Scielo RSS <![CDATA[ETD Educação Temática Digital]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1676-259220110003&lang=es vol. 13 num. 01 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922011000300001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Condensation of information: a reflexion on teaching practices]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922011000300002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este texto traz a análise do desenvolvimento da disciplina Condensação da Informação do Curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná. Apresenta ementa, objetivos e unidades da disciplina. Destaca, no planejamento das atividades, um trabalho pedagógico voltado a ensejar aos estudantes a construção do seu conhecimento fundamentado na perspectiva oferecida pela teoria da interação verbal de Bakhtin. A partir de dados colhidos em duas ofertas da disciplina, discute as práticas de ensino e oferece exemplos dos trabalhos desenvolvidos e das manifestações discentes em um universo de noventa estudantes. Relaciona esse encaminhamento formativo a postulados bachelardianos. Reúne elementos de evidência do alcance pedagógico das práticas concretizadas e, pela sua crítica, subsídios para o possível melhoramento do ensino dessa disciplina.<hr/>An analysis of the development of the subject Condensation of Information, in the course of Information Management in Universidade Federal do Paraná. It presents the syllabus, the aims, and the unities studied in the subject. It highlights, in the activity planning, the existence of a pedagogic work turned to provide students with the construction or their own knowledge, founded on the perspective offered by Bakhtin’s verbal interaction theory. From the data gathered during two times in which this subject was offered, it discusses its learning practices and provides examples of the works performed and of some manifestations of students in a scope of ninety pupils. It relates this formative guideline to Bachelardian postulates. It gathers some evidences on the pedagogic range of the practices achieved, and, by means of its critic posture, some bases to a possible improvement in this subject teaching. <![CDATA[Human mass and aristocratic education in Nietzsche]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922011000300003&lng=es&nrm=iso&tlng=es A vida aristocrática indica a educação individual, a educação da solidão e a educação do destaque, que requer a autocrítica como elemento para a autossuperação da grande individualidade. Portanto, não se trata de uma educação para todos, mas para os que têm reverência por si mesmos. Neste artigo, pretendemos apresentar as razões que fundamentam a educação aristocrática em Nietzsche e que encontram sentido na compreensão do mesquinho, do medroso, do estúpido, na massificação humana. Para este exame, a contextualização dos condicionantes da massificação e do aprisionamento humanos encontra espaço. A metodologia utilizada na investigação consiste na revisão bibliográfica, dado que se trata de pesquisa filosófica da educação. Os resultados encontrados apontam para a necessidade de um novo perfil de homem, capaz de superar esse estado de pequenez, mesquinharia e medo.<hr/>The aristocratic life indicates the individual education, education of loneliness and education of distinction that requires self-criticism as an element for self-overcoming of the great individuality. Therefore it is not about an education for everybody but for the ones that have reverence for themselves. In this article we intend to present the reasons that base an aristocratic education in Nietzsche which make sense in the comprehension of the pettiness, the fearful, the stupid, in the human mass. For this analysis the context of the conditioning of imprisonment and human mass education find space. The used methodology in the investigation consists in the bibliographical research, once it is a philosophic research on education. The outcome results point to the need of a new man’s profile capable of getting over the state of insignificance, pettiness and fear. <![CDATA[Technologies and digital literacy: sailing towards the challenges]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922011000300004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Computadores, celulares, redes sociais, ferramentas de pesquisa e interação on-line são recursos utilizados pelos alunos no mundo dinâmico da cibercultura. As tecnologias da informação e comunicação estão exigindo leitores e produtores de textos ainda mais participativos. Aos textos impressos, somam-se os hipertextos e os suportes eletrônicos, que demandam diferentes estratégias de leitura e escrita. Será que a escola consegue criar espaços para as práticas de letramento digital dos alunos? Os professores precisam aprender a gerenciar as tecnologias da informação e comunicação. Ensinar com e para o uso crítico das tecnologias é função primordial da escola no processo de inclusão digital. Nesse sentido, não basta apenas usar aleatoriamente as tecnologias, sem planejamentos ou objetivos claros, mas sim transformar as relações dos sujeitos com os suportes tecnológicos. O presente trabalho discute a inserção das tecnologias na escola e apresenta contribuições para repensar o planejamento didático, considerando a diversidade de recursos tecnológicos que os professores podem utilizar na organização de situações de aprendizagem que levem o aluno a aprimorar as práticas de letramento digital.