Scielo RSS <![CDATA[ETD Educação Temática Digital]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1676-259220100003&lang=en vol. 12 num. 01 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922010000300001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title/> <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922010000300002&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Foucault-arqueólogo: um experimentalista do saber]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922010000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho tem a finalidade de explicitar o caráter experimental da história arqueológica de Foucault a partir da leitura que esse filósofo faz da noção nietzschiana de origem. Tratamos de analisar como o filósofo francês, ao abordar, em alguns momentos, a genealogia nietzschiana, acaba por conferir à arqueologia um sentido experimental, associado ao uso foucaultiano do conceito de vontade de verdade. Indicamos, por fim, como esta perspectiva da noção origem pode ser útil na compreensão do discurso sobre a socioeducação no Brasil.<hr/>This paper aims to explain the experimental character of Foucault's archaeological history from his interpretation of the Nietzschean notion of origin. We try to analyze how the French philosopher - in some instances to address the Nietzschean genealogy - just for giving a sense experimental archeology, related to use Foucault's concept of will to truth. At the end of the article pointed out how this debate can be useful in understanding the discourse on the socio-education in Brazil. <![CDATA[Filosofia dos valores e educação em Nietzsche]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922010000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo visa partir da filosofia dos valores de Nietzsche para pensar a educação desde a consideração de que a avaliação dos valores é fundamental para concepções e conteúdos educacionais. A exposição principia pela discussão com Thomas E. Hart e seu livro Nietzsche, cultura and education (Nietzsche, cultura e educação), visando apresentar aproximações e distanciamentos com a análise empreendida; e, posteriormente, propõe investigar a relação entre educação e filosofia dos valores, desde suas perspectivas e consequências.<hr/>Considering that the evaluation of values is fundamental to educational conception and contents, we want to think about education with the help of Nietzsche’s philosophy of values. We start with a discussion with Thomas E. Hart, author of Nietzsche, culture and education, aiming at showing some approaches and distances. We also try to investigate the relations between education and the philosophy of values from the point of view of their perspectives and consequences. <![CDATA[A constituição do sujeito no tempo empírico e a memória transcendental: Deleuze leitor de Hume e Proust]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922010000300005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Partindo da interpretação deleuziana do empirismo de Hume, o artigo visa a apreender a elaboração por Deleuze da primeira síntese do tempo, a síntese do hábito, a partir da constituição de um sujeito que contempla e contrai as percepções sensíveis, ultrapassando o dado a partir da ação de princípios que lhe são exteriores. A contração do passado e a expectativa em relação ao futuro são as duas dimensões do mesmo presente vivido. É pela contração pelo hábito que a repetição produz uma diferença no espírito e assim nos produz como sujeitos. Sobre a síntese passiva do hábito virão desdobrar-se as sínteses ativas da memória e da reflexão. Desde a análise da obra de Proust, Deleuze desenvolve, então, o tema desse encontro com o fora como a produção no sujeito de uma capacidade de explicitar o sentido do que se apresenta como um signo, o que implica ultrapassar as ilusões objetivistas e subjetivistas e a busca do sentido numa diferença interiorizada que é o próprio ser em si do passado. Daí decorre ir para além da dimensão empírica do tempo e encontrar uma nova síntese do tempo, a síntese transcendental da memória, em que o passado não sucede ao presente, mas coexiste com ele.<hr/>Based on Deleuzian interpretation of Hume's empiricism, this article seeks to understand the development of Deleuze's first synthesis of time, the synthesis of habit, from the constitution of a subject who contemplates and contracts sensitive perceptions, surpassing the data from de action of principles that are external to him. The contraction of the past and the expectations regarding the future are two dimensions of this lived present. Through the contraction by the habit, repetition produces a difference in the spirit and then produces us as subjects. On the passive synthesis of habit will unfold the active synthesis of memory and reflection. From analysis of the work of Proust, Deleuze develops, then, the theme of this meeting with the outside as production in the subject of an ability to explain the meaning of what is presented as a sign, which means overcoming the subjectivist and objectivist illusions and search for meaning in an internalized difference that is