Scielo RSS <![CDATA[Educação, Formação e Tecnologias]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1646-933X20130001&lang=pt vol. 06 num. 01 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2013000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Videojogos, serious games e simuladores na educação: usar, criar e modificar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2013000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nos últimos anos, surgiu um vasto conjunto de investigações que se têm focalizado nas potencialidades do uso de videojogos, serious games e simuladores no ensino. No presente artigo refletimos sobre o uso dos jogos eletrónicos na sociedade contemporânea, as características motivacionais que potenciam o uso destes recursos, assim como a possibilidade de desenvolver competências através do uso de tais ferramentas. A forma como se pode usar estes artefactos em contextos educativos e as possibilidades de criação e modificação destes para melhor adaptação a determinadas situações pedagógicas são temáticas também equacionadas nesta reflexão.<hr/>In recent years, there has been a vast amount of research focusing on the potentiality of using video games, serious games and simulations in education. In this article we reflect on the use of electronic games in contemporary society, the motivational characteristics that enhance the use of these resources, as well as the opportunity to develop skills through the use of such tools. The ways these artefacts can be used in educational contexts and the possibilities of creating and modifying them to increase their adaptation to specific pedagogical situations will also be addressed in this paper. <![CDATA[Análise de conteúdo da comunicação assíncrona: considerações metodológicas e recomendações práticas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2013000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo discutimos o potencial e os desafios metodológicos que se colocam aos investigadores que pretendem analisar o conteúdo da comunicação assíncrona gerada em ambientes online. Aborda uma temática atual e pertinente sobretudo no contexto do ensino superior em que o recurso a tecnologias digitais abre oportunidades para o desenho de novos cenários de educação/formação online. Nesses novos ambientes de aprendizagem é recorrente o uso da interação com predominância na comunicação escrita, constituindo o seu estudo uma forma de investigar os processos de construção do conhecimento em contexto virtual. No presente artigo começamos por abordar as diferentes fases em que decorre o processo de análise de conteúdo da comunicação mediada por computador (CMC), nomeadamente a escolha do modelo teórico e da unidade de análise bem como os procedimentos metodológicos que permitem assegurar a fiabilidade do processo de codificação do texto escrito gerado na interação assíncrona. A discussão é sustentada com a apresentação de um exemplo concreto no sentido de ajudar os investigadores a utilizar a análise de conteúdo da comunicação assíncrona para compreender a complexidade dos processos de ensino e aprendizagem em ambientes online.<hr/>In this article we discuss the potential and the methodological challenges posed to researchers who seek to analyse the content of asynchronous communication generated within online environments. It (The article?) addresses a current and relevant issue, particularly in the context of higher education, in which the use of digital technologies opens up opportunities for the design of new online education/training scenarios. In those new learning environments, the use of interaction, predominantly written communication, is recurrent, thus its study being a way of investigating the processes of knowledge construction in virtual context. In the present article we begin by addressing the different stages occurring in the process of content analysis of computer-mediated communication (CMC), including the choice of the theoretical model and the unit of analysis, as well as the methodological procedures which assure the reliability of the coding process of the written text generated in asynchronous interaction. The discussion is sustained by the presentation of a concrete example, in order to help researchers to use the content analysis of asynchronous communication to understand the complexity of teaching and learning processes in online environments. <![CDATA[Conceito educativo de podcast: um olhar para além do foco técnico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2013000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir do entendimento de Mikhail Bakthin (2010), para o qual a linguagem carrega em si o conjunto de valores que a permeia, este artigo problematiza as definições da tecnologia podcast em sua área de estudos educativos de modo a levantar a existência de valores em comum associados a tais definições, analisando se estes se relacionam com referenciais educativos contemporâneos, representados pela concepção progressista de Paulo Freire (1971). Posteriormente, será caracterizada a natureza educativa da tecnologia em foco de modo a, partindo dos quesitos levantados, elaborar-se o objetivo central deste estudo: a construção de uma definição para o podcast coerente com o referencial educacional elencado. Aproveitando-se das exposições do filósofo Andrew Feenberg (2003) e elencando critérios de privilégio ao uso humano dos objetos tecnológicos nessa área, a definição proposta terá como alicerce a consideração conceitual da tecnologia na educação, vista e definida em razão de seu “fazer humano”, e não de suas características técnicas. A partir da conceituação constituída, o podcast será contraposto ao rádio, de modo a desvelar as particularidades de ambas tecnologias a fim de, caracterizando a natureza específica do podcast, verificar-se a validade da definição oferecida.