Scielo RSS <![CDATA[ETD Educação Temática Digital]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1676-259220060002&lang=en vol. 08 num. 01 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922006000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Cisão corpo/mente na escola: uma analise a partir da epistemologia social]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922006000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en A proposta aqui foi a de apresentar uma epistemologia social acerca do objeto: cisão corpo e mente na escola e na Educação Física. A escolha da referida base teórica para a abordagem do objeto em questão está pautada no interesse de distinguir uma nova interpretação que module o antagonismo entre as matrizes materialistas e idealistas que há muito discutem o tema. Mais estritamente, nossa abordagem atenta para as determinações epistêmicas que o paradigma moderno da realidade humana cindida em corpo e mente possibilita em relação às construções sócio- históricas em torno dos arrolamentos de poder no âmbito da escola e da Educação Física. Para tanto, estabelecemos, dentre outros, um diálogo com Thomas Popkewitz e Michel Foucault, principais autores que versam sobre o tema da epistemologia social e das relações de poder, respectivamente. Doravante, nosso trabalho discorre especificamente sobre a escola como dispositivo de poder que agencia seus ideais sócio- culturais sobre o solo da cisão entre corpo e mente. Mais ainda, detemo-nos no fato de a escola e a Educação Física utilizarem os saberes técnicos e tecnológicos desenvolvidos sob o paradigma da cisão, com o fim de incrementarem os agenciamentos de poder em prol de ajustes sócio- culturais concernentes aos modos de pensar (mente) e os modos de agir (corpo) do humano em geral e em particular. Por último, restounos fôlego para tratarmos o fenômeno esporte enquanto palco político e artefato de agenciamento dos saberes e dos poderes, pois tem a capacidade de assegurar operações diretas sobre os modos de vida da população em prol de propostas ideológicas que sobre a sociedade moderna procuram unilateralmente controlar os modos de subjetivação dos sujeitos individuais e coletivos.<hr/>The purpose of this article is to present a social epistemology concerning the following object: the split body and mind in the school and in the Physical Education. The choice of the related theoretical basis to approach the object in question is focused in the interest to distinguish a new interpretation that modulates the antagonism between the materialistic and idealistic matrices that has been used to argue this subject for years. Particularly, our approach concerns to epistemic determinations that the modern paradigm of the human reality splited in body and mind enables in relation to the socio historical constructions around the power procedures in the scope of the school and the Physical Education. For in such a way, we establish, among others, a dialogue with Thomas Popkewitz and Michel Foucault, authors who turn on the social epistemology and the power relations, respectively. Furthermore, our work discusses specifically about the school as a power device that administrates its sociocultural ideals on the ground of the split between body and mind. Besides, we investigate the fact that school and Physical Education uses the technics and technological know ledges, developed under the dissension paradigm, in order to improve the power´s relation in favor to sociocultural adjustments related to humans ways about to think (mind) and to act (body), in a general and in a particular way. Finally, we discuss the phenomenon of the sport as a political stage and as a place where is possible to administrate know ledges and powers. Because it has the capacity to assure direct operations on the ways of life of the population in favor of ideological proposals, that under the modern society they unilaterally seeks to control the ways of subjectivation of the individual and collective citizens. <![CDATA[A linguagem audiovisual da lousa digital interativa no contexto educacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922006000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste artigo serão apresentadas informações sobre a lousa digital como um instrumento que proporciona a inserção da linguagem audiovisual no contexto escolar. Para o funcionamento da lousa digital interativa é necessário que esteja conectada a um computador e este a um projetor multimídia, sendo que, através da tecnologia Digital Vision Touch (DViT), a superfície desse quadro torna-se sensível ao toque. Dessa forma, utilizando-se o dedo, professores e alunos executarão funções que aumentam a interatividade com as atividades propostas na lousa. Serão apresentadas duas possibilidades de atividades pedagógicas, destacando as áreas do conhecimento de Ciências e Língua Portuguesa, que poderão ser aplicadas na educação infantil, com alunos de cinco a seis anos. Essa tecnologia reflete a evolução de um tipo de linguagem que não é mais baseada somente na oralidade e na escrita, mas também é audiovisual e dinâmica, pois permite que o sujeito além de receptor, seja produtor de informações. Portanto, a escola deve aproveitar esses recursos tecnológicos que facilitam o trabalho com a linguagem audiovisual em sala de aula, permitindo a elaboração de aulas mais significativas e inovadoras.