Scielo RSS <![CDATA[ETD Educação Temática Digital]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1676-259220090001&lang=en vol. 10 num. 02 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922009000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title/> <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922009000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[ETD - EAD, porque não?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922009000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Ensino superior público e as novas políticas de expansão e de inclusão: o programa UNIVESP]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922009000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en No Brasil, a importância da educação superior como forma de produção de conhecimento e de profissionalização tem se intensificado. Tendo consolidado o funcionamento desse sistema, as políticas do Estado de São Paulo voltadas para a área de ensino superior tem investido em programas de expansão do ensino superior para ampliar o número de vagas oferecidas e de ampliar sua distribuição geográfica. Diante dos limites físicos de expansão do ensino superior público paulista emerge a proposta do ensino virtual - uma concepção de educação que ultrapassa os limites geográficos - por meio do programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo - UNIVESP. O programa, como abordado no presente artigo, amplia o número de vagas nas três universidades públicas paulistas - USP, UNICAMP E UNESP - utilizando metodologia inovadora, que associa o uso intensivo das tecnologias de informação e comunicação às práticas tradicionais do ensino presencial, o que permite uma grande qualidade na formação dos alunos.<hr/>In Brazil, the importance of university education as a way of producing knowledge and accomplishing professional abilities is facing a significant increase. In view of that, the Government of State of São Paulo has been adopting policies with a view to investing in programs of expansion of university education, aiming at both increasing the number of people able to attend the university courses and expanding the geographic distribution of such courses. Due to the physical limits imposed to the expansion of public university education in the State of São Paulo, a new concept arises - the virtual education system, offered by the program called “Virtual University of the State of São Paulo”. A concept of education that exceeds geographic limits. Such program, as one may infer from this essay, allows an increase in the number of people attending university courses at the three main public universities in São Paulo - USP, UNICAMP and UNESP - by using innovative methodology, which associates the intensive use of the information and communication technologies to the traditional practices of the teacher-student relationship with the quality of the university education. <![CDATA[Educação a distância no Brasil: caminhos, políticas e perspectivas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922009000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo descreve os caminhos da Educação a Distância (EaD) no Brasil, em um cenário no qual esta modalidade de educação apresenta-se como uma alternativa para atender as necessidades de formação profissional em um país com grandes dimensões geográficas e sérias desigualdades regionais. Para tanto, serão apresentadas as políticas para uma EaD de qualidade, com o uso das tecnologias e a indicação de ações governamentais e institucionais que visam promover e garantir referenciais norteadores para esta modalidade educacional. Os desafios dentro de uma prática social para a EaD e os aspectos ideológicos e políticos são discutidos e contrapostos com algumas experiências já vivenciadas de EaD em iniciativas públicas brasileiras e na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Diante das perspectivas apresentadas, as conclusões finais mostram que a EaD é uma modalidade educacional capaz de oferecer soluções para os problemas brasileiros desde que considerado o uso de uma abordagem que garanta a interação, o diálogo e a colaboração entre professores e alunos, o que são elementos que condicionam a natureza da aprendizagem e a construção do conhecimento.<hr/>The article describes the Distance Education (EAD) ways, in Brazil, as an alternative form of education in a huge and unequal country, where Education problems have to be solved. The EaD policies will be submitted to a high quality work, using technology and, at the same time, indicating institutional and governmental actions to promote and ensure this modality of education. The challenges within a social practice to an EaD and the ideological and political aspects are discussed and opposed with some groups, in Brazil, particularly and emphatically in São Paulo State University (Unesp). Afterwards we can conclude that with EaD it is possible to find out solutions to many of our country problems using the dialogue, promoting the interaction and collaboration among teachers and students, who are the ones that will improve the knowledge and learning. <![CDATA[Educação a distância na Universidade de São Paulo: desafios no processo de implantação de um novo modelo educacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922009000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho de reflexão discute o papel relevante da Educação a Distância (EaD) no processo de democratização do ensino superior no Brasil. Iniciamos nossas considerações conceituando o termo Educação a Distância e fazendo uma breve análise de sua abrangência através do uso das diversas mídias, primordialmente das novas tecnologias da informação e comunicação. Destacamos o papel social dessa modalidade de ensino-aprendizagem e quais os desafios que retardam sua expansão, especialmente em universidades públicas. Apontamos a existência de uma forte resistência cultural entre alunos, docentes e instituições educacionais e a necessidade da quebra de paradigmas antigos para alavancar práticas inovadoras. Finalmente, destacamos as primeiras iniciativas da Universidade de São Paulo (USP) no sentido de explorar todo o potencial propiciado pelas novas tecnologias, quer seja em experiências de cunho educacional quer seja no oferecimento de cursos a distância.