Scielo RSS <![CDATA[ETD Educação Temática Digital]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1676-259220090002&lang=pt vol. 10 num. NUMEROESPECIAL lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922009000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title/> <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922009000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Eficácia coletiva dos professores e implicações para o contexto educacional brasileiro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922009000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta o estado da arte acerca da eficácia coletiva de professores. Esse conceito deriva da teoria social cognitiva de Bandura, que considera as crenças de eficácia como as bases da agência humana, assim como descreve quatro fontes que sustentam seu desenvolvimento. As percepções de eficácia coletiva são definidas como os julgamentos dos professores de uma escola de que o seu conjunto dos professores é capaz de organizar e executar os cursos de ação exigidos para se conseguirem resultados positivos junto aos alunos. São relatados os modos pelos quais se pode mensurar esse constructo bem como as pesquisas sobre suas relações com desempenho dos alunos e com a autoeficácia individual dos professores. Por último, é mostrado como o desenvolvimento de eficácia coletiva tem um papel relevante, consideradas as condições do momento atual da escola brasileira.<hr/>This paper presents the state of the art about teachers’ collective efficacy. This concept derives from Bandura’s Social Cognitive Theory, who considers efficacy beliefs as the basis of human agency and describes four sources that support its development. Teachers’ perceptions of collective efficacy are their judgments that the faculty as a whole can organize and execute the courses of action in the school required to have a positive effect on students. The article outlines the ways how to measure this construct and describes research results about its relationship to students’ achievement and teachers’ individual self efficacy. Last, the relevance of this construct is discussed especially in the face of the present moment of Brazilian school. <![CDATA[Modelo sócio-cognitivo para a escolha de carreira: o papel da auto-eficácia e de outras variáveis relevantes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922009000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esse artigo tem o objetivo de apresentar a Teoria Sócio-Cognitiva aplicada ao contexto do desenvolvimento de carreira e ilustrar suas aplicações em pesquisas realizadas em diferentes contextos. O foco do artigo residiu na explanação de variáveis importantes para a realização da escolha profissional, que auxiliam na motivação para a realização deste comportamento. Foram abordados os elementos pessoais, contextuais e de aprendizagem que auxiliam na formação das crenças de auto-eficácia e das expectativas de resultado que, conseqüentemente, influenciam a formação dos interesses profissionais, considerados elementos essenciais na motivação para a escolha de áreas profissionais específicas. Com base na revisão da literatura da área, verificou-se que esse referencial foi replicado em populações de diferentes etnias, de variadas fases do desenvolvimento vocacional, em estudos transversais e longitudinais, com pessoas de ambos os sexos e de níveis socioeconômicos distintos. Desse modo, destaca-se a utilidade desde modelo para a compreensão da tomada de decisão no âmbito vocacional.<hr/>This paper aims at introducing Social Cognitive Theory of Career Development and at illustrating its applications for studies conducted at different contexts. The main aspects which are important to make a vocational choice were highlighted, considering that they guide the motivation to this behavior. Personal, context and learning aspects that lead to self-efficacy beliefs formation and outcome expectations were pointed out, which, in turn, help the formation of vocational interests. All these aspects are considered essential for creating the motivation for choosing specific professional areas. According to the literature review, this approach was confirmed with people from different races, from varied moments of vocational development, in both longitudinal and cross-sectional studies, with people of both sexes and of different socio-economic levels. Therefore, the utility of this model is discussed, considering its importance for understanding people’s motivation to make choices at the vocational realm. <![CDATA[As metas académicas como operacionalização da motivação do aluno]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922009000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A capacidade cognitiva e a motivação são entendidas como variáveis psicológicas determinantes da aprendizagem e do rendimento académico. Dentro do paradigma cognitivista ou sócio-cognitivista, os modelos teóricos procuram enfatizar os processos psicológicos internos na explicação da conduta académica motivada. As metas de realização surgem, neste enquadramento teórico, como um dos factores mais valorizados na explicação do rendimento académico dos alunos. Neste trabalho procuramos reflectir sobre a tipologia das metas e o seu papel na predição do sucesso académico, alertando para o papel decisivo dos contextos familiar e escolar. Analisando alguns estudos nacionais e internacionais, importa que a conceptualização e a avaliação das metas académicas tomem mais em consideração os contextos de ensino e aprendizagem, assim como os vários agentes educativos que intervêm nesses contextos.