Scielo RSS <![CDATA[Educação, Formação e Tecnologias]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1646-933X20160001&lang=pt vol. 9 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2016000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Análise da aprendizagem autorregulada de alunos de cursos a distância em função das áreas de conhecimento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2016000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar o perfil de aprendizagem autorregulada de alunos de cursos a distância de três instituições de ensino superior de diferentes áreas de conhecimento. Um total de 305 participantes, sendo 282 alunos da graduação e 23 alunos da pós-graduação, respondeu a um questionário contendo 12 questões sobre o perfil dos estudantes, e a uma Escala de Aprendizagem Autorregulada Online, com 24 itens distribuídos em seis Fatores (Estabelecimento de Metas; Estruturação do Ambiente; Estratégias para as Tarefas; Gerenciamento do Tempo; Procura por Ajuda e Autoavaliação). A coleta de dados foi realizada online por meio do recurso Google Forms e também presencialmente. Os resultados mostraram um alto nível de autorregulação dos alunos em relação ao estabelecimento de metas e estruturação do ambiente, e um nível moderado de autorregulação em relação às estratégias para as tarefas, gerenciamento do tempo, autoavaliação e procura por ajuda. Este último foi o fator que apresentou a menor média entre os fatores. Em relação às áreas do conhecimento, alunos da área de Ciências Humanas se mostraram mais autorregulados que aqueles das outras duas áreas. Alguns estudos têm mostrado que muitos dos alunos que frequentam a Educação a Distância não têm os conhecimentos necessários ao bom gerenciamento das ferramentas de interatividade, além da falta de gerenciamento do tempo para estudo. Considerando que, apesar do aumento de cursos ofertados a distância, há ainda um número restrito de pesquisas sobre esta temática, em especial sobre a autorregulação da aprendizagem na EaD e na formação de professores e tutores, este artigo visa preencher parte dessa lacuna. <hr/>Abstract: The study had the objective of analyzing the self-regulated learning profile of students taking part in Distance Learning courses on three higher education institutions from different areas of knowledge. A total of 305 participants, 282 graduate students and 23 undergraduate students answered to a questionnaire having 12 questions about the students profile and to an Online Self-Regulated Scale of Learning Strategies, with 24 items distributed in six Factors (Goal Setting; Environment Structuring; Strategies for the Tasks; Time Management; Search for help and Self-evaluation). Data collection was carried out online by Google Forms and, also in person. Results showed a high level of self-regulation of students regarding the establishment of goals and environment structuring, and a moderate level of self-regulation regarding strategies for the tasks, time management, self-evaluation and searching for help. This last one was the factor that had a lower average among the factors. Regarding knowledge areas, students from Human Sciences have shown to be more self-regulated than those of the two other areas. Some studies are showing that many of the students attending Distance Learning do not have the knowledge needed for the good management of the interactive tools, besides the lack of time management for studies. Considering that, despite the increase in the offer of Distance Learning courses, there is still a restrict number of researches about this theme, specially, about the self-regulation of learning in Distance Learning and the formation of teachers and tutors, this paper aims to be a contribution to fill this gap. <![CDATA[Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Física: currículo, pesquisa e proposta pedagógica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2016000100016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo aborda alguns aspectos educacionais das relações entre as Tecnologias da Informação e Comunicação e a Educação Física. Para isso, analisa-se a presença das TIC nos currículos de cursos de licenciatura em Educação Física e a inserção da temática TIC e Educação Física em grupos de pesquisa no Brasil. Em seguida, são discutidas possibilidades pedagógicas de aplicação das TIC em aulas de Educação Física, com ênfase para o potencial dos dispositivos móveis. Conclui-se que a inserção das TIC nos currículos, nos grupos de pesquisa e nas propostas pedagógicas de Educação Física ainda é discreta, embora seja observado um potencial significativo e uma necessidade urgente diante das mudanças que vêm ocorrendo na sociedade contemporânea. <hr/>Abstract: This article discusses some educational aspects of the relationships between Information and Communication Technology and Physical Education. We analyze the presence of ICT in the curriculum of undergraduate courses in Physical Education and the inclusion of ICT and Physical Education thematic in research groups. Possibilities of using ICT in physical education classes emphasizing the mobile devices potential are discussed. It is concluded that the inclusion of ICT in curricula, research groups and educational proposals of Physical Education is still discrete, although a significant potential and an urgent need is observed face of changes that are occurring in contemporary