Scielo RSS <![CDATA[ETD Educação Temática Digital]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1676-259220070002&lang=pt vol. 08 num. 02 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title/> <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Ciência da informação e educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Apresenta a área Ciência da Informação e seus objetos de estudo no mesmo movimento em que esses objetos de estudo são pensados na interrelação com a Educação, tornando assim a questão da autoria, do uso de periódicos educacionais e o funcionamento dos grupos de pesquisa em educação, novos objetos de pesquisa revitalizados pelo aporte discursivo e pela aproximação das áreas em questão.<hr/>It presents the area of Information Science and its objects of study in the same movement where these objects of study are thought about the interrelation with the Education, thus becoming the question of the authorship, the use of periodicals and the functioning of the research groups in education, new objects of research revitalized by discoursive approach. <![CDATA[A formação de educadores na era digital]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Com o advento das tecnologias de comunicação e informação, vivemos na chamada “era digital”, e como não poderia deixar de ser, a educação faz parte desse novo cenário social. Existem inúmeras razões para a educação ser um referencial nesse novo paradigma, voltada para a formação de cidadãos capazes de integrarem-se à era digital, cujo princípio está embasado na capacidade intelectual de usar a informação transformando-a em conhecimento. Contudo, as políticas públicas voltadas para a formação de educadores na área tecnológica, não têm colaborado de forma efetiva para que estes se apropriem desses novos conhecimentos. As reflexões aqui apresentadas, pretendem enfocar a era digital e suas implicações para os educadores, destacando-se a importância da informação e do conhecimento como mediadores do processo de inovação e desenvolvimento social. Assim este artigo, sem intencionar o esgotamento do assunto, busca apresentar um breve panorama da tecnologia educacional no Brasil, suas perspectivas e possibilidades.<hr/>With the advent of the technologies of communication and information, we live the called "digital age", and as it could not leave of being, the education is part of this new social scene. Innumerable reasons exist it education to be a referencial in this new paradigm, come back toward the formation of citizens capable to combine it the digital age, whose principle is based in the intellectual capacity to use the information transforming it into knowledge. However, the public politics directed toward the formation of educators in the technological area, have not collaborated of form accomplish so that these if appropriate of these new knowledge. The reflections presented here, intend to focus the digital age and its implications for the educators, being distinguished it importance of the information and the knowledge as mediating of the innovation process and social development. Thus this article, without intencionar the exhaustion of the subject, searchs to present a brief panorama of the educational technology in Brazil, its perspectives and possibilities. <![CDATA[A produção audiovisual na virtualização do ensino superior: subsídios para a formação docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O Brasil vive nos últimos dez anos uma crescente expansão da educação a distância (EAD) e da virtualização da sala de aula no ensino superior. Se antes de 1995 a produção da EAD era uma tarefa dos profissionais de rádio e TV, com as mídias digitais esse processo também passa pelas mãos de docentes que podem produzir, transmitir e gerenciar cursos e disciplinas na internet, tornando-se autores da produção audiovisual e hipertextual de suas aulas. Visando contribuir para que os docentes tenham noções básicas sobre como produzir para a EAD e para disciplinas semipresenciais usando meios audiovisuais e hipertextuais, este artigo descreve os elementos básicos que compõem a linguagem cinematográfica e as narrativas digitais que incorporam a interatividade. Finalmente, apresenta alguns fundamentos da produção para as mídias mais comuns na EAD brasileira: material impresso, teleconferência, videoconferência, multimídia/hipermídia e ambientes virtuais de aprendizagem.<hr/>The past ten years had seen a significant expansion of the distance and hybrid education in Higher Education - HE in Brazil. Before 1995 the production of distance education (DE) was a task of radio and TV professionals, with the adoption of digital media this process started to be a task of the teachers too, who can now produce, transmit and manage courses and disciplines in the Internet, becoming authors of the audiovisual and hypertextual production of its lessons. The objective of this article is to offer basic notions to the teachers about how to create DE and hybrid education incorporating audiovisual and hypertextual media, describing the main elements that compose the cinematographic language and the digital narratives that incorporate the interactivity. Finally, it presents some principles of the production for the most common media used for DE in Brazil: printed material, teleconference, videoconference, hypermedia/multimedia and Virtual Learning Environments (VLE). <![CDATA[A educação musical no conservatório de música do estado de sergipe: abordagem sócio-política, histórica e metodológica do projeto pedagógico de ensino]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo pretende fazer uma abordagem o processo de ensino do Conservatório de Música do Estado de Sergipe em relação a admissão, cursos oferecidos e sua contribuição sócio-educativa, no processo de desenvolvimento didático, na fundamentação da prática pedagógica e interpretativa nos estudos de música no Estado sergipano. O objetivo do tema procede para que possamos entender e refletir sobre educação musical em Sergipe e ter o entendimento de como este processo deve se adequar e como hoje ainda apresenta dificuldades necessitando de apurado planejamento governamental. O texto baseia-se logo após a criação do Projeto Político Pedagógico (PPP) elaborado por professores do Conservatório de Música do Estado de Sergipe, revisado e apresentado pelos Professores Hugo Leonardo Ribeiro e Marcos Moreira no XV Encontro da ABEM em João Pessoa-Paraíba em 2006.<hr/>This article intends to make a boarding the process of education of the Conservatory of Music of the State of Sergipe in relation the offered admission, courses and its partner-educative contribution, in the process of didactic development, the pedagogical practical recital of and the interpretativa one in the studies of music in the Sergipe State. The objective of the subject proceeds so that let us can understand and reflect on musical education in Sergipe and have the agreement of as this process must be adjusted and as today still it presents difficulties needing refined governmental planning. The based text soon after the creation of Project Political (PPP) elaborated by professors of the Conservatory Music of the State of Sergipe, revised and presented for Professors Hugo Leonardo Ribeiro and Marcos Moreira in XV the Meeting of the ABEM in João- Pessoa Paraíba in 2006. <![CDATA[Representações didáticas do Brasil colonial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa as representações criadas pelos livros didáticos da disciplina sobre o Brasil colonial, procurando perceber como as proposições lançadas por autores como K. F. Von Martius, Francisco Adolfo Varnhagen e João Capistrano de Abreu constituíram uma ordem discursiva para a escrita da sua história em livros e livros didáticos a partir da segunda metade do século XIX e ao longo do século passado.<hr/>This article analyses the representations created by textbooks about the colonial past of Brazil, trying to identify how the propositions presented by authors like K. F. Von Martius, Francisco Adolfo Varnhagen e João Capistrano de Abreu established a discursive order for the writing of the Brazilian history in books and textbooks from de second half of nineteenth century to the last century. <![CDATA[Práticas e representações na escola normal de Campinas no período 1920-1936]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho traz uma discussão acerca das práticas vividas na Escola Normal de Campinas e das representações dessas práticas, por aqueles que as vivenciaram no período investigado. Ao tentar captar os movimentos de continuidades e rupturas, que se articulam a signos e vestígios da condição e das relações sociais de e entre os sujeitos, as práticas relatadas e as suas representações projetam-se como símbolos de uma época. Os usos que delas foram feitos explicam o movimento de constituição do perfil da Escola, num tempo e num espaço institucionais em que se apostava na escola e no seu poder de transformação cultural para moralizar e instruir a população.