Scielo RSS <![CDATA[ETD Educação Temática Digital]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1676-259220140001&lang=pt vol. 16 num. 01 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922014000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[ATLAS.ti como instrumento de análise em pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922014000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Há, no contexto da pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais, uma emergente discussão sobre o uso de novas tecnologias nos processos analíticos, portanto, naquilo que se refere à utilização de softwares de análise qualitativa ou quantitativa de dados. Nessa perspectiva, neste artigo, apresentamos as potencialidades e algumas fragilidades do uso do Atlas.ti, regido pelo modo de pensar a pesquisa qualitativa segundo a abordagem fenomenológica. A interrogação que estabelecemos é a seguinte: como se mostram as potencialidades do software Atlas.ti quando utilizado como instrumento de análise sob a abordagem fenomenológica de pesquisa? Desde essa questão, discorremos sobre Fenomenologia, sobre o software e sobre as potencialidades e cuidados que decorrem do seu uso sob essa abordagem de pesquisa.<hr/>There’s, in the context of research in the humanities and social sciences, an emerging discussion about the use of new technologies in analytical processes, therefore, what concerns to the use of qualitative or quantitative data analysis software. In this perspective, this paper, we present the potential of using Atlas.t.i software, guided by way of thinking the qualitative research according to a phenomenological approach. The question we set up is the following: how to show the potential of the Atlas ti software when used as an analytical tool in the phenomenological approach research? As long as the question we discus about phenomenology, the software, and about the potential and cautions arising from its use in this research approach.<hr/>En el contexto de pesquisas en Ciencias Humanas y Sociales, hay un debate emergente acerca del uso de nuevas tecnologías en los procesos de análisis, por lo tanto, en aquello lo que se refiere al uso de softwares de análisis cualitativo o cuantitativo de datos. En esa perspectiva, en ese ensayo, se presenta las potencialidades del uso del Atlas.ti, regido por el modo de pensar la pesquisa cualitativa según el enfoque Fenomenológico. La interrogación que establecemos es la siguiente: ¿cómo se muestran las potencialidades del software Atlas.t.i cuando utilizado como instrumento de análisis bajo la abordaje enfoque fenomenológico de pesquisa? Desde esta cuestión, reflexionamos sobre fenomenología, sobre el software y sobre las potencialidades y los cuidados que manan de su uso bajo ese abordaje de pesquisa. <![CDATA[Pesquisa em educação e concepções de conhecimento: a produção do conhecimento em questão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922014000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No campo de conhecimento em educação, a discussão sobre o tratamento atribuído à sua definição como campo, objeto investigativo e diferentes possibilidades teórico-metodológicas, epistemológicas, foi frequente nas últimas décadas do século XX. Nessa perspectiva, os aspectos que dizem respeito ao processo de construção e de produção de pesquisas no campo do conhecimento em educação e das diferentes possibilidades teórico-metodológicas merecem mais investimento teórico-conceitual. Desse modo, o presente artigo, a partir da pesquisa bibliográfica, tem por objetivo apresentar uma breve discussão sobre as diferentes concepções de conhecimento na construção de pesquisas no campo do conhecimento em educação e duas posições teórico-metodológicas da prática da pesquisa em educação. A título de considerações finais, a intenção aqui não é a de esgotamento da problemática em questão, pois são muitos os assuntos que permeiam a prática da pesquisa em educação.<hr/>In the field of knowledge in education, discussion about the treatment given to its definition as a field, investigative object and different possibilities theoretical-methodological, epistemological, was frequent in the last decades of the twentieth century. In this perspective, the aspects that relate to the process of construction and production of research in the field of education and knowledge of different theoretical and methodological possibilities deserve more theoretical and conceptual investment. Thus, this paper, from the literature, aims to present a brief discussion of the different conceptions of knowledge in the construction of research in the field of knowledge in education and two theoretical and methodological positions the practice of educational research. As a final consideration, the intention of this article is not to exhaust the issue in question, for there are many issues that permeate the practice of educational research.