Scielo RSS <![CDATA[ETD Educação Temática Digital]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1676-259220150002&lang=pt vol. 17 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[As escolas e suas ensinagens: a diversificação de territórios e identidades]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922015000200230&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Estudos etnográficos na educação: um olhar sensível sobre uma Escola Pública Paulista]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922015000200234&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O intuito deste artigo é refletir sobre a importância dos estudos etnográficos para compreender a instituição escolar, partindo da descrição e da análise da metodologia de uma pesquisa de doutorado realizada numa escola pública de educação básica (Campinas, São Paulo). A pesquisa de doutorado propunha-se a problematizar como um programa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo - o Sistema de Proteção Escolar, que tem por objetivo amenizar as violências nas escolas - desenvolveu-se na instituição estudada. Para isso, por meio da observação e registro do cotidiano buscou-se, em especial, observar a inserção do principal representante desse programa na escola - o Professor Mediador Escolar e Comunitário. Além disso, era necessária a aproximação com a realidade a ser investigada e o conhecimento de diversos aspectos da comunidade atendida e dos sujeitos que constituíam essa instituição. Por meio desse estudo, constatou-se que, apesar do avanço da pesquisa educacional no Brasil, permanece a necessidade de se ampliar investigações de cunho etnográfico que contribuam para a compreensão desse cotidiano. A metodologia da pesquisa permitiu a observação das relações humanas, das juventudes na sua interface com a problemática das violências, das diferentes facetas de um sistema escolar e possibilitou que se ampliassem as análises e se superasse uma possível visão simplista em apontar soluções fáceis para as escolas públicas.<hr/>The purpose of this paper is to discuss the importance of ethnographic studies to comprehension the school institution, based on the description and analysis of the methodology of a doctoral research conducted in a public elementary school of basic education located in Campinas, Sao Paulo. The doctoral research proposed to problematize as a program of the Department of Education of São Paulo - the School Protection System, which aims to ease the violence in schools - was developed in the institution studied. For this, from the observation and recording of everyday school life, was sought, in particular, observe the insertion of the main representative of this program in the school - the School and Community Moderator Teacher. Besides, it was necessary the approach with the reality being investigated and the knowledge of various aspects of the community served and the subjects that constituted the institution. Through research, it was found that despite the advancement of educational research in Brazil, there still remains a need to expand the ethnographic studies that contribute to the understanding of this everyday school life. The research methodology allowed the observation of human relations, of youths in its interface with the problem of violence, of the different facets of a school system, and made it possible to broaden the analyzes and overcome a naive vision that points easy solutions to the public schools.<hr/>El propósito de este artículo es discutir la importancia de los estudios etnográficos para entender la institución escolar, basada en la descripción y análisis de la metodología de una investigación doctoral realizada en una escuela pública de educación básica (Campinas - Sao Paulo). La investigación doctoral propone problematizar como un programa de la Secretaria de Educación de São Paulo - Sistema de Protección Escolar, cuyo objetivo es minimizar la violencia en las escuelas - se desarrollo en la institución de la investigación. Para eso, a través de la observación y el registro diario, en particular, observar la inserción del principal representante de este programa en la escolarización - el Profesor Mediador Escolar y Comunitario. Además, era necesario el acercamiento de la realidad a ser investigada y el conocimiento de diversos aspectos de la comunidad servida y de los sujetos que constituían la institución. A través de la investigación, se encontró que a pesar del avance de la investigación educativa en Brasil, sigue siendo la necesidad de ampliar los estudios etnográficos que contribuyen a la comprensión de esto cotidiano. La metodología de la investigación permitió la observación de las relaciones humanas, de los jóvenes en su interfaz con el problema de la violencia, las diferentes facetas de un sistema escolar, y han permitido ampliar los análisis y superar una posible mirada simplista en a presentar soluciones fáciles para las escuelas públicas. <![CDATA[Políticas de integração curricular para o ensino médio no Brasil contemporâneo: um estudo no programa ensino médio inovador]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922015000200252&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo inscreve-se no campo dos Estudos Curriculares e propõe-se a examinar as políticas de integração curricular para o Ensino Médio produzidas contemporaneamente no Brasil. Para tanto, considera como foco analítico o programa Ensino Médio Inovador, recentemente implementado, dimensionando as concepções de conhecimento escolar emergentes em sua pauta política. Metodologicamente, optou-se pela realização de uma análise documental de diferentes textos curriculares. Ao final, conclui-se que as estratégias políticas que perfazem a constituição da gramática curricular do programa examinado sugerem que o Ensino Médio seja posicionado como um espaço de formação de personalidades produtivas e direcionado para formas curriculares que estimulem o protagonismo dos jovens.