Scielo RSS <![CDATA[ETD Educação Temática Digital]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1676-259220080002&lang=pt vol. 09 num. 02 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922008000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title/> <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922008000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Mediação, circulação e uso da informação no contexto das redes sociais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922008000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho busca compreender a mediação, a circulação e uso da informação no contexto das redes sociais que utilizam as tecnologias de informação e comunicação - TICs em sua organização. Para tanto, apreende-se e constitui-se um corpo de conhecimentos teóricos e empíricos, que visa refletir sobre redes de informação sob a ótica de redes sociais e redes virtuais como objeto de estudo da Ciência da Informação. Assim sendo, elege-se como foco norteador da análise a dinâmica da informação e do conhecimento em rede no âmbito das inter-relações sociais, virtuais e da modalidade de educação a distância no Brasil como possibilidade de criação de comunidades virtuais - proposição ainda pouco explorada no campo da Ciência da Informação. Nesse sentido, investiga-se a emergência de novas relações sociais para o entendimento de redes de informação.<hr/>The present work seeks to understand the mediation, the circulation and use of the information in the context of the social networks that use the technologies of information and communication (TICs) in its organization. For in such a way, a body of theoretical and empirical knowledge is apprehended and constituted in order to reflect on information networks under the optics of social networks and virtual networks as an object of study of the Information Science. Thus, it is chosen as a focus of the analysis the dynamics of the information and of the knowledge in network in the scope of the social, virtual Inter-relations and of the modality of distance education in Brazil as a possibility of virtual communities creation - proposal still little explored in the field of the Information Science. In this direction, it is investigated the arising of new social relations for the comprehension of information networks. <![CDATA[A (in)sustentabilidade do discurso da educação para o desenvolvimento sustentável do Banco Mundial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922008000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir da década de 70 do século XX o capital adentra numa crise estrutural, causando com isso, efeitos danosos a vida humana de maneira continuada e rastejante. Devido aos danos econômicos, políticos e ecológicos de um modo de produção destrutivo de nossa época, o capital tenta dar resposta a sua crise estrutural. Tem-se em vários setores da sociedade e mais precisamente na educação, o surgimento do discurso da sustentabilidade como possibilidade na resolução dos conflitos de nossa época. Proporemos-nos analisar o discurso sobre a educação para o desenvolvimento sustentável contidos nos projetos do Banco Mundial e da ONU a partir da década de 90 do século XX. Procuraremos demonstrar as permanências e rupturas desse dizer, as possibilidades e limites desse novo projeto desenvolvimentista na reprodução da sociabilidade capitalista. Acreditamos que ao explicitarmos a voz ideológica do capital a sua crise, demonstrando o seu funcionamento, sua operacionalidade e limites, estaremos também, contribuindo para ecoar o que se quer silenciar, ou seja, a insustentabilidade de um sistema que refere o livre desenvolvimento dos indivíduos. Com isso, a sustentabilidade da humanidade terá como possibilidade efetiva apenas quando o controle social da produção, da circulação e do consumo estiverem sob o controle consciente dos trabalhadores associados, ou seja, numa sociedade para além da escravidão assalariada do capital, numa sociabilidade comunista.<hr/>From the decade of 70 of century XX the capital adentra in a structural crisis, causing with this, harmful effect the life human being in continued and rastejante way. Had to the economic damages, ecological politicians and in a destructive way of production of our time, the capital tries to give to reply its structural crisis. It is had more necessarily in some sectors of the society and in the education, the sprouting of the speech of the sustentabilidade as possibility in the resolution of the conflicts of our time. We will consider ourselves to analyze the speech on the education for the sustainable development contained in the projects of the World Bank and the ONU from the decade of 90 of century XX. We will look for to demonstrate to the permanências and ruptures of this to say, the possibilities and limits of this new desenvolvimentista project in the reproduction of the capitalist sociability. We believe that when explicitarmos the ideological voice of the capital its crisis, demonstrating its functioning, its operationalization and limits, we will be also, contributing to echo what if it wants to silence, or either, the insustentabilidade of a refrea system that the free development of the individuals. With this, the sustentabilidade of the humanity will have as possibility only accomplishes when the social control of the production, the circulation and the consumption will be under the conscientious control of the workers associates, or either, in a society for beyond the wage-earning slavery of the capital, in a communist sociability. <![CDATA[Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a educação brasileira sob a supremacia do mercado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922008000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho analisa, à luz da ontologia marxiana, a formação voltada para a empregabilidade contida nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998/1999), nos Temas Transversais (1998) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (1999). A abordagem defendida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais apresenta a sociabilidade do capital como algo insuperável e intocável, cabendo apenas transformar a consciência dos homens, capacitando-os para o enfrentamento dos desafios de um mundo tecnologicamente desenvolvido e economicamente mundializado. A critica realizada por nossa análise, pauta-se na explicitação das implicações e limites dessa proposta para a formação humana, compreendendo que a proposta dos documentos analisados mantém os efeitos do trabalho alienado sobre o trabalhador, legitimando e naturalizando a desumanização inerente às relações sociais da sociabilidade capitalista. Quanto à vida coletiva, os Parâmetros Curriculares Nacionais e os Temas Transversais sugerem a cidadania e o mercado consumidor. Entendemos que essa vida coletiva tem uma existência abstrata e vazia de sentido, pois restringe-se ao espaço da política e do mercado, controlados e necessários à reprodução desse sistema. E por fim, tentamos demonstrar as possibilidades de uma atividade educativa que vislumbre uma formação para além do capital.