Scielo RSS <![CDATA[ETD Educação Temática Digital]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1676-259220150001&lang=pt vol. 17 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922015000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Políticas nacionais ambientais e de ação afirmativa: gestão no ambiente de uma instituição de educação profissional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922015000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt INTRODUÇÃO: O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), fundado em 1909, tem hoje 38 campi no estado de São Paulo e segue em expansão. Oferece educação profissional e tecnológica, desde a formação básica até a pós-graduação, incluindo formação de professores. A Lei n.º 11.892/2008, que rege as recentes mudanças propostas para essa formação, expressa interesse em questões sociais e ambientais, em articulação com outras políticas nacionais. Há no IFSP espaço favorável à concretização dessas mudanças, que se refletem na preparação de futuros técnicos, tecnólogos, engenheiros e professores. Esta pesquisa discute como essas questões são percebidas pelo corpo administrativo e como permeiam o currículo e o ambiente escolar no IFSP. MÉTODO: Pesquisa qualitativa e análise crítica da produção dos alunos e dos resultados de um questionário aplicado pela pesquisadora. Responderam ao questionário 318 dos 1865 funcionários, distribuídos em 15 dos 27 campi em operação em 2013. Em perspectiva transdisciplinar, discute-se a ampliação do conceito de respeito difundido na legislação nacional de políticas afirmativas e ambientais, para todos os ambientes de convivência humana, tendo-se em conta que melhorar o relacionamento homem-natureza pressupõe melhorar o relacionamento humano para que uma constante atitude de respeito por tudo seja extrapolada para os recursos naturais. RESULTADOS: A atuação com políticas afirmativas revelou-se significativamente menor que com políticas ambientais. Conclusões: O estudo identifica as dificuldades para essa atuação e também divulga o trabalho didático e a produção científica dos que estão engajados nessas questões.<hr/> INTRODUCTION: Founded in 1909, the São Paulo Federal Institute of Education, Science, and Technology (IFSP) currently has 38 of a growing number of campuses in São Paulo state, providing vocational and technological education, from basic education to graduate studies and teacher training. Law 11 892/2008, which governs the changes proposed for this formation, highlights the relevance of addressing social and environmental issues, with other national policies. The institute is a favorable setting for the materialization of these changes, improving the formation of future technicians, technologists, engineers, and teachers. This study discusses how these topics are perceived by the IFSP management staff and how these questions permeate the school environment and curriculum. METHOD: In this qualitative investigation, a critical analysis was conducted of the academic output of students, as well as of data collected with a questionnaire applied by the author. Respondents were 318 of 1865 staff, from 15 of the 27 campuses operating in 2013. In a cross-disciplinary perspective, the study discusses the importance of broadening the concept of respect expressed in Brazilian laws that shape environmental and affirmative-action policies, so as to extend the concept to all settings of human coexistence, considering that improving the relationship between man and nature implies improving human relationship itself, so that a permanent stance of respect towards everything can be extended to natural resources. RESULTS: Among respondents, engagement in affirmative-action policies proved significantly less pronounced than in environmental policies. Conclusions: The study identified the obstacles precluding fuller engagement. It also reports the teaching practice and the scientific output of those engaged with these issues.<hr/> INTRODUCCIÓN: Fundado en 1909, el Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de São Paulo (IFSP) cuenta con 38 campus en el estado de São Paulo y sigue expandiéndose. Ofrece educación laboral y tecnológica, desde la enseñanza técnica secundaria hasta el posgrado, formación docente inclusive. La ley 11.892/2008, que rige los cambios propuestos para esta capacitación, expresa interés en temas sociales y ambientales, en articulación con otras políticas nacionales. Existe en el IFSP un espacio favorable para la concreción de estos cambios, que se refleja en la preparación de futuros técnicos, tecnólogos, ingenieros y docentes. Esta investigación discute de qué modo percibe estas cuestiones el cuerpo administrativo, y cómo las mismas atraviesan el currículo y el ambiente escolar. MÉTODO: Investigación cualitativa y análisis crítica de la producción de los alumnos y de los resultados de un cuestionario aplicado por el investigador. Respondieron al cuestionario 318 de los 1865 funcionarios, distribuidos por 15 de los 27 campus existentes en la institución en el 2013. En una perspectiva transdisciplinaria, se discute la ampliación del concepto de respeto difundido en la legislación nacional de políticas afirmativas y ambientales a todos los ambientes de la convivencia humana, teniendo en cuenta que una mejor relación hombre-naturaleza supone también mejorar las relaciones humanas, para que una permanente actitud de respeto por todo se extienda a los recursos naturales. RESULTADOS: La actuación con políticas afirmativas se ha revelado significativamente menor que con las políticas ambientales. Conclusiones: Este estudio identifica las dificultades