Scielo RSS <![CDATA[ETD Educação Temática Digital]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1676-259220140003&lang=pt vol. 16 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922014000300381&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Meio-ambiente ou (meio-ambiente): o desafio da educação frente ao paradoxo ambiental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922014000300386&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo é um ensaio sobre Educação Ambiental. Foi produzido após um lustro de estudos e reflexões interdisciplinares, desenvolvidos em programas de pós-graduação. O objetivo principal deste trabalho é elucidar questões fundamentais a respeito do estado planetário referido como crise ambiental, tratando especificamente do papel da educação no enfrentamento desta crise. Aqui, apresentamos a ideia de que a percepção e a compreensão sobre o meio-ambiente encontram-se, paradoxalmente, segregadas em duas grandes vertentes distintas e contraditórias, que nomeamos aqui como "meio-ambiente sem parênteses" e "meio-ambiente entre parênteses". Ao final, espera-se compartilhar uma visão qualificada sobre Educação Ambiental enquanto dimensão histórica, crítica e transformadora do próprio meio-ambiente, ao mesmo tempo em que se deseja motivar futuras pesquisas, ainda mais densas.<hr/>This is paper is an essay about Environmental Education. It was produced after five years of interdisciplinary studies and reflections developed in graduate programs. The main objective of this work is to elucidate fundamental questions about the state referred to as planetary environmental crisis, specifically addressing the role of education towards this crisis. Here, we present the idea that the perception and understanding of the environment are paradoxically segregated into two distinct major and contradictory strands, which we name here as "environment without brackets" and "environment in brackets". At the end we hope to share a qualified view on Environmental Education as a historical, critical and transformative dimension of the very own environment, while we wish to motivate future and even more dense researches.<hr/>Este artículo es un ensayo sobre la Educación Ambiental. Fue producido después de cinco años de estudios interdisciplinarios y reflexiones desarrolladas en os programas de postgrado. El objetivo principal de este trabajo es dilucidar cuestiones fundamentales sobre el estado referido como la crisis ambiental planetaria, abordando específicamente el papel de la educación frente a esta crisis. A continuación, presentamos la idea de que la percepción y la comprensión del medio ambiente son, paradójicamente, separados en dos cadenas distintas importantes y contradictorias, que nombramos aquí como "medio-ambiente sin paréntesis" y "medio-ambientes entre paréntesis". Al final, esperamos compartir una visión calificada sobre Educación Ambiental como una dimensión histórica, crítica y transformadora del propio medio-ambiente, mientras que deseamos motivar a investigaciones futuras, aún más densas. <![CDATA[Por um envolvimento na educação ambiental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922014000300395&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A busca por um outro envolvimento na educação ambiental é uma perspectiva de envolver-se epistemologicamente com uma outra possibilidade de construção das relações ambientais, no processo ensino-aprendizagem, tendo como caminho compreender a relação do homem com o meio ambiente e as suas formas de produção territoriais, tendo como ponto deflagrador para tal o envolvimento com o lugar. Esse "envolvimento" é construído como uma perspectiva crítica à sociedade moderna e cientificista e à sua concepção de desenvolvimento que implica na degradação do meio ambiente. Assim, pensar sobre outro envolvimento na educação ambiental é compreender que existe uma diversidade de sustentabilidades construídas como produto das experiências humanas a partir da relação de intimidade e de envolvimento com que determinadas comunidades possuem com o lugar e com o meio ambiente. Dessa maneira, a perspectiva que se buscará neste estudo será a de construir outras possibilidades de se compreender o desenvolvimento sustentável, na educação ambiental, destacando a possibilidade de se pensar essa educação, a partir de um diálogo de saberes, da percepção e das experiências de diversos grupos sociais que em diferentes espaços produzem territorialidades construídas a partir do envolvimento com o lugar.