Scielo RSS <![CDATA[ETD Educação Temática Digital]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1676-259220080003&lang=es vol. 09 num. 03 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922008000300001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title/> <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922008000300002&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title/> <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922008000300003&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Gilles Deleuze, filósofo do futuro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922008000300004&lng=es&nrm=iso&tlng=es As cicatrizes, queimaduras, erupções do filósofo são apenas as figurações mais literais das emoções que se depositam em nossas faces - as emoções que a filosofia em si precisa conceitualizar, por sua vez. Para Deleuze, a própria natureza do conceito emerge de tais “contatos imediatos” com algo sem precedentes e até mesmo apocalíptico, que não pode ser representado, mas, no entanto, precisa ser pensado. O filósofo sci phi usa a sensação de seus encontros em seu corpo e sua mente, quer estas sejam marcas que entalharam sua carne delicada, ou as impressões fora-deste-mundo que se resolveram em expressões, ou as experiências que formaram as dobras delicadas da matéria cinza.<hr/>The scars, burns, and rashes of the philosopher are only the most literal figurations of the affects that deposit themselves on our faces-the affects which philosophy itself must conceptualize in turn. For Deleuze, the very nature of the concept emerges from such “close encounters” with something unprecedented and even apocalyptic, which cannot be represented but must be thought nonetheless. The sci philosopher wears the sensation of his encounters on his body and brain, whether these are marks that have sculpted his or her delicate flesh, or the out-of-this-world impressions that have resolved themselves in expressions, or the experiences that have formed the delicate folds of gray matter. <![CDATA[A imagem na popularização das ciências: a astronomia popular de Camille Flammarion]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922008000300005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Na prática científica, não existe a imagem pela imagem. A imagem é sempre considerada um processo, o resultado de uma teoria ou a representação de um raciocínio ou modelo. Neste artigo introduzirei a discussão sobre o funcionamento de imagens em uma obra de popularização das ciências. A obra analisada é a edição de 1955 do livro Astronomie Populaire de Camille Flammarion. Este estudo preliminar indica um funcionamento de ilustração e de demonstração da prova do “fazer ciências”.<hr/>In scientific practice, there is not the image for the image. The image is always respected a process, the result of a theory or the representation of a reasoning or model. In this article I will introduce the discussion on the functioning of images in a work of popularization of the sciences. The publication of 1955 of the book Astronomie Populaire of Camille Flammarion is the object of analysis. This preliminary study indicates a functioning of illustration and of demonstration of the proof of “to do sciences”. <![CDATA[Redes e icebergs: diagramas de poder em disputa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922008000300006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo tem dois objetivos. Primeiramente, busca exercitar uma forma de conhecimento poéticocientífico na medida em que se deixa guiar pela apreensão imaginativa dos problemas empíricos analisados através de uma pesquisa visual e da produção de expressões imagéticas que abram outras vias de reflexão sobre os casos investigados. Em segundo lugar, o artigo analisará dois eventos relativos à internet que tiveram grande repercussão na imprensa brasileira em julho de 2008, procurando evidenciar uma disputa entre configurações distintas do poder que se desenvolvem sob a superfície da internet.<hr/>This paper has two objectives. First, it aims to put into practice a form of poetic-scientific knowledge to the extent that we are guided by an imaginative comprehension of the empirical problems analyzed; the paper promotes this practice through visual research and through the production of image-based expression, which provide alternative means to reflect on the cases analyzed. Second, the paper analyzes two events related to the internet that strongly impacted Brazilian media in July 2008; the analysis of these two cases focuses on distinct power dynamics that developed underneath the front end of the internet. <![CDATA[Lobos-maus e chapeuzinhos-vermelhos em ilustrações para ver e ler]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922008000300007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Propomos olhares em movimento pelos interiores de algumas imagens em busca de reconhecer elementos de sua própria linguagem a fim de estabelecermos um diálogo com estas imagens e suas/nossas potencialidades, encantamentos, sentidos. Ver Lobos e Chapeuzinhos como fragmentos ressonantes em narrativas que se multiplicam em diferentes cenários e “contextualizações”. Nossa aposta está em não mais obedecer à necessidade representacional do questionamento “o que isso quer dizer?”, “qual o significado daquilo?”, mas possibilitar escorregões e deslizes pelas potências da contemplação e produção de sentidos na própria imagem. Ler imagens que se soltam do texto. Ler textos que se permitem desvincular das imagens; (im)possibilidades em buscar outras apresentações da menina e do animal com a intenção de tencionar os limites do que freqüentemente se nomeia imagem, texto, produção cultural, e potencializar as multiplicidades na ausência do equivalente que representariam e interpretariam. Mas e quanto ao papel do professor perante a educação advinda das imagens: seríamos nós os “faxineiros/as” das “misturas”, das “diferenças” com que nos deparamos no campo educacional, na tentativa de deixar tudo mais uniforme? Se assim o for, talvez estejamos pasteurizando interpretações e análises - pasteurização que não ocorre somente na indústria, mas também com as linguagens e conteúdos.