<hr/>This paper discusses the role of Distance Education in the process of democratization of education in Brazil. We begin our considerations with the concept of Distance Education and a brief analysis of its range through the use of various Medias, primarily the new technologies of information and communication. We broach the social role of this teaching and learning modality and the challenges that delay its expansion, especially in public universities. We point out the existence of a strong cultural resistance among students, teachers and educational institutions and the necessity to break old paradigms to promote innovative practices. Finally, we talk about the first initiatives at the University of São Paulo (USP) to explore all the potential propitiated by the new technologies, for educational experiences as well the offering of distance courses. <![CDATA[Modelos e avaliação do ensino superior a distância no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922009000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O Brasil se encontra em uma fase de consolidação da educação a distância em todos os setores e níveis de ensino. Depois de uma fase de experimentação, onde houve uma aprendizagem intensa e busca de modelos mais adequados para cada instituição, nos encontramos em uma fase de amadurecimento, de maior regulação governamental, de maior cuidado com o crescimento, a infra-estrutura, a metodologia de ensino, a avaliação. Os modelos predominantes são os de teleaula, videoaula e WEB com maior ou menor apoio local. A legislação atual no Brasil privilegia o modelo semi-presencial, com acompanhamento dos alunos perto de onde moram (em pólos) e mostra desconfiança pelo modelo de acompanhamento online, principalmente em cursos de graduação. A educação a distância está se transformando, de uma modalidade complementar ou especial para situações específicas, em referência importante para uma mudança profunda do ensino superior como um todo. Este utilizará cada vez mais metodologias semi-presenciais, flexibilizando a necessidade de presença física, reorganizando os espaços e tempos de ensino e aprendizagem.<hr/>Brazil is in a consolidation phase of distance education in all sectors and levels of education. After a phase of experimentation, where there was an intense learning and searching for more appropriate models for each institution, we are in a phase of maturity, more government regulation, more concern about growth, infrastructure, methodology of teaching and learning. The main models are “teleclass” (class satellite), online, video-class with more or less local support. A current legislation in Brazil favors the bimodal model, with close monitoring of students and shows the pattern of mistrust the online monitoring, especially in undergraduate courses. Distance education is becoming an important reference for a change of higher education as a whole. It uses increasingly hybrid methodologies, making more flexible the need for physical presence, rearranging the spaces and times of teaching and learning. <![CDATA[O Sistema Universidade Aberta do Brasil na consolidação da oferta de cursos superiores a distância no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922009000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho desenvolve uma reflexão sobre o processo de criação e implementação do Sistema Universidade Aberta do Brasil-UAB. Tendo como referência, o processo atual de constituição e de institucionalização desse Sistema, registramos esse importante momento por que passa a educação a distância no setor público. Com esses objetivos em vista, evidenciamos importantes estruturas de organização do Sistema UAB, cuja construção se estabelece num regime de colaboração entre as Instituições públicas de ensino superior e os poderes municipal, estadual e federal. O Sistema UAB tem como foco principal a formação inicial e continuada de professores em todo o território nacional. Neste sentido, a UAB contribui para a melhoria e ampliação da oferta de educação superior no Brasil e para o estabelecimento de paradigmas de qualidade na implementação de cursos na modalidade a distância, em todas as áreas do conhecimento. Para realizar esta fundamental tarefa a UAB desenvolve suas principais missões: a articulação entre entes federados, o fomento e a avaliação do sistema.<hr/>This article reflects on the creation and implementation of the Open University of Brazil (UAB) System. Using as background the current System’s building and institutionalization process, we register the present important moment that the Brazilian public distance education program is undergoing. With this objective at sight, we highlight several important organizational structures of the UAB System, whose construction is made through a collaboration regime among Brazilian Public Higher Education Institutions and the municipal, state and federal levels of government. The UAB System focus on the initial and continuous formation of teachers all over the Brazilian territory. Within this purpose, the UAB System has contributed for the improvement and expansion of higher education in Brazil and for the establishment of quality benchmarks in the creation of distance education programs on all fields of knowledge. In order to fulfill this fundamental task, the UAB System develops the following missions: the articulation of all federal entities and the System’s promotion and evaluation. <![CDATA[Educação a distância na Unicamp]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922009000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Desde a década de 1980 a Unicamp vem realizando projetos de uso e desenvolvimento de Tecnologias na Educação, posteriormente também voltados para a Educação a Distância. Tais iniciativas ocorrem nas diversas unidades, resultando em desenvolvimento de materiais e de metodologias que são aplicadas nos cursos presenciais e também no desenvolvimento de cursos a distância. Esse artigo descreve as principais iniciativas no âmbito da Educação a Distância na Unicamp, como os diferentes Grupos de Trabalho que foram criados, o desenvolvimento do Teleduc, a implantação do Ensino Aberto, a previsão de ações de Educação a Distância no Planejamento Estratégico da Universidade e finalmente a criação do Grupo Gestor de Educação a Distância (GGEaD) e a proposta do plano de ação do GGEaD.