<hr/>The study by an another involvement in environmental education is a prospect of getting involved with an another epistemologically possibility of construction of environmental relations in the teaching learning process, and as a way to understand the relationship between man and the environment and their forms of production territorial, with the triggering point for such engagement with the place. This involvement is built as a critical perspective on modern society and its scientistic conception of development that involves the degradation of the environment. So, think an another involvement in environmental education is to understand that there is a diversity of sustainabilities constructed as a product of human experience from the relationship of intimacy and engagement with specific communities have with the place and with the environment. Thus the prospect that will get up in this study is to construct other possibilities to realize sustainable development, environmental education, highlighting the possibility of thinking this education, from a dialogue of knowledge of perception and experiences of different social groups in different spaces produce territorialities built from involvement with the place.<hr/>El estudio de otra participación en la educación ambiental es una perspectiva de involucrarse con otra posibilidad epistemológica de la construcción de las relaciones ambientales en el proceso de enseñanza aprendizaje, y como una manera de entender la relación entre el hombre y el medio ambiente y sus formas de producción territorial, con el punto de activación para este compromiso con el lugar. Esta participación se construye como una perspectiva crítica de la sociedad moderna y su concepción cientificista de desarrollo que implica la degradación del medio ambiente. Por lo tanto, creo que otra participación en la educación ambiental es entender que hay una diversidad de sostenibilidades construidos como producto de la experiencia humana de la relación de intimidad y compromiso con las comunidades específicas haber con el lugar y con el medio ambiente. Así, la perspectiva de que se levantará en este estudio es la construcción de otras posibilidades para lograr el desarrollo sostenible, la educación ambiental, destacando la posibilidad de pensar este tipo de educación, desde el diálogo de saberes, la percepción y experiencias diversos grupos sociales en diferentes espacios producen territorialidades construidas a partir de la implicación con el lugar. <![CDATA[Adolescentes do meio rural: riscos, educação ambiental e autocuidado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922014000300408&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O ambiente de trabalho rural, pelo seu processo de trabalho, é promotor de agravos à saúde. Desse modo, realizou-se um estudo com o objetivo de promover a educação ambiental na perspectiva do autocuidado de adolescentes trabalhadores do meio rural. Trata-se de uma pesquisa-ação, desenvolvida com estudantes que frequentavam a 8ª série de uma escola pública do meio rural no município de Seara, SC. Os resultados obtidos mostram que os adolescentes percebem que há diferentes riscos ambientais no trabalho rural, destacando a presença de lesões graves a pequenos ferimentos ou agravos à saúde. Como considerações finais, destaca-se a importância da educação ambiental, por meio da pesquisa-ação, como forma de ampliar o autocuidado laboral dos adolescentes do meio rural.<hr/>Rural work environment, due to its working process, is a promoter of health harms. Thus, this study was carried out aiming at promoting environmental education, regarding self-care of adolescents who work in rural areas. It is a research-action, developed with eighth graders from a Public School in a rural area of the Municipality of Seara, SC. The results showed that adolescents perceived that there are different environmental risks in rural work, highlighting the presence of serious lesions to small injuries or health harms. As a final consideration, the importance of environmental education is highlighted, through the research-action, in order to widen the labor self-care of adolescents who live in rural areas.