<hr/>The present work analyzes, to the light of the marxiana ontologia, the formation directed toward the empregabilidade contained in the National Curricular Parameters (1998/1999), in the Transversal Subjects (1998) and in the National Curricular Lines of direction of Average Ensino (1999). The boarding defended for the National Curricular Parameters presents the sociability of insuperável and untouchable the capital as something, fitting only to transform the conscience of the men, enabling them to the enfretamento of the challenges of a world tecnologicamente developed and economically mundializado. It criticizes it carried through for our analysis, guideline in the explicitação of the implications and limits of this proposal for the formation human being, understanding that the proposal of analyzed documents keeps the effect of the mentally ill work on the worker, legitimizing and naturalizing the inherent desumanização to the social relations of the capitalist sociability. How much to the collective life, the National Curricular Parameters and the Transversal Subjects suggest the citizenship and the consuming market. We understand that this collective life has an abstract and empty existence of direction, therefore restricts it the space of the politics and the market, controlled and necessary to the reproduction of this system. E finally, we try to demonstrate the possibilities of an educative activity that has glimpsed a formation for beyond the capital. <![CDATA[Autonomia de aprendizes on-line de inglês]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922008000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho aborda como as novas tecnologias de informação e comunicação podem promover a autonomia de aprendizes de língua inglesa. Nesse sentindo, o papel desempenhado por alunos e professores adquire um novo significado. Expressões como “aprendizagem colaborativa” e “construção de conhecimento” são empregadas de modo a esclarecer ao leitor a importância de recursos da Web que privilegiem a visão dialógica. Desse modo, alunos tornam-se protagonistas na construção do conhecimento. O estudo finaliza atentando para a formação do sujeito social e a potencialização de suas múltiplas inteligências através do contexto digital.<hr/>The present study addresses how the new technologies of information and communication can promote the autonomy of learners of English. In this perspective, the role played by students and teachers carries a new meaning. Expressions like “collaborative learning” and “construction of knowledge” are employed in order to raise the reader’s awareness of the importance of online resources which favour the dialogue. Thus, students become agents in the construction of knowledge. The study finishes with the focus on the formation of the social being and the empowerment of their multiple intelligences made possible by the digital environment. <![CDATA[Novas tecnologias de comunicação e de informação: o que dizem as revisões acadêmicas canadenses, norte-americanas e a experiência brasileira?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922008000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem por objetivo contribuir na ampliação das discussões atualmente presentes no campo acadêmico referentes à utilização de novas mediações tecnológicas de informação e de comunicação para educação. Mais especificamente, apresentará as principais discussões e levantamentos presentes no campo da educação online (online instruction), a partir de pesquisa bibliográfica recente das produções canadense e norte-americana. Além disso, tem como objetivo estabelecer diálogo com a literatura brasileira e com experiência recente e de grande impacto no estado de São Paulo, nesta área de conhecimento, ao apresentar um programa de formação inicial de professores que utiliza as chamadas novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) e que se realiza com a participação de universidades brasileiras de grande influência.<hr/>This article aims to contribute to the expansion of the discussions currently in the academic field concerning the use of new mediations of information technology and communication for education. More specifically, will present the main discussions and surveys in the field of education on-line (online instruction), from literature search of recent productions Canadian and North American. Moreover, aims to establish dialogue with the Brazilian literature and with recent experience and great impact on the state of Sao Paulo, in this area of knowledge, to submit a programme of training of teachers using so-called new information and communication technologies (ICT) and to be held with the participation of Brazilian universities of great influence. <![CDATA[Identidades, sujeitos e línguas indígenas: “entre o corte do excesso e o semear da falta”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922008000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Propõe uma discussão sobre a noção de língua nacional definida através do pressuposto da unidade lingüística e sustentada por afirmações do tipo “a língua portuguesa é o idioma oficial da República Federativa do Brasil”. Esta afirmação começa a ser reestruturada pelo reconhecimento oficial da diversidade lingüística brasileira e das dificuldades no trato com estas questões, tanto em nível acadêmico quanto nos demais níveis de poder. Levantam-se alguns questionamentos acerca das políticas lingüísticas articuladas junto à política de Educação Escolar Indígena no Brasil e especificamente na Amazônia. De um lado estão os povos indígenas que, por motivos históricos alheios a sua vontade, não falam uma língua que se possa denominar como propriamente indígena. De outro lado, discute-se como se organizam as práticas de escolarização em comunidades indígenas de fronteira que falam não somente uma, mas até cinco línguas, incluindo as indígenas e as línguas dos países limítrofes. O que fazer, então, se todas estas realidades estão sujeitas ao “modismo reducionista” imposto pela legislação da educação escolar indígena bilíngüe?<hr/>This article propose a discussion about the national language defined throught the pressupose of the language unity and supported by affirmations as like “the portuguese language is the official language of the Federative Republic of the Brazil”, this affirmation begin to be restructured by the official recognizement of the brazilian languages diversities and the difficulties in treat with these questions, as much in the academic level as others power’s levels. Some questions are raising about the articulateds languages’ political by politicals of the indigenous school education in the Brazil and specially in Amazônia. On one side are the indigenous peoples with their historical’s reasons oblivious to wish themselves don’t speak their own languages. In opposite case, discuss how are organizated the practices’ school in the natives communities of the border who don’t speak one language only, but more than five languages, including the indigenous languages of the other neighboring countries. What to do if all these realities are subject to “reductionist model” by law of the bilingual native school education. <![CDATA[Por uma educação pelo dínamo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922008000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A idéia de uma educação perene só se justificaria se algo no humano também fosse perene. Mas o humano é inconcluso e finito. É concebido na dinamicidade da vida e vive o vir-a-ser. É, por excelência, um ser de transformação. Muda constantemente. Em face disso, esse artigo debate as temáticas: “uno versus diverso” e “estático versus mutabilidade”. Nesse debate, chega à dialética e a ela associa a idéia de dínamo como metáfora de uma educação pela mudança e transformação. Argumenta que se viver é sofrer transformações ininterruptas, uma educação pelo dínamo é a que melhor pode enfrentá-la.