para dicha actuación y también divulga el trabajo didáctico y la producción científica de aquellos que están implicados en estos temas. <![CDATA[A perspectiva epistemológica em Antônio Gramsci e a pesquisa de políticas educacionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922015000100027&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto busca apresentar a investigação das políticas nos marcos da obra de Gramsci, para debater certos desafios que a "pesquisa educacional" deve enfrentar. Pressupõe-se que a pesquisa em educação é também uma forma de relação pedagógica/hegemônica, não podendo ser neutra em relação à cultura, mas, sobretudo, como produtora de cultura e visão de mundo mais elaboradas. Estudar questões ligadas à epistemologia de Gramsci exige a explicitação do que o autor compreendia por intelectual orgânico e práxis investigativa. O pensamento de Antonio Gramsci retoma o princípio marxista da totalidade para compreender a atividade intelectual. Perante sua concepção de práxis, a categoria de intelectual ganhou outro significado. Sua definição de intelectual orgânico tornou-se fundamental para investigar a pesquisa das políticas educacionais e não apenas as políticas educacionais propriamente ditas. Nesse sentido, se a política educacional for tomada como uma ciência particular, ela merece a mesma crítica que Gramsci faz à sociologia e à economia, isto é, produz verdades parciais que devem ser reapropriadas no âmbito da totalidade da investigação operada pela filosofia da práxis.<hr/>This paper aims to present the investigation of the political milestones in the work of Gramsci, to discuss certain challenges that "educational research" must face. It is assumed that research in education is also a way of teaching / hegemonic relationship can not be neutral in relation to culture, but primarily as a producer of culture and vision of more elaborate world. Studying issues of epistemology Gramsci requires clarification of what the author understood by organic intellectual and investigative praxis. The thought of Antonio Gramsci takes up the Marxist principle of totality to understand the intellectual activity. Given his conception of praxis category of intellectual gained another meaning. His definition of organic intellectual has become crucial to investigate the research of educational policies and not only educational policies themselves. In this sense, the educational policy is taken as a particular science, it deserves the same criticism that Gramsci does sociology and economics, ie, produces partial truths that must be re-appropriated as part of the entire research operated by the philosophy of praxis.<hr/>Este trabajo tiene como objetivo presentar la investigación de los hitos políticos en la obra de Gramsci, para discutir ciertos desafíos que "la investigación educativa" debe enfrentar. Se supone que la investigación en la educación es también una forma de enseñanza / relación hegemónica no puede ser neutral en relación con la cultura, pero sobre todo como productor de cultura y visión del mundo más elaborada. El estudio de los problemas de la epistemología Gramsci requiere una aclaración sobre lo que el autor entiende por intelectual orgánico y praxis investigativa. El pensamiento de Antonio Gramsci retoma el principio marxista de la totalidad de entender la actividad intelectual. Dada su concepción de la categoría de praxis intelectual ganó otro significado. Su definición de intelectual orgánico se ha convertido en crucial para investigar la investigación de las políticas educativas y no sólo a ellos mismos las políticas educativas. En este sentido, la política educativa se toma como una ciencia particular, que merece la misma crítica que Gramsci hace la sociología y la economía, es decir, produce verdades parciales que deben ser re-asignados como parte de toda la investigación operado por la filosofía de la praxis. <![CDATA[Qualidade e equidade das condições de oferta no ensino fundamental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922015000100042&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho visa analisar as condições de oferta do ensino oferecido no município de Ribeirão Preto, São Paulo, em suas relações com as condições socioeconômicas da população das áreas nas quais se encontram as instituições de ensino. Busca-se analisar se a política educacional apresenta um componente de equidade, disponibilizando escolas com materiais adequados nas regiões mais carentes do município. Utilizou-se uma abordagem quantitativa, com microdados do Censo Escolar (2010) e do Censo Demográfico (2010). Os resultados obtidos ressaltam a precariedade do ensino público oferecido no município, de uma maneira geral, e apontam para o fato de que as escolas situadas nas regiões mais pobres do município tendem a apresentar piores condições de oferta, em especial no que se refere à razão de alunos/turma e infraestrutura. Essa constatação evidencia a necessidade de elaboração de políticas públicas voltadas à redução das desigualdades de diferentes naturezas no âmbito escolar, na perspectiva de se atender o princípio constitucional que determina a igualdade de oportunidades educacionais. Para tanto é indispensável maior investimento, pois muitas questões educacionais, em especial no que se refere às condições de oferta, estão diretamente vinculadas a um financiamento adequado.