<hr/>The present work brings a discussion about experiences in “Escola Normal de Campinas” and representations of these experiences, by person that lived them in the investigated period. Trying to get the movement of continuities and ruptures, that articulate to signs and vestiges of the condition and of the social relations among people, the related experiences and their representations are symbols of one age. Their uses explain the movement of the School constitution of the School outline, in a time and in a institutional space in which we trusted in the school and in its power of cultural transformation to moralize and educate the population. <![CDATA[Ecopedagogia: uma nova pedagogia com propostas educacionais para o desenvolvimento sustentável]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A Ecopedagogia surgiu da necessidade dos tempos hodiernos de preservar o meio ambiente e buscar ações para a sustentabilidade. O objetivo deste artigo é discutir o surgimento da Ecopedagogia como subsídio norteador para as ações educativas que promovam a consciência ecológica e oriente a sociedade na educação para a sustentabilidade. Buscou-se o entendimento de educação e de sustentabilidade como sustentáculo da discussão, de forma a desvelar o pano de fundo da história evolutiva que permeia a Ecopedagogia.<hr/>Ecopedagogy has risen from the needs of modern times in preserving the environment and to find means of sustentability. The aim of this article is to discuss the arising of Ecopedagogy as a guiding subsidiary for educative actions which will promote ecological awareness and orientate the society in sustainability education. Finding the means of acquiring an understanding of education and of sustainability as a sustenance for discussion, a form of unveiling the background of evolving history which has brought about Ecopedagogy. <![CDATA[Nascente do Córrego Suçuapara: um espaço para a educação escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Diante do paradigma eco-sistêmico em que a construção do conhecimento deve partir do cotidiano de cada pessoa em sociedade, a escola deve romper as barreiras dos muros e estabelecer uma relação efetiva com o cotidiano do seu espaço (Santos). Neste artigo propomos o uso pedagógico da área da nascente do Córrego Suçuapara, no centro da cidade de Palmas, com vistas a fomentar um novo projeto pedagógico para as escolas, ao mesmo tempo em que permita a recuperação e conservação deste recorte da paisagem natural.<hr/>In the presence of the ecosystem paradigm where the knowledge construction should start from each person’s everyday life, hindrances and establish an effective relation with its venue’s everyday life. We propose the educational use of the area of Suçuapara stream nascent in the center of the Palmas city, in order to foment a new educational project for schools, and at the same time allow the recovery and conservation of this part of the natural landscape. <![CDATA[O fracasso neoliberal na gestão escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo faz um recorte da pesquisa do curso de doutorado intitulada: PDE: uma política educacional de gerenciamento nas escolas. O objetivo da pesquisa é conhecer os resultados do plano de desenvolvimento da escola (PDE), a partir da sua proposta de descentralização da educação, nas escolas do município de Manaus. A metodologia a ser utilizada nesta pesquisa contou com os seguintes instrumentos: pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo. Com abordagem quantitativo-qualitativa que atende aos interesses desta investigação. O estudo apresentou alguns dados que permitiram uma reflexão sobre o programa fundescola e seu principal produto PDE, que é impregnado de conceitos como descentralização, autonomia e participação. Os principais resultados apontaram que o modelo de gestão instituído pelo PDE não atende seu objetivo de solucionar problemas como a repetência, abandono escolar e a má qualidade do ensino.<hr/>El presente articulo hace un recorte de la investigación del curso de doctorado intitulada: PDE: Una política educativa de gerenciamiento en las escuelas. El objetivo de la investigación es conocer los resultados del plano de desarrollo de la escuela (PDE), a partir de su propuesta de descentralización de la educación, en las escuelas del municipio de Manaus. La metodología a ser utilizada en esta investigación contó con los siguientes instrumentos: investigación bibliografía, análisis documental e investigación del campo. Con abordaje cuantitativa-cualitativa que atendí a los interés de la investigación. El estudo presentó algunos datos que permitirán una reflexión sobre el programa fundescola y su principal producto PDE, que es impregnado de conceptos como descentralización, autonomía y participación. Los principales resultados apuntaran que el modelo de gestión instituido por el PDE no atendí sus objetivos de solucionar problemas como repitencia, abandono escolar y a la mala cualidad de la enseñanza <![CDATA[Formação de professores: um direito que conduz à emancipação? Uma imposição que leva à alienação?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esse trabalho resgata a historicidade das ideologias que envolvem as políticas educacionais num contexto nacional, porém, não dissociado do contexto global, por acreditar que este resgate é relevante para a compreensão do momento atual. Utilizando olhar crítico e objetivo quanto as políticas que regem a formação dos professores em seu nível inicial e continuada. Políticas essas ditadas pelo capitalismo e princípios neoliberais. Idealizadas e formuladas por organismos externos ao governo e sistema nacional mas acatadas e disseminadas pelos mesmos. Busca, então, expor também sobre a legislação vigente, que traz as diretrizes, objetivos e finalidades para essa formação, e sobre as discussões que envolvem o assunto e nos levam a questionar a política da eficiência na profissionalização, ou flexibilização do magistério, e o caráter intensificador da formação continuada, afim de levar o docente a alienar-se do contexto político e ideológico que o cerca.<hr/>This work rescues the historicidade of the ideologies that involve the educacional politics in a nacional context, however not dissociado of the global context, for believing that this rescue is excellent for the understanding of the current moment. Using to look at critic and objective how much to politics that conduct the formation of the professors in its initial and continued level. Politics these dictated by the capitalism and neoliberal principles. Idealized and spread for the same ones. Search, then to also display on the current law, that bring the lines of direction, objectives and purposes for this formation , and on the quarrels that involve the subject and in them leads to question the politics of the efficiency in the professionalization, or flexibilização of the teaching , and the character intensifier of the continued formation, similar to take the professor to become insane of the context politician and ideológico that the fence. <![CDATA[Política educacional, ensino superior público e pesquisa acadêmica: um jogo de xadrez encassinado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste texto pretendemos abordar criticamente algumas dimensões da configuração das políticas educacionais, no discurso neoliberal, tendo como foco de análise a pesquisa desenvolvida na UNIVERSIDADE PÚBLICA no final do século XX e inicio do século XXI. Na seqüência, apresentaremos algumas considerações gerais sobre como se constrói a retórica neoliberal no campo educacional. Nosso objetivo foi o de questionar a forma do Estado Neoliberal, pensar e projetar a política educacional na pesquisa acadêmica desenvolvida pela Universidade Pública. Finalizaremos destacando algumas das mais evidentes conseqüências dessa farsa rotulada pelo Banco Mundial, BIRD e FMI de Pedagogia da Inclusão (uma inclusão que exclui) promovida pelos discursos educacionais em prol da construção de uma cidadania outorgada! O caos educacional que estamos vivenciando possui lógica determinada pela Política Publica Educacional Internacional e Nacional. O que prevalece nesta era da irracionalidade é a sedimentação do padrão americano de pesquisa. A desconstruçao da participação do intelectual na práxis social contribui para que a Academia perca sua identidade e contribua ainda mais para a reprodução da desigualdade social e afirmação da Pedagogia da Exclusão.