<hr/>The idea of a perennial education would only be justified if something in the human being also was perennial. But the human being is incomplete and finite. It is conceived in the changes of the life and lives come-the-to be. It is, par excellence, a transformation being. Dumb constantly. Face of this, this article has debated the thematic: “joins versus diverse” and “static versus changeability”. In this debate, she arrives at the dialectic and it associates the dynamo idea as metaphor of an education for the change and transformation. It argues that to live it is to suffer uninterrupted transformations, an education for the dynamo is the one that better can to face it. <![CDATA[Imagens didáticas do índio na coleção História e Vida]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922008000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Na construção das primeiras imagens sobre os mais diversos temas históricos é impossível ignorar o papel desempenhado pela tríade escola, livro didático e professor. Embora saibamos, por exemplo, que a mídia, por meio de filmes, novelas, séries e documentários, influencie nas interpretações das pessoas sobre os conteúdos históricos, a História ensinada nos tempos escolares continua a assumir destaque na formação da idéia de história presente na mente da maioria da população. Neste sentido, o presente artigo procura analisar as representações dos povos indígenas produzidas pela Coleção História e Vida, de autoria de Nelson e Claudino Pilleti, adotada pelos alunos do ensino fundamental durante os anos 1980 e 1990 no Brasil. Nosso objetivo é perceber a presença de certas tipologias, padrões e estereótipos na constituição da narrativa da história e identidade dos índios no discurso didático.<hr/>In the construction of the first images on the most diverse historical subjects it is impossible to ignore the role played for the triad school, didactic book and teacher. Although we knew, for example, that the media, through films, soap opera, series and sets of documents, influences in the interpretations of the people on the historical contents, the History taught in the school times continues to assume prominence in the formation of the idea of history present in the mind of the majority of the population. In this direction, the present article intends to analyze the representations of the Indian Nation produced by the História e Vida Collection, of authorship of Nelson and Claudino Pilleti, adopted for students of basic education during years 1980 and 1990 in Brazil. Our objective is to perceive the presence of some types and standards in the constitution of the history narrative and identity of the Indian People in the didactic speech. <![CDATA[Del sujeto de la verdad a la verdad del sujeto]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922008000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artículo pretende introducir el análisis de los discursos, a partir de cuestionamientos sobre la verdad del sujeto del deseo y apuntar algunas de sus consecuencias, principalmente, en lo que respecta a la elaboración y diseño de políticas y programas educativos de atención y atendimiento infantejuvenil. Se aprovecha para presentar las dislocaciones del pensamiento de Jaques Lacan sobre la práctica psicoanalítica y la diferencia entre seguir los modelos y hacer de la diferencia un camino propio, la existencia.<hr/>This essay aims at to introduce an analysis of discourses questioning about the truth of the subject’s desire, and also to point out some consequences, which are mainly in the elaboration and design of policies and educational programs attending to children. Furthermore, it’ll be presented Jack Lacan’s thought about psychoanalytic practice and the difference between following models and making own way for the existence, from its singularity. <![CDATA[Relatos de pesquisa: considerações sobre a sociologia e a educação ambiental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922008000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta comunicação visa compartilhar alguns resultados pertinentes à pesquisa realizada no âmbito da pós-graduação, onde se buscou analisar a produção intelectual em sociologia ambiental na América Latina, entendendo quais são as propostas ou soluções que essa produção coloca para a minimização dos problemas socioambientais. A despeito dos resultados obtidos, nota-se que a educação ambiental, difundida como promessa para a emergência da consciência ambiental e possível superação da crise civilizatória, pouco se destaca dentre as preocupações da sociologia (como pode ser visto também em Layrargues, 2002).<hr/>This communication aims to share some pertinent results to the research carried in the scope of the after-graduation, where it searched to analyze the intellectual production in environmental sociology in Latin America, understanding which are the proposals or solutions that this production places for the minimization of social environmental problems. In relation to the results, it is noticed that environmental education, spread out as a promise to the emergency of environmental conscience and possible overcoming of the civilization crisis, a little is distinguished amongst the concerns of sociology (as it can also be seen in Layrargues, 2002). <![CDATA[Inclusão, identidade e o método da capo, na aprendizagem instrumental inicial da Filarmônica do Divino, do estado de Sergipe]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922008000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Para que possamos entender e refletir sobre educação musical especial em Sergipe através deste artigo que pretende fazer uma abordagem o processo de ensino do Projeto Filarmônica Coral e Escola de Música de Indiaroba, município que se localiza a 100 km de Aracaju, Estado de Sergipe. O objetivo do tema procede métodos de ensino musical instrumental comuns a alunos ditos normais. Perceber semelhanças nas diferenças de aprendizado em aluno especial dentro de projeto de Banda de Música.<hr/>So we can understand and reflect on musical education in particular through Sergipe This article aims to approach the process of teaching the Project Philharmonic Choir and School of Music, Indiaroba, the municipality that is located 100 km of Aracaju, state of Sergipe. The objective of the theme carries methods of teaching instrumental music students said the common standard. Understanding similarities in the differences in student learning in particular within the project of Banda Music. <![CDATA[A biblioterapia na humanização da assistência hospitalar do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina - HU/UFSC]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922008000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem por finalidade apresentar resultados do estudo realizado com pacientes, acompanhantes e funcionários das Unidades de Internação Cirúrgica do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (UIC/HU/UFSC). O foco central foi o de verificar até que ponto a prática biblioterapêutica e as atividades de lazer contribuem no processo de Humanização da Assistência Hospitalar dos pacientes internados nas (UIC/HU/UFSC), na percepção dos pacientes, acompanhantes, funcionários da enfermagem e assistentes sociais da referida unidade de internação. Foram entrevistados 16 pacientes, 11 acompanhantes e 13 funcionários da enfermagem e assistentes sociais. As atividades de lazer analisadas neste estudo foram a prática biblioterapêutica, as atividades do grupo Reaja e a dança. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa. Quanto ao procedimento técnico, a presente pesquisa é classificada como estudo de caso, no qual, utilizou-se, para a coleta dos dados a entrevista estruturada e, cujos resultados demonstram que as atividades contribuem muito na Humanização da Assistência Hospitalar dos pacientes internados na UIC/HU/UFSC.<hr/>This article has for purpose to present resulted of the study carried through with patients, companions and employees of the Units of Surgical Internment of the University Hospital of the Federal University of Santa Catarina (UIC/HU/UFSC). The central focus was to verify until point the practical librarytherapy and the activities of leisure contribute in the process of Humanization of the Hospital Assistance of the patients interned in (UIC/HU/UFSC), in the perception of the patients, companions, employees of the nursing and social assistants of the related unit of internment. 16 patients, 11 companions and 13 social employees of the nursing and assistants had been interviewed. The analyzed activities of leisure in this study had been the practical library-therapy, the activities of the group React and the dance. One is about a quantitative and qualitative research. How much to the procedure technician, the present research is classified as case study, in which, it was used, for the collection of the data structuralized interview e, whose resulted they demonstrate that the activities contribute very in the Humanization of the Hospital Assistance of the patients interned in the UIC/HU/UFSC. <![CDATA[Promoção de reflexividade na formação inicial docente: o papel do professor orientador de pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922008000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A formação inicial de professores, comumente, propõe princípios da prática investigativa como abordagem metodológica docente, constituindo-se em aprendizagem e construção reflexiva do professor. Nesta perspectiva, muitas instituições incluíram no currículo o Trabalho de Conclusão de Curso. Nesta atividade, investigamos os principais atributos do professor orientador ao desenvolvimento da reflexividade dos orientandos. Os sujeitos foram sete acadêmicas de Pedagogia. Os encontros de orientação foram gravados e transcritos e a apresentação oral da pesquisa videogravada. Foi solicitado para que cada acadêmica registrasse em portfólios, o processo de pesquisa vivenciado. Na realização de sua primeira pesquisa verificamos que as acadêmicas foram dependentes, apresentando medos e inseguranças frente ao novo. Os principais atributos da orientação à promoção da reflexividade das acadêmicas foram: mediação do conhecimento; auxílio na definição e compreensão da teoria; sinalização da necessidade de um olhar crítico frente ao fenômeno estudado; indicação de cuidados éticos à pesquisa; assunção de uma atitude indagativa; sinalização da incerteza do processo de pesquisa; animação do processo de aprendizagem das acadêmicas; inserção das acadêmicas em eventos científicos e solicitação do registro da pesquisa em portfólio. Este resultado vem ressaltar a importância da figura do orientador no processo de pesquisa à promoção da reflexividade docente.<hr/>Principles of investigative practice are commonly proposed as teaching methodological approach in the initial education of teachers, which constitutes a reflexive construction and learning for the teacher. Under this perspective, a great number of institutions have included the End of Term Paper in their program. In this activity, it has been investigated tutors’ main attributes for the development of their tutees’ reflexivity. Seven academic learners from the Teacher Education Course were the subject of study. The meetings with tutors have been recorded and transcribed and the tutees’ oral presentations have been video recorded. Each learner has been asked to produce a portfolio with data from their research processes. It has been observed that the students were very dependent during their first research, showing some fear and insecurity when facing new aspects. The man attributes in the orientation for the promotion of reflexivity from the learners were: knowledge mediation; help for definition and comprehension of theory; showing the need of a critical view of studied phenomena; indication for an ethical research; assumption for an inquisitive attitude; showing of uncertainty during the research process; increase of students’ motivation during the learning process; applying for scientific events and requiring a portfolio for registering research data. The results found have demonstrated the importance of the presence of a tutor during the research process to promote on teachers. <![CDATA[Constituição da reflexividade docente: indícios de desenvolvimento profissional coletivo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922008000200016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partindo de projeto formativo-investigativo, o processo de reflexividade coletiva de um grupo de professores foi registrado na forma escrita, possibilitando a identificação de indícios deste processo e seus determinantes e implicações mais evidentes. O objetivo da pesquisa foi compreender o processo de refle4xividade docente, por meio da análise crítica das narrativas dos professores envolvidos e identificar estratégias de formação potenciadoras do desenvolvimento das lógicas reflexivas dos participantes em sua busca coletiva para superarem dilemas cotidianos e concretizarem a construção colaborativa e partilhada do projeto político-pedagógico da escola. O projeto formativo desenvolve-se a partir de inquietações provocadas pelas diferentes perspectivas nas discussões em relação à possibilidade de mudança de concepção, estrutura, organização e currículo da escola. Os resultados indicam ser possível intervir intencionalmente nos processos de construção de conhecimento e desenvolvimento profissional e pessoal docentes promovendo um processo de reflexão compartilhado, sistemático e crítico centrado nas suas práticas e ações cotidianas.