<hr/>This paper aims to analyze the conditions of supply of education offered in the schools of Ribeirão Preto city, São Paulo state, in its relations with the socioeconomic conditions of the population of the areas in which they are. It seeks to analyze if the educational policy has a component of equity, providing schools with adequate conditions in the poorest regions of the municipality. We used a quantitative approach with the School Census microdata (2010) and Population Census (2010). The results underscore the precariousness of public education offered in the city, in general and point to the fact that schools in the poorest areas of the city tend to have poor conditions, especially regard to the ratio students/class and infrastructure. This finding highlights the need to prepare aimed at reducing inequalities of different kinds in schools with a view to meet the constitutional principle that determines the equal educational opportunities. For this much more investment is vital, in particular as regards the conditions of the offer, are directly linked to adequate funding.<hr/>Este trabajo tiene como objetivo analizar la educación ofrecida en Ribeirão Preto, São Paulo, en sus relaciones con las condiciones socioeconómicas de la población de las zonas en que se las instituciones de enseñanza están. Buscose analizar si la política educativa presenta componente de equidad, con disposición en las escuelas de insumos adecuados en las regiones más pobres del municipio. Utilizóse un enfoque cuantitativo con los microdatos del Censo Escolar (2010) y del Censo (2010). Los resultados ponen de manifiesto la precariedad de la educación pública que se ofrece en la ciudad en general y señalan el hecho de que las escuelas en las zonas más pobres de la ciudad tienden a tener suministro de gas pobre, sobre todo en lo que respecta a la relación de alumnos / clase e infraestructura. Este hallazgo pone de manifiesto la necesidad de preparar el objetivo de reducir las desigualdades de diferentes clases en las escuelas con el fin de cumplir con el principio constitucional que determina la política de igualdad de oportunidades educativas. Para mucha más inversión es vital, ya que muchos temas educativos, en particular en lo que se refiere a las condiciones de la oferta, están directamente relacionadas con la financiación adecuada. <![CDATA[Accountability em educação: mais regulação da qualidade ou apenas um estágio do estado-avaliador?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922015000100058&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho tem por objetivo discutir questões atinentes à accountability em educação, considerando a emergência de políticas de avaliação associadas à responsabilização e prestação de contas como mecanismo de regulação da qualidade no setor. Com base na revisão de literatura e por meio do recurso da análise de conteúdo, aborda aspectos conceituais do tema, realçando a associação entre políticas avaliativas e de accountability no momento em que novas agendas políticas tomam-na como um recurso de gestão dos serviços públicos, com importante aderência nas políticas educacionais brasileiras em que ganha força o debate da responsabilização. Questiona, justamente, a entrada dessas iniciativas no Brasil, associadas à emergência do Estado-avaliador, em um momento cujos novos e mais sofisticados mecanismos de avaliação despontam em países de capitalismo mais avançado, impondo formas cada vez mais universalizantes e globais de regulação, as quais indicam diferentes estágios de desenvolvimento da vaga avaliadora nos Estados nacionais.<hr/>The work aims to discuss issues relating to accountability in education, considering the emergence of evaluation policies associated with responsability and account as a mechanism of quality control in the educational sector. Based on the literature review and through content analysis, it covers conceptual aspects of the theme, highlighting the association between evaluation and accountability policies at a time when new political agendas take it as a resource for the management of public services, with important educational policy adherence in Brazil, where the accountability discussion gains momentum. It questions, precisely, the input of these initiatives in Brazil, associated with the emergence of the evaluator-States, at a time when new and more sophisticated evaluation mechanisms begin to emerge in countries more advanced in the capitalism, imposing regulations that are increasingly universal and global, which show different stages of development of the evaluation in national States.<hr/>El trabajo tiene por objetivo discutir cuestiones referentes a la accountability en la educación, tomando en cuenta la aparición de políticas de evaluación asociadas a la responsabilización y a la prestación de cuentas como mecanismo de regulación de la calidad en el sector. Con base en la revisión de la literatura y mediante el uso de análisis de contenido, aborda los aspectos conceptuales del tema, destacando la asociación entre políticas de evaluación y de accountability en el momento en que nuevas agendas políticas la toman como un recurso de gestión de los servicios públicos, con adhesión significativa en las políticas educacionales brasileiras donde gana fuerza el debate de la responsabilización. Cuestiona, precisamente, la entrada de estas iniciativas en el Brasil, asociadas al surgimiento del Estado-evaluador, en un momento en que nuevos y más sofisticados mecanismos de evaluación comienzan a manar en países de capitalismo más avanzado, imponiendo formas cada vez más universalizantes y globales de regulación las cuales indican diferentes etapas de desarrollo del espacio evaluador en los Estados nacionales. <![CDATA[Relação estado - sociedade civil nas políticas educacionais para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922015000100075&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem como objetivo apresentar as discussões em torno da relação Estado - sociedade civil na elaboração, implementação e acompanhamento das políticas educacionais para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil e o financiamento dessa modalidade de ensino, fortalecida por meio das parcerias entre o público, o privado e organizações não governamentais. Para a realização da pesquisa foram utilizados, como dados primários, os documentos produzidos e publicados pelo Ministério da Educação (MEC) e como fontes secundárias utilizou-se as produções acadêmicas que trataram da temática e que ajudaram na compreensão das categorias de análise: Estado, trabalho, capital e política pública de corte social. Os resultados podem ser assim sintetizados: se, antes, a participação da sociedade civil se circunscrevia aos processos de democratização do Estado, pelo seu papel de controle e direcionamento dos serviços públicos, neste momento ela é conduzida a colaborar diretamente com a oferta dos serviços educacionais, pela lógica de diminuição das responsabilidades do Estado. Portanto, as políticas educacionais estão postas mais como formalização de direito ao acesso a essa população, do que como forma de qualificar as especificidades da educação de jovens e adultos em seus diversos contextos socioculturais para o mundo do trabalho.<hr/>This article aims to present discussions around the relation state - civil society in the formulation, implementation and monitoring of educational policies for the Education of Youth and Adults (EJA) in Brazil and the funding of this type of education, strengthened through partnerships between the public, the private and non-governmental organizations. To conduct the survey were used as primary data, documents produced and published by the Ministry of Education (MEC) and as secondary sources were used academic productions that addressed the thematic and helped in the understanding of the categories of analysis: State, labor, capital and public policy in the social sector. The results can be summarized as follows: if before the civil society participation was limited to State democratization processes, for its role of control and direction of public services, this time it is conducted to collaborate directly with the provision of educational services, by the reduction logic of State responsibilities. Therefore, educational policies are put more as formalization of the right to the access to that population, than as a way of qualifying the specifics of the education of youth and adults in their various socio-cultural contexts for the world of work.<hr/>Este artículo tiene como objetivo presentar los debates referentes a la sociedad estatal - civil en la formulación, aplicación y seguimiento de las políticas educativas para la Educación de los Jóvenes y Adultos (EJA) en el Brasil y en la financiación de este tipo de educación, fortalecida a través de asociaciones entre el sector público y las organizaciones privadas y no gubernamentales. Para realizar el estudio se utilizaron como datos primarios, los documentos producidos y publicados por el Ministerio de Educación (MEC) y como fuentes secundarias se utilizaron producciones académicas que abordaron la temática, lo que ayudó en la comprensión de las categorías de análisis: el Estado, el trabajo, el capital y la política pública en el sector social. Los resultados se pueden resumir de la siguiente manera: si antes, la participación de la sociedad civil se circunscribia a los procesos de la democratización del Estado, debido a su papel de control y de direccionamiento de los servicios públicos, en este momento, ella es conducida a colaborar directamente con la oferta de los servicios educacionales, la lógica disminución de las responsabilidades del Estado. Por tanto, las políticas educacionales están puestas más como formalización de derecho al aceso de esa populación, está propuesta más como formalización del derecho al acceso a esta población, de que una forma de calificar las especificaciones de la educación de los jovenes y adultos en sus diversos contextos socioculturales para el mundo del trabajo. <![CDATA[Políticas públicas em educação na Guiné-Bissau: um apanhado histórico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922015000100088&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho pretende documentar e analisar as estruturas educacionais deixadas pelo colonialismo português na Guiné-Bissau. A análise é feita por meio de avaliação do desempenho de sucessivos períodos que fizeram parte da história educacional do país. Nesta análise, destaca-se a relação entre a Igreja Católica e o Estado português na implantação da missão civilizatória sobrepondo uma cultura oral pela cultura escrita europeia. Nesse sentido, no ensino colonial, a Igreja Católica desempenhou o papel fundamental na docilização dos guineenses. A igreja não só ajudou na implantação da política educacional, como também participou na legitimação do colonialismo português, sancionando e santificando a missão civilizadora e função histórica de Portugal. Portanto, a Igreja era responsável pela educação dos indígenas e sua condição para o estado de assimilação e o Estado português pela educação dos filhos dos assimilados.