<hr/>This study in the field of Curriculum Studies aims to assess High School curriculum integration policies that have been contemporarily produced in Brazil. The analysis is focused on the recently implemented Innovative High School Program and addresses the conceptions of school knowledge that have emerged from its political agenda. The documental analysis of different curriculum texts has been our methodological choice. We have concluded that the political strategies constituting the curriculum grammar of the program here considered suggest the positioning of High School as a place of formation of productive personalities by means of curricula that encourage youths' protagonism.<hr/>Este estudio es parte del campo de los estudios curriculares y se propone examinar las políticas de integración curricular de la escuela media que actualmente se producen en Brasil. Por lo tanto, considera que el enfoque analítico programa Escuela Innovadora, recientemente implementado, dimensionar el conocimiento emergente de los conceptos en su agenda política. Metodológicamente, se decidió realizar un análisis documental de los diferentes textos curriculares. Finalmente, se concluye que las estrategias políticas que conforman la constitución del programa examinados sugieren que la secundaria se posiciona como un área de formación de personalidades productivas y dirigida a formas curriculares que fomenten la participación activa de los jóvenes. <![CDATA[A escrita sociográfica como didática transcriadora e produtora de presença]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922015000200271&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El texto se preocupa en presentar algunos aspectos de la literatura de Georges Perec con el intento de discernir una escrita sociográfica que actúe como una didáctica transcreadora de lo cotidiano y productora de presencia - presencia producida por un modo de operar la escritura con la finalidad de recrear atmósferas y estados de espíritu constituidos por elementos poco desarrollados del movimiento de un aula, es decir, la relación con sus materialidades en flujo. Busca orientarse en la escrita sociográfica de Perec para poder dar a leer el encuentro de los cuerpos docentes y discentes con los de otras materias de sus entornos y que afectan también sus intelectos. Se trata de desarrollar procedimientos para una didáctica transcreadora de lo cotidiano apropiándose de la lectura y escrita literaria como pensamiento.<hr/>O texto apresenta alguns aspectos da literatura de Georges Perec com o intuito de discernir sobre uma escrita sociográfica que atue como uma didática transcriadora do cotidiano e produtora de presença - presença produzida por um modo de operar a escritura com a finalidade de recriar atmosferas e estados de espírito constituídos por elementos pouco desenvolvidos do movimento de uma aula, isto é, da relação com suas materialidades em fluxo. Procura se orientar na escrita sociográfica de Perec para poder dar a ler o encontro dos corpos docentes e discentes com os da outras matérias de seus entornos e que afetam, também, seus intelectos. Trata-se de desenvolver procedimentos para uma didática transcriadora do cotidiano se apropriando da leitura e escrita literária como pensamento.<hr/>This paper presents some aspects of Georges Perec's works in order to discern a sociographic writing that functions as a didactics that both transcreates daily life and produces presence - a presence produced by a way of operating in writing with the purpose of recreating atmospheres and states of mind consisting of class elements that have been scarcely developed, i.e. the relationship with their flowing materialities. It also seeks for guidance from Perec's sociographic writing to enable the reading of the meeting of teachers and students with other surrounding matters that also affect their intellects. It is about developing procedures for a transcreating didactics of daily life by appropriation of literary writing as thought. <![CDATA[A natureza como "Princípio Material" de libertação: referenciais para a questão ambiental a partir de Enrique Dussel]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922015000200289&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O propósito deste texto é refletir sobre a relevância da "natureza como princípio material" a partir de Enrique Dussel. O filósofo argentino discute a questão ecológica/ambiental partindo concretamente da degradação instaurada pelo modo de produção capitalista, que determina relações sociais de exploração e alienação (estranhamento). Dussel estabelece um arcabouço teórico-metodológico que permite compreender os processos de dominação e expropriação da vida natural e humana a partir da América Latina, em um movimento de libertação dos subalternos e de superação da lógica colonial eurocêntrica. O autor, mesmo sem ser um ambientalista, aprofunda o debate da vida situando a discussão no nível da reflexão filosófica crítica e em aproximação a uma "questão ambiental crítica". Dussel incita o debate nos termos do princípio material, confrontando a dinâmica do capitalismo e o que de fato deveríamos fazer para transformarmos nossas relações com a natureza à luz das relações historicamente implicadas.