Scielo RSS <![CDATA[ETD Educação Temática Digital]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1676-259220060003&lang=en vol. 08 num. NUMEROESP lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922006000300001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Sigmund Freud: para uma educação além da pedagogia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922006000300002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto aborda diferentes aspectos da reflexão freudiana em matéria educativa: a diferença entre psicanálise com crianças e a educação, a inviabilidade da profilaxia das neuroses, a educação para a realidade e, finalmente, a possibilidade de se endereçar a palavra às crianças além de toda normativa pedagógica.<hr/>El texto trata diferentes aspectos de la reflexión freudiana sobre la educación: la diferencia entre psicoanálisis con niños y la educación, la inviabilidad de la psicoprofilaxis, la educación para la realidad y, por último, a posibilidad de hablarle a los niños más allá de toda normativa pedagógica. <![CDATA[“Lo niño “ y el psicoanálisis: ¿posibilidad o imposibilidad?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922006000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=en En este trabajo reflexionamos sobre el surgimiento del concepto “niño” a partir de la modernidad, los primeros planteos respecto del psicoanálisis de niños y las relaciones que se establecieron con la pedagogía en el interior del psicoanálisis. Desde los inicios, con Anna Freud y Melanie Klein, las curas con niños dieron lugar a dos dispositivos psicoanalíticos diferentes: una nueva forma de la pedagogía o la exploración del funcionamiento psíquico. Posteriormente, desde Lacan “lo niño” entendido como “el niño”, en tanto que sujeto en relación a un discurso familiar, y “lo infantil”, en tanto irrupción de algo del orden de lo subjetivo posibilitará un abordaje diferente.<hr/>In this paper we reflex about the start of the concept “children” from the beginning of modernity, the first approaches referring to the psycho-analysis of children and the relationships that were established with the pedagogy.From the beginning with Anna Freud and Melanie Klein, the cures with children caused the creation of two different psycho-analysis: a new pedagogy or the exploration of the psychic functions. Then, since Lacan “the children” will allowed a different treatment. <![CDATA[Infância- educação e psicanálise: a (im)possibilidade de diálogo?!]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922006000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto apresenta um breve histórico sobre o conceito de infância, tendo como referência pensadores como Ariès que caracteriza o infante como “não- falante”, não existente. Destaca as transformações influenciadas pelos iluministas, em especial por Rousseau iniciando um processo de direito à fala, à palavra; e o infans para Lacan ocupando um lugar marcado pelo desejo materno, alienando-se na imagem de um Outro. Busca a relação entre psicanálise e educação, a necessidade do professor rever seus conceitos e postura ética para se utilizar dos conhecimentos psicanalíticos em sua prática educativa, num encontro com as diferenças, sendo o conhecimento o objeto de desejo que circula entre professor e aluno e a subjetividade dessa relação entre professor-aluno-conhecimento. Traz a discussão sob a perspectiva do sujeito “que não aprende”, que é “des” qualquer coisa, “desinteressado, desmotivado” e no endereçamento ao professor que é um suposto-saber. Defende uma educação que pensa em “sujeitos” e não em “massas uniformizadas” dentro de uma sala de aula, que respeite a singularidade de cada aluno, apesar do constrangimento e insegurança gerados pelo convívio com as diferenças. Reflete sobre a escola enquanto instituição normativa e a importância da construção do trabalho em grupo.<hr/>The text presents a historical briefing about infancy concept, having as reference philosophers, such as Ariès that describe infant as “non-talker”, does not existing. It shows the transformations influenced by the illuminists, in special Rousseau initiating a process of right to the speech, the word and infants for Lacan occupying a place marked for the maternal desire, becoming alienated of one image to Another one. It search’s the relation between psychoanalysis and education, the necessity of the professor to review its concepts and ethical position to use itself of the psychoanalysis knowledge in educative practical its, in a meeting with the differences, being the knowledge the desire object that circulates between professor and pupil and in the subjectivity of this relation between professor-pupil know ledge. It brings the quarrel under the perspective of the citizen “does not learn” that anything is “not-interested, not-motivated” and addressing to the professor who is the presumption of knowledge. It defends an education that thinks about “citizens” and not in “group of people” inside of a classroom, that respects the singularity of each pupil, although the constrain and insecurity generated by the relationship with the differences. It reflects on the school as a normative institution and in the importance of the construction of the