<hr/>Since the 80’s Unicamp has carried out projects on the use and the development of Educational Technology. More recently this effort has focused on Distance Education. These initiatives are taking place in several educational units, resulting in the production of support material and methodologies that can be applied to face-to-face as well as to the development of distance education courses. This article describes the main initiatives related to Distance Education at Unicamp such as the different Working Groups that were created, the development of TelEduc, the implementation of the Open Teaching project, the inclusion of Distance Education actions in the Unicamp Strategic Planning, and, finally, the creation of the Distance Education Management Group and the proposal for its plan of action. <![CDATA[O retrato frente/verso da aprendizagem a distância no Brasil 2009]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922009000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en A aprendizagem a distância no Brasil hoje enfrenta uma época de contrastes conflituosos simultâneos de atos e fatos. No lado positivo, houve, de 2004 a 2008, um crescimento de 1.175% de universitários estudando a distância, chegando a ter cerca de um milhão de alunos, ou um sexto do total matriculado no ensino superior (o crescimento anual de número de alunos no presencial é de apenas 5%). Quase 300 instituições estão autorizadas, por diferentes níveis governamentais, para realizar cursos de graduação e pós-graduação (latu senso); e é importante notar o sucesso do fator “extra-territorialidade” (45% das instituições autorizadas têm até 50% dos seus alunos residindo em estados que não são o da sede, e 23% têm mais de 50% fora do estado sede). Embora seja com atraso que o Brasil entra no rol de países oferecendo ensino superior a distância, é significativo o fato de que instituições de renome já estarem adiantadas no processo (como MIT, Harvard, Oxford, Cambridge e Londres). A potencial contribuição da EAD para o Brasil é incalculável: menos de 40% dos municípios do país têm uma instituição de ensino superior, e 14% dos brasileiros têm necessidades especiais que dificultam sua participação no ensino presencial, e que, até agora, têm recebido pouca atenção diferenciada pelas instituições ou pelo governo. O sucesso dos alunos de EAD no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (MEC) em 2007, superando os resultados dos alunos presenciais, é uma marca de importância especial. De novo com atraso em relação a muitos outros países, a Universidade Aberta do Brasil já alcançou um corpo discente de 100.000, embora o currículo esteja focalizado apenas na preparação de professores do ensino básico. Mais de 200 universidades corporativas usando EAD demonstram que as empresas no país estão se modernizando na suas capacitações, e a Associação Brasileira de Educação a Distância-ABED continua organizando conclaves nacionais e internacionais, publicando o guia estatístico anual CensoEAD, e em 2009 lançando um novo projeto, pioneiro no mundo, de Certificação de Profissionais de Educação Flexível e a Distância. Do lado que gera preocupações, o obstáculo principal ao desenvolvimento da EAD no Brasil parece ser a mentalidade conservadora demonstrada por docentes universitários (especialmente das faculdades de educação) e sindicatos de professores, que criticam a EAD por “falta de qualidade”, sem oferecer exemplos de práticas que não sejam, também, parte do ensino presencial no país, e sem sugerir outras alternativas para aumentar o acesso mais democrático ao conhecimento, que vão além de propostas ingênuas e utópicas. A pesquisa no Brasil sobre EAD revela um desconhecimento da literatura científica internacional (comprovado na falta de citações ao vasto acervo de estudos que existe dentro e fora da web, em teses e artigos em periódicos nacionais), o resultado do fraco domínio de línguas estrangeiras e da quase-inexistência dessa literatura em bibliotecas no país. Essas limitações também diminuem, drasticamente, o uso, por brasileiros, de cursos e recursos educacionais online do exterior na sua aprendizagem. Finalmente, existe um pequeno número de instituições, públicas e privadas, que não se preocupa com a qualidade dos seus programas de EAD, incorrendo em “crimes acadêmicos” como: baixa profundidade e densidade de informação nos seus conteúdos; deficiência na avaliação do desempenho dos seus alunos; um número excessivo de alunos por professor ou tutor, e, consequentemente, um atendimento inadequado aos aprendizes. Outrossim, o ambiente regulatório para a operação de EAD desestimula a criatividade e a diversidade curricular por parte de docentes e instituições, e envolve uma burocracia que prolonga muitos aspectos da oferta de cursos e um processo de avaliação que dá mais ênfase aos “inputs” de programas do que aos “outputs” (o desempenho dos alunos). (FML).<hr/>Distance learning in Brazil today finds itself in a period of simultaneously conflicting contrasts. On the positive side, there was, from 2004 to 2008, a rapid growth (1,175%) in the number of post-secondary learners studying by distance education, reaching approximately one million individuals, which represents about one-sixth of the total cohort group (while annual growth in the number of face-to-face students was only about 5%). Some 300 educational institutions have already been authorized by different levels of government to offer undergraduate and graduate courses through distance learning, and highly significant is the factor of “extra-territoriality” (45% of authorized institutions have at least 50% of their student body residing in states other than that of the institution; and 23% have more than 50% of the student body in other states). Although Brazil is a late-comer in the large community of countries offering higher education at a distance, it is slowly finding its place within it, encouraged by the presence of distinguished academic institutions such as MIT, Harvard, Oxford, Cambridge, and London. The potential contribution of distance learning to Brazil’s growth is enormous: fewer than 40% of Brazilian counties have any kind of higher education facilities, and 14% of the Brazilian population have special needs which make difficult participation in face-to-face learning, and which, to date, have received little attention by government or educational institutions. The success, in the Ministry of Education’s annual Student Performance Exam, of graduates who studied at a distance has, in a majority of subject areas, exceeded the results of learners who studied through conventional means. Again as a late-comer in relation to other countries, Brazil’s Open University, begun in 2007, already has reached enrollments of over 