<hr/>The cognitive ability and motivation are considered as major determinants of learning and academic achievement. Within the cognitive or socio-cognitivist paradigm, the theoretical models emphasize the internal psychological processes to explain the motivated academic behavior. The achievement goals emerge, in this theoretical framework, as one of the most valued factors in explaining the students´ academic achievement. In this paper we seek to reflect on the types of achievement goals and their role to predict the academic success, calling attention to the crucial role of family and school contexts. The examination of some national and international studies leads to a conclusion at it is important that the conceptualization and assessment of academic goals take more account of the contexts of teaching and learning, as well as the various actors involved in these educational contexts. <![CDATA[Perfiles motivacionales del alumnado de educacion secundaria y rendimiento academico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922009000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt En este artículo se señalan las principales variables y perfiles motivacionales que describen al alumnado de educación secundaria en Galicia (España). Para ello partimos de dos criterios básicos: por una parte, se analiza la percepción de los alumnos sobre las relaciones familiares padres/hijos en cuanto a la valoración que hacen los padres de la capacidad y del trabajo escolar de los hijos y, por otra parte, se busca obtener esa misma percepción del alumnado a partir de la valoración de su propio rendimiento académico alto y bajo. Finalmente, se pretende establecer una línea secuencial, por orden de prioridad, de aquellos indicadores motivacionales que tienen una mayor capacidad descriptiva del alumnado y poseen un efecto significativo sobre el rendimiento y aprendizaje del alumnado de educación secundaria.<hr/>In this study, the main motivational variables and profiles which describe Galician (Spain) Secondary School pupils are shown. In order to do so, we start from two basic criteria: on one hand, the way in which these pupils perceive the parent-children relationship with regard to how parents value their children’s capacity and their school work is analysed, and on the other hand, starting from the way in which pupils value their own high or low academic achievement, we aim to obtain the same perception as above on the part of the pupils. Finally, the aim is to establish a sequential line, by order of priority, of those motivational indicators which best describe the pupils and which have a significant effect on Secondary School pupil’s achievement and learning. <![CDATA[Motivação para aprender música em espaços escolares e não-escolares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922009000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta o resultado da amostra brasileira da pesquisa internacional intitulada “Os significados da música para crianças e adolescentes em atividades musicais escolares e não-escolares”. Essa pesquisa teve o objetivo de investigar a importância e o significado atribuído pelos alunos às atividades musicais desenvolvidas em ambientes escolares e não-escolares. O método consistiu em um survey envolvendo 21.975 alunos de oito países (Brasil, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Finlândia, Hong Kong, Israel e México), cujo questionário foi concebido sob a ótica do modelo de expectativa e valor de Eccles e Wigfield. No Brasil, fizeram parte da amostra 1848 alunos da 6a série do ensino fundamental à 3a série do ensino médio, de 11 cidades do Estado do Rio Grande do Sul. O instrumento de coleta de dados foi um questionário sobre o perfil dos alunos e suas opiniões quanto ao interesse, importância, dificuldade, utilidade, senso de competência e senso de confiança em relação às disciplinas Artes, Ciências, Educação Física, Matemática, Português e Música. Os dados foram tratados por análise de variância (ANOVA). Os resultados do Brasil apontam que o grau de interesse, importância e utilidade da Música aumenta à medida que os estudantes brasileiros pertencem a séries mais avançadas, em sentido oposto ao observado na maioria dos outros países.<hr/>This article presents the results of the Brazilian study within the international research entitled “Meanings of music for students in school-based and non-school musical activities”.1 This research aimed at investigating the importance and the meaning assigned by students to musical activities developed in school and non-school contexts. The method consisted of a survey involving 21,975 students from eight countries (Brazil, China, Finland, Hong Kong, Israel, Mexico, South Korea and United States of America), which questionnaire was grounded on the Eccles and Wigfield’s expectancy value model for motivation. The Brazilian sample consisted of 1848 students belonging to the 6th degree of Fundamental Education and to the 3rd degree of High School, from 11 cities of the Rio Grande do Sul state. Data collection was carried out through a questionnaire about students’ opinion on