<hr/>En el campo del conocimiento en la educación, la discusión sobre el tratamiento que se da a su definición como un campo, objeto de investigación y las diferentes posibilidades teórico-metodológicas, epistemológicas, ha sido frecuente en las últimas décadas del siglo XX. En esta perspectiva, los aspectos que se relacionan con el proceso de construcción y la producción de la investigación en el campo de la educación y el conocimiento de las diferentes posibilidades teórico-metodológicas merecen más inversión teórico-conceptual. Por lo tanto, este artículo, a partir de la literatura, tiene como objetivo presentar un breve análisis de las diferentes concepciones del conocimiento en la construcción de la investigación en el campo del conocimiento, en la educación y dos posiciones teórico-metodológicas de la práctica de la investigación educativa. Como consideración final, la intención de este artículo no es agotar el tema en cuestión, ya que hay muchos temas que impregnan la práctica de la investigación educativa. <![CDATA[Valorizando a leitura epistemológica na pesquisa em educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922014000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Demonstramos neste trabalho a importância dos estudos sobre a epistemologia para problematização, desconstrução de preconceitos e contribuição na elaboração qualificada na produção de conhecimento científico. É apresentada a leitura epistemológica de uma pesquisa concluída com o título: “A adolescência inventada e os sujeitos que se inventam na participação social: capturas e rupturas” (CAMPOS, 2008), com base teórica em Sánchez Gamboa (2012, 2013). Ao final desta leitura, após identificar a matriz paradigmática entre a construção da pergunta e da resposta na referida pesquisa, propõe-se o pensamento sobre os limites, erros, acertos e escolhas na pesquisa, a partir do valor da epistemologia.<hr/>We have shown here the importance of studies of epistemology for questioning, deconstructing prejudices and contribution to the qualified elaboration in the production of scientific knowledge. The epistemological reading of a survey completed with the title appears: "The invented adolescence and the subjects who invent themselves in the social participation: captures and ruptures" (CAMPOS, 2008), with theoretical basis of Sánchez Gamboa (2012, 2013). At the end of this reading, after identifying the paradigmatic matrix between the construction of question and answer in this research, we propose thinking about the limits, mistakes, successes and choices in the research, based on the value of epistemology.<hr/>Hemos demostrado aquí la importancia de los estudios de la epistemología para ser interrogado, la deconstrucción de prejuicios y la contribución a la elaboración cualificad en la producción de conocimiento científico. La lectura epistemológica de una encuesta realizada con el título aparece: "La adolescencia inventó y asignaturas que se inventaron en la participación social: capturas y rupturas" (CAMPOS, 2008), con base teórica de Sánchez Gamboa (2012, 2013). Al final de esta lectura, después de identificar la matriz paradigmática entre la construcción de la pregunta y la respuesta en esta investigación, se propone pensar en los límites, los errores, los éxitos y las opciones en la investigación, a partir del valor de la epistemología. <![CDATA[Do esquema paradigmático à matriz epistemológica: sistematizando novos níveis de análise]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922014000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No momento em que ocorre um aumento significativo da produção científica das ciências da ação (educação, educação física e educação especial) em termos quantitativos, sua qualidade torna-se questionável. Avaliamos que o estudo continuado dessa produção permitirá uma maior aproximação e compreensão de qual tenha sido a contribuição da pesquisa científica para o processo de análise, crítica e busca de soluções para os problemas enfrentados pelas áreas dessas ciências e suas articulações com as questões sociais mais abrangentes. Nesse sentido, visando contribuir para o debate político-epistemológico e aprimoramento da crítica epistemológica das ciências da ação, apresentamos, neste texto, a gênese e desenvolvimento da Matriz Epistemológica como instrumental de análise teórico-filosófica da produção científica das ciências da ação.<hr/>At the moment there is a significant increase in scientific production sciences share (education, physical education and especial education) in terms of quantity, its quality becomes questionable. We evaluate the continued study of this production and what has been the contribution of scientific research in the process of analysis, criticism, and finding solutions to problems faced by areas of this science and its links with broader social issues. Accordingly, in order to contribute to the debate political-epistemological and improvement of the epistemological critique of the action sciences, presented in this text, the genesis and development of the Matrix Epistemological while instrumental theoretical-philosophical analysis of scientific science action.<hr/>En el momento en que hay un aumento significativo de la producción científica de las ciencias de la acción (educación, educación física y educación especial) en términos cuantitativas, su calidad se convierte en un asunto cuestionable. Evaluamos que el estudio continuado de esta producción permite un conocimiento más detallado de lo que ha sido la contribución de la investigación científica en el proceso de análisis, revisión y búsqueda de soluciones a los problemas que enfrentan las áreas de estas ciencias y sobre sus vínculos con las cuestiones sociales más amplias. En este sentido, con el objetivo de contribuir con el debate político y epistemológico y el avance de la crítica epistemológica de las ciencias de la acción, presentamos en este texto, la génesis y el desarrollo de la Matriz Epistemológica como un instrumento de análisis teórico-filosófico de la producción científica de las ciencias de la acción. <![CDATA[Monitoring interaction and collective text production through text mining]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922014000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This article presents the Concepts Network tool, developed using text mining technology. The main objective of this tool is to extract and relate terms of greatest incidence from a text and exhibit the results in the form of a graph. The Network was implemented in the Collective Text Editor (CTE) which is an online tool that allows the production of texts in synchronized or non-synchronized forms. This article describes the application of the Network both in texts produced collectively and texts produced in a forum. The purpose of the tool is to offer support to the teacher in managing the high volume of data generated in the process of interaction among students and in the construction of the text. Specifically, the aim is to facilitate the teacher’s job by allowing him/her to process data in a shorter time than is currently demanded. The results suggest that the Concepts Network can aid the teacher, as it provides indicators of the quality of the text produced. Moreover, messages posted in forums can be analyzed without their content necessarily having to be pre-read.