Scielo RSS <![CDATA[ETD Educação Temática Digital]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1676-259220170002&lang=pt vol. 19 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Entre imagens e pessoas percursos de formação e criação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922017000200305&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[O cinema e a educação as redes de significações e subjetividades tecidas nas/com as práticas e pesquisas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922017000200307&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Um olhar em busca do belo que conforta: o outro diante do cinema brasileiro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922017000200316&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Neste artigo, discutimos conexões entre cinema, alteridade e educação, partindo do pressuposto de que ocinema produz algo em nós, ao mesmo tempo em que apostamos na potência de desestabilização permitidapelas narrativas fílmicas. Para tanto, operamos com alguns dados de pesquisa realizada com estudantesestrangeiros, em situação de sala de aula, expostos a uma experiência com filmes produzidos no Brasil. Naanálise dos dados, recorremos a Nietzsche, Deleuze, Julia Kristeva, além de Ismail Xavier, Alain Badiou e AlainBergala. Buscamos com esses autores articular cinema e produção de pensamento, em torno de elaboraçõessobre o belo, a narrativa cinematográfica, bem como sobre o tema da alteridade.<hr/>ABSTRACT We present, in this paper, a few connections between cinema, alterity and education. We believe cinemaproduces something on us and, at the same time, allows for a destabilizing experience. Regarding that, wework with data from a research carried out with foreign students and their experience in a class of Braziliancinema. The analysis is supported by the works of Nietzsche, Deleuze, Julia Kristeva, Ismail Xavier, Alain Badiouand Alain Bergala. These authors help us link cinema and creative thinking around the concepts of beauty,movie narrative and alterity.<hr/>RESUMEN En este artículo, se discuten algunas conexiones entre el cine, alteridad y la educación. Partimos de lasuposición de que el cine produce algo en nosotros, mientras en que apostamos en el poder dedesestabilización permitido por el cine. Por lo tanto, trabajamos con algunos datos de investigación realizadacon estudiantes extranjeros, en situación de clase, expuestos a una experiencia con películas producidas enBrasil. En el análisis de los datos, nos volvemos a Nietzsche, Deleuze, Julia Kristeva, así como Ismail Xavier, Alain Badiou y Alain Bergala. Con estos autores, articulamos cine y producción de pensamiento, en torno deelaboraciones sobre lo bello, la narrativa cinematográfica, así como sobre el tema de la alteridad. <![CDATA[Infâncias, olhares e montagens: experiências e pesquisas com crianças e educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922017000200338&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este texto tem o propósito de trabalhar cerca de três temas: cinema (produções de imagens de crianças), educação e a infância. Procurar-se-á estabelecer essas relações a partir de trabalhos de pesquisas desenvolvidos com produção imagética e crianças do Ensino Fundamental e da Educação Infantil. Trabalhar-se-á com alguns temas, a partir de uma perspectiva que assumirá a ideia de texto-ensaio-fílmico. O propósito é, assim como no cinema, apresentar o texto na forma de ‘sinopse, argumento, pré-produção, produção e pós-produção’. O foco recairá, sobretudo nos temas referentes ao Tempo e ao Corpo, que emergem neste estudo. A reflexão aqui exposta pautar-se-á em autores como Deleuze e Foucault. <hr/>ABSTRACT This text is intended to work on three themes: cinema, the production of images of children, education and childhood. We will try to establish these relationships based on research work that we have developed with imagery production and elementary school children. We will work with some themes, from a perspective that will assume the idea of text-essay-film. The purpose is, as in the cinema, to present the text in the form of sinopse, argument, pre-production, production and post-production.The focus will be on the Time and Body issues that emerge in this study. Our reflection will be based on authors such as Deleuze, Foucault. <hr/>RESUMEN Este texto está destinado a trabajar en tres temas: el cine, o imágenes producidas por niños, la educación y la niñez. Buscamos establecer estas relaciones de trabajo de investigación que ver con la producción y los niños de Educación Primaria y Educación Infantil. Trabajamos con algunos temasdesde una perspectiva que asume la idea de texto-ensayo-fílmico. El objetivo es, al igual que en las películas, visualizar el texto en la forma of ‘sinopse, el argumento, la pre-producción, producción y post-producción’ que surgen en este estudio como: Tiempo y del cuerpo. Nuestra reflexión se trazó a partir de autores como Deleuze, Foucault. <![CDATA[Escolhas metodológicas nas pesquisas em cinema e educação: é possível falar em “cinema de formação”?