Scielo RSS <![CDATA[Educação, Formação e Tecnologias]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1646-933X20140002&lang=pt vol. 7 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2014000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Os futuros professores e os professores do futuro. Os desafios da introdução ao pensamento computacional na escola, no currículo e na aprendizagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2014000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta os resultados de um estudo realizado com o objetivo de explorar alguns dos desafios da introdução ao pensamento computacional no contexto da formação inicial de professores dos ensinos básico e secundário. Um dos principais diz respeito à avaliação das aprendizagens dos estudantes relativas à aquisição e ao desenvolvimento dos princípios do pensamento computacional. Para este efeito foi adotado um quadro de referência baseado na avaliação de artefactos digitais enquanto produtos resultantes do desenvolvimento de projetos no ambiente computacional Scratch. A amostra foi constituída por 44 alunos de licenciatura e mestrado de diferentes cursos de ensino. Foi adotada uma metodologia qualitativa que teve como principais fontes de informação os artefactos digitais programados, os relatórios e entrevistas focus-group. Os resultados são apresentados e discutida a importância de proporcionar experiências de aprendizagem aos futuros professores, para que estes, como futuros profissionais da educação, possam estar preparados para uma utilização pedagógica inovadora dos ambientes computacionais destinados a crianças e jovens.<hr/>The text describes and analyses the introduction of computational thinking in the context of initial teacher education in a university context through the use of Scracth programming language. The approach is based in theorethical and practical framework in order to study and evaluate the development of computational thinking. We designed a study aimed to investigate the adequacy of the dimensions present in the referred framework, in the context of initial teacher training, as well as evaluating the attributed relevance to the development of computational thinking by future teachers as part of their training process. A total sample of 44 students participated in the research selected from undergraduate and master's courses. A qualitative research methodology was adopted, using Scratch programming language and multimedia projects, reports and focus-group interviews as main data collection techniques. Results shows the importance of providing experiences and learning opportunities to the initial teacher training students, appropriate to the development of computational thinking so that students can, as future professionals, to prepare for an increasingly demanding and complex society and to take fully advantage of the educational potential of computers and particularly the computacional environments for children. <![CDATA[Jovens e processos de construção de identidade na rede: O caso do Facebook]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2014000200026&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Habitando as redes sociais digitais os jovens, mais do que informação, procuram essencialmente construir e inserir-se ativamente numa rede de relações sociais, experiência fundamental para a construção da sua identidade e afirmação da sua personalidade. De acordo com a literatura, a interação desenvolvida entre os jovens cibernautas não produz efeito apenas numa dimensão social de natureza superficial, traz também efeitos significativos na construção da autorrepresentação e na consciencialização que o jovem tem de si mesmo. Tendo por base uma das redes sociais mais populares atualmente, o Facebook, procurámos estudar como os adolescentes exprimem a sua identidade neste contexto, considerando processos implícitos e explícitos de autoapresentação, bem como modos de interação que permitem inferências sobre a construção de identidade e natureza da relação entre o mundo online e offline. Seguindo uma metodologia de natureza qualitativa, analisaram-se páginas do Facebook de um grupo de jovens, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos procurando compreender o papel desta rede social na construção da identidade dos adolescentes. Não se pretendendo generalizar os resultados, podemos no entanto afirmar que, entre outros aspetos, foram clarificadas formas de construção/afirmação da identidade nesta rede social, evidenciando-se o papel preponderante da imagem, bem como a estreita relação existente entre o mundo online e offline dos adolescentes.