<hr/>Este artigo apresenta a ferramenta Rede de Conceitos desenvolvida a partir da tecnologia de mineração de texto. O principal objetivo é extrair e relacionar os termos tratados com maior incidência na produção textual e exibir o resultado através de um grafo. A Rede foi implementada no Editor de Texto Coletivo (ETC) que é uma ferramenta online que permite a produção de textos de forma síncrona ou assíncrona pelos autores. Este artigo descreve a aplicação da Rede tanto em produções textuais coletivas, quanto na ferramenta fórum. O intuito é de oferecer suporte para o professor gerenciar o alto volume de dados oriundos das negociações e construção do texto em um menor tempo que o demandado atualmente. Os resultados apontam que a Rede de Conceitos pode auxiliar o professor, pois possibilita a obtenção de indicadores sobre a qualidade da produção textual. Além disso, ele pode analisar as mensagens postadas nos fóruns, sem necessariamente ler todo o conteúdo deste material anteriormente.<hr/>Este paper presenta la Herramienta Red de Conceptos (en portugues Rede de Conceitos). Fue desarrollada a partir de la tecnologia de mineración de texto. El principal objetivo és extrair y relacionar los conceptos tratados con mayor Incidencia en la producción textual y exibir el resultado a través de un grafo. La Red fue implementada en el Editor de Texto Colectivo (ETC) que és una herrameinta online que permite la producción de textos de forma síncrona o assíncrona por los autores. Este artículo describe una aplicación de la Red tanto en producciones textuales colectivas, quanto en un fórun de discusión. La intención és ofrecer soporte para que el profesor gerencie el gran volumen de datos originados de las negociaciones y de la construcción del texto en un tiempo menor que lo demandado normalmente. Los resultados apuntan que la Red de conceptos puede auxiliar el profesor, porque posibilita el logro de Indicadores sobre la calidad de la producción textual. Además de eso, él podrá analisar las mensagens postadas em el fórun, sin necesariamente tener que leer todo el material del contenido anteriormente. <![CDATA[The reorganization of time, space, and relationships in school with the use of active learning methodologies and collaborative tools]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922014000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Information and communication technologies (ICTs) in our current networked society are a continuing and irreversible process. Therefore, consideration must be given to the construction of a new education and science model that takes into account complementary dimensions of content, form, and relationships between teachers and students. The aim of this study was to evaluate the impact of Design Thinking, PBL methodology and the use ICTs in school routine of the students from the graduate program in Ethics, Values, and Citizenship in School (EVC). The program was conducted in a blended learning format in which three collaboration technologies were experimentally used (BrainMerge™, TERF and Fishbowl™). At the end, we applied a survey to evaluate the use and impact of these technologies. From the 239 participants (second EVC) 96.8% affirmed that the EVC contributed to their learning routine. The first EVC, 142 participants indicated a similar response distribution, 94.4%. These results may indicate that EVC has a transformative impact on participants: while they prototype, they can see better approaches to solve school problems, they are changing their classes turning them into more interactive activities. The basic and higher education are not untouched by the socio-political economic transformations that the world has undergone. Education needs to re-invent to continue the prominent role that societies have granted it over the past 300 years. Paradoxically, this re-invention depends as much on its capacity for continuation as on its capacity for transformation, to adapt to the new demands of society, culture, and science.<hr/>A inserção das tecnologias de informação e comunicação (TICs) na sociedade em rede atual é um processo contínuo e irreversível. Desse modo, é necessário que se pense na construção de um novo modelo educativo e de ciência considerando dimensões complementares de conteúdo, forma e na relação entre docentes e discentes. Avaliar o impacto do Design Thinking, da Aprendizagem baseada em problemas e por projetos e a utilização das TICs na rotina das escolas dos alunos do curso de pós-graduação em Ética, Valores e Cidadania na Escola (EVC). Foram utilizadas de maneira experimental três tecnologias (BrainMerge™, TERF e Fishbowl™) para o desenvolvimentos dos projetos colaborativos. Ao final do curso foi aplicado um questionário para avaliar seu impacto nos participantes. Dos 239 participantes (Segundo EVC) 96,8% afirmaram que o curso contribuiu para a sua rotina. Já o primeiro EVC, entre os 142 participantes, 94,4 resposta semelhante. Esses resultados indicam que o curso teve um impacto transformador sobre participantes: enquanto eles "prototipam", podem ver melhores abordagens para resolver os problemas de sua escola, mudando suas aulas, transformando-as em atividades mais interativas. A educação básica e a superior não estão isentas das transformações sociopolítico econômicas que o mundo tem sofrido, e precisam se reinventar para terem o papel de destaque que as sociedades as concedeu ao longo dos últimos 300 anos. Paradoxalmente, essa reinvenção depende tanto da sua capacidade de continuidade quanto da sua capacidade de transformação, para se adaptar às novas demandas da sociedade, da cultura e da ciência.