work in-group. <![CDATA[Para além do princípio da ortografia: uma perspectiva psicanalítica sobre as trocas na escrita]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922006000300005&lng=en&nrm=iso&tlng=en No presente artigo abordamos as manifestações do ato falho na leitura e na escrita de uma criança com dificuldade de aprendizagem escolar, observada durante o processo clínico, tomando como referência o texto de Freud Sobre a Psicopatologia do Cotidiano. Desta forma, analisamos os supostos "erros" que ocorrem na escrita desta criança a partir de uma perspectiva psicanalítica, entendendo que o ato falho fala sobre uma verdade do sujeito. Tais reflexões possibilitaram uma nova forma de compreender "os erros" na fala e na escrita, além de nos impulsionar para uma mudança em nossa prática clínica.<hr/>In this article we address the manifestation of faulty actions - also known as parapraxes - in the reading and writing processes of a child with learning difficulties, observed during the clinical practice, from the perspective of Freud’s The Psychopathology of Everyday Life. That way, we can analyze the supposed mistakes that occur in the written work of that child from a psychoanalytical perspective, with the knowledge that the faulty actions talk about the truth of the subject. Such reflections have made it possible to cast a new light on the errors in speech and writing, in addition to pushing us toward a change in our clinical practice. <![CDATA[A transferência nos atendimentos breves de orientação psicanalítica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922006000300006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Esse trabalho tem como objetivo discutir a especificidade da transferência em psicoterapia breve. A metodologia utilizada é um estudo de caso. A relação de reciprocidade estabelecida inicialmente pela dupla terapêutica demarcou o espaço psicoterápico como um lugar de ‘palavra vazia’ e o cliente só pôde falar do que lhe fazia sofrer quando a estagiária saiu do lugar de sujeito que ocupava na relação. Esse deslocamento teve um efeito terapêutico para o cliente, que se fez marcar pela subtração da palavra. "Quem fala perde" (sic). Perder este lugar-sintoma foi o efeito resultante deste tratamento. Conclui-se que a proposta dos atendimentos breves de orientação psicanalítica opera a partir da sustentação do cliente enquanto sujeito do tratamento.<hr/>This paper aims to discuss the specificity of transference in short-term psychotherapy. The methodology used is a case study. The reciprocity relationship established at first by the therapeutic pair determined the psychotherapeutic space as a place for an “empty word”; the patient was only able to talk about the source of his suffering when the intern stepped out of her role as the subject she had been playing in the relationship. That move had a therapeutic effect on the patient, marked by the subtraction of the word - “the one who speaks loses”. Losing that place/symptom was the resulting effect of the treatment. The conclusion herein is that the proposal of short-term psychoanalytical treatments operates from the establishment of the patient as the subject in the treatment. <![CDATA[Civilização e alienação: diálogo com Freud e Adorno]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922006000300007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo tem por objetivo estabelecer um diálogo entre as reflexões de Adorno e Freud sobre a civilização. Procuraremos mostrar as críticas que Adorno construiu, basicamente em Dialética do Esclarecimento, sobre a racionalidade instrumental presente em nossa civilização tecnológica, denunciando o estado de alienação e insatisfação. Procuraremos, também, tomar a análise freudiana sobre a civilização, emergindo suas críticas sobre o caráter extremamente repressor da civilização e sua denúncia da infelicidade que esta acarreta ao homem.<hr/>The aim of this article is to establish a dialogue betwen the reflexion of Adorno and Freud about the civilization. We will try to show the cricticisms that Adorno constructed basically in Dialektik der Aufklaurüng about the instrumental rationality present in our tecnologic civilization denouncing the estate of alienation and insatisfaction. We wil also use Freud’s analyses about the civization emerging his criticisms about the character extremely repressive of civilization and his denoucing of unhappiness which was caused to man. <![CDATA[Crítica aos fundamentos da psicologia em Politzer: psicanálise e psicologia concreta]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922006000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo apresenta uma leitura do livro Crítica aos fundamentos da psicologia, de Georges Politzer. Nele, Politzer realizou sua leitura da obra A Interpretação dos Sonhos, de Freud, para construir as bases do que denominou psicologia concreta. O propósito é acompanhar o movimento que Politzer fez para demonstrar a sobrevivência da abstração na psicologia nascente, mas, também, acompanhando o movimento que ele fez para mostrar as potências dessa nova psicologia. Para acompanhar esse movimento, consideramos três conjuntos de questões, que aparecem no livro de Politzer como sendo importantes para que a nova psicologia possa constituir-se: a definição do fato psicológico; definição de um método; e, criação de noções próprias.