<hr/>We consider looks in movement through the interiors of some images trying to recognize elements of its own language in order to establish a dialogue with these images and its/ours potentialities, wondering, senses. To see resonant Bad Wolf and Little Red Riding Hood as fragments in narratives that multiplies in different scenes and “contexts”. Our bet is no more to obey the representational necessity for the question “what does this want to say?”, “which is the meaning of that?”, but to make possible some sliding for the potency of the contemplation and sense production in the image by itself. To read images that gets free from the text. To read texts that allows it to disentail from the images; (im)possibilities in searching other presentations of the little girl and the wolf with the intention to pressure the limits of what frequent is called image, text, cultural production, and to amplify the multiplicities in the absence of the equivalent that the images would represent and interpret. About the teacher’s role when the subject is the image education, we ask: should we’ll be the “cleaner” of the “mixtures”, of the “differences” that we’ll meet in the educational field, in the attempt to leave all more uniform? If thus it will be, perhaps we’ll be pasteurized interpretations and analyses - process that does not only occur in the industry, but also with the languages and contents. <![CDATA[A relação professor-aluno vista pela ótica cinematográfica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922008000300008&lng=es&nrm=iso&tlng=es O professor deve possuir o domínio do conteúdo, da comunicação e do relacionamento como elementos-chave para promover a aprendizagem. Desses, a relação professor-aluno constitui-se em um dos principais elementos, cujos outros componentes são: o respeito mútuo entre professor e aluno; a confiança que o aluno precisa ter no professor; o compromisso do aluno em seguir as instruções do professor; o interesse do professor com a aprendizagem do aluno; o acompanhamento e a reflexão sobre o progresso dos alunos por parte do professor. Essa relação incorpora, portanto, compromisso recíproco, evidenciando o conceito de confiança. A confiança é tão importante quanto perigosa, pois envolve o risco de que a pessoa em quem se deposita a confiança possa desapontar, ocasionando perdas e danos, incluindo de auto-estima. A relação de confiança obriga as partes a serem transparentes, para que não haja dúvida a respeito da boa-fé incorporada nessa relação. A avaliação que o professor conduz em testes subjetivos é na essência baseada na confiança; igualmente, o aluno não pode violar o princípio da confiança, trapaceando na prova. O filme “O Clube do Imperador” mostra a relação professor-aluno em sua plenitude, evidenciando como esses princípios podem ser válidos na prática.<hr/>The teacher ought to possess the control of the content, the communication and the relationship as the key elements of the learning process. Among these elements, the relationship between teacher and student becomes one of the main ones. Other elements are: the mutual respect of the teacher and the student; the trust that the student must have in his/her teacher; the student’s commitment to following the instructions of the teacher; the teacher’s interest on the student’s learning; the follow-up and the careful examination of the progress of the student by the teacher. The relationship involves, therefore, a bond, evidencing the concept of trust. Trust is both important and dangerous, once it involves the risk of the person who trusts someone be disappointed, the risk of loss and damage, including self-esteem. The relationships based on trust requires that both parties be disclosed, so that there will be no doubts about the good faith involved in this relationship. The appraisal that the teacher conducts using subjective tests is essentially based on trust; on the other hand, the student cannot breach the principle of trust by cheating. “The Emperor’s Club” shows the relationship between teacher and student, and that the principle of trust may also be valid in practice. <![CDATA[Conversando sobre investigações e relações entre escola, currículo e cultura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922008000300009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo expõe uma “conversa” sobre história do currículo de como a autora tem transitado de dois dos muitos lugares possíveis que estudam a cultura material da escola nas pesquisas em que está envolvida, tentando captar a história do currículo em suas expressões materiais mais comuns na história da escola: os livros e os cadernos escolares; e analisando, na história de “instituições escolares exemplares”, os edifícios escolares como a expressão mais visível de um projeto de currículo. Inicialmente são