<hr/>El ambiente de trabajo rural, debido a su proceso de trabajo, es un promotor de daños a la salud. Por lo tanto, este estudio se llevó a cabo con el objetivo de promover la educación ambiental, en relación con el autocuidado de los adolescentes que trabajan en las zonas rurales. Se trata de una investigación-acción, desarrollado con estudiantes de octavo grado de una escuela pública en una zona rural del Municipio de Seara-SC. Los resultados mostraron que los adolescentes perciben que hay diferentes riesgos ambientales en el trabajo rural, destacando la presencia de lesiones graves a pequeñas lesiones o daños a la salud. Como consideración final, la importancia de la educación ambiental se pone de relieve, a través de la investigación-acción, con el fin de ampliar el auto-cuidado de la mano de obra de los adolescentes que viven en las zonas rurales. <![CDATA[Modos de atualizar o enunciado catastrófico do Planeta Terra na revista Veja]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922014000300426&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo pretende discutir sobre o modo pelo qual a mídia brasileira, especialmente a revista Veja, tem abordado a problemática ambiental da atualidade. Comumente a mídia enuncia de forma catastrófica e terrorista a eminência de uma hecatombe ecológica e que, muito, provavelmente, o fim da vida no Planeta se aproxima. Os aportes teóricos que tomamos nesta pesquisa são aqueles alinhados aos estudos foucaultianos. Como corpus empírico selecionou-se algumas enunciações da revista Veja, um importante artefato cultural, que subjetiva sujeitos, constitui suas vidas e, especialmente, produz modos de ser e de se comportar frente à problemática ambiental. As análises provocam o leitor a olhar catastrofismo como uma das condições de possibilidade para a emergência da Educação Ambiental no Brasil. A partir de tal discussão buscamos, por meio do material empírico e do campo metodológico desse estudo, dar visibilidade ao que entendemos por atualização do enunciado catastrófico do planeta Terra.<hr/>This article aims to discuss the way the print Brazilian media, specifically Veja magazine, has been talking about today's environmental issues. Commonly media lists catastrophically terrorist and the eminence of an ecological catastrophe and that, very probably, the end of life on Planet approaches. The theoretical contributions we make in this study are those aligned with Foucault studies. As empirical corpus we selected some utterances of Veja magazine, an important cultural artifact, subjective subject that constitutes their lives and, especially, produces ways of being and behaving opposite to environmental issues.The analyses provoke the reader to look at the environmental crisis and catastrophism itself as one of the conditions of possibility for the emergence of environmental education in Brazil. From this discussion we seek, through the empirical material and methodological field of this study, to give visibility to what we understand as the update of the catastrophic statement of Planet Earth.<hr/>El artículo se propone a discutir sobre el modo como los medios brasileños, especialmente la revista Veja, han discutido la problemática ambiental de la actualidad. Comúnmente listas de medios catastróficamente terrorista y la eminencia de una catástrofe ecológica y que, muy probablemente, el final de la vida en los enfoques Planet. Los aportes teóricos que tomamos en esa pesquisa son aquellos arraigados a los estudios foucaultianos. Como corpus empírico hemos seleccionado algunas expresiones de la revista Veja, un importante artefacto cultural, con sujeción subjetiva que constituye su vida y, sobre todo, produce formas de ser y de comportarse frente a las cuestiones ambientales. Los análisis provocan el lector a mirar la crisis ambiental, y el propio catastrofismo, como una de las condiciones de posibilidad para la emergencia de Educación Ambiental en Brasil. Desde tal discusión buscamos, a través de material empírico y el campo metodológico de este estudio, dar visibilidad a lo que entendemos por actualización del enunciado catastrófico del Planeta Terra. <![CDATA[Percepção de estudantes que visitam um projeto sobre biologia e conservação de tartarugas marinhas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922014000300440&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo teve como objetivo analisar a percepção, a respeito das tartarugas marinhas, de estudantes que visitaram as bases do TAMAR, nas cidades de Florianópolis e Ubatuba. A metodologia utilizada foi a aplicação de questionários com questões abertas e fechadas, antes e após a visitação de alunos das 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental, nas duas bases. Cento e vinte questionários foram respondidos. Como resultado, o programa de educação ambiental nos Centros de Visitantes do Projeto TAMAR foi considerado eficiente, visto que a maioria dos discentes conseguia responder aos questionamentos após a visita. Porém, alguns temas poderiam ser melhor enfatizados. Os alunos que possuíam uma percepção maior anteriormente à visita, foram os de Ubatuba, pelo fato de o Projeto estar há mais de 20 anos na cidade, o que deve ter permitido aos estudantes maior familiaridade com as questões relacionadas ao tema, e por terem visitado o projeto mais de uma vez.