interest, importance, difficulty, utility, competence and confidence sense in relation to Arts, Science, Physical Education, Mathematics, Portuguese and Music. Data was treated by Analysis of Variance (ANOVA). In Brazil, results show that the degree of interest, importance and utility of music increases as the student belong to more advanced degrees, conversely to data observed in most of the other countries. <![CDATA[Motivação para aprender em alunos do ensino médio]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922009000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo investigou a percepção de estudantes de ensino médio acerca de sua motivação para aprender. Participaram 364 alunos, sendo 160 de uma escola particular e 204 de uma escola pública de uma cidade do estado de Minas Gerais. O instrumento utilizado foi a Escala de Avaliação da Motivação para Aprender de Alunos do Ensino Médio. Os resultados evidenciaram que estudar somente o que vai cair na prova e estudar assuntos difíceis foram os itens de maiores médias. Constatou-se que estudantes do gênero masculino e de escola particular obtiveram médias significativamente superiores tanto em motivação intrínseca quanto extrínseca comparativamente àqueles do gênero feminino e de escola pública. Não foram observadas interações entre gênero e tipo de escola nas duas modalidades de motivação investigadas.<hr/>The present study investigated High School students’ perception about their motivation to learn. The participants were 364 students, being 160 from a private school and 204 from a public school located in a city of Minas Gerais state. High School Students’ Motivation to Learn Evaluation Scale was completed by the participants. The results indicated that the items with the highest means were study what will be evaluated in the test and study difficult issues. It was observed that male students and those from the private school obtained significantly higher means both in intrinsic and extrinsic motivation comparing to female students and those from the public school. The interactions between gender and type of school in the two modalities of motivation investigated were not significant. <![CDATA[Motivação para a aprendizagem escolar e estilos criativos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922009000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Considerando a relevância da motivação e da criatividade sobre a aprendizagem e a escassez de estudos brasileiros sobre estes importantes fenômenos, este estudo teve por objetivo investigar a relação entre a motivação para aprender e os estilos de pensar e criar. A amostra foi composta por 190 estudantes do Ensino Médio, 125 mulheres e 65 homens, idade média de 15 anos, residindo em diferentes cidades paulistas. Os instrumentos utilizados foram as escalas “Motivação para a Aprendizagem Escolar” e “Estilos de Pensar e Criar”. A correlação de Pearson utilizada para comparar os fatores das duas escalas apontou relações significativas entre os fatores de motivação relacionados com o envolvimento e persistência nas atividades, o sentimento de competência e valorização das atividades com várias dimensões dos estilos de pensar e criar. Os resultados indicaram a proximidade dos conceitos de motivação e criatividade, demonstrando a necessidade de maior aprofundamento de estudos sobre estes complexos fenômenos de modo a oferecer informações relevantes para a educação e a aprendizagem escolar.<hr/>The importance of motivation and creativity for learning has not received much attention in Brazilian studies. Therefore the purpose of this study was to investigate the possible relationships between motivation for learning and thinking styles. The sample was composed of 190 high school students, 125 females and 65 males, mean age of 15, residing in different cities located in São Paulo state (Brazil). The instruments utilized were the scales Motivation for School Learning and Creative and Thinking Styles. Pearson’s correlations indicated significant relationships among various motivation factors, such as involvement and persistence in school activities, competence feelings, and self actualization with the thinking and creative styles. These results indicated the proximity of motivation and creativity concepts and demonstrated the need for more studies relating these complex constructs in order to offer important information for education and school learning. <![CDATA[Motivação e criatividade em matemática: um estudo comparativo entre alunas e alunos de ensino médio]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922009000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste estudo foi investigar a percepção de 100 alunos, dos gêneros masculino e feminino, da 3ª série do Ensino Médio de uma escola particular do Distrito Federal, sobre motivação em Matemática, bem como seu desempenho em um teste de criatividade e em um teste de criatividade em Matemática. A Escala de Motivação em Matemática, o Teste Torrance de Pensamento Criativo e o Teste de Criatividade em Matemática foram utilizados na pesquisa. Para a análise dos dados foempregado o teste t de Student. Os resultados indicaram que, quanto à motivação em relação à Matemática, os alunos do gênero masculino demonstraram percepção mais favorável em relação a dois dos seis fatores da escala aplicada: “Jogos e Desafios” e “Resolução de Problemas”, enquanto os alunos do gênero feminino demonstraram percepção mais favorável apenas em relação ao fator “Hábitos de Estudo”. Não foram observadas diferenças significativas entre alunos dos gêneros masculino e feminino quanto às medidas de criatividade. Porém, os alunos do gênero masculino apresentaram desempenho superior em comparação aos do gênero feminino em relação à criatividade em Matemática.