<hr/>This paper aims to document and analyze the educational structures left by Portuguese colonialism in Guinea-Bissau. The analysis is done through performance evaluation of successive periods that were part of educational history. In this analysis, there is the relationship between the Catholic Church and the Portuguese State in the implementation of civilizing mission overlapping an oral culture by European written culture. In this sense, the colonial education, the Catholic Church played a key role in the Guinean docile. The church not only helped in the implementation of educational policy and participated in the legitimization of Portuguese colonialism, sanctioning and sanctifying the civilizing mission and historical function of Portugal. Therefore, the church was responsible for the education of indigenous and its condition for the state of assimilation and the Portuguese State for the education of children of assimilated.<hr/>Este trabajo tiene como objetivo documentar y analizar las estructuras educativas dejadas por el colonialismo portugués en Guinea-Bissau. El análisis se realiza a través de la evaluación del desempeño de los períodos sucesivos que formaban parte de la historia de la educación. En este análisis, no es la relación entre la Iglesia Católica y el Estado portugués en la ejecución de la misión civilizadora superposición de una cultura oral de la cultura escrita europea. En este sentido, la educación colonial, la Iglesia católica desempeñó un papel clave en la dócil guineano. La iglesia no sólo ayudó en la implementación de la política educativa y también participó en la legitimación del colonialismo portugués, sancionar y santificar la misión civilizadora y la función histórica de Portugal. Por lo tanto, la iglesia fue el responsable de la educación de los indígenas y su condición para el estado de la asimilación y el Estado portugués para la educación de los hijos de los asimilados. <![CDATA[Guattari e a topografia da máquina escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922015000100107&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo do artigo consiste em analisar a produção da máquina escolar em sua topografia. A hipótese é dupla. De um lado, a análise dessa produção conduz o pensamento a entender como um conjunto de condições pelas quais a escola opera suas finalidades está forçosamente ligado a uma produção maquínica de subjetividade capitalística. Na escola encontra-se uma subjetividade sujeitada aos componentes e aos circuitos de como a máquina escolar produz e opera os seus sujeitos. De outro lado, acessa-se a uma série de problematizações que instiga e convoca o pensamento a agir com o intuito de curto-circuitar o estado atual da máquina escolar. Pensar a topografia da máquina escolar é ativar rupturas e atopias, produzir outros fios de agenciamento com a experiência escolar e educativa, criar outras derivações que potencializam o campo da subjetividade, considerando os processos de singularização. Para tanto, as análises concentram-se no pensamento de Guattari.<hr/>This article aims to analyze the production of the school machine in its topography. The hypothesis has two sides. On one hand, the analysis of this production leads to understand how a series of conditions operated by the school is strongly linked to machinic production of capitalistic subjectivity. In the school, one find a subjectivity under direction of components and of the circuits in the same manner that a school machine produces and operates its individuals. On the other hand, one access a number of problematizations that incites and calls the thought to act regarding a short circuit of the school machine's current state. Think the topography of the school is to active ruptures and atopies, produce others wire of agency acts with school and educational experience, create other derivations that enhance the subjectivity field, bearing in mind the processes of singularization. In order to do that, the analysis concentrates on Guattari's thought.<hr/>Este artículo tiene como objetivo analizar la producción de la máquina de la escuela en su topografía. La hipótesis tiene dos lados. Por un lado, el análisis de esta producción lleva a entender cómo una serie de condiciones que opera la escuela está fuertemente ligada a la producción maquínica de la subjetividad capitalística. En la escuela, uno encuentra una subjetividad bajo la dirección de los componentes y de los circuitos de la misma manera que una máquina escolar produce y opera sus sujetos. Por otro lado, uno accede a una serie de problematizaciones que incita y llama a la reflexión para actuar produciendo un cortocircuito en el estado actual de la máquina escolar. Pensar la topografía de la escuela es activar rupturas y atopias, producir otros hilos de agenciamientos con la experiencia escolar y educativa, crear otras derivaciones que potencializan el campo de la subjetividad, teniendo en cuenta los procesos de singularización. Con el fin de hacer eso, los análisis se concentran en el pensamento de Guattari <![CDATA[Pesquisa em educação: investigação sobre a ação pedagógica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922015000100142&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo, de caráter teórico, é apresentar uma discussão sobre a pesquisa em educação. Nesse sentido, são destacadas duas análises que debatem a pesquisa em educação e considerada a contribuição da discussão teórico-metodológica sobre o objeto de conhecimento para o trabalho investigativo em educação, a partir das pesquisas de Miriam Limoeiro Cardoso. O argumento da construção teórica do objeto afirma o lugar e a importância da teoria no processo de conhecimento do real na medida em que todo trabalho investigativo começa e termina no campo do conhecimento teórico.