<hr/>La inserción de las Tecnologías de Información y Comunicación (TICs) en la sociedad actual es un proceso continuo e irreversible. De este modo, es necesario pensar en la construcción de un nuevo modelo educativo, y de ciencia, considerando dimensiones complementarias de contenido y de forma en las relaciones entre docentes y discentes. Evaluar el impacto de Design Thinking, Aprendizaje basado en problemas y proyectos, y el uso de las TICs en la rutina de la escuela de los estudiantes del postgrado en Ética, Valores y Ciudadanía en escuela (EVC). Se utilizó experimentalmente tres tecnologías (BrainMerge™, TERF y Fishbowl™) para el desarrollo de proyectos de colaboración. Al final del curso se aplicó un cuestionario para evaluar su impacto en los participantes. De los 239 participantes (Según EVC) 96.8% dijeron que el curso contribuyó a su rutina. En el primero EVC, entre los 142 participantes, dio 94,4 respuesta similar. Estos resultados indican que el curso ha tenido un impacto transformador sobre los participantes: mientras que "prototipam", se pueden ver mejores enfoques para resolver los problemas de su escuela, transformar sus clases con actividades más interactivas. La educación básica y superior no está exento de las transformaciones que el mundo socio-político-económico ha sufrido y la necesidad de "reinventar" a tener el protagonismo que la sociedad les concedió en los últimos 300 años. Paradójicamente, este nuevo enfoque, depende tanto de la capacidad de continuidad para conservar sus características de excelencia o de producción de conocimiento, como de la capacidad de transformación para adaptarse a nuevas exigencias de las sociedades, de las culturas y de la ciencia. <![CDATA[O corpo presente: uma experiência sobre dança-educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922014000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A atenção ao próprio corpo instaura a percepção do tempo presente, o aqui e agora. A experiência do corpo presente é o objetivo primeiro das proposições de sala de aula aqui compartilhadas, portanto a Dança-Educação acontece em consequência dessa premissa. As propostas pedagógicas são desenvolvidas com a estratégia da improvisação em caráter de investigação, ou seja, não se entra no âmbito da obediência do corpo dócil, do corpo submisso exercitado, adestrado e fabricado pela disciplina, mas sim do corpo presente, na escuta de si, que traça um caminho de dentro para fora, em sintonia com o de fora para dentro e com o de dentro para dentro, criando, assim, uma ampla rede de percepções. O corpo presente emerge da escuta do corpo e das relações que se estabelecem na prática do aluno em experiência, que reconhece a unidade corpomente, o soma, com a sua abrangência de sensibilidades para desconstruir o corpo sentado e estagnado em suas convicções e estabilizações.<hr/>The attention to one’s own body brings perception of the present time and the now. The experience of body present is the main objective of the proposals in the classroom shared here; therefore the Dance-Education takes place as a consequence of this assumption. The pedagogical proposals are developed with improvisation strategies as a means of investigation. In other words, it is not expected to get in the scope of the allegiance of the manageable body, the submissive body exercised, trained and built by discipline. As a matter of fact, the body present by self-listening, drafts a way from inside to outside, tuned with the outward to the inward and also with the inward to the within which generates a broad network of perceptions. The body present emerges from this listening to of the body and the relationships that become established the practitioner. The student recognizes the unit bodymind, the soma with its amplitude of sensibilities in order to deconstruct the body seated and stagnated in its convictions and stabilized habits.<hr/>La atención al propio cuerpo establece la percepción del presente, el aquí y ahora. La experiencia del cuerpo presente es el objetivo de las propuestas hechas en clase y que aprovecho para compartir. La Danza-Educación sucede como consecuencia de esta premisa. Las propuestas pedagógicas se desarrollan de acuerdo a la estrategia de la improvisación, teniendo en cuenta el carácter de la investigación, es decir, no está centrada bajo la obediencia del cuerpo o el cuerpo dócil y sumiso aún que ejercido, entrenado y fabricado por la disciplina, pero el cuerpo presente, a través de la escucha de si mismo. Descubreindo un camino de adentro hacia afuera, en sintonía con el exterior y en el interior-interior, creando así una gran red de percepciones. El cuerpo presente surge de la escucha al cuerpo y se realiza a través de las relaciones establecidas en la experiencia de los estudiantes, que reconocem la unidad cuerpo-mente, el soma, con su gama de sensibilidades de deconstruir el cuerpo sentado y estancado en sus convicciones y estabilizaciones. <![CDATA[Aulas web dialogam: uso da abordagem freireana na elaboração de materiais didáticos