Scielo RSS <![CDATA[ETD Educação Temática Digital]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1676-259220070004&lang=pt vol. 09 num. lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000400001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title/> <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000400002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title/> <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000400003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[O espaço europeu de ensino superior para uma nova ordem educacional?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000400004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O Processo de Bolonha constitui um método de acção política em direcção ao Espaço Europeu do Ensino Superior que representa uma nova ordem das relações sociais em educação. A governação multi-escalar, a acção transnacional, a agenda globalmente estruturada para a educação e modelo(s) educativo(s) de ambição mundial perfilam o terreno em que se confrontam programas e protagonistas em torno da constitucionalização do projecto neoliberal e da construção da educação como direito humano ou mercadoria. Neste contexto, o Processo de Bolonha está a configurar um novo quadro regulatório para o ensino superior na Europa em que o mercado ou o cosmopolitismo são sentidos possíveis da mudança com desiguais probabilidades de desenhar o futuro.<hr/>Bologna Process constitutes a method of political action toward the European Higher Education Area that represents a new ordering of social relationships in education. Multi-scalar governance, transnational action, a globally structured educational agenda and world ambitious educational models fabricate the terrain where programs and protagonist around the constitutionalization of the neoliberal project and the construction of education as a human right or as a merchandise. In this context, Bologna Process delineates a new regulatory framework for Higher Education in Europe where the market or cosmopolitanism are possible meanings and directions of change with unbalanced probabilities of benchmarking future. <![CDATA[O processo de Bolonha e suas conseqüências na Itália]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000400005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A declaração assinada na Universidade de Bolonha em 1999 por alguns ministros da União Européia responsáveis pela instrução superior representa o que ficou conhecido como “Processo de Bolonha”. Contudo é possível considerar sua origem já presente no Tratado de Maastrich de 1992, que originou a União Européia, ou, mais recentemente, na Convenção de Lisboa de 1997, que discutiu o reconhecimento de títulos superiores nos diferentes Estados europeus. O processo transcendente o encontro de Bolonha, pois houve uma reunião preparatória em Paris (1998) e continuou em sucessivos encontros ocorridos em Praga (2001), Berlim (2003) e Bergen (2005). O objetivo declarado foi construir até 2010 um Espaço Europeu de Instrução Superior que assegurasse a qualidade na formação a fim de tornar as universidades européias competitivas diante do processo de internacionalização e desenvolvimento decorrente da globalização econômica e financeira. Na Itália, como conseqüência da adesão à declaração de Bolonha, foi proposta uma reforma universitária que buscou reestruturar o sistema de ensino superior. Este artigo procura apresentar um breve histórico do processo e sua relação com o sistema universitário italiano, analisar os objetivos declarados da reforma e mostrar alguns resultados alcançados segundo docentes e discentes através de artigos publicados por editoras italianas.<hr/>Summary The declaration signed in the University of Bologna in 1999 for some responsible ministers of the Européia Union for the superior instruction represents what he was known as "Process of Bologna". However it is possible to consider its present origin already in the Treated one to Maastrich of 1992, that it originated the Européia Union, or, more recently, in the Convention of Lisbon of 1997, that argued the recognition of superior headings in the different European States. The process transcendente the meeting of Bologna, therefore had a preparatory meeting in Paris (1998) and continued in successive meeting occurred in Plague (2001), Berlin (2003) and Bergen (2005). The declared objective was to construct up to 2010 a European Space of Superior Instruction that assured the quality in the formation in order to ahead become the competitive européias universities of the process of internationalization and decurrent development of the economic and financial globalization. In Italy, as consequence of the adhesion to the declaration of Bologna, was proposal a university reform that it searched to reorganize the system of superior education. This article looks for to present a historical briefing of the process and its relation with the Italian university system, to analyze the declared objectives of the reform and to show to some results reached according to professors and learning through articles published for Italian publishing companies. <![CDATA[El espacio europeo de educación superior y su impacto en la evaluación del proceso enseñanza-aprendizaje]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000400006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El llamado