<hr/>Computers, mobile technologies, social networks, search tools and on-line interaction are resources used by students in the dynamic world of cyberculture. The information technologies and communication are demanding readers and writers even more involved. The printed texts add to the hypertexts and electronic media that require different strategies of reading and writing. Does the school can create spaces for the digital literacy practices of students? Teachers must learn to manage information technology and communication. Teaching with and for the critical use of technology is the school's primary role in the process of digital inclusion. Just using technologies without clear goals or plans is not enough. It is important transforming the relationship of subjects with technologies. This paper discusses the integration of technology in schools and presents contributions to rethink the pedagogical planning, considering many technological resources that teachers can use in the organization of learning situations that allow students to improve digital literacy practices. <![CDATA[The information and communication technologies in education: reproduction or transformation?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922011000300005&lng=es&nrm=iso&tlng=es A incorporação das tecnologias da informação e comunicação nos processos de ensinar e aprender requer um constante movimento de reflexões, questionamentos e discussões, pois seu potencial emancipador e de transformação implica repensar aspectos didáticos, dimensionar seus potenciais e suas fragilidades. Nesse sentido, este artigo apresenta a concepção das tecnologias aplicadas à educação, propõe reflexões sobre o papel das TIC na educação, problematiza as dimensões de espaço e tempo pedagógico, para então discutir o papel e a importância do planejamento na modalidade presencial e a distância.<hr/>The of information and communication technologies in teaching-learning processes raises thoughts, questions and discussions since its transformation emancipatory potential involves rethinking didactic aspects, assessing their potential and their weaknesses. Thus, this paper presents the applied technologies concept in education, proposes thoughts about the role of ICT in education, discusses the dimensions of space and time teaching, and then it discusses the importance of planning in presencial education and in distance education. <![CDATA[Virtual environments and networks: aesthetics and sociality]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922011000300006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo propõe-se a apresentar dois ambientes virtuais, o AMADIS e o Orkut, a fim de estabelecer relações entre eles, tendo como apoio teórico os conceitos de estética e socialidade. O primeiro é um ambiente virtual de aprendizagem desenvolvido para fins pedagógicos; o segundo é um ambiente virtual que tem alcance mundial e agrega indivíduos por suas redes de interesses e amizades. O objetivo deste artigo é analisar o entrelaçamento entre teoria e algumas das características dos ambientes, suas semelhanças e distinções, a partir do estudo da formação de redes digitais suscitadas por influências estéticas. Foi realizado um estudo qualitativo comparativo estrutural entre os ambientes, colocando-os em paralelo, traçando analogias entre suas áreas, funcionalidades e possibilidades de ações dos usuários. Ao final do estudo e da argumentação, conclui-se que as redes de relações entre os conceitos-chave do estudo da correlação estética-socialidade (neotribalismo, corpo coletivo, ator-persona, espacialidade e pertença, de acordo com Maffesoli), estruturadas a partir do confronto entre as subdivisões dos ambientes, são rearranjáveis e recriáveis.<hr/>This essay aims to present two virtual environments, AMADIS and Orkut, to establish relations between them, with theoretical support of the concepts of aesthetics and sociality. The first is a virtual learning environment designed to teaching purposes; the second is a virtual environment that has a global reach and gathers individuals for their networks of interests and friendships. The goal of this paper is to analyze the relationship between theory and some properties of the environments, their similarities and distinctions from the study of the formation of digital networks raised by aesthetic influences. A qualitative comparative structural study was conducted between the environments, putting them in parallel, tracing analogies between their areas, features and possible actions of users. At the end of study and argumentation, it is concluded that networks relationships between the key- concepts of the study correlation aesthetic-sociality (neo-tribalism, collective body, the actor-persona, spatiality and belonging, according to Maffesoli), structured from the confrontation between the subdivisions of environments, are re-arrangeable and re-creable. <![CDATA[Teachers’ qualification and or education for informatics in education: reflections of an experience]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922011000300007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo busca problematizar uma experiência de capacitação, dentro de um programa de formação e ou capacitação continuada, de professores para atuar na Educação a Distância (EAD) vivida em uma instituição de ensino superior. Além disso, o trabalho tem por base uma pesquisa que se está realizando na área de capacitação professor para atuar na modalidade a distância, bem como busca apresentar algumas reflexões decorrentes da análise de dados coletados. Para obter esses dados, se fez uso da pesquisa-ação e de depoimento dos próprios professores/alunos.