<hr/>Provided by a formative-investigative project, the process of collective reflexivity of a group of teachers was registered in writing, making it possible to identify the indication of this process and its most noticeable determiners and implications. The purpose of such a research was to understand the teaching process reflexivity by means of the critical analysis of the involved teachers’ narrations as well as to identify some strategies of potential formation in the development of the participants’ reflexive logic in their collective search to overcome everyday dilemma and also to accomplish the collaborative and shared construction of the political-pedagogical school project. The formative project is elaborated from the uneasy occasions caused by the different expectations when discussing the possibilities of changing the conception, structure, organization and the school curriculum planning. The results point to a possible deliberate intervention in the knowledge building up process as well as in both professional and personal development of the teachers, leading to a shred, systematic and critical reflective process focused on their everyday teaching experience and activities. <![CDATA[A escravidão da criança negra e a Lei do Ventre Livre (1871)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922008000200017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta pesquisa bibliográfica é de natureza histórica. O objeto investigado é o contexto das mudanças da sociedade brasileira do século XIX, no qual emergiu a Lei do Ventre Livre de 1871. A referida Lei contemplou aspectos da educação das crianças nascidas livres do ventre escravo. De acordo com o texto legal, a propalada educação seria um fator de integração social dos negros, com uma gradual abolição da escravatura. Investigou-se o que realmente se fez, uma vez que a própria população branca era pouco escolarizada. Deu-se voz aos proprietários de terras da época, à elite política e aos viajantes europeus autores de relatos. Constatou-se que para a população negra cativa colocavam-se necessidades mais prementes, dentre elas a da própria sobrevivência.<hr/>This research if of historical nature. The object investigated is the context of the changes at the Brazilian society at the XIX century, where emerged the lei do ventre livre (free birth) law of 1871. This law has the aspects of the children’s education been born free of the womb of the black people, whit an gradual abolition of the slavery. Was investigated what one really was done, once that the white population didn’t have a good education.The land owners of that time, the political elite and the european travellers started to be heard. It was evidenced that for the black people was placed needs more important, for example the needs of survive. <![CDATA[Polifilo e o sonho da tipografia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922008000200018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esse texto é uma introdução ao livro “Hypnerotomachia Poliphili”, de autoria do dominicano Francesco Colonna, publicado em 1499 pelo editor Aldo Manuzio. É também uma introdução às técnicas da impressão xilográfica utilizadas nas ilustrações desse livro, e à história da tipografia veneziana em fins do século XV. A concepção gráfica e visual desse livro famoso são modelares e persistem até hoje.<hr/>This is an introduction to the book "Hypnerotomachia Poliphili", from dominican Francesco Colonna, and published by Aldo Manuzio, in 1499. It's also na introduction to the techniques of xylography printing used to illustrate this book, and the history of venetian typography at the end of the 15th century. The graphic tradition and visual approach of this remarkable book persist as model up to now. <![CDATA[Entre necas, peitos e picumãs: subjetividade e construção identidária das travestis do Jardim Itatinga]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922008000200019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Das chamadas minorias sexuais ou sociais, a travesti é a mais perversamente marcada pela identidade sexual, quase inexistindo nos estudos de gênero. Vivendo e se estruturando identitariamente a partir da ilegalidade e marginalidade, é difícil encontrá-la fora da prostituição. Neste estudo, tendo por base o que Foucault chamou de scientia sexualis e as erótica, analiso como os discursos verdadeiros desembocaram no sexismo, misoginia e homofobia, e busco compreender como elas se subjetivam e se constituem como sujeitos levando-se em conta os dos processos de resistência aos dispositivos de poder. Minha questão é: como as travestis, profissionais do sexo se estruturam identitariamente a partir do não-lugar social que ocupam no cenário urbano da cidade de Campinas?<hr/>Among the so called sexual or social minorities, the transvestites are the most perversely marked by their sexual identity, almost completely forgotten by gender studies. Living and structuring their identities from illegality and marginality, it is difficult to find them out of prostitution. In this study, from what Foucault called scientia sexualis and as erotica, I analyze the way truthful discourses lead to sexism, misogyny and homophobia, and I try to comprehend how this structural violence provokes the loss of transvestites’ sense of citizenship and, at the same time, how they subject and build themselves throughout the processes of resistance to the mechanisms of power. My question is: how come transvestites, professionals of sex, structure their identities from the social no-place they occupy in the urban scenario in the city of Campinas. <![CDATA[Alterações de fala em escolares: ocorrência, identificação e condutas adotadas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922008000200020&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo desta pesquisa foi verificar a prevalência das alterações de fala em escolares do Ensino Fundamental, saber o que os professores desses alunos pensam sobre as possíveis interferências das alterações de fala na vida das pessoas e que condutas tomam ao identificar tais alterações. Participaram 523 escolares de 1ª a 4ª série de uma escola estadual da Cidade de São Paulo, com os quais foi realizada uma avaliação fonoaudiológica para a coleta da fala, bem como foi verificada a percepção desses enquanto falantes. Participaram, ainda, 28 professores desses mesmos escolares, dos quais solicitou-se a identificação dos alunos que eles achassem que apresentavam problemas de fala. Esses professores também responderam a um questionário dizendo o que pensavam sobre as alterações de fala e que condutas tomavam quando identificavam o problema. Esta pesquisa demonstrou que o índice de alteração de fala nessa população de escolares é elevado, predominando as alterações do tipo distorção. A percepção de possíveis erros na fala do próprio falante (aluno) é mais acurada do que a percepção do professor. Tanto alunos, como professores, identificam um número menor de alterações de fala quando comparado com a avaliação fonoaudiológica. Todos os professores acreditam que as alterações de fala interferem negativamente na vida da pessoa e referem encaminhar alunos com dificuldades de fala para o fonoaudiólogo.<hr/>The purpose of this research was to verify the prevalence of speech disorders in students of elementary school, to know what the teachers of these students think about the possible interferences of speech disorders in people’s lives and what procedures are adopted when these disorders are identified. 523 students from first to fourth grades of a public school in the city of São Paulo took part in this work. A speech-language assessment was done to evaluate the students’ speech articulation and some questions about their speech production were asked in order to verify the perception of these students as speakers. 