Scielo RSS <![CDATA[ETD Educação Temática Digital]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1676-259220120002&lang=es vol. 14 num. 02 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922012000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Considerações sobre o uso da Escala de Motivação Acadêmica (EMA) com jovens estudantes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922012000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo aborda os motivos que levam jovens a frequentar a escola, descrevendo resultados coletados a partir da aplicação do instrumento Escala de Motivação Acadêmica (EMA), versão adaptada de Vallerand et al. Consiste de um estudo quantitativo no qual foram utilizadas técnicas estatísticas comumente aplicadas no campo da Psicometria. O processo de validação do EMA envolveu diferentes etapas que iniciaram com a aplicação deste instrumento numa amostra de 133 estudantes que cursavam o último ano do Ensino Fundamental ou o primeiro ano do Ensino Médio em instituições privadas e públicas de Porto Alegre, RS, Brasil. Foram identificados seis fatores associados à motivação intrínseca, extrínseca e à ausência de motivação, os quais apresentaram satisfatória consistência interna. De um modo geral, os alunos apresentam-se mais motivados do que desmotivados em relação à escola. A motivação extrínseca revelou-se preponderante. A escola pública municipal foi aquela nos quais os alunos se mostraram mais motivados. O instrumento EMA apresentou qualidades psicométricas satisfatórias, e a análise dos resultados permitiu um melhor entendimento dos motivos que levam os alunos a frequentar a escola, o que é relevante na prática educacional<hr/>This paper discusses the reasons that leads young people to attend school, describing the results obtained by applying the instrument the Academic Motivation Scale (AMS), adapted version from Vallerand et al.(1992). It consists of a quantitative study in which we used statistical techniques commonly applied in the field of psychometrics. The validation process of the AMS involved different steps that began with the application of this instrument in a sample of 133 students attending the last year of elementary school or first year high school students in private and public institutions in Porto Alegre , Brazil. It were identified six factors associated with intrinsic and extrinsic motivation, and the absence of motivation, which showed satisfactory internal consistency. In general, the students have a more motivated than discouraged about the school. Extrinsic motivation proved to be predominant. The public school was one in which students were more motivated. The instrument presented satisfactory psychometric qualities. It allows better understand the student reasons for school attendance, what is relevant in educational practice <![CDATA[Avaliação e qualidade social da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922012000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este texto apresenta um panorama conceitual que situa a importância do conhecimento da realidade escolar como elemento para a reorganização institucional e da avaliação como subsídio para essa reflexividade e para a rearticulação de ações. Situa as políticas públicas em diferentes contextos, destacando o das práticas como locus de insubordinação burocrática, no qual emergem processos de contrarregulação, na medida em que se articulam os esforços dos diferentes atores da cena educacional. Está organizado em subtítulos, com destaque à qualidade social da educação debatida como conceito-síntese, incluindo as diferentes dimensões de qualidade, e contido no de qualidade negociada. Por fim, discute o quanto os indicadores de defasagem idade-série instigam a busca de uma educação de maior qualidade social.<hr/>Conceptual overview that places the importance of knowledge as an element of reality school for institutional reorganization and evaluation as a subsidy for this reflection and action for reorganization. Located public policies in different contexts highlighting the practice as the locus of insubordination bureaucratic processes which emerge in a counter-regulation to the extent that articulate the efforts of different actors of the educational scene. It is organized into captions highlighting the social quality of education as a concept discussed synthesis including the different dimensions of quality and contained in the negotiated quality. Finally discusses how the indicators of age-grade gap instigate the search for a higher quality social education. <![CDATA[La tutoría académica en la enseñanza universitaria: el caso de la UdelaR]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922012000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artículo trata de la figura “tutoría” clásicamente utilizada en la universidad, la cual se diferencia de otras tutorías de corte pedagógico. Se trata de la “tutoría académica” que resulta de la producción de conocimiento, como efecto exclusivo del saber y de un modo de vínculo enseñante-enseñado. Se realizó un estudio de corte diacrónico buscando los antecedentes de dicha figura y un estudio sincrónico basado en Documentos y Entrevistas a diferentes actores de la tutoría de la Universidad de la República (UdelaR).