<hr/>The purpose of this text is to reflect on the relevance of "nature as principle material" from Enrique Dussel. The Argentine philosopher discusses the ecological question/environmental assuming specifically the degradation introduced by capitalist mode of production, which determines social relations of exploitation and alienation (estrangement). Dussel establishes a theoretical-methodological framework that allows us to understand the processes of domination and expropriation of natural life and human from Latin America, in a movement for the liberation of subalterns and overcoming of colonial logic eurocentric. The author, even without being an environmentalist, deepens the discussion of life situating the discussion at the level of philosophical reflection and critical in approximation to an "environmental issue critical". Dussel encourages the debate in terms of the principle material, comparing the dynamics of capitalism and the fact that we must do to transform our relations with nature in the light of relations historically involved.<hr/>El propósito de este artículo es reflexionar sobre la relevancia de "la naturaleza como principio material" de Enrique Dussel. El filósofo argentino discute las cuestiones ecológicas/ ambientales a partir degradación del hormigón introducido por el modo de producción capitalista, que determina las relaciones sociales de explotación y alienación (extrañamiento). Dussel establece un marco teórico y metodológico que nos permite comprender los procesos de dominación y de la expropiación de la vida humana natural y de América Latina, en un movimiento de liberación del subalterno y superar la lógica colonial eurocéntrica. El autor, aun sin ser un ambientalista, se profundiza el debate de la vida permanente debate sobre el nivel de la reflexión filosófica y el enfoque crítico a un "problema ambiental crítico." Dussel insta al debate en términos del principio material, la comparación de la dinámica del capitalismo y lo que en realidad hacemos para transformar nuestra relación con la naturaleza, a la luz de las relaciones históricamente implicados. <![CDATA[Ensino religioso no estado do Rio de Janeiro: conceitos, história e legislações]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922015000200308&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é discutir a atual configuração legal do ensino religioso (ER) no Estado do Rio de Janeiro regulamenta pela Lei Estadual n.º 3.459, de 14 de setembro de 2000. Entende-se aqui que essa legislação fluminense não atende as premissas expressas pela Lei Federal n.º 9.475, de 1997. Para elucidar tal discussão, recorre-se, num primeiro momento, a uma discussão de determinados conceitos, entre eles os de "laicização", "laicidade", "confessionalismo", "resistência ativa", "estrutura de plausibilidade" e "proselitismo" para tentar perceber como esses conceitos podem contribuir para se perceber a dinâmica do ER. Já num segundo momento, volta-se para a compreensão das prerrogativas legais e educacionais que envolvem o ER em sua atual configuração na Escola pública brasileira e, em especial, no Estado do Rio de Janeiro. E, em meio a essa perspectiva, sob a lente da análise histórica, almeja-se perceber os meandros percorridos pelo ER nesse Estado na qualidade de uma política educacional que, atualmente, possibilita ao proselitismo fazer-se presente no ambiente das escolas estaduais fluminenses.<hr/>The purpose of this article is to discuss the current legal setting of Religious Teaching in the State of Rio de Janeiro, which is regulated by State Law No. 3459 of 14 September 2000. It is understood here that this Rio legislation does not meet the stated assumptions Federal Law No. 9475, 1997. To clarify this discussion, resort, at first, a theoretical discussion of certain concepts, including the "secularization", "secularism", "confessionalism", "active resistance", "plausibility structure" and "proselytizing" to try to understand how these concepts can contribute to understand the dynamics of the ER. Already a second time turns to the understanding of the legal and educational prerogatives involving the ER in its current configuration in the Brazilian public school and especially in the state of Rio de Janeiro. And in the midst of this perspective through the lens of historical analysis aims to understand the intricacies traveled by the ER in this state as an educational policy that currently enables the proselytism be present in the environment of Rio de Janeiro state schools.<hr/>El propósito de este artículo es discutir el marco legal actual de la educación religiosa en el Estado de Río de Janeiro, que está regulado por la Ley del Estado Nº 3459 de 14 de septiembre de 2000. Se entiende aquí que esta legislación Río no cumple con los supuestos establecidos Ley Federal Nº 9.475, de 1997. Para aclarar esta discusión, centro turístico, en un primer momento, una discusión teórica de ciertos conceptos, incluyendo el "secularización", "laicidad", "confesionalismo" "resistencia activa", "estructura de plausibilidad" y "proselitismo" para tratar de entender cómo estos conceptos pueden contribuir a comprender la dinámica de la sala de emergencias. Ya es la segunda vez vuelve a la comprensión de las prerrogativas legales y educativas que involucran la sala de emergencias en su configuración actual en la escuela pública de Brasil y sobre todo en el estado de Río de Janeiro. Y en medio de esta perspectiva a través de la lente de análisis histórico apunta a entender las complejidades recorridas por la sala de emergencia en este estado como una política educativa que actualmente permite el proselitismo estar presente en el entorno de las escuelas del estado de Río de Janeiro. <![CDATA[Formando professores do ensino fundamental reflexivos: conversando sobre ciências e falando inglês como uma língua adicional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922015000200328&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt In this article we present a case study in initial education of teachers studying the Primary Education Degree of the University of Lleida. Students prepare a teaching plan for science content linked to community resources, and present it in English. The aim was the students experience "talking science" in English. We focus on the questions: What have we experienced doing this activity in English? Students refer to impotence and frustration at expressing themselves and their ideas in English. While the data shows that there was little focus on science content, they showed the value of the exercise in their development as teachers. They experience 'otherness' and connect this to their future roles as teachers in multi-lingual, multi-cultural classrooms. Preparing this case study shows the value of teacher educators reflecting on their practice.