Scielo RSS <![CDATA[Educação, Formação e Tecnologias]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1646-933X20120002&lang=pt vol. 05 num. 02 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2012000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Comunidades de educação e inovação na sociedade digital]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2012000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No presente texto propõe-se uma abordagem dos modelos e atividades de participação e mediação colaborativa para a educação em rede e a inovação na Sociedade Digital, orientada para a mudança pedagógica na elaboração dos processos de andaimagem social e cognitiva das representações individuais e coletivas nas comunidades de aprendizagem e conhecimento. Neste enquadramento, procede-se à análise dos percursos de desenvolvimento da andaimagem e abertura da comunidade de educação às paisagens culturais e às narrativas de conhecimento, em particular, na diluição das fronteiras entre a educação formal e informal, nomeadamente através da pedagogia da participação nas práticas de mediação social e cognitiva, enquanto meios para a elaboração e sustentabilidade dos processos de inovação. Este é assim um contributo para o pensamento sobre a mudança pedagógica nos cenários emergentes de educação e aprendizagem em rede.<hr/>In this paper we propose an approach of models and activities of participation and collaborative mediation in online education and innovation in the Digital Society, addressed to the pedagogical change in the scaffolding development of individual and collective social and cognitive representations of learning and knowledge communities. In this framework, we analyse the scaffolding development routes and also the receptiveness of the cultural landscapes and knowledge narratives, particularly of the blurring of boundaries between formal and informal education. This is namely through the pedagogy of participation in social and cognitive mediation practices, as a means for the development and sustainability of innovation processes. This study is thus a contribution to the development of thinking on the pedagogical change in emerging scenarios of online learning and education. <![CDATA[Coletividade aberta de pesquisa: os estilos de coaprendizagem no cenário online]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2012000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo aborda a coaprendizagem na educação online, a partir da conceituação de uma coletividade aberta de pesquisa. Esta discussão é contextualizada no âmbito da sociedade em rede, em que as tecnologias da informação e da comunicação assumem particular centralidade em diversas dimensões do quotidiano. Neste contexto, a coaprendizagem formal e informal será imprescindível no desenvolvimento e exercício de competências sociais, culturais, cognitivas, tecnológicas tanto para o domínio e fluência profissional como no exercício da cidadania, nesta Era Digital do Conhecimento. A escola deve antes se pautar pela intensificação das oportunidades de aprendizagem visando autonomia e colaboração dos aprendizes como coautores em relação a busca de conhecimentos, da escolha de seus caminhos e estilos, da liberdade para que possam criar oportunidades de co-construção e serem os sujeitos da sua existência. Os principais objetivos desta reflexão são os de identificar os elementos e características da coletividade aberta de pesquisa na teoria dos Estilos de Aprendizagem; compreender a relação entre Estilos de Aprendizagem e Coletividade Aberta de Pesquisa; e conceituar os Estilos de coaprendizagem. Realizamos uma análise descritiva suportada por referenciais bibliográficos, reflexões e discussões do espaço de diálogo do projeto europeu Open Scout. Os resultados trazem a caracterização dos estilos de coaprendizagem que será usada como fundamentos para pesquisa qualitativa de campo com coaprendizes na Educação Online. Trata-se da fase seguinte que será desenvolvida como futura investigação durante o próximo projeto europeu weSPOT. Este artigo é parte do trabalho realizado pela Comunidade Colearn que integra várias instituições no projeto Tool-Library da Open University/UK.<hr/>This paper discusses colearning through online education based on the concept of an open research community. This discussion is contextualized within the network society where information communication technology plays a key role in various dimensions of daily life. In this context, formal and informal colearning will be essential in the development and exercise of social skills, cultural, cognitive, both for technological skills and competences for the citizenship in this Digital Age of Knowledge. The school must first be guided by the improvement of learning opportunities focusing on autonomy and collaboration, in which learners are co-authors able to search for knowledge, make their choices of their learning pathways and styles, freedom