the very being itself of the past. It follows go beyond the empirical dimension of time and find a new synthesis of time, the transcendental synthesis of memory, in which the past does not succeed the present, but coexists with it. <![CDATA[O papel do método no ensino: da maiêutica socrática à terapia wittgensteiniana]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922010000300006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este texto tem como objetivo apontar para algumas das confusões advindas da crença de professores na existência de significados extralinguísticos a serem descobertos ou construídos pelos alunos através da aplicação de um método. Sob a inspiração das reflexões de Wittgenstein sobre a função constitutiva da linguagem na construção dos sentidos, proponho um outro olhar para o papel do método no processo de aprendizagem: não como um procedimento que conduz o aluno a verdades prévias, a exemplo da maiêutica socrática, presente sob outros matizes nas atuais teorias de ensino e aprendizagem; mas como meio de apresentação de nossas convenções linguísticas. Esta mudança de perspectiva foi possível a partir da crítica de Wittgenstein à exigência de exatidão conceitual (já presente nos diálogos platônicos) como condição de construção de um conhecimento legítimo, sugerindo em seu lugar uma nova atitude filosófica, com implicações para o ensino escolar. Sua reflexão sobre dois modos básicos de uso de nossas expressões linguísticas (um normativo e outro descritivo) pressupõe formas diferentes de transmissão dos conteúdos: ora como instrução de regras, ora como uma atividade que envolve justificação, questionamentos e experimentação empírica.<hr/>This text has the purpose of pointing out some of the confusions originated in the belief of teachers, regarding the existence of extralinguistic meanings to be discovered or constructed by the students through the application of a method. Inspired by the reflections of Wittgenstein about the constitutive function of language in the construction of meanings, I propose another view of the role of method in the process of learning: not as a procedure that leads the student to previous truths; such as the Socratic maieutics, present in some manner in our theories of teaching and learning, but as a means of presentation of our linguistic conventions. This change of perspective was possible based on Wittgenstein’s criticism of the demand for conceptual exactitude (already present in the Platonic dialogues) as a condition for the construction of true knowledge, suggesting in its place a new philosophical attitude, with implications to school teaching. His reflection about two main uses of our linguistic expressions (one normative, and the other descriptive) presupposes different forms of conveying content: sometimes as instruction of rules, sometimes as an activity that involves justification, questioning and empirical experimentation. <![CDATA[Crisis política y educación: a reflexión sobre los problemas de la conservación y transmisión de la cultura a partir de la obra de Hannah Arendt]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922010000300007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Existe una sensibilidad creciente que pone en el banco de los acusados a la “educación tradicional”, y especialmente a las dificultades en la transmisión intergeneracional de los contenidos culturales; el rol docente forma parte importante de este problema. Afortunadamente estamos perdiendo “realidad autoritaria” en la educación, creemos, al igual que Vattimo, que esta situación fortalece la autonomía de los “nuevos”; pero es la pérdida de una autoridad entendida como abuso e irrupción ilegítima del poder, según se expresa en la sensibilidad de amplias capas de la población del Cono Sur, especialmente, después de los regímenes dictatoriales. Pero a partir de los aportes del pensamiento de Arendt, somos conscientes que en todo acto educativo es necesario que haya una autoridad para garantizar la transmisión a las futuras generaciones de los tesoros heredados del pasado; una aceptación no coactiva entre las partes que posibilite comunicar la experiencia. Y para esto hay que profundizar en lo que la educación es, según nos revela su propia constitución.<hr/>There exists a growing sensitivity which questions “traditional education”, and the difficulties surrounding the intergenerational transmission of cultural contents in particular; the role of the teacher is an important element of this issue. Fortunately we are losing “authoritarian reality” in education, and I go along Vattimo in that the situation strengthens the autonomy of “the new”, but it is the loss of an authority understood as abuse and illegitimate outbreak of power, as expressed by the sensitivity of broad amounts of the populations of the South Cone, especially after the dictatorial regimes. But from the contribution of Arendt’s thought, we are aware that in all educational act there is a need for an authority to guarantee the transmission of the inherited treasures of the past to the future generations; a non-enforced acceptation between the parts