<hr/>In this paper we present some information about the digital interactive whiteboard and its use as a tool to introduce the audiovisual language in the educational environment. The digital interactive whiteboard is connected to both a computer and a multimedia projector and it uses the Digital Vision Touch (DViT), which means that the screen is touch-sensitive. By touching with their fingers, both teachers and pupils have access to functionalities that increase the interactivity with the activities worked during the class. We present two pedagogical activities to be used in Science and Portuguese classes, for five- and six-years old pupils. This new technology is the result of the evolution of a new type of communication, which is not grounded solely in the oral and written languages, but is also audiovisual and dynamic, since it allows the student to become not merely a receptor but also a producer of knowledge. Therefore, our schools should be encouraged to use these new technological devices in order to facilitate their job and to promote more interesting and revolutionary classes. <![CDATA[Competências e habilidades no uso da linguagem audiovisual interativa sob enfoque educacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922006000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste artigo será apresentado um conjunto de idéias que têm como fundamento o tema as competências e habilidades no uso da linguagem audiovisual interativa. Atualmente, considera-se que ação pedagógica dos profissionais da educação, dependerá das competências individuais e coletivas fundamentadas no desenvolvimento de respostas diferenciadas que se concretizarão através do domínio, das mais diferentes linguagens. Isso acontece pela complexidade de mudanças que ocorrem no contexto social, envolvendo principalmente à revolução tecnológica. Outro fator preponderante a ser considerado está relacionado à velocidade na transmissão da informação e nas comunicações que, com o advento da informática, adquiriram agilidade, velocidade e dinamismo, emergindo novas formas de interface e adaptação, especificamente ao que se refere à linguagem audiovisual interativa. Para analisar esses elementos desenvolvem-se, neste trabalho, alguns eixos de análise dentre os quais destacam-se a linguagem e os recursos audiovisuais através de sua evolução diacrônica e aspectos relacionados à interatividade.<hr/>This article puts together ideas about competencies and skills from the perspective of interactive audiovisual language. It is accepted that education professionals from now on will rely more heavily on individual and collective competencies which in turn will be based on diverse kinds of feedbacks provided by the mastering of diverse languages. The changes within the social contexts are complex, especially the technological revolution. Another important aspect of this issue concerns the speed of information transmission which is now more dynamic and agile. From all this new forms of interfaces and adaptations emerge, affecting the interactive audiovisual language. Such elements are tackled in this research, among which are language and audiovisual resources in their diachronic evolution as well as interactivity. <![CDATA[Mapas conceituais e aprendizagem no ciberespaço: Uma reflexão sobre didática e partituras musicais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922006000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo trata da importância dos mapas conceituais como estratégia didática, nas aprendizagens realizadas em ambientes virtuais. Conceitua a interação, suas peculiaridades e desafios, buscando alguns conceitos em Piaget, Vygotsky, Primo e Cassol. Na analogia que criamos - turmas e orquestras, didática e partituras musicais - a interação garante a harmonia do conjunto, a produtividade e a significância da aprendizagem, coletivamente construída. O processo de ensino, que tem como peculiaridade a intencionalidade, faz com que surjam procedimentos didáticos. Este processo gera um corpo de conhecimentos sobre o ensino: a Didática. Os processos de ensino e aprendizagem realizados a distância demandam a criação de uma didática específica. Apontamos os mapas conceituais, criados por Novak e fundamentados na teoria de Ausubel, como uma excelente opção metodológica. Eles são uma ferramenta gráfica utilizada para representação da estrutura conceitual de um determinado conhecimento. Formam uma estrutura que vai dos conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para ordenar e seqüenciar hierarquizadamente os conteúdos de ensino, oferecendo estímulos adequados ao aluno. Tornam mais significativa e prazerosa a aprendizagem do aluno, que transforma o conhecimento sistematizado em conteúdo curricular, estabelecendo ligações do conhecimento com os conceitos relevantes que ele já possui.