<hr/>This article deals with the figure of ‘tutorial’ as it is classically used in university contexts, which is different from other tutorials of a pedagogical nature. The study is about the ‘academic tutorial’ as a result of the production of knowledge as an exclusive effect of cognizance and the ties between the tutor and the student. A diachronic study was carried out in order to search for the antecedents of this figure. A synchronic study was also carried out, based on documents and interviews to participants in tutorials at the Universidad de la República (UdelaR). <![CDATA[Educação especial: práticas pedagógicas a distância na formação de professores para o Atendimento Educacional Especializado (AEE).]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922012000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es A cada dia, o acelerado desenvolvimento tecnológico vem mudando a forma como se planeja e operacionaliza a implantação de cursos nas instituições de ensino. Ao panorama apontado deve ser adicionado outro conjunto de fatores que não pode, atualmente, ser ignorado e que se refere à gestão dos processos que envolvem a educação especial e a distância - EAD. Este estudo, do tipo qualitativo exploratório, tem como objetivo analisar as dimensões da metodologia de ensino, critérios avaliativos e pressupostos teóricos a partir dos quais um Curso de Atendimento Educacional Especializado - AEE se estrutura. Constatou-se que os alunos que realizaram o Curso, demonstraram bom desempenho na aprendizagem dos conteúdos desenvolvidos, ao mesmo tempo que também identificaram ações, no seu âmbito profissional, que puderam colocar em prática os preceitos estudados, no que tange à prática do AEE. Conclui-se que é preciso conhecer todos os processos que envolvem a aprendizagem por meio da educação a distância, para que se possa obter um bom desempenho nos propósitos educacionais definidos em determinado contexto. Quando se trata da formação de professores, esse cuidado é ainda mais importante, pois o acesso aos professores que desejam aprender práticas pedagógicas inovadoras deve ser favorecido.<hr/>Every day, the accelerate technological development is changing the way we plan and operationalize the implementation of courses in educational institutions. To the pointed panorama should be added another group of factors which, nowadays, can’t be unknown. This group of factors refers to the management of processes involving special and distance education -DE. This study, qualitative exploratory kind, has an objective analyze the dimensions of teaching methodology, assessment criteria and theoretical assumptions from which the Course of Specialized Educational Services-SES is structured. It was found that students who took the course, showed good performance in learning the content developed at the same time also identified situations in their professional field in which they could put intopractice the precepts studied regarding the practice of the SES. We conclude that we need to know all processes that involve learning through distance education so a good performance in the educational purposes can be achieved, set out in a given context. When it comes to teacher training, this care is even more important, since access to teachers who want to learn innovative teaching practices must be promoted. <![CDATA[Materiais didáticos impressos para educação a distância: interfaces com práticas de linguagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922012000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Pretende-se aqui analisar a produção de material didático impresso para Educação a Distância (EAD), compreendendo a EAD como modalidade em que alunos e professores estão fisicamente separados, mas unidos virtualmente por meio de recursos tecnológicos e pedagógicos. Mesmo com os avanços das tecnologias digitais, a mídia impressa assume papel de destaque nos processos de mediação entre docentes e discentes. Na EAD, a distância física entre professores e alunos pode ser minimizada, considerando-se a linguagem dialógica na produção de materiais didáticos impressos. Serão apresentadas características fundamentais que norteiam a produção de material didático impresso na EAD. Também serão discutidos conceitos, tais como: a prática dialógica na produção de materiais didáticos e a concepção de texto como elemento mediador e interativo na aprendizagem a distância.<hr/>This paper intends to analyze the production of printed instructional materials for Distance Education, it being understood as a form of distance education students and teachers are physically separated, but united virtually through technological and educational resources. Even with the advances in digital technologies, the print media plays an important role in the processes of mediation between teachers and students. In Distance Education, the physical distance between teachers and students can be minimized, considering the language dialogic in the production of printed instructional materials. The paper will present the key features that guide the production of printed instructional materials on Distance Education. We also discuss concepts such as: a dialogic practice in the production of printed instructional materials and the design of text as a mediator and interactive distance learning. <![CDATA[Considerações sobre a história da alfabetização no Brasil: a produção acadêmico-científica e a constituição do campo de pesquisas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922012000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Com o objetivo de problematizar a configuração do campo de pesquisas da história da alfabetização no Brasil, focaliza-se aqui a produção acadêmico-científica a respeito do tema, destacando resultados de pesquisas desenvolvidas por diferentes grupos de pesquisa brasileiros, com o que se apresenta um delineamento do que vem sendo produzido e enfatizado sobre o tema. Discute-se o movimento de constituição de um campo de pesquisa da história da alfabetização que dialoga diretamente com a pesquisa histórica sobre a educação e sobre a escola, prevalecendo investigações sobre materiais, práticas, produção, utilização e circulação de objetos destinados a esse ensino na escola primária brasileira.