that makes communicating the experience possible. In order to do this we have to go deep to develop what education really is, as revealed by its own constitution. <![CDATA[Construção fílmica e educação: um olhar para o filme Santo Forte, de Eduardo Coutinho]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922010000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente trabalho traz um recorte sobre o filme Santo Forte, do diretor Eduardo Coutinho e procura desenvolver principalmente dois temas: a construção fílmica, trabalhando com a linguagem cinematográfica e o que isto implica nas escolhas que são feitas pelo diretor do filme; e algumas possibilidades de pensar a educação a partir de filmes ou com os filmes. Dessa forma, apresentamos a personagem D. Thereza, escolhida por ter mais tempo de filme e também por a considerarmos como um dos melhores exemplos para pensar na evolução de uma personagem, da sua capacidade de fabulação e transformação no filme, auxiliada pelo diretor em vários aspectos: tempo, forma de fazer as perguntas, movimento de câmera, etc. Após a exposição sobre a construção fílmica da personagem, podemos fazer várias considerações sobre educação, ao pensar nessa possibilidade de reflexão e transformação que os espectadores também podem sofrer diante de um filme, no encontro com uma outra cultura ou no momento que consegue se ver no outro.<hr/>El artículo presenta una análisis del filme Santo Forte del director Eduardo Coutinho, buscando desarrollar dos temas principales: la construcción fílmica, trabajando con la lenguaje cinematográfica y sus implicaciones en las decisiones que el director hace y algunas posibilidades de reflejar acerca de la educación a partir de las películas y con las películas. De esta forma, presentamos la personaje D.Thereza, elegida por pasar más tiempo en la escena y también por la dan como uno de los mejores ejemplos para pensar en la evolución de un personaje, su capacidad de fabulação y su transformación en el film, con la ayuda del director en varios aspectos: tiempo, forma de hacer preguntas, movimiento de cámara etc. Después de la exposición acerca del personaje e su construcción fílmica, podemos hacer muchas consideraciones sobre la educación, al reflotar en esta posibilidad de reflotación y transformación que los espectadores también pueden sufrir delante de un filme, en el encuentro con otra cultura o en un momento que no consigue se mirar en otro. <![CDATA[Da poesia visual concreta à poesia virtual concreta: a ciberliteratura na sala de aula]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922010000300009&lng=en&nrm=iso&tlng=en A acusação de que o jovem aluno do século XXI não se forma leitor tornou-se senso comum em sala de professores e em conversas de adultos. Despertar no aluno o prazer do texto também tem sido tarefa árdua para muitos docentes que se veem entre os muros de uma escola ainda tão tradicional como a brasileira. Sem descartar a importância da leitura dos clássicos, é imprescindível, contudo, que a escola - e, metonimicamente, o professor - atraia o aluno-leitor para a nova era da ciberliteratura. Esta promoveu uma revolução na história da leitura - do códex ao hipertexto - e ascendeu a função do leitor, o qual se tornou mais ativo, um hiperleitor, apagando assim a função de autor, outrora merecedor de status. Seja através da hiperficção, da hiperpoesia ou do metalivro, a ciberliteratura resgata e dá continuidade ao experimentalismo universal na escrita, no som e na imagem, inaugurado pelas vanguardas europeias e pela poesia concreta - embrião da poesia virtual. Promover a interação do aluno com a poesia animada pelo computador - eis um novo desafio para a educação.<hr/>The accusation that the young student of the twenty-first century is not a reader has become common sense in the staffroom and in adult discussions. Awakening in the student the pleasure of the text has also been an arduous task for many teachers who see themselves within the walls of a school as tradicional as the Brazilian one. Without rejecting the importance of reading the classics, it is essential, however, that the school - and, metonymically, the teacher - must attract the student-reader to the new era of cyberliterature. This promoted a revolution in the history of reading - from codex to hypertext - and increased the role of the reader, who became more active, a hyper-reader, thereby clearing the role of author, once worthy of status. Whether through hyperfiction, hiperpoetry or metabooks, the cyberliterature recovers and continues the universal experimentation in writing, in sound and in image, opened by the European avant-garde and concrete poetry - virtual poetry embryo. Promote student interaction with poetry animated by computer - that is a new challenge for education. <![CDATA[Para pensar de outros modos a modernidade pedagógica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922010000300010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo discute a produtividade de pensar a modernidade pedagógica, a partir da filosofia de Michel Foucault. Compreendendo a pedagogia como um conjunto de saberes e correlatas práticas educacionais, o artigo mostra o caráter contingente das raízes epistêmicas e epistemológicas que sustentam os discursos pedagógicos. A proveniência de tais raízes é localizada no platonismo renascentista e nas tradições judaico-cristãs. A partir dos conceitos de crítica e hipercrítica, o ―pensar de outros modos‖ proposto por Michel Foucault é apontado como uma prática difícil, mas muito importante para a militância política.