<hr/>The purpose of this study was to investigate the perception of 100 students, males and females, attending 3rd year of a private Secondary School in the Federal District, with respect to motivation in Mathematics, as well as their performance in a creativity test and in a creativity test in Mathematics. The Scale of Motivation in Mathematics, the Torrance Tests of Creative Thinking and the Creativity Test in Mathematics were administered. The results indicated that, as for motivation in relation to Mathematics, male students demonstrated more favorable perception in relation to two of the six factors of the administered scale: “Games and Challenges” and “Problem Resolution”, while female students demonstrated a more favorable perception just in relation to the factor “Study Habits.” There were no significant differences among boys and girl students concerning creativity measures. However, the male students presented superior performance when compared to female students in relation to creativity in Mathematics. <![CDATA[Motivação para aprender: validação dum programa de estratégias para adolescentes com insucesso escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922009000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta a concepção e validação dum Programa de estratégias de motivação para a aprendizagem para adolescentes com insucesso escolar. Trata-se duma pesquisa quasi-experimental, com pré e pós-teste, grupos de controle (GC) e experimental (GE), na faixa etária dos 14-15 anos a frequentar o 9º ano de escolaridade. Avaliou-se o efeito do programa na auto-estima, atribuições causais de sucesso, hábitos de estudo, rendimento escolar e opiniões dos professores. O programa inclui também perfis de interesses profissionais dos alunos. Inclui ainda perfis dos professores que melhor podem motivar os alunos para aprender, tendo em conta as variáveis acima descritas. O GE (n=110) melhorou significativamente comparativamente ao GC (n=99) indicando que o Programa traz benefícios em termos de motivação para aprender escolares e, consequentemente, benefícios em termos de sucesso académico e pessoal, nomeadamente, aos estudantes portugueses com insucesso escolar.<hr/>This article presents a motivation learning strategies program for promoting the academic success of adolescents with low achievement. This is a quasi-experimental research, with pre and post-test, and with an experimental group (n=110) and control group (n=99) carried out with 9th grade, 14-15 years old students. The program effects were evaluated on self-esteem, study methods, causal attributions, school achievement and opinion of the teachers. This Program also includes adolescent’s vocational interests and teacher profiles to motivate students to learn better. The EG improved significantly when compared to the CG indicating that the Program can bring benefits for learning motivation and, consequently, for academic and personal success of Portuguese students facing academic insuccess. <![CDATA[Avaliação da autoeficácia acadêmica em alunos da educação de jovens e adultos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922009000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho teve como objetivo verificar a autoeficácia de alunos da Educação de Jovens e Adultos do segundo ciclo do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Participaram 50 alunos de ambos os sexos, que cursavam o Telecurso 2000, de uma cidade do Estado de São Paulo. O instrumento utilizado para coleta de dados foi uma escala especificamente construída para esse fim e que avalia a percepção do estudante quanto ao próprio desempenho acadêmico e o quanto se sente capaz de realizar tarefas escolares. O teste de Mann-Whitney U revelou não existirem diferenças significativas entre a autoeficácia declarada dos estudantes, dos dois níveis de ensino para o estudo, para o desempenho e para a autoeficácia geral. Com relação ao sexo, independente do nível de ensino cursado, o teste revelou que as diferenças também não foram significativas para nenhuma das medidas de autoeficácia.<hr/>The objective of this study was to verify the self-efficacy of 50 students of both sexes and of two different education levels who participated in an Educational program for Young and Adults in a city of Sao Paulo State. A scale constructed specifically for this purpose was the instrument used for data collection. It was aimed at evaluating the students' self-perception of their academic performance and how capable they feel to perform school tasks. The Mann-Whitney U test revealed no significant differences in students of both levels of education declared self-efficacy for studying, for school performance and in general self-efficacy. With regard to sex, regardless of level of education of the students, the test showed that differences were not significant for any of the measures of self-efficacy, as well. <![CDATA[Avaliação da aprendizagem e motivação para aprender: tramas e entrelaços na formação