<hr/>This paper presents a teacher’s training experience in higher education, in the context of a continuing training and or education for e-learning courses. Besides, this work is part of an ongoing research project concerning teachers’ acquisition of competencies for distance learning, as well as aims at presenting some reflections due to data analysis. We used the action research strategy and testimonials from teacher/student to get this data. <![CDATA[Self-esteem: the genesis and formation of a socially constructed attribute]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922011000300008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo analisa, nos marcos da perspectiva sócio-histórica, os elementos constitutivos da construção social da autoestima no processo ensino-aprendizagem de alunos que viveram histórias de fracasso na escola. Nortearam a sua construção os seguintes pontos: as relações entre autoestima e aprendizagem nas últimas três décadas e o desenvolvimento do psiquismo humano. Analisou-se, por meio do relato da história de vida, o processo de construção da autoestima de dois jovens que freqüentaram classes de aceleração, identificando, pela mediação das abstrações teóricas advindas da Psicologia Sócio-Histórica, a maneira como a realidade vivida foi significada e valorada. Pela análise biográfica verificou-se que a autoestima está atrelada a um contexto amplo e que, enquanto as condições concretas de vida não forem modificadas, alterações na consciência e, portanto, na forma de avaliar não devem ser esperadas. Assim sendo, a autoestima, como todo fenômeno humano, é produzida nas condições concretas de existência, e a escola deve estar efetivamente comprometida com a humanização de seus alunos.<hr/>This study analyses in the boundaries of a social-historical perspective the constitutive elements for self-esteem social construction in the teaching-learning process of pupils who have lived stories of failure in school. Its construction was oriented by the following points: the relations between self-esteem and learning in the last three decades and the human psychism development. We analysed through the story of life report the self-esteem construction process of two young persons who frequented acceleration classes, identifying, through measurement of theoretical abstraction from socio-historical Psychology, the way as the reality experienced in life was meant and valorized. Through biographic analysis we verified that self-esteem is associated to a broad concept and while concrete life conditions will not be altered, alterations in the conscience and, so, in the evaluation way must not be expected. Thus, self-esteem, like any human phenomenon, is produced in the concrete conditions of existence and the school must be effectively committed with the humanization of its pupils. <![CDATA[Las tecnologías de la tercera edad y discapacidad: algunas consideraciones]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922011000300009&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente texto possui a finalidade de analisar o potencial das Tecnologias Assistivas (TA), enquanto ferramentas facilitadoras do processo de aprendizagem das pessoas com deficiência, observando se as TA lhes oferecem possibilidades de acesso de modo inclusivo ou exclusivo. Dessa forma, este trabalho buscou investigar algumas possibilidades - além da aceitação das diferenças como naturais ao ser humano - oferecidas pelas TA para a promoção da autonomia desses indivíduos e para seu exercício pleno da cidadania, contribuindo para tornar a sociedade mais justa e democrática e para que todos sejam aceitos e respeitados como cidadãos.<hr/>Este trabajo tiene el propósito de examinar el potencial de las tecnologías Assistivas(TA), mientras herramientas facilitar el proceso de aprendizaje de personas con discapacidad, observando si las mismas posibilidades de acceso a tales inclusive exclusivo o, para esas personas. De esta forma, este trabajo, investigado algunas posibilidades, además de la aceptación de las diferencias como natural para los seres humanos, con la propiedad de asistencia técnica para la promoción de su autonomía y el pleno ejercicio de su ciudadanía, ayudando a hacer más justa y democrática, donde todos son aceptados y respetados como ciudadanos. <![CDATA[The Audit Office of the Brazilian state of Sergipe and its resolutions to evaluate revenue and expenses linked to education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922011000300010&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo examinou resoluções do Tribunal de Contas de Sergipe para a contabilização da receita e da despesa vinculadas à manutenção e ao desenvolvimento do ensino (MDE) e constatou oscilação e equívocos em seus procedimentos, caracterizados por omissão de informações, suposições inadequadas e falhas na contabilização das despesas e no lançamento de dados. Em síntese, a análise das resoluções permite concluir que a educação pública em Sergipe perdeu e provavelmente ainda perde muitos recursos legalmente devidos, pelo fato de a receita e a despesa não serem corretamente contabilizadas pelo TC, embora isso nada garanta, pois os governos não parecem muito preocupados em cumprir as determinações do TC. Afinal, mesmo quando não aplicam o percentual mínimo em educação, os governos estaduais não sofrem intervenção da União; nem as prefeituras, do governo estadual, conforme previsto na Constituição Federal.