on-line]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922014000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A elaboração de materiais didáticos para a Educação a Distância On-line contempla aspectos relevantes que precisam ser considerados para que correspondam às expectativas de aprendizagem daqueles que buscam por essa modalidade educacional. Compartilhando com Freire (2006, 2007) a necessidade de refletir nesses materiais os princípios da Educação Dialógica, este artigo analisa as características dialógicas da edição mais atual de um curso de formação para professores-tutores iniciantes, ofertado on-line. Participaram do estudo 114 cursistas que para fins de análise foram agrupadas em cinco áreas de conhecimento, de acordo com os conteúdos estudados. Os materiais didáticos foram analisados a partir de categorias construídas com base no referencial teórico de Paulo Freire sobre o diálogo: afetividade, mediação, colaboração, autonomia e criticidade. Os participantes responderam a um questionário investigativo sobre a sua percepção em relação ao alinhamento das aulas com essas características. Os resultados apontam a presença marcante de elementos dialógicos nesse curso de formação, segundo a visão dos cursistas. A dialogicidade foi verificada por meio de aspectos como o uso da linguagem cordial, a promoção da aprendizagem colaborativa, o incentivo ao desenvolvimento da autonomia dos alunos e a presença de situações que favoreçam a reflexão dos cursistas sobre conhecimentos teóricos e práticos ligados à sua área de formação.<hr/>The development of instructional materials for the On-line Distance Learning includes important aspects that must be considered in order to reach the students' learning expectations. Agreeing with Freire (2006, 2007) about the need of instructional material reflect the principles of dialogic education, this paper analyzes the dialogical characteristics of the most current edition of an on-line course for beginning tutors. Participants were 114 students grouped by five knowledge areas, according to the contents studied. The instructional materials were analyzed based on categories inspired by Paulo Freire’s concept of dialogue: affectivity, mediation, collaboration, autonomy and critical sense. Participants answered an investigative questionnaire related to their perception about the proximity of the on-line lessons to those characteristics. Results highlight the increased presence of dialogical elements in the training course, according to the participants’ point of view. The dialogicity was verified by aspects such as the use of courteous language, the fostering of collaborative learning, the encouragement to the development of student's autonomy and to the reflection on the students' practical and theoretical knowledge related to their major knowledge areas.<hr/>La elaboración de materiales didácticos para la Educación a Distancia On-line contempla aspectos relevantes que precisan ser considerados para que correspondan a las expectativas de aprendizaje de aquellos que buscan por esta modalidad educacional. Se comparte con Freire (2006, 2007) la necesidad de reflejar en esos materiales los principios de la Educación Dialógica, por lo tanto este artículo analiza las características dialógicas de la edición más actual de un curso de formación para profesores-tutores principiantes, ofrecido on-line. Participaron de la investigación 114 profesores que para el análisis fueron agrupados en cinco áreas de conocimiento, de acuerdo con los contenidos estudiados. Los materiales didácticos fueron analizados a partir de categorías basadas en el referencial teórico de Paulo Freire sobre el diálogo: afectividad, mediación, colaboración, autonomía y criticidad. Los participantes contestaron a un cuestionario investigativo sobre su percepción acerca de la relación entre las categorías establecidas en el estudio y las clases on-line. Los resultados sugieren la fuerte presencia de elementos dialógicos en este curso de formación, de acuerdo con la opinión de los profesores-tutores participantes. La dialogicidad fue verificada a través de aspectos como el uso del lenguaje amigable, la promoción del aprendizaje colaborativo, el incentivo al desarrollo de la autonomía de los alumnos y la presencia de situaciones que favorezcan a la reflexión de los participantes sobre conocimientos teóricos y prácticos propios de su área de formación. <![CDATA[Produzir-se negro no Brasil: estudo dos dispositivos didático-pedagógicos na Revista Raça Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922014000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir dos ensinamentos de Michel Foucault quanto ao autogoverno, foi realizada uma análise da revista de circulação nacional intitulada Raça Brasil, cujo público-alvo é o negro brasileiro, com vistas a mostrar os dispositivos didático-pedagógicos presentes no periódico. Para avaliar tal discurso, foi analisado um conjunto de 15 revistas que abarcaram o período de janeiro de 2000 a maio de 2001. Deste, foi destacada uma edição para investigação, para a qual se partiu de conceitos “foucaultianos”, confrontando os resultados com a bibliografia levantada. A investigação indicou que a revista Raça Brasil, a partir dos dispositivos pontuados ao longo do texto, enseja modelar a identidade negra brasileira, a qual tem por comum entre seus integrantes a cultura e a memória denominadas afro-brasileiras, propondo assim, na sociedade, uma taxionomia entre negros e brancos. Em suma, foi feito um esforço de análise do discurso e dos anúncios publicitários presentes no número destacado, pretendendo entender o que a revista concebe por “negro brasileiro” e quais as características propostas em seu discurso a respeito de uma identidade negra brasileira.