Scielo RSS <![CDATA[Educação, Formação e Tecnologias]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1646-933X20140001&lang=pt vol. 07 num. 01 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2014000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Aplicação e uso de tecnologias digitais pelos professores do ensino superior no Brasil e em Portugal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2014000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: No quadro de uma investigação sobre o desempenho em tecnologias digitais por parte de professores universitários do Brasil e de Portugal nas suas atividades docentes quotidianas, este artigo descreve as suas competências e níveis de utilização de tais recursos. Os participantes são na sua maioria do sexo feminino, tendo como nível predominante de formação o mestrado e o doutoramento, sendo a maior parte da área de Humanidades e Ciências Sociais. As idades variaram entre 22 e 73 anos, situando-se o tempo de docência entre seis meses e 39 anos. Os resultados sugerem que as tecnologias digitais mais utilizadas nos dois países foram o computador, aplicativos como editor de texto, navegadores de web, powerpoint, PDF, telemóvel, ambientes virtuais de aprendizagem e projetor multimídia. Especificamente no que diz respeito à utilização da internet, a maioria de docentes relata utilizar diariamente para e-mail, notícias e criar documentos. Quanto à literacia digital, identificou-se uma competência maior para um uso instrumental das tecnologias do que para a gestão pedagógica. Considerando o conjunto de resultados, importa destacar a similaridade da competência digital dos docentes universitários dos países investigados, indicando a necessidade de se desenvolverem programas de formação voltados para a gestão pedagógica com recurso às tecnologias digitais.<hr/>Abstract: This study is part of a wider research project about higher education teachers’ achievement with digital technologies in their teaching activities, in Brazil and Portugal, and examines teachers’ skills and frequency in using these resources. Participants are mostly women, with a Master’s degree or a PhD, and from the field of humanities and social sciences. With an age range between 22 and 73 years, and teaching experience from six months to 39 years. Results suggest that the most used digital technologies in both countries are the computer, applications such as text editors, web browsers, power point, PDF, the mobile phone, virtual learning environments, and the multimedia projector. Regarding specifically the use of the internet, most teachers report that they access the internet on a daily basis to check/ log in their email, to search for news, and to create new documents. Concerning teachers’ digital literacy, higher levels of proficiency were found for an instrumental use of technologies when compared to the use for teaching. Based on these results, it is important to acknowledge similarities between teachers from both countries, which suggest the need to develop training programs for teaching with digital technologies. <![CDATA[U-TRACER®: uma plataforma de registo e partilha de informação sobre o uso das tecnologias da comunicação no ensino superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2014000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo apresenta a plataforma U-TRACER®, desenvolvida no âmbito do projeto TRACER-Uso das Tecnologias de Comunicação no Ensino Superior Público Português, realizado no período de 2011-2014 envolvendo uma equipa de investigação multidisciplinar das áreas de Educação e de Ciências e Tecnologias da Comunicação. A plataforma U-TRACER® foi concebida e desenvolvida com o objetivo de permitir recolher, sistematizar e disponibilizar, utilizando técnicas de visualização de informação, dados sobre a utilização de Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior público Português, considerada relevante para decisores, docentes, investigadores e estudantes. A plataforma permite a visualização de dados relativos a uma instituição de Ensino Superior específica ou a um conjunto de instituições, com base em critérios institucionais, geográficos, temporais e temáticos. O artigo descreve a organização e as principais funcionalidades da plataforma U-TRACER®, os principais resultados da validação realizada e apresenta, ainda, algumas considerações finais relacionadas com a sustentabilidade da plataforma.