revolves around how the tutors design and organize, facilitate discourse, act as content experts and evaluate students’ contributions. In order to understand what e-tutoring tasks in the forum the students consider the most relevant and helpful a survey with 25 items covering the three dimensions of teaching presence - design and organization, discourse facilitation, and direct instruction, including e-tutoring evaluation was constructed. It was sent via email between 2005 and 2011 to 900 students and professionals attending distance learning courses and 368 complete answers were returned. Conclusions are: 1) the relevance of the discussion topics posts, 2) students’ evaluation, 3) establishing rules for participation, 4) assessing the whole debate according to the course goals and 5) answering the students’ questions, are the tutors’ tasks at the forum that students value most. The results allow us to draw some conclusions about how the tutors should organize and intervene in the online forum. <![CDATA[O e-learning: uma prática pedagógica desafiadora na Uni-CV]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2012000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Numa altura em que os ambientes de aprendizagem virtual ganham relevância e atualidade, os dispositivos tecnológicos que têm na Internet o seu principal suporte surgem como uma alternativa inovadora por contraposição às metodologias de aprendizagem prioritária e meramente assentes no ensino presencial. Este artigo, que tem como objetivo apresentar os resultados de práticas de utilização da plataforma Moodle na Uni-CV, insere-se numa perspetiva de demarcação metodológica de utilização da plataforma apenas como complemento e reforço das aulas ministradas em regime presencial. Com este texto pretende-se fornecer subsídios para a reflexão sobre novas estratégias de aprendizagem na Uni-CV e contribuir para o incentivo à adoção de trajetórias de implementação de práticas bem sucedidas no processo de ensino aprendizagem.<hr/>At a time when virtual learning environments are becoming increasingly relevant and topical, technological devices, whose main support is the Internet, are emerging as an innovative alternative as opposed to learning methodologies primarily and merely based on classroom teaching. This paper aims to present the results of an experiment in using the Moodle platform at Uni-CV as part of a new approach to the teaching-learning process and a methodological demarcation from traditional educational processes. It reports on the experiment carried out as a complement and reinforcement of classroom-based teaching. This text aims to provide tools for reflection on new learning strategies at Uni-CV and to be an incentive for the implementation of successful practices in the teaching-learning process. <![CDATA[Tecnologias digitais na educação: uma análise das políticas públicas brasileiras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2012000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Diante da disseminação das tecnologias digitais em diversas atividades empreendidas na sociedade moderna, a educação não deve ficar alheia a esse processo. A partir da década de 1990, são encontrados documentos oficiais que recomendam a inserção e incentivo ao uso das tecnologias digitais em educação por serem consideradas ferramentas que viabilizam a criação de espaços mais significativos de aprendizagem. Este trabalho objetiva analisar como se deu a inserção das tecnologias digitais no espaço escolar brasileiro. São tomadas como categorias de análise as ações voltadas para a recomendação e instalação dos equipamentos e a formação docente inicial para o uso das ferramentas. O método de pesquisa empregado foi a análise de documentos acerca das temáticas. Como recorte da pesquisa, a realidade cearense, focando a formação de professores para os anos iniciais do Ensino Fundamental, conferida pelo curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará, em Fortaleza. Ao fim desse estudo, evidencia-se uma desarticulação entre a inserção das tecnologias digitais em educação e a formação docente para o uso, sugerindo uma atuação mais contundente na formação inicial de professores para o uso pedagógico de tecnologias. Esta perspectiva vislumbra alterações significativas no âmbito da gestão pedagógica e, consequentemente, da qualidade do ensino.<hr/>Due to the dissemination of digital technologies in various activities undertaken in modern society, education should not be oblivious to this process. From the 1990s, official documents are found to recommend the inclusion and encouraging the use of digital technologies in education since they are considered tools that enable the creation of spaces for learning more meaningful. This paper aims to analyze how was the insertion of digital technologies in Brazilian schools. Are taken as categories for analyzing the actions directed to the recommendation and installation of equipment and initial teacher training for the use of tools. The research method employed was the analysis of documents about the issues. As a clipping, was taken reality of the State of Ceará, focusing on the teachers training for the early years of elementary school, awarded