<hr/>In this text we intend critical to approach some dimensions of the configuration of the educational politics, in the liberal speech, having as focus of analysis the research developed in the UNIVERSITY PUBLISHES in the end of century XX and beginning of century XXI. Our objective was to question the form of the liberal State, to think and to project the educational politics in the academic research developed by the Public University. We will finish detaching some of the evidences consequences of this humbug friction for the World Bank, BIRD and FMI of Pedagogy of the Inclusion (an inclusion that excludes) promoted by the educational speeches in favor of the construction of a granted citizenship! The educational chaos that we are living deeply possess logic determined for the Politics Publishes the Educational National International and. What it prevails in this age of the irrationality is the sedimentation of the American standard of research. The DES-CONSTRUÇAO of the participation of the intellectual in the praxis social contributes so that the Academy loses its identity and still more contributes for the reproduction of the social inequality and affirmation of the Pedagogy of the Exclusion. <![CDATA[Aprender a aprender: propostas de intervenção em estratégias de aprendizagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt É inegável a escassez de propostas de intervenções e de elaboração de materiais instrucionais nacionais, relativos às estratégias de aprendizagem, em todos os segmentos da escolarização formal. O objetivo deste artigo é descrever e analisar alguns estudos nacionais, realizados e em andamento, tendo como referencial teórico a Psicologia Cognitiva baseada na Teoria do Processamento da Informação. Espera-se contribuir para discussão e produção de conhecimentos nessa área.<hr/>The lack of national intervention proposals and instructional materials regarding learning strategies for school years is acknowledged by research. In line with that, the purpose of this paper is to describe and analyze carried out and ongoing national investigations adopting the Cognitive Psychology based on the Information Processing as a theoretical framework. There is a hope to contribute to the discussion and knowledge construction in this area. <![CDATA[Indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão: tensões e desafios]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Se, de acordo com a Constituição Federal, a Universidade se caracteriza pela indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, na prática essa interação não ocorre com facilidade. Neste artigo propomo-nos a discutir as tensões e os desafios nesse processo. Através dessas reflexões será possível perceber que, para a integração ocorrer, será necessário repensar a estrutura da universidade, especialmente no que respeita ao gerenciamento das três atividades que caracterizam a universidade e à organização dos cursos, bem como capacitar os docentes tanto para a pesquisa quanto para o magistério superior.<hr/>According to the federal constitution, university characterizes itself by the integration between the Teaching, Research and Extension, but in the practice generally this interaction does not happen. In this text we will analyze the tensions and challenges that exist in this process. Through this discussion, it will be possible to conclude that, for this integration to happen, it be necessary to rethink the structure of university, especially in what says respect to the management of these three activities that characterize the university and its organization, as well as the formation of the professors for the research and for the teaching. <![CDATA[Polifonia pedagógica: reflexões sobre o ensino de radiojornalismo na era digital]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000200016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Se, de acordo com a Constituição Federal, a Universidade se caracteriza pela indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, na prática essa interação não ocorre com facilidade. Neste artigo propomo-nos a discutir as tensões e os desafios nesse processo. Através dessas reflexões será possível perceber que, para a integração ocorrer, será necessário repensar a estrutura da universidade, especialmente no que respeita ao gerenciamento das três atividades que caracterizam a universidade e à organização dos cursos, bem como capacitar os docentes tanto para a pesquisa quanto para o magistério superior.<hr/>According to the federal constitution, university characterizes itself by the integration between the Teaching, Research and Extension, but in the practice generally this interaction does not happen. In this text we will analyze the tensions and challenges that exist in this process. Through this discussion, it will be possible to conclude that, for this integration to happen, it be necessary to rethink the structure of university, especially in what says respect to the management of these three activities that characterize the university and its organization, as well as the formation of the professors for the research and for the teaching. <![CDATA[Educação e cidadania: relato de uma experiência com alunos de uma classe de aceleração em uma escola de ensino fundamental em Brasília-DF]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000200017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho relata os resultados preliminares da realização de uma pesquisa de campo em uma escola da rede pública do DF, de uma Classe de Aceleração-CA, como base para um novo modelo da prática de ensino e da formação da cidadania. Para tanto, desenvolveram-se oficinas com alunos da CA, utilizando-se a prática do Psicodrama Pedagógico bem como exercícios de Tai Chi Chuan. Nesses encontros, foram trabalhados elementos pertinentes ao tema Cidadania, entendido como o próprio direito à vida no sentido pleno.<hr/>This paper aims reports some results of a counseling program carried out with elementary school as a basic developed under the psychodramatic approach its essence and one’s own citizenship. The paper developed workshops with students from an Acceleration Class in a Public System Elementary School. Those meetings approached to Citizenship, which was understood through broader meanings of the right to live. <![CDATA[Apresentação: promovendo diálogos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000200018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho relata os resultados preliminares da realização de uma pesquisa de campo em uma escola da rede pública do DF, de uma Classe de Aceleração-CA, como base para um novo modelo da prática de ensino e da formação da cidadania. Para tanto, desenvolveram-se oficinas com alunos da CA, utilizando-se a prática do Psicodrama Pedagógico bem como exercícios de Tai Chi Chuan. Nesses encontros, foram trabalhados elementos pertinentes ao tema Cidadania, entendido como o próprio direito à vida no sentido pleno.<hr/>This paper aims reports some results of a counseling program carried out with elementary school as a basic developed under the psychodramatic approach its essence and one’s own citizenship. The paper developed workshops with students from an Acceleration Class in a Public System Elementary School. Those meetings approached to Citizenship, which was understood through broader meanings of the right to live. <![CDATA[Ensino de psicologia e o ensino fundamental: abrindo as janelas e novos horizonte]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000200019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Buscando reagir a uma Psicologia burocrática, elitista e encastelada, psicólogos procuram traduzir os conhecimentos que esta ciência tem produzido em relação ao processo ensino-aprendizagem para professores, intentando promover sua compreensão. Reagindo a uma visão de ciência que se dizia capaz de identificar origens de problemas apenas a partir da aplicação de testes psicológicos, análise de desenho ou de material escolar, sem analisar o contexto e as relações que nele se estabelecem, psicólogos buscam mostrar aos professores que não há apenas uma possibilidade de análise e que, dependendo do referencial teórico que se utiliza, podem ser levantadas várias hipóteses de um mesmo problema. Temos sido testemunhas de reações de professores à ação da Psicologia na escola. Mas, perguntamos: é a ação da Psicologia que gera estas reações, ou é ao uso que se faz da Psicologia nas escolas? Em parceria junto aos professores e profissionais que atuam em contextos educativos, bem como com outras ciências da educação, temos a possibilidade de constituir e construir um conjunto de saberes e conhecimentos pedagógicos e educacionais para promover a qualidade de ensino que atenda a novas demandas dos sujeitos que freqüentam as escolas do ensino fundamental.