<hr/>From the understanding of Mikhail Bakhtin (2010), for which language carries the set of values which permeates it, this article discusses the definitions of podcast technology in the area of educational studies in order to identify the existence of common values among them, analyzing whether they relate to contemporary educational referential, represented by progressive conception of Paulo Freire (1971). Later in the paper, the educative nature of a podcast will be characterized in order to, based on the questions raised, draw up the central goal of this study: the construction of a definition for the podcast consistent with the educational part listed references. Taking advantage of the works of the philosopher Andrew Feenberg (2003) and enumerating criteria to privilege human use of technological objects in this area, the proposed definition will consider a conceptual consideration of technology in education, views and defined because of its "human doing" rather than its technical characteristics. From the conceptualization constructed, the podcast will be opposed to radio, to unveil the particularities of both technologies to characterizing the specific nature of the podcast, checking the validity of the definition offered. <![CDATA[Estudos sobre a utilização da web 2.0 na educação em Portugal (2008-2012)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2013000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo descrevem-se as principais linhas de investigação que se produziram nos últimos quatro anos, na área da tecnologia educativa em Portugal, em particular, no domínio relacionado com a web 2.0. Assim, foram revistos e analisados cinquenta estudos (artigos e atas de congressos) publicados em diversos repositórios científicos de acesso aberto, com base em oito categorias previamente estabelecidas. Os resultados mostram que as ferramentas da web 2.0 mais estudadas nas publicações analisadas são as redes sociais e as ferramentas do Google, e de forma particular, o Facebook, o Hi5 e o Google Docs, na maioria dos casos utilizando a metodologia quantitativa.<hr/>That have been occurring in the last four years in the Portuguese area of educational technology, especially anything related to Web 2.0. To do this, we review and analyze fifty studies (articles and conference proceedings) published in various scientific open access repositories, based on previously established eight categories. The results show that the tools of Web 2.0 most studied in the papers reviewed are social networks and tools from Google, in particular, Facebook, Hi5 and Google Docs, in most cases using a quantitative methodology. <![CDATA[Utilização da plataforma Moodle por docentes do ensino não superior: o caso da escola EB 2, 3 S. João de Deus]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2013000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo centra-se na análise da utilização da plataforma Moodle pelos professores de uma escola portuguesa dos segundo e terceiro ciclos do ensino básico. O propósito principal da presente investigação foi o de caracterizar a realidade atual da utilização da plataforma Moodle na Escola EB 2, 3 S. João de Deus, situada em Montemor-o-Novo, durante o ano letivo de 2011/2012, bem como determinar as dimensões que mais se relacionam e explicam o seu aproveitamento pedagógico, no sentido de definir estratégias que visem melhorar essa utilização, numa perspetiva de inovação pedagógica e de estímulo a práticas interativas e construtivistas. As dimensões analisadas no presente estudo foram: 1) experiências de utilização do computador na atividade docente; 2) experiência de utilização da Internet; 3) formação na área das TIC e na plataforma Moodle. Foram desenvolvidas sessões de formação de caráter não formal na referida escola, sobre a utilização da Moodle e destinadas a todos os professores. As sessões de formação tiveram como objetivo contribuir para melhorar a utilização da Moodle pelos professores da escola. O estudo assumiu uma abordagem metodológica quantitativa de recolha e análise de dados, tendo envolvido os professores da escola, aos quais foi aplicado um questionário. Os resultados obtidos permitem concluir que a utilização da Moodle é efetuada por uma minoria de professores e com pouca regularidade. Verificou-se igualmente que a utilização da Moodle é efetuada numa vertente de disponibilização de informação, não estando, por isso, a ser plenamente aproveitadas as potencialidades desta ferramenta, nomeadamente ao nível da comunicação e da colaboração. Verificou-se uma correlação forte entre as experiências de utilização do computador na atividade docente e a utilização da Moodle. Concluiu-se também que, comparadas as perceções dos professores que frequentaram a formação com os que não a frequentaram, a formação sobre a Moodle teve resultados positivos nas perceções dos professores sobre a plataforma.