100,000 students, although its curriculum is focused only on the preparation of teachers for primary and secondary education. More than 200 “corporate universities” in the country are already using distance learning to modernize their continuing education programs. The Brazilian Association of Distance Learning (ABED) continues to organize national and international events for academic and corporate educators, publishes an annual statistical survey of distance learning in Brazil (CensoEAD), and in 2009 inaugurated a new project, the first in the world, of Certification of Professionals in Flexible and Distance Learning. On the side which generates concerns, the principal obstacle to the full development of distance learning in Brazil seems to be the conservative mentality demonstrated by university faculty members (especially in schools of education) and teachers’ unions, which criticize distance learning for purported “lack of quality,” without offering examples of practices which cannot also be found in face-to-face learning in the country, and without suggesting “better” alternatives for augmenting more democratic access to higher learning, and which go beyond proposals ingenuous or utopian. Brazilian research in distance learning reveals lack of knowledge of the international scientific literature, and manifested in the lack, in theses and journal articles, of citations to the vast storehouse of studies both on the web and in hardcopy, the result of the weak dominance of foreign languages and of the essential non-existence of this literature in libraries in the country. These same limitations, of course, drastically reduce the use, by Brazilians, of courses and educational resources online from abroad in their learning. Finally, there exists a small number of institutions, public and private, which make little effort at assuring quality in their distance learning offerings, committing “academic crimes” such as: superficial coverage of course content; inadequate evaluation of course participant performance; excessive number of students per instructor or tutor, and, consequently, insufficient support to learners. Furthermore, the regulatory environment for the operation of distance learning discourages creativity and curricular diversity on the part of instructors and institutions, and involves a bureaucracy which prolongs many aspects of the planning of courses, and an assessment process which gives more emphasis to the “inputs” of programs than to the “outputs” (student performance). (FML). <![CDATA[Educação a distância: algumas questões]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922009000100011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste texto trabalhamos, segundo a psicanálise, os aspectos da presença-distância e o de centralização no aluno, inerentes ao processo de educação a distância. O interesse é o de abordar a inserção da educação a distância no contexto mais amplo, que a torna uma alternativa de destaque para a educação, em consonância com o sintoma social atual, legível pela fórmula lacaniana do Discurso do Capitalista. Destacando desta fórmula o que ela permite ler acerca da relação de primazia do sujeito sobre o objeto, característica de nossa época, procuramos entender como o apoio imprescindível que a EAD realiza sobre os objetos tecnológicos, capazes de lhe dar a dignidade que ela alcançou nos dias atuais, reflete sua consonância com este sintoma social.<hr/>In this text we work with, according to psychoanalysis, the aspects of presence-distance and the centralization in the student, inherent to the process of distance learning education. The interest is to discuss the insertion of distance learning education in a wide context, which makes it a distinguished alternative to education, in accordance with the current social symptom, legible through Lacan’s formula of the Capitalist Discourse. Underlining from this formula what it permits to read about the relation of primacy of the object over the subject, characteristic of nowadays, we aim to understand how the indispensable support that distance learning education has on technological objects - capable of giving it the dignity it has reached these days - reflects its consonance with the social symptom. <![CDATA[O estar-com o outro no ciberespaço]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922009000100012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Esse tema é tratado em uma abordagem fenomenológica, notadamente a husserliana, destacando-se a concepção de corpo-próprio. A idéia central trabalhada concerne à intencionalidade e aos respectivos atos da consciência como sendo o “quê” nos mantém unidos ao outro no ciberespaço. O virtual será enfocado no contexto da filosofia, em que ele se mostra como dimensões do real. São trabalhadas as concepções de não-atual, referindo-se ao potencial, virtual, provável, e de atual, entendido como o realizado por atos, fazendo com que o não-atual se torne atual.<hr/>We focus on the mentioned subject on a phenomenological perspective, chiefly the husserlian one, putting on evidence the proper-body conception. The main arguments of the work are the ideas of intentionality and the conscious acts as being the “what” keep us linked to the other on the cyberspace. We focus on the “virtual” on the philosophical context where it presents itself as one of the dimensions of the “real”. We work on the “non-actual” conception, comprehending the potential, virtual probable aspects of reality and “actual” conception comprehending the becoming actual acts. <![CDATA[Sobre uma degradação geral da vida escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922009000100013&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto examina a impossibilidade em si mesma da pretensão de se educar ou formar tomando distancia da equivocidade da palavra de seres de carne e osso. Para tanto, estabelecemos o isomorfismo entre a dita aquisição da fala e a pretensa formação de professores à distância.