<hr/>This article approaches the importance of the conceptual maps as didactic strategy, in the learning accomplished in virtual atmospheres. We considered the interaction, their peculiarities and challenges, looking for some concepts in Piaget, Vygotsky, Primo and Cassol. In the analogy that we created - groups and orchestras, didacticism and musical scores - the interaction guarantees the harmony of the group, the productivity and the importance of the learning collectively built. The teaching process, that has as peculiarity the intention, does with that didactic procedures appear. This process generates a body of knowledge on the teaching: the Didacticism. The teaching processes and learning accomplished at the distance demand the creation of a specific didacticism. We pointed the conceptual maps, created by Novak and based in the theory of Ausubel, as an excellent methodological option. They are a graphic tool used for representation of the conceptual structure of a certain knowledge. They form a structure that is going from the including concepts to the least inclusive ones. They are used to order and to form nested sequences of teaching contents, offering appropriate incentives to the student. They turn more significant and pleased the student's learning, transforms the knowledge systematized in curricular content, establishing connections of the knowledge with the relevant concepts that the student already possesses. <![CDATA[Um diálogo possível entre arte e ciência: a literatura nas aulas de metodologia de pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922006000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo do presente trabalho é oferecer uma introdução às reflexões sobre verdade e ciência a partir da abordagem de textos literários, promovendo uma interlocução entre arte e ciência, entre literatura e metodologia da pesquisa (em especial, em educação). Inspirado por uma poesia de Drummond, um conto de Machado de Assis e um romance contemporâneo, de autoria de Lia Neiva, o texto aponta a literatura como forma de se abordarem temas complexos das ciências, como a noção de verdade e realidade, com estudantes de graduação. Introduz, ainda que de modo breve, uma interlocução com produções artísticas variadas - desde imagens com ilusões de ótica até filmes e seriados televisivos - no intuito de tornar as experiências em metodologia de pesquisa mais dinâmicas, mais atraentes e esclarecedoras. Ao final do texto, somos levados a uma reflexão acerca das possibilidades e dos limites da leitura da realidade propiciada por nossas experiências científicas e literárias, bem como de suas interpretações, realizadas/escolhidas segundo nossos caprichos, nossas miopias e nossas ilusões, numa referência direta ao poema “A porta da verdade” de Carlos Drummond de Andrade.<hr/>The aim of this text is to offer an introduction to discussions about truth and science initiated with the use of literary texts. It tries to promote a dialogue between arts and science, between literature and research methodology (specially in education). Inspired on a Drummond’s poem, a Machado de Assis’ short story of and a contemporary romance, written by Lia Neiva, the text points out to literature as a way to introduce complex themes in science, as the notion of truth and reality, to graduate students. It briefly mentions a dialogue with other artistic productions - from optical illusion images to films and TV series - with the intention of making research methodology classes more dynamic, attractive and elucidative. At the end of the text, we are lead to a reflection about the possibilities and limits of our reading of reality as propitiated by our scientific and literary experiences, as well as the interpretations made/chosen according to our desires, myopias, and illusions, in a direct reference to the poem “The door of truth”, by Carlos Drummond de Andrade. <![CDATA[Produtividade científica: impactos na normalização e na comunicação científica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922006000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Analisar das novas tendências na área de normalização no que se refere à apresentação dos trabalhos acadêmicos do tipo teses e dissertações. O universo da pesquisa é a área de ciências biológicas da Universidade Estadual de Campinas, no período de 1999 a 2005. Dada a importância da padronização para que a comunicação científica se efetive, destaca-se a necessidade de formular diretrizes mais consistentes para orientar os pesquisadores, de forma a atender tanto aos critérios de avaliação de produtividade científica como aos requisitos da qualidade formal das publicações. A aplicação de método qualitativo, por meio de entrevistas com os coordenadores de pós-graduação e bibliotecários da área leva a algumas reflexões sobre o papel do bibliotecário, das agências de normalização e dos órgãos de financiamento da pesquisa nesse novo cenário.