<hr/>In searching for a reaction against a bureaucratic, elitist and walled in psychology, psychologists try to translate the knowledge this science has been producing regarding the teaching-learning process with the purpose of promoting its comprehension. In reacting to a view of science which is said to be able to identify the origins of the problems from the simple application of psychological tests, analyses of drawings or school materials, without taking into account the context and the relations that are established, psychologists try to show teachers that there is not just one possibility of analyses and that, depending on the theoretical framework adopted, several hypotheses from the same problem might emerge. We have witnessed the reactions of the teachers concerning the action of Psychology at school. But we wonder: is it the action of Psychology that creates these reactions, or is it the use of Psychology at schools? Together with teachers and professionals who work in educational contexts, as well as with other educational sciences, we have the possibility of constituting and building a set of pedagogical and educational knowledge in order to promote a quality of teaching which meets the new demands of the students who go to elementary school. <![CDATA[Um breve histórico a respeito do ensino da psicologia no ensino médio]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000200020&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo disserta a respeito de alguns elementos da história do ensino de Psicologia no Brasil. Discute também os principais problemas e impasses trazidos pela implantação do Ensino de Psicologia na licenciatura em Psicologia e no ensino de Psicologia no ensino médio. Analisa, por último, alguns dos principais efeitos das Políticas Públicas em Licenciatura em Psicologia e em Psicologia no Ensino Médio.<hr/>This article dissertates about some elements of the history of teaching of Psychology in Brazil. It also discusses the main problems and difficulties brought by the implementation of the teaching of psychology in teacher degree school, and of the teaching of psychology in high school.Finally, it analyses some of the main effects of the public policies in graduation in Psychology and in Psychology in High School. <![CDATA[Formação do professor e os conhecimentos da psicologia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000200021&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto introdutório tem por objetivo contextualizar a temática “Formação do professor e os conhecimentos da psicologia” com o intuito de provocar questionamentos e reflexões para as discussões do Grupo de Trabalho em questão. Como o tema sugere que os conhecimentos de que a psicologia dispõe constituem saberes necessários à docência, situamos o movimento que está em curso na formação de profissionais do ensino e nas pesquisas sobre os saberes que estão na base da profissão docente. E é no contexto desse atual movimento, que busca redefinir as relações entre o conhecimento universitário e a atividade profissional, que analisaremos e discutiremos os conhecimentos da psicologia na formação docente.<hr/>This introductory text is to put into context the topic of “Teachers education and knowledge about psychology” aiming at provoking questions and reflections for the discussions of the relevant Work Group. As the topic suggests that the knowledge of psychology constitutes the necessary background for teaching, we have placed the ongoing trend at teaching professionals in education and based on research of the knowledge which is the basis of the teaching profession. In the context of this current ongoing movement, which searches for a redefinition between university knowledge and the professional activity, is that we will analyze and discuss the background of psychology for teaching education. <![CDATA[Ensino, psicologia, saúde: uma tríade constituída de práticas, questões e possibilidades]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000200022&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto tem como objetivo desencadear discussões, análises e proposições no âmbito do Ensino da Psicologia na área da saúde. Parte de um problematização do ensino em saúde no momento contemporâneo das políticas públicas de educação e saúde no Brasil, situando como um desafio no processo de transformação dos cursos superiores na área da saúde a incorporação da concepção ampliada de saúde e a ênfase na integralidade e no cuidado no processo de formação profissional, bem como a aprendizagem para o trabalho em equipe multiprofissional e a discussão sobre os condicionantes trazidos pelos planos e projetos educacionais e assistenciais. Neste contexto, interroga para quê e para quem um Ensino de Psicologia que possa articular o cuidado, a integralidade, o controle social, a humanização e a ética, sem secundarizar as abordagens e enfoques psicológicos. Os sentidos e os sujeitos do ensino da Psicologia em saúde estão sendo decifrados e recriados, exigindo uma análise cuidadosa dos contornos político-sociais e dos projetos éticos que queremos estabelecer nas propostas de formação profissional em saúde.<hr/>This text aims at bringing about discussions, analyses and propositions regarding the teaching of Psychology in the medical field. It starts presenting some problems in teaching in the medical schools at the present time in the public policies of education and health in Brazil, a main challenge being the process of transformation of the graduation courses in the medical field into the incorporation of the broadened concept of health, and the emphasis on the integrity and care in the process of professional training, as well as learning how to work within a multi-professional team, and the discussion of the conditions brought by the educational and assistance plans and projects.In this context, the question is asked what for and to whom the teaching of Psychology is directed which is able to articulate this care, integrity, social control, humanization and ethics, without putting into second place the psychological approach. The senses and subjects of the teaching of Psychology in the health area are being decoded and recreated, thus demanding a careful analysis of the social-political surroundings, and the ethical projects we want to establish within the proposals of education for health professionals. <![CDATA[A psicologia escolar e o ensino de psicologia: dilemas e perspectivas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000200023&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto tem como objetivo apresentar e discutir algumas questões relativas à área de Psicologia Escolar e Educacional e sua interface tanto com a atuação do psicólogo na educação, quanto com a docência no Ensino Médio, por meio da disciplina Psicologia. A partir das críticas iniciadas na área da Psicologia Escolar nos anos 1980, considerou-se fundamental compreender as dimensões históricas e sociais da constituição do sujeito psicológico. Essa concepção tem norteado as ações do psicólogo no campo do ensino de psicologia, construindo novas referências nesta área.<hr/>This text aims at presenting and discussing some issues concerning the area of Educational Psychology and its interaction either with the psychologist in education, or with teaching it high school. From the critics raised in the Psychology area during the 1980s, it was considered fundamental to comprehend the historical and social dimensions of the psychological subject’s constitution. This conception has guided the actions of the psychologist in the field of teaching psychology, building new references in this area. <![CDATA[O ensino de psicologia e a educação infantil: a nova política pública para a educação infantil e o ensino fundamental e suas possíveis repercussões para o desenvolvimento psicológico infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000200024&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste texto é abordar questões que permitam refletir sobre desafios enfrentados pelo ensino de Psicologia quando este focaliza a Educação Infantil. Optou-se por tematizar estas reflexões a partir da mudança recentemente implantada no sistema educacional brasileiro, tornando obrigatório que as crianças saiam mais cedo das pré-escolas e tenham antecipado o seu ingresso no Ensino Fundamental, para os 6 anos de idade. Os possíveis impactos desta mudança são analisados focalizando a atividade lúdica, com especial ênfase nas brincadeiras de faz-de-conta. Para estas análises, toma-se como pontos de sustentação conceitos da teoria histórico-cultural (especialmente os trabalhos de Vygotsky, L.S., Leontiev, A. N. e Elkonin, D. B.), os documentos oficiais propostos como referências para o trabalho com crianças (publicados pelo MEC) e o que tem sido possível identificar nas práticas educacionais em relação às brincadeiras infantis. O texto problematiza as relações entre estes discursos (permeadas por contradições) e sugere que o enfrentamento destas pode se constituir em compromisso extremamente importante nas atividades de docência que abordam as inter-relações entre Psicologia e a educação de crianças pequenas.