<hr/>The text examines the inherent impossibility to the proposal to train or form teachers taking distance from the ambiguousness of human being. For that reason, we establish an isomorphism between the speech acquisition and the assumed teacher’s training by correspondence courses." <![CDATA[O primeiro curso de graduação em letras língua brasileira de sinais: educação a distância]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922009000100014&lng=en&nrm=iso&tlng=en Em 2006, foi iniciado o primeiro curso de Letras Língua de Sinais Brasileira - LIBRAS - no Brasil. A Universidade Federal de Santa Catarina está oferecendo o curso para formar professores de língua de sinais. Esta iniciativa atende a exigências legais que requerem a inclusão da LIBRAS nos currículos dos cursos de licenciatura e de fonoaudiologia em todas universidades do país. O programa selecionou 500 estudantes, sendo que 447 são surdos e 53 são ouvintes bilíngües. Esses estudantes estão espalhados em nove estados brasileiros: Amazonas, Ceará, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, representando cinco regiões do país. O sistema de educação utiliza a modalidade a distância, em que a LIBRAS é a língua de instrução com diferentes materiais: ambiente virtual de ensino e DVDs. Além disso, os alunos têm acesso a diferentes tipos de textos na LIBRAS. Toda a estrutura está sendo pensada juntamente com profissionais surdos que são designers instrucionais e demais profissionais. O objetivo é implementar um curso “surdo”, no sentido de atender ao público alvo do curso, ou seja, organizado a partir das experiências visuais e na língua de sinais. Neste artigo, nós apresentaremos como este curso está sendo implementado.<hr/>It started the first Brazilian Sign Language - LIBRAS - Undergraduate Program in Brazil in 2006. The Universidade Federal de Santa Catarina is offering the course to train Sign Language Teachers. This is attending the law that requires the introduction of LIBRAS in the curriculum of Education and the Audiology Courses in all universities. The program had selected 500 students, with 447 Deaf students and 53 hearing bilingual students. These students are spread out around nine states in Brazil: Amazonas, Ceará, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul and Santa Catarina. These states are representing five districts from the country. It is an E-learing system. We are creating a system that use LIBRAS as the base of the education through different materials: virtual environment and DVDs. Also, the students have access to different kinds of readings that are also available with sign language explanation. All these structure is being planned with Deaf Instructional Designers together with other professionals. In this work, we will present how this process has being implemented. <![CDATA[A educação a distância na formação continuada de gestores para a incorporação de tecnologias na escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922009000100015&lng=en&nrm=iso&tlng=en A educação a distância mediatizada pelas tecnologias digitais viabiliza a integração da experiência do profissional nas ações formação, propiciando o desenvolvimento de um design curricular com foco na experiência compartilhada e na reflexão sobre a mesma. Este artigo apresenta uma experiência de educação a distância realizada no âmbito da formação continuada de gestores escolares voltada para a integração de tecnologias na escola, analisa as contribuições das tecnologias nas atividades on-line e as categorias da experiência evidenciadas ao longo do processo formativo. Os resultados indicam que a integração entre o contexto virtual e o da prática profissional permitiu que as experiências se constituíssem como objetos de formação, reflexão, teorização e transformação.<hr/>The distance education mediated by digital technologies enables the integration of the experience in the formation actions of the education professionals, providing the development of a curriculum design with the focus on shared experience and reflection on it. This article presents an experience of distance education carried out in the extent of the continuing education of school principals for the integration of technologies in schools, examines the contributions of technology in online activities and analyses the categories of experience highlighted throughout the training process. The results indicate that the integration between the virtual context and the professional practice allowed the experiences were constituted as objects of training, reflection, theorization and transformation. <![CDATA[Educação a distância na e para a formação reflexiva do professor]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922009000100016&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo aborda resumidamente o resultado da pesquisa de doutorado desenvolvida na PUCSP sob orientação do Prof. Dr. José Armando Valente. Essa investigação teve como propósito compreender os processos de reflexão que a formação desenvolvida na modalidade a distância, pautada na abordagem do “estar junto virtual” propiciou aos professores participantes do curso de especialização Desenvolvimento de Projetos Pedagógicos com o uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação. A análise relacional dos registros textuais dos professores em formação focalizou três situações de aprendizagem distintas e complementares: Aprendendo na ação, Teorizando na ação e Integrando a teoria na ação, as quais desvelaram as transformações que foram ocorrendo no processo de aprendizagem de tais professores em termos dos diferentes níveis de reflexão e de novas possibilidades de aprendizagem que constituem o alicerce desse momento da educação, que procura integrar as novas tecnologias disponíveis na sociedade atual, no processo de ensino e aprendizagem.<hr/>This article speaks summarily about the result of a PhD research developed at PUC-SP under the supervision of Prof. Dr. José Armando Valente. This investigation had as a purpose to understand the processes of thought enabled by the training in the distance learning modality based on the approach of "being together virtually" done by the participant teachers of the post-graduate certificate course in Development of Pedagogical Projects with the use of new information and communication technologies. The relational analysis of the text records of the teachers in training focused on three learning situations distinct and complementary: Learning in action, Theorizing in action and Integrating theory in action, which unveiled the transformations that occurred in the learning process of such teachers in terms of different levels of thought and new learning possibilities which constitute the basis of this moment in education, that seeks to integrate new technologies available in today's society in the process of teaching and learning. <![CDATA[Ensinar e aprender em ambientes virtuais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922009000100017&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo relata as estratégias e atividades realizadas em uma disciplina semipresencial desenvolvida durante o primeiro período letivo de 2008 com alunos de diversos cursos de pós-graduação da USP, em três diferentes ambientes virtuais de aprendizagem. A disciplina foi desenvolvida segundo os princípios das abordagens colaborativas de aprendizagem e tinha como objetivo viabilizar a formação de uma comunidade virtual entre os participantes. Dessa forma, todos puderam aprender não apenas o conteúdo da disciplina, mas a cultura subjacente ao uso de ambientes virtuais para a aprendizagem.