<hr/>This article presents a reading of Politzer’s book A Critique to the fundaments of Psychology, where the author, from reading Freud’s “Interpretation of Dreams”, tried to construct the bases for what he considered to be a concrete psychology. We undertook this reading trying to follow the movement Politzer makes towards demonstrating the survival of abstraction in the emergent psychology, but, also, following the movement that he makes towards showing the potencies of the new psychology. By accompanying this movement, we consider three sets of issues that appear in Politzer’s text as being important for the new psychology to become: a definition of the psychological fact; a definition of a method; and a creation of his own notions. <![CDATA[“Se eu morrer nasce outro igual a mim”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922006000300009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo apresenta alguns aspectos da interferência que a psicanálise exerceu no percurso profissional dos autores, que se serviram da dúvida e da busca por outras formas de atuar nas poucas possibilidades que o processo educativo, seja na educação formal (escola) ou na educação não formal (ONG) podia oferecer. Aproximar-se da psicanálise foi uma possibilidade que fez a diferença neste percurso, contribuindo para abrir algumas brechas para que profissionais, alunos, adolescentes e jovens, imersos nesta civilização, pudessem, exercitar o cuidado de si e do outro numa dialética constitutiva da subjetivação de todos.<hr/>This paper aims at presenting some interfering aspects that the psychoanalysis had on the professional performance of the authors. They took advantage from the doubt and the search for other performing forms in the few possibilities that the educative process could offer, considering either the formal education (the school) or the non-formal one (NGO). Getting closer to the psychoanalysis was a possibility that made the difference in this performance, contributing to open some opportunities, so that professionals like students, teenagers and the youth, immersed in this civilization, could perform the care on themselves and on the other, according to a constituent dialectic from the subjectivation of all. <![CDATA[O que me torna invisível? A psicanálise como ferramenta para entender o “apagamento” das diferenças na inclusão escolar de surdos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922006000300010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo irá apontar situações de invisibilidade - “sensação de apagamento” - vivenciadas por mim na sala de aula atuando como intérprete educacional de língua de sinais no ensino superior. A proposta é de fazer uma reflexão das minhas experiências empíricas protagonizadas neste contexto, de sala de aula inclusiva, dialogando, de forma interesseira e interessada, com os saberes da psicanálise. O objetivo é entender as causas que levam o “apagamento” do outro: se à explícita exclusão e extermínio da diferença ou se à uma forma de mascarar uma situação incômoda de inclusão como sendo algo aparentemente tranqüilo - aceito - mas, ainda assim caminhando para a exclusão do outro só que agora de uma forma sutil e discreta.<hr/>This article will go to point situations of invisibilidade - “deletion sensation” - lived deeply by me in the classroom acting as educational interpreter of language of signals in higher education. The proposal is to make a reflection of my carried out empirical experiences in this context, of inclusive classroom, dialoguing, of interesseira form and interested party, with knowing them of the psychoanalysis. The objective is to understand the causes that take the “deletion” of the other: if for the explicit exclusion and extermínio of the difference or as one it forms to mask a situation bothers of inclusion as being something parently calm - accepted - but, still thus walking for the exclusion it another one only that now of one it forms subtle and discrete. <![CDATA[Diferenças: os grupos na escola numa perspectiva psicanalítica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922006000300011&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente trabalho é resultado de observações feitas em uma escola pública estadual como parte das atividades práticas da disciplina EL 511 Psicologia e Educação, ministrada pela professora Dra. Regina Maria de Souza, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A partir da observação de duas classes do primeiro ano do Ensino Médio, notamos a diferença - que fabricaram para si - de dois grupos sócio-culturais, chamados, nesse trabalho, de nerds e descolados. Tal diferença é analisada pela perspectiva psicanalítica, ao considerar que os alunos reforçam as diferenças entre o grupo ao qual pertencem em relação ao outro grupo a partir do processo de identificação. A identificação envolve a formação do eu, que passa necessariamente pela imagem do outro. Sustentamos que a diferença entre esses grupos influencia na dinâmica da interação em sala de aula e, por isso, deve ser considerada e discutida no âmbito educacional. Nesse trabalho, também salienta-se a questão da identificação das professoras observadas com um grupo em detrimento do outro.