<hr/>The objective of this text is to deal with issues which allow us to reflect upon the challenges faced in the teaching of psychology towards preschool. These reflections were highlighted after the recent changes made in the Brazilian educational system, which determines that kids leave preschool one year earlier, and start elementary school at the age of 6. The possible impacts of this change are analyzed having in focus the playful activity, with special stress on the make-believe activities.In order to make these analyses, concepts of the historical-cultural theory are taken as background , especially the works of Vygotsky, L.S., Leontiev, A.N. And Elkonin, D. B.), the official documents proposed as reference for working with kids (issued by MEC) and what have been possible to identify in the educational practices regarding child's play. The text brings the questions between these two discourses (surrounded by contradictions) and suggests that the understanding of them may create an extremely important commitment in the teaching activities which approach the interrelations between Psychology and the education of young learners. <![CDATA[Saúde mental na formação do psicólogo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000200025&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo propõe um debate sobre o Campo da Saúde Mental, sua estruturação no Brasil, seus conceitos e postulados . A partir dos dados obtidos em teses, dissertações de mestrado, artigos de periódicos, relatórios oficiais e de associações analisados na tese de doutorado da autora, debate-se a articulação da produção do conhecimento, o pensamento e o movimento no interior do Campo da Saúde Mental e suas implicações na formação do psicólogo, com especial destaque à interdisciplinaridade. Põe também em discussão o conceito de saúde e doença mental. As bases teóricas apoiam-se na teoria de Campo de Pierre Bourdieu e na metodologia da Arqueologia do saber de Michel Foucault.<hr/>This article intends to propose a debate about the Mental Health Field, its structure in Brazil as well as its concepts and proposals. From data gathered in theses, master degree dissertations, periodical articles, official and association reports which were analyzed for the author’s doctoral thesis, the articulation of the production of knowledge, thinking and movement in the interior of the Mental Health Field is debated, and its implications in the education of the psychologist, with special emphasis to interdisciplinarity. It also brings into discussion the concept of mental health and illness. The theoretical background is supported by Pierre Bourdieu’s Field Theory, and by Michael Foucalt’s methodology of Archaeology of knowledge. <![CDATA[O ensino de psicologia no espaço das licenciaturas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000200026&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo analisamos o ensino de Psicologia nos cursos de licenciaturas, procedendo a uma retomada de estudos e pesquisas de cerca de três décadas de história. A partir desta retrospectiva indagamos sobre o que aprendemos até aqui, quais problemas persistem em nosso cenário, exigindo de nós novas perguntas e ações. Consideramos o contexto de reformas curriculares, empreendidas recentemente nos cursos de licenciatura, e dados de pesquisa que indicam a persistência de muitos dos problemas antigos. Discutimos a idéia de que a persistência desses problemas está diretamente implicada com a manutenção da metáfora de fundamento na Psicologia da Educação, posicionando-se pela necessidade de modificação de seu status para o de uma disciplina teórico-prática.<hr/>This paper analyses the teaching of Psychology in the initial teacher training courses (higher education), proceeding a review of studies and research of the past three decades. From this retrospect the paper summarizes what we learned in this period, the problems which persist in our scenario, demanding new questions and deeds. In this paper, we consider the context of curricular reforms and research data which indicates the persistence of many old problems. We argue that the persistence of these problems is directly linked to the maintenance of the pivotal metaphor in the Psychology of Education, proposing the relevance of changing its status towards a theoretical- practical subject. <![CDATA[A influência do curso de extensão PROEPRE: fundamentos teóricos e práticas pedagógicas para educação infantil na formação de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000200027&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A Educação Infantil tem sido objeto de inúmeros estudos que dão ênfase à sua importância na sistematização e nos programas de ensino diante das exigências da sociedade atual. No decorrer do trabalho, são tratadas questões relacionadas à educação em geral e especificamente à educação infantil, ressaltando nosso objeto de análise que é o PROEPRE, sob a modalidade de curso de extensão universitária e também como um programa que foi implantado em diversos estados e municípios brasileiros. A fim de colaborar com a discussão, o objetivo do presente estudo foi fazer uma análise sobre a influência que o PROEPRE tem na formação continuada dos profissionais da educação infantil que participaram do Curso de Extensão Universitária ?PROEPRE - FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL (EDU 015) de Campinas, Americana e Itapira, no ano de 2006. Para essa investigação recorremos à coleta de dados e à analise de dois instrumentos: um questionário para coleta de dados demográficos e o teste situacional, aplicado como pré e pós-teste.<hr/>The Infantile Education has been object of countless studies that give emphasis to its importance in the systemization and in the teaching programs before the demands of the current society. In elapsing of the work, subjects related to the education are treated in general and specifically to the infantile education, emphasizing our analysis object that is PROEPRE, under the modality of course of academical extension and also as a program that was implanted in several states and Brazilian municipal districts. In order to collaborate with to the discussion, the objective of the present study was to analyse the influence that PROEPRE has in the continuous formation of the infantile education professional that participated of the Course of Academical Extension ?PROEPRE - FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL (EDU 015)? in Campinas, Americana and Itapira, in the year of 2006. For that investigation we have turned to the collection of data and to it?s analysis by means of two instruments: a questionnaire for collection of demographic data and the situational test, applied as pre and posttest. <![CDATA[Entre brumas e concretudes, o Museu Dinâmico de Ciências de Campinas como imaginante espaço de educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000200028&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta dissertação pretende trabalhar com as inter-relações entre experiência e memória da autora, professora/pesquisadora do Museu Dinâmico de Ciências de Campinas (MDCC) no período de 2002 a 2004. Os registros apresentados são composições de texto escrito com as imagens - fabricadas em um ensaio fotográfico e editadas em dois formatos: com a música em um CD ROM e na montagem fotográfica impressa em papel e, inspirada no trabalho da artista visual Rosângela Rennó, compondo uma escrita que remete à análise política e estética para o museu, um espaço imaginante de educação. Como numa ciranda, os círculos de identificação do MDCC são anéis que se entrecruzam, num mesmo repetido, insistente e persistente: ensino de ciências, educação não formal e formação de professores.