<hr/>This study was aimed at analyzing the perception about the turtles of students who visited the bases of TAMAR in the cities of Florianópolis and Ubatuba. The methodology was based on questionnaires with open and closed questions, before and after the visitation of students of the 3rd and 4th grade of elementary school, at the two bases. One hundred and twenty questionnaires were returned. As a result, the environmental education program at the TAMAR Project Visitors Centers was found to be efficient, since most of the students could answer the questions after the visits. However, some topics could have been more emphasized. Students who had greater perception prior to the visit were the ones at Ubatuba, because the project exists for more than 20 years in this city, which allowed students to have greater familiarity with issues related to the theme, and because they visited the project more than once.<hr/>El estudio tuvo como objetivo analizar la percepción acerca de las tortugas marinas de estudiantes que visitaron las bases de TAMAR en las ciudades de Florianópolis, Ubatuba. La metodología utilizada fue cuestionarios con preguntas abiertas y cerradas, antes y después de la visita de los estudiantes de tercero y cuarto grado de la escuela primaria, las dos bases. Fueron devueltos Ciento veinte cuestionarios. Como resultado, el programa de educación ambiental en los centros de visitantes TAMAR fue eficiente, ya que la mayoría de los estudiantes podría responder a las preguntas después de la visita. Sin embargo, algunos temas podrían ser más enfatizados. Los estudiantes que tenían una mayor percepción antes de la visita, fueron los Ubatuba, porque el proyecto es de más de 20 años en la ciudad, lo que que debería haber permitido a los estudiantes una mayor familiaridad con las cuestiones relacionadas con el tema, y han visitado el proyecto más a la vez. <![CDATA[Marcos legais para os cursos de graduação em pedagogia no Brasil: análise das atribuições do pedagogo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922014000300458&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As Diretrizes Curriculares Nacionais atuais estabelecem como parâmetros para os cursos de Pedagogia a formação de docentes e de profissionais para a realização de atividades de apoio escolar (gestão) e pesquisas educacionais. Nosso objetivo foi o de analisar as atribuições do pedagogo desde 1930. Para tal, realizamos uma análise documental das principais leis que nortearam as atividades realizadas por esse profissional. Buscamos demonstrar como o pedagogo se transformou de "velho" mestre-escola (1854-1880) em professor de instrução primária (final dos séculos XIX e XX) e, hodiernamente, em um "faz tudo" nas escolas e nas instâncias de administração dessas instituições. Esperamos, com tais análises, contribuir para a definição das atribuições do pedagogo na atualidade e oferecer conhecimentos para reflexão aos alunos dos cursos de graduação em Pedagogia no Brasil, auxiliando na formação desses futuros profissionais.<hr/>The current National Curricular Guidelines sets as parameters for Education's programs the teaching and professional training in order to allow the realization of activities of school tutoring (management) and educational research. Our objective was to analyze educators' attributions since 1930. For that, we made an analysis of the main laws that guided the activities of these professionals. We tried to demonstrate how the educator became from an "old" school teacher (1854-1880) to a primary education professor (end of XIX and XX centuries) and, nowadays, in a "make it all" in schools and in the administrative tasks into the schools. We hope, with this analysis, to contribute to the definition of attributions of the educator in current days and to offer subsidies for a better thinking of the process to students of Education in Brasil, helping in the tutoring of those future professionals.