<hr/>The aim of this study was to understand the acceptance of learning management systems (LMS) by basic school teachers and to investigate the instructional use of LMS, both for information and communication purposes in EB 2, 3 S. João de Deus, a second and third cycle school situated in the South of Portugal. The research was conducted during the school year of 2011/2012, and intended to understand the dimensions that best relate and explain the LMS pedagogical use. The predictive model includes computer use experience for teaching, experience using the Internet, ICT and Moodle and previous formal and informal training. Concurrent to the research, non- formal training sessions about Moodle’s usage, open to all teachers, were carried out in the school. The basis of the research is a survey conducted at the end of the school year 2011/2012. After performing satisfactory reliability and validity tests, the study was able to support all relationships among the variables. Furthermore, the collected data show that Moodle is still used by only a minority of the school´s teachers, and not with the desired frequency. It was equally found that Moodle is mainly used to share and provide information. Thus, all the platform tools designed for communication and collaboration and interaction are still to be fully used. A strong relation between the experience in computer use for teaching activities and Moodle usage was observed. It was also concluded that the training sessions on Moodle had a positive impact on the teachers’ awareness of the platform. <![CDATA[Facebook como plataforma de ensino/aprendizagem: o que dizem os professores e alunos do IFSertão- PE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2013000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As mídias sociais estão presentes no cotidiano de pessoas de diferentes faixas etárias, sendo importante a discussão sobre a inserção dessas no desenvolvimento de atividades educacionais, possibilitando a interação para além das salas de aulas entre discentes e docentes. Apresentaremos neste artigo o resultado de uma análise de conteúdo e ainda os resultados de uma abordagem quantitativa qualitativa realizada entre professores e alunos do Instituto Federal do Sertão Pernambucano - Campus Petrolina sobre o uso das redes sociais digitais, que teve como objetivo relatar e discutir o uso do Facebook como plataforma de ensino e aprendizagem. Conclui-se que a mídia social, na opinião de alunos e professores, pode ser um aliado no desenvolvimento do fazer pedagógico.<hr/>Social media are present in the daily life of people of different ages; therefore, it is important to discuss the inclusion of these in the development of educational activities, enabling interaction beyond the classroom between students and teachers. In this article we present the results of a content analysis and also the results of a qualitative approach to quantitative held between teachers and students of Instituto Federal do Sertão Pernambucano - Campus Petrolina about the use of social networks, that aimed to report and discuss the use of Facebook as a platform for teaching and learning. We conclude that social media, in the opinion of students and teachers, can be an ally in the development of pedagogical activity. <![CDATA[Repensar as TIC na educação. O Professor como agente transformador]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2013000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As mídias sociais estão presentes no cotidiano de pessoas de diferentes faixas etárias, sendo importante a discussão sobre a inserção dessas no desenvolvimento de atividades educacionais, possibilitando a interação para além das salas de aulas entre discentes e docentes. Apresentaremos neste artigo o resultado de uma análise de conteúdo e ainda os resultados de uma abordagem quantitativa qualitativa realizada entre professores e alunos do Instituto Federal do Sertão Pernambucano - Campus Petrolina sobre o uso das redes sociais digitais, que teve como objetivo relatar e discutir o uso do Facebook como plataforma de ensino e aprendizagem. Conclui-se que a mídia social, na opinião de alunos e professores, pode ser um aliado no desenvolvimento do fazer pedagógico.<hr/>Social media are present in the daily life of people of different ages; therefore, it is important to discuss the inclusion of these in the development of educational activities, enabling interaction beyond the classroom between students and teachers. In this article we present the results of a content analysis and also the results of a qualitative approach to quantitative held between teachers and students of Instituto Federal do Sertão Pernambucano - Campus Petrolina about the use of social networks, that aimed to report and discuss the use of Facebook as a platform for teaching and learning. We conclude that social media, in the opinion of students and teachers, can be an ally in the development of pedagogical activity. <![CDATA[Casa das ciências: portal Gulbenkian para professores em ciência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2013000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As mídias sociais estão presentes no cotidiano de pessoas de diferentes faixas etárias, sendo importante a discussão sobre a inserção dessas no desenvolvimento de atividades educacionais, possibilitando a interação para além das salas de aulas entre discentes e docentes. Apresentaremos neste artigo o resultado de uma análise de conteúdo e ainda os resultados de uma abordagem quantitativa qualitativa realizada entre professores e alunos do Instituto Federal do Sertão Pernambucano - Campus Petrolina sobre o uso das redes sociais digitais, que teve como objetivo relatar e discutir o uso do Facebook como plataforma de ensino e aprendizagem. Conclui-se que a mídia social, na opinião de alunos e professores, pode ser um aliado no desenvolvimento do fazer pedagógico.<hr/>Social media are present in the daily life of people of different ages; therefore, it is important to discuss the inclusion of these in the development of educational activities, enabling interaction beyond the classroom between students and teachers. In this article we present the results of a content analysis and also the results of a qualitative approach to quantitative held between teachers and students of Instituto Federal do Sertão Pernambucano - Campus Petrolina about the use of social networks, that aimed to report and discuss the use of Facebook as a platform for teaching and learning. We conclude that social media, in the opinion of students and teachers, can be an ally in the development of pedagogical activity.