Scielo RSS <![CDATA[ETD Educação Temática Digital]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1676-259220070003&lang=pt vol. 09 num. 01 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title/> <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[A educação ambiental e o turismo ecológico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A atividade turística no Brasil tem alcançado grande expansão, principalmente o segmento do turismo ecológico. Este artigo foi elaborado a partir das reflexões de Dias, em sua obra Educação Ambiental; princípios e práticas, e de Ruschman, em Turismo no Brasil; análise e tendências. Através dessas análises bibliográficas, foi possível observar a importância de se promover a educação ambiental, tanto no sentido formal quanto informal, e também de se relacionar a produção do conhecimento com a atividade turística empresarial. Trata-se, portanto, de uma reflexão sobre a valorização e utilização da ciência e do conhecimento como instrumento de orientação para se estabelecer as bases do desenvolvimento sustentável, que deve envolver diversas dimensões, tais como a econômica, a social, a cultural e a ambiental.<hr/>Tourist activities in Brazil have attained great expansion, mainly in the areas of ecological tourism. This article Written based on Dias Considerations in enviromental Education; principles and practice and Ruschman’s book Tourism in Brazil; analysis and tendency, Though those bibliographic analyses it was possible to observe the importance of promoting the enviromental Education either in the formal sense on the informal, and also relating the production of knowledge to the enterprising tourist activity. Thus, it a reflection on the value and use of science and knowledge as on orientation tool to establish the basis of sustainable development which must involve the various dimensions, such as, the economical, social, cultural and enviromental ones. <![CDATA[Um novo olhar sobre a inclusão do surdo: os alicerces legais que permeiam esse processo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo, primeiramente, faz uma sinopse sobre a Educação Especial e discorre sobre a inclusão desta nos Parâmetros curriculares Nacionais, citando também a Declaração de Salamanca em seguida aprofunda a discussão sobre a educação dos surdos e sua longa caminhada até os tempos atuais, discutindo sobre a LEI FEDERAL Nº10.436, de 24 de abril de 2002 que dispões sobre a LIBRAS e o DECRETO Nº5626, de 22 de Dezembro de 2005 que regulamenta esta Lei, vendo-os como positivos, já que vieram como intuito de melhorar a educação dos surdos no país.<hr/>This article, at first, summarizes the area of Special Education and then mentions the inclusion of this Education in the PCN (National Syllabus Standards) citing also the Salamanca Declaration. Afterwards, this paper deepens the discussion about the education of the deaf people and the long journey they have faced until these days. The Federal Law n. 10.436, April 24, 2002, which disposes about LIBRAS (Brazilian sign language), as well as the decree n.5626, December 22, 2005 which rules this law, are taken into consideration. Both documents are analyzed as positive things, for they have come with the objective of improving the education of the deaf people in Brazil. <![CDATA[A noção de tecnologia dos professores do ensino fundamental que participaram do projeto teckids]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A sociedade atual passa por rápidas transformações. Antigos paradigmas estabelecidos têm sido colocados em xeque e o professor que antes dominava todo o conteúdo tem dado lugar a um novo tipo de profissional, capaz de mobilizar os conhecimentos, transformando-os em ação. Temos hoje a necessidade de um professor profissional capaz de organizar situações de aprendizagem, com autonomia para tomar decisões ao mesmo tempo em que seja capaz de refletir acerca de sua própria ação. Neste trabalho estaremos apresentando uma proposta de capacitação de Educação Tecnológica para professores em exercício no Ensino Fundamental, ao mesmo tempo em que classificamos através de uma análise qualitativa de estudo de caso, as opiniões que os mesmos apresentam sobre o que venha a ser tecnologia. Este levantamento é fundamental para se estabelecer um consenso, visto que a tecnologia é tratada de maneira bastante diversificada e na maioria das vezes de forma errônea seja a nível informal ou ainda em propostas oficiais.