proceso de Bolonia ha sumergido a la universidad europea en un interesante proceso de transformación y convergencia. La adopción del nuevo modelo educativo que se propone, basado en el dominio de competencias, plantea importantes desafíos y exige no sólo revalorizar la labor del docente universitario, sino articular propuestas formativas que potencien su formación pedagógica y su desarrollo profesional. El artículo analiza, de forma crítica, las deficiencias que presenta el actual modelo de evaluación en la educación superior y el impacto que la adopción de este nuevo discurso sobre competencias tiene en la evaluación del proceso de enseñanza-aprendizaje, prestando atención a los peligros que supone su puesta en práctica e incidiendo en los retos y posibilidades de mejora que ofrece. En el articulo se apuesta por clarificar algunas de las claves que ayudan a optimizar los procesos de evaluación e incrementar su calidad, entendida ésta como un compromiso de la institución y del docente universitario con el desarrollo de procesos evaluadores más integrales y vinculados con la mejora.<hr/>O chamado processo de Bolonha tem sido discutido na universidade européia como sendo um interessante processo de transformação e convergência. A adoção do novo modelo educativo que se propõe baseado no domínio de competências traz importantes desafios e exige não só revalorizar o trabalho docente universitário, como também articular propostas formativas que potenciem sua formação pedagógica e seu desenvolvimento profissional. O artigo analisa de forma criticas deficiências que apresenta o atual modelo de avaliação na educação superior e o impacto que a adoção deste novo discurso sobre competências tem na avaliação do processo de ensino aprendizagem, prestando atenção aos perigos que supõe sua teoria na pratica e incidindo nas possibilidades de melhoria que oferece. O artigo se propõe a clarear algumas das chaves que ajudam a otimizar os processos de avaliação e incrementar sua qualidade, entendida esta como um compromisso da Instituição e do docente universitário com o desenvolvimento do processo de avaliação mais integral e vinculados com a melhoria. <![CDATA[La planificación por competencias en la reforma de Bolonia de la educación superior: un análisis crítico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000400007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabajo analiza la dimensión curricular y didáctica, más que la estructural, de la reforma de Bolonia. Se describen las principales líneas y orientaciones de la planificación del currículum y la enseñanza según el Proceso de Convergencia de Bolonia, pensando que puede ofrecer una oportunidad institucional para mejorar la docencia en la Universidad, a condición de no limitarse a cambios estructurales, para lo que debe incidir en mudar la propia mentalidad y cultura establecida. Más particularmente, se realiza un análisis crítico del papel que juegan las competencias en el proceso de planificación, tanto en el modelo adoptado (Proyecto Tuning), como por la subordinación al perfil profesional y su vinculación con el mercado laboral. Desde un abordaje crítico se defiende que, si bien la Universidad debe preparar para el ejercicio profesional, ello no puede suponer desdeñar otras dimensiones de la Educación Superior.<hr/>Este trabalho analisa a dimensão curricular e didática, mais do que a estrutural, da reforma de Bolonha. Descrevem-se as principais linhas e orientações da planificação do currículo e do conhecimento segundo o Processo de Convergência de Bolonha, pensando que se pode oferecer uma oportunidade institucional para melhorar a docência da Universidade. Para que isto aconteça, a condição é de que o processo não se limite a câmbios estruturais, mas sim o que deve incidir em mudar a própria mentalidade e cultura estabelecida. Mais particularmente, se realiza uma analise critica do papel que se julgam as competências do processo de planificação, tanto no modelo adaptado (Prometo Tuning), como pela subordinação do perfil profissional, e sua vinculação com o Mercado de Trabalho. Desde uma abordagem critica se defende que a Universidade deve preparar para o exercício profissional, e isto não pode supor desdenhar outras dimensões da Educação Superior. <![CDATA[O processo de Bolonha no espaço europeu e a reforma universitária brasileira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000400008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo aborda questões que envolvem o movimento de reformas educacionais na educação superior, a partir do final do Século XX, como a Declaração de Bolonha assinada em 1999, por ministros da Educação europeus, e que promove, atualmente, a reforma chamada Processo de Bolonha. Outros documentos como a Declaração Mundial sobre Educação Superior, 1998, representam marco referencial das reformas a que se refere este texto. Em sua essência, os documentos europeus vinculam o movimento reformista da educação superior às necessidades contextualizadas pelo padrão de globalização da economia. São articulações que têm como base o incentivo à competitividade, mobilidade discente, adaptação ao mercado de trabalho. No Brasil, em que sentido é possível situar os reflexos desse movimento? Na busca desse entendimento, focalizamos o movimento empreendido pelo Ministério da Educação para discutir a reforma universitária para o país, em especial destacamos o Seminário Internacional Universidade XXI e a Declaração de Brasília. Resguardadas as especificidades de cada situação, vislumbramos refletir sobre possíveis intersecções dos movimentos reformistas na educação superior contemporânea.