pontuadas algumas questões sobre a polissemia das palavras currículo e cultura e sobre como os referenciais teóricos que assumo conduziram a investigações sobre escola e cultura escolar para estudar a história do currículo, enfrentando as particularidades escolares sem perder de vista a totalidade histórica. Analisando os resultados de uma investigação sobre os edifícios de “escolas exemplares” e outra sobre cadernos escolares de normalistas, conclui-se que tanto a análise dos edifícios de instituições escolares exemplares quanto o mergulho nos detalhes de cadernos escolares permitem captar a história do currículo em suas expressões materiais, identificando as marcas dessa história na “exemplaridade” expressa na monumentalidade dos edifícios, na seletividade dos processos de admissão dos alunos; no grau de exigência; na “excelência” dos professores; no respeito que cercava a relação dos alunos com seus professores; e no processo de negociação que se percebe nas anotações dos cadernos.<hr/>This paper presents a “talk” about the history of curriculum showing how the author has been going through two of the several possible places that study the school material culture in the researches she has been carrying out, trying to grasp the history of curriculum in its most ordinary material expressions in the school history: the books, the notebooks, and analyzing, in the history of “exemplary schools”, the school buildings as the most visible expression of a curriculum project. Firstly some questions about the polysemy of the words curriculum and culture are pointed up, and how the theoretical references that I assume led to investigations about the school and the school culture to study the history of curriculum, facing the school particularity without losing the sight of the historical totality. Analyzing the results of an investigation about the buildings of “exemplary schools” and another one about the notebooks of normal school students, the author concludes that both analyses, the exemplary schools buildings and the deep study of the details found in the notebooks, allow the comprehension of the history of curriculum in its material expressions, identifying this history marks in the exemplarity shown in its buildings monumentality, in the selective processes in the admissions, in its high degree of requirement, in the “excellence” of its teachers, in the respect among teachers and students, and the process of negotiation that can be noticed on the notes written in the notebooks. <![CDATA[Composições curriculares: culturas e imagens que fazemos e que nos fazem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922008000300010&lng=es&nrm=iso&tlng=es O currículo encontra-se povoado por culturas e imagens diversas. Os modos como tais culturas e imagens são vistas, percebidas e tratadas tanto podem limitar como facilitar que composições potencializadoras sejam produzidas nesse território. Este artigo explora possibilidades de um currículo fazer composições com imagens e culturas que o povoam de modo a colocar em jogo novas relações com tudo a que está associado. A discussão aqui apresentada é baseada, sobretudo, nas chamadas teorias pós-críticas de currículo e em algumas idéias do pensamento de Gilles Deleuze. O objetivo é pensar possibilidades de um currículo mover-se entre culturas e imagens que o povoam sem deixar que estas paralisem o pensamento, indiquem caminhos conhecidos a seguir e delimitem os modos de ver, perceber e sentir no território curricular.<hr/>El currículum se encuentra poblado por culturas e imágenes diversas. El modo como estas culturas e imágenes son vistas, percibidas y tratadas tanto pueden limitar como facilitar que las composiciones potencializadoras sean producidas en ese territorio. Este artículo explora posibilidades de composiciones que un currículo puede hacer con imágenes y culturas que lo pueblan de modo que coloque en juego nuevas relaciones con todo lo que está asociado. La discusión aquí presentada se bas, sobretodo, en las llamadas teorías pos-críticas de currículo y en algunas idéas del pensamiento de Gilles Deleuze. El objetivo es pensar con las posibilidades que un currículum tiene de moverse entre culturas e imágenes sin que podamos dejar que estas paralicen el pensamiento, indiquen caminos conocidos a seguir y delimiten los modos de ver, percibir y sentir en el territorio curricular. <![CDATA[A escola na mídia: entre inovações e controles]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922008000300011&lng=es&nrm=iso&tlng=es A mídia se constituiu, ao longo dos últimos tempos, em um espaço privilegiado de circulação de saberes e conhecimentos sobre a vida em geral. Em relação à escola, não tem sido diferente. Com o objetivo de analisar a produtividade de alguns dos discursos sobre a escola, presentes na mídia - particularmente aquela impressa -, busquei, nas reportagens sobre a violência escolar e sobre o incentivo à utilização das novas tecnologias, confirmar a existência de um dispositivo (FOUCAULT, 1989) continuamente utilizado pela mídia para enfatizar a relevância da escola entre nós. Os exemplos aqui trazidos ilustram a variedade, a quantidade e a “qualidade” dos argumentos utilizados em relação à escola e, ainda que as conclusões não sejam (nem pretendam ser) definitivas, talvez a única saída para a escola contemporânea, apontada pelas reportagens, seja, diante das constantes ameaças, fazer uso das inovadoras tecnologias e dos infinitos mecanismos de controle para manter “nas” escolas os incivis, indisciplinados e mal-educados que ainda não conseguiram aprender a acreditar na importância da mesma (e na educação por ela praticada).