<hr/>The present society goes through fast transformations. Old established paradigms have been placed in xeque and the teachers who used to dominated all the content have given place to a new professional that is able to mobilize the knowledge and transform it into action. Today, we need a professional teacher able to organize learning situations with autonomy in the way to make decisions and at the same time where he is able to reflect about his own action. So, in this paper we present a proposal of a continuous technological education course to working teachers and the classification of their opinion about technology that was obtained through a case study. We think that this survey is important to establish a consensus that the technology is treated by people as formal or informal level in most of time in diversified and wrong way. <![CDATA[Comunidade virtual e sua inserção no processo educacional como forma de ampliação do campo das relações]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho tem como premissa demonstrar o uso de comunidade virtual como forma de ampliação do campo das relações em conformidade com o objetivo de ensinar e aprender. Para melhor entender a questão realizou-se levantamento bibliográfico da literatura a respeito do tema e posterior observação da comunidade objeto do estudo. A partir das leituras feitas e da análise da comunidade em seu período ativo foi possível perceber o entendimento do uso nessa comunidade virtual de aprendizagem e as questões que nortearam o seu fluxo. Fica claro que a tecnologia é a ferramenta que possibilita o incremento da comunidade como um instrumento potencializador da comunicação, mas, constata-se que sem o sentimento de pertencimento e o trabalho colaborativo a construção do conhecimento coletivo não atinge resultados satisfatórios.<hr/>This work has as premise to demonstrate virtual community's use as form of enlargement of the field of the relationships in accordance with objective of teaching and learning. To understand the subject it took place bibliographical rising of the literature regarding the theme and subsequent observation of the community object of the study. Starting from the readings and the community's analysis in it active period was possible to notice the understanding of the use in that virtual community of learning and the subjects that orientated it flow. It sure that technology is the tool that makes possible the community's increment as instrument potentialities of the communication, but, it is verified that without the concerning feeling and the collaboration work the construction of the collective knowledge doesn't reach satisfactory results. <![CDATA[Geração e aplicação do conhecimento para a inovação: visões sobre a mudança do paradigma de produção]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta um panorama sobre os conceitos relacionados à informação e ao conhecimento, em especial sobre sua agregação aos processos de produção de bens e serviços de natureza inovadora. Apresenta, ainda, um conjunto de reflexões sobre o processo de inovação e suas conexões com o desenvolvimento econômico e social, identificando as principais características dos ambientes mais apropriados para a geração de inovações, bem como as estratégias para estimulá-las. Para situar o tema, foram abordados alguns aspectos do processo a que se convencionou chamar de globalização, enquanto fenômeno social e econômico que permeia o debate sobre as novas formas de produção, cada vez mais demandantes de geração e agregação de conhecimento a bens e serviços. Nesse contexto, discute-se a influência da rápida evolução das tecnologias da informação e comunicação (TIC) sobre os processos de geração do conhecimento e de produção de bens e serviços, colocando em evidência os principais requisitos de estímulo ao desenvolvimento sócio-econômico, configurados em políticas públicas apropriadas ao incentivo da atividade produtiva. Sobre isso, é feita uma breve análise da atual Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior - PITCE e de um de seus mecanismos de estímulo à inovação, a recentemente aprovada Lei de Inovação.<hr/>This paper presents a scenario about the concepts related to information and knowledge, especially on their contributions to innovative production processes of goods and services. It also presents some reflections about the innovation process and its relations to the social and economic development, identifying the main features of the most suitable environment for innovation and the strategies to stimulate them. To pose the theme some aspects of globalization process were explored, as a social and economical phenomenum, which supports the current discussion on new methods of production. These methods demand, more and more, generation and application of knowledge. In this context, the fast evolution of information and communication technologies and its influence on the production processes is discussed, in the light of the main requirements of appropriate public polices for stimulating the productive activities. In conclusion, this work presents an summary of the strategies adopted by the Brazilian State to promote economic growth and social welfare, mainly trough the definition of industrial, science and technology polices, for example The Industrial Technological and