<hr/>By participating in social networks, young people seek not only information, but, more importantly, to build and insert themselves actively in a social network of relations, which becomes a fundamental part of building their own identity and as a mean to assure their character. According to the research in the area, the interaction developed between young people has effects on a superficial social dimension but it also has significant effects on the construction of the selfrepresentation. Based on the most popular social network, Facebook, we want study how teenagers express their identity in this context, considering implicit and explicit processes of self-presentation. It is also our goal to understand the construction of identity and nature of the relationship between the online and offline world. The study adopts a qualitative methodology, as we analyzed the Facebook pages of a group of young people, aged between 12 and 18 years. We do not intend to generalize the results, but we can say that forms of construction /affirmation of identity have been clarified in this social network, indicating the predominant role of the picture as well as the close relationship between the online and offline world of adolescents. <![CDATA[Grupos, redes e coletivos: um contributo para entender a teoria de Anderson e Dron]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2014000200039&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Propomo-nos refletir neste artigo acerca da Taxonomia dos Muitos defendida por Anderson e Dron. Considerando que Grupos, Redes, Coletivos, Comunidades Virtuais de Aprendizagem e Comunidades Virtuais de Prática povoam a Rede global, importa refletir acerca da caracterização apresentada pelos autores para estas novas estruturas organizacionais. De entre os diferentes autores isolámos Terry Anderson e Jon Dron que nos parecem apresentar - na sua Taxonomia dos Muitos - uma mais completa caracterização das granularidades agora existentes. Procuramos, pois, apresentar e discutir estas granularidades como novas formas de organização.<hr/>In this article we discuss the Taxonomy of Many advocated by Anderson and Dron. Once Groups, Networks, Collective, Virtual Learning Communities and Virtual Communities of Practice are filling the Internet, we think that is relevant reflecting on the proposals presented by several authors to characterize these new organizational structures. Among the different authors we isolated Terry Anderson and Jon Dron that seem to present - in his Taxonomy of Many - a more complete characterization of the now existing online granularities. We seek, therefore, present and discuss these granularities as new forms of organization. <![CDATA[Modelo de fluxos de comunicação para sistemas colaborativos de objetos de aprendizagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2014000200053&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta uma proposta de modelo de fluxos de comunicação como suporte à definição de um sistema de objetos de aprendizagem para cenários de formação profissional. Esta investigação centra-se na identificação do potencial dos fluxos e agentes de comunicação, como um contributo efetivo para o desenho de sistemas digitais de comunicação de suporte à atividade da formação profissional. Como resultado da investigação efetuada, propõe-se que a análise das relações que se estabelecem entre os agentes em sistemas de aprendizagem, baseados em objetos de aprendizagem, se centre na interação entre agentes, focada em diferentes dimensões do fluxo comunicacional que a suporta, nomeadamente, padrão, contexto, domínio, nível, categoria, direção e iniciativa. Esta proposta baseia-se no princípio de que os novos contextos digitais de aprendizagem devem ser capazes de disponibilizar mecanismos funcionais de comunicação ajustados ao ambiente pretendido e adaptados aos agentes do processo. Toda esta dinâmica situa-se num cenário orientado à aprendizagem autorregulada, à colaboração e à pesquisa de informação; fatores que permitem o desenvolvimento de espaços que fomentam a personalização da formação em função das necessidades e perfis dos utilizadores, explorando novas dinâmicas para os canais de comunicação já conhecidos nestes contextos.<hr/> This article presents a proposal for a communication fluxes' model to support the definition of a system of learning objects in professional training scenarios. This investigation focuses on indentifying the potential of communication fluxes and agents, as an effective contribution to the design of digital communication systems that support professional activities. In result of the conducted research, one proposes that the analysis of the relations established between agents in learning systems, based on learning objects, centers on the agents' interaction, focused on different dimensions of the communication flux that supports it, namely, pattern, context, domain, level, category, direction and initiative. This proposal is based on the assumption that the new digital learning contexts must be able to offer functional communication mechanisms that are adjusted to the desired environment and adapted to the agents in the process. All this dynamics is set in a scenario oriented towards self-regulated learning, collaboration and information research, factors which allow the development of spaces that promote the training's customization according to users' needs and profiles, exploring new dynamics in communication channels that are already known in these contexts. <![CDATA[Letramento digital na formação inicial de professores em um curso a distância]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2014000200074&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho apresenta dados e análises acerca do acesso e da participação de educadores em um ambiente virtual de aprendizagem, buscando compreender o processo de letramento digital vivenciado por esses sujeitos. Em campo, nos propusemos acompanhar