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922017000200360&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Neste texto, nosso objetivo é pensar alguns pontos de contato entre literatura e cinema - ou, mais precisamente, como um modo de ser da literatura pode dar pistas sobre um modo de ser do cinema. Neste sentido, apontamos para as possibilidades que o (sub)gênero literário “romance de formação” insinua em termos de possibilidades metodológicas de pesquisa para o campo do cinema e da educação. Assim, interessa-nos mostrar como, ao eleger como central um sujeito que se (trans)forma por meio de uma narrativa imagética singular, na qual forma e conteúdo fazem-se indissociáveis, alguns materiais nos sugerem elementos para a composição de uma categoria que denominamos “filmes de formação” - e que, com isso, abre caminhos de análise voltados para um conceito que a nós, do campo da educação, é bastante caro, qual seja, aquele mesmo de formação. <hr/>ABSTRACT In this text, our goal is to ponder over certain points of contact between literature and cinema - or, more precisely, how a way of being of literature can condition a way of being of cinema. In this regard, we point to the possibilities that the literary (sub)genre “bildungsroman” (novel of formation) implies in terms of methodological possibilities of research for the field of cinema and education. Thus, it is of our interest showing how, when electing as central a subject that is (trans) formed through a unique narrative of images, in which form and content are inseparable, some materials suggest elements for the composition of a category that we call “bildungscinema” (films of formation) - and that opens possibilities for analyses focused on a concept that is central to the field of education, that is, the concept of formation. <hr/>RESUMEN En este texto, nuestro objetivo es pensar algunos nexos entre literatura y cine - o, más específicamente, como un modo de ser de la literatura puede dar pistas sobre un modo de ser del cine. Enese sentido, apuntamoslasposibilidades que el (sub) género literario “romance de formación” insinúaen términos de posibilidades metodológicas de investigaciónenel campo del cine y de laeducación. Así, nos interesa mostrar cómo al elegir como central unsujeto que se (trans)forma por medio de una narrativa singular de laimagen, enlacual forma y contenido se hacenindisociables, algunosmateriales nos sugieren elementos para lacomposición de una categoría que denominamos “películas de formación” - y que, coneso, se abrencaminos de análisisen torno un concepto que para nosotros, eneducación, es bastante próximo, como es, elpropio de formación. <![CDATA[O cinema como formação: a escola como mediadora da relação entre jovens e filmes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922017000200384&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O artigo aborda os “achados” de uma pesquisa com cinema na escola, com jovens do ensino médio integrado, de uma escola de formação técnica. O campo de pesquisa foi constituído pelas rodas de leitura, com exibições, debates e leituras associadas aos filmes exibidos para as turmas, num processo de cooperação científica entre duas universidades e a escola de ensino médio e a colaboração estreita dos professores da escola. A pesquisa apontou que as rodas de leitura trouxeram aspectos amplos de formação com o cinema, experimentados pelos jovens na escola. Essas práticas apontam os processos formativos vividos ao longo do curso, fazendo-nos refletir sobre o papel mediador da escola na relação entre cinema e juventude. A escola aparece como sensibilizadora, desautomatizadora do olhar, algo que nos surpreendeu e confirmou o que discutem pesquisadores da área, como Dussel (2014), quando afirma que o cinema na escola nem sempre faz desse espaço pedagógico algo empobrecedor. Em diálogo com estudiosos de cinema e educação, destacamos como o processo vivido na escola pesquisada aponta para uma relação com o cinema como formação. <hr/>ABSTRACT This paper addresses the "findings" of a research related to cinema at school with integrated high school students from a technical training school. The fieldwork took place at reading groups with film screenings, debates and readings associated with the