Foreign Affairs Police -PITCE, specially one of their mechanisms for innovation, the recently approved Innovation Law. <![CDATA[Quem você conhece? Discutindo as possibilidades pedagógicas do Orkut]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo busca investigar as múltiplas possibilidades educativas das comunidades virtuais, com ênfase no site de relacionamentos Orkut, analisando suas características, funcionamento e emergência no ciberespaço. Discute a possibilidade de usá-lo tanto numa perspectiva individual - o sujeito traçando seu percurso - quanto numa perspectiva social, visando formar novas comunidades virtuais em torno de interesses comuns, mas voltados para atividades pedagógicas. Dentre as diferentes comunidades virtuais existentes neste site, analisou-se apenas as comunidades virtuais constituídas com a finalidade de compreender as potencialidades da rede nos processos de aprendizagem de alunos e na formação continuada de professores. Conclui-se, inicialmente que a Internet tem transformado as relações sociais e de aprendizagem através do cyberespaço, que o grande desafio é transportar essa inovação para dentro dos muros escolares, sendo necessária a interação entre governo e sociedade acadêmica, tendo a informática educativa papel decisivo neste processo de transformação da sala de aula.<hr/>This article seeks investigate the many educational possibilities of virtual communities, with emphasis on the site relationship Orkut, examining their characteristics, and emergency operating in cyberspace. It discusses the possibility of using booth ways in a single subject-the-mapping his journey as a social perspective, to form new virtual communities around common interests, but facing educational activities. Among the various virtual communities in this site, is considered only the virtual communities formed for the purpose of understanding the potential of network in the learning process of students and the continues training of teachers. Initially concludes that the Internet has transformed social and learning relations through the cyberspace that the great challenge is to carry this innovation within the school walls, been necessary the interaction between government and academic society, and the technological educational system a decisive role in this process of transformation of the classroom. <![CDATA[Educação a distância no ensino superior: expansão com qualidade?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo objetivou investigar e analisar a necessidade de expansão da educação a distância no ensino superior, bem como a possibilidade de esse novo paradigma oferecer educação com a qualidade necessária para enfrentamento dos desafios de socialização do conhecimento. Foi elaborado por meio de pesquisa bibliográfica que alcançou contribuições teóricas sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento mundial e de pessoas, educação, pesquisas sobre demanda e oferta de vagas no ensino superior, estudo comparativo entre ensino tradicional e ensino a distância, referenciais para educação a distância de qualidade, entrevistas em reportagens com professores e autoridades educacionais e relatos sobre experiências em aulas não presenciais. O trabalho indica que há demanda reprimida e crescente por vagas no ensino superior, que a infra-estrutura do País não é capaz de gerar a quantidade de vagas demandadas, e que o ensino a distância é capaz de ensejar educação de qualidade.<hr/>The objective of this study was to examine and analyze the need to expanding distance learning in higher education, as well as the possibility of this new paradigm offering education with the necessary quality to face up the challenges of knowledge socialization. The study was developed through bibliographic research which reached theoretical contributions on the relevance of knowledge to world and people development, education, research on supply and demand of openings in higher education, comparative study between traditional and distance education, standards of distance education, interviews with professors and educational authorities and reports on docent experiences in non-presential classes. This study indicates that there is an unfulfilled and growing demand for openings in higher education, that our country’s infrastructure is not able to generate the urged amount of vacancies and that distance learning figures to be capable of offering quality education. <![CDATA[Platão e a educação da alma]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho investiga as concepções platônicas sobre educação e indaga: a tese sobre a educação na Alegoria da Caverna contempla a formação do homem como ser integralmente concebido? Este trabalho assume a contribuição que instiga os pesquisadores da filosofia ao filosofar próprio e objetiva evidenciar que, na Alegoria da Caverna, Platão estabelece um conceito de educação da alma como libertação de si. A metodologia é bibliográfico-documental, pela apreensão e análise do dito do filósofo estudado. Conclui que uma concepção de educação que não siga o idealismo platônico pode adotar uma posição teórico-metodológica que valorizasse o homem inserido no mundo e que nele se lança para dar conta da existência concreta e presente.