society. <![CDATA[Educação a distância com recurso à internet no ensino superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2016000100029&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Com o presente artigo, pretende-se alargar o entendimento acerca da Educação a Distância com recurso à Internet no Ensino Superior. Para tal, por via de recolha de dados através da Revisão de Literatura, realizou-se o levantamento das ferramentas de suporte, dos processos de interação e comunicação, das metodologias de planificação, das tipologias de conteúdos, dos tipos de avaliação e dos principais instrumentos de avaliação em Educação a Distância com recurso à Internet. Da análise e cruzamento de dados, pôde-se concluir que a Educação a Distância com recurso à Internet pode assumir diferentes tipologias, recorrer a várias formas de interação e comunicação e fazer uso de diferentes ferramentas tecnológicas de suporte e de avaliação, de acordo com os objetivos definidos e as necessidades de aprendizagem do aluno. <hr/>Abstract: With this article we intend to lengthen the understanding of Distance Education in Higher Education using Internet. Thus, based on Literature Review, it was made an extended research of support tools, interaction and communication processes, planning methodologies, content types, and assessment tools in Distance Education using Internet. From the analysis and triangulation of data, we concluded that Distance Education using Internet can assume different typologies, use various interaction and communication processes and use different support and evaluation technological tools, meeting the defined objectives and student learning needs. <![CDATA[O (não) uso dos tablets educacionais pelos professores da rede pública estadual mineira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2016000100048&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O elevado investimento para a aquisição de tablets educacionais no Brasil ocorre em um contexto caracterizado pelos diversos discursos oficiais em favor do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no trabalho docente. O presente trabalho, tem como objetivo verificar se docentes da Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais (REE/MG) que receberam os tablets educacionais no segundo semestre de 2013, estão utilizando-o e quais as suas percepções sobre este equipamento tecnológico. Para a realização da pesquisa, que se baseou na abordagem qualitativa, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco docentes de diferentes disciplinas dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que atuavam na REE/MG. As análises apontam que há ausência de formação continuada para os docentes que receberam os tablets educacionais; dificuldades de conexão à internet no ambiente escolar e que os docentes consideram este equipamento tecnológico lento. Nesse sentido, parece claro que há vários obstáculos que dificultam o uso adequado desse recurso na sala de aula. <hr/>Abstract: The high investment for the acquisition of educational tablets takes place in a context characterized by the various official speeches in favor of the use of Information and Communication Technologies (ICT) in teaching. This work, which is part of a Master's thesis, aims to verify if teachers throughout the state of Minas Gerais Network of Education (REE/MG) who received educational tablets in the second half of 2013, are using it and what their perceptions of this technological equipment. For the research, which was based on qualitative approach were applied questionnaires and carried out semi-structured interviews with five teachers from different disciplines of the final years of elementary school and high school, who worked in the REE/MG. The analyzes show that there is an absence of continuing education for teachers who received the educational tablets; Internet connection difficulties at school and that teachers consider this slow technological equipment. In this sense, it seems clear that there are several obstacles to the proper use of this resource in the classroom. <![CDATA[Acessibilidade em vídeos: um estudo em disciplinas de um curso de especialização em educação inclusiva]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2016000100058&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Cresce a cada dia a importância da acessibilidade em materiais didáticos e em ambientes físicos ou virtuais. Assim, este artigo objetiva analisar as iniciativas de acessibilidade em vídeos no processo de ensino-aprendizagem mediado por tecnologia, com base em duas disciplinas de um curso de especialização em educação inclusiva. O curso é uma iniciativa pioneira na acessibilidade de conteúdos e visa ensinar sobre inclusão. Esta é uma pesquisa qualitativa, embasada em observação sistemática que culminou na confecção de uma tabela para verificar se se cumpriu os requisitos postos. Com base na explanação sobre os temas de ambientes virtuais de aprendizagem, mídias de comunicação e inclusão, debate-se sobre a acessibilidade em vídeos e é possível vê-la em um caso concreto, salientando-se a possibilidade da acessibilidade total na Educação a Distância e, consequentemente, da inclusão das pessoas com deficiência. Resultados apontam que os vídeos, no curso em causa, na maioria, atingem os requisitos propostos e pôde-se verificar avanços na execução do elencado como necessário à acessibilidade. Como benefícios, observa-se