Scielo RSS <![CDATA[Educação, Formação e Tecnologias]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1646-933X20130002&lang=pt vol. 06 num. 02 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2013000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Inovação pedagógica para a sustentabilidade da educação aberta e em rede]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2013000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Desenvolvemos no presente artigo uma reflexão e análise sobre os processos que conduzem à promoção da inovação pedagógica nos cenários emergentes para a educação aberta e em rede. No quadro desta análise e a partir da distinção entre mediação tecnológica e mediação pedagógica, propõe-se um modelo para a mudança e inovação baseado na mediação social e cognitiva das aprendizagens para a educação na sociedade digital. A mediação para a educação aberta situa-se para além das conceções de inovação associadas à tecnologia, para se afirmar nos desafios da aprendizagem como um processo social e cognitivo sustentado pela rede. No âmbito deste enquadramento e da valorização da mudança intencional na educação em rede, a cenarização da inovação pedagógica emerge do conjunto das dimensões relacionais da rede de atores que ocorrem nos ambientes de aprendizagem e conhecimento. A partir da articulação entre os cenários de inovação no modelo pedagógico e a adequação deste ao projeto, objetivos e práticas de aprendizagem é proposto um conjunto de dimensões para a análise da usabilidade pedagógica dos ambientes de educação aberta e em rede na sociedade digital.<hr/>We develop in this article a reflection on the processes that lead to the promotion of pedagogic innovation in emerging scenarios for open and online education. From this analysis and the distinction between technological and pedagogical mediation, we propose a model for change and innovation based on social and cognitive mediation of learning and education in the digital society. Mediation for open education lies beyond the conceptions of innovation related to technology, to assert the challenges of learning as a social and cognitive process supported by the network. Within this framework and the appreciation of the intentional change in education networking, the scenarios of pedagogical innovation emerges from all the relational dimensions of the actors that occur in the learning and knowledge network environments. From the articulation between the scenarios of innovation in pedagogical model and the suitability of this to the project, learning objectives and practices, it is proposed a set of dimensions to the analysis of the pedagogical usability of open and online education to the digital society. <![CDATA[Realidade aumentada em contextos educativos: um mapeamento de estudos nacionais e internacionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2013000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As tecnologias da informação e comunicação (TIC) têm tido um crescimento exponencial, sobretudo recentemente. Uma das características que mais se destacou nos recursos e dispositivos tecnológicos de acesso e publicação de informação e de comunicação, nos últimos 4 anos, é a cada vez maior portabilidade, mobilidade e acesso à rede. O desenvolvimento tecnológico, também ao nível das aplicações informáticas disponíveis para a implementação de conteúdos tridimensionais, tem vindo a acompanhar esta tendência. Importa, pois, conhecer se, e como é que, tais conteúdos estão a ser integrados em contextos educativos, nomeadamente no que respeita à realidade aumentada e ao m-learning. Assim, neste texto, e sob uma perspetiva cronológica que acompanha a própria evolução das TIC, apresentamos uma síntese de casos práticos, nacionais e internacionais, que traduzem experiências relevantes naqueles domínios. Com este mapeamento pretendemos contribuir para o estado da arte das tecnologias tridimensionais (intangíveis) em educação. E, ainda, enquadrar o desenvolvimento e a implementação de conteúdos 3D no ensino superior português, na área da matemática, no âmbito de uma investigação em curso na Universidade Aberta e no Instituto Politécnico de Leiria.<hr/>Technologies of information and communication have been increasingly growing, especially in recent times. The core characteristic evidenced in the use of mobile equipment and software, in the last four years, has been their portability, mobility and network access. The technological development, including software applications available for the implementation of three-dimensional contents, has been following this trend. Hence, it is important to know whether and how these contents are being integrated in educational situations, namely regarding augmented reality and m-learning. Thus, herewith, we present a synthesis of Portuguese and international cases studies and works related to the use of 3D augmented reality, framed by a chronological perspective on the evolution of technologies of communication and information. Our main goal, with this knowledge mapping, is to contribute to the state of art in 3D augmented reality technologies in education. In addition, we aim to frame