de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922009000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A avaliação pode processar-se sob a égide de duas distintas lógicas: a da classificação ou a da formação. A prevalência da primeira parece condenar os estudantes a desempenhos sofridos e sofríveis, conforme se constata nos resultados revelados por provas nacionais e internacionais. Afinal, apesar do discurso a propalar um exercício formativo, o que se nota, ainda, em termos de avaliação é a preocupação em separar o joio do trigo. A inquietação quanto às decorrências da avaliação classificatória, principalmente no que tange á motivação para a aprendizagem, orientou a delimitação do objetivo do presente estudo: mapear e analisar as implicações das concepções de avaliação vivenciadas ao longo de um curso de Licenciatura em Pedagogia relativamente à motivação da aprendizagem. A pesquisa quanti-qualitativa valeu-se de metodologia também hibrida, o estudo de caso. Os procedimentos de coleta utilizados foram: questionário e entrevista. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo clássica. Os resultados parecem apontar relação entre avaliação classificatória, motivação extrínseca e abordagem superficial à aprendizagem, bem como entre avaliação formativa, motivação intrínseca e abordagem profunda à aprendizagem.<hr/>The evaluation of learning can be either classificatory or formative. The prevalence of the first one over the second usually condemns students to poor achievement performance as it can be observed in national and international examinations. Though the educational discourse seems to acknowledge the important role of learning evaluation as a process, what indeed happens in practice is the classificatory approach targeted at identifying and separating those who had learned from those who had not. The concern with the consequences of the classificatory evaluation especially in regard to motivation to learn led to the construction of the objective of the present study: to map and to analyze the implications of pre-service teachers ´conceptions of evaluation in relation to their motivation to learn. The quanti-quali research was based on a hybrid methodology, the case study. Data were collected through questionnaires and interviews and examined by the procedures of classical content analysis. Results seem to indicate relations between classificatory evaluation, extrinsic motivation and superficial approaches to learn, as well as between formative evaluation, intrinsic motivation and deep approaches to learn. <![CDATA[Padrão de motivação e desfechos de progresso acadêmico: estudo longitudinal com estudantes de medicina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922009000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O propósito do estudo foi analisar a motivação educacional de estudantes de medicina em relação com indicadores de progresso acadêmico durante a graduação na Universidade de Brasília. A Escala de Motivação Acadêmica foi aplicada em turmas consecutivas ao total de 285 participantes no início do segundo ano. Foram analisados estatisticamente indicadores da Escala e suas correlações prospectivas com índices de rendimento acadêmico e realização de monitoria, e também diferenças nesses índices entre quatro grupos de configuração motivacional identificados em análise classificatória. Os resultados mostraram correlações positivas e significantes entre motivação intrínseca e rendimento acadêmico, bem como entre realização de monitoria e combinação de motivação intrínseca e regulação externa. Grupos com orientação motivacional expressamente autônoma ou mista (autônoma e controlada) realizaram número significantemente maior de monitorias do que grupos com menor autodeterminação motivacional. Os achados são discutidos - a luz da teoria da autodeterminação - quanto aos aspectos de adaptação motivacional e de influências de transição da ambiência educacional. Concluindo, os resultados sugerem que indicadores de motivação caracterizados no início da graduação têm efeito preditivo pequeno, mas significante no desempenho acadêmico continuado e no exercício eletivo de monitoria. Esse desfecho eletivo diferiu significantemente entre estudantes com distintos perfis motivacionais.<hr/>The purpose of this work was to analyze medical students` motivation features in relation to outcomes of academic progress during undergraduate studies. The Academic Motivation Scale (AMS) was administered in consecutive classes to a total of 285 2nd year students who graduated at the University of Brasilia. Statistical analyses were undertaken on AMS indicators and their correlations with cumulative GPA and peer-tutoring outcomes, as well as on outcome differences among four motivation-profile groups identified in cluster analysis. The results showed positive, significant correlations between intrinsic motivation components and GPA, as well as between peer-tutoring activity and a mix of intrinsic motivation and extrinsic motivation by external regulation. Cluster analysis groups with definite autonomous motivation or with combined (autonomous and controlled) motivation undertook more extended peer tutoring than those with less self-determined patterns. The discussion appraises the findings in the light of the Self- Determination Theory as related to aspects of motivation adaptation and influences