<hr/>In recent times, the media have been a privileged arena for the circulation of wisdom and knowledge about life in general. The same applies to school. In order to analyze the productivity of some discourses present on the media - particularly in their printed version - about school, I attempted to confirm the existence of a ‘device’ (FOUCAULT, 1989). It is permanently used by the media to stress school’s relevance among us. The examples presented here illustrate the variety, quantity, and ‘quality’ of the arguments regarding school. Furthermore, although conclusions are not (and do not intend to be) final, perhaps the only solution pointed out by news articles for contemporary school facing constant threats is to use new technologies and the endless control mechanisms to keep “in” school those uncivil, undisciplined, and rude who have not yet been able to learn to believe in its importance (and the education it practices). <![CDATA[As culturas de afro-descendentes em currículos na formação de professoras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922008000300012&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto é trabalhado a partir de pesquisa desenvolvida, de 2005 a 2008, em torno da questão da riqueza das culturas africanas e de suas expressões no Brasil e as possibilidades que o trabalho em torno de artefatos culturais pode trazer às necessidades curriculares de auto-conhecimento e conhecimento do outro como legítimo Outro, na superação de preconceitos, pelo trabalho conjunto sobre questões históricas e imagens.<hr/>The text is developed from research conducted, from 2005 and 2008, around the question of the richness of African cultures and their expression in Brazil, as well as the possibilities that working around cultural artifacts can bring to the curricular needs of self-knowledge and knowledge of the other as the legitimate Other, in the overcoming of prejudices, through work on historical questions and images. <![CDATA[Estudos do cotidiano, pesquisa em educação e vida cotidiana: o desafio da coerência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922008000300013&lng=es&nrm=iso&tlng=es As pesquisas nos/dos/com os cotidianos se desenvolvem simultaneamente ao desenvolvimento da própria metodologia desse modo de pesquisar. Isso porque, para recuperar a importância das práticas microbianas, singulares e plurais, dos praticantes da vida cotidiana (Certeau, 1994) é necessário vivenciar esse processo de (re)invenção do ato de pesquisar. Parece cada vez mais fundamental ir-se à vida cotidiana, ao que acontece e ao que estão vivendo as pessoas para se pensar políticas sociais. Definir juventude, o que ela é, como é possível pensá-la e abordá-la são questões centrais para o debate a respeito dos modos como a sociedade pode e deve desenvolver políticas apropriadas às necessidades e anseios desse heterogêneo grupo social. A crescente consciência sobre a insuficiência dos métodos de pesquisa associados ao cientificismo positivista - voltados para as generalizações e definição de modelos - para a compreensão da complexa dinâmica que envolve a vida cotidiana associa-se à convicção de que o desenvolvimento epistemológico da noção de cotidiano é indissociável daquele das metodologias das pesquisas que nele, com ele e sobre ele se desenvolvem. O texto traz uma reflexão teórico-epistemológico-metodológica sobre o tema, entendendo que um dos principais desafios a ser enfrentado pelo campo sociológico dos chamados estudos do cotidiano - seja para pensar a juventude, a escola, ou outras questões - é a coerência interna entre essas diferentes, mas indissociáveis, dimensões.<hr/>The researches in / for / with the everyday life grow simultaneously with the development of the methodology of this kind of search. That's because, in order to recover the importance of microbial practices - singular and plural - of the everyday’s life practitioners (Certeau, 1994) is necessary to experience this process of (re) invention of the searching act. It seems each time more crucial go to everyday life, to what happens and to what that people is doing, to think about the social policy. To define youth, what it is, how is possible to think on it and approach it are central issues for the debate concerning the ways on how the society might develop suitable policies, oriented to the needs and aspirations of this heterogeneous social group. The growing awareness about the inadequacy of the scientificism-positivist research methods - related to the generalizations and models definition - for understanding the complex dynamics surrounding the everyday life shares the assurance that the development of the everyday life epistemological concept is inseparable from the research methods that develop themselves in, with and about everyday life. The text provides a theoretical-epistemological-methodological reflection on the subject, arguing that one of the main challenges being faced by the field of so-called sociological studies of everyday life - to think the youth, school, or other social issues - is the internal coherence between these different but inseparable dimensions. <![CDATA[Currículos acadêmicos e extensão universitária: sentidos em disputa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922008000300014&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo tem como objetivo analisar os