a criação e a disseminação de propostas de educação inclusiva e a promoção de reflexões a respeito de iniciativas como esta frente à legislação brasileira. <hr/>Abstract: Everyday the importance of accessibility in teaching methodologies and in physical or virtual environments grows. Therefore, the objective of this paper is to analyze the accessibility initiatives in videos in the educational process mediated by technology, based on two matters of a postgraduate course in inclusive education. It is a pioneering initiative in accessibility of content and aims to teach about inclusion. This research is qualitative, based on systematic observation that culminate in making a table to verify if the criteria have been met. Based on the explanation of the issues of virtual learning environments, communication media and inclusion, it debates about accessibility in videos and you can see it in a concrete case, highlighting the possibility of full accessibility and, consequently, the inclusion of people with disabilities. Results show that mostly videos reach the proposed requirements and could be verified progress in implementing the necessary features to accessibility. As benefits, it is observed the creation and dissemination of inclusive education proposals and promoting reflections on initiatives like this against the Brazilian law. <![CDATA[Acesso ao computador por crianças e jovens com paralisia cerebral]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2016000100072&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O computador tem se constituído um importante recurso de tecnologia assistiva para crianças e jovens com paralisia cerebral. No entanto, devido défices motores nos membros superiores esses indivíduos podem apresentar dificuldades para acessar o computador. Assim, é importante conhecer como essa população utiliza o computador, como ocorre o acesso e se utiliza algum tipo de recurso específico ou opções de acessibilidade para auxiliar nesta atividade. O objetivo do estudo foi identificar o perfil de crianças e jovens brasileiros com paralisia cerebral usuários de computador e verificar se existe uma associação entre o comprometimento motor e gênero e o uso de computador. Participaram deste estudo 37 pais de crianças e jovens brasileiros com paralisia cerebral, classificadas entre o nível I e V no Sistema de Classificação da Habilidade Manual para crianças com Paralisia Cerebral (MACS) e no Sistema de Classificação da Função Motora Grossa Ampliado e Revisto (GMFCS). Para a coleta de dados, os participantes do estudo responderam individualmente um questionário de acesso ao computador, traduzido e adaptado para o português do Brasil. Os dados foram submetidos à análise estatística descritiva e foi realizado o teste do qui-quadrado para avaliar a associação entre as variáveis. Os dados indicaram que há associação entre o uso de computador e o nível da MACS e entre o uso de computador e a distribuição topográfica, mas não há evidência de associação entre o uso de computador e o gênero do usuário, e do uso de computador e o nível da GMFCS). Os dados permitiram também caracterizar os participantes relativamente a questões de acesso e uso do computador e outros dispositivos, bem como relativamente a conhecimentos de acessibilidade. Apesar de o computador facilitar o acesso da criança e jovem com paralisia cerebral à informação, uma parcela dessa população ainda não tem acesso a esse equipamento, e muitas famílias não conhecem as opções de acessibilidade disponíveis no próprio computador. <hr/>Abstract: Computers has become an important assistive technology resource for children and young people with cerebral palsy. However, due to motor deficits in the upper limbs these individuals may have difficulties accessing the computer. Thus, it is important know how this population uses the computer, how the access occurs and if uses some type of specific resource or accessibility options to assist this activity. The objective of the study was to identify the profile of Brazilian children and young people with cerebral palsy uses computers and check if there is an association between motor impairment, gender and computer use. Participants were 37 parents of Brazilian children and cerebral palsy young people classified as level I and V in the Manual Skills Classification System for Children with Cerebral Palsy (MACS) and in the Extended and Revised Gross Motor Function Classification System (GMFCS). For data collection, participants answered individually the Computer Access Questionnaire, translated and adapted for Brazilian Portuguese. The data were submitted to descriptive statistical analysis and the chi-square test was performed to evaluate the association between the variables. The data indicated that there is an association between computer use and MACS level and between computer use and topographic distribution, but there is no evidence of an association between computer use and the user's gender, and the use of computer and The GMFCS level). The data also allowed participants to be characterized in terms of access to and use of the computer and other devices, as well as knowledge about accessibility.Although the computer facilitates children and young people with cerebral palsy access to information, a portion of this population still doesn’t have access to this equipment, and many families don’t know accessibility options available in the computer.