the creation and implementation of 3D content in Portuguese Higher Education, specifically in mathematics, within a research work and project that is being developed at the Universidade Aberta and the Polytechnic Institute of Leiria. <![CDATA[Serious game em contexto de formação profissional: um estudo de caso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2013000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O projeto “Serious Game em contexto de formação profissional” teve por objetivo explorar o potencial da utilização de Serious Games nas atividades de formação da PT Inovação SA. O projeto, que decorreu entre Janeiro de 2011 e Maio de 2013, incluiu a conceção, prototipagem e validação de um Serious Game destinado a familiarizar os novos colaboradores da PT Inovação SA com a organização física e lógica da empresa, para o que foi desenvolvido um ambiente realista que permite a navegação em alguns espaços de referência da empresa bem como o contacto com a estrutura dirigente e com alguns produtos. Em diversas fases do jogo o utilizador é convidado a realizar atividades pedagógicas que permitem que tome consciência dos progressos de aprendizagem que está a realizar. O Serious Game desenvolvido foi validado com sucesso através de um modelo composto por parâmetros e estratégias de avaliação orientados para análise da usabilidade e do resultados de aprendizagem, tendo-se efetuado recolha de dados através de testes de usabilidade, observação direta não participativa, registo audiovisual, think-aloud protocol e questionário por inquérito pré e pós-sessão. As principais conclusões do trabalho realizado indicam que o Serious Game possui bom potencial enquanto instrumento de apoio à formação, pois possibilita uma aprendizagem rápida e eficaz promovendo positivamente para a integração do novo colaborador na empresa.<hr/>The project "Serious Game in the context of vocational training" aimed exploring the potential use of Serious Games in the training activities of PT Inovação SA. The project, which took place between September 2010 and June 2013, included design, prototyping and validation of a Serious Game intended to familiarize new employees of PT Inovação SA with the physical and logical organization of the company. For this purpose a realistic environment was developed allowing navigation in some reference spaces in the company, as well as contact with the managing structure and with some products. In various stages of the game the user is invited to perform educational activities that allow him to be aware of his learning progress. The Serious Game was validated successfully by a model consisting of parameters and assessment strategies oriented to the analysis of usability and the learning outcomes. Data collection was achieved through usability testing, nonparticipatory direct observation, audiovisual recording, think-aloud protocol and questionnaire survey before and after the session. The main conclusions of the work indicate that the Serious Game has good potential as a tool to support training, as it proved to enable quick learning and effectiveness in promoting positive integration of a new employee in the company. <![CDATA[Relações significantes entre a autoeficácia computacional docente e variáveis pessoais e contextuais: um estudo com professores brasileiros]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2013000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo investigou as relações entre a crença de autoeficácia computacional docente e variáveis pessoais e contextuais de 253 professores brasileiros de Ensino Médio. A crença de autoeficácia computacional docente pode ser compreendida como a crença do professor em sua capacidade para utilizar Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino e aprendizagem dos seus alunos ou integrar tecnologias computacionais ao ensino. Os dados foram coletados por meio de um questionário de caracterização do participante e de sua atividade docente e de uma escala do tipo Likert, em que seus itens investigam a percepção do professor em sua capacidade para lidar com situações ou tarefas relacionadas ao uso de tecnologias no ensino. Realizou-se uma análise estatística dos dados. Identificaram-se relações significantes entre o construto investigado e variáveis pessoais e contextuais, confirmando-se a importância de investigá-las para compreender o nível da crença de autoeficácia computacional docente. As variáveis pessoais e contextuais que mostraram-se mais significantemente relacionadas às crenças (p<0.001) foram: gênero, tempo de graduado, tempo de experiência docente, tempo que tem computador em casa, frequência de uso do computador para fins pessoais e didáticos, habilidade para usar o computador, preparação e motivação para usar tecnologias no ensino. O conhecimento de relações significantes entre a crença de autoeficácia do professor para ensinar com tecnologias e as variáveis pessoais e contextuais permite identificar elementos importantes a serem considerados no processo de integração das TIC ao ensino.