<hr/>This paper work is the result of the observations made in a state public school as a part of the practice activities of the subject EL 511 Psycology and Education teached by professor Dr. Regina Maria de Souza, in Campinas State University (UNICAMP). From the observation of two first year High School classrooms, we noteced a difference that segregates the students in two social-cultural groups named, in this paper work, nerds and populars. This difference is analysed by the psychoanalytic perspective by considering the differences between the group which they belong in relation to the other group inside a identification process. The identification involves the “I” formation that passes necessary by the image of the other. We defend that the difference between those groups influences the dynamic of the classes iteration and, therefore, must be considered and discussed in the educational scope. In this paper, we also emphasizes the question of the identification of the observated teachers with a group and not with the other one. <![CDATA[A sexualidade na etiologia das neuroses e a invenção da psicanálise]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922006000300012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Em 1917, Freud definiu a sexualidade como tudo o que se relaciona com a distinção entre os dois sexos. Dessa premissa, extraiu uma conclusão: aquilo que é sexual é da ordem do impróprio. Minha estratégia nesse artigo é retornar à hipótese da sexualidade infantil para demarcar a invenção da psicanálise como arte da escuta desse algo impróprio que deve ser mantido secreto. Proponho uma leitura do artigo “A hereditariedade e a etiologia das neuroses”, escrito em francês e publicado por Freud em 1896, para demarcar a criação da psicanálise pela ruptura que estabeleceu com o discurso neurológico sobre os sintomas das psiconeuroses. Na seqüência, destaco alguns argumentos que se encontram no artigo “A sexualidade na etiologia das neuroses”, publicado em 1898, por considera- lo o ponto de passagem para a publicação da obra fundadora da psicanálise: A Interpretação dos Sonhos. O primeiro artigo demonstra um ponto de ruptura; o segundo um ponto de passagem para que Freud pudesse instaurar as bases conceituais da teoria e da prática psicanalítica.<hr/>In 1917, Freud defined sexuality as everything related to the distinction between the two sexes, getting to the conclusion that everything which is sexual is improper. My strategy in writing this article is to return to the hypothesis of child sexuality, marking it as a date to the invention of psychoanalysis as the art of listening to this improper something which should be kept in secret. I proposed the, “The heredity and the etiology of the neuroses”, written in French and published by Freud in 1896, as a date to the creation of psychoanalysis for the rupture it settled by the use of neurological discourse about the symptoms of the psychoneurosis. By addition, I highlight some arguments found in the “The sexuality in the etiology of neuroses”, published in 1898, for I consider it as the point of passage to the publication of the witting which founded psychoanalysis: The interpretation of dreams. The first writing demonstrates a point of change, while the second, a point of passage so that Freud could set the conceptual basis of the theory and practice of psychoanalysis. <![CDATA[A psicanálise como formação do inconsciente: a dinâmica dos atos na obra de Freud]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922006000300013&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo consiste em uma breve apreciação sobre o jogo entre intenção e realização na psicanálise. Busca assinalar como o sucesso de Freud no estabelecimento de uma verdade sobre o psiquismo se dá ao preço de uma subversão de seus projetos iniciais e de boa parte de suas concepções epistemológicas. Partindo da caracterização do ato intencional e de seu correlato psicanalítico, o ato falho, busca, por meio de exemplos ilustrativos dos impasses e desvios da obra freudiana, sustentar que seu legado é, em parte uma formação do inconsciente. Nesse sentido, procura caracterizar o criador da psicanálise como um herói que venceu por seus fracassos e pela travessia do trágico, bem ao estilo do que caracteriza, acima de tudo, o sujeito da psicanálise: o sujeito do inconsciente.<hr/>This paper approaches the interaction between intention and realization in psychoanalysis. It intends to show how Freud’s successes in determine a truth about the psychic apparatus due to subversion on his initial project as well as on his epistemological conceptions. Beginning with the definition of intentional act and its psychoanalytical associate, the parapraxis, it intends, through illustrative examples of the impasses and detours on Freud’s work, to sustain that his legacy is, in part, an unconscious formation. In this sense, it tries to characterize Psychoanalysis´ initiator as a hero who won by its failures and working through tragedy, just like how it is defined, above all, the subject of Psychoanalysis: the subject of the unconscious.