<hr/>The present work investigates the platonic conceptions on education and inquires: the thesis on the education in the Myth of the Cave contemplates the formation of the man as integrally to be conceived? This work assumes the contribution that instigates the researchers of the philosophy when objective proper work and to evidence that, in the Myth of the one Caver-in, Platão it establishes a concept of education of the soul as release of itself. The methodology is bibliographical-documentary, for the apprehension and analysis of the said one of the philosopher study-of. It concludes that a conception of education that does not follow the platonic thought can adopt a position theoretician who valued the inserted man in the world and that in it if he launches to give account of the concrete and present existence. <![CDATA[Das formas de ensinar e de aprender e os desafios do século XXI]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Muito já se escreveu sobre as formas de como os professores podem ou devem ensinar. Muitos são os manuais que indicam como os alunos podem ou devem aprender. O presente artigo não pretende ser mais um indicador de como se ensina ou aprende; bem mais que isso, no século XXI, é mister que nos reportemos a questões principiadoras que configuram o sujeito, seja ele educador ou aprendiz, e o objeto, seja ele o conhecimento, a técnica ou a ciência. Além disso é indispensável, nesse momento de reconstruções paradigmáticas, pensar a educação no contexto da globalização capitalista neoliberal e repensá-la na dimensão de uma outra globalização que eduque para a humanidade, para uma sociedade sustentável. Possibilita, este registro, parte dessa reflexão.<hr/>Much has already been written on ways of how teachers can or should teach. Many are the manuals that show how students can and should learn. This article is not intended to be an indicator of how to teach or learn, and more than that, in the twenty-first century, is mister we reportemos the issues principiadoras that make up the subject, be it teacher or learner, and the object, be it the knowledge, technology or science. Moreover it is essential, at this time of reconstructions paradigmatic, thinking the education in the context of globalization and repensá-capitalist neoliberal her into another dimension of globalization that eduque for humanity, for a sustainable society. Allows, this registry, part of this discussion. <![CDATA[A empregabilidade nos parâmetros curriculares nacionais: implicações e limites a formação humana]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000300012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho analisa, à luz da ontologia marxiana, a formação voltada para a empregabilidade contida nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998/1999), nos Temas Transversais (1998) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (1999). A análise desta problemática, com base nos fundamentos da perspectiva ontológico-marxiana, permitiu constatar que a formação na perspectiva da empregabilidade articula-se com as categorias da cidadania e do consumidor. A empregabilidade cumpre o papel de adequação dos indivíduos a um mercado de trabalho cada vez mais instável e em crise estrutural, tendo o campo da cidadania e do mercado consumidor como lugares naturais nas disputas e conquistas dos sujeitos sociais. A abordagem defendida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais apresenta a sociabilidade do capital como algo insuperável e intocável, cabendo apenas transformar a consciência dos homens, capacitando-os para o enfretamento dos desafios de um mundo tecnologicamente desenvolvido e economicamente mundializado. A critica realizada por nossa análise, pauta-se na explicitação das implicações e limites dessa proposta para a formação humana, compreendendo que a proposta dos documentos analisados mantém os efeitos do trabalho alienado sobre o trabalhador, legitimando e naturalizando a desumanização inerente às relações sociais da sociabilidade capitalista. Quanto à vida coletiva, os Parâmetros Curriculares Nacionais e os Temas Transversais sugerem a cidadania e o mercado consumidor. Entendemos que essa vida coletiva tem uma existência abstrata e vazia de sentido, pois restringe-se ao espaço da política e do mercado, controlados e necessários à reprodução desse sistema. E por fim, tentamos demonstrar as possibilidades de uma atividade educativa que vislumbre uma formação para além do capital.