by Pedagogy course at the State University of Ceará, Fortaleza. At the end of this study, it was shown a dislocation between the insertion of digital technologies in education and teacher training for use, suggesting a more incisive role in the initial training of teachers for the pedagogical use of technologies. This perspective sees significant changes in the management of teaching and, consequently, the quality of education. <![CDATA[Aprendizagem da geometria em b-learning no ensino básico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2012000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo tem por base uma investigação sobre a implementação de ambientes de ensino e aprendizagem mais ricos, criadores de contextos mais estimulantes e mais desafiantes, que permitam aos alunos desenvolver a sua capacidade para explorar, conjeturar, raciocinar e relacionar logicamente. A Geometria é um tema que potencia o desenvolvimento de tais capacidades, sendo os Ambientes de Geometria Dinâmica, como o Compass and Ruler, vistos como poderosos instrumentos de ensino deste tema. Neste estudo, pretendeu-se eleger as potencialidades deste software, entendido como mediador no processo de ensino/aprendizagem da Geometria, no que respeita quer ao desempenho matemático, quer às atitudes dos alunos. O objetivo base desta investigação consistiu em averiguar a eficiência de um Ambiente de Aprendizagem on line para o Ensino Básico, utilizando uma metodologia blended learning, ancorado no site “carmate” (http://carmate.weebly.com), cuja construção se centrou nas teorias de aprendizagem construtivistas, numa perspectiva colaborativa visando o desenvolvimento da autonomia. O recurso ao software e ao site “carmate” na resolução das tarefas de investigação/exploração, permitiu aos alunos participarem mais ativamente no seu processo de aprendizagem, enquanto construtores do seu próprio conhecimento. Eles tomaram decisões, conduziram investigações, fizeram descobertas, trabalharam cooperativamente e interagiram entre si. Ao trabalharem com o computador, tornaram-se mais ativos e enriqueceram a sua aprendizagem, melhorando os seus resultados e a sua predisposição para a Matemática.<hr/>This article is based on a research about the implementation of teaching and learning environments, which are richer and inductive of more stimulating and challenging contexts, that allow students to develop their capacity to explore, conjecture, reason and relate logically. Geometry is a subject that enhances the development of such capabilities, and the Dynamic Geometry Environments such as the Compass and Ruler, are seen as effective tools to teach this subject. In this study we intended to elect the potential of this software as a mediator in teaching / learning of geometry process, regarding both the mathematical performance and the students' attitudes. The Basic objective of this investigation was to determine the efficiency of the learning environment for elementary schools, using a blended learning approach, based on the site carmate, whose construction is based on constructivist learning theories, in a collaborative approach that aims at an autonomous development. In the experiment, software and site allowed the students to participate more actively in the learning process, as builders of their own knowledge: they took decisions, conducted investigations, made discoveries, worked cooperatively and interacted with one another. By using the computer, they became more active and enriched their learning, improving their results and their willingness to mathematics. <![CDATA[A Moodle nas práticas pedagógicas de uma escola básica: realidade ou ficção na inserção das TIC em sala de aula]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2012000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Hoje, quando já não se questiona a sua entrada na escola, ainda persistem muitas dúvidas sobre a forma como é feita a utilização do computador em contexto pedagógico, e se esta é, efetivamente, uma realidade. As TIC podem assumir um papel importante na mudança das atitudes dos professores em especial no que se refere à substituição de atitudes pedagógicas centradas no ensino por atitudes pedagógicas centradas na aprendizagem. Mas será que, na prática, é isso que tem vindo a suceder ou a sua utilização em contexto pedagógico não passa de mera operação cosmética destinada a perpetuar velhos hábitos, mas sob uma capa nova? Como são aplicadas as tecnologias de informação e comunicação nas práticas pedagógicas e, em particular, como é utilizada a plataforma Moodle, numa escola básica com 2.º e 3.º ciclo? Foram estas as questões que estiveram na génese do estudo de caso, do qual resultou este artigo e cujas principais conclusões se prendem com a falta de formação dos professores na área das TIC e, consequentemente, com o pouco e inadequado proveito delas tirado em particular da plataforma Moodle.