<hr/>Las Directrices Curriculares Nacionales actuales establecen como parámetros para las carreras de Pedagogía la formación de docentes y profesionales para la realización de actividades de apoyo escolar (gestión) y pesquisas educacionales. Nuestro objetivo fue el de analizar las atribuciones del pedagogo desde 1930. Para eso, realizamos un análisis documental de las principales leyes que nortearon las actividades realizadas por este profesional. Intentamos demostrar cómo el pedagogo se transformó de "viejo" maestro de escuela (1854-1880) en profesor de instrucción primaria (final de los siglos XIX e XX) y, en los días actuales, en un "todo terreno" en las escuelas y en las instancias de administración de esas instituciones. Esperamos, con los mencionados análisis, contribuir para la definición de las atribuciones del pedagogo en la actualidad y ofrecer conocimientos para la reflexión a los alumnos de las carreras de graduación en Pedagogía en el Brasil, auxiliando en la formación de esos futuros profesionales. <![CDATA[O mestrado profissional no âmbito das políticas públicas na educação: reflexões sobre a produção do conhecimento científico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922014000300475&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo aborda o ensino stricto sensu, especificamente o Mestrado Profissional (MP). Apresenta-se essa área de ensino a partir do seu contexto histórico, no âmbito dos estudos e análises que se ocupam em configurar o lugar dessa formação no ensino da pós-graduação no Brasil. Para tanto, consideram-se os acontecimentos que marcaram a sua criação e inserção no Brasil, identificando as políticas públicas na educação que contribuíram para a efetivação de sua legislação e abrangência. No intuito de posicionar o MP no ensino stricto sensu, analisam-se as avaliações realizadas pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes), as quais indicam certo crescimento dos MP na pós-graduação, no Brasil, colocando esse nível de ensino em foco no cenário educacional. Posteriormente apresenta-se uma análise com base nas reflexões da(s) Ciência(s) no contexto "pós", especificamente, a Ciência Modo 2 e nos quesitos/critérios orientados para o Mestrado Profissional.<hr/>This paper discusses the stricto sensu graduate, specifically the Professional Master Course (MP). It presents teaching area from its historical context in the scope of studies and analysis that configures the place of the education in stricto sensu graduate in Brazil. Therefore, we consider the events that marked their creation and insertion in Brazil, identifying public policies in education that contributed to the effectiveness of their legislation and coverage. In order to position the MP in stricto sensu graduate in, we analyzes the evaluations performed by Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES), which indicate some growth in the MP Stricto Sensu graduate in Brazil, putting this level of education focus on the educational scene. Subsequently it presents an analysis based on the reflections of science in the context of Science Mode 2 and in items/ criteria oriented to Professional Master Course.<hr/>Este artículo aborda la educación estricta, específicamente la Maestría Profesional (MP). Presenta esta área de enseñanza de su contexto histórico, el alcance de los estudios y análisis que trato establecido en su lugar dicha formación en la enseñanza del curso de postgrado en Brasil. Para ello, tenemos en cuenta los acontecimientos que dieron forma a su creación y la inserción en el Brasil, la identificación de las políticas públicas en materia de educación que contribuyeron a la eficacia y el alcance de su legislación. Con el fin de posicionar el sentido estricto de enseñanza en MP analiza las evaluaciones realizadas por la Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES), que indican un cierto crecimiento en el MP de postgrado en Brasil, poniendo de este nivel de la educación centrarse en la escena educativa. Posteriormente se presenta un análisis basado en las reflexiones de (s) Ciencia (s) en el contexto 'Post', especificamente Modo 2 de la Ciencia, en los criterios orientados en la Maestría Profesional. <![CDATA[O banco mundial e as políticas de formação docente no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922014000300494&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Discute a articulação entre as políticas de formação de professores e as interferências das agências internacionais multilaterais em especial o Banco Mundial (BIRD). Através de pesquisa documental, analisa documentos oficiais do Ministério da Educação (MEC) sobre formação de professores, documentos do BIRD e da UNESCO. Visando a redução da pobreza e a formação para o trabalho, o alvo principal do BIRD é a Educação Básica para o que deverão se formar professores, cujas propostas se traduzem nas Diretrizes Curriculares, cujo foco é a 'formação por competências'. Assim, as instituições formadoras voltam seus objetivos para adequar a força de trabalho aos ditames do capital, transferindo a escola da esfera política para a esfera do mercado.