sentidos de currículo acadêmico e de extensão universitária que têm sido produzidos e que circulam no âmbito acadêmico. Investigando materiais produzidos por diferentes atores sociais que atuam na Universidade Federal do Rio de Janeiro, interessa-nos compreender as lutas hegemônicas responsáveis pelo posicionamento da extensão nos currículos acadêmicos. Dialogando com autores que têm focalizado a universidade (Boaventura de Sousa Santos) e seus currículos (Antonio Flavio Moreira), assim como aqueles que têm problematizado as interfaces entre conhecimento, poder e cultura - tais como Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo -, sustentamos a idéia de que a extensão, como espaço ambivalente, reproduz e subverte discursos hegemônicos sobre os conhecimentos acadêmicos. A análise realizada permitiu-nos identificar, nos textos investigados, a presença de ambivalências expressas por meio de marcas subversivas e, simultaneamente, de vestígios de outros discursos que participam das lutas hegemônicas pela estabilização de sentidos sobre extensão universitária. Defendemos que a extensão, ao se aproximar da lógica disciplinar, busca se fortalecer no âmbito universitário afastando-se do lugar de subalternidade no qual tem sido historicamente colocada e apostando em um novo campo de possibilidades, ainda que criticando essa mesma lógica por meio da noção (igualmente ambivalente) de ‘flexibilização curricular’.<hr/>This article aims to analyze the senses of academic curriculum and university extension that have been produced and that circulate within academic scope. Investigating materials produced by different social actors who act at the Federal University of Rio de Janeiro, we are interested in understanding the hegemonic struggles responsible for the extension positioning in academic curricula. Dialoguing with authors who have focused on university (Boaventura de Sousa Santos) and its curricula (Antonio Flavio Moreira), as well as those who have problematized the interfaces between knowledge, power and culture - such as Alice Casimiro Lopes and Elizabeth Macedo -, we defend the idea that the extension, as ambivalent space, reproduces and subverts the hegemonic discourses on academic knowledge. The analysis enabled us to identify, in the investigated texts, the presence of ambivalences expressed through subversive marks and, simultaneously, traces of other speeches that participate on hegemonic struggles for the stabilization of senses on university extension. We defend that the extension, getting closer to disciplinary logic, seeks to strengthen itself in the university scope, deviating from the place of inferiority in which has been historically placed and betting on a new field of possibilities, though criticizing the same logic through the notion (also ambivalent) of ‘curricular flexibilization’. <![CDATA[Por que somos tão disciplinares?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922008000300015&lng=es&nrm=iso&tlng=es Com base na discussão acumulada no campo do currículo sobre organização do currículo escolar, reflito, neste artigo, sobre a disciplinarização do conhecimento que nos constitui como pesquisadores. Por que ainda somos tão disciplinares? Mesmo em um campo no qual o debate crítico sobre as disciplinas é tão acentuado, por que ainda organizamos nossos periódicos, congressos, processos de avaliação nas agências de fomento e aulas de maneira disciplinar? Analiso neste artigo que a resposta a essas questões não é encontrada nas dinâmicas gerais da organização do conhecimento científico, nem pode ser reduzida à dicotomia entre ser contra ou a favor das disciplinas. Defendo como a discussão sobre as disciplinas nos dirige a um debate sobre política e identidade.<hr/>Based on the accumulation of discussion in the field of the curriculum regarding the school curricular organization itself, I am reflecting in this paper on the disciplinarization of the knowledge that constitutes us as researchers. Why are we still so disciplined in the actual organization of our research? Even in a field where critical debate on the subjects is so strong, why do we still organize our journals, congresses, development agency evaluation processes and classes in such a disciplinary way? I analyze in this paper that the answer to these questions is not found in a general dynamics of organizing scientific knowledge, nor can it be reduced to a dichotomy between being for or against the disciplines. I argue how the discussion on disciplines reminds us of a debate on politics and identities. <![CDATA[Trajetória para o currículo - história pessoal e política social em estudos curriculares.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922008000300016&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo, o campo de estudos de currículo delineia-se por uma escrita biográfica e reflexiva com a qual o autor destaca movimentos de sua vida profissional a partir de registros escritos e lembranças.<hr/>In this article, the field of curriculum studies is outlined through a bigraphic, reflexive writing, with which the author emphasises movements of his professional life based on written registers and memories. <![CDATA[Estudos de currículo: como lidamos com os conceitos de moderno e pós-moderno?