<hr/>As from the teachings of Michel Foucault about self-government , it was made an analysis of the national magazine titled Raça Brasil , whose target audience is the black Brazilian with a view to show the didactic and pedagogical devices present in the magazine. To evaluate this discourse, it was analyzed a set of fifteen magazines which covered the period of January 2000 to May 2001 , where it was choose an edition for research through Foucaultian concepts , comparing the results with the bibliography. It indicated that the Raça Brasil magazine, from the devices dotted throughout the article, intends to model the Brazilian black identity, which has is common among its members the culture and memory called african-Brazilian, proposing thus, in the society, a taxonomy between blacks and whites. In short, was made an effort of the analysis about the discourse and commercials present in the highlighted number , pretending to understand what the magazine sees as "Black Brazilian" and what features, proposed in its discourse, about Brazilian black identity.<hr/>A partir de las enseñanzas de Michel Foucault y el autogobierno, se hizo un análisis de la revista nacional titulado "Raça Brasil" , cuyo público objetivo es el negro brasileño, con el fin de mostrar los dispositivos de didáctico-pedagógicos presentes en la revista. Para evaluar este discurso se analizó un conjunto de quince revistas que cubrían el período entre enero de 2000 mayo de 2001. Esto se puso de relieve un problema para la investigación , para lo cual se marchó conceptos de Foucault , comparando los resultados con la bibliografía. La investigación indica que la revista Raça Brasil, desde los dispositivos de puntos en todo el texto , que trata de modelar la identidad negra brasileña , que es común entre los miembros de la cultura y la memoria que se llama afro- brasileña , proponiendo, así, en la sociedad , una taxonomía entre negros y blancos. En definitiva, un esfuerzo se hizo el análisis del discurso y comerciales presentes en el número resaltado, fingiendo entender lo que la revista considera "Negro Brasileño" y qué características se propone en su discurso sobre la identidad negra Brasileña. <![CDATA[Conselhos municipais e gestão educacional: a formação continuada a distância e seus movimentos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922014000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Mediante pesquisas científicas em movimento, o presente artigo tem como base ações extensionistas de formação continuada, a distância, do Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação (Pró-Conselho). Esse Programa visa a uma política de democratização da gestão educacional e a qualificação do trabalho dos conselheiros municipais de educação e técnicos de secretarias de educação no que tange às práticas educativas, à legislação e aos mecanismos de financiamento, repasse e controle do uso das verbas da educação, de modo a possibilitar aos Conselhos Municipais de Educação (CME) uma atuação em suas instâncias socioeducacionais. Nessa conjuntura, objetiva-se reconhecer e analisar impactos da formação continuada desenvolvida no âmbito do Pró-Conselho/UFSM, acerca de aspectos como atuação competente e comprometida dos cursistas junto aos Conselhos Municipais de Educação como órgãos colegiados democráticos. Aborda-se a pesquisa de maneira quanti-qualitativa, utilizando na produção dos dados questionários semiabertos aplicados aos conselheiros e técnicos. A partir disso, sublinha-se o crescente interesse dos Conselhos de Educação e das Secretarias de Educação em capacitar seus conselheiros e técnicos; a constituição e criação de novos Conselhos Municipais de Educação no Rio Grande do Sul; a articulação entre o exercício profissional e a reflexão teórica e política, entre outros. Considerando que os Conselhos Municipais de Educação são necessários para consolidar a gestão democrática, faz-se mister a capacitação dos sujeitos envolvidos e, especialmente, que estabeleçam processos dialógicos com as demandas sociais, sobretudo, educacionais de seus municípios, no sentido de construir de maneira responsável e participativa políticas públicas para a educação básica.<hr/>Through scientific research in development, this article is based on distance extension actions of continuing education of a specific public program, the National Program of Training Municipal Counselors of Education (Pro-Council). This program targets a policy of democratization of education management and qualification on work of municipal counselors of education as well as education technicians in relation to educational practices, legislation, financing mechanisms, transfer and control of the use of funds of education in order to enable a good performance of the Municipal Boards of Education (MCE) in their socio-educational institutions. In this context, the objective is recognizing and analyzing the continuing education impacts developed under Pro-Council/Federal University of Santa Maria about aspects as competence and commitment of ex-attendants at the Municipal Councils of Education as a democratic collective bodies. The study is developed under a quantitative and qualitative approach, using the production of semi-open questionnaires data applied to counselors and technicians. From this, we stress the growing interest of the Boards of Education and the Departments of Education to capacitate their counselors and technicians; the establishment and implementation of new Municipal Boards of Education in Rio Grande do Sul State/Brazil; the relationship between the professional exercise and political and theoretical reflection; and so on. Whereas the Municipal Boards of Education are required to consolidate the democratic management, it is very important the training of individuals involved and especially establishing dialogic processes with social demands of each municipality, mainly, the educational ones, in the sense of building the public policies for basic education in a responsible and participatory way.