<hr/>This article approaches questions that involve the movement of educational reforms in the higher education, from the end of Century XX, until the Declaration of Bologna signed in 1999, by European ministers of Education that promoted the reform called Bologna Process. Other documents as the World-wide Declaration on Higher Education, 1998, represent referential landmark of the reforms that this text is related to. In its essence, the European documents tie the reformist movement of the higher education to the necessities contextualized by the economy globalization standard. They are have as base the competitiveness encouragement, learning mobility, and adaptation to the work market. In Brazil, where is possible to point out the consequences of this movement? Searching for this agreement, we focus the movement undertaken by the Ministry of Education to discuss the university reform for the country; in special we highlight the International Seminary University XXI and the Declaration of Brasilia. Protected the specificities of each situation, we intend to reflect on possible interspecies of the reformist movements in the higher contemporary education. <![CDATA[Processo de Bolonha]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000400009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Antes de examinar algumas tendências e propostas de reformas na Europa e na América Latina, parece importante fazer breves considerações sobre reformas educativas em geral. Não me ocupa aqui o propósito de desenvolver um ensaio teórico a respeito de reformas da educação. Este rápido excurso apenas traz algumas considerações mais gerais somente para tornar um pouco mais claro o entendimento de alguma coisa do muito que está acontecendo na educação superior na Europa e na América Latina. Portanto, este artigo estará dividido em três partes. Primeiramente, reflito um pouco sobre a questão das reformas educativas. Em seguida, trato das reformas que atualmente se promovem na Europa, cujo exemplo mais abrangente e mais forte é o “Processo de Bolonha”. Na terceira seção, considero aspectos das transformações da educação superior na América Latina.<hr/>This paper is about the higher education reform in Europe and in Latin America. Before starting the analysis, it is important to present considerations about educational reforms in general. I do not intend developing a theoretical rehearsal concerning about education reforms, but to point out general considerations in order to clear the understanding what is happening in Europe and Latin America higher education. Therefore, this article will be divided into three parts. Firstly, I reflect about some the issues of the educational reforms. After, I analyze the nowadays reforms that Europe is promoting, whose stronger example is Bolonha’s Process”. In the third, I consider aspects of the transformations in Latin America higher education. <![CDATA[A integração dos sistemas de educação superior na Europa: de Roma a Bolonha ou da integração econômica à integração acadêmica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922007000400010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho trata a respeito do processo de integração dos sistemas de educação superior na Europa, região que, desde o fim da segunda guerra mundial, está procurando eliminar as fronteiras em todos os âmbitos. O Processo de Bolonha, homenagem à universidade mais antiga da Europa, é o nome do conjunto dos eventos (reuniões, resoluções e normas) relativos às medidas de implementação dos princípios da reunião de ministros da educação europeus que ocorreu em Bolonha, em 1999, com a finalidade de construir um espaço europeu de educação superior até o ano 2010, cujos objetivos fundamentais encetam, principalmente, para a competitividade do Sistema Europeu de Ensino Superior frente a outras regiões e para a mobilidade e o emprego no Espaço Europeu. Dessa maneira, analisa-se também o papel dos atores sociais nesse processo e a discussão a respeito da natureza da educação superior: um bem público catalisador da solidariedade internacional ou uma mercadoria a ser explorada na construção de um mercado educativo transnacional.<hr/>This paper analysis the integration process of higher education system in Europe, region that, since the end of Second World War is trying to eliminate the borders in all scopes. The Process has been named as Bologna's Process, to homage the older Europe's university. It is a set of resolutions, events and rules, related to the implementation measures of the principles resulted of the European ministers meeting, occurred in Bologna in 1999, with the purpose of building an European space of higher education until 2010. The fundamental goals are competitiveness of the front Higher education European system to others regions, mobility and the job in the European Space. It analysis also the social actor’s roll in this process and the discussion concerning about of nature of higher education: one very public aspect of the international solidarity or a exploratory merchandise to being explored in the construction of a transnational educational market.