<hr/>Discuss the relationship between policies for teacher education and the interference of international multilateral agencies in particular the World Bank (IBRD). Through desk research, analyze official documents of the Ministry of Education (MEC) on teacher training, documents IBRD and UNESCO.Visando poverty reduction and job training, the main target of the IBRD is the Basic Education for those should form teachers whose proposals are reflected in the curriculum guidelines, whose focus is on "training for skills." Thus, the educational institutions turn their goals to match the workforce to the dictates of capital, transferring the school from the political sphere to the sphere of the market.<hr/>Discute la relación entre las políticas y la formación de profesores y la interferencia de los organismos multilaterales internacionales, en particular el Banco Mundial (BIRF). A través de la investigación documental, análisis de documentos oficiales del Ministerio de Educación (MEC) sobre la formación del profesorado, los documentos del BIRF y la UNESCO. Dirigido a la reducción de la pobreza y la capacitación para el trabajo, el objetivo principal es la Educación Básica del BIRF para lo que se debe capacitar a los maestros cuyas propuestas se reflejan en el Plan de Estudios, que se centra en "la formación de habilidades." Por lo tanto, las instituciones educativas a convertir sus metas para adaptar la mano de obra a los dictados del capital, la transferencia de la escuela a la esfera política al mercado. <![CDATA[A formação de professores para a inserção da prática ambiental: um relato de experiência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922014000300513&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A Educação Ambiental (EA) é estabelecida como uma dimensão da educação e precisa ser trabalhada em todos os níveis de ensino. Além disso, deve ser considerada como uma educação política que permita aos cidadãos reivindicar seus direitos e deveres. Diante disso, este estudo apresenta a descrição de um Curso de Formação realizado com docentes da rede pública de ensino, que teve por objetivo auxiliá-los na inserção e prática da EA em uma perspectiva interdisciplinar. Esta pesquisa configura-se como um estudo de caso, com abordagem descritivo-qualitativa, realizada com professores de uma escola estadual no município de Santa Maria (RS). O Curso de Formação foi dividido em três etapas: 1) Apresentação e problematização; 2) Desenvolvimento, explanação de temas e metodologias; e 3) Elaboração de planos de aula. Os resultados obtidos demonstraram que os sujeitos habitualmente abordavam a EA em suas disciplinas, embora muitas vezes não soubessem como construir um trabalho interdisciplinar e dar continuidade a este. Por meio da capacitação, os docentes puderam ampliar suas percepções sobre EA, além de conhecer novas estratégias metodológicas (Metodologia da Problematização e Oficinas Temáticas) para auxiliá-los em suas práticas pedagógicas.<hr/>Environmental Education (EE) is established as a dimension of education and should be addressed at all education levels. Furthermore, it should be considered as a policy education allowing citizens to claim their rights and duties. Thus, this study presents the description of a Formation Course conducted with teachers of a public school, which aimed to assist them to insert and practice the EA in an interdisciplinary perspective. This research is a case study with a descriptive-qualitative approach and was carried out with teachers from a state school in the city of Santa Maria - RS. The Formation Course was divided into three stages: 1) Presentation and questioning; 2) Development, explanation of topics and methodologies; 3) Preparation of lesson plans. The results showed that subjects used to work with the EE in their disciplines, but often did not know how to build an interdisciplinary work and continue this. Through the formation course the teachers were able to expand their perceptions of EE, and Know new methodological strategies (Problematization Methodology and Thematic Workshops) to help them in teaching.<hr/>La Educación Ambiental (EA) se ha establecido como una dimensión de la educación y debe ser abordado en todos los niveles de la educación. Además, se debe considerar una educación política para que los ciudadanos reclaman sus derechos y deberes. Así, este estudio presenta una descripción de un curso de formación realizado con los profesores de las escuelas públicas, que tenían como objetivo ayudarles en la inserción y la práctica de EA en una perspectiva interdisciplinaria. Esta investigación aparece como un estudio de caso, con enfoque descriptivo y cualitativo, realizado con los profesores en una escuela estatal en Santa Maria - RS. El curso de capacitación se dividió en tres etapas: 1) Presentación y cuestionamiento; 2) El desarrollo, la