<hr/>Neste artigo, apresentamos um estudo de caso em formação inicial de professores do curso de Pedagogia da Universidade de Lleida. Os estudantes preparam uma programação didática para um conteúdo de ciências vinculado a recursos comunitários. A proposta é desenvolvida em inglês. O objetivo é que os estudantes experienciem "falar ciência" em inglês. Centramo-nos na pergunta: O que experienciamos fazendo esta atividade em inglês. Os estudantes fazem referência à impotência e à frustração que lhes causa expressar suas ideias em Inglês. Enquanto os dados nos mostram que os estudantes centram pouca atenção no conteúdo de Ciências, eles apontam o valor deste exercício para seu desenvolvimento docente. Vivem a "alteridade" e a associam com seu futuro papel como professores em classes multilinguísticas e multiculturais. Também nos mostram o valor de refletir sobre a própria prática na formação de professores.<hr/>En este artículo presentamos un caso de estudio en Formación de Maestros del Grado de Educación Primaria de la Universidad de Lleida. Los estudiantes preparan una programación didáctica para un contenido de ciencias que vinculan a un recurso comunitario. La propuesta se lleva a cabo en Inglés. El objetivo es que los estudiantes experiencien "hablar ciencia" en Inglés. Nos centramos en la pregunta: ¿Qué hemos experienciado haciendo esta actividad en Inglés? Los estudiantes hacen referencia a la impotencia y la frustración que les genera expresar sus ideas en Inglés. Mientras los datos nos muestran que se centran poco en el contenido de ciencias, ellos muestran el valor de este ejercicio para su desarrollo como docentes. Viven la "alteridad" y la vinculan a su futuro papel como docentes en aulas multilingües y multiculturales. También mostramos el valor y la importancia de reflexionar sobre la propia práctica en formación de maestros. <![CDATA[Da comunicabilidade do juízo estético]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922015000200341&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objectivo deste artigo é examinar a possibilidade de transmissão do gosto através do juízo estético, o que é certamente um dos maiores desafios do ensino das artes e da educação estética. De onde vem essa dificuldade de comunicação? Quais os factores em jogo? Que experiência estética pode o professor transmitir e quais os limites desse tipo de transferência de sentimentos? Pensamos que ao esclarecer estas questões estamos contribuir para a educação artística e para a procura de práticas concretas a que se poderia chamar "comunicação do gosto". A análise do pensamento de Kant sobre esta matéria revela-se uma peça essencial desse contributo. Analisaremos com a ajuda de Deleuze e Lyotard as noções de sentido comum e senso comum, a comunicabilidade do juízo estético e o pensamento alargado.<hr/>This article analyzes the possibility of transmission of taste through aesthetic judgment, which is certainly one of the greatest challenges of arts teaching and aesthetic education. From where does come this difficulty of communication? What are the factors involved? Which aesthetic experience can the teacher convey and what are the limits of this type of feelings' transfer? Clarifying these issues, we suppose to contribute to arts education and to find specific practices that could be called "communication of taste." The analysis of Kant's thought on the matter proves to be an essential part of that contributing. Based on Deleuze and Lyotard, we will analyze the notions of meaning in general and common sense, the communicability of aesthetics critique and the broad-minded thought.<hr/>El propósito de este artículo es examinar la posibilidad de transmisión del gusto a través de juicio estético, que es sin duda uno de los mayores desafíos de la enseñanza de las artes y la educación estética. ¿De dónde viene esta dificultad de la comunicación? ¿Cuáles son los factores en juego? Esa experiencia estética puede transmitir el maestro y que límites hay en este tipo de transferencia de sentimientos? Creemos que mediante la aclaración de estas cuestiones estamos contribuyendo a la educación artística y la búsqueda de prácticas eficaces que se podrían llamar "comunicación de gusto." El análisis del pensamiento de Kant sobre la materia resulta ser una parte esencial de esa contribución. Analizaremos con la ayuda de Deleuze y Lyotard las nociones de sentido común e de del senso común, en la comunicabilidad del juicio estético y del pensamiento expandido. <![CDATA["Era uma vez uma cinderela surda": uma análise da releitura do clássico, em escrita de sinais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922015000200355&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A proposta deste artigo é apresentar uma análise do livro bilíngue (Libras/Língua Portuguesa) "Cinderela Surda". O objetivo consiste em comparar a diferença entre a versão oferecida em Língua Portuguesa e o conteúdo textual em Língua de Sinais, apontando alguns apagamentos percebidos em relação ao conteúdo da história. O referencial teórico reside nos estudos sobre gêneros de Bakhtin/Voloshinov e Bronckart. A análise revelou a necessidade de trazer às novas produções não apenas os elementos formadores desse gênero, percebidos nas duas versões, mas também de uma consonância maior entre as duas línguas, ao tentar reproduzir o efeito de sentido vivido por meio da narrativa, nos seus distintos leitores.