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922008000300017&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto faz um primeiro apanhado sistemático dos grupos que, ligados ao GT Currículo da ANPEd, vêm trabalhando no campo dos Estudos de Currículo em várias universidades brasileiras e como tais grupos estão significando e usando as expressões moderno, modernidade, pós-moderno etc. Inicia-se com um quadro sinóptico das contribuições enviadas pelos grupos, passando a uma breve análise das relações entre modernidade, pós-modernidade e pós-estruturalismo; discute-se o lugar que é conferido ao real, quando se assume uma perspectiva que reconhece a centralidade dos discursos; discutem-se brevemente as relações entre teoria e empiria.<hr/>The text does a first collection, more or less systematic, of groups which, connected with the GT Curriculum of ANPEd, have been working in the field of Curriculum Studies at our universities and what these groups mean by and how they use the expressions modern, modernity, postmodern, etc. It begins with a synoptic chart of the contributions sent by the groups, going on to a brief analysis of the relationships between modernity, postmodernity and poststructuralism; of the place of the real when a discursive perspective is taken; and the relationships between the theory and the empiric. <![CDATA[Máscaras: multidão: dispersão: dois pontos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922008000300018&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto faz um primeiro apanhado sistemático dos grupos que, ligados ao GT Currículo da ANPEd, vêm trabalhando no campo dos Estudos de Currículo em várias universidades brasileiras e como tais grupos estão significando e usando as expressões moderno, modernidade, pós-moderno etc. Inicia-se com um quadro sinóptico das contribuições enviadas pelos grupos, passando a uma breve análise das relações entre modernidade, pós-modernidade e pós-estruturalismo; discute-se o lugar que é conferido ao real, quando se assume uma perspectiva que reconhece a centralidade dos discursos; discutem-se brevemente as relações entre teoria e empiria.<hr/>The text does a first collection, more or less systematic, of groups which, connected with the GT Curriculum of ANPEd, have been working in the field of Curriculum Studies at our universities and what these groups mean by and how they use the expressions modern, modernity, postmodern, etc. It begins with a synoptic chart of the contributions sent by the groups, going on to a brief analysis of the relationships between modernity, postmodernity and poststructuralism; of the place of the real when a discursive perspective is taken; and the relationships between the theory and the empiric. <![CDATA[Dessincronose]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922008000300019&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto faz um primeiro apanhado sistemático dos grupos que, ligados ao GT Currículo da ANPEd, vêm trabalhando no campo dos Estudos de Currículo em várias universidades brasileiras e como tais grupos estão significando e usando as expressões moderno, modernidade, pós-moderno etc. Inicia-se com um quadro sinóptico das contribuições enviadas pelos grupos, passando a uma breve análise das relações entre modernidade, pós-modernidade e pós-estruturalismo; discute-se o lugar que é conferido ao real, quando se assume uma perspectiva que reconhece a centralidade dos discursos; discutem-se brevemente as relações entre teoria e empiria.<hr/>The text does a first collection, more or less systematic, of groups which, connected with the GT Curriculum of ANPEd, have been working in the field of Curriculum Studies at our universities and what these groups mean by and how they use the expressions modern, modernity, postmodern, etc. It begins with a synoptic chart of the contributions sent by the groups, going on to a brief analysis of the relationships between modernity, postmodernity and poststructuralism; of the place of the real when a discursive perspective is taken; and the relationships between the theory and the empiric. <![CDATA[Convulsão das sombras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922008000300020&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto faz um primeiro apanhado sistemático dos grupos que, ligados ao GT Currículo da ANPEd, vêm trabalhando no campo dos Estudos de Currículo em várias universidades brasileiras e como tais grupos estão significando e usando as expressões moderno, modernidade, pós-moderno etc. Inicia-se com um quadro sinóptico das contribuições enviadas pelos grupos, passando a uma breve análise das relações entre modernidade, pós-modernidade e pós-estruturalismo; discute-se o lugar que é conferido ao real, quando se assume uma perspectiva que reconhece a centralidade dos discursos; discutem-se brevemente as relações entre teoria e empiria.<hr/>The text does a first collection, more or less systematic, of groups which, connected with the GT Curriculum of ANPEd, have been working in the field of Curriculum Studies at our universities and what these groups mean by and how they use the expressions modern, modernity, postmodern, etc. It begins with a synoptic chart of the contributions sent by the groups, going on to a brief analysis of the relationships between modernity, postmodernity and poststructuralism; of the place of the real when a discursive perspective is taken; and the relationships between the theory and the empiric. <![CDATA[Fita verde de experimentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922008000300021&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto faz um primeiro apanhado sistemático dos grupos que, ligados ao GT Currículo da ANPEd, vêm trabalhando no campo dos Estudos de Currículo em várias universidades brasileiras e como tais grupos estão significando e usando as expressões moderno, modernidade, pós-moderno etc. Inicia-se com um quadro sinóptico das contribuições enviadas pelos grupos, passando a uma breve análise das relações entre modernidade, pós-modernidade e pós-estruturalismo; discute-se o lugar que é conferido ao real, quando se assume uma perspectiva que reconhece a centralidade dos discursos; discutem-se brevemente as relações entre teoria e empiria.