explicación de los temas y metodologías; y 3) el desarrollo de planes de lecciones. Los resultados mostraron que los sujetos por lo general se acercaron a EA en sus disciplinas, pero a menudo no saben cómo construir un trabajo interdisciplinario y continuar esto. Através de la capacitación, los maestros pudieron ampliar sus percepciones de EA, y conocer nuevas estrategias metodológicas (Metodología del Plan de Estudios y Talleres Temáticos) para ayudarles en su enseñanza. <![CDATA[A formação de professores para a inserção da prática ambiental: um relato de experiência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922014000300532&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A Educação Ambiental (EA) é estabelecida como uma dimensão da educação e precisa ser trabalhada em todos os níveis de ensino. Além disso, deve ser considerada como uma educação política que permita aos cidadãos reivindicar seus direitos e deveres. Diante disso, este estudo apresenta a descrição de um Curso de Formação realizado com docentes da rede pública de ensino, que teve por objetivo auxiliá-los na inserção e prática da EA em uma perspectiva interdisciplinar. Esta pesquisa configura-se como um estudo de caso, com abordagem descritivo-qualitativa, realizada com professores de uma escola estadual no município de Santa Maria (RS). O Curso de Formação foi dividido em três etapas: 1) Apresentação e problematização; 2) Desenvolvimento, explanação de temas e metodologias; e 3) Elaboração de planos de aula. Os resultados obtidos demonstraram que os sujeitos habitualmente abordavam a EA em suas disciplinas, embora muitas vezes não soubessem como construir um trabalho interdisciplinar e dar continuidade a este. Por meio da capacitação, os docentes puderam ampliar suas percepções sobre EA, além de conhecer novas estratégias metodológicas (Metodologia da Problematização e Oficinas Temáticas) para auxiliá-los em suas práticas pedagógicas.<hr/>Environmental Education (EE) is established as a dimension of education and should be addressed at all education levels. Furthermore, it should be considered as a policy education allowing citizens to claim their rights and duties. Thus, this study presents the description of a Formation Course conducted with teachers of a public school, which aimed to assist them to insert and practice the EA in an interdisciplinary perspective. This research is a case study with a descriptive-qualitative approach and was carried out with teachers from a state school in the city of Santa Maria - RS. The Formation Course was divided into three stages: 1) Presentation and questioning; 2) Development, explanation of topics and methodologies; 3) Preparation of lesson plans. The results showed that subjects used to work with the EE in their disciplines, but often did not know how to build an interdisciplinary work and continue this. Through the formation course the teachers were able to expand their perceptions of EE, and Know new methodological strategies (Problematization Methodology and Thematic Workshops) to help them in teaching.<hr/>La Educación Ambiental (EA) se ha establecido como una dimensión de la educación y debe ser abordado en todos los niveles de la educación. Además, se debe considerar una educación política para que los ciudadanos reclaman sus derechos y deberes. Así, este estudio presenta una descripción de un curso de formación realizado con los profesores de las escuelas públicas, que tenían como objetivo ayudarles en la inserción y la práctica de EA en una perspectiva interdisciplinaria. Esta investigación aparece como un estudio de caso, con enfoque descriptivo y cualitativo, realizado con los profesores en una escuela estatal en Santa Maria - RS. El curso de capacitación se dividió en tres etapas: 1) Presentación y cuestionamiento; 2) El desarrollo, la explicación de los temas y metodologías; y 3) el desarrollo de planes de lecciones. Los resultados mostraron que los sujetos por lo general se acercaron a EA en sus disciplinas, pero a menudo no saben cómo construir un trabajo interdisciplinario y continuar esto. Através de la capacitación, los maestros pudieron ampliar sus percepciones de EA, y conocer nuevas estrategias metodológicas (Metodología del Plan de Estudios y Talleres Temáticos) para ayudarles en su enseñanza. <![CDATA[Alargamento das funções da escola: educação ambiental e sustentabilidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922014000300551&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que foi realizada na Universidade Federal do Rio Grande − FURG, e que objetivou compreender os deslocamentos operados nas políticas públicas concernentes ao ciclo da infância. O