<hr/>The purpose of this article, a theoretical character, is to present a discussion on research in education. In this respect, two analyzes that discuss research in education are highlighted and considered the contribution of theoretical-methodological discussion about the object of knowledge for investigative work in education, from the research of Miriam Limon Cardoso. The argument of the theoretical construction of object states the place and importance of the theory of knowledge of the real to the extent that all investigative work begins and ends in the field of theoretical knowledge process.<hr/>El objetivo de este artículo, de carácter teórico, es presentar una discusión sobre la investigación en educación. En este sentido, se destacan dos análisis que tratan sobre la investigación en educación y considerada la contribución de la discusión teórico-metodológica sobre el objeto de conocimiento para el trabajo de investigación en la educación, contribución de las investigaciones de Miriam Limoeiro Cardoso. El argumento de la construcción teórica del objeto afirma el lugar y la importancia de la teoría del conocimiento de lo real en la medida en que todo el trabajo de investigación comienza y termina en el campo de los procesos de conocimiento teórico. <![CDATA[Ideologia e reconhecimento: reflexões sobre a obrigatoriedade da temática história e cultura afro-brasileira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922015000100157&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem como objetivo apresentar problematizações a respeito do cumprimento da Lei n.º 11.645, de 2008, que trata da obrigatoriedade da temática história e cultura afro-brasileira e indígena1 em todas as disciplinas do currículo. Serão analisadas duas sequências didáticas cujas temáticas África, africanos e negros estão presentes no livro de espanhol Cercanía sétimo ano, aprovado no PNLD-2014 anos finais do Ensino Fundamental. As bases teóricas dessas análises serão a Teoria da Luta por Reconhecimento, de Axel Honneth (2009) e o conceito de Ocultação Ideológica, de Michel Debrun (1959; 1989; 1990). A primeira por permitir construir argumentos a partir da educação contra formas de desrespeito. A segunda porque explica os mecanismos que atuam no sentido de obliterar o estudante e impedi-lo de ver-se como "sujeito" e "agir como cidadão" (BRASIL, 2006). A partir da primeira análise, observamos que o material apresenta subsídios ao professor mediador que permitem o reconhecimento intersubjetivo ao aluno (HONNETH, 2009). Já na segunda, vemos que a Ocultação Ideológica oblitera o leitor e não lhe permite ver que o convívio harmônico entre as raças indígena, negra africana e europeia é um referencial ideológico gerador do analogon que oculta a dissimetria entre o ápice e a base da pirâmide social brasileira (DEBRUN, 1959; 1989).<hr/>This work discusses issues regarding the fulfillment of the law 11,645/2008 that deals with mandatory african-Brazilian and indigenous history and culture content in all curriculum subjects. Two instructional sequences presenting this theme are analyzed, both found in the seventh volume of the Cercanía Spanish book collection, approved by PNLD-2014 for adoption in the last years of Brazilian elementary school. The theoretical basis of these analyzes are the Axel Honneth's Theory of the Struggle for Recognition (HONNETH; 2009) and the Michel Debrun's Ideological Concealment (1959; 1989; 1990). The first theory produces arguments for education against forms of disrespect. The second one explains the mechanisms that act to obliterate the student and prevent him from seeing himself as a "subject" and "act as a citizen." From the first analysis we observe that the material provides sources for the teacher/mediator, allowing inter-subject recognition for the student (HONNETH; 2009). In the second analysis, we observe that the Ideological Concealment obliterates the reader and do not let him to see that the harmonious coexistence between indigenous, European and black races is a referential illusion, an analogon generator that hides the asymmetry between the top and the bottom of the Brazilian social pyramid (DEBRUN, 1959; 1989).<hr/>Es objetivo de este artículo es presentar cuestionamientos acerca del cumplimiento de la Ley n.º 11.645 de 2008, que respecta a la obligatoriedad de la temática historia y cultura afrobrasileña e indígena en todas las asignaturas del currículo. Se analizarán dos secuencias didácticas cuyas temáticas África, africanos y negros están presentes del libro Cercanía, español, séptimo año, aprobado en el PNLD-2014 años finales de la enseñanza primaria. Las bases teóricas de esos análisis serán la Teoría de la Lucha por el Reconocimiento de Axel Honneth (2009) y el concepto de Ocultación Ideológica de Michel Debrun (1959; 1989; 1990). La primera por permitir construir argumentos por la educación en contra formas de falta de respeto. La segunda porque explica los mecanismos que actúan en el sentido de obliterar el estudiante e impedirlo de verse como "sujeto" y "actuar como ciudadano" (BRASIL, 2006). A partir del primer análisis observamos que el material presenta subsidios al profesor mediador que les permiten el reconocimiento intersubjetivo al alumno (HONNETH, 2009). Ya en el segundo, vimos que la Ocultación Ideológica oblitera al lector y no le permite ver que la convivencia armónica entre las razas indígena, negra africana y europea es un referencial ideológico generador del analogon que oculta la disimetría entre el ápice y la base de la pirámide social brasileña (DEBRUN, 1959; 1989). <![CDATA[A ONU, suas normativas e o ordenamento jurídico para o atendimento de adolescentes em conflito com a lei no Brasil: as políticas de socioeducação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922015000100176&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O referido artigo busca identificar qual a influência da ONU e de seus Organismos na promulgação das legislações da infância no Brasil durante o século XX. Para tanto, traçamos um paralelo entre as mudanças jurídicas realizadas na área da infância no Brasil e as normativas internacionais. O estudo é uma síntese da pesquisa de dissertação de mestrado sobre o tema, concluída em 2014, que inova ao identificar a influência da ONU e da Liga das Nações não apenas na promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, mas também, nas duas normativas anteriores, sendo elas: o Código de Menores de 1927 e o Código de Menores de 1979.