of transition in educational context. In conclusion, the results suggest that motivational features ascertained at the beginning of the medical program have a significant, albeit small, predictive effect on the students` achievement and peer tutoring activity. The later outcome differed significantly among students with distinguishing motivational configurations. <![CDATA[Motivação para aprendizagem e prática musical: dois estudos no contexto do ensino superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922009000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste texto, são apresentados dois estudos sobre motivação e prática musical desenvolvidos no âmbito do ensino superior. Os estudos foram conduzidos por dois referenciais distintos: Crenças de Auto-Eficácia (Albert Bandura) e Teoria da Autodeterminação (Deci & Ryan). O delineamento metodológico para cada investigação foi o estudo de levantamento conduzido por meio de instrumentos de coleta de dados elaborados de acordo com cada referencial. A população investigada foram alunos de cursos superiores de música de uma instituição de ensino da cidade de Curitiba. Os resultados apontaram possibilidades de verificar o processo motivacional de alunos de cursos de música, a partir da observação de alguns aspectos como a) a confiança do discente nas próprias capacidades e suas crenças em produzir resultados; b) as ações intencionais que possam produzir mudanças; e c) os fatores que podem promovê-las. Buscou-se ao final do texto, enfatizar a observação desses aspectos por parte dos educadores, como meio de promover um processo de aprendizagem musical mais significativo e orientado.<hr/>The text presents two studies about motivation and musical practice; they were all developed in the Higher Education ambit. The studies were conducted by using two distinct referentials: Self-Efficacy Beliefs (Albert Bandura) and Self-Determination Theory (Deci & Ryan). The methodological outline for each investigation was the surveying study, conducted through data collection elaborated according to each referential. The investigated population consisted of students of Music Colleges at a Music Institution in Curitiba. The results point to the possibilities of verifying the motivational process of music students by observing aspects such as: a) the confidence in his own capacity and his beliefs to produce results; b) the intentional actions that might produce change; and c) the factors that can promote them. The intention, at the end of the text, was to emphasize the observation of these aspects from the point of view of educators as the means to promote a music learning process more meaningful and oriented. <![CDATA[Valoração da leitura por professores do ensino médio: considerações para a motivação para leitura de estudantes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922009000200016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Valorações de cunho afetivo e social dinamizam as relações cognitivas, que cada indivíduo mantém com as produções e artefatos de sua cultura. Respondem, ainda, pela importância e motivação para lerem. O presente trabalho objetivou identificar as funções que professores do Ensino Médio atribuem à leitura. Contamos com a participação de 14 professores de uma escola pública, que oportuniza a formação de professores para os anos iniciais da Educação Básica. Para a coleta de dados foi utilizada a Escala de Funções de Leitura, proposta por Greaney e Newman (1990). Constatou-se que as funções de leitura mais valorizadas foram as de: aprendizagem; lazer; utilidade; estímulo. A análise das correlações, pela valoração atribuída pelos participantes às funções da leitura, apontou oito significativas que se distribuíram de -0,64 a +0,75. As relações mais fortes foram registradas entre lazer e as funções de estímulo e fuga e entre aprendizagem e estímulo. O conjunto dos resultados obtidos reafirma a força das condições de vivência em um dado contexto sócio-histórico, usando-se como parâmetro os resultados da última pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro. São assinalados alguns dos possíveis efeitos gerados para a motivação dos alunos para lerem, bem como assinaladas algumas limitações do presente trabalho e sugeridas possibilidades que as contornem para futuros trabalhos.<hr/>Affective and social value attributions stimulate the cognitive relations that each individual maintains with production and artifacts of his culture. They are also responsible for both the importance and motivation of reading. The present study aimed at identifying the roles High School teachers attribute to reading. The investigation relied on the participation of 14 teachers from a state school, which offers teachers’ education for the initial years of Primary School. For the data collection, the Functions of Reading Scale, proposed by Greaney e Newman (1990), was utilized. It was verified the most valued reading functions were: learning, leisure, utility, and stimulus. The correlations analysis, by means of the value attributed, by the participants, to reading functions pointed to eight significant values, distributed from -0.64 to +0.75. The strongest relations were registered between leisure and the functions of stimulus and escape and between learning and stimulus. The set of results obtained reaffirms the strength of living conditions in a