estudo encontra-se ancorado na perspectiva pós-estruturalista e elege Foucault e Guattari para subsidiá-la. Quanto às ferramentas analíticas, utilizam-se os conceitos foucaultianos de biopolítica e governamento. Destaca-se o conceito de governamentalidade como uma ferramenta potente, capaz de oferecer pistas para problematizar as implicações das políticas públicas aqui abordadas. O estudo desenvolve uma análise a partir da documentação oficial concernente aos três primeiros anos do Ensino Fundamental e, para compor o corpus analítico, foram selecionados documentos alusivos ao Ciclo da Infância e ao Programa Dinheiro Direto na Escola − PDDE − Escolas Sustentáveis. Neste trabalho faremos referência a um dos eixos de análise: "O alargamento das funções da escola: educação ambiental e sustentabilidade". Argumentamos que os modos de ser e de estar em um contexto contemporâneo parecem, cada vez mais, pautados por formas de viver "sustentáveis e ecologicamente corretas", e que a razão de estado neoliberal se apropria de tais discursos, em especial no tocante à produção de sujeitos infantis com mais competências e habilidades. Para tanto a escola, considerada um locus central, é capaz de produzir subjetividades. Concluímos que as políticas públicas, em consonância com tais discursos, alargam as funções da escola para fabricar uma infância voltada para um mercado desenhado por uma racionalidade política neoliberal.<hr/>The paper presents results of a survey that was conducted at the Federal University of Rio Grande - FURG, and aimed to understand the operated displacements concerning the cycle of childhood public policies. The study is anchored in the poststructuralist perspective and elects, Guattari and Foucault to subsidize it. Regarding the analytical tools, the Foucauldian concepts of biopolitics and governament are used. Highlights the concept of governmentality as a powerful tool, able to offer clues to discuss the implications of public policy covered here. The study develops an analysis from the official documentation concerning the first three years of primary schooling, and to compose the analytical corpus, documents rekated to the cycle of Childhood and Money Direct at School Program - Sustainable Schools. In this work we will refer to one of the axes of analysis: "The extension of school functions: environmental education and sustainability." We argue that the ways of being and living in a contemporary context seem, increasingly guided by ways of living "sustainable and environmentally friendly," and that the reason neoliberal state appropriates such discourses, in particular as regards production child subjects with more skills and abilities. For that schools, considered as a central locus, can produce subjectivity. We conclude that public policy, in line with such discourses, extend the functions of the school to make a childhood facing a market designed by a neoliberal political rationality.<hr/>El artículo presenta los resultados de una investigacion que se realizó en la Universidad Federal de Rio Grande - FURG, El objetivo fue comprender los desplazamientos que operaban en las políticas públicas concernientes al ciclo de infancia. El estudio se fundamenta en la perspectiva post-estructuralista y elige, Guattari y Foucault para subsidiar ella. En cuanto a las herramientas de análisis, se utilizan los conceptos de biopolítica foucaultiana y gubernamiento. Destaca el concepto de gobernabilidad como una herramienta poderosa, capaz de ofrecer pistas para discutir las implicaciones de política pública cubierta aquí. El estudio desarrolla un análisis de la documentación oficial relativa a los tres primeros años de educación primaria, y para componer el corpus de análisis, fueron seleccionados documentos que representa el ciclo de Infancia e del Programa Dinero Directo en loa escuela - Escuelas Sostenibles. En este trabajo nos referiremos a uno de los ejes de análisis: "La ampliación de funciones de la escuela: la educación ambiental y la sostenibilidad." Nosotros sostenemos que las formas de ser y de vivir en un contexto contemporáneo parecen, cada vez más guiado por las maneras de vivir "sostenible y respetuosa con el medio ambiente", y que la razon de Estado neoliberal se apropia de tales discursos, en particular en lo que respecta a la producción de ninõs con más destrezas y habilidades. Por tanto la escuela, consideradas como un lugar central, puede producir subjetividad. Llegamos a la conclusión de que la política pública, en consonancia con tales discursos, ampliam las funciones de la escuela para hacer una infancia frente a un mercado diseñado por una racionalidad política neoliberal.