<hr/>This article seeks to identify the influence of the UN and its Agencies in the promulgation of the laws of childhood in Brazil during the 20th century. For both, we drew a parallel between the legal changes made in the area of childhood in Brazil and the international instruments. The study is a synthesis of the research from a master's thesis on the subject, which was completed in 2014 that innovates to identify the influence of the UN and the League of Nations not only in the enactment of the Statute of the Child and the Adolescent, but also, in the two previous normative, them being: the Code of Minors of 1927 and the Code of Minors in 1979.<hr/>Este artículo pretende identificar cuál es la influencia de las Naciones Unidas y sus órganos en la promulgación de las leyes de la niñez en Brasil durante el siglo XX. Para ello, trazamos un paralelismo entre los retiros legales realizados en el área de la niñez en Brasil y regulaciones internacionales. El estudio es un Resumen de la tesis sobre el tema, terminado en 2014 que innova para identificar la influencia de las Naciones Unidas y la Liga de las Naciones no sólo en la promulgación del Estatuto del niño y adolescente, sino también, en las dos anteriores normas, a saber: el código de menores de 1927 y el código de menores de 1979. <![CDATA[A formação de professores alfabetizadores e o Programa Ler e Escrever]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922015000100193&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta resultados de pesquisa que investigou a forma como os gestores e as professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola estadual em Campinas (SP) têm compreendido e se apropriado do material didático que compõe o Programa Ler e Escrever, elaborado e distribuído pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. A pesquisa contou com entrevistas com as professoras e com a equipe gestora a respeito do Programa e as atividades previstas em seu material; observações em sala de aula e encontros periódicos durante dois semestres letivos com as professoras da escola em uma perspectiva de formação em serviço. Os resultados apontaram: (i) para a importância de se promover maior aproximação entre as práticas pedagógicas e os conhecimentos produzidos, visando o fortalecimento da ação docente; (ii) que a experiência acumulada do professor pode ser um caminho para tê-lo como protagonista e não como repetidor de estratégias e técnicas pensadas por outros; (iii) que o fortalecimento da escola como um espaço de produção de conhecimentos para alunos e professores pode se constituir em possibilidade para a concretização de mudanças necessárias nas práticas pedagógicas. No que se refere aos Programas de Formação de Professores, ao pretenderem atingir toda uma rede de ensino, acabam secundarizando as desigualdades sociais e educativas.<hr/>This article presents the results of a research that investigated how the managers and teachers of a state Elementary School for initial years in the city of Campinas-SP have been understanding and applying the workbooks distributed by São Paulo Board of Education, which comprise the "Read and Write Program" (Programa Ler e Escrever). The research has used interviews with teachers and the managerial team about the Program and the activities planned in your material; classroom observation; and periodical meetings with the teachers during two school semesters, in order to observe the ongoing educational process for the teachers. The results show: (i) the importance of having pedagogical practices and produced knowledge close to each other, aiming to strengthen the teaching actions; (ii) that the teacher's accumulated experience may be a way for the teacher to be the protagonist, and not just a mere repeater of strategies and techniques created by others; (iii) that the strengthening of the school as a space for students and teachers to produce knowledge may make the necessary changes in pedagogical practices come true. Regarding the Teacher's Education Programs, as they intend to reach the whole education network, they end up putting the social and educational inequalities in second plan.<hr/>Este artículo presenta resultados de una investigación que estudió la forma como los gestores y las profesoras de los años iniciales de la educación primaria, de una escuela estatal en Campiñas (São Paulo), vienen comprendiendo y apropiándose del material didáctico, distribuido por la Secretaría de Educación del Estado de San Pablo, que compone el Programa Leer y Escribir (Ler e Escrever). La investigación contó con entrevistas con las profesoras y el equipo gestor sobre el Programa y las actividades previstas en su material didáctico; observaciones en sala de aula y encuentros periódicos a lo largo de dos semestres lectivos, con las profesoras de la escuela estudiada, en una perspectiva de formación en servicio. Los resultados apuntaron: (i) para la importancia de promoverse una mayor aproximación entre las prácticas pedagógicas y los conocimientos producidos, objetivando el fortalecimiento de la acción docente; (ii) que la experiencia acumulada del profesor puede ser un camino para tenerlo como protagonista y no como repetidor de estrategias y técnicas pensadas por otros; (iii) que el fortalecimiento de la escuela como un espacio de producción de conocimiento para alumnos y profesores se puede constituir una posibilidad para la concretización de cambios necesarios en las prácticas pedagógicas. En lo que se refiere a los Programas de Formación de Profesores, al pretender alcanzar toda una red de enseñanza, acaban secundarizando las desigualdades sociales y educativas. <![CDATA[Fotografia participativa: a linguagem minoritária dos adolescentes, sentimento de pertencimento?