Scielo RSS <![CDATA[Educação, Formação e Tecnologias]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1646-933X20160002&lang=pt vol. 9 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2016000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Dez sugestões para melhorar a investigação académica em educação e tecnologia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2016000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Começando por considerar que, “apesar do uso cada vez maior de tecnologias digitais na sociedade contemporânea, os investigadores em educação ainda não conseguiram entender completamente a ‘era digital’", Neil Selwyn sugere ser “o momento de organizar uma abordagem académica muito mais inteligente e muito mais rigorosa das problemáticas dos media e tecnologias educacionais” Em consequência, propõe, neste texto, “10 sugestões que podem contribuir para apoiar ‘melhor’ investigação nesta área”.<hr/>Abstract: Beginning by considering that "despite the ever-increasing use of digital technologies in contemporary society, education researchers have yet to fully get to grips with the ‘digital age’", Neil Selwyn suggests it "is surely the time for marshalling a far smarter and far sharper academic approach towards educational media and technology." As a result, he proposes, in this text, "10 suggestions that may go some way towards supporting ‘better’ research in this area." <![CDATA[Comunidade de práticas no contexto educacional: estudo de caso da Plataforma 2.0]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2016000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: Este artigo reflete sobre construção de uma Comunidade de Prática na educação em um ambiente institucional - uma rede pública de ensino. Com abordagem qualitativa, analisa a implantação da comunidade colaborativa de aprendizagem Professor 2.0 na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo - Brasil, que congrega 150 mil educadores. Debate as contribuições das comunidades de prática ao contexto educacional, estabelecendo relações entre o planejamento, a reflexão sobre práticas pedagógicas, o compartilhamento com os pares e a ressignificação da prática dos professores. A pesquisa aponta o potencial da comunidade para a ampliação e a ressignificação da prática pedagógica no seu cotidiano, desenvolvendo uma comunidade aprendente, destacando-se a adesão voluntária e a mediação da comunidade como elementos fulcrais para sua constituição.<hr/>Abstract: This article reflects on a Community of Practice in education in an institutional setting - a public school system. Analyzes the implementation of the collaborative learning community named Professor 2.0 in the Education Department of the State of São Paulo - Brazil. It discusses the contributions of communities of practice to the educational context, establishing relationships between planning, reflection on pedagogical practices, sharing with peers and re-signification of teachers' practice. The research points out the potential of the community for the expansion and re-signification of the pedagogical practice in its daily life, developing a learning community and emphasizing voluntary adhesion and mediation of the community as central elements for its constitution. <![CDATA[Os bastidores da escrita a distância em coautoria: perceção de estudantes de pós-graduação da Universidade Aberta de Portugal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2016000200021&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: O presente artigo toma como lugar de reflexão a elaboração partilhada de textos escritos em contextos de EaD que têm origem nos chamados trabalhos em grupo. Esta prática pedagógica visa, em geral, a colaboração entre os alunos, e é adotada com base em resultados de estudos e experiências realizados em aulas presenciais. Com o propósito de conhecer a perceção de alunos de pós-graduação a respeito dessa prática, preparamos um questionário na tentativa de compreender como ocorrem as interações intragrupo e os diferentes expedientes que os grupos lançam mão durante a atividade (métodos de trabalho, papéis assumidos, tecnologias utilizadas, etc). Considerando as Práticas Colaborativas de Escrita (PCE) como atividades educacionais genuinamente interativas (e dialógicas), mediadas por ferramentas tecnológicas de comunicação, cujas interfaces podem influenciar as condições de produção do texto propriamente dito, nosso objetivo é (re)conhecer os bastidores desse tipo de atividade a partir da perspectiva de alunos-escreventes. Com base nas respostas obtidas, foi possível, entre outros aspetos, identificar que as PCE são uma prática crescente nesse contexto específico, alavancada pelo uso de ferramentas tecnológicas colaborativas.