for creating opportunities for co-construction and be active in their life. The main objectives of this reflection are to identify the elements and characteristics of the open research community in the theory of Learning Styles; understand the relationship between Learning Styles and Open Collective Research, and conceptualize styles of coaprendizagem. The descriptive analysis was developed grounded on the literature as well as the reflections and discussions of the participants during the European project OpenScout. The results present a framework of colearning styles, which will be applied to a qualitative research with colearners of Online Education. It will be the next step to be developed as future investigation during the next European project weSPOT. This study is part of the work done by the Community Colearn that integrates several institutions in the project Tool - Library of the Open University / UK. <![CDATA[Análise das interações sociais entre pais e professores de alunos com multideficiência num ambiente virtual de aprendizagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2012000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente estudo analisa as relações de afiliação estabelecidas entre os utilizadores de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) constituído por pais e professores de alunos com multideficiência. Esse ambiente virtual procurou promover a interação e a partilha de experiências no domínio da multideficiência. O principal objetivo do artigo é estudar as características e a magnitude das relações de amizade estabelecidas no interior deste ambiente virtual, recorrendo para tal a métodos de análise de redes sociais (Social Network Analysis). Os resultados apresentados decorrem da recolha de dados existentes nas páginas pessoais dos participantes no estudo. Esses dados foram investigados tendo por base uma perspetiva essencialmente sociocêntrica, o que implicou uma pesquisa estrutural do grupo que esteve em interação durante oito meses. A densidade da rede fundada, o seu nível de centralidade, o grau de inclusividade, os participantes que se evidenciaram como mais influentes e com maior prestígio na rede, bem como os subgrupos que se identificaram no seu interior constituíram os indicadores analisados. Os resultados encontrados permitem afirmar que o ambiente virtual criado se relevou favorável à criação de relações afiliativas ou pro-sociais entre os participantes, sendo que teve maior impacto junto dos professores do que dos pais. Infere-se que as relações estabelecidas entre os participantes terão efeitos favoráveis na comunicação e na partilha de informação. Ainda que a extensão das interações estabelecidas entre os participantes não tenha sido muito elevada, particularmente entre os pais, entende-se que o projeto estudado se apresenta como inovador ao colocar em relação online elementos fundamentais ao desenvolvimento de crianças e jovens com multideficiência: os seus pais e os seus professores.<hr/>This paper analyses the affiliations established between users of a Virtual Learning Environment (VLE) composed of parents and teachers of handicapped students. This virtual environment aimed to promote interaction and sharing of experiences related to people with multiple handicaps. The main objective of this work is to study the characteristics and breadth of the friendships established within this virtual environment using social network analysis methods. The results presented in this paper derive from data available in the personal pages of the study’s participants. These data were investigated with an essentially sociocentric perspective; this implied researching the group which interacted for eight months. The indicators analysed comprise the density of the established network, its level of concentration, the degree of inclusivity, the participants which stood out as most influential and with most prestige, as well as the subgroups that emerged within the network. The results found indicate that the virtual environment created was favourable to the establishment of affiliations or pro-social relationships between the participants, with a greater impact on the teachers than on the parents. It can be inferred that the relationships established between the participants have a favourable effect on communication and information sharing. Despite the extent of the relationships between the participants not having been particularly large, specially amidst the parents, the study is innovative as it establishes an online relationship between elements crucial to the development of children and youths with multiple handicaps: their parents and their teachers. <![CDATA[Rede social na internet: apoio para formação continuada de professores de matemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2012000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As tecnologias de informação e comunicação (TIC) abrem importantes