<hr/>The article has examined resolutions issued by the Audit Office (AO) of the Brazilian State of Sergipe to evaluate revenue and expenses linked to education and found oscillation and mistakes in its procedures, characterized by omission of information, inadequate assumptions and mistakes in the reckoning of expenses and data entry . In short, the analysis of resolutions allows us to conclude that public education in Sergipe has lost and provably is still losing many funds legally due to education, since revenue and expenditure are not correctly calculated by the AO, although this calculation is no guarantee, for governments are not too concerned with complying with AO’s decisions. After all, even when they do not invest the minimum legal tax revenue on education, the Federal government does not intervene in them, nor the State governments intervene in municipal government, as provided for in the Federal Constitution. <![CDATA[Affirmative action and black integration in university: is that a possible interaction?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922011000300011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Dados estatísticos e pesquisas acadêmicas apontam que a trajetória escolar do sujeito negro é significativamente mais acidentada que a do sujeito branco. Dentre os elementos que legitimam tal quadro de desigualdade social se destaca a discriminação racial. O presente artigo discute a integração do aluno negro na universidade, quando seu ingresso é facilitado por um programa de ação afirmativa, a qual visa assegurar o acesso de sujeitos negros a posições estratégicas na sociedade, tal como no ensino superior. Essa discussão é fruto de uma pesquisa de iniciação científica - realizada na Universidade Estadual de Campinas com alunos negros e brancos, beneficiados pelo Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS) - que teve como objetivo identificar os elementos que compõem o processo de integração do estudante negro no contexto universitário e analisar a visão do aluno negro a respeito da universidade e seus modos de inserção.<hr/>Statistics and academic research show that the black person school history is significantly more complicated than the white person one. Among the elements that legitimize the social inequality situation stands out racial discrimination. This article discusses the integration of black student at the university, when the insertion is facilitated by an affirmative action program, which aims to ensure access to black people to key positions in society, as in higher education. Such discussion is the result of a research at UNICAMP with black and whites students, benefited by PAAIS (Affirmative Action and Social Inclusion Program). This research aimed to identify the elements that compose the integration process of the black student in the university context, and to analyze the vision of black students about their school and their insertion modes. <![CDATA[Jóvenes “viejos” en el mundo de la pos-infancia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922011000300012&lng=es&nrm=iso&tlng=es As representações sobre a infância transformaram-se de forma significativa desde a década de 1960. Dessa década procede a obra pioneira de Philippe Ariès, que apresenta a infância como uma construção histórica singular, própria do nosso mundo moderno. Na década de 1980, quando essa perspectiva ainda estava sendo discutida e aprofundada, ganha força a ideia de que a infância está desaparecendo. Entre essas referências e extremos, situa-se boa parte do debate atual sobre a infância, sobre o lugar reservado às crianças nas sociedades contemporâneas e sobre as representações que definem esse lugar. Nesse debate, muitos falam sobre a infância por meio de um jogo de oposições, aproximações e semelhanças entre a criança e o adulto, criando desse modo determinadas figuras, como a criança-adulto e o adulto-criança. Implicado nessas figuras, há um elemento que corresponde a um ideal cultural e que pouco comparece nos debates brasileiros que operam com elas: o significante jovem/juventude - um significante ausente, mas que não deixa de estar presente, talvez com a força que é própria do que opera desde um lugar não reconhecido. A partir do que esse significante apagado instaura enquanto saber não sabido que opera em crianças e adultos, este artigo busca redimensionar aquelas duas figuras e assim tratar desta questão: as crianças de hoje são mais sabidas?