<hr/>The present work analyzes, to the light of the marxiana ontologia, the formation directed toward the empregabilidade contained in the National Curricular Parameters (1998/1999), in the Transversal Subjects (1998) and in the National Curricular Lines of direction of Average Ensino (1999). The analysis of this problematic one, on the basis of the beddings of the ontológico-marxiana perspective, allowed to evidence that the formation in the perspective of the empregabilidade is articulated with the categories of the citizenship and the consumer. The empregabilidade fulfills to the paper of adequacy of the individuals to a market of work each unstabler time and in structural crisis, having the field of the citizenship and the consuming market as natural places in the disputes and conquests of the social citizens. The boarding defended for the National Curricular Parameters presents the sociability of insuperável and untouchable the capital as something, fitting only to transform the conscience of the men, enabling them to the enfretamento of the challenges of a world tecnologicamente developed and economically mundializado. It criticizes it carried through for our analysis, guideline in the explicitação of the implications and limits of this proposal for the formation human being, understanding that the proposal of analyzed documents keeps the effect of the mentally ill work on the worker, legitimizing and naturalizing the inherent desumanização to the social relations of the capitalist sociability. How much to the collective life, the National Curricular Parameters and the Transversal Subjects suggest the citizenship and the consuming market. We understand that this collective life has an abstract and empty existence of direction, therefore restricts it the space of the politics and the market, controlled and necessary to the reproduction of this system. E finally, we try to demonstrate the possibilities of an educative activity that has glimpsed a formation for beyond the capital. <![CDATA[Comunitarismo, sociedade civil e a reforma da educação na era FHC (1995-2002)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000300013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo discute a relação entre as reformas da educação e a concepção de sociedade civil na era FHC, a partir de uma crítica ao comunitarismo. Apontamos que a concepção de formação humana pressuposta nas reformas do período em questão, voltada para a aprendizagem do trade off econômico e moral (ajudar os pobres como forma de compensar os benefícios recebidos pela sociedade, como o emprego, bolsas de estudos) coaduna-se com o neoliberalismo e com o reforço da histórica cisão “moral” da sociedade brasileira.<hr/>This paper argues the relationship between education reforms and the civil society conception in Brazil during the Fernando Henrique Cardoso government (1995-2002). We analizes the communitarian people moral formation conception of such reforms showing how it harmonises with the neoliberal values like the exigence of the apprenticeship of the economic and moral trade-off: the market rationality. But such a trend does not help the Brazilian people eliminate his historical moral cision grounded on deep economic inequalities conected with an “imoral” social subornination even for liberal values. <![CDATA[Uma mulher à sombra do rei: Madame de Maintenon e a educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000300014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Estudo sobre as raízes do pensamento e das práticas educacionais hoje estabelecidas na escola e na família através da reflexão sobre uma personagem, Madame de Maintenon, e sua obra escrita e aplicada na organização da primeira escola laica feminina na França de Louis XIV.<hr/>Study on the roots of the thinking and on the educational practices set at schools and in the family nowadays, through the analysis of a character, Madame de Maintenon, and her written work applied in the organization of the first secular women school in France of Louis XIV. <![CDATA[Parábola do avesso do deserto]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000300015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto e imagens são uma criação literária e fotográfica, de cunho autobiográfico e ficcional.<hr/>The text and images are a literary and photographic creation of autobiographical and fictional character. <![CDATA[Polia: feminino de Polifilo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000300016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Estudo sobre imagens-enigmas da obra Hypnerotomachia Poliphili, de 1499, editada por Aldus Manutius, e o movimento alegórico de arquitetura, amor e erotismo.