possibilidades para a aprendizagem de Matemática. Para tanto, é essencial que os professores tenham oportunidades para se prepararem. Considerando que a formação de professores de Matemática é um processo contínuo, foi elaborada uma proposta de formação continuada, para os professores recém formados da licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IF Fluminense), no início de sua prática docente. A proposta foi denominada T-PROIM - Tecnologias na Prática docente de professores Iniciantes de Matemática. Uma rede social na Internet (RSI) foi implementada por meio da plataforma Elgg para apoiar a formação T-PROIM. Essa visou incentivar a integração das TIC à prática docente e fundamentou-se na teoria sócio-histórica. A pesquisa foi de caráter qualitativo por meio de um estudo de caso. As técnicas de coleta de dados foram questionário, entrevistas, observação e registro dos conteúdos postados na RSI. A análise dos dados sinalizou que a flexibilidade da formação e da configuração de recursos RSI pelos professores foi importante para o contexto educacional, pois permitiu atender a particularidades de cada professor e de seu contexto docente. A possibilidade de compartilhar informações criou um espaço menos formal para contexto educacional que serviu como motivação para as atividades formais. Além disso, a análise dos dados possibilitou identificar dimensões do capital social nas atividades presenciais e nos conteúdos postados na rede. Essas dimensões contribuíram para aumentar a confiança no uso pedagógico das TIC e promover o desenvolvimento pessoal, social e cognitivo dos professores. Em síntese, a formação T-PROIM influenciou a prática docente dos professores.<hr/>Information and communication technologies (ICT) open up important possibilities for the learning of Maths. Thus, it is essential that teachers have the opportunity to be trained in their use. Taking into consideration that teachers’ education is a continuous process, a continuing education program was designed for recently-graduated students of Mathematics at IF Fluminense, Brazil, as they begin their professional practice. This proposal was called T-PROIM -Technologies in the Teaching Practice of Beginner Teachers of Mathematics. A Social Network on the Internet (ISN) was implemented on the Elgg platform to support T-PROIM. This network aimed at integrating ICT to teaching activities, and is based on the social-historical theory, in particular, on the importance of the social context and mediation in the development of high-order mental processes. The qualitative study was carried out as a case study, in which data were collected by means of questionnaires, interviews, observation and register of contents posted on the ISN. Design flexibility and resource configuration of the ISN by the teachers themselves was considered an important educational feature, since it could cater for individual needs and teaching environment. The possibility of sharing information created a less formal educational space which, in turn, was a motivation for more formal activities. Analysis of results also allowed for the identification of social capital dimensions in traditional activities and of contents posted in the network. Such dimensions contributed to raise self-confidence towards the pedagogical use of ICT, and to promote personal, social, and cognitive development of the teachers involved in the research. <![CDATA[A presença pedagógica num ambiente online criado na rede social Facebook]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2012000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto relata um estudo realizado na rede social Facebook, mais precisamente no Grupo “Momentos na vida de um professor”, especificamente criado para o efeito, no qual é analisada a presença do supervisor num ambiente online e o modo como o comportamento de tutoria influencia a dinâmica da comunidade. Neste artigo será apresentada parte da investigação eminentemente interpretativa e descritiva, centrada na descrição e reflexão sobre as implicações da presença pedagógica do supervisor do referido Grupo na conceção e desenvolvimento da comunidade de aprendizagem em ambiente online. A base da nossa investigação assenta no modelo teórico de comunidade de aprendizagem de Garrison, Anderson & Archer (2000) de acordo com o qual aferimos a presença pedagógica do supervisor do referido Grupo constituído como espaço virtual de comportamentos de supervisão O diagnóstico e compreensão da presença pedagógica teve como suporte de recolha de dados a versão portuguesa do Community of Inquiry Survey Instrument da autoria de Garrison et al., traduzida para o efeito pela primeira autora (PA). A análise e discussão de resultados do estudo apresentam uma perspetiva reflexiva sobre a importância da presença pedagógica em potenciais comunidades desta natureza e com propósitos semelhantes e mostram-nos que, no que concerne à temática da supervisão pedagógica em comunidades virtuais de aprendizagem, existe um caminho, embora pouco explorado entre nós, que pode ser percorrido na área das redes sociais desenvolvidas online.