films in a process of scientific cooperation between two universities and the high school with close collaboration of teachers. The results pointed out that the reading groups brought up the broad aspects of education and cinema lived by young people at school. They indicate that the group practices highlighted formative processes, making us reflect on the mediating role of school in the relation between cinema and young people. Hence, the school sensitizes and de-automatizes the look, something that surprised us and suggested, as researchers as Dussel (2014) in the field state, that approaching cinema at school is not always pedagogically detrimental as some critics argue. Based on the studies of cinema and education scholars, we point out to how the results of this research indicate that cinema can be linked to education. <hr/>RESUMEN El artículo aborda los “hallados” de una investigación con cine en la escuela con jóvenes de la enseñanza media integrada (“ensino médio integrado”, en Brasil) de una escuela de formación técnica. El campo de investigación se dio en círculos de lectura con exhibiciones, debates y lecturas asociadas a las películas exhibidas para las clases en un proceso de cooperación científica entre dos universidades y la escuela de enseñanza media con la estrecha colaboración de los profesores de la escuela. La investigación señaló que los círculos de lectura trajeron los aspectos amplios de la formación con el cine vividos por los jóvenes en la escuela. En las prácticas vividas por los jóvenes en la escuela, ellos apuntan los procesos formativos vividos a lo largo del curso, lo que nos hace reflexionar sobre el papel mediador de la escuela en la relación que se establece entre cine y juventud. La escuela aparece como sensibilizadora, desautomatizadora del mirar, algo que nos sorprendió y confirmó lo que discuten los investigadores como Dussel (2014), cuando afirman que el cine en la escuela no siempre hace de ese espacio pedagógico algo empobrecedor. En diálogo con los estudiosos del cine y de la educación, señalamos como el proceso vivido en esa escuela investigada apunta para una relación con el cine como formación. <![CDATA[El@s voltam no sábado: enredos do laseb de educação e cinema]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922017000200400&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O artigo analisa questões e aspectos relativos ao primeiro Curso de Especialização em Educação e Cinema destinado a professores/as de escolas públicas de Educação Básica, realizado mediante convênio entre a Faculdade de Educação da UFMG e a Secretaria Municipal de Ensino de Belo Horizonte (RME/BH) e subsídios do MEC, sendo esta uma das áreas temáticas que constituiu o Curso de Especialização em Formação de Educadores/as para a Educação Básica (Laseb) em sua sexta edição. Trata-se de um projeto de formação continuada de educadores/as pioneiro no país, focalizando a temática da Educação e Cinema, realizado aos sábados, no período de março de 2013 a junho de 2015, do qual participaram 40 educadores/as da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e II, bem como diretores e bibliotecários de escolas da RME/BH. Quanto aos encaminhamentos metodológicos da pesquisa que deu origem ao artigo, constituiu-se de levantamento e análise de documentos, tendo como fonte o acervo do Laseb e da coordenação do Curso de Educação e Cinema. Entre outros pontos, destaca-se na proposta curricular desta Especialização a atividade de planejamento e elaboração de monografias de final de curso, que constituíram um registro, uma sistematização e análise dos projetos realizados pelos/as educadores/as. O Curso, cujo objetivo central foi o de contribuir para a formação estética e a reinvenção das práticas pedagógicas dos/as educadores/as com cinema e audiovisual, sustentou-se no pressuposto de que estes devem ser trazidos à escola e à docência, para que a humanizem, enriqueçam e ampliem, a educação de crianças, jovens e adultos. <hr/>ABSTRACT This article analyzes issues and aspects related to the first Specialization Course in Education and Cinema for teachers of public schools of Basic Education, made through an agreement between the Faculty of Education of UFMG and the Municipal Secretary of Education of Belo Horizonte (RME / BH) and grants from the MEC, this being one of the thematic areas that constituted the Specialization Course in Training of Educators for Basic Education (Laseb) in its sixth edition. It is a project of continuous training of educators / pioneers in the country, focusing on the theme of Education and Cinema, held on Saturdays, from March 2013 to June 2015, attended by 40 educators of Early Childhood