<hr/>This research intends to work with inter-relations of the author’s experiencies and her memories, as teacher/researcher of “Museu Dinâmico de Ciências de Campinas”1 (MDCC) between 2002-2004. The date presented is composed of written texts with images, produced an photographic work an edited in two formats: CD ROM with music, and a photographic edition printed on paper, inspired in the works of the artist Rosângela Rennó, producing written texts which construct an esthetic and political analysis, as space of education in imagination. As a circular dancing, the identification circles of MDCC are rings which inter twined, overlapping, like a continuos insistent and persistent: the science teaching, non-formal education, and teacher training <![CDATA[O corpo e as sensibilidades modernas: Bragança (1900-1920)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000200029&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho focaliza sensibilidades relativas ao corpo que perpassam o cotidiano urbano de uma cidade do interior do estado de São Paulo, então conhecida por Bragança, em fins do século XIX e nas duas primeiras décadas do século XX. Na busca de tais sensibilidades atentou-se para visões de civilização, de privacidade e de individualismo, porque estas tendem a balizar o imaginário de uma época, identificada por modernidade. Considerou-se que tais visões estão ancoradas em idéias liberais, positivistas e românticas e que estas, por sua vez, são perpassadas pela emergência de novas práticas de leitura. Periódicos e fotografias foram tomados como fontes privilegiadas da pesquisa. As contribuições teóricas de Peter Gay, Michel Foucault e Walter Benjamin foram fundamentais para este trabalho.<hr/>This research looks for relative body sensibilities that pass by every day urban life of one countryside city in the State of São Paulo, then known as Bragança, in the ends of 19th century and the two first decades of 20th century. Searching such sensibilities we attempted to delimit those views of civilization, privacy and individualism, because those tend to mark out with the imaginary of that time, identified as modernity. It was considered that such views are anchored at liberal ideas, positivists and romantics and those, in turn, are pass by the emergency of new practical of reading. Periodics and photographs had been taken as privileged sources for this research. The theoretical contributions of Peter Gay, Michel Foucault and Walter Benjamin were so important for this research. <![CDATA[Cotidiano escolar e políticas curriculares: táticas entre professores e consumidores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000200030&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esse trabalho envolve uma investigação acerca de práticas pedagógicas no cotidiano escolar articuladas às políticas curriculares nacionais de ensino médio deflagradas no Brasil, a partir do final da década de 90. O aporte teórico-metodológico da pesquisa está focado nas contribuições dos estudos de Michel De Certeau e Walter Benjamin. Foram entrevistados professore(a)s experientes que narraram como consomem as noções curriculares de "competências e habilidades" nos seus fazeres pedagógicos, especialmente na disciplina escolar química. Os resultados da investigação apontam para os efeitos de uma circularidade de discursos ocasionada pela permanente tensão entre políticas públicas e maneiras de fazer presentes no cotidiano escolar.<hr/>This work involves an inquiry concerning pedagogical practices in the everyday life school articulated to national curricular politics of high school in Brazil, from the end of 90´s decade. The theorical-metodologic framework was constructed by the contributions of Michel De Certeau and Walter Benjamin’s studies.Teachers had been interviewed and they had told as they consume the curricular notions of “competences and abilities”, especially for teaching chemistry subject in high school. The results of the inquiry point with respect to the effect of a circulation of speeches caused by the permanent tension between public politics and ways to make practices in the everyday life school. <![CDATA[A atuação de professores nas séries iniciais do ensino fundamental como facilitadores das interações sociais nas atividades de conhecimento físico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000200031&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste trabalho foi investigar a postura de quatro professores das séries iniciais do ensino fundamental, em atividades do conhecimento físico, em aulas de Ciências. Destacando as ações pedagógicas facilitadoras das interações sociais nesse processo de construção do conhecimento. O quadro teórico foi fundamentado na Epistemologia Genética de Jean Piaget e a investigação se delineou como um estudo qualitativo, de caráter descritivo das análises realizadas a partir de observações sistemáticas e entrevistas realizadas com professores de acordo com os princípios da abordagem clínica piagetiana. Os dados coletados indicam a importância das intervenções do professor no trabalho com o conhecimento físico e apontam ao pressuposto que os professores que utilizam de meios empiristas, não conhecem a forma de como se dá a aquisição do conhecimento físico e pouco valorizam o papel das interações sociais nas situações envolvidas nesse processo. No entanto, é possível evidenciar as diferenças que marcam os professores que além do conhecimento teórico sobre o tema e assumem uma postura construtivista buscam a constante promoção de investigações, experimentações e encorajam as interações sociais entre as crianças.<hr/>The objective of this work was to investigate the position of four professors of the initial series of basic education, in activities of the physical knowledge, lessons of Sciences. Detaching the actions facilitate pedagogical of the social interactions in this process of construction of the knowledge. The theoretical picture was based on the Genetic Epistemology of Jean Piaget and the inquiry if it delineated as a qualitative study, of descriptive character of the analyses carried through from systematic comments and interviews carried through with professors in accordance with the principles of the piagetian clinical boarding. The collected data indicate the importance of the interventions of the professor in the work with the physical knowledge and point to the estimated one that the professors whom they use of half empiristes, they do not know the form as if of the a acquisition of the physical knowledge and little they value the paper of the social interactions in the involved situations in this process. However, it is possible to evidence the differences that mark the professors who beyond the theoretical knowledge on the subject, assume a constructiviste position search the constant promotion of inquiries, experimentations and encourage the social interactions between the children. <![CDATA[A subjetividade de mães de crianças especiais: um caminhar de expectativas e descobertas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000200032&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo procurou analisar as questões subjetivas que envolvem a mãe na relação com a criança especial (CE), investigando seus desdobramentos, tanto nas situações difíceis e dolorosas, quanto nas formas amenizadoras e criativas. A pesquisa objetivou esclarecer o encadeamento dos conceitos: mulher-mãe-subjetividade- maternidade-deficiência. Os subsídios teóricos foram desenvolvidos a partir da articulação das raízes da linha psicanalítica de Freud, incluindo expoentes como Winnicott, e mais recentemente, Chodorow, e os conceitos sócio-históricos de Scott, Badinter e Gonzaléz Rey. Empregando a metodologia qualitativa, a pesquisa teve na história oral, coletada em entrevistas, a estratégia de aproximação com 11 mulheres-mães, cujos filhos eram usuários da Clínica de Assistência e Docência da Universidade de Uberaba-MG. Os dados foram coletados durante o segundo semestre de 2005, sendo posteriormente analisados e organizados de modo a constatar relevantes categorias de análise do problema: a) a gravidez como um momento de planos e expectativas da vida feminina; b) o impacto do nascimento da CE como fato doloroso e difícil, havendo a negação de algumas mães, que não acreditaram na deficiência do filho; c) o estado de desamparo materno na busca de um caminho, que as conduzissem a superar a extrema angústia, o abandono e o despreparo, pois não tinham conhecimentos e as informações não eram de fácil acesso; d) reconstrução subjetiva na maternidade especial, cada mãe a seu modo, descobriu formas de enfrentamento da dor, aprendendo, criando inovações, descobrindo caminhos na rotina cotidiana. Ao evidenciar a importância da subjetividade materna para o crescimento de mães e filhos, recomendamos a formação de grupos de apoio na área da saúde e educação, que incluam a noção de “cuidados de si” para estas mulheres-mães, com trocas de informações e experiências.