<hr/>The proposal of this paper is to present an analysis of the bilingual book (Libras/ Portuguese Language) "Deaf Cinderella." The aim is to compare the version in Portuguese Language and the textual content in Sign Language, pointing to some deletions that were noticed in relation to the history content. The theoretical framework lies on Bakhtin/Voloshinov's and Bronckart's genre studies. The analysis showed the necessity of bringing to the new productions, not only the formative elements of this genre, perceived in the two versions, but that there be a better consonance between the two languages, when trying to reproduce the effect of meaning experienced through the narrative, by its different readers.<hr/>El propósito de este trabajo es presentar un análisis del libro bilingüe (Libras / Portugués) "Cinderella Sordos". El objetivo es comparar la diferencia entre la versión ofrecida en Portugués y el contenido textual en lengua de signos, señalando algunas supresiones percibidos en relación con el contenido de la historia. El marco teórico se encuentra en el estudio de los géneros Bajtín / Voloshinov y Bronckart. El análisis reveló la necesidad de acercar las nuevas producciones no sólo los elementos formativos de este tipo, se percibe en las dos versiones, pero hay una mayor armonía entre los dos idiomas, al intentar reproducir el sentido vivida de propósito a través de la narración, en sus lectores distintos. <![CDATA[Educomunicação, ou contra a concorrência desleal entre educação e a mídia do espetáculo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922015000200377&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Frente à centralidade midiática contemporânea, apresentamos este artigo de revisão de literatura e reflexão crítica, concebido à luz dos estudos sociológicos e dos propósitos de uma nova área, denominada de Educomunicação. Ao cotejar a literatura com nossa própria experiência como docentes no Ensino Superior, temos como objetivo principal o de apresentar algumas críticas, ao conteúdo midiático, que atua como uma espécie de concorrência desleal ao trabalho educativo realizado nas escolas e universidades. Primeiro, considera-se que, em sua evolução histórica, os canais da mídia assumiram papel central na organização da vida social, em amplo sentido, abraçando as dimensões política, cultural, e até mesmo axiológica, da sociedade contemporânea. Segundo, discute-se o que nomeamos como concorrência desleal entre mídia e educação escolar, baseando-nos na enorme quantidade de produtos midiáticos desenvolvidos sob a ótica do espetáculo, seja informação ou entretenimento. Por fim, ressaltamos a educomunicação como uma potencialidade de cooperação ao trabalho educativo.<hr/>Facing the contemporary media centrality, we present this literature review and critical reflection paper, based in sociological studies and the purposes of a new area called Educommunication. By collating the literature with our own experience as university professors, our main goal is to present some critics to the media content, which acts as a kind of unfair competition to the educational work conducted in schools and universities. First, it is considered that in its historical development, media outlets took the central role in the organization of social life, in a broad sense, embracing the political, cultural, and even axiological dimensions of contemporary society. Second, we discuss what we name as unfair competition between media and education, based on the huge amount of media products developed from the perspective of the spectacle. Finally, we emphasize the educational communication as a potential cooperation to educational work.<hr/>Frente a los medios de comunicación contemporáneos de centralidad, presentamos este artículo revisión de la literatura y de refleccion crítica, diseñado a la luz de los estudios sociológicos y propósitos de una nueva área, denominada Educomunicación. Para recopilar la literatura con nuestra propia experiencia como profesores en la educación superior, nuestro principal objetivo presentar algunas críticas el contenido de los medios, que actúa como una especie de competencia desleal a la labor educativa realizada en las escuelas y universidades. En primer lugar, se considera que en su desarrollo histórico, los medios de comunicación tuvieron un papel central en la organización de la vida social, en el sentido amplio, que abarca la sociedad política, cultural, e incluso axiológico, del contemporáneo. En segundo lugar, se discute lo que denominamos como competencia desleal entre los medios de comunicación y la educación, basado en la enorme cantidad de productos de medios desarrollado desde la perspectiva de la serie, ya sea información o entretenimiento. Por último, hacemos hincapié en la comunicación educativa como un potencial de cooperación a la labor educativa. <![CDATA[A lousa digital interativa: táticas e astúcias de professores consumidores de novas tecnologias]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922015000200394&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Considerando que uma das características da sociedade atual é o maior contato com as novas mídias, principalmente na juventude, público da educação básica do século XXI, o uso de recursos audiovisuais em sala de aula pode funcionar como um elemento atrativo para os estudantes. Nesse sentido, a Lousa Digital Interativa (LDI) surge como uma ferramenta adotada por muitas escolas públicas e particulares da educação básica. Entretanto, o uso dessa nova tecnologia ainda é marcado pela seguinte contradição: se por um lado a LDI é uma ferramenta pedagógica cada vez mais presente no ambiente escolar, por outro, falta conhecer como os professores estão se apropriando dessa nova tecnologia e quais são as "estratégias, táticas e astúcias" que estão acompanhando o uso desse recurso na sala de aula. Nesse contexto, esta investigação tem como objetivo identificar como alguns professores que atuam em escolas que recentemente passaram pelo processo de implementação das LDIs em suas salas de aula estão lidando com essa nova situação. O aporte teórico desta pesquisa está centrado nas ideias de Michel de Certeau e as etapas consideradas para atingir esses objetivos compreenderam: entrevistas com professores de escolas públicas e particulares, que recentemente adotaram o uso das LDIs em suas salas de aula; aplicação de questionário aos outros professores da mesma rede de ensino. Ao final desse processo verificamos que, embora em realidades diversas, os docentes das diferentes escolas enfrentavam as mesmas dificuldades.