<hr/>Study on images-puzzles of the work Hypnerotomachia Poliphili, from 1499, edited by Aldus Manutius, and the allegorical movement of architecture, love and eroticism. <![CDATA[Um castelo para a memória]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000300017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Um estudo sobre a educação visual da memória em seu aspecto de Arte da Memória, através do programa iconográfico e político da Galeria de Francisco I, no Castelo de Fontainebleau, França.<hr/>A study on the visual education of memory in the case of Art of Memory, through the political and iconographical program of Francis I Gallery, in the Castle of Fontainebleau, France. <![CDATA[Investigação visual a respeito do outro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000300018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Estudo sobre as origens textuais e visuais da discriminação do Outro, do Estrangeiro, do Estranho.<hr/>Study on the textual and visual origins of discrimination of the Other, the Foreign and the Strange. <![CDATA[Polifilo e o sonho de Aldo Manuzio]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000300019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Estudo sobre a tipologia gráfica e ilustrações da obra Hypnerotomachia Poliphili, de Aldo Manuzio, através da Arte da Memória e da rede de imagens que a envolve.<hr/>Study on the graphical typology and illustrations of the work Hypnerotomachia Poliphili, of Aldo Manuzio, through the Art of Memory and the network of images that involves it. <![CDATA[Cidades de fogo e paixão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000300020&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Estudo sobre o cinema, e a criação do real urbano no cinema, através do espaço e do tempo cinemográficos no filme Fogo e Paixão, de Isay Weinfeld e Marcio Kogan.<hr/>Study about motion picture, and the creation of the real urban in the movies, through space and cinemographic times in the film Fire and Passion, of Isay Weinfeld and Marcio Kogan. <![CDATA[Trabalho fonoaudiológico com gagueira numa perspectiva discursiva: um estudo de caso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000300021&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Tendo em vista a carência de estudos que contemplem a gagueira do ponto de vista discursivo, faz-se mister dar continuidade às pesquisas relacionadas a essa temática abordada por Azevedo (2000), em seu estudo acerca do funcionamento discursivo do sujeito gago. Sua pesquisa toma como base teórica, à teoria interacionista em aquisição de linguagem e a análise de discurso de linha francesa. A primeira embasa sua concepção a respeito da origem da gagueira e seu funcionamento enquanto linguagem e a segunda é utilizada como instrumento de análise, haja vista que Azevedo compreende a gagueira como atravessada pela ideologia. Neste trabalho nos propomos a fazer uma análise de um caso clínico de gagueira, observando as relações discursivas que se estabelecem entre terapeuta e paciente e como estas podem interferir no deslizamento ou não do discurso do sujeito gago, à luz dos estudos de Nadia Azevedo (2000), mestre em Fonoaudiologia, que se propõe a olhar a gagueira como um problema discursivo, diretamente relacionado às condições de produção.<hr/>With the lack of studies that include stuttering on the discursive point of view, it's important to continue the researches related to that theme approached by Azevedo (2000), on her study about the discursive functioning of the stutterer subject. Her research has as a theoretical base, the interactionist theory on language acquisition and the speech analysis on the french line of work. The first basis it's concept on the stuttering origin and it's functioning as language and the second is used as analysis tool, since Azevedo acknowledges stuttering as being crossed by the ideology. In this paper we propose an analysis of a clinical case of stuttering, observing the discursive relations that are established between the therapist and the patient and as these may interfere in the sliding of the stutterer subject speech, under the studies of Nadia Azevedo (2000), masters in speech therapy, the proposes to look to stuttering as a discursive problem, directly related to the production conditions. <![CDATA[Sobre professores, colaboração e tecnologias: reflexões sobre os processos colaborativos e o uso da tecnologia na educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000300022&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A colaboração é uma ação social, na qual pessoas compartilham objetivos e aprendem juntas, visando superar desafios e construir conhecimentos. Nesta ação, destacamos o suporte das tecnologias da informação e da comunicação para o desenvolvimento deste tipo de atividade, independentemente de tempo e espaço, oferecendo vantagens para organização, compartilhamento, registro de informações e oferta de ferramentas para a comunicação e construção de textos coletivos. A partir destes pontos, investigamos o uso de tecnologias consideradas colaborativas em ambientes escolares. Neste trabalho, analisamos as relações e as compreensões dos professores sobre a colaboração e o uso de tecnologias na educação. A partir da pesquisa realizada numa escola pública de Ensino Fundamental de Florianópolis, em Santa Catarina, abrangendo a proposta de atividades com aos alunos e a coleta de dados, apresentamos os resultados relacionados à compreensão e ao uso da colaboração como estratégia pedagógica e da tecnologia, principalmente a Internet.