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922015000100211&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This article discusses the different ways of using photography as a research method in social sciences, especially how using participatory photography with young people and children is explored. The advantages of making teenagers and children co-researchers as well as some of the issues that emerge, like lack of control over the data collection and ethical issues, are examined. A case study on language minority teenagers' identifications with and sense of belonging to the language minority group is offered as an example of participatory photography. The interplay between the photographs and the texts produced by the teenagers exemplify the necessity of using several kinds of data instead of only photographs.<hr/>O presente artigo discute as diferentes formas de usar a fotografia como um método de pesquisa nas ciências sociais. Aplicando, especialmente, a fotografia participativa com jovens e crianças. As vantagens de usar adolescentes e crianças como copesquisadores, bem como alguns fatores tipicamente emergentes, como a falta de controlo sobre a coleta de dados e questões de ética, são analisadas. Um estudo de caso sobre adolescentes de uma minoria linguística e as diferentes maneiras como eles identificam-se e sentem-se parte desse grupo minoritário é tido como exemplo de fotografia participativa. A interação entre as fotografias e os textos, produzidos pelos adolescentes, funciona como exemplo da necessidade de utilizar diferentes tipos de dados em vez de apenas a fotografia, como método único.<hr/>Cet article décrit différentes façons d'utiliser la photographie comme méthode de recherche en sciences sociales, notamment la photographie participative avec des jeunes et des enfants. Les deux aspects suivants sont traités : les avantages de travailler avec des adolescents et des enfants comme co-chercheurs ; l'influence de cette méthode sur le travail du chercheur, par exemple liée au manque de contrôle sur la collecte de données et les questions éthiques. Une étude de cas sur les identifications et le sentiment d'appartenance d'adolescents de langue minoritaire avec leur groupe servira d'illustration à la photographie participative. L'interaction entre les photos et les textes produits par les adolescents souligne la nécessité d'utiliser plusieurs types de données au lieu de photographies uniquement. <![CDATA[Instrucção publica e analphabetismo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922015000100228&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This article discusses the different ways of using photography as a research method in social sciences, especially how using participatory photography with young people and children is explored. The advantages of making teenagers and children co-researchers as well as some of the issues that emerge, like lack of control over the data collection and ethical issues, are examined. A case study on language minority teenagers' identifications with and sense of belonging to the language minority group is offered as an example of participatory photography. The interplay between the photographs and the texts produced by the teenagers exemplify the necessity of using several kinds of data instead of only photographs.<hr/>O presente artigo discute as diferentes formas de usar a fotografia como um método de pesquisa nas ciências sociais. Aplicando, especialmente, a fotografia participativa com jovens e crianças. As vantagens de usar adolescentes e crianças como copesquisadores, bem como alguns fatores tipicamente emergentes, como a falta de controlo sobre a coleta de dados e questões de ética, são analisadas. Um estudo de caso sobre adolescentes de uma minoria linguística e as diferentes maneiras como eles identificam-se e sentem-se parte desse grupo minoritário é tido como exemplo de fotografia participativa. A interação entre as fotografias e os textos, produzidos pelos adolescentes, funciona como exemplo da necessidade de utilizar diferentes tipos de dados em vez de apenas a fotografia, como método único.<hr/>Cet article décrit différentes façons d'utiliser la photographie comme méthode de recherche en sciences sociales, notamment la photographie participative avec des jeunes et des enfants. Les deux aspects suivants sont traités : les avantages de travailler avec des adolescents et des enfants comme co-chercheurs ; l'influence de cette méthode sur le travail du chercheur, par exemple liée au manque de contrôle sur la collecte de données et les questions éthiques. Une étude de cas sur les identifications et le sentiment d'appartenance d'adolescents de langue minoritaire avec leur groupe servira d'illustration à la photographie participative. L'interaction entre les photos et les textes produits par les adolescents souligne la nécessité d'utiliser plusieurs types de données au lieu de photographies uniquement.