<hr/>Since a greater contact with the new media, especially amongst the youth who attend the 21st century basic education, is a characteristic of our society, using audiovisual resources in the classroom can be attractive to students. A pedagogical tool called Lousa Digital Interativa (LDI - Interactive Whiteboard) has thus been adopted by many public and private schools. However, its use is marked by the following contradiction: if, on the one hand, LDI is increasingly present in school environments, on the other, we lack knowledge on how teachers are appropriating this new technology and on what "strategies, tactics and knacks" they have developed to use this resource in the classroom. Therefore, this research aims at identifying how some teachers working in schools that have recently implemented LDIs in their classrooms are dealing with this new situation. The theoretical framework of this research draws on the ideas of Michel de Certeau. Methodology included interviewing teachers of public and private schools that have recently adopted the use of LDIs in their classrooms and applying a questionnaire to other teachers of the same education network. Our results show that, although their reality differs, the teachers of these different schools are faced with the same difficulties.<hr/>Considerando que una de las características de la sociedad actual es un mayor contacto con los nuevos medios, principalmente en la juventud, el público de la educación básica del siglo XXI, el uso de los recursos audiovisuales en la sala de aula puede funcionar como un elemento atractivo para los estudiantes. En ese sentido, la denominación Lousa Digital Interativa (LDI) - Pizarra Digital Interactiva - surge como una herramienta adoptada por muchas escuelas públicas y particulares de la educación básica. No obstante, el uso de esa nueva tecnología continúa marcada por la siguiente contradicción: si por un lado, la LDI es una herramienta pedagógica que está cada vez más presente en el ambiente escolar, por otro lado, falta conocer cómo los profesores se están apropiando de esa nueva tecnología y cuáles son las "estrategias, tácticas y astucias" que están acompañando al uso de ese recurso en la sala de aula. En ese contexto, esta investigación tiene como objetivo identificar cómo algunos profesores que actúan en escuelas que recientemente pasaron por el proceso de implementación de las LDIs en sus salas de aula están lidiando con esa nueva situación. El aporte teórico de este estudio está centrado en las ideas de Michel de Certeau y las etapas consideradas para alcanzar esos objetivos comprendieron: entrevistas con profesores de escuelas públicas y particulares, que recientemente adoptaron el uso de las LDIs en sus salas de aula y la aplicación de un cuestionario a otros profesores de la misma red de enseñanza. Al final de ese proceso verificamos que, a pesar de las diversas realidades, los docentes de las diferentes escuelas enfrentaban las mismas dificultades. <![CDATA[A construção de uma identidade institucional: políticas educacionais e infância nos projetos pedagógicos do CEMEI do CAIC Prof. Zeferino Vaz]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922015000200414&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo analisa as múltiplas apropriações das normas institucionais, tomando como fonte os Projetos Pedagógicos elaborados no CEMEI do CAIC Prof. Zeferino Vaz, entre 1995 e 2008. As ideias de Chartier fundamentaram a investigação sobre as representações e apropriações tendo em vista a materialidade dos documentos. O artigo intenta apreender as maneiras pelas quais os profissionais deram sentido às suas práticas, registrando-as e justificando-as a partir do uso criativo das normas federais e municipais que permearam a implantação da instituição no município de Campinas/SP. A análise do uso dos termos que referenciaram a infância nos documentos permite ver a percepção teórica, normativa e ideológica que fundamentou a elaboração dos documentos produzidos no interior da escola. Os modos pelos quais o conjunto de Projetos Pedagógicos foi formulado a partir da escolha dos elementos constitutivos da política educacional e das concepções de infância remetem às práticas cotidianas e possibilitam observar as formas de construção da cultura e da identidade institucional.<hr/>This article analyzes the multiples appropriations of institutional rules, taking as sources the Pedagogical Projects developed in CEMEI CAIC Prof. Zeferino Vaz in the period between 1995 and 2008. Chartier's ideias motivated the research on the representations and appropriations considering the document's materiality. The article tries to grasp the ways which professionals gave meaning to their practices, registering and justifying them from the creative use of federal and local rules that permeated the establishment of the institution in Campinas / SP. The analysis of the use of terms adopted to refer the childhood allows to see the theoretical, normative and ideological perception that justified the creation of the documents produced in the school . The ways in which the set of pedagogical projects was formulated, using the choice of constitutive elements of educational policy and conceptions of childhood, approach to common practices and possible ways to observe the construction of culture and institutional identity.