<hr/>The aim of this work is to analyze the new trends on standardization of academic publications, thesis and dissertations. The scope of the study is the Biological Sciences of The State University of Campinas from 1999 to 2005. Taking into consideration the importance of standardization to make scientific communication effective, it emphasizes the need to create more elaborated rules in order to help researchers, permitting them to attend both evaluation criteria of scientific production and quality requirements of publications. The use of the qualitative method, through interviews with the coordinators of graduate courses and librarians of the major studied brought some thinking about the librarian role, national organizations of standardization responsibility and also a brief comment on the legislation of Brazilian scientific dissemination. <![CDATA[Indisciplina, incivilidade e cidadania na escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922006000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo discute algumas relações entre indisciplina, incivilidade e cidadania na escola. Inicialmente abordamos algumas questões sobre disciplina e educação, e exploramos a noção de indisciplina como um modo de ruptura nas relações pedagógicas. A seguir discutimos a noção de incivilidade, recorrendo ao pensamento do sociólogo francês Bernard Charlot. Buscamos traçar uma relação entre incivilidade e indisciplina na escola. Também abordamos o conceito de cidadania, explorando alguns dos seus significados no cenário educacional. Ao final, analisamos a possibilidade das incivilidades estarem a comunicar algo ao projeto educacional, civilizatório das escolas, e recorremos à noção de reconhecimento, a qual nos parece promissora para avançar as noções de cidadania, respeito, civilidade, educação e disciplina nas escolas.<hr/>This paper debates some of the ties between indiscipline, incivility and education for citizenship in schools. Initially, some issues on discipline and education are considered, and the notion of indiscipline as a rupture in teacher-student relations is explored. Then, the notion of incivility is discussed from the perspective of French sociologist, Bernad Charlot. And the relation between incivility and indiscipline in schools is considered as well. The concept of citizenship is addressed and some of its meanings in the school scenario are considered. Finally, we analyze the possibility that acts of incivility may be communicating something about the school’s educational and civilizatory project, therefore we explore the notion of recognition, which seems to be a promising path for advancing the concepts of citizenship, respect, civility, education and discipline in schools. <![CDATA[Inteligência emocional na aprendizagem mediada com o espaço virtual]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922006000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo discute algumas relações entre indisciplina, incivilidade e cidadania na escola. Inicialmente abordamos algumas questões sobre disciplina e educação, e exploramos a noção de indisciplina como um modo de ruptura nas relações pedagógicas. A seguir discutimos a noção de incivilidade, recorrendo ao pensamento do sociólogo francês Bernard Charlot. Buscamos traçar uma relação entre incivilidade e indisciplina na escola. Também abordamos o conceito de cidadania, explorando alguns dos seus significados no cenário educacional. Ao final, analisamos a possibilidade das incivilidades estarem a comunicar algo ao projeto educacional, civilizatório das escolas, e recorremos à noção de reconhecimento, a qual nos parece promissora para avançar as noções de cidadania, respeito, civilidade, educação e disciplina nas escolas.