<hr/>The study investigated the relationship between teacher computing self efficiency and personal and context variables of 253 Brazilian High School teachers. Teacher computer self-efficiency belief can be understood as the teacher´s belief in their capability to use Information and Communication Technologies (ICT) in the teaching and learning of their students or to integrate computer technologies into teaching. Data were collected through a questionnaire to characterize the participant and their teaching activity and a Likert scale. The items of the scale investigate the teacher's perception in their capability to situations or tasks related to the use technologies into teaching. Data were statistically analyzed. Significant relationship between the investigated construct and personal and context variables were identified, confirming thus the importance of investigating them to understand the teacher computing self-efficiency. The personal and context variables which were more significantly related to beliefs (p <0.001) were: gender, time after getting the Bachelor’s degree, time of teaching experience, time that have computer at home, frequency of computer use for personal and teaching purposes, skills to use the computer, preparation and motivation to use Information and Communication Technologies in teaching. The knowledge of the significant relationships between self-efficiency beliefs of the teacher to teach with technologies and the personal and context variables allows us to identify important elements to be considered to the integration of ICT into teaching. <![CDATA[Letramento digital e alfabetização tecnológica: reflexões a partir de um estudo com alunos do PARFOR]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2013000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo, parte integrante de uma pesquisa em andamento, discute Letramento Digital e Alfabetização Tecnológica na perspectiva da formação continuada de professores. O objetivo é investigar se alunos do curso de Letras do PARFOR - Plano Nacional de Formação de Professores da UFT - Universidade Federal do Tocantins campus de Araguaina, são letrados digitalmente. Igualmente, buscamos entender o que é Letramento Digital e também Alfabetização Tecnológica, apontando as diferenças e/ou aproximações conceituais dessas duas categorias epistemológicas. A pesquisa se configura como qualitativa e estudo de caso, e os procedimentos foram revisão bibliográfica e pesquisa de campo, realizada em duas turmas do PARFOR/Letras/Araguaína. Os resultados apontam que os sujeitos participantes no estudo não possuem habilidades para manusear o computador e seus aplicativos, e sendo assim não alcançaram as práticas do Letramento Digital.<hr/>This article, is part of an ongoing study, discusses teachers Technological Literacy and Digital Literacy. Its aim is to investigate whether Language course students from the PARFOR (National Plan for Training Teachers at the Federal University of Tocantins on Araguaína campus) are digitally literate. We also seek to understand what Digital Literacy and Technological Literacy means pointing out the differences and / or conceptual approaches of those two epistemological categories. The survey is classified as qualitative and case study, and the procedures were reviewed literature and field research performed in two groups of PARFOR / Language / Araguaína. The results show that to reach Digital Literacy it is necessary the subject to be technologically literate. It also showed that the teachers who participated in study, don´t have skills to handle the computer and its applications, and thus aren´t digitally literate. <![CDATA[Livros digitais do Plano Nacional de Leitura na educação pré-escolar: percepções dos educadores de infância]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2013000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A utilização das tecnologias no contexto educativo, concretamente a utilização dos livros digitais (LD), é objeto de abordagem no presente artigo. É considerada a relação do potencial pedagógico desta ferramenta tecnológica com o desenvolvimento de competências de literacia nas crianças, a partir de um estudo onde se recolhe a opinião de educadores que assumem ser utilizadores atuais ou recentes, ou apenas conhecedores não utilizadores. Os LD considerados são, concretamente, os que o Plano Nacional de Leitura (PNL) disponibiliza para a educação pré-escolar no seu portal da internet, com objetivos de promoção de leitura. De que forma os educadores promovem ou permitem o uso dos LD; que benefícios consideram existir na promoção da leitura e que vantagens e desvantagens lhe reconhecem no desenvolvimento da sua prática pedagógica, tendo em conta os recursos materiais e tecnológicos de que dispõem, são questões a que se procura dar resposta. O estudo cruza fundamentos teóricos que apontam um conjunto de vantagens assinaláveis, resultantes do uso dos LD, reforçados pela opinião dos educadores, numa abordagem quantitativa, a partir das respostas expressas através de um questionário online. Participaram neste estudo 548 educadores de diversas zonas do país. Os educadores participantes reconhecem mais vantagens do que desvantagens na utilização dos LD, sendo a apresentação para o grupo de crianças, na hora do conto ou para a introdução de temáticas a explorar, a forma preferida de utilização. Assinalam como principais dificuldades as características do material, a pouca qualidade de equipamento informático de que dispõem, as fragilidades da Internet e o número reduzido de computadores, sendo evidenciadas algumas diferenças, quer na forma de utilização quer no reconhecimento das vantagens e desvantagens da sua utilização, em função da idade.