<hr/>In order to think about the configuration of research field on the history of literacy in Brazil, focuses on the academic-scientific production on the subject, highlighting results of research carried out by different research groups in Brazil, with a design that presents what has been researching the subject. Discusses the movement to set up a field survey of the history of literacy dialogues directly with the historical research on education and the school and which prevail in research on materials, practices, production, utilization and movements of objects for this teaching in primary Brazilian school <![CDATA[Imagens de perto: economia global e formação do sensível]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922012000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo se aproxima das imagens para alcançar uma percepção de nosso tempo. Não apenas o que somos capazes de ver, mas, principalmente, como se constitui nossa capacidade sensível, nosso desejo e o indesejável, nossa imaginação e o inimaginável. Problematizam-se os enlaces políticos com a economia de mercado, na medida em que eles têm gerado e nos instruído a gerir nossa própria autoimagem. Desse modo, a produtividade se revela um dos fortes amálgamas e geradores de sentido entre corpo e realidade. Através da análise de anúncios e programas de televisão disponíveis na internet, de propagandas de cursos a distância, distribuídas por e-mail, bem como de um projeto de arte também divulgado na rede, chegamos à evidência de que a imagem na atualidade se tornou a mercadoria, por excelência. Ela não vende apenas um produto ou a si mesma: vende uma experiência de mundo para um “eu mesmo”. Ela nos educa.<hr/>This article approaches the images to achieve a perception of our time. Not just what we can see, but mainly as sensitive is our ability, our desire and undesirable, our imagination and the unimaginable. It is problematized the political links with the market economy, to the extent that they have generated and instructed us to manage our own self-image. Thus, productivity is revealed a strong amalgam of generators and sense of body and reality. Through analysis of advertisements and television programs available on the Internet, advertisements distance courses distributed by e-mail, as well as an art project also published on the network, we come to the evidence that the image today has become the commodity par excellence. She does not just sell a product or herself, sells an experience of a world to “my own”. <![CDATA[Rap enquanto performance: um evento de comunicação e expressão musical]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922012000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este texto pretende mostrar o rap como uma performance que transmite o discurso de uma periferia que clama por liberdade e justiça social por meio da linguagem artística. Elementos expressivos são observados em três exemplos que fazem parte do rap nacional, influenciado pela cultura hip hop. Com base nos pressupostos teóricos de Dayrell, Schechner, Zumthor e Carlson, a literatura revisada vem ao encontro de reflexões que apontam a importância desse estilo musical que implica práticas e representações no contexto histórico-cultural. Sob a perspectiva do fazer musical, podemos verificar a relação entre linguagem, gestualidade e arte. Conclui-se que o rap consiste não mais numa realidade local, tendo conquistado seu espaço mundialmente.<hr/>The text aims to show the rap as a performance that transmits the discourse of a periphery that claims by freedom and social justice through artistic language. Expressive elements are observed in three examples that are part of national rap, influenced by hip hop culture. Based on the theoretical assumptions of Dayrell; Schechner; Zumthor; Carlson; the literature reviewed comes to meet of reflections that indicate the importance of this musical style that implies practices and representations in the historical-cultural context. Under the perspective of music making, we can check the relationship between language, gestures and art. It is concluded that the rap is no longer a local reality, conquering its space worldwide. <![CDATA[Desenhos sobre aprendizagem e não aprendizagem: a construção do conhecimento social sob o enfoque piagetiano]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922012000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo apresenta dados parciais de uma pesquisa que objetivou investigar as crenças de crianças e adolescentes sobre o não aprender. Participaram do estudo 80 escolares entre 6 e 16 anos, sendo 20 de 6, 20 de 9, 20 de 12 e 20 de 16 anos. O instrumento metodológico apresentado aqui é a solicitação de um desenho em que os sujeitos deveriam desenhar uma pessoa que aprende e uma que não aprende. Os dados foram analisados de acordo com a perspectiva piagetiana para a construção do conhecimento social. Os principais resultados obtidos indicam que grande parte dos sujeitos tende a culpabilizar o aluno pela não aprendizagem, revelando dificuldades em considerar a amplitude e as diferentes dimensões dos fenômenos sociais. Em relação aos níveis de compreensão da realidade social, observou-se que, mesmo em idades mais avançadas, os sujeitos permanecem com noções bastante elementares sobre o mundo social.