<hr/>This paper discusses the productivity of thinking the pedagogical modernity, from the point of view of the foucauldian philosophy. Understanding the pedagogy as a set of knowledges and correlate educational practices, the paper shows the contingent character of the epistemical and epistemological roots that sustain the pedagogical discourses. The provenience of these roots is placed in the platonic Renaissance and in the judaic-christian traditions. From the concepts of critique and hypercritique, the “another way of thinking” proposed by Michel Foucault is indicated as a difficult practice but very important for the political militancy. <![CDATA[Michel Foucault e o “cuidado de si”: a invenção de formas de vida resistentes na educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922010000300011&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo principal da reflexão aqui proposta é explorar uma face ainda pouco abordada, pelo campo educacional, da experiência intelectual do pensador francês Michel Foucault: o cuidado de si e a criação de novas formas de vida. A questão problematizada corresponde aos processos de subjetivação por meio das chamadas “práticas de si”, contribuindo para elucidar alguns aspectos das condições de formação do ser humano na contemporaneidade. A analítica do cuidado de si, no âmbito da leitura foucaultiana do texto “Alcibíades”, no curso Hermenêutica do Sujeito, é apontada como uma potência instituinte imanente à vida, evidenciando como a experiência ética que o sujeito faz de si mesmo é inseparável do processo político de sua formação.<hr/>The main objective of reflection proposed here is to explore a face underexplored, by the educational field, of the intellectual experience of the french philosopher Michel Foucault: care of the self and the creation of new life forms. The problematic question corresponds to the subjective processes by self practices, elucidating some of the conditions of human formation in contemporary society. The analytics of care of the self, in context the foucaultian reading of the text Alcibíades, in the course Hermeneutics of the Subject, is considered a power immanent to life, showing how the ethical experience that the subject makes of itself is inseparable from political formation. <![CDATA[Exercícios ascéticos e práticas pedagógicas: por uma genealogia do poder disciplinar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922010000300012&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo pretende mostrar, a partir do curso ―O poder psiquiátrico‖ ministrado por Michel Foucault no Collège de France em 1973-1974, a relação entre exercícios ascéticos e as práticas pedagógicas desenvolvidas nas comunidades religiosas medievais e a constituição histórica do poder disciplinar. Para isso, avalia-se o lugar estratégico dos cursos de Foucault para a compreensão de seu pensamento, assim como se aponta a consequência de sua análise, qual seja, por um lado, a necessidade da solidão, do isolamento para a produção do conhecimento e, por outro lado, entretanto, a necessidade de romper este isolamento, tendo em vista a circulação social do saber. Encontrar uma resolução para este conflito constitui-se, por sua vez, numa forma de resistência ao poder disciplinar.<hr/>The present article intends to show, from the course “The psychiatric power” given by Michel Foucault at the Collège de France in 1973-1974, the relationship between ascetic exercises and the pedagogical practices developed in medieval religious communities and the historic constitution of disciplinary power. For this, it is evaluated the strategic place of Foucault’s courses to the understand of his thinking, as it is pointed the consequence of its analysis, that is, firstly, the necessity of solitude, of isolation for the production of knowledge and, on the other hand, however, the necessity to break this isolation, in view of the social circulation of knowledge. Find a resolution to this conflict is, for its part, a form of resistance to disciplinary power. <![CDATA[Foucault-Kant e a questão da Aufklärung como maioridade pedagógica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922010000300013&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este ensaio reconstrói, em largos traços, a interpretação que Foucault faz da Aufklärung kantiana. Procura mostrar, por um lado, que tal interpretação lhe serve de autoesclarecimento filosófico, isto é, como certificação da noção de filosofia como pensamento da atualidade. Por outro, que esta noção de filosofia nos torna produtiva a própria ideia de uma filosofia da educação baseada na Aufklärung como maioridade pedagógica.