given social-historical context, by using, as a parameter, the results of the latest research carried out by Instituto Pró-Livro. Possible effects generated for students’ motivation to read are appointed, and some limitations of the present study are remarked. In addition, some suggestions are made with the purpose of overcoming these limitations in future studies. <![CDATA[Aspectos motivacionais da profissão docente universitária]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922009000200017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A motivação humana configura-se em processos motivacionais e são muitos os elementos em sua especificidade e particularidades, pois, perpassam a caminhada docente, entre auto-formação e formação acadêmica, iniciando-se com desejos próprios do professor. Já na práxis educativa é necessário compreender como a motivação é entendida pelo docente, na perspectiva de ajudar a desencadear os motivos intrínsecos de cada aluno. Este artigo é parte de uma pesquisa desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Processos Motivacionais em Contextos Educativos (PROMOT) da PUCRS. Especificamente, a intenção desse estudo é saber como os professores no Ensino Superior concebem a motivação e como ela interfere na prática pedagógica. É um estudo de caso qualitativo, com análise das falas de sete professores universitários e posterior descrição e exploração dos aspectos motivacionais com suas atuações no Ensino Superior numa Universidade Privada do RS. A partir da análise de conteúdo (Bardin, 2004), apresentam-se as categorias, a priori, Concepção de Motivação: revelaram-se diferentes entendimentos acerca da motivação. A posteriori, Trajetória Acadêmica: é um caminho longo que exige muito empenho e dedicação dos que fazem parte do mundo univeristário; História de vida e Autorealização: as vivências desde a infância embasam a formação profissional e servem de modelo para a construção das metas; Formação Pessoal e de Futuras Gerações: evidenciou-se a preocupação de tornarem-se pessoas melhores para a educação das futuras gerações.<hr/>Human motivation is configured as motivational processes, affected by various factors that interfere with their specificity and peculiarities. These motivational processes permeate teacher’s own path, such as selftraining and academic training, which begins with intentions and desires of each teacher, long before completing his/her undergrad courses and professional experiences. Regarding educational practices, it should be understood how motivation is understood by teachers, as it helps triggering students´s intrinsic motives. This article is part of an extensive research work, which is ongoing, conducted by the Research Group Motivational Process in Educational Contexts (PROMOT) at PUCRS. The intention of this study is to find out how Higher Education professors conceive motivation and how it interferes with their teaching practice. It is a qualitative research based in case study in which the speeches of Health area professors were analyzed. The sample was composed of seven professors of a private university in RS, Brazil. To achieve the research objective the Bardin ( 2004) content analysis was used. The Pre categories found were: Conception of Motivation: revealed different understandings of human motivation. Post categories were: Academic Career: it is a long path which requires much commitment and dedication of those who are part of the university world; Life history and self-fulfillment: the experiences from childhood are the foundation of training and serve as a model for the construction of goals; Concern with Personal and Professional Training of Future Generations: Adults, supposedly mature, generally are concerned in helping and being useful in relation to other individuals. <![CDATA[Apoio motivacional e desenvolvimento da compreensão leitora em alunos do ensino fundamental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922009000200018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo desse relato de experiência é o de destacar a importância do apoio motivacional no processo de aprendizagem. Mais precisamente, relata aspectos importantes de uma intervenção realizada para a melhoria da compreensão leitora com estudantes de quarta série do Ensino Fundamental. A intervenção teve por base o ensino de estratégias cognitivas e metacognitivas de aprendizagem durante sete sessões de uma hora e meia de duração, durante dois meses, incluindo também apoio motivacional e orientação para estudos. O referencial teórico adotado foi o da Psicologia Cognitiva e da Teoria do Processamento de Informação. Os resultados obtidos reforçam a ideia de que o sucesso escolar pode ser incrementado quando se fortalecem, no trabalho psicopedagógico, estímulos à cognição, à metacognição e à motivação para aprender.