<hr/>In the following study, while using the social network Facebook and more specifically the Group we created “Momentos na vida de um professor”, we both analyzed how important the instructor’s presence is in the online community of supervision and how tutorial behaviour influences its dynamics. Therefore, this text presents part of the interpretative and descriptive framework centered on the description and reflection about the influences of the instructor’s teaching presence in the conception and development of a community created online. Based on the “Community of Inquiry Framework” developed by Garrison, Anderson & Archer (2000) we assessed the instructor’s teaching presence built as virtual community of supervisible behaviours. To collect data about the diagnosis and assessment of the teaching presence, we used the Portuguese version of the “Community of Inquiry Survey Instrument” (Garrison et al.) that was translated by the first author of this text. The analysis and discussion of results of the study clearly show a reflexive perspective about the importance of teaching presence in such communities and, as far as educational supervision in online communities of inquiry is concerned, we can conclude that there is an unexploited path that can be traced in social networking. This is thus a contribution to the development of thinking on the pedagogical change in emerging scenarios of online learning and education. <![CDATA[Perspectivas de tutores brasileiros em relação ao seu papel e influência no processo de aprendizagem de alunos em cursos a distância]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2012000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo objetivou compreender as perspectivas dos tutores em educação a distância (EAD) a respeito das atividades de tutoria desenvolvidas em nível de especialização em uma Instituição de Ensino Superior brasileira. Esta pesquisa qualitativa utilizou o método do estudo de caso operacionalizado por meio de pesquisa documental e entrevistas escritas, desenvolvidas a partir de roteiro composto por questões predominantemente abertas. Tal roteiro foi disponibilizado para preenchimento dos participantes, por meio eletrônico, e contou com a participação de vinte e três sujeitos. Como principais resultados identificou-se que, no que se refere à influência do tutor no aprendizado dos alunos, a maioria dos participantes respondeu acreditar que influenciam positivamente neste processo, confirmando pressupostos teóricos de autores que tratam acerca do tema. Chamou atenção, no que tange ao papel do tutor na modalidade EAD, o fato de alguns respondentes terem relatado que desenvolvem atividades como professores. Apesar de não serem reconhecidos institucionalmente como docentes, parte dos tutores participantes desta pesquisa considera que exerce papel de ‘professor’ nos cursos investigados.<hr/>This study aimed to understand the perspectives of tutors in distance education (DE) regarding the mentoring activities developed at specialization level in a higher education institution in Brazil. This qualitative research used a case study method operationalized through archival research and written interviews with a script predominantly composed of open questions. This script was made available for completion, by electronic means, and had the participation of twenty-three subjects. The main results indicate that most participants believe that the influence of the tutor on student learning positively influence this process, confirming theoretical assumptions of the authors who address this subject. It was interesting to note that some respondents reported that they carry out activities as teachers. Although they are not institutionally recognized as teachers, some of the tutors, participants in this study, consider that they act as a 'teacher' in the courses surveyed. <![CDATA[Aprender línguas estrangeiras no século XXI: teletandem através do skype]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2012000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Se aprender línguas estrangeiras sempre fez sentido numa Europa plural, a várias vozes, hoje então torna-se porventura ainda mais pertinente. Mas, num mundo global, em que se esbatem distâncias físicas e barreiras temporais, a dificuldade poderá passar pela escolha de como aprender, e ensinar, neste caso, línguas. Assim, pretendemos apresentar uma experiência inovadora no ensinoaprendizagem de línguas estrangeiras, o teletandem através do skype, que pelas suas potencialidades pode ser utilizado quer em situações formais, quer informais. Contudo, no âmbito deste texto reportamo-nos ao projeto teletandem Brasil/Itália, um contexto formal, nomeadamente com estudantes da Universidade de Salerno (Itália) e da Universidade Estadual