<hr/>The present article looks at the use of technologies - specifically digital books (DB) - in an educational context. It is consider the relation of the educational potential of this technological tool with the development of literacy skills in children, having as a start point a study where the opinion of the educators is collected. These assume to be current users or recent users, or simply knowing the tools but not using them. The DB considered are namely those which the Portuguese National Reading Plan (PNL) website makes available for preschool education, in order to promote reading. The article attempts to answer questions such as: how do kindergarten teachers promote or allow the use of DB; and what benefits do they feel DB offer in terms of the promotion of reading, and what advantages and disadvantages do they recognise them to hold for the development of their own pedagogical practices, given the material and technological resources at their disposal? The study crosses a number of theoretical arguments, which indicate that the use of DB results in a range of substantial advantages. These are backed up by the opinions expressed by the kindergarten teachers, which are treated using a quantitative approach based on responses to an online questionnaire. The participants in this study were 548 kindergarten teachers from various areas of the country. They recognised more advantages than disadvantages in the use of DB. Their preferred means of using this tool was to present a book to a group of children at story time, or to use it to introduce topics for further exploitation. The main difficulties they have pointed out are the characteristics of the material, the poor quality of their ICT equipment, the poor internet connection, and the small number of computers. The responses reveal some differences in both the way in which DB are used and the advantages and disadvantages recognised, depending on the teachers’ ages. <![CDATA[Cenários de inovação para a educação na sociedade digital]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2013000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A utilização das tecnologias no contexto educativo, concretamente a utilização dos livros digitais (LD), é objeto de abordagem no presente artigo. É considerada a relação do potencial pedagógico desta ferramenta tecnológica com o desenvolvimento de competências de literacia nas crianças, a partir de um estudo onde se recolhe a opinião de educadores que assumem ser utilizadores atuais ou recentes, ou apenas conhecedores não utilizadores. Os LD considerados são, concretamente, os que o Plano Nacional de Leitura (PNL) disponibiliza para a educação pré-escolar no seu portal da internet, com objetivos de promoção de leitura. De que forma os educadores promovem ou permitem o uso dos LD; que benefícios consideram existir na promoção da leitura e que vantagens e desvantagens lhe reconhecem no desenvolvimento da sua prática pedagógica, tendo em conta os recursos materiais e tecnológicos de que dispõem, são questões a que se procura dar resposta. O estudo cruza fundamentos teóricos que apontam um conjunto de vantagens assinaláveis, resultantes do uso dos LD, reforçados pela opinião dos educadores, numa abordagem quantitativa, a partir das respostas expressas através de um questionário online. Participaram neste estudo 548 educadores de diversas zonas do país. Os educadores participantes reconhecem mais vantagens do que desvantagens na utilização dos LD, sendo a apresentação para o grupo de crianças, na hora do conto ou para a introdução de temáticas a explorar, a forma preferida de utilização. Assinalam como principais dificuldades as características do material, a pouca qualidade de equipamento informático de que dispõem, as fragilidades da Internet e o número reduzido de computadores, sendo evidenciadas algumas diferenças, quer na forma de utilização quer no reconhecimento das vantagens e desvantagens da sua utilização, em função da idade.