<hr/>In this paper the authors describe strategies and activities in a blended discipline developed in the first semester of 2008, with post-graduate students from USP, in three different LMS (learning managements systems). The course was developed under the principles of learning collaborative approaches and was aimed to facilitate formation of a learning community among participants. This way, everyone could learn not only the content of the discipline, but the culture behind the use of virtual environments for learning. <![CDATA[Educação bimodal no curso de pedagogia: aprendizagens em estatística aplicada à educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922009000100018&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo apresenta e analisa uma estética de Educação Bimodal - parte presencial e parte virtual -, identificando atitudes, espaços e ações de professores e alunos que favorecem aprendizagens e comunicações em ambientes presencias e virtuais, coerente com a estética da complexidade. O estudo foi desenvolvido a partir da epistemologia genética, a teoria autopoiética, a interdisciplinaridade e a educação libertadora. Para fins de apresentação e análise dessa estética, são discutidos os movimentos de aprendizagem e comunicação de alunos e professora - a pesquisadora -, na disciplina de Estatística Aplicada à Educação, no curso de Pedagogia de um Centro Universitário de Santa Catarina.<hr/>This article presents and analyzes the aesthetics of blended learning - half held in classroom, half held virtually - identifying attitudes and places as well as students and teachers actions in order to create a favorable atmosphere for the learning and communication processes which take place in virtual and face to face environments, being coherent with the aesthetics of complexity. This study was developed based on theories such as an genetic epistemology, autopoietic theory, interdisciplinarity and libertarian education. In order to present and analyze the aesthetics, learning and communication movements occurred among students and teacher - who was the researcher - involved in a “Estatística Aplicada à Educação”, offered by the Education Course at Centro Universitário of Santa Catarina. <![CDATA[Alteridade como princípio para a formação de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922009000100019&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo apresenta os pressupostos, a fundamentação pedagógica e a estrutura do curso de especialização- pós-graduação lato sensu - em Tecnologias em Educação oferecido em sua primeira versão para 1 400 professores da rede estadual e municipal do país. O artigo ainda aponta para as estruturas pedagógicas utilizadas no curso e como estas apresentam o conteúdo gerador e, a partir daí, a formação da comunidade de aprendizagem mediada pelo professor- tutor, um dos atores do processo de desenvolvimento do curso.<hr/>This article presents the principles, the pedagogical basis and the structure of the specialization course - postgraduate/ lato sensu/ - of Technologies in Education offered in its first version for 1.400 teachers from municipal and estate levels of Brazil. This paper also shows the pedagogical structures used in the course and how they introduce the content, and from there, the formation of a learning community mediated by the teacher-tutor, one of the actors in the development of the course. <![CDATA[La formación de educadores bajo una modalidad virtual: abordaje de un falso dilema]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922009000100020&lng=en&nrm=iso&tlng=en El trabajo se estructura en cuatro apartados. El primero lleva por título “Saber poético y producción de sentidos”. Valiéndose de la razón poética de María Zambrano se advierte allí sobre los riesgos de producir un vaciamiento de sentidos educativos cuando los debates se concentran en meras cuestiones técnicas. En el segundo se señalan las potencialidades que pueden brindar las nuevas tecnologías en un movimiento inverso a la segregación de sentidos en la medida que no se desentienden de las nuevas culturas generacionales post-alfabéticas. El tercer apartado aborda las presencias virtualizadas para introducir las tensiones en juego entre lo universal y lo particular que se despliegan en una iniciativa de formación en entornos virtuales. El cuarto apartado pone a disposición un breve análisis de los avatares de una experiencia singular al servicio de abordar un “falso dilema”: ¿educación a distancia si o no? Allí se despliegan algunas herramientas conceptuales y metodológicas: los espacios en su estatuto de lugar simbólico; los tiempos lógicos al servicio de trabajar la posición subjetiva de los educadores en función de las apropiaciones singulares de los contenidos en juego; la relevancia del papel de Otro disponible encarnado en la figura del tutor que pueda convertir las necesidades en demandas genuinas.