<hr/>Collaboration is a social activity in which people share objectives and learn together to overcome challenges and build knowledge. In this action we detach the support of information and communication technologies in the development of this type of activity, independent of time and space, offering advantages to the organization, sharing and registering of information and the provision of tools for the communication and construction of collective texts. Based on these factors, we investigated the use of technologies considered collaboratives in school environments. In this work we analyze the teacher relations and understandings about the collaboration and the use of technologies in the education. Through a research carried in a public school located in the city of Florianópolis, Santa Catarina, involving the proposal of activities with the students and the collects of data, we present the results related with the understanding and the use of the collaboration as pedagogical strategy and the technology, mainly the Internet. <![CDATA[A autonomia da escola pública: limites e possibilidades]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000300023&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo teve como principal problemática o exame da autonomia da escola pública. Procuramos investigar os fatores que influenciam essa autonomia a fim de constatar se existem mais possibilidades ou mais limites. Para isto priorizou-se a pesquisa bibliográfica e, a fim de considerar a prática e ter dados empíricos para análise, foram realizadas duas entrevistas com profissionais da educação de diferentes instituições: um da unidade escolar e outro da Diretoria de Ensino. Os dados mostraram que, apesar da legislação garantir maior autonomia para a escola, esta continua sofrendo um controle exagerado dos órgãos superiores. Conclui-se que a luta por uma escola mais autônoma e igualitária é árdua, porém constitui-se como um processo possível de realização.<hr/>The present article discusses and analyses the autonomy in Public Schools. We have investigated the factors that influence this autonomy aiming to demonstrate the existence of more limits or possibilities. In order to do that, we prioritized the bibliographic research. Also, to consider the praxis and have real data for the analysis, two interviews were done with professionals from education: one from a school and the other from the “diretoria de ensino”. The data collected indicates that, despite of the fact that brazilian laws guarantee more autonomy to the schools, they continue to suffer an exaggerated control from superior institutions. We Conclude that the fight for a more autonomic and equal school is very hard, but constitutes itself as a process that can happen. <![CDATA[Pesquisa e informação qualitativa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000300024&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo teve como principal problemática o exame da autonomia da escola pública. Procuramos investigar os fatores que influenciam essa autonomia a fim de constatar se existem mais possibilidades ou mais limites. Para isto priorizou-se a pesquisa bibliográfica e, a fim de considerar a prática e ter dados empíricos para análise, foram realizadas duas entrevistas com profissionais da educação de diferentes instituições: um da unidade escolar e outro da Diretoria de Ensino. Os dados mostraram que, apesar da legislação garantir maior autonomia para a escola, esta continua sofrendo um controle exagerado dos órgãos superiores. Conclui-se que a luta por uma escola mais autônoma e igualitária é árdua, porém constitui-se como um processo possível de realização.<hr/>The present article discusses and analyses the autonomy in Public Schools. We have investigated the factors that influence this autonomy aiming to demonstrate the existence of more limits or possibilities. In order to do that, we prioritized the bibliographic research. Also, to consider the praxis and have real data for the analysis, two interviews were done with professionals from education: one from a school and the other from the “diretoria de ensino”. The data collected indicates that, despite of the fact that brazilian laws guarantee more autonomy to the schools, they continue to suffer an exaggerated control from superior institutions. We Conclude that the fight for a more autonomic and equal school is very hard, but constitutes itself as a process that can happen.