Paulista de Assis (Brasil). Na nossa investigação, metodologicamente ancorada no estudo de caso, aplicámos um inquérito por questionário a estudantes daquelas instituições de Ensino Superior com o intuito de contribuir para a educação a distância e a pedagogia do elearning e, em particular, para identificar tipos de utilização do skype no ensinoaprendizagem de línguas em teletandem, conhecer razões pelas quais os estudantes optam por este contexto educativo inovador e aferir do respetivo impacto. Os resultados obtidos confirmam que a maioria dos respondentes usa o skype para estudar, mas também para comunicar com amigos e colegas. Entre as motivações que indicaram para a escolha do skype nas sessões de teletandem destacam-se os recursos que disponibiliza e o facto de permitir um contacto direto com um falante nativo. Por fim, mais de metade dos respondentes afirmou que recomendaria o teletandem através do skype para aprender e ensinar línguas estrangeiras e que continuará a usar o skype como ferramenta de colaboração e interação neste contexto específico.<hr/>If learning foreign languages has always made sense in a multicultural European society, today it is perhaps even more significant. But, in a global world, in which time and geographic distances and barriers fade away, the difficulty may lie in the choices to learn and teach, namely languages. Thus, we aim at presenting an innovative experience with regard to the learning and teaching of foreign languages, the teletandem through skype, which, due to its features, may be used both in formal and informal educational situations. However, we will focus a formal context, namely that of Higher Education with students from the University of Salerno (Italy) and the Universidade Estadual Paulista de Assis (Brazil). In our research we followed a case study methodology, and we developed a questionnaire to inquire students of those higher education institutions so as to contribute to distance education and elearning pedagogy. Moreover, we intended to identify the reasons why skype is used for teaching and learning languages in teletandem, why students choose this innovative educational context and what are its impacts. The results show that skype is mostly used to study, but also to communicate with friends and classmates. Amongst the motivations referred for choosing that formal context, they highlighted its features and the fact that it allows a contact with a native speaker. Finally, most of the inquired students said they would recommend teletandem through skype to learn and teach foreign languages, and will continue to use skype as a tool to collaborate and interact in this specific context. <![CDATA[Inovação na sala de aula: como a inovação disruptiva muda a forma de aprender]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2012000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Se aprender línguas estrangeiras sempre fez sentido numa Europa plural, a várias vozes, hoje então torna-se porventura ainda mais pertinente. Mas, num mundo global, em que se esbatem distâncias físicas e barreiras temporais, a dificuldade poderá passar pela escolha de como aprender, e ensinar, neste caso, línguas. Assim, pretendemos apresentar uma experiência inovadora no ensinoaprendizagem de línguas estrangeiras, o teletandem através do skype, que pelas suas potencialidades pode ser utilizado quer em situações formais, quer informais. Contudo, no âmbito deste texto reportamo-nos ao projeto teletandem Brasil/Itália, um contexto formal, nomeadamente com estudantes da Universidade de Salerno (Itália) e da Universidade Estadual Paulista de Assis (Brasil). Na nossa investigação, metodologicamente ancorada no estudo de caso, aplicámos um inquérito por questionário a estudantes daquelas instituições de Ensino Superior com o intuito de contribuir para a educação a distância e a pedagogia do elearning e, em particular, para identificar tipos de utilização do skype no ensinoaprendizagem de línguas em teletandem, conhecer razões pelas quais os estudantes optam por este contexto educativo inovador e aferir do respetivo impacto. Os resultados obtidos confirmam que a maioria dos respondentes usa o skype para estudar, mas também para comunicar com amigos e colegas. Entre as motivações que indicaram para a escolha do skype nas sessões de teletandem destacam-se os recursos que disponibiliza e o facto de permitir um contacto direto com um falante nativo. Por fim, mais de metade dos respondentes afirmou que recomendaria o teletandem através do skype para aprender e ensinar línguas estrangeiras e que continuará a usar o skype como ferramenta de colaboração e interação neste contexto específico.