<hr/>Nowadays, when no longer the entrance of computers in schools is questioned, there are still many doubts about how they’re used in pedagogical context and if they are in fact used. ICTs can play a significant role in changing teachers’ practices, notably in what concerns the shift from pedagogical attitudes focused on teaching towards learning-centered pedagogical attitudes. The main question remains: is this really occurring in practice, or is it that old habits are maintained under a new cover? How are applied the information and communication technologies in pedagogical practices and especially how Moodle is used in a secondary school, with the 2nd and 3rd cycles of education? These were the questions that were the genesis of the case study that lead to this paper, and in which the main conclusions are related to the lack of teachers formation in ICTs, and consequently, with the little and inadequate benefit taken by them from the ICTs, in particular from the Moodle platform. <![CDATA[O computador portátil na escola: mudanças e desafios nos processos de ensino e aprendizagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2012000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Hoje, quando já não se questiona a sua entrada na escola, ainda persistem muitas dúvidas sobre a forma como é feita a utilização do computador em contexto pedagógico, e se esta é, efetivamente, uma realidade. As TIC podem assumir um papel importante na mudança das atitudes dos professores em especial no que se refere à substituição de atitudes pedagógicas centradas no ensino por atitudes pedagógicas centradas na aprendizagem. Mas será que, na prática, é isso que tem vindo a suceder ou a sua utilização em contexto pedagógico não passa de mera operação cosmética destinada a perpetuar velhos hábitos, mas sob uma capa nova? Como são aplicadas as tecnologias de informação e comunicação nas práticas pedagógicas e, em particular, como é utilizada a plataforma Moodle, numa escola básica com 2.º e 3.º ciclo? Foram estas as questões que estiveram na génese do estudo de caso, do qual resultou este artigo e cujas principais conclusões se prendem com a falta de formação dos professores na área das TIC e, consequentemente, com o pouco e inadequado proveito delas tirado em particular da plataforma Moodle.<hr/>Nowadays, when no longer the entrance of computers in schools is questioned, there are still many doubts about how they’re used in pedagogical context and if they are in fact used. ICTs can play a significant role in changing teachers’ practices, notably in what concerns the shift from pedagogical attitudes focused on teaching towards learning-centered pedagogical attitudes. The main question remains: is this really occurring in practice, or is it that old habits are maintained under a new cover? How are applied the information and communication technologies in pedagogical practices and especially how Moodle is used in a secondary school, with the 2nd and 3rd cycles of education? These were the questions that were the genesis of the case study that lead to this paper, and in which the main conclusions are related to the lack of teachers formation in ICTs, and consequently, with the little and inadequate benefit taken by them from the ICTs, in particular from the Moodle platform. <![CDATA[Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2012000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Hoje, quando já não se questiona a sua entrada na escola, ainda persistem muitas dúvidas sobre a forma como é feita a utilização do computador em contexto pedagógico, e se esta é, efetivamente, uma realidade. As TIC podem assumir um papel importante na mudança das atitudes dos professores em especial no que se refere à substituição de atitudes pedagógicas centradas no ensino por atitudes pedagógicas centradas na aprendizagem. Mas será que, na prática, é isso que tem vindo a suceder ou a sua utilização em contexto pedagógico não passa de mera operação cosmética destinada a perpetuar velhos hábitos, mas sob uma capa nova? Como são aplicadas as tecnologias de informação e comunicação nas práticas pedagógicas e, em particular, como é utilizada a plataforma Moodle, numa escola básica com 2.º e 3.º ciclo? Foram estas as questões que estiveram na génese do estudo de caso, do qual resultou este artigo e cujas principais conclusões se prendem com a falta de formação dos professores na área das TIC e, consequentemente, com o pouco e inadequado proveito delas tirado em particular da plataforma Moodle.<hr/>Nowadays, when no longer the entrance of computers in schools is questioned, there are still many doubts about how they’re used in pedagogical context and if they are in fact used. ICTs can play a significant role in changing teachers’ practices, notably in what concerns the shift from pedagogical attitudes focused on teaching towards learning-centered pedagogical attitudes. The main question remains: is this really occurring in practice, or is it that old habits are maintained under a new cover? How are applied the information and communication technologies in pedagogical practices and especially how Moodle is used in a secondary school, with the 2nd and 3rd cycles of education? These were the questions that were the genesis of the case study that lead to this paper, and in which the main conclusions are related to the lack of teachers formation in ICTs, and consequently, with the little and inadequate benefit taken by them from the ICTs, in particular from the Moodle platform.