28 teachers of these same students also took part in the research. They were requested to identify the students they thought that have speech disorders. These teachers also answered a questionnaire about what they thought about speech disorders, and what procedures they adopt when they identify the problem. This research showed that the number of speech disorders in these students is high and that speech distortions are predominant. The students’ perception of their own possible speech problems is more accurate than the teachers’ perception. The number of speech disorders identified by the speech-language assessment was greater than the number identified by the students and the teachers. All the teachers believe that speech disorders have a negative interference in people’s lives and send their students to a speech-language pathologist. <![CDATA[O fazer metodológico na educação de jovens e adultos: a prática no Projeto Educativo de Integração Social - PEIS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922008000200021&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta pesquisa tem por objetivo compreender o processo de formação e aprendizagem dos educadores e educandos do Projeto Educativo de Integração Social - PEIS. A prática no Projeto possibilita a reflexão de propostas metodológicas para a Educação de Jovens e Adultos - EJA, no cenário das Políticas Públicas Educacionais no país. O enfoque do trabalho é a metodologia do PEIS, destacando o Tema Gerador e o Estudo do Meio como propostas metodológicas para uma educação pautada no diálogo entre educadores e educandos. O trabalho utilizou-se da metodologia da pesquisa-açãoparticipante, tendo como referência o sociólogo colombiano Orlando Fals Borda, envolvendo alunos, ex-alunos, professores e ex-professores do PEIS. Desta forma procurou-se compreender o processo de formação e aprendizagem, partindo da “Historicidade da Educação de Adultos no Brasil” e das políticas públicas proposta para a Educação de Adultos ao longo dos anos. Abordouse “O Projeto Educativo de Integração Social - PEIS”, a fim de configurar o local escolhido para a realização do trabalho dando voz aos educadores e educandos do Projeto, e por fim, analisou-se as “práticas de formação e aprendizagem de adultos” tomando como eixo três categorias: formação, aprendizagem e metodologia.<hr/>This research has as an objective try to understand the process of formation and learning of educationalist and student in the Educative Process of social integration PEIS (in Portuguese) or EPSI (in English). The practicing in the process gives us the possibility of reflexion in methodological proposes to youth and adult education - EJA - in educational public policies in the country. The main work is PEIS‘ methodologies focusing and study environment as methodological proposes to an education ruled in the dialogue between educationalists and students. The work used the methodology of research - action - participant having as reference the Colombian sociologist Orlando Fais Borda, getting students, exstudents, professors and ex- professors from PEIS involved. On this way we tried to understand the process of formation and learning, based on “Historicidade da educação de adultos no Brasil” - and from public policies proposed to the Education of adults along the years. It was broached “The Educative project of social integration - EPSI” so as to configurate the chosen place to make the research goes on. Giving power to educationalists and students from the project and finally it was analyzed the “practices of formation and learning of adults” having as a main point three categories:Formation, learning and methodology. <![CDATA[Da sujeição às experiências de constituição de si na função - educador: aproximações foucautianas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922008000200022&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O propósito central da pesquisa consiste em investigar a problematização das abordagens voltadas para as experiências de subjetividades na trajetória genealógica do pensamento de Michel Foucault. A hipótese é a de que o sujeito pode mudar de estatuto à medida que seus campos de experiências singulares nos acontecimentos históricos que ele é capaz de produz e nos quais está envolvido se transformam: da sujeição às experiências de constituição de si. Com isto, problematizar-se-á quais são os canais possíveis para ir além das forças normativas, disciplinares, reprodutivas e de dominação que perpassam as experiências de formação humana. A possibilidade de reposicionamento dos sujeitos nestas experiências está ligada com o questionamento de determinadas posições históricas dos sujeitos envolvidos na educação. Deste modo, procurar-se-á desenvolver a noção de função-educador como indicador reversível da dinâmica operatória em que dois ou mais sujeitos se põem em relação, cujo enfoque de formação prepondera. A função-educador tentará problematizar certas perspectivas que podem ser tomadas como canais de criação e produção de experiências dessujeitantes, a partir do campo da educação. Para tanto, serão analisados o papel dos jogos de verdade presentes nas experiências históricas de constituição dos sujeitos; os processos e campos de subjetividades implicados em certas relações de forças cujos domínios de saber-poder, ao serem questionados, liberam alguns canais para que os sujeitos, envolvidos nas experiências educativas, passem a constituir relações consigo mesmos, ou seja, outras subjetividades. A perspectiva de uma relação educativa parrhysiasta, de um posicionamento como intelectual específico, infame e crítico por parte do educador serão preponderantes neste contexto.<hr/>The main goal of this research is to investigate the way the approaches to the experiences of subjectivity become issues themselves in the genealogical trajectory of Michel Foucault’s thinking. The hypothesis is that the subject can cange his condition as the fields of his particular experiences in the historical events he can produce and in which he is involved themselves change: from subjection to the experiences of self-constitution. Thus issues will be made of the matter of which are the feasible channels to go beyond the normative, disciplinary, reproductive, and domination-oriented power that pervade the experiences of human formation. The possibility for subjects to change their position through such experiences is connected with the questioning of certain historical positions of the subjects involved in education. In that way an attempt will be made to developed the idea of the role of educator as a reversible indicator of the working dynamics in which two or more subjects are confronted and whose formation approach preponderates. The educator function will make issues of certain perspectives which can be taken as channels for creation and the production of desubjectizing experiences starting from the field of education. To that end an analysis will be conducted of the part played by the truth games present in the historical experiences of subject building; the processes and fields of subjectivity implied in some relations of power whose knowledge-power domains, when questioned, open channels for the subjects who are involved in educational experiences to start building relations with themselves, that is, new subjectivities. The perspective of a parrhysiastic educational relation, or a position taking as a specific, infamous, and critical intellectual on the part of the educator will be decisive in this context. <![CDATA[As relações interpessoais à luz do psicodrama]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922008000200023&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Tratando-se de um estudo de caso esta tese tem por objetivo geral o desenvolvimento de uma pesquisa longitudinal com caráter quantitativo, qualitativo e