<hr/>The present article looks at the use of technologies - specifically digital books (DB) - in an educational context. It is consider the relation of the educational potential of this technological tool with the development of literacy skills in children, having as a start point a study where the opinion of the educators is collected. These assume to be current users or recent users, or simply knowing the tools but not using them. The DB considered are namely those which the Portuguese National Reading Plan (PNL) website makes available for preschool education, in order to promote reading. The article attempts to answer questions such as: how do kindergarten teachers promote or allow the use of DB; and what benefits do they feel DB offer in terms of the promotion of reading, and what advantages and disadvantages do they recognise them to hold for the development of their own pedagogical practices, given the material and technological resources at their disposal? The study crosses a number of theoretical arguments, which indicate that the use of DB results in a range of substantial advantages. These are backed up by the opinions expressed by the kindergarten teachers, which are treated using a quantitative approach based on responses to an online questionnaire. The participants in this study were 548 kindergarten teachers from various areas of the country. They recognised more advantages than disadvantages in the use of DB. Their preferred means of using this tool was to present a book to a group of children at story time, or to use it to introduce topics for further exploitation. The main difficulties they have pointed out are the characteristics of the material, the poor quality of their ICT equipment, the poor internet connection, and the small number of computers. The responses reveal some differences in both the way in which DB are used and the advantages and disadvantages recognised, depending on the teachers’ ages. <![CDATA[As ferramentas digitais do Mundo Visual]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2013000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A utilização das tecnologias no contexto educativo, concretamente a utilização dos livros digitais (LD), é objeto de abordagem no presente artigo. É considerada a relação do potencial pedagógico desta ferramenta tecnológica com o desenvolvimento de competências de literacia nas crianças, a partir de um estudo onde se recolhe a opinião de educadores que assumem ser utilizadores atuais ou recentes, ou apenas conhecedores não utilizadores. Os LD considerados são, concretamente, os que o Plano Nacional de Leitura (PNL) disponibiliza para a educação pré-escolar no seu portal da internet, com objetivos de promoção de leitura. De que forma os educadores promovem ou permitem o uso dos LD; que benefícios consideram existir na promoção da leitura e que vantagens e desvantagens lhe reconhecem no desenvolvimento da sua prática pedagógica, tendo em conta os recursos materiais e tecnológicos de que dispõem, são questões a que se procura dar resposta. O estudo cruza fundamentos teóricos que apontam um conjunto de vantagens assinaláveis, resultantes do uso dos LD, reforçados pela opinião dos educadores, numa abordagem quantitativa, a partir das respostas expressas através de um questionário online. Participaram neste estudo 548 educadores de diversas zonas do país. Os educadores participantes reconhecem mais vantagens do que desvantagens na utilização dos LD, sendo a apresentação para o grupo de crianças, na hora do conto ou para a introdução de temáticas a explorar, a forma preferida de utilização. Assinalam como principais dificuldades as características do material, a pouca qualidade de equipamento informático de que dispõem, as fragilidades da Internet e o número reduzido de computadores, sendo evidenciadas algumas diferenças, quer na forma de utilização quer no reconhecimento das vantagens e desvantagens da sua utilização, em função da idade.<hr/>The present article looks at the use of technologies - specifically digital books (DB) - in an educational context. It is consider the relation of the educational potential of this technological tool with the development of literacy skills in children, having as a start point a study where the opinion of the educators is collected. These assume to be current users or recent users, or simply knowing the tools but not using them. The DB considered are namely those which the Portuguese National Reading Plan (PNL) website makes available for preschool education, in order to promote reading. The article attempts to answer questions such as: how do kindergarten teachers promote or allow the use of DB; and what benefits do they feel DB offer in terms of the promotion of reading, and what advantages and disadvantages do they recognise them to hold for the development of their own pedagogical practices, given the material and technological resources at their disposal? The study crosses a number of theoretical arguments, which indicate that the use of DB results in a range of substantial advantages. These are backed up by the opinions expressed by the kindergarten teachers, which are treated using a quantitative approach based on responses to an online questionnaire. The participants in this study were 548 kindergarten teachers from various areas of the country. They recognised more advantages than disadvantages in the use of DB. Their preferred means of using this tool was to present a book to a group of children at story time, or to use it to introduce topics for further exploitation. The main difficulties they have pointed out are the characteristics of the material, the poor quality of their ICT equipment, the poor internet connection, and the small number of computers. The responses reveal some differences in both the way in which DB are used and the advantages and disadvantages recognised, depending on the teachers’ ages.