<hr/>Las representaciones sobre la infancia se transformaron de forma significativa desde la década de 1960. La obra pionera de Philippe Ariès, que presenta la infancia como una construcción histórica singular, característica de nuestro mundo moderno, es de esa época. En la década de 1980, cuando todavía estaba siendo discutida y profundizada esa perspectiva, gana fuerza la idea de que la infancia está desapareciendo. Entre esas referencias y extremos es posible situar gran parte del debate actual sobre la infancia, sobre el lugar reservado a los niños en las sociedades contemporáneas y sobre las representaciones que definen ese lugar. En ese debate muchos se refieren a la infancia por medio de un juego de oposiciones, aproximaciones y semejanzas entre el niño y el adulto, creando de esa manera determinadas figuras, como el niño-adulto y el adulto-niño. En esas figuras se encuentra implicado un elemento que corresponde a un ideal cultural y que comparece poco en los debates brasileños que operan con ellas: el significante joven/juventud - un significante ausente pero que no deja de estar presente, probablemente con la fuerza que caracteriza lo que opera desde un lugar no reconocido. A partir de lo que ese significante elidido instaura como saber no sabido que opera en niños y adultos, este artículo busca redimensionar aquellas dos figuras e así tratar de esta cuestión: ¿los niños de hoy son más sabidos? <![CDATA[Cultural mediation, information and education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922011000300013&lng=es&nrm=iso&tlng=es O trabalho examina algumas das implicações teóricas e práticas do conceito de mediação cultural e da informação. A partir da descrição e da análise de um evento realizado em 2007 __ uma exposição artística, cultural e científica __, são observados potencialidades e desafios das atividades de mediação cultural, com ênfase em seus aspectos formativos e educacionais.<hr/>The work examines some of the theoretical and practical implications of the concept of cultural and information mediation. From the description and analysis of an event held in 2007 __ an exhibition artistic, cultural and scientific __ are observed potentials and challenges of the activities of cultural mediation, with emphasis on training and educational aspects. <![CDATA[Pertaining to school culture and the colonial peoples: the question of the assimilated ones in the African Countries of Portuguese Official Language (PALOP)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922011000300014&lng=es&nrm=iso&tlng=es Os estudos sobre a história da educação escolarizada, pública ou particular e sobre suas práticas pedagógicas têm avançado muito nos últimos anos, em parte graças às imbricações teórico-metodológicas de pesquisas que transitam tanto no campo da história da educação quanto no campo que se convencionou chamar cultura escolar. Esses estudos têm contribuído, entre outros, desde a década de 1990, para dessacralizar antigos mitos historiográficos, entre os quais os que buscaram interpretar as políticas e a legislação estatais, seus embates, seus pressupostos e suas realizações, muitas vezes como não realizações e/ou como realizações de cópias de políticas educacionais gestadas em contextos alhures.<hr/>The studies on the formal history education, public or private and its pratical pedagogic pratices a povement in recent years, in part because of results the theoretic-methodologics of research of the history of education as well in the field of school culture. These studies have contributed, since the decade of 1990, among others studies, to demolish old historygrafic myths, among the ones that they had looking for interpret the state politics and legislation, its conflicts its theoretical bases achievement, many times as not-achievement and/or accomplishments of copies of educational politics made another context social-political cultural. <![CDATA[Shame, classroom resistance, and Bion’s desire not to know]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922011000300015&lng=es&nrm=iso&tlng=es It is not uncommon for students to resist evidence or claims taught by their teachers. This paper uses affect theory from the work of Sylvan Tomkins to understand Wilfred Bion’s account of the human “desire not to know.” I argue that cultural experiences with shame and disgust set in place biological responses that restrict and attack possibilities for cognitive thought. Classroom experiences that appeal to requirements for “thoughtfulness” should anticipate the biological ground of resistances and seek forms of engagement that respond to resistance through emotional rather than intellectual force.<hr/>Não é incomum aos estudantes resistir às indicações ou às teses ensinadas por seus professores. Esse artigo usa a teoria do afeto presente no trabalho de Sylvan Tomkins para entender a descrição Bioniana da característica humana do ―desejo de não saber‖. Eu defendo que experiências culturais de vergonha e indignação tragam à baila respostas que restringem e atacam as possibilidades de pensamento cognitivo. Experiências de sala de aula que apelem para exigências de ―sagacidade‖ deveriam prever o fator biológico das resistências e buscar formas de engajamento que respondam a tais resistências através de forças emocionais, ao invés de intelectuais. <![CDATA[Pointing at the moon: teaching and learning without resistance]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922011000300016&lng=es&nrm=iso&tlng=es Teachers often embrace narratives in which students' resistance to our teaching marks repression of the truths delivered by our learned selves. In students' counter-narratives, the tale of resistance can morph into one about principled refusal of powerful figures trying to force them into stances not their own. Both stories have strong temporal dimensions in which closure, even if it comes decades later, reveals that one party or the other was indeed influenced and changed, whether or not that change was evident at semester's end. My interest here is in how to question premature closure and how to work instead within the suspended liminal time of knowing/not knowing for teacher and student.