<hr/>A través de la investigación científica en el movimiento, este artículo se basa en acciones de extensión de la educación continua, a la distancia, del Programa Municipal de Educación Nacional (Pró- Conselho ) . Este programa visa a una política de democratización de la gestión educativa y la calificación de los consejeros y de los técnicos municipales de educación en relación con las prácticas educativas, la legislación, los mecanismos de financiación, la transferencia y el control del uso de los fondos de la educación, para permitir que los Consejos Municipales de Educación ( CME) un rendimiento en sus instituciones socioeducativas. En esta coyuntura, el objetivo es reconocer y analizar los impactos de la formación continua, desarrolladas bajo Pró-Conselho/UFSM, sobre los aspectos de: cómo los Estudiantes competentes y comprometidos en los Consejos Municipales de Educación actúan en órganos colectivos democráticos. Los enfoques de la investigación presentase de modo cuanti-calitativo, mediante la producción de cuestionarios con datos semi - abiertos aplicadas a directivos y técnicos. De esto, hacemos hincapié en el creciente interés de la Secretaría y Consejos de Educación para capacitar a sus directivos y técnicos, el establecimiento y la aplicación de nuevos Consejos Municipales de Educación en RS, la relación entre el ejercicio profesional de la reflexión política y teórica y así sucesivamente. Considerase que los Consejos Municipales de Educación son importantes para consolidar la gestión democrática, pues hace el entrenamiento de los sujetos involucrados al establecer procesos dialógicos con las demandas educativas, sociales de sus municipios, bien como al reconstruir de manera responsable las políticas públicas participativas para la educación básica. <![CDATA[Formação continuada e gestão democrática: desafios para gestores do interior da Amazônia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922014000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo analisa a importância da formação continuada na expectativa da obtenção de mudanças sociais que passam pela construção e reconstrução do conhecimento. Tem como objeto de análise o Curso de Especialização em Gestão Escolar, vinculado ao Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública/MEC/SEB, implementado pela Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA em 2011. Foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e de campo, com exame de questionários e grupo focal com egressos do referido curso, tendo análise sustentada em três eixos temáticos: Formação continuada do gestor escolar pela EAD; Gestão e melhoria de resultados na aprendizagem; e Gestão democrática: dificuldades e possibilidades. Constatou-se que a formação continuada para gestores contribuiu para somar saberes a serem aplicados em sua prática cotidiana. Os sujeitos da pesquisa reconhecem a importância da formação continuada para a concretização de mudanças sociais, na perspectiva da construção de uma escola socialmente referenciada e que os conhecimentos adquiridos no curso também propiciaram melhoria nos resultados da aprendizagem dos estudantes das escolas onde trabalham, considerada não apenas sob a ótica estatística, mas principalmente quanto aos ganhos relacionados com a compreensão dos problemas e da possibilidade de solução colaborativa. Os pesquisados afirmaram que o curso possibilitou aprendizado sobre o que é a gestão democrática, mas reconhecem que sua efetivação nas escolas ainda constitui um desafio.<hr/>The study analyzes the importance of continuing education in the expectation of obtaining social changes through the construction and reconstruction of knowledge. The object of analysis is the Specialization Course in School Management, linked to the National School of Public Managers Basic Education / MEC / SEB, implemented by the Federal University of Western Para / UFOPA in 2011. The study was performed by means of literature analysis and field survey with questionnaires and focus groups with graduates of that course, having sustained analysis on three themes: Continuing education by the school manager EAD; management and improving learning outcomes and democratic management: problems and possibilities. It was found that continuing education for managers contributed to add knowledge to be applied in their daily practice. The subjects recognize the importance of continuing education to achieve social change from the perspective of building a school socially relevant and that the knowledge acquired in the course also led to improved learning outcomes of students in schools where they work, considered not only the perspective statistic, but mostly about the gains related to the understanding of the problems and the possibility of collaborative solution. The directors surveyed consider that they now know what democratic management is, but recognize that is still a challenge to its implementation in schools.