<hr/>The article presents preliminary data of a survey that aimed to investigate the beliefs of children and adolescents about not learning. A total of 80 students, aged 6 to 16 years participated of the study. Among the participants, 20 are 6 years old, 20 are 9, 20 are 12 and 20 are 16 years old. As methodological tool, it was asked the participants to draw a person that learns and another one that doesn’t learn. Data was analyzed according to the Piagetian perspective for the construction of social knowledge. The main results indicate that a significant part of the participants tend to blame the students for the result of no learning. This indicates that students are able to consider the amplitude of different dimensions of social phenomena only partially. When considering the level of understanding of social reality, it was observed that, even at older ages, participants have a very basic notion of the social world. <![CDATA[Usabilidade de site sobre lazer para idosos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922012000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Com a crescente utilização da internet, aumentaram as exigências por interfaces interativas, que atendam às expectativas dos usuários. Mesmo com toda a evolução, ainda há necessidade de melhorar a qualidade das informações disponibilizadas na web, especialmente no que tange aos sites voltados para pessoas idosas. Sendo assim, este estudo, de natureza qualitativa, teve como objetivo avaliar a usabilidade de um site que contém informações sobre lazer para idosos, tomando-se em foco as dimensões: layout, informação e operacionalização. Para tanto, utilizou-se como instrumento o Inventário de Usabilidade de Sites sobre Lazer (IAUSLA-21+), aplicado a uma amostra intencional composta por 30 idosos, de ambos os sexos, alunos de um projeto de inclusão digital da cidade de São Paulo. Os dados foram analisados descritivamente por meio de Análise de Conteúdo Temático. Os resultados apontaram mais pontos positivos do que negativos em relação à usabilidade do site, principalmente, no que se refere ao layout e à informação. O site apresentou bons resultados também quanto à satisfação dos usuários. Sugerem-se algumas adaptações na dimensão operacionalização do instrumento e, consequentemente, novos estudos que visem aprofundar essa temática.<hr/>Introduction: With the increasing use of the Internet, increased demands for interactive interfaces that meet user expectations. Even with all the developments, there is still a need to improve the quality of information available on the web, especially when it comes to sites aimed at older people. Objective: Therefore, this study, qualitative in nature, aimed at evaluating the usability of a site that contains information about leisure activities for seniors, taking into focus the dimensions, layout, and operation information. Method: For this purpose, we used the Survey Site Usability on Leisure (IAUSLA-21 +) applied to a purposive sample consisted of 30 elderly, male and female students of a digital inclusion project in São Paulo. Data were analyzed descriptively using Thematic Content Analysis. Results: The results showed more strengths than weaknesses in relation to the usability of the site, especially with regard to the layout and information. Conclusion: The site had good results also in relation to user satisfaction. Suggest a few adjustments to be made operational in the size of the instrument and therefore further studies to deepen this theme. <![CDATA[Aproximações em torno da zona muda das representações sociais de ciclos de aprendizagem entre professores.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922012000200012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo identifica a provável zona muda das representações sociais de ciclos de aprendizagem de professores da Rede Municipal de Recife-PE. O texto está fundamentado na abordagem estrutural das representações sociais. Participaram da pesquisa 52 professores de escolas municipais. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se a técnica de substituição, uma variação da entrevista aberta, em que se solicitava aos profissionais que comentassem uma assertiva sobre o tema “ciclos”. Os dados foram interpretados através da análise de conteúdo. Os resultados sugerem uma zona muda de ciclos, que rejeita a proposta de ciclos de aprendizagem implantada na rede municipal, sobretudo devido ao fim da retenção dos estudantes por ela preconizado. A existência de uma regularidade de conteúdo negativo presente nas falas dos professores ajuda a compreender as razões pelas quais a adoção dessa nova forma de organização escolar não vem ensejando um quadro educacional de democratização do ensino fundamental no país, como direito de cidadania. Assim, admitiu-se que as políticas educacionais, embora promissoras, confrontam-se com as representações sociais dos professores.<hr/>This article identifies the likely area change of social representations of learning cycles for teachers in city of Recife-PE. The text is based on the structural approach of social representations. 