<hr/>Professores com frequência se apegam a narrativas nas quais a resistência dos alunos a nosso ensino marca a evitação das verdades ofertadas por nossos cultos selves. Nas contra-narrativas dos alunos, a resistência pode se metamorfosear em uma história sobre a recusa, por questão de princípios, de figuras poderosas tentando forçá-los para instâncias que não eles mesmos. Ambas as histórias têm fortes dimensões temporais nas quais um encerramento, mesmo se ele vem décadas mais tarde, revela que uma parte ou a outra foi, de fato, influenciada e se transformou, tendo ou não tal transformação ficado evidente ao final do semestre. Meu interesse aqui é em como problematizar o encerramento prematuro, trabalhando, em vez disso, no âmbito da suspensão do limiar de tempo de saber/não saber para professor e aluno. <![CDATA[Tomkins and sedgwick: commentary]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922011000300017&lng=es&nrm=iso&tlng=es In contrast to trends in pedagogy and in critical theory, Alcorn & Massé bring affect to the forefront in their considerations of factors that facilitate and inhibit learning in the classroom. Using Tomkins’ affect theory and Sedgwick’s reading of Tomkins to focus their discussions, each highlights ways in which affect enters the classroom. They also invite us to consider some of the perils of failing to recognize ways in which affect does have an impact on ideas, learning, and even meaning itself.<hr/>Em contraste às tendências na pedagogia e na teoria crítica, Alcorn & Massé trazem o afeto para o centro de suas considerações sobre os fatores que facilitam e inibem a aprendizagem em sala de aula. Trazendo para suas discussões a teoria do afeto de Tomkins e a leitura de Sedgwick sobre Tomkins, cada um enfatiza maneiras através das quais o afeto entra em sala. Eles também nos convidam a considerar alguns dos sérios riscos de se falhar ao reconhecer os meios pelos quais o afeto tem impacto sobre as ideias, sobre o aprendizado, e mesmo sobre o significado em si. <![CDATA[Commentary on Alcorn & Massé: troubling pedagogy]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922011000300018&lng=es&nrm=iso&tlng=es Responding to papers by Michelle Massé and Marshall Alcorn, I begin with an argument for the need to recognize ignorance as performative rather than merely as illustrative of student resistance in some pathological sense. I then explore the Lacanian notion that teachers develop imaginary suppositions about the lack in their students, and that these suppositions support rescue fantasies among teachers that are related to bolstering their own unconscious need for narcissistic gratification and love. I conclude by showing how these ideas resonate with my own autobiographical history as a teacher, as well as with key ideas in the two papers under discussion, and I commend both authors for opening up a valuable discussion of teaching as an “impossible profession”.<hr/>Respondendo aos artigos de Michelle Massé e Marshall Alcorn, começo por argumentar pela necessidade de se reconhecer a ignorância como performativa, ao invés de meramente ilustrativa da resistência do aluno em algum sentido patológico. Eu, então, exploro a noção Lacaniana de que os professores desenvolvem suposições imaginárias sobre a falta em seus alunos e que essas suposições dão suporte para que sejam resgatadas, entre os professores, fantasias que são relacionadas a sustentar suas próprias demandas inconscientes por gratificações narcísicas e por amor. Eu concluo mostrando como essas ideias ressoam na minha autobiografia, como professor, bem como nas ideias-chave dos dois artigos em discussão; e saúdo ambos os autores por propiciarem uma valiosa discussão sobre o ensino como uma “profissão impossível”. <![CDATA[The dynamics of aggressiveness in the classroom: a possible and necessary analytical approach]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922011000300019&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo aborda a agressividade em sala de aula. É resultado de uma pesquisa realizada com um aluno de segunda série (atual terceiro ano) de uma escola pública localizada em um bairro vulnerável à exclusão social, em uma cidade do interior do estado de São Paulo. A investigação foi realizada mediante observação em sala de aula, visita domiciliar, entrevista com familiares e encontros com a criança. Nesses encontros, a criança podia brincar, ler, desenhar, pintar ou simplesmente falar e conversar com o pesquisador. Foi possível perceber que a agressividade estava relacionada à não superação de mecanismos mentais primitivos, próprios da posição esquizo-paranoide, descrita por Klein. O artigo ressalta a necessidade de analisar tal quadro em função dos processos de exclusão social vividos pela criança e por sua família. Ressalta ainda algumas dificuldades enfrentadas pela escola e possíveis intervenções da instituição com a criança.