sociométrico a fim de analisar como se dão as relações interpessoais entre graduandos do Curso de Pedagogia vespertino da Faculdade de Educação da Unicamp no período de 2003 a 2005. Apresenta como justificativa que os graduandos dessa instituição atuarão no mercado de trabalho em nome dessa instituição e alguns deles enquanto educadores serão responsáveis pela formação cognitiva, social e afetiva de seus alunos. Traz contribuições teóricas acadêmicas relacionadas às relações interpessoais e à dinâmicas de grupo na tríade: família, escola e sociedade; alguns dos pesquisadores s pioneiros dessa área e socionômicas, em específico o psicodrama, a sociometria e o psicodrama pedagógico, trata também da formação do pedagogo frente à temática pesquisada, trazendo como concepção a idéia de que o homem é necessariamente um ser social e só se torna ser humano nas relações interpessoais. As correlações entre as análises quantitativas, qualitativas e sociométricas se mostraram coerentes e complementares, identificando que houve no início as relações eram mais harmônicas e no terceiro ano constatou-se uma piora nas mesmas. Identifica que a temática das relações interpessoais não foi contemplada no currículo vigente dos anos de pesquisa, nem de forma interdisciplinar, nem por meio de disciplinas de núcleo comum ou eletivas que contribuíssem para a formação acadêmica relacional desses graduandos. Constatou-se também que não houve da instituição um olhar voltado para o diagnostico das relações, nem mesmo de maneira intuitiva. Por conseguinte, não houve uma ação preventiva ou curativa para os problemas relacionais identificados nessa pesquisa. Apesar de ter havido uma reformulação, o novo currículo (2008) não trouxe avanço qualitativo em relação à inserção transversal ou como disciplina específica dessa relevante temática.<hr/>Considering this thesis is a case study, it has as aim the general development of a qualitative, quantitative, and sociometric longitudinal research, in order to analize how does it happen the interpersonal relationships among undergraduate students of afternoon shift of Education faculty of the State University of Campinas (Unicamp), from 2003 to 2005. The thesis justification is that the undergraduate students from such university will work under that institution name and some of them will be responsible for social, emotional and cognitive formation of their students as educators. So the thesis has brought academical and theoric contributions related to interpersonal relationships and to the group dynamics in the family, school, and in the society triad. Some precursor researchers of such area and of those socionomic ones, specially psychodrama, sociometry and pedagogical psychodrama also have approached the pedagogist formation concerning to the researched issue, whose conception is that man is a social being and as such he may only become a human being into the interpersonal relationships. The qualitative, quantitative, and sociometric analysis correlationships were considered coeherent and complementary. It was also identified that at the begining of the course the relationships were more harmonic but at the third year, they got worse. The thesis has identified that the interpersonal relationship theme was considered neither at the current school program from 2003 to 2005, nor interdisciplinarily, nor through the basic and eletive subjects which could contribute on the undergraduates’ relational academic formation. It was also observed that the academic institution didn’t worry about diagnosing the relationships, not even intuitively. So there was no preventive and remedial action concerning to the relational difficulties found in this research. In spite of reformulations, the brand new syllabus of 2008 has not caused qualitative improvement related to the insertion of transversal or specific subjects concerning to this relevant topic. <![CDATA[Política pública de economia solidária: uma política em construção]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922008000200024&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta tese de doutorado, usando uma metodologia qualitativa e conceitos de economia solidária, de política pública e Estado, burocracia, poder político e tomada de decisões, investiga a implantação de política pública de economia solidária no Governo Federal (2003-2006), Governo do Estado do Rio Grande do Sul (1999-2002), Municípios de São Paulo (2001-2004), Santo André (1989-2004), Osasco (2005-2007) e no município de Campinas (2001-2007). Busco, a partir dos marcos legais e das intencionalidades da política, estabelecer nexos dessa construção e, a partir daí categorizá-la como política pública em construção através dos indicadores propostos. Em particular no município de Campinas (2001-2007), utilizando a metodologia do estudo de caso, a partir de um duplo papel de pesquisador e gestor da política, apresento a construção dessa política a partir de seu marco legal, detalhando a ação da burocracia pública na análise das proposições construtivas da política no fomento aos empreendimentos solidários. Utilizo os espaços de construção da política, definidos entre os sujeitos constitutivos da política, para estabelecer os nexos entre o conceito de economia solidária e da política pública de economia solidária. Através de entrevistas envolvendo os gestores públicos e os sujeitos constitutivos dos empreendimentos solidários na experiência de Campinas e resgatando a análise dos textos relativos às experiências dos demais municípios, Estado do Rio Grande do Sul e Governo Federal, finalizo a análise da política pública, caracterizando-a como em construção.<hr/>This doctoral thesis, using a qualitative methodology and concepts of solidary economy, public policy and state, bureaucracy, political power and decision-making, investigates the deployment of public policy for solidary economy in the Federal Government (2003-2006), Government of State of Rio Grande do Sul (1999-2002), Municipality of São Paulo (2001-2004), Santo André (1989-2004), Osasco (2005-2007) and in the city of Campinas (2001-2007). Search, from the legal milestones in intentionalities policy, establish links of this building and from there categorizá it as public policy in progress through the indicators. In particular in the city of Campinas (2001-2007), using the methodology of the case study, from a dual role of investigator and manager of the policy, presenting the construction of this policy from its legal framework, detailing the action of bureaucracy public in the analysis of proposals constructive policy on encouraging enterprises to solidarity. Use the spaces for the construction of the policy, defined between subjects constituting the policy, to establish the links between the concept of economic solidarity and the public policy of economic solidarity. Through interviews involving the public and managers of the subjects constituting empreendimetos solidarity in the experience of Campinas in rescuing the analysis of texts relating to the experiences of other municipalities, state of Rio Grande do Sul and the Federal Government, end the analysis of public policy, featuring as under construction. <![CDATA[Memórias/identidades em relação ao ensino e de professores de história: diálogos com fóruns acadêmicos nacionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922008000200025&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta tese tem como objeto de estudo o papel da Anpuh, enquanto entidade científica, e dos fóruns acadêmicos nacionais em relação ao ensino e formação de professores de História, no período de 1980 até 2006. Trata-se de uma narrativa histórica a partir do diálogo com a Anpuh, o Grupo de Trabalho - GT Ensino de História e Educação, o Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e o Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História. O objetivo é perceber e compreender como são produzidas as práticas de memórias/identidades, por meio das manifestações coletivas desenvolvidas nesses fóruns acadêmicos nacionais. O movimento de produção da narrativa histórica foi realizado pela metodologia da história oral temática, compreendida aqui pela metáfora de um tear manual, composto de ferramentas teórico-metodológicas, pelo conjunto de fios de Memória e Identidade associados à trama; pelo objeto e problema da pesquisa, além dos fios da urdidura que foram colocados previamente no sentido do comprimento do tear. A escolha da história oral temática é um movimento que se traduz na tessitura de nossa investigação, pelo diálogo que estabelecemos com autores e atores, fios que se entrelaçaram no tear pelo movimento do rolo urdidor, do pente e da cala, por onde se deslocaram os fios da trama. É diálogo produzido pelo entrelaçamento de imagens percebidas e concebidas pela aventura da relação feita na diluição, na inteireza do sujeito e sujeitos, do sujeito e objeto de pesquisa. O tecido narrativo construído mostrou-nos que os sentidos das nossas memórias/identidades definem o que somos e como nos posicionamos. São nas manifestações coletivas relativas ao ensino e à formação de professores de História, organizadas nos fóruns acadêmicos nacionais, que imprimimos os sentidos de quem somos.Enquanto campo de investigação, o Ensino de História evidencia a nossa identidade individual e coletiva. Identidade relacional, instalada em território fronteiriço ou intersticial, que se hibridiza nas nossas práticas de pesquisa e ensino, em diálogo com os campos de conhecimento da História e da Educação.<hr/>This thesis has as study object the role of the Anpuh, while scientific entity, and of national academics forums in relation to teaching and the formation of History teachers, in the period of 1980 up to 2006. Its about a sewing process of the historical narrative from the dialogue with the Anpuh with the “Thematic Group Teaching of History and Education”, the “National Meeting Perspective of History Teaching” and the “National Meeting of Researchers of History Teaching” with the objective to perceive and comprehend how are produced practices of memories/identities, from the collective manifestations developed in these national academics forums. The movement of production of the historical narrative was carried through by the methodology of thematic verbal history, understood here by the metaphor of a manual, knitter sewing press composed of theoric-methodologic tools, of the set of wires of Memory and Identity associated in the weft; of the object and problem of the research, wires of the weft, that had been placed previously in the direction of the length of the knitter. The choice of thematic verbal history is a movement that translates itself in the sewing process of our inquiry, for the dialogue that we establish with authors and actors, wires who if had interlaced in the knitter for the movement of the coil wefter, of the comb, for where the wires run to sew the tram. Is the dialogue produced of the interlacement of perceived and conceived images, by the adventure of the relation made in the dilution, in the integrity of the subject and subjects, of the subject and object of research. The narrative contexture constructed showed to us that the sense of our memories/identities define what we are and how we take place. There are in collective manifestations related to teaching and formation of History teachers, organized in national academics forums, that we print the sense of who we are. While inquiry field, teaching of History evidences our individual and collective identity. Relationary identity, installed in bordering or interstitial territory, that mixture in ours practices of research and teaching in dialogue with the knowledge fields of History and the Education. <![CDATA[A matemática no projeto ciência na escola: a busca da autonomia dos alunos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922008000200026&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho foi desenvolvido em uma escola pertencente à rede pública do ensino fundamental, no período compreendido entre 1997 e 2004, os trabalhos foram mediados pelo grupo de professores e alunos em ação colaborativa, fundamentado nos princípios pedagógicos do “Projeto Ciência na Escola”. As ações ocorreram, em dois momentos norteadores, que marcaram significativamente a prática de sala de aula. A pesquisa qualitativa, em seu desenvolvimento quanto ao trabalho de campo, foi caracterizada como pesquisaação, desenvolvida junto aos alunos e professores, utilizando os procedimentos da Metodologia da Pesquisa Científica, segundo a reelaboração desenvolvida pelo grupo colaborativo de professores. A análise qualitativa foi desenvolvida baseada no recorte do material produzido, por professores e alunos. Nesta análise, que consideramos também como uma pesquisa-ação, aprofundamo-nos na discussão do desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa; as mudanças de postura; o desenvolvimento da autonomia. A produção matemática dos alunos foi baseada na Modelagem Matemática via Programação Dinâmica, com o propósito da melhoria do fazer pedagógico. Os resultados demonstram a possibilidade de se constituir um grupo de professores pesquisadores e alunos também o a produção de conhecimento por parte dos alunos e a produção de conhecimentos teóricos pedagógicos por parte do grupo de professores, que contribuíram para a construção da autonomia de ambos.<hr/>This present research was developed of public elementary school in the period between 1997 and 2004, work was mediated by the group of teachers and students in collaborative action, based on the principles of the project "Ciência na Escola" The actions occurred in two moments, which marked significantly the practice of the classroom. The qualitative research in its development as to the fieldwork, was characterized as action research, developed with the students and teachers, using the procedures of the Scientific Research Methodology, according to redesigning developed by the collaborative group of teachers. The qualitative analysis was developed based on the material produced by teachers and students. In this analysis, we consider also as an action research, in the discussion of the development of the work of search; changes in posture, the development of autonomy. The production of mathematics students was based on Mathematics Modeling and Dynamic Programming, with the purpose of improving the teaching done. Moreover, we also focused in the questions that called our attention, related to the learning motivation and learner´s autonomy. We also used Mathematics Modeling Approach, Dinamic Programming and the Work with Projects as a pedagocical approach. The results of this research show that it is possibile to stablish a group of teachers and students as researchers even from public elementary schools.