<hr/>This essay is organized into four sections. The first section is entitled “Poetic knowledge and the production of meaning”. Using María Zambrano’s notion of poetic reason, the section deals with the risk of producing a void in the meaning of education when debates focus merely on technical issues. In the second section, the capabilities provided by new technologies, opposed to the segregation of meaning, are pointed out, as far as they do not ignore the new generation post-alphabetic cultures. The third section deals with virtual presence in order to bring in the tension between the universal and the particular, which is displayed in an education initiative in virtual environments. The fourth section offers a brief analysis of a singular experience at the service of dealing with a “false dilemma”: distance learning, yes or no? There, some conceptual and methodological tools are displayed: spaces as a symbolic place, logical times at the service of working on the subjective position of educators inaccordance with the singular acquisitions of the contents at stake; the importance of the role of the Other embodied in the figure of the tutor who can turn the needs into genuine demands <![CDATA[Experiência de EAD na formação de gestores educacionais: educação visual e construção de narrativas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922009000100021&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste artigo é apresentar a experiência de EAD da disciplina ‘Escola, Gestão e Cultura’ no ‘Curso de Especialização em Gestão Educacional’ (CEGE) oferecido pela Faculdade de Educação da Unicamp. A proposta de EAD desta disciplina é trabalhar com educação visual e produção de narrativas de professores. Utilizamos as ferramentas de comunicação do ambiente virtual TelEduc para implementar uma dinâmica pedagógica assincrônica de trabalho docente. Esta dinâmica se apresenta como alternativa à lógica de concomitância entre parte presencial e parte em EAD do CEGE. Os resultados apresentados permitem-nos refletir sobre as potencialidades pedagógicas das tecnologias de informação e comunicação e alguns posicionamentos em relação ao trabalho docente em EAD.<hr/>This article have objective of the present the experience of on-line education of the discipline ‘Escola, Gestão e Cultura’ in the ‘Curso de Especialização em Gestão educacional’ (CEGE) offered by the Faculty of Education at Unicamp. The proposed on-line education of this discipline is to work with visual education and production of narratives of teachers. We use the tools of communication in virtual environment TelEduc to implement a pedagogical dynamic asynchronous at teaching work. This dynamic presents itself as an alternative to the logic of concomitance between the presencial part of the CEGE the of the online education part. The results presented allow us to reflect on the pedagogical potential of information and communication technologies and take some positions about to teaching work in the on-line education. <![CDATA[Avaliação da experiência em EAD em um contexto de formação de formadores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922009000100022&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste artigo é analisar e discutir o que dizem sobre sua experiência em EAD alguns professores que vivenciaram um longo e exigente processo de formação continuada a distância. Para tanto, é apresentado um breve relato da experiência em EAD vivida pelos participantes do curso de formação continuada a distância Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade e oferecida uma interpretação de um conjunto de depoimentos de professores-alunos para tentar mostrar que processos de EAD podem, democraticamente, beneficiar diferentes tipos de alunos, gerar ótimos níveis de motivação para a aprendizagem e para o trabalho e oportunizar ricas relações humanas com alto grau de proximidade. A análise dos comentários dos alunos sobre sua aprendizagem e experiência digital faz uso de um aparato teórico proposto pela Linguística Sistêmico-Funcional. A interpretação dos depoimentos é então apoiada em uma análise da avaliatividade expressa na linguagem. Uma vez que realizamos avaliações para contar aos nossos ouvintes ou leitores como nos sentimos em relação a coisas ou pessoas, ou seja, que posições assumimos em relação a elas (Martin; Rose, 2003), é possível e importante tentar mapear os tipos de avaliações que os professores-alunos utilizam para falar de sua experiência, dos participantes e do curso.<hr/>The aim of this paper is to analyze and discuss what some teachers say about a distance learning experience during a long and demanding distance teacher development process. To do this, we first present a report on the experience in the teacher development course Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade (Reading and Writing Practices in Contemporaneity); then, we offer an interpretation about a set of evaluative reports the participants made. Our aim is to argue that distance courses can be democratically beneficial to different types of students, motivating for work and study and an opportunity for the creation of rich human relations, with a high degree of proximity. The analysis of the evaluative reports makes use of theoretical tools offered by Systemic Functional Linguistics, more specifically appraisal theory (Martin; Rose, 2003). Since we make evaluations in order to tell our interlocutors about how we feel in relation to people and things, i.e., what positions we assume in relation to them, it is possible to try and map the types of evaluations that the participants make to talk about their experience, about their colleagues and about the course. <![CDATA[Produção de multimídia e acessibilidade em cursos de aprendizagem a distância]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922009000100023&lng=en&nrm=iso&tlng=en Estudantes online que são surdos podem encontrar diferentes barreiras em cursos baseados na Web incluindo falta de imagens relacionadas ao conteúdo em páginas tomadas por texto. As diferentes barreiras podem diminuir a compreensão para pessoas cuja primeira língua seja a linguagem de sinais ao invés da linguagem escrita, um desafio para pesquisadores e professores interessados em desenvolver conteúdo multimídia. A combinação de texto, imagem, áudio e vídeo foi potencializada devido à convergência digital e passa a caracterizar os textos virtuais. O uso de multimídia agora permite diferentes efeitos na elaboração de significados. Nesta perspectiva de mudanças constantes, este artigo busca discutir alguns dos muitos desafios para o oferecimento de Cursos de Graduação em larga escala, apresentando algumas das características dos Cursos de Graduação em Letras-Libras. Também se discute a acessibilidade de conteúdo educacional digital multimídia no contexto de um projeto em andamento na UNICAMP.