52 teachers participated in the survey of public schools. We used as data collection instrument replacement technique, a variation of the open interview, which called for an assertive professional to comment on the issue cycles. The data were interpreted using content analysis. The results suggest a zone change that rejects the cycles of learning cycles implemented in public schools, mainly due to the end of the retention of students recommended by it. The existence of a regularity of negative content present in the speech of teachers helps us understand the reasons for adopting this new form of school organization is not giving rise to a democratization of the educational situation of school in the country as a right of citizenship. Thus, we assume that educational policies, while promising, faced with the social representations of teachers. <![CDATA[Produção de imagens e construção de sentidos: uma oficina com jovens na escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922012000200013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho discute o processo de subjetivação dos jovens e as novas formas de produção de conhecimento. Analisa a criação e o desenvolvimento de uma oficina com alunos em uma escola pública da cidade de Niterói-Rio de Janeiro. A imagem (fotografia, fanzine, fotolog, etc.) é utilizada na oficina como estratégia de comunicação para criar um espaço de reflexão e construção de sentido com os estudantes. Utiliza o método da pesquisa-intervenção para construir um conhecimento com os jovens sobre sua relação com a escola hoje. O trabalho foi desenvolvido na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense e contou com o apoio da FAPERJ e do CNPq, através de bolsas de iniciação científica.<hr/>This paper discusses the subjectivity process of young people and new forms of knowledge production. Examines the creation and the development of a workshop, with students, in a public school in the city of Niteroi, Rio de Janeiro. The image (picture, fanzine, fotolog, etc.) is used, in the workshop, as a strategy of communication to create a space for reflection and construction of meaning with students. Uses research and intervention to build knowledge about their relantionship with school today. This work was developed at Universidade Federal Fluminense - Faculdade de Educação and has support from FAPERJ and CNPq through grants for scientific initiation. <![CDATA[Percepções e práticas dos atores em comunidades virtuais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922012000200014&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste artigo é descrever as principais características de uma ferramenta para gestão de comunidades virtuais, os processos de interação, as condições que favoreceram ou limitaram a construção do conhecimento e a forma como essa prática ocorreu em comunidades virtuais situadas em uma instituição pública federal. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada com mediadores e usuários desses ambientes. Constatou-se, nas comunidades virtuais estudadas, que a proposta inicial de constituição de um espaço de discussão e interação foi substituída pelas atividades de repositório de informação e apoio administrativo. O uso e as finalidades do aplicativo foram influenciados tanto por aspectos técnicos quanto pela atuação dos seus usuários; a mediação esteve ausente dos espaços de aprendizagem e a interação estava atrelada à percepção da utilidade da ferramenta. O desafio que se apresenta aos coordenadores de comunidades virtuais é a conversão desses ambientes em espaços de trabalho colaborativo.<hr/>The objective of this paper is to report the main features of a tool to manage virtual communities in the interaction processes, the conditions that favored or limited the construction of knowledge and how this practice occurred in virtual communities on a public federal level institution. The data were collected through semi-structured interviews with mediators and users of these environments. In the virtual communities studied, it was found that the initial proposal of creating a space for discussion and interaction was replaced by activities of information repository and administrative support. The use and purpose of this application was affected by both technical aspects and by the actions of its users. The mediation was absent from the learning spaces and the interaction was tied to the perception of usefulness of the tool. The challenge posed to the virtual communities coordinators is the conversion of these environments in collaborative workspaces. <![CDATA[VITAE: recuperação de objetos de aprendizagem baseada na Web 2.0]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922012000200015&lng=es&nrm=iso&tlng=es Objetos de aprendizagem (OA) são materiais digitais utilizados para apoiar o ensino e a aprendizagem. Tradicionalmente, OAs são desenvolvidos como material de apoio a professores. Entretanto, eles podem ser utilizados por alunos ou qualquer pessoa interessada em aprender um determinado assunto. OAs podem ser encontrados em repositórios ou na Web, em sites de docentes e de instituições de ensino. Apesar disso, nem sempre os OAs são facilmente encontrados. Em geral, os repositórios abordam poucos campos do conhecimento e poucas opções de línguas. As máquinas de busca retornam um grande volume de informação, o que dificulta, para o usuário, identificar os OAs que são relevantes para as suas necessidades. Nesse contexto, este artigo propõe um mecanismo para recuperação de OAs, baseado nos princípios da Web 2.0. Dentre as opções de aplicações Web 2.0, o modelo de bookmarking social se destaca por facilitar o armazenamento de links a OAs e por permitir o compartilhamento e a classificação desses links. Além disso, ao contrário do que ocorre com os repositórios, essas ferramentas permitem que qualquer usuário possa postar novos links, sem restrições. O protótipo dessa ferramenta foi denominado VITAE. VITAE oferece o serviço de bookmarking social, de forma que usuários possam armazenar, organizar, avaliar e compartilhar links com outras pessoas.