<hr/>The text does a first collection, more or less systematic, of groups which, connected with the GT Curriculum of ANPEd, have been working in the field of Curriculum Studies at our universities and what these groups mean by and how they use the expressions modern, modernity, postmodern, etc. It begins with a synoptic chart of the contributions sent by the groups, going on to a brief analysis of the relationships between modernity, postmodernity and poststructuralism; of the place of the real when a discursive perspective is taken; and the relationships between the theory and the empiric. <![CDATA[Imagens insensatas infantis]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922008000300022&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto faz um primeiro apanhado sistemático dos grupos que, ligados ao GT Currículo da ANPEd, vêm trabalhando no campo dos Estudos de Currículo em várias universidades brasileiras e como tais grupos estão significando e usando as expressões moderno, modernidade, pós-moderno etc. Inicia-se com um quadro sinóptico das contribuições enviadas pelos grupos, passando a uma breve análise das relações entre modernidade, pós-modernidade e pós-estruturalismo; discute-se o lugar que é conferido ao real, quando se assume uma perspectiva que reconhece a centralidade dos discursos; discutem-se brevemente as relações entre teoria e empiria.<hr/>The text does a first collection, more or less systematic, of groups which, connected with the GT Curriculum of ANPEd, have been working in the field of Curriculum Studies at our universities and what these groups mean by and how they use the expressions modern, modernity, postmodern, etc. It begins with a synoptic chart of the contributions sent by the groups, going on to a brief analysis of the relationships between modernity, postmodernity and poststructuralism; of the place of the real when a discursive perspective is taken; and the relationships between the theory and the empiric. <![CDATA[Fragmentos de um museu]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922008000300023&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto faz um primeiro apanhado sistemático dos grupos que, ligados ao GT Currículo da ANPEd, vêm trabalhando no campo dos Estudos de Currículo em várias universidades brasileiras e como tais grupos estão significando e usando as expressões moderno, modernidade, pós-moderno etc. Inicia-se com um quadro sinóptico das contribuições enviadas pelos grupos, passando a uma breve análise das relações entre modernidade, pós-modernidade e pós-estruturalismo; discute-se o lugar que é conferido ao real, quando se assume uma perspectiva que reconhece a centralidade dos discursos; discutem-se brevemente as relações entre teoria e empiria.<hr/>The text does a first collection, more or less systematic, of groups which, connected with the GT Curriculum of ANPEd, have been working in the field of Curriculum Studies at our universities and what these groups mean by and how they use the expressions modern, modernity, postmodern, etc. It begins with a synoptic chart of the contributions sent by the groups, going on to a brief analysis of the relationships between modernity, postmodernity and poststructuralism; of the place of the real when a discursive perspective is taken; and the relationships between the theory and the empiric. <![CDATA[Espelha também espalha: as ruas e as biotecnologias: paralelas que se cruzam nas artes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922008000300024&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto faz um primeiro apanhado sistemático dos grupos que, ligados ao GT Currículo da ANPEd, vêm trabalhando no campo dos Estudos de Currículo em várias universidades brasileiras e como tais grupos estão significando e usando as expressões moderno, modernidade, pós-moderno etc. Inicia-se com um quadro sinóptico das contribuições enviadas pelos grupos, passando a uma breve análise das relações entre modernidade, pós-modernidade e pós-estruturalismo; discute-se o lugar que é conferido ao real, quando se assume uma perspectiva que reconhece a centralidade dos discursos; discutem-se brevemente as relações entre teoria e empiria.<hr/>The text does a first collection, more or less systematic, of groups which, connected with the GT Curriculum of ANPEd, have been working in the field of Curriculum Studies at our universities and what these groups mean by and how they use the expressions modern, modernity, postmodern, etc. It begins with a synoptic chart of the contributions sent by the groups, going on to a brief analysis of the relationships between modernity, postmodernity and poststructuralism; of the place of the real when a discursive perspective is taken; and the relationships between the theory and the empiric. <![CDATA[Forma-r: de-forma-r: trans-forma-r:]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922008000300025&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto faz um primeiro apanhado sistemático dos grupos que, ligados ao GT Currículo da ANPEd, vêm trabalhando no campo dos Estudos de Currículo em várias universidades brasileiras e como tais grupos estão significando e usando as expressões moderno, modernidade, pós-moderno etc. Inicia-se com um quadro sinóptico das contribuições enviadas pelos grupos, passando a uma breve análise das relações entre modernidade, pós-modernidade e pós-estruturalismo; discute-se o lugar que é conferido ao real, quando se assume uma perspectiva que reconhece a centralidade dos discursos; discutem-se brevemente as relações entre teoria e empiria.