<hr/>The aim of this paper is to show the importance of motivational support in the learning process. More precisely, it reports important aspects of an educational intervention aimed at improving learning comprehension strategies of Basic Education fourth grade students. The intervention, based on the Cognitive Psychology and Information Process Theories, focused on the teaching of cognitive and metacognitive learning strategies to the students and consisted of seven sessions of one hour and a half of duration for two months. The intervention also included motivational support and study guidance in every session. Results reinforce the idea that school success can be increased when cognitive, metacognitive and motivation to learn are strengthened and taken into account in the psycho pedagogical practices. <![CDATA[Práticas pedagógicas em prevenção ao abuso de drogas: aspectos motivacionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922009000200019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Pesquisas reconhecem a presença de drogas psicotrópicas nas escolas e abuso dessas substâncias entre alunos. Apontam a necessidade de melhorar a formação de professores em prevenção ao consumo de drogas. Estudos demonstram que o contexto da sala se aula e a atuação do professor são elementos determinantes para assegurar o interesse e o entusiasmo na aprendizagem. O objetivo desse trabalho foi investigar se as atuais práticas docentes são apropriadas à demanda do abuso de drogas entre estudantes. Realizou-se uma intervenção pedagógica entre professoras (23) de educação básica fundamentada no método dialético: tese, antítese e síntese. No presente estudo, o planejamento e a estruturação da intervenção tiveram como foco criar um clima que viabilizasse a motivação para aprender dos professores participantes. Os resultados mostram que a construção de um ambiente de aprendizagem estimulante está associado à motivação de quem aprende. Além disso, sugerem que as propostas inconsistentes do início da intervenção foram se redefinindo até a formulação de propostas novas e adequadas ao contexto social, evidenciando articulação de conhecimentos sobre prevenção ao uso de drogas.<hr/>The presence of psychotropic drugs and drug abuse among students at school is well acknowledged by research which also evinces the need to improve teacher’s formation in drug abuse prevention. Studies demonstrate that classroom context and teacher performance are essential elements to guarantee learning interest and enthusiasm. The objective of the present study was to investigate whether the pedagogical practices of teachers are appropriate to the existing demand to deal with drug abuse among students. A pedagogical intervention was carried out with basic Education in service teachers (23), using the dialectical method (thesis, antithesis, and synthesis) as a theoretical framework. The intervention was structured and planned focusing in the promotion of the motivation to learn among the participating teachers. Results showed that the construction of a stimulating learning environment is associated with the motivation of the learner. Moreover, they suggested that teachers´ inconsistent proposals in the beginning of the intervention were revised and transformed into new and more contextualized and adequate proposals, in which knowledge of drug abuse prevention was more profound and articulated. <![CDATA[A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922009000200020&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Pesquisas reconhecem a presença de drogas psicotrópicas nas escolas e abuso dessas substâncias entre alunos. Apontam a necessidade de melhorar a formação de professores em prevenção ao consumo de drogas. Estudos demonstram que o contexto da sala se aula e a atuação do professor são elementos determinantes para assegurar o interesse e o entusiasmo na aprendizagem. O objetivo desse trabalho foi investigar se as atuais práticas docentes são apropriadas à demanda do abuso de drogas entre estudantes. Realizou-se uma intervenção pedagógica entre professoras (23) de educação básica fundamentada no método dialético: tese, antítese e síntese. No presente estudo, o planejamento e a estruturação da intervenção tiveram como foco criar um clima que viabilizasse a motivação para aprender dos professores participantes. Os resultados mostram que a construção de um ambiente de aprendizagem estimulante está associado à motivação de quem aprende. Além disso, sugerem que as propostas inconsistentes do início da intervenção foram se redefinindo até a formulação de propostas novas e adequadas ao contexto social, evidenciando articulação de conhecimentos sobre prevenção ao uso de drogas.<hr/>The presence of psychotropic drugs and drug abuse among students at school is well acknowledged by research which also evinces the need to improve teacher’s formation in drug abuse prevention. Studies demonstrate that classroom context and teacher performance are essential elements to guarantee learning interest and enthusiasm. The objective of the present study was to investigate whether the pedagogical practices of teachers are appropriate to the existing demand to deal with drug abuse among students. A pedagogical intervention was carried out with basic Education in service teachers (23), using the dialectical method (thesis, antithesis, and synthesis) as a theoretical framework. The intervention was structured and planned focusing in the promotion of the motivation to learn among the participating teachers. Results showed that the construction of a stimulating learning environment is associated with the motivation of the learner. Moreover, they suggested that teachers´ inconsistent proposals in the beginning of the intervention were revised and transformed into new and more contextualized and adequate proposals, in which knowledge of drug abuse prevention was more profound and articulated.