<hr/>Digital materials used in teaching and learning are called learning objects (LO). Traditionally, LOs were developed for use as support materials for teacher. However, they can be used by students or whoever is interested in learning something. LOs can be found in repositories and also on the Web, in teachers and institutions sites. In spite of that, they are not easily found. Repositories address few knowledge fields and few languages. Search engines return a large amount of information that makes it difficult for users to identify relevant LOs to meet their goals. In this context, this paper proposes a new mechanism for LOs retrieval, based on Web 2.0 principles. Among the options for Web 2.0 applications, the model of social bookmarking called our attention because it provides facilities to store links to LOs, and also to share and classify these links. Moreover, unlike what happens with the repositories, in these tools, any user can post new links, without restrictions. The prototype of this tool was called VITAE. VITAE provides links to LOs, in a way that people can store, organize and share them with others. <![CDATA[Opinião de estudantes universitários sobre a Educação a Distância (EaD), no contexto das ciências farmacêuticas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922012000200016&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo tem como objetivo discutir a inserção da Educação a Distância (EaD) na prática das Ciências Farmacêuticas. A população de estudo constou de 200 indivíduos (estudantes universitários), na cidade de Salvador/Bahia. Para análise dos dados, foram utilizadas as respostas a um questionário semiestruturado, no qual os estudantes entrevistados expressaram sua opinião a respeito da EaD no Curso de Farmácia. Os estudantes informaram o uso da Internet como ferramenta de auxílio nas pesquisas e nos trabalhos acadêmicos, além de outras finalidades alternativas, como a interação em tempo real, através de chats e comunidades virtuais. A maioria (n = 179) respondeu que acreditava ser passiva a interatividade entre o usuário e o ambiente EaD, sendo o Moodle o principal ambiente virtual de aprendizagem. Conveniências de horários, atenção individualizada, curso no prazo prometido e qualidade de materiais didáticos figuraram entre os principais atrativos para um curso a distância. Entre as principais desvantagens citadas pelos entrevistados, evidenciaram-se: a exclusão digital (relacionada à necessidade de computadores); o grande número de estudantes por tutor; o uso excessivo de questões de múltipla escolha; e o não cumprimento das atividades pelos estudantes (desistências). A maioria dos entrevistados julgou importantes as tecnologias da informação e comunicação (TIC) como apoio ao ensino presencial nos cursos de Ciências Farmacêuticas e, para a formação profissional, os níveis de capacitação: técnica, atualização e graduação. As disciplinas de maior abordagem teórica foram citadas como as que mais se enquadravam ao longo de um curso a distância, em Farmácia. Os entrevistados demonstraram-se conscientes da necessidade da Educação a Distância em sua formação, porém, preocupados com o nível de qualidade e complementaridade dos estudos, por conta da especificidade de cada atividade prática que envolve o profissional de farmácia e o paciente.<hr/>This article aims to discuss the inclusion of distance education in the practice of Pharmaceutical Sciences. The study population consisted of 200 individuals (students) in the city of Salvador / Bahia. For data analysis, were used in semi-structured questionnaires, in which students interviewed expressed their opinions about distance education, in the course of Pharmacy. Students highlighted the use of the Internet as a tool to aid in research and scholarship, as well as other alternative purposes, such as real-time interaction, through chat rooms and virtual communities. The students reported the use of the Internet as a tool to aid in research and school work and other purposes alternatives such as real-time interaction through chat rooms and virtual communities. Most students (n = 179) responded that he believed to be passive interactivity between the user and the environment distance education, and Moodle, the leading virtual learning environment. Convenient schedules, individual attention, progress in the promised time and quality of teaching materials, were among the main attractions for a distance learning course. Among the main disadvantages cited by respondents, showed up: the digital divide (related to the need for computers), the large number of students per tutor, the excessive use of multiple choice questions and the failure of activities for students (dropouts). Most respondents judged important information technology and communication (ICT) to support the classroom teaching the courses of Pharmaceutical Sciences, and for vocational training, skill levels: technical, update and graduation. The disciplines of greater theoretical approach were cited as those most fit over a distance course in Pharmacy. With the analysis of such data, it was found that respondents showed an awareness of the need for distance education in its formation. However, had expressed concern about the quality and complementarity of the studies, due to the specificity of each activity that involves the professional practice of pharmacy and the patient. <![CDATA[A percepção de egressos sobre as transformações curriculares ocorridas no curso de graduação em enfermagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922012000200017&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho objetiva analisar a percepção dos egressos do curso de Enfermagem sobre as modificações curriculares ocorridas na graduação em Enfermagem a partir da década de 1990. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou o levantamento bibliográfico, a análise documental e a pesquisa de campo por meio de questionários e de grupo focal, tendo como suporte a análise de conteúdo. Participaram os egressos da graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, formados entre 2004 e 2009, sendo três turmas formadas sob a legislação curricular de 1994 e três turmas sob as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Enfermagem, de 2001. Nos resultados, os egressos destacaram sua participação na construção do atual Projeto político-pedagógico do curso, além de ressaltarem pontos como a integralidade e o estágio curricular supervisionado. Acredita-se que estudos e discussões sobre a proposta curricular devem continuar, incluindo todos os atores do processo. Inferiu-se que a matriz curricular do curso vem atendendo às orientações curriculares atuais, articulando-se estreitamente com a formação de enfermeiros aptos às demandas da política de saúde. Espera-se contribuir para as políticas educacionais, suscitando reflexões e debates a respeito do tema.<hr/>This work has the objective to analyze the perception of the egresses of nursing about the curricular changes of nursing graduation since 1990. It is deal with a qualitative search, which used a bibliographic survey, a documental analysis of content and the field research by questionnaire and the focal group, has been the support the analysis of the content. The egresses of the Universidade Estadual of Mato Grosso do Sul, graduated between 2004 and 2009, being three groups graduated under the curricular legislation from 1994, and three groups under the National Curricular Policies for the graduation course of nursing from 2001. In the results, the egresses distinguished their participation in doing the present Political Pedagogical Project of the course, besides to point out as the integrality and the curricular probation oversee. We believe this studies and discussions being to continue, including all of the authors of the process. Inferred that the curricular matrix of the course have been attempting the present curricular orientations, managing with nurses graduation able to the health policy. Hoping to contribute to the educational policies to suscitate reflections and debates about the object. <![CDATA[O paradigma emergente da educação: o professor como mediador de emoções]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922012000200018&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho objetiva analisar a percepção dos egressos do curso de Enfermagem sobre as modificações curriculares ocorridas na graduação em Enfermagem a partir da década de 1990. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou o levantamento bibliográfico, a análise documental e a pesquisa de campo por meio de questionários e de grupo focal, tendo como suporte a análise de conteúdo. Participaram os egressos da graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, formados entre 2004 e 2009, sendo três turmas formadas sob a legislação curricular de 1994 e três turmas sob as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Enfermagem, de 2001. Nos resultados, os egressos destacaram sua participação na construção do atual Projeto político-pedagógico do curso, além de ressaltarem pontos como a integralidade e o estágio curricular supervisionado. Acredita-se que estudos e discussões sobre a proposta curricular devem continuar, incluindo todos os atores do processo. Inferiu-se que a matriz curricular do curso vem atendendo às orientações curriculares atuais, articulando-se estreitamente com a formação de enfermeiros aptos às demandas da política de saúde. Espera-se contribuir para as políticas educacionais, suscitando reflexões e debates a respeito do tema.<hr/>This work has the objective to analyze the perception of the egresses of nursing about the curricular changes of nursing graduation since 1990. It is deal with a qualitative search, which used a bibliographic survey, a documental analysis of content and the field research by questionnaire and the focal group, has been the support the analysis of the content. The egresses of the Universidade Estadual of Mato Grosso do Sul, graduated between 2004 and 2009, being three groups graduated under the curricular legislation from 1994, and three groups under the National Curricular Policies for the graduation course of nursing from 2001. In the results, the egresses distinguished their participation in doing the present Political Pedagogical Project of the course, besides to point out as the integrality and the curricular probation oversee. We believe this studies and discussions being to continue, including all of the authors of the process. Inferred that the curricular matrix of the course have been attempting the present curricular orientations, managing with nurses graduation able to the health policy. Hoping to contribute to the educational policies to suscitate reflections and debates about the object.