<hr/>Online students who are deaf may encounter different barriers on Web based courses including lack of content-related images in pages full of text. The different barriers can slow comprehension for people whose first language may be a sign language instead of a written language, a challenge for researchers and teachers interested in developing multimedia content. The intermix of text, image, audio, and video has been increased due to the digital convergence and characterize the virtual texts. Multimedia usage now brings different effects on meaning making. In this perspective, this paper intends to discuss some of the many challenges in the offer of large scale undergraduate courses presenting some characteristics of a course on the Brazilian Sign Language. The paper discusses educational digital multimedia content accessibility in the context of an ongoing project at UNICAMP. <![CDATA[Inovações na formação de professores na modalidade a distância]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922009000100024&lng=en&nrm=iso&tlng=en O contexto do novo curso de Pedagogia, na modalidade a distância da UFRGS, mostra as mudanças e os desafios propostos às alunas que são ao mesmo tempo professoras em exercício no Ensino Fundamental. São essas transformações, previstas no projeto pedagógico do curso e apoiadas no uso intensivo das tecnologias digitais, que conduziram a avaliação realizada pelas alunas. Nessa avaliação, as alunas-professoras mostram a percepção do impacto positivo do curso nos âmbitos da sua vida pessoal e da sua vida como estudante e profissional. O que mostramos é a correlação dos pressupostos e práticas defendidos no projeto pedagógico do curso com as práticas pedagógicas e as mudanças de postura que pautam a ação e reflexão das professoras em formação.<hr/>The context of the new course of Pedagogy, under the distance education system approach, illustrates the changes and challenges that have influenced the pedagogical practices of students whom are also teachers at Elementary Schools. It is such transformation process previously considered in the pedagogical project of the course and the intensive use of digital technologies that has guided the assessment done by the student teachers. Their evaluations show their perceptions of the positive impact of the course on both personal and professional aspects, as students and professionals. What we aim to demonstrate is the correlation between presuppositions and practices approached in the syllabus of the course, regarding the pedagogical practices and changes in attitude that have guided the actions and the reflections of the student teachers. <![CDATA[O desenvolvimento profissional da docência na formação de professores face a utilização das tecnologias]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922009000100025&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste artigo, descrevemos as contribuições das abordagens de Design Instrucional e do Learning Design para a organização do trabalho pedagógico no STEA - Sistema Transversal Ensino-Aprendizagem que emprega recursos tecnológicos na educação apoiado pelos dados de pesquisa qualitativa e perspectivas teórico-descritivas, em um estudo de caso brasileiro. A abordagem pedagógica na qual o sistema está baseado permeia, em toda sua documentação e práxis: as teorias socioconstrutivistas de Piaget e Vygotsky, os estudos de Ausubel sobre organização dos conceitos prévios da aprendizagem significativa, a concepção de autonomia e liberdade de Paulo Freire, a tipologia conceitual dos conteúdos procedimentais e atitudinais de Zabala bem como a perspectiva andragógica de Knowles que fundamentam a tomada de decisões durante o processo de ensino. Contempla todos os processos de design instrucional - desde planejamento, concepção, implementação, execução e avaliação até a formação e avaliação contínua dos docentes em serviço. Confronta as etapas teórico-práticas do projeto com a abordagem de organização do trabalho pedagógico realizado em um sistema nacional de ensino-aprendizagem, ancorado em bases pedagógicas explícitas, elaborado através de duas décadas de investigação e de práxis. O estudo também inclui material didático produção e ações complementares de investigação acadêmica, contextualizada. Como resultado apresenta as reflexões sobre o projeto de aprendizagem, seus benefícios e desafios e suas contribuições para a inovação no campo da tecnologia educacional. O STEA foi construído de acordo com um modelo pedagógico cuja delimitação conceitual abraça objetivos, organização de conteúdos e metodologias relacionada a diferentes domínios do conhecimento. A elaboração desse modelo atende as necessidades educativas especiais de duas comunidades com características distintas de aprendizagem: a dos jovens e adultos em curso de ensino médio e a formação em ação de estagiários das licenciaturas.<hr/>In this paper, we describe the contributions of instructional design and Learning Design approaches to pedagogical work organization of STEA - Transversal Teaching-Learning System that employs technological resources in education supported by the use of qualitative research approach and theoretical-descriptive perspectives, we compare theoretical and practical framework of instructional design and Learning Design in a Brazilian case study, which contemplates all of instructional design processes - since planning, design, implementation, execution and evaluation until formation and continuing evaluation of acting teachers. Pedagogical approach, which is the system is based on, is clearly declared and permeates all its documentation and praxis: Piaget and Vygotsky’s socio-constructivists theories, Ausubel’s studies about students’ previous knowing organization, Paulo Freire’s conception of autonomy and freedom, the conceptual typology of Zabala’s procedural and behavioural contents, and Knowles’ andragogic perspective grounds the decisions to been made during teaching process. Describes and analyses the confrontation of theoretician-practical steps of Learning Design approach with pedagogical work organization accomplished in a national teaching-learning system, which is anchored in explicit pedagogical bases, ripened through two decades of research and praxis. The study also encompasses didactical material production and complementary actions of academic research. As results, it represents the reflections about Learning Design benefits and challenges, and its contributions to innovation in educational technology field. STEA was built according to a proper, pedagogical model which its conceptual delineation embraces objectives, organization of contents and methodologies related to different knowledge areas. The elaboration of this model attends particular educational needs of two distinct communities with regard to learning characteristics: young and adult learning during high school course and the formation of educators-trainees to play their roles.