<hr/>El artículo analiza los múltiples créditos de las normas institucionales, llevando cómo fuente los Proyectos Pedagógicos elaborados en el CEMEI del CAIC Profesor Zeferino Vaz entre los años de 1995 y 2008. Las ideas de Chartier fundamentaron la investigación sobre las representaciones y créditos en vista la materialidad de los documentos. El artículo tiene la intención de aprehender las maneras que los profesionales dieron sentido a las suyas practicas, las registrando y las justificando por el uso creativo de las normas federales y municipales que he permeado la implantación de la institución en el municipio de Campinas/SP. La análisis del uso de los termos que referencian la infancia en los documentos deja ver la percepción teórica, normativa y ideológica que fundamentó la elaboración de los documentos producidos en el interior de la escuela. Las maneras que el conjunto de Proyectos Pedagógicos fue formulado empezando por la elección de los elementos que constituyen la política educativa y de las concepciones de la infancia remeten a las prácticas cuotidianas y posibilitan observar las formas de construcción de la cultura y de la identidad institucional. <![CDATA[Política de financiamento e a expansão da educação superior no Brasil: o público e o privado em questão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922015000200427&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo analisa o perfil do financiamento para a expansão do ensino superior, visando discutir a parceria público-privada para tanto, nos governos de Lula da Silva e Dilma Rousseff. O estudo parte da tese de que o financiamento da educação superior pública está diretamente relacionado à política de ajuste fiscal do Estado, implementado no Brasil desde 1990, como parte das reformas neoliberais adotadas nos países da América Latina, por orientações dos organismos internacionais, em especial o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Utilizou-se a metodologia quanti-qualitativa com coleta de fontes documentais e dados do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e do Orçamento Executado da União, no período de 2003 a 2012. O texto faz uma reflexão sobre a política de financiamento da educação superior pública brasileira estabelecendo relação com a expansão pública e privada desse nível de ensino. O estudo evidenciou que, apesar do crescimento das matrículas no setor público federal, a política de expansão desse nível de ensino tem favorecido o setor privado, por meio de incentivos governamentais, especialmente nos programas PROUNI e FIES. A análise detalhada do orçamento da União, considerando a movimentação entre receitas e despesas, evidenciou a política de ajuste fiscal implementada pelo governo, atingindo diretamente as Universidades públicas federais. Nas conclusões apontamos a necessidade de aumento imediato dos recursos por meio da aplicação de 10% do Produto Interno Bruto para a educação pública do país.<hr/>This article analyzes the financing's profile of higher education expansion, aiming to debate about public-private partnership on financing this education's level during Lula da Silva and Dilma Rousseff governments. The study starts from the thesis that the public higher education's financing it's directly related to State's tax adjustment policy implemented in Brazil since 1990, as part of the neoliberal reforms adopted on the Latin America countries, following the guidance of international bodies, such as World Bank, International Monetary Fund (IMF) and Organization for Economic Cooperation and Development (OECD). The qualitative and quantitative methodology was used, by collecting documental sources and data from Institute of Educational Studies and Researches Anísio Teixeira (INEP) and from Federal Government Implemented Budgetary on term from 2003 to 2012. The text reflects the financing policy of Brazilian public higher education, establishing a relationship with public and private expansion of this education level. The study evinced that despite of the increasing of enrollment in Federal public sector, the expansion policy of this education level has granted the private sector by means of governmental incentives, especially with PROUNI (University For All Program) and FIES (Students Financing Fund) programs. The detailed analyze of the Federal Government budgetary, considering the transactions between incomes and expenses, a tax adjustment implemented by federal government was evinced, directly hitting the federal public Universities. At the conclusions, we have pointed out the necessity of immediate increase of resources, by means of application of 10% of the Gross Domestic Product (GDP) for Brazilian public education.<hr/>El artículo propone un análisis sobre el perfil del financiamiento en la expansión de la educación superior con el objetivo de discutir el tema de la asociación público-privada en este nivel de educación, durante los gobiernos de Lula da Silva y Dilma Roussef. Este estudio tiene como principio la tesis de que el financiamiento de la educación superior está directamente relacionada a la política del ajuste fiscal del Estado implementado en Brasil desde 1990, como parte de las reformas neoliberales adoptadas en los países de América Latina por influencia de los organismos internacionales, en especial del Banco Mundial, el Fondo Monetario Internacional y la Organización para la Cooperación y Desarrollo Económico. La metodología utilizada fue la cuantitativa y cualitativa con recopilación de fuentes documentales y datos del Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) y del Orçamento Executado