<hr/>Abstract: This article reflects about shared elaboration of texts written in Distance Education contexts that come from the so-called group work. This kind of teaching practice aimed, in general, the so-called collaborative work, adopted from results of studies and experiments conducted in face to face classrooms. For this purpose we construct a questionnaire aimed at students of the Postgraduate courses in order to understand the interactions intragroup and identify the expedients that different groups employ (working methods, assumed roles, technologies used, etc.). Considering the Collaborative Writing Practices (CWP) as genuinely interactive educational activities (and dialogic), mediated by technological communication tools whose interfaces can influence the text production conditions, the objective of this study is to understand the backstage of this activity from the perspective of student scribes. It was possible, among other things, identify perceptions and various discoursive roles of students in face of the CWP, which arise as a growing practice, associated with the use of collaborative technology tools. <![CDATA[Tecnologias Digitais no Ensino Superior: uma possibilidade de inovação das práticas?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2016000200037&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo apresenta uma revisão de literatura, que é resultado de uma pesquisa em andamento, sobre o uso de tecnologias digitais no ensino superior nos cursos de formação de professores no Brasil. O objetivo do texto é apresentar e discutir os principais estudos produzidos nessa temática, com vistas a identificar lacunas que ainda precisam ser preenchidas na pesquisa em educação, no contexto brasileiro. A partir do levantamento realizado na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, selecionamos oito dissertações e quatro teses, além de quatro artigos obtidos nas bases de dados da Biblioteca Digital da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, que inclui os periódicos internacionais. O estudo demonstra que, embora a tecnologia pareça estar associada ao conceito de mudança e de inovação, na medida em que aparece nos trabalhos como algo essencial para possibilitar a mudança das práticas, o uso de tecnologia no ensino superior não pode ser sinônimo de inovação das práticas se não estiver atrelado a um processo de formação docente substancial e com garantia de condições pedagógicas favoráveis.<hr/>Abstract: This paper presents a literature review that is result of a research in progress, about the use of digital technologies in teaching training courses of higher education. The aim of this work is to present and discuss the main studies produced about this theme, in order to identify the gaps that still need to be filed in educational research, in the Brazilian context. Based on the survey carried out in the Digital Library of Theses and Dissertations, we listed eight dissertations and four theses, in addition, four articles obtained in the Digital Library databases of Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro, which includes international journals. The study demonstrated that, although the technology seems to be related to the concept of changing and innovation, as far as it appears in the works as something essential to enable changing practices, the use of technology in higher education may not be synonymous with the innovation of practices if it is not linked to a process of substantial teacher training and ensuring favorable pedagogical conditions. <![CDATA[A Robótica Educacional como tecnologia potencializadora da aprendizagem: das ciências da natureza às ciências da computação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2016000200056&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar a contribuição da robótica educacional na construção de conhecimentos de estudantes de duas turmas de níveis distintos - uma turma de Educação Básica e uma turma de Ensino Superior de duas instituições de ensino do Rio Grande do Sul. O presente estudo, de abordagem qualitativa e natureza aplicada, teve como objetivo explicar as contribuições do uso da robótica educativa para a construção de conhecimentos em áreas distintas: Física e Programação. A análise dos dados permite afirmar que o emprego da robótica educacional proporcionou aos estudantes tanto do Ensino Fundamental, como do Ensino Superior, articularem o campo teórico e o campo prático e, portanto, vivenciarem o conhecimento de uma forma mais concreta e significativa para a aprendizagem. A proposta de trabalho traz um forte apelo de interação que faz com que o estudante aprenda a trabalhar em grupo e desenvolva processos importantes como a cooperação e a colaboração entre os pares.<hr/>Abstract: This article aims to investigate the educational robotics contribuction in the knowledge construction of students from two different levels of classes - a Middle School Class and a Undergraduate group of two Rio Grande do Sul educational institutions. Of qualitative approach and applied nature, aimed to explain the contributions of the educational robotics use for the knowledge construction in different areas: Physics and Programming. The analysis of the data allows to affirm that the educational robotics use has provided the students of both Middle and Undergraduate Education to articulate the theoretical field and the practical field and, therefore, to experience knowledge in a more concrete and meaningful way for learning. The proposal brings a strong interaction appeal that makes the student learn to work in a group and develop important processes such as cooperation and collaboration between peers. <![CDATA[A Rede Social e suas Possibilidades de Interação e Ensino: a visão dos moderadores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2016000200066&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar as comunidades de uma rede social online, focando diretamente no papel dos chamados moderadores, para conhecer e analisar o posicionamento desses sujeitos em relação ao uso das redes sociais no ensino/aprendizagem da Química. Para realização desta pesquisa optamos pela investigação qualitativa do tipo estudo de caso. Os resultados mostraram que prevalecem moderadores entusiastas que tentam fomentar as poucas discussões que aparecem nas comunidades relacionadas com a Química. Tais moderadores consideraram que as redes sociais online podem possibilitar uma maior interação no processo de ensino e aprendizagem, no entanto, também sugeriram que as redes sociais online não foram criadas para ser o lócus do conhecimento, ainda que possam proporcionar momentos de aprendizagem informal.<hr/>Abstract: The objective of this work was to analyze the online social network communities, with focus in the moderators work, for to know and analyze the positioning of these subjects in relation to Chemistry Teaching and the use of social networks. In this research we opted for qualitative research, using the case study. The results showed the attempt of the community moderators to foster the few discussions that appear that relate to chemistry. The moderators considered that the social network may allow greater interaction in the teaching and learning process, however, they also suggested that the social network was not created to be the locus of knowledge, although it may provide moments of informal learning. <![CDATA[A Integração das Tecnologias Educacionais nas Aulas de Educação Física: Uma Análise a partir da (Re)Formulação Curricular no Ensino Médio de uma Escola Pública do Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933x2016000200081&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A necessidade de integração das tecnologias na educação tem crescido nos últimos anos. No Brasil a partir dos anos 90, políticas públicas passaram a ser criadas com a intencionalidade de oferecer infraestrutura e formações para os professores trabalharem com as tecnologias na prática pedagógica. Neste caso, devido ao fato da Educação Física ser um componente curricular obrigatório da educação básica, podemos considerar que ela também necessita buscar alternativas para integrar as tecnologias de modo que contribuam para o processo de ensino-aprendizagem. Com base nestes argumentos, este artigo tem como objetivo discutir e analisar, a partir de uma pesquisa-ação em andamento, como uma professora de Educação Física de uma escola pública de ensino médio do Brasil, integra as tecnologias educacionais no planejamento e nas aulas. Na escola em questão, há três anos foi realizada uma (re)formulação do componente curricular, definindo temas e subtemas para serem trabalhados ao longo dos últimos anos da educação básica, planejando de forma colaborativa e integrando as tecnologias. No entanto, nos primeiros movimentos da pesquisa observamos que a forma como a professora integra as tecnologias nas aulas permanece a mesma do início da (re)formulação, assim como os demais materiais e atividades que foram planejadas, evidenciando que o movimento de inovação pedagógica não foi contínuo. Acreditamos que isso ocorre porque a professora sente-se confortável com o planejamento que tem. Dessa forma a continuidade da pesquisa-ação pretende, de forma colaborativa com a professora, consolidar as potencialidades de integração das tecnologias tornando as aulas mais participativas e interativas.<hr/>Abstract: The need for technology integration in education has grown in recent years. In Brazil since the 1990s, public policies have been created with the intention of providing infrastructure and training for teachers to work with technologies in pedagogical practice. In this case, because Physical Education is a required curricular component of basic education, we can consider that it also needs to look for alternatives to integrate the technologies in a way that contributes to the teaching-learning process. Therefore, based on these arguments, this article aims to discuss and analyze from an action research in progress as a Physical Education teacher of a public high school in Brazil, integrates educational technologies in planning and in classes. At school in question, three years ago the (re)formulation of curricular component was carried out, defining themes and sub-themes to be worked through in the last years of basic education, collaborative planning and integrating technologies. However, in the first movements of the research we observed that the way the teacher integrates the technologies in the classroom remains the same as the beginning of the (re)formulation, as well as the other materials and activities that were planned. Therefore, the pedagogical innovation movement was not continuous. We believe this is because the teacher feels comfortable with the planning she has. In this way, the continuity of action research aims, in a collaborative way with the teacher, to consolidate the integration potential of the technologies, making classes more participative and interactive.