<hr/>This study aimed to analyze the subjective issues that involve the relationship between mother and child with the special needs (CE), searching for the painfull and hopeless moments in one side and for the healing and creative behaviors in the other. The cluster woman- subjectivity-motherhood CE, is the main goal of this research. The fundamentals are based on the articulation between the roots of Freudian psychoanalytic background, taking authors as Winnicott and Chodorow, and the social concepts of Scott, Badinter and Gonzaléz Reys. Using qualitative methodology, the author accessed 11 mothers of CE whose children were on treatment in the Clinical of the University of Uberaba, where she worked. The data was collected through recording oral histories in interviews. The results could identify some findings that help to explain the problem: a) the pregnancy as a moment of expectations and dreams in the women’s life; b) the impact of giving birth of a CE as very painful and difficult moment, that some women go through the denial; c) despair of the mother who had no clear knowledge of the disease, no ease information and support to face the routine with the newborn child; d) subjective reconstruction of the motherhood, where the woman has to empty herself first, rebuild the expectation of motherhood and discover paths of successful education for the child. The conclusions focused the importance of the mother’s subjectivity to overcome the problem and recommended support groups for these mothers in the health and educational sets. <![CDATA[Gente em cena: fragmentos e memórias da dança em Goiás]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000200033&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho tem como objetivo apresentar a dança como arte da memória e expressa em corpos que dançam. Reconstruímos danças populares de Goiás quase que “esquecidas”, presentes apenas na memória de antigos moradores da região de Santa Cruz, cidade do Estado de Goiás. Temos como foco a perspectiva da história oral, priorizando a utilização de fontes orais, bem como, o registro de imagens. A inter-relação com a comunidade manifesta-se como condição fundamental para se apreender os modos, as histórias, os movimentos, as dramaturgias que marcam estes cotidianos e sua arte. Estas danças resistem como fragmentos, na memória de antigos moradores e sem registros oficiais. Continuam vivas na tradição da oralidade, mais particularmente, na memória do corpo, já que não são mais dançadas. Foram danças aprendidas em festas rurais locais, realizadas nos salões das fazendas da região. Entre os mutirões e pagodes, estas danças e cantos tinham intuito de agregar, coletivizar experiências, ancorando-se nas trocas e nas relações afetivas, sociais e culturais. Ao longo dos anos foram proibidas e/ou desprezadas pela modernidade capitalista. A metodologia desenvolvida envolveu o registro pela escrita, pela imagem e pela experiência vivida, formando uma rede de significações. Nossa intenção foi olhar para o corpo como um texto múltiplo e constituído de história, memória, cultura e arte. São tiranias e poesias inscritas no cotidiano e na dança. É a presença de uma multiplicidade de diálogos e uma dança apresentada como campo de conhecimento polissêmico. Nosso referencial teórico dialoga com diversos autores, entre eles Portelli, Olga Von Simson, Walter Benjamin, entre outros.<hr/>The present work has as an objective to present the dance as art memory, memory held within the bodies that dance, and for this purpose the folk popular dances of Goiás were reconstructed; these popular “forgotten” dances take place only in the memory of the dwellers of Santa Cruz, a small town in the state of Goiás. The focus is the perspective of the oral history, with prior use of oral sources and the images records. The interrelation with the community fl ourishes as a mandatory condition to apprehend the manners, the stories, the movements, the drama that mark their daily routine and its art. These dances linger in the memory of the elders; there are no systematic records, they are kept alive in their oral tradition, more particularly in the bodies’ memory, since they haven’t danced them for ages. Were dances learned in the local parties, carried through in the farms of the region. Between the mutirões and pagodes, these dances and chanting had the intention of creating a collectivizing experiences, anchoring themselves in the exchanges and the affective, social and cultural relations. Throughout the years they had been forbidden and/or rejected by capitalist modernity. Our methodology involves registering the long lived lore experience by the images and the language written, building a network of meaningful information. The intention is to look to the body as a multiple text made of history, lore, memory, culture and art; it is the various dialogs and dances in the field of polissitemic knowledge that matters. They are tyrannies and poetry inscribed in the daily routine and in dance. The theory referential points of this work dialogs with various authors such as Portelli, Olga Von Simson, Walter Benjamin, among others. <![CDATA[Platão e a educação: um estudo do livro VII de “A República”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000200034&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta pesquisa consiste num estudo a respeito do pensamento educacional de Platão, tendo como base uma de suas principais obras, A República, com ênfase no livro VII, onde o autor descreve as diferentes etapas da educação do filósofo. Levando em consideração o contexto em que o autor está inserido, serão abordados os dois momentos da educação platônica descritos na alegoria da caverna: o primeiro, relativo a um processo de elevação visando à contemplação do bem, representado pela saída da caverna e o segundo, concernente a um processo de regressão que implica saber como proceder em meio aos cidadãos, metaforizado pelo retorno à habitação subterrânea. Procurando sistematizar as principais idéias aí contidas, mostrar-se-á que essas duas direções são, segundo Platão, necessárias para que se efetive uma educação plena por ele planejada para os futuros guardiões da cidade - os filósofos. Tendo a clara noção de que tal ideal seria muito dificilmente atingível, Platão deixa evidente na própria alegoria que o processo de ascensão da alma constitui um longo e gradual percurso, com diferentes estágios, e um amplo currículo, caracterizando-se como um elevar-se para além das experiências sensíveis, a fim de alcançar a sabedoria suprema - a ciência do bem. Ao encetar tal discussão, este trabalho pretende inserir-se no debate acerca do tema - A Educação em Platão - e retomar, uma vez mais, a contribuição de um pensador da maior relevância para a Filosofia da Educação e com quem ainda temos tanto a aprender.<hr/>This research consists of a study about the educational thought of Plato, having as basis one of his main works The Republic, with emphasis in book VII, where the author describes the different stages of the education of the philosopher. Taking into consideration the context where the author is inserted, it will be approached the two moments of the platonic education described in the allegory of the cave: the first, relating to a process of elevation aiming at the contemplation of the good, represented by the exit of the cave and the second, concerning a process of regression that implies to know how to proceed in the middle of the citizens, metaphorized by the return to the underground habitation. Trying to systemize the main ideas enclosed there, it will be showed that these two directions are, according to Plato, necessary in order to accomplish a full education planned by him for the future guardian of the city - the philosophers. Having the clear notion that such ideal would be very hardly attainable, Plato lets clear in the own allegory that the process of ascension of the soul constitutes a long and gradual journey, with different stages, and a wide curriculum, characterizing as a rising beyond the sensible experiences, in order to reach the supreme wisdom - the science of the good. Upon beginning such discussion, this work intends to introduce itself in the debate concerning the subject - the Education in Plato - and retake, once more, the contribution of a thinker of a great importance for the Philosophy of Education and whom we still have so much to learn. <![CDATA[Vossa excelência um leitor]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000200035&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O grande universo da leitura tem despertado a atenção de muitos estudiosos. Este trabalho se concentra no enfoque dado à leitura pela História Cultural. Tem-se em mente pesquisar o leitor e suas práticas em relação ao texto escrito. O centro da pesquisa está na tensão que se opera entre o texto e o leitor, para se chegar ao modo como o leitor funciona em relação ao texto. Nesse percurso cada detalhe é importante na análise da produção escrita de um juiz/leitor, busca-se compreender suas práticas em relação ao texto escrito e suas representações de leitor e de leitura.