<hr/>The essay rebuilds, in broad traces, the interpretation that Foucault draws from Kant’s Aufklärung. It seeks to show, on one hand, that such an interpretation fits him as a philosophical self-clarification, i.e., as a certification of the notion of philosophy as a thinking of the actuality. On the other hand, it seeks to show that the notion of philosophy renders productive the very idea of a philosophy based on Aufklärung as a pedagogical majority. <![CDATA[(Des)governos...: biopolítica, governamentalidade e educação contemporânea]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922010000300014&lng=en&nrm=iso&tlng=en Esse texto reflete sobre a institucionalização da educação no projeto da modernidade a partir de conceitos oriundos da obra de Michel Foucault, como disciplina, sociedade disciplinar e biopolítica. A partir dessa reflexão sobre a formação da instituição educacional moderna como objeto de investigação histórico e localizado temporalmente, o texto assume o desafio de pensar as transformações que ocorreram nas últimas décadas e transformaram o projeto educacional moderno, constituindo a chamada pedagogia do controle. Essa reflexão se deu a partir dos conceitos foucaultianos de governamentalidade e biopolítica, além do conceito deleuziano de sociedade de controle. Além desse diagnóstico do presente, o texto também oferece um ensaio sobre as possibilidades de uma educação a partir da diferença e da pedagogia queer.<hr/>The text reflects upon the institutionalization of modern education by taking Foucault’s concepts of discipline, disciplining society and biopolitics as its main guiding threads. Departing from this reflection on the formation of the modern educational institution, understood as the object of a historical research temporally localized, the text then aims at questioning the transformations that occurred in the last decades and that have transformed the modern educational project with the event of what could be called as control pedagogy. This aspect of the matter was discussed by means of Foucault’s concepts of governamentality and biopolitics as well as Deleuze’s concept of control society. Besides offering a diagnosis of the present, the text also provides an essay on the possibilities of an education process centered around the notions of difference and queer pedagogy. <![CDATA[Notas sobre modernidade, pedagogia e infância a partir de Michel Foucault]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922010000300015&lng=en&nrm=iso&tlng=en Busca-se explorar, em alguns aspectos, a relação entre a pedagogia, entendida como ciência da educação, situada no campo das ciências humanas, e a infância como objeto desta ciência, no engendramento da Modernidade. Discute-se, então, a “captura” da infância pelo saber pedagógico com seu estatuto de cientificidade, na emergência das ciências do homem, entendendo que a educação moderna, com seu modelo escolar calcado em técnicas disciplinares e no controle, faz da própria escola um laboratório para a pedagogia. Em certo sentido, indaga-se como a criança entra em cena aberta pelas ciências humanas sob o olhar da pedagogia, de maneira que o que hoje se diz sobre a criança e sobre sua própria história acaba sendo marcadamente caracterizado pela concepção de uma infância atemporal, ingênua, sem voz.<hr/>Taking into account specific aspects, we pursue the relationship between Pedagogy (understood as the science of education and situated in the field of Humanities) and childhood (understood as the object of this science) in engendering of Modernity. Here we discuss, then, the “capture” of childhood by the pedagogical knowledge with its scientific status, in the emergence of the sciences of human. We also understand that modern education - with its school model based on disciplinary techniques and control - makes the school a laboratory for Pedagogy. In a sense, we question how the child enters the scene opened by the humanities under the perspective of pedagogy, so what is said today about the child and the own story of child ends up being markedly characterized by the conception of a timeless childhood, naive and without voice. <![CDATA[Por uma interlocução interpelante entre Foucault e a psicanálise nas críticas às práticas educacionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922010000300016&lng=en&nrm=iso&tlng=en Propõe-se uma crítica radical às práticas educacionais a partir de uma interlocução interpelante entre Foucault e a psicanálise. Foucault aborda os temas da loucura, do saber, do poder e da ética, tendo como pano de fundo uma crítica à sociedade disciplinar, às instituições e à normalização operada pela psiquiatria e pela psicanálise. Freud aborda a dinâmica dos conflitos psíquicos, contrapondo-se ao saber médico de sua época, de modo a elaborar uma teoria sobre o inconsciente. O resgate das críticas de Foucault a Freud é fundamental à proposição deste artigo. O diálogo entre as críticas foucaultianas e psicanalíticas à educação e suas possíveis contribuições às transformações de suas práticas só se faz possível e potencializado, quando se levam em conta as pertinentes críticas de Foucault à psicanálise. Por outro lado, faz-se necessário admitir que o campo psicanalítico, interlocutor permanente de Foucault, pode, em certa medida, vir a ser um aliado ao projeto filosófico deste último, quer seja em função do descentramento em relação à visão do sujeito racional, quer seja pela crítica às instituições, de modo a promover formas de pensar e agir diferentes das que geralmente se objetivam nas práticas escolares e na vida cotidiana.