a formação inicial de graduandos do curso de Pedagogia a distância, oferecido pela UAB/UFMG e que utiliza a plataforma MOODLE como ambiente virtual de aprendizagem. Os sujeitos, ao participarem desse espaço, estavam interagindo entre si, construindo e publicando sua escrita, sendo deste modo, autores e leitores em um espaço colaborativo. Como procedimentos de coleta de dados, foram utilizados questionário online e observação virtual. A partir do perfil tecnológico identificado em diferentes momentos do curso, pudemos constatar mudanças nas condições de letramento digital apresentadas pelos sujeitos. Os resultados demonstraram ainda que o texto e o discurso produzidos por esses indivíduos nesse ambiente modificam-se ao longo do tempo, influenciados que são pelas relações que os sujeitos estabelecem entre si, com a própria tecnologia e com o meio acadêmico.<hr/>This paper presents data and analysis on access and participation of educators in a virtual learning environment, seeking to understand the process of digital literacy experienced by these subjects. In field, we set out to monitor the initial training of graduate students of blended Pedagogy course offered by UAB/UFMG that uses the Moodle platform as a virtual learning environment. The subjects to participating in this space, were interacting with each other, building and publishing your writing, being this way, authors and readers in a collaborative space. As procedures for data collection, online questionnaire and virtual observation were used. From the technological profile identified at different times of course, we have seen changes in terms of digital literacy presented by subjects. Results showed that the text and the discourse produced by these individuals in this environment are modified over time, which are influenced by the relationships that individuals establish themselves, with their own technology and academia. <![CDATA[Tecnologias no Ensino da Música: revisão integrativa de investigações realizadas no Brasil e em Portugal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2014000200094&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta os resultados de uma revisão integrativa de literatura que envolveu dissertações de mestrado e teses de doutoramento realizadas em Portugal e no Brasil entre os anos de 2001 e 2013, com o intuito de contribuir para o estado de arte. Para orientar a pesquisa empírica foram formuladas as seguintes questões de partida: o que se investiga em Portugal e no Brasil sobre a utilização das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem da música? Que problemas/questões de investigação estão na base dos estudos realizados? Que metodologias sustentam a pesquisa empírica implementadas? O que reportam os resultados alcançados? Depois de uma pesquisa em diferentes repositórios e bases de dados, o corpus documental ficou constituído por 40 publicações, das quais 34 são dissertações de mestrado e 6 teses de doutoramento. Para efeito da apresentação dos dados, os artigos foram agrupados em função de quatro grandes áreas temática: i) estudos com enfoque generalista; ii) Estudos cujo enfoque e avaliar é a utilização de software já existente, iii) estudos cujo enfoque é a criação e avaliação de novos protótipos/sites/software e iv) estudos cujo enfoque é a formação de professores /Educação online. Neste sentido conclui-se que, as diferentes ferramentas tecnológicas na música podem ser o fio condutor para o desenvolvimento de enumeras aprendizagens, que ganham um acrescento de motivação e empenho, potenciando o desenvolvimento de novas competências, havendo no entanto, ainda muito que explorar neste campo, no que se refere ensino e desenvolvimento da música nos diferentes graus e níveis de ensino.<hr/>This article presents the results of an integrative literature review that involved dissertations and doctoral theses carried out in Portugal and Brazil between 2001 and 2013, in order to contribute to the state of the art. To guide the empirical research the following starting questions were: what is researched in Portugal and Brazil on the use of technology in both the teaching and learning music process? What problems / research questions are the studies supported on? Are any methodologies that support this empirical research being implemented? What results have been achieved? After a research in different repositories and databases, documentary corpus comprised 40 publications, of which 34 are master dissertations and six doctoral theses. For purposes of presentation of data, the articles were grouped according to four major thematic areas: i) studies with generalist approach; ii) studies whose focus uses and evaluate the use of existing software, iii) studies whose focus is the creation and evaluation of new prototypes / sites / software and finally iv) studies whose focus is the training of teachers' online education. In this sense it is acknowledged that the various technological tools in music can be the guiding principle for the development of numerous learning processes as well as the development of motivation and commitment, enhancing the achievement of new skills, there being, nevertheless, still a lot to explore in this field in which education and development of music in different grades and grade levels are concerned.