<hr/>If learning foreign languages has always made sense in a multicultural European society, today it is perhaps even more significant. But, in a global world, in which time and geographic distances and barriers fade away, the difficulty may lie in the choices to learn and teach, namely languages. Thus, we aim at presenting an innovative experience with regard to the learning and teaching of foreign languages, the teletandem through skype, which, due to its features, may be used both in formal and informal educational situations. However, we will focus a formal context, namely that of Higher Education with students from the University of Salerno (Italy) and the Universidade Estadual Paulista de Assis (Brazil). In our research we followed a case study methodology, and we developed a questionnaire to inquire students of those higher education institutions so as to contribute to distance education and elearning pedagogy. Moreover, we intended to identify the reasons why skype is used for teaching and learning languages in teletandem, why students choose this innovative educational context and what are its impacts. The results show that skype is mostly used to study, but also to communicate with friends and classmates. Amongst the motivations referred for choosing that formal context, they highlighted its features and the fact that it allows a contact with a native speaker. Finally, most of the inquired students said they would recommend teletandem through skype to learn and teach foreign languages, and will continue to use skype as a tool to collaborate and interact in this specific context. <![CDATA[Projeto Teachers´Aids on Creating Content for Learning Environments (TACCLE 2)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2012000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Se aprender línguas estrangeiras sempre fez sentido numa Europa plural, a várias vozes, hoje então torna-se porventura ainda mais pertinente. Mas, num mundo global, em que se esbatem distâncias físicas e barreiras temporais, a dificuldade poderá passar pela escolha de como aprender, e ensinar, neste caso, línguas. Assim, pretendemos apresentar uma experiência inovadora no ensinoaprendizagem de línguas estrangeiras, o teletandem através do skype, que pelas suas potencialidades pode ser utilizado quer em situações formais, quer informais. Contudo, no âmbito deste texto reportamo-nos ao projeto teletandem Brasil/Itália, um contexto formal, nomeadamente com estudantes da Universidade de Salerno (Itália) e da Universidade Estadual Paulista de Assis (Brasil). Na nossa investigação, metodologicamente ancorada no estudo de caso, aplicámos um inquérito por questionário a estudantes daquelas instituições de Ensino Superior com o intuito de contribuir para a educação a distância e a pedagogia do elearning e, em particular, para identificar tipos de utilização do skype no ensinoaprendizagem de línguas em teletandem, conhecer razões pelas quais os estudantes optam por este contexto educativo inovador e aferir do respetivo impacto. Os resultados obtidos confirmam que a maioria dos respondentes usa o skype para estudar, mas também para comunicar com amigos e colegas. Entre as motivações que indicaram para a escolha do skype nas sessões de teletandem destacam-se os recursos que disponibiliza e o facto de permitir um contacto direto com um falante nativo. Por fim, mais de metade dos respondentes afirmou que recomendaria o teletandem através do skype para aprender e ensinar línguas estrangeiras e que continuará a usar o skype como ferramenta de colaboração e interação neste contexto específico.<hr/>If learning foreign languages has always made sense in a multicultural European society, today it is perhaps even more significant. But, in a global world, in which time and geographic distances and barriers fade away, the difficulty may lie in the choices to learn and teach, namely languages. Thus, we aim at presenting an innovative experience with regard to the learning and teaching of foreign languages, the teletandem through skype, which, due to its features, may be used both in formal and informal educational situations. However, we will focus a formal context, namely that of Higher Education with students from the University of Salerno (Italy) and the Universidade Estadual Paulista de Assis (Brazil). In our research we followed a case study methodology, and we developed a questionnaire to inquire students of those higher education institutions so as to contribute to distance education and elearning pedagogy. Moreover, we intended to identify the reasons why skype is used for teaching and learning languages in teletandem, why students choose this innovative educational context and what are its impacts. The results show that skype is mostly used to study, but also to communicate with friends and classmates. Amongst the motivations referred for choosing that formal context, they highlighted its features and the fact that it allows a contact with a native speaker. Finally, most of the inquired students said they would recommend teletandem through skype to learn and teach foreign languages, and will continue to use skype as a tool to collaborate and interact in this specific context.