<hr/>El estudio analiza la importancia de la formación continua en la expectativa de obtención de cambios sociales que pasan por la construcción y reconstrucción del conocimiento. Tiene como objeto de análisis el Curso de Especialização em Gestão Escolar, vinculado al Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública/MEC/SEB, implementado por la Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA en 2011. Fue realizado por medio de investigación bibliográfica y de campo, con la aplicación de cuestionarios a un grupo focal de egresados del referido curso, teniendo un análisis sustentado en tres ejes temáticos: Formación continua del director escolar por la EAD, gestión y mejoría de los resultados en los aprendizajes y Gestión democrática: dificultades y posibilidades. Se constató que la formación continua para los directores contribuyó para sumar saberes a ser aplicados en su práctica cotidiana. Los sujetos de la investigación reconocen la importancia de la formación continua para la concreción de los cambios sociales, en la perspectiva de la construcción de una escuela socialmente referenciada y que los conocimientos adquiridos en el curso también propiciaron mejorías en los resultados de aprendizaje de los estudiantes de las escuelas donde actúa; considerada no sólo bajo la óptica estadística sino principalmente en cuanto a las ganancias relacionadas con la comprensión de los problemas y las posibilidades de solución colaborativa. Los directores investigados consideran que ahora saben lo que es la gestión democrática, pero reconocen que se constituye en un desafío su efectivización en las escuelas. <![CDATA[Perspectivas de docentes do ensino superior sobre educação a distância]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922014000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A educação a distância (EaD) tem resultado em mudanças significativas no contexto educacional brasileiro, especialmente no ensino superior, onde tem se ampliado consideravelmente a oferta de vagas. O objetivo desta pesquisa é apresentar a percepção de docentes de ensino superior, que atuam em instituições públicas e privadas, sobre a institucionalização e a prática da EaD. Trata-se de uma pesquisa interpretativista, de caráter exploratório. A coleta de dados envolveu análise documental e entrevistas em profundidade com seis docentes do ensino superior que foram selecionados de forma intencional, nos estados de Santa Catarina e de São Paulo. Os resultados da análise de narrativa apontaram que a perspectiva da EaD, sob a ótica dos docentes, está voltada para uma análise crítica da realidade educacional, sendo que os mesmos têm acompanhado o movimento das instituições com interesse em EaD e se demonstram preocupados com os rumos da expansão da modalidade, principalmente no que se refere à precarização da função docente em detrimento da sobrevalorização da tecnologia e redução de custos educacionais. Quanto à visão do futuro da EaD no Brasil há divergências - aparentemente, alguns tendem a ser otimistas, enquanto outros tendem a ser pessimistas. Compreende-se que a expansão da modalidade a distância no ensino superior é um processo tão importante para a realidade educacional brasileira, quanto controverso, daí a relevância deste estudo.<hr/>Distance education (DE) has resulted in significant changes in the Brazilian educational context, especially in higher education, which has been considerably enhanced the openings. The objective of this research is to present the perception of higher education teachers who work in public and private institutions, about the institutionalization and practice of distance education. This is a research interpretive, exploratory. Data collection involved document analysis and in-depth interviews with six teachers in higher education have been intentionally selected, in the states of Santa Catarina and São Paulo. The results of the narrative analysis showed that the perspective of DE, from the perspective of teachers, is focused on a critical analysis of the educational reality, being that they have followed the movement of the institutions with interest in distance education and demonstrate concerned with the direction the expansion of the modality, especially with regard to precarious of the teaching role at the expense of overvaluation of technology and reduce educational costs. Concerning the vision of the future of DE there are differences in Brazil - apparently, some tend to be optimistic while others tend to be pessimistic. Is understood that the expansion of the distance learning in higher education is an important process for the Brazilian educational reality, as controversial, hence the relevance of this study.<hr/>La educación a distancia ha dado lugar a cambios significativos en el contexto educativo brasileño, especialmente en la educación superior, lo que ha ampliado considerablemente las aberturas. El objetivo de este trabajo es presentar la percepción de los profesores de enseñanza superior que trabajan en instituciones públicas y privadas, en la institucionalización y la práctica de la educación a distancia. Se trata de una investigación interpretativa, exploratoria. La recolección de datos implicó el análisis de documentos y entrevistas en profundidad con seis profesores de enseñanza superior que fueron seleccionados intencionalmente, en los estados de Santa Catarina y São Paulo. Los resultados del análisis narrativo mostraron que la visión de la educación a distancia desde la perspectiva de los profesores, se vuelve para un análisis crítico de la realidad educativa, siendo que ellos han seguido el movimiento de las instituciones con un interés en la educación a distancia y además se demuestran preocupados por la dirección del modo de expansión, en particular con respecto a la erosión de la función docente, a expensas de la sobrevaloración de la tecnología y la reducción de los costos de la educación. En cuanto a la visión del futuro de la educación a distancia en Brasil hay divergencias - al parecer, algunos tienden a ser optimistas, mientras que otros tienden a ser pesimistas. Se entiende que la ampliación de la modalidad a distancia en la educación superior es tan importante para la realidad educativa brasileña cuanto polémica, de ahí la importancia de este proceso de estudio.