da União, en el periodo entre 2003 y 2012. El texto propone una evaluación sobre la política del financiamiento de la educación superior pública brasileña estableciendo una relación con la expansión pública y privada de este nivel de educación. Este estudio mostró que, a pesar del crecimiento de las matrículas en el sector público federal, la política de expansión de este nivel de educación ha beneficiado el sector privado a partir del uso de incentivos del gobierno, especialmente los programas PROUNI y FIES. El análisis detallado del presupuesto de la União, considerando los ingresos y gastos, evidenció que la policita del ajuste fiscal implementada por el gobierno, alcanzando directamente las Universidades públicas federales. En las conclusiones, es apuntada la necesidad de un aumento inmediato de los recursos por medio de la aplicación de 10% del Producto Nacional Público para la educación pública del país. <![CDATA[Os sentidos dos silêncios na educação: representações sociais de professores formadores da UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA - MG]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922015000200442&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As reflexões sobre os silêncios na educação apresentadas neste artigo foram organizadas a partir de uma pesquisa realizada na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), como um dos sentidos e significados das representações sociais, de docentes que atuam em cursos de licenciatura, sobre Educação para a Justiça Social. Apoiamo-nos na abordagem teórico-metodológica da Teoria das Representações Sociais (TRS) e na técnica de livre associação de palavras (ABRIC, 2001) para definir os procedimentos da pesquisa e elaborar os instrumentos de coleta de dados. Aplicamos um questionário com o uso da técnica de livre associação de palavras, instigadas a partir de um conjunto de 13 imagens com cem professores universitários. As palavras mais escolhidas, a partir desse conjunto de imagens, representam a abrangência de inserção do trabalho docente em diferentes contextos: espaços temporais, sociais, econômicos e culturais. Para este artigo, selecionamos discutir as representações de docentes relacionadas a uma das 13 imagens, denominada "Retratos silenciosos" (CÂMARA, 1975). As representações dos professores, relativas a essa imagem, referem-se às condições de aprendizagem e permanência na escola para o enfrentamento da exclusão social e cultural, destacando a necessidade de uma educação política com vistas ao exercício da Educação em Direitos Humanos. Em linhas gerais, percebemos que essa imagem despertou nos sujeitos sentimentos contraditórios movidos pela compreensão das violências, da indignação ou da aversão à situação e à tentativa de libertação dessas formas de representação.<hr/>Reflections on the silences in education presented in this article were arranged from a survey conducted at the Universidade Federal de Uberlândia - UFU, as one of the senses and meanings of social representations of teachers working in undergraduate courses on Education Social Justice. We rely on the theoretical and methodological approach of the Social Representation Theory (SRT) and the technique of free association of words (ABRIC, 2001) to define the research procedures elaborate the data collection instruments. We applied a questionnaire using the free word association technique, instigated from a set of 13 images with 100 university professors. The most chosen words from that set of images represent the inclusion of coverage of teaching in different contexts: timelines, social, economic and cultural. For this article we selected discuss the representations of teachers related to one of the 13 images, called "Retratos silenciosos" (CÂMARA, 1975). The representations of the teachers regarding this refer to the conditions of learning and staying in school to face the social and cultural exclusion, highlighting the need for political education with a view to the exercise of Human Rights Education. Generally speaking, we realize that this image aroused mixed feelings in the subjects moved the understanding of violence, outrage or disgust the situation and attempt to release these forms of representation.<hr/>Las reflexiones sobre los silencios en la educación presentados en este artículo se organizaron a partir de una encuesta realizada en la Universidad Federal de Uberlândia - UFU, como uno de los sentidos y significados de las representaciones sociales de los docentes que trabajan en los cursos de licenciatura en Educación Justicia Social. Nos basamos en el enfoque teórico y metodológico de Teoría de las Representaciones Sociales (TRS) y la técnica de asociación libre de palabras (ABRIC, 2001) para definir los procedimientos de investigación y preparar los instrumentos de recolección de datos. Se aplicó un cuestionario utilizando la técnica de asociación libre de palabras, instigados por un conjunto de 13 imágenes con 100 profesores universitarios. Las palabras más elegidas a partir de ese conjunto de imágenes representan la inclusión de la cobertura de la enseñanza en diferentes contextos: plazos, sociales, económicos y culturales. Para este artículo hemos seleccionado discutir las representaciones de los profesores relativas a una de las 13 imágenes, llamado "Retratos silenciosos" (CÂMARA, 1975). Las representaciones de los profesores con respecto a este se refiere a las condiciones de aprendizaje y que permanezcan en la escuela para hacer frente a la exclusión social y cultural, destacando la necesidad de una formación política con miras al ejercicio de la Educación en Derechos Humanos. En términos generales, nos damos cuenta que esta imagen despertó sentimientos encontrados en los sujetos trasladaron la comprensión de la violencia, ultraje o asco la situación y tratar de liberar estas formas de representación.