<hr/>The text does a first collection, more or less systematic, of groups which, connected with the GT Curriculum of ANPEd, have been working in the field of Curriculum Studies at our universities and what these groups mean by and how they use the expressions modern, modernity, postmodern, etc. It begins with a synoptic chart of the contributions sent by the groups, going on to a brief analysis of the relationships between modernity, postmodernity and poststructuralism; of the place of the real when a discursive perspective is taken; and the relationships between the theory and the empiric. <![CDATA[Papelar o pedagógico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922008000300026&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto faz um primeiro apanhado sistemático dos grupos que, ligados ao GT Currículo da ANPEd, vêm trabalhando no campo dos Estudos de Currículo em várias universidades brasileiras e como tais grupos estão significando e usando as expressões moderno, modernidade, pós-moderno etc. Inicia-se com um quadro sinóptico das contribuições enviadas pelos grupos, passando a uma breve análise das relações entre modernidade, pós-modernidade e pós-estruturalismo; discute-se o lugar que é conferido ao real, quando se assume uma perspectiva que reconhece a centralidade dos discursos; discutem-se brevemente as relações entre teoria e empiria.<hr/>The text does a first collection, more or less systematic, of groups which, connected with the GT Curriculum of ANPEd, have been working in the field of Curriculum Studies at our universities and what these groups mean by and how they use the expressions modern, modernity, postmodern, etc. It begins with a synoptic chart of the contributions sent by the groups, going on to a brief analysis of the relationships between modernity, postmodernity and poststructuralism; of the place of the real when a discursive perspective is taken; and the relationships between the theory and the empiric. <![CDATA[Duração: currículo ≠ refrão ≠ repetição ≠ imaginação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922008000300027&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto faz um primeiro apanhado sistemático dos grupos que, ligados ao GT Currículo da ANPEd, vêm trabalhando no campo dos Estudos de Currículo em várias universidades brasileiras e como tais grupos estão significando e usando as expressões moderno, modernidade, pós-moderno etc. Inicia-se com um quadro sinóptico das contribuições enviadas pelos grupos, passando a uma breve análise das relações entre modernidade, pós-modernidade e pós-estruturalismo; discute-se o lugar que é conferido ao real, quando se assume uma perspectiva que reconhece a centralidade dos discursos; discutem-se brevemente as relações entre teoria e empiria.<hr/>The text does a first collection, more or less systematic, of groups which, connected with the GT Curriculum of ANPEd, have been working in the field of Curriculum Studies at our universities and what these groups mean by and how they use the expressions modern, modernity, postmodern, etc. It begins with a synoptic chart of the contributions sent by the groups, going on to a brief analysis of the relationships between modernity, postmodernity and poststructuralism; of the place of the real when a discursive perspective is taken; and the relationships between the theory and the empiric. <![CDATA[A inclusão da criança de 6 anos no ensino fundamental na rede municipal de Várzea Paulista: criando a possibilidade do novo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922008000300028&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo desse texto é descrever o processo de implantação do ensino fundamental de 9 anos na rede municipal de Várzea Paulista - SP e tecer algumas considerações analíticas sobre essa política educacional. Relata a criação do grupo de trabalho que sistematizou a proposta pedagógica para o trabalho com as crianças de 6 anos no ensino fundamental e os conceitos de sistema e identidade que fundamentaram as discussões sobre a construção do currículo na rede municipal. Como análise da proposta ressaltamos algumas conseqüências empíricas e operacionais do processo de implantação e também as resistências que perpassaram os debates e as ações propostas.<hr/>This text aims at describing the implementation process of the nine-year fundamental education in the municipal network of Várzea Paulista - SP as well weaving some analytical considerations on this educational policy. It describes the creation of the work group which systematized the pedagogic proposal to work with six-year-old children in fundamental education and the concepts of system and identity that grounded the discussions on curriculum elaboration in the municipal network. As a proposal for analysis, we highlight a few empirical and operational consequences in the implementation process in addition to the resistance faced throughout the debates and proposed actions.