<hr/>The great universe of reading has caught the attention of many scholars. This paper concentrates on the focus given by Cultural History to reading. The goal is to carry out research on the reader and his/her practices towards the written text. The research is centered on the tension, which operates between the text and the reader, aiming to arrive at how the reader functions in relation to the text. During this trajectory, each detail is important in the analysis of the written production of a judge/reader, in order to understand his/her practices toward the written text and his/hers representations of the reader and the act of reading itself. <![CDATA[O processo avaliativo na progressão continuada: qual o sentido do erro?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000200036&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta pesquisa busca entender o papel do erro, com ênfase na avaliação da aprendizagem. Por se tratar de uma reflexão sobre o erro no processo avaliativo, sua contextualização passa a ser constituída a partir de três níveis de discussão: o do processo de avaliação da aprendizagem no contexto da Progressão Continuada; o conceito de erro que emerge no cotidiano da sala de aula, e a sistemática adotada pela professora da sala de aula observada, no que se refere à correção dos erros dos alunos. A pesquisa se deu em uma escola pública do Estado de São Paulo, registrando através de observações o cotidiano de uma professora e seus alunos. Num outro momento, foram realizadas entrevistas com a professora e análises dos documentos oficiais da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, referentes à implantação da Progressão Continuada. A partir da análise dos dados, evidenciaram-se os tratamentos sentenciosos dados aos erros dos alunos, tanto com relação aos erros que se inscrevem no âmbito do fazer quanto aos erros que se inscrevem no âmbito do ser. Em geral, o erro era observado pela professora como um indicador do mau desempenho do aluno, do seu mau comportamento, sem jamais ser utilizado para o redimensionamento do processo ensino e aprendizagem. O que permeava a correção dos erros era a ação pontual da professora a partir da constatação dos mesmos. Neste sentido, o erro era percebido como o sintoma visível do fracasso do aluno e este, portanto, considerado como culpado e responsável pelos erros cometidos.<hr/>This research searchs to understand the paper of the error, with emphasis in the evaluation of learning. For if dealing with a reflection on the error in the evaluated process, its context passes to be constituted from three levels of quarrel: of the process of evaluation of the learning in the context of the Continued Progression, the error concept that emerges in daily of the classroom and the systematics adopted for the teacher who was observed in the classroom, as for the correction of the errors of the children. The research was realized in a public school of the State of São Paulo, registering through comments daily of a teacher and children. In another moment was carried through interview with the teacher and analysis of official documents of the Education Secretary of the State of São Paulo, referring to the implantation of the Continued Progression. From the analysis of the data, the sentenciosos treatments had been proven data to the errors of the children, as much with regard to the errors that if they inscribe in the scope of making how much to the errors that if they inscribe in the scope of the being. In general, the error was observed for the teacher as a pointer of the bad performance of the child, of its bad behavior, without never being used for evaluation of the process education and learning. What the correction of the errors was based, was the prompt action of the teacher from the content of the same ones. In this direction, the error was sighted as the visible symptom of the failure of the children and, considered as guilty and responsible for the committed errors. <![CDATA[Impasses, resistência e singularidades na construção de projetos político-pedagógicos: as formas de enfrentamento na implementação das políticas de formação dos profissionais da educação na UFPB]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000200037&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho realiza uma análise sobre as relações estabelecidas entre educação e desenvolvimento no âmbito oficial, compreendendo o período entre o mandato do Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira e o último governo militar. Utilizamos como fontes primárias, principalmente, os planos globais e setoriais de educação elaborados à época em questão. Após a criação da CEPAL, em 1948, presenciamos o rompimento com a tese das vantagens comparativas, que atribuía aos países periféricos o papel de exportadores de matéria-prima e importadores de produtos manufaturados. Desse modo, intensificou-se a busca de meios para promover a industrialização do mundo subdesenvolvido, considerando-se prioritária a intervenção do Estado na economia pela utilização do mecanismo do planejamento, a fim de administrar e dinamizar a alocação de recursos escassos. No cenário da Guerra Fria, que opunha o Ocidente cristão ao comunismo ateu, a ideologia do desenvolvimento foi largamente disseminada. A partir de 1955, os teóricos do ISEB reforçaram as bases de sustentação da doutrina desenvolvimentista no Brasil, pretendendo acelerar a expansão econômica do país. A industrialização brasileira foi efetuada, em grande parte, por intermédio da transferência de tecnologias poupadoras de mão-de-obra e de um aumento do endividamento externo. Valorizavam-se os investimentos em capital físico em detrimento às políticas sociais, uma vez que estas eram tidas como excessivamente dispendiosas. Divulgava-se a idéia de que, no futuro, os benefícios da prosperidade atingiriam a população de forma geral. Entretanto, as políticas econômicas adotadas implicaram em um processo crescente de concentração de renda. Para justificá-lo, incorporou-se, gradativamente, aos planos de governo o discurso do valor econômico da educação para o desenvolvimento, no que se refere à formação de recursos humanos devidamente capacitados para lidar com novas tecnologias; dessa forma, os indivíduos contribuiriam para atingir os “objetivos nacionais” estipulados nesses documentos e, ao mesmo tempo, adquiririam mobilidade social, ou seja, os mais talentosos poderiam ascender socialmente. Assim, o mito da “escola redentora” legitimou a exclusão social gerada no seio do sistema capitalista, ao ocultar a baixa capacidade da estrutura produtiva existente para absorver trabalhadores qualificados.<hr/>The actual work raises an analysis about the settled relationships between education and development concerning the official ambit and it embraces the period which goes from President Juscelino Kubitschek de Oliveira’s mandate to the last Military Government. Global and sectorial plans of education elaborated at the focused time were chiefly used as primary resources for the accomplishment of this work. After CEPAL creation, in 1948, there was a rupture with the thesis of the comparative advantages, which used to attach to the peripherical countries both the roles of raw material exporters and manufactured products importers as well. It was intensified the search of means to promote the industrialization of the underdeveloped countries. The Government interference was considered a priority in order to administrate and dynamize the destination of the narrow cash resources. The developing ideology was widespread at the time of the cold war, when the christian West was opposed to the atheist communistic world. From 1955 on, the ISEB theoreticians strengthened the bases of the maintenance of the doctrine of development in Brazil, in order to accelerate the economical expansion of the country. The Brazilian industrialization was performed in its majority through the transference of manual work economical technogies and through a raise of the external debt. The investments on material installations were increased and, on the other hand, it was attributed a minor level to the social politics because they were too much expensive. It was widespread the idea that in the future, prosperity benefits would reach the population in a general way. However the adopted economical politics caused a growing process of concentration of profits To justify these profits, it was, gradually, linked up to the government plans the speech of the value of the education for the development of the country, concerning the capacitation of human resources, who could be able to deal with the new technologies. Through this path, the subjects would contribute to reach the “national aims”, which were stipulated on those documents and, at the same time, they would acquire social mobility, or else, the most talented ones would be able to rise in the social scale. Thus the “redeemer school” myth legimated the social exclusion which grew within the nucleus of the capitalist system, the same system that hid the low capacity of the available structure that was supposed to absorb those qualified workers.