<hr/>This paper proposes a radical criticism of educational practices from an interpellant interlocution between Foucault and psychoanalysis. Foucault deals with themes like insanity, knowledge, power and ethics, having as a background a criticism of disciplinary society, institutions and normalization performed by psychiatry and psychoanalysis. Freud discusses the dynamics of psychic conflicts, opposing to the medical knowledge of his time, so that he could develop a theory of the unconscious. The retrieval of the criticisms of Foucault to Freud is fundamental to the proposition of this paper. The dialog between the foucaultian and psychoanalytic criticisms of education and their possible contribution for the transformation of its practices is only feasible and potentialized when it takes into account the pertinent Foucault’s criticisms of psychoanalysis. On the other hand, it is necessary to admit that the psychoanalytic field, as a permanent interlocutor of Foucault, can become, to a certain extent, an ally of his philosophical project, as due to its decentering concerning the view of the rational subject as to the criticism of the institutions. It may thus promote ways of thinking and acting differently of those generally aimed in the school practices and in everyday life. <![CDATA[Do sedentarismo ao nomadismo: intervenções para pensar e agir de outros modos na educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922010000300017&lng=en&nrm=iso&tlng=en Com o intuito de diagnosticar o que se denomina de representação sedentária na educação, por intermédio do pensamento de Foucault, o artigo analisa a pastoral cristã como diagnóstico da presença da arte de conduzir, no campo da educação. Destaca a herança do controle nas condições de constituição de subjetividades, na fixação de significações dominantes e na regulação de ações independentes como estratégias responsáveis por condicionar o ―fazer pensar‖, na educação, a um conjunto de estruturas fixas. A partir daí, tendo por base o pensamento de Deleuze e Guattari, busca-se pensar a educação como experiência, espaço e movimento para além das estruturas sedentárias de representação, visando um tipo de nomadismo como intervenção para pensar e agir de outros modos na educação.<hr/>Intending to diagnose what is called sedentary representation in Education, through Foucault’s thought, this article examines the Christian pastoral as a diagnosis of the art of conduction in the field of Education. At same time, it highlights the legacy of control in terms of subjectivity constitution, by fixing dominant significations and in the regulation of independent action as well as the strategies responsible to making condicioned “the thinking” in education in a frame of fixed structures. Thereafter, based on the thought of Deleuze and Guattari, the article tries to think the education as experience, space and movement beyond the sedentary structures of representation, seeking for a kind of nomadism as an intervention to think and act in other ways Education. <![CDATA[10 (anti-) teses sobre cultura popular]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922010000300018&lng=en&nrm=iso&tlng=en Com o intuito de diagnosticar o que se denomina de representação sedentária na educação, por intermédio do pensamento de Foucault, o artigo analisa a pastoral cristã como diagnóstico da presença da arte de conduzir, no campo da educação. Destaca a herança do controle nas condições de constituição de subjetividades, na fixação de significações dominantes e na regulação de ações independentes como estratégias responsáveis por condicionar o ―fazer pensar‖, na educação, a um conjunto de estruturas fixas. A partir daí, tendo por base o pensamento de Deleuze e Guattari, busca-se pensar a educação como experiência, espaço e movimento para além das estruturas sedentárias de representação, visando um tipo de nomadismo como intervenção para pensar e agir de outros modos na educação.<hr/>Intending to diagnose what is called sedentary representation in Education, through Foucault’s thought, this article examines the Christian pastoral as a diagnosis of the art of conduction in the field of Education. At same time, it highlights the legacy of control in terms of subjectivity constitution, by fixing dominant significations and in the regulation of independent action as well as the strategies responsible to making condicioned “the thinking” in education in a frame of fixed structures. Thereafter, based on the thought of Deleuze and Guattari, the article tries to think the education as experience, space and movement beyond the sedentary structures of representation, seeking for a kind of nomadism as an intervention to think and act in other ways Education.