<hr/>This paper debates some of the ties between indiscipline, incivility and education for citizenship in schools. Initially, some issues on discipline and education are considered, and the notion of indiscipline as a rupture in teacher-student relations is explored. Then, the notion of incivility is discussed from the perspective of French sociologist, Bernad Charlot. And the relation between incivility and indiscipline in schools is considered as well. The concept of citizenship is addressed and some of its meanings in the school scenario are considered. Finally, we analyze the possibility that acts of incivility may be communicating something about the school’s educational and civilizatory project, therefore we explore the notion of recognition, which seems to be a promising path for advancing the concepts of citizenship, respect, civility, education and discipline in schools. <![CDATA[Dinâmicas e conflitos na produção do conhecimento: o caso da pós-graduação em educação da UNICAMP]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922006000200011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo discute algumas relações entre indisciplina, incivilidade e cidadania na escola. Inicialmente abordamos algumas questões sobre disciplina e educação, e exploramos a noção de indisciplina como um modo de ruptura nas relações pedagógicas. A seguir discutimos a noção de incivilidade, recorrendo ao pensamento do sociólogo francês Bernard Charlot. Buscamos traçar uma relação entre incivilidade e indisciplina na escola. Também abordamos o conceito de cidadania, explorando alguns dos seus significados no cenário educacional. Ao final, analisamos a possibilidade das incivilidades estarem a comunicar algo ao projeto educacional, civilizatório das escolas, e recorremos à noção de reconhecimento, a qual nos parece promissora para avançar as noções de cidadania, respeito, civilidade, educação e disciplina nas escolas.<hr/>This paper debates some of the ties between indiscipline, incivility and education for citizenship in schools. Initially, some issues on discipline and education are considered, and the notion of indiscipline as a rupture in teacher-student relations is explored. Then, the notion of incivility is discussed from the perspective of French sociologist, Bernad Charlot. And the relation between incivility and indiscipline in schools is considered as well. The concept of citizenship is addressed and some of its meanings in the school scenario are considered. Finally, we analyze the possibility that acts of incivility may be communicating something about the school’s educational and civilizatory project, therefore we explore the notion of recognition, which seems to be a promising path for advancing the concepts of citizenship, respect, civility, education and discipline in schools. <![CDATA[Tecnologia da informação voltada para portadores de necessidades especiais: relato de caso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922006000200012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo enfoca como a informática pode auxiliar portadores de necessidades especiais que possuem dificuldades de aprendizado e raciocínio, visto que a tecnologia da informação quando utilizada de forma planejada e bem estruturada permite maior absorção de conceitos e crescimento cultural, devido à gama de informações que proporciona. Este crescimento visa compreender a formação de todos os tipos de deficientes, sejam eles visuais, mentais, auditivos, paraplégicos, etc. Para portadores de necessidades especiais esta realidade se torna ainda mais importante, pois não serão excluídos da sociedade, que hoje vive essa nova era da informação e globalização, onde a tecnologia muda a cada instante. Por meio de um enfoque integrado da visão sistêmica, o presente estudo buscou compreender o projeto do Centro de Atendimento a Pessoas com Deficiências / SMAC (CAPD), procurando analisar como a tecnologia de informação pode transformar a vida sociocultural destes indivíduos. Para coleta de dados foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas, que permitiram a avaliação das fases do desenvolvimento e as mudanças na realidade dos envolvidos. Foram identificados os fatores que comprovam a viabilidade e a eficiência das tecnologias quando inseridas na rotina dos deficientes e seus familiares.<hr/>This study focuses how the information technology can assist people with disabilities that possess difficulties in the learning and reasoning, since the information technology, when used of planned and well structuralized form allows greater absorption of concepts and cultural growth. This growth aims to understand the formation of all kinds of disabilities - visual, mental, auditory, paraplegia etc. For people with disabilities this reality is more important, therefore they will not be excluded from the society, that currently lives this new age of the information and globalization, where the technology change at every moment. By an integrated approach of the sistematic method, the present study searched to understand the Project of the Center of Attendance the People with Disabilities /SMAC (CAPD), looking to analyze how the information technology can transform the socio and cultural life of these individuals. Half-structuralized interviews had been used, for analisys of the phases of the development and change of the reality of the involved ones. The factors that prove the viability and the efficiency of the technologies in the routine of the people with disabilities and its familiar ones had been identified.