<hr/>The article addresses aggressiveness in the classroom and examines a case of a boy in his third school year (former 2nd grade) in a state school in a neighborhood vulnerable to social exclusion in a city in the interior of São Paulo. The investigation comprised direct observation in classroom, visits to his home, interview with family members and individual meetings with the child. During the meetings the child was free to play, read, draw, paint, or simply talk and chat with the researcher. A connection between aggressiveness and a failure to overcome primitive mental mechanisms typical of the schizoid-paranoid condition described by Klein was perceptible. The article underscores: the need to analyze that condition in the light of the processes of social exclusion experienced by the child and its family. It also highlights difficulties faced by the school itself and possible interventions on the part of the institution in the child’s situation. <![CDATA[Social representations of working conditions that cause teachers to wear state of Paraná]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922011000300020&lng=es&nrm=iso&tlng=es As representações sociais (RS) sobre as situações do trabalho docente geradoras de desgaste mental são investigadas segundo as abordagens teóricas de Moscovici e Abric. As informações foram coletadas mediante questionário (N=128), solicitando a evocação de situações geradoras de desgaste mental e, posteriormente, em entrevista (N=38), procedeu-se à tiragem sucessiva das evocações mais frequentes. As informações censitárias foram analisadas com o auxílio do SPSS; as evocações, pelo EVOC e SIMI; e as justificativas à primeira evocação, pela análise de conteúdo. Em ordem crescente são evocadas situações relativas a sentimentos, apoio, ambiente de trabalho, materialidade e centralizando a receptividade da docência; são destacados os fatores da sindicalização, do estágio da carreira, da formação, do sexo e do vínculo empregatício na constituição da RS. A coleta e a análise das informações revelam uma RS centrada no reconhecimento da docência, sendo nomeados o desinteresse, o desrespeito, a indisciplina e as salas lotadas como as situações que mais desgastam os docentes em seu trabalho.<hr/>The social representations (SR) on the situations of teaching generating mental strain are investigated according to the theoretical approaches of Moscovici and Abric. Information was collected through a questionnaire (N = 128), prompting the recall of situations that cause mental exhaustion, and later in an interview (N = 38), proceeded to pull successive evocations of the most common. Information censitátrias were analyzed using the SPSS, the evocations, the EVOC and SIMI, and the justifications for the first evocation, through content analysis. In increasing order are related to situations evoked feelings, support, work environment, centralizing the materiality and responsiveness of teaching, the factors leading to the union, stage of career development, training, gender and employment creation in the RS. The collection and analysis of information reveals a RS-centered recognition of the teacher, being named the disinterest, disrespect and indiscipline and crowded classrooms as the situations that wear more teachers in their work. <![CDATA[Trabalho coletivo com mídia na robótica educacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922011000300021&lng=es&nrm=iso&tlng=es Atualmente, observa-se um grande desenvolvimento científico e tecnológico em diversas áreas. Esse movimento faz com que muitos pesquisadores “procurem colocar as escolas à altura do seu tempo”. Uma das iniciativas tem sido a de trabalhar com a robótica, numa perspectiva educativa em que os alunos são desafiados a resolver problemas. Neste estudo, analisa-se um trabalho coletivo com robótica em uma escola pública de Ensino Fundamental onde se produziram saberes docentes sobre uma prática integrada com blog e Robótica. No processo de produção de dados, foram registradas notas de campo e filmagens nos diferentes ambientes de aprendizagem da escola. No processo de análise dos dados, observou-se que, nessa prática educativa, os alunos se tornaram autores das suas atividades, de seus projetos e de seus blogs.<hr/>Nowadays one observes a large scientific and technological development in several areas. This movement leads many searchers seek to bring their schools up to its time. One of these initiatives has been to work in a robotics educational perspective in which the students were challenged to solve problems. In this study one analyzed a collective work with a robotic Public Elementary School where teachers and students developed an integrated practice with Blog and Robotics. In process data production, field notes and filming were done in different school learning environments. Data analysis showed that in this educational practice students became authors of their activities, projects and blogs.