<hr/>Abstract: This paper presents the U-TRACER® platform developed under the TRACER project (Use of Communication Technologies in the Portuguese Public Higher Education), held in the period 2011-2014 involving a multidisciplinary research team in the areas of Education and Communication Sciences and Technologies. The U- TRACER® platform was designed and developed with the purpose of enabling collect, systematize and disseminate, using data visualization techniques, information about the use of Communication Technologies in Portuguese Public Higher Education institutions considered relevant to decision makers, teachers, researchers and students. The platform allows the visualization of data from a specific Higher Education institution or from a set of institutions based on institutional, geographical, temporal and thematic criteria. This paper describes the organization and the main features of the U- TRACER® platform, the main results of the validation process and some final considerations concerning the sustainability of the platform. <![CDATA[WebQuest interativa como dispositivo de pesquisa: possibilidades da interface livro no Moodle]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2014000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este trabalho é fruto da Pesquisa Institucional “A cibercultura na era das redes sociais e da mobilidade: novas potencialidades para a formação de professores” que buscou compreender como os professores vêm utilizando as mídias digitais em rede. Para tanto, dialogamos com as abordagens da pesquisaformação multirreferencial (Ardoino, Macedo e Santos), com as pesquisas com os cotidianos (Certeau, Alves, Oliveira) e com os estudos da cibercultura (Levy, Lemos, Santaella, Santos, Silva). O contexto formativo da pesquisa foi a disciplina "Informática na Educação" do EDAI - Curso de Especialização em Educação com Aplicação da Informática - da Faculdade de Educação da UERJ. Utilizamos uma bricolagem de dispositivos baseados em conversas presenciais e online no ambiente de aprendizagem Moodle, onde dialogamos com os praticantes via WebQuest interativa criada na interface Livro. Analisando as narrativas dos praticantes, chegamos aos seguintes achados: com o surgimento desses novos espaços, passamos por uma dinâmica de diferentes modalidades perceptivas. Destacamos, aqui, os potenciais comunicacionais e pedagógicos destas mídias, principalmente por potencializarem os usos dos professores na educação básica e principalmente por se constituírem em espaços de colaboração e cocriação.<hr/>Abstract: This work is the fruit of Institutional Research "Cyberculture in the era of social networking and mobility: new possibilities for teacher education "aimed to understand how the teachers are using digital media network. To do so, we dialogued (que tal interacted) with the approaches of multi-referenced research training (Ardoino, Macedo and Santos), with every day research (Certeau, Alves, Oliveira) and cyberculture studies (Levy, Lemos, Santaella, Santos, Silva ). The formative research context was the subject "Computers in Education" from EDAI - Specialization Course in Education with Application of Informatics - Faculty of Education UERJ. We have used a bricolage of devices based on in-person and online conversations in the Moodle learning environment where we dialogued with practitioners via interactive WebQuest created in the Book interface. Analyzing the narratives of practitioners, we get/ reach to the following findings: With the emergence of these new spaces, we go through a dynamic of different perceptual modalities. We highlight here the communicational and pedagogical potential of these media, mainly by potentiating the uses of teachers in basic education and especially by forming themselves into spaces for collaboration and co-creation. <![CDATA[Facebook e recursos educacionais abertos na formação de pesquisadores em educação: percepções e reflexões]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2014000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo discute a integração do Facebook numa disciplina presencial de curso de pós-graduação que analisou o movimento dos Recursos Educacionais Abertos e foi ministrada a 14 estudantes. Para compreender a experiência, foram analisadas as postagens compartilhadas durante o semestre, os diálogos conduzidos em grupos focais presenciais e as anotações da docente. Este texto discute os usos feitos do site; as percepções dos participantes acerca da integração de atividades online e presenciais; e os desafios associados ao uso da plataforma. Proposto inicialmente como ferramenta de apoio administrativo, ao longo do semestre o site foi sendo gradualmente construído como ponto aglutinador das atividades de ensino e aprendizagem. O texto, escrito colaborativamente por um subgrupo de participantes da disciplina, sugere que, além de usos genéricos documentados na literatura pertinente, a plataforma oferece potencial para a aprendizagem experiencial sobre temáticas relevantes da Educação contemporânea, incluindo as noções de “abertura” e “colaboração”.<hr/>Abstract: This chapter discusses the integration of Facebook in a face-to-face module at postgraduate level that introduced the Open Educational Resources movement to a group of 14 students. To understand the experience, an analysis was carried out that used as data corpus the posts shared online, focal group conversations and notes taken by the lecturer. This text discusses the uses made of Facebook, the perceptions offered by participants regarding the integration of faceto-face and online activities and the challenges brought about by the use of the site. Initially proposed initially as an administrative tool, along the semester, the space was gradually constructed as a focal point for teaching and learning activities. This article, written collaboratively by a subgroup of participants in the module, suggests that, in addition to generic uses documented in the relevant literature, the platform shows potential for experiential learning of current themes in contemporary Education, including, in particular, “openness” and “collaboration”. <![CDATA[Um estudo para a identificação das áreas de investigação em ensino a distância consideradas prioritárias em Portuga]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2014000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Muitos investigadores consideram que conhecer as tendências da investigação em ensino a distância é importante para fazer avançar o conhecimento e a prática no campo. O presente estudo do tipo Delphi procura identificar e categorizar as áreas prioritárias a investigar em ensino a distância em Portugal. Para tal, foram consultados especialistas em investigação e ensino a distância portugueses, tendo-se recolhido as suas opiniões através de dois questionários online, distribuídos em duas rondas. Este estudo recorre a uma categorização criada por Zawacki-Richter em 2009, de áreas de investigação em ensino a distância, em três níveis: macro (sistemas e teorias de ensino a distância); meso (gestão, organização e tecnologia); e micro (ensino e aprendizagem). Os resultados, segundo a opinião dos especialistas consultados, demonstram que todas as áreas merecem ser investigadas. No entanto, existem seis áreas muito importantes a investigar em ensino a distância em Portugal, correspondendo às subcategorias: 1) avaliação da qualidade; 2) interação e comunicação; 3) conceção do ensino; 4) teorias e modelos, 5) inovação e mudança, 6) desenvolvimento profissional dos docentes. A construção de um quadro referência sobre a investigação no ensino a distância em Portugal permite a organização do conhecimento, e procura ajudar na identificação de áreas prioritárias ou lacunas de investigação, como forma de desenvolver a investigação de forma válida, coerente e sistemática.<hr/>Abstract: Many researchers consider that knowing the trends and issues of research in distance learning is important for the development of knowledge and practice in the field This Delphi study aims to identify and categorize research priority areas in distance education in Portugal. A number of experts in research and teaching in distance education in Portugal were inquired in two online surveys, performed in two Delphi rounds. The present study builds upon a Zawacki-Richter’s (2009) taxonomy of research areas in distance education, of three levels: macro level (systems and distance education theories); meso level (management, organization and technology); and micro level (teaching and learning). The results show that, according to the Portuguese experts’ opinion, overall all areas should be considered; however, six areas were deliberated as very important to the development of research in distance education in Portugal, which correspond to the following subcategories: 1) quality assurance; 2) interaction and communication in learning communities; 3) instructional design; 4) theories and models; 5) innovation and change; and 6) professional development and faculty support. Building a theoretical framework for research in distance education in Portugal can contribute to organize the knowledge in the field and guidance for practitioners, and to identify priority areas or research gaps and future directions, as a way to develop vigorous, coherent and systematic research <![CDATA[Avaliação digital como aprendizagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2014000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A crescente utilização da internet e das TIC em contexto educativo tem levado a repensar o papel/função da avaliação das aprendizagens dos alunos, em especial em ambiente online. Com este trabalho, pretende-se apresentar uma reflexão sobre a avaliação digital enquanto estratégia de ensino e de aprendizagem, numa perspetiva de ‘avaliação para a aprendizagem’ e de ‘avaliação como aprendizagem’. Neste sentido, no que diz respeito ao ambiente online, relevam-se pressupostos organizacionais e funcionais que podem condicionar ou potenciar o sucesso do processo de ensino/aprendizagem/avaliação, nomeadamente ao nível das competências transversais prévias dos alunos e da integração da tecnologia no currículo.<hr/>Abstract: The increasing use of the internet and ICT in education has led to rethink the role/function of assessment of student learning, particularly in online environment. This work aims at presenting a reflection on digital assessment as a strategy for teaching and learning, taking into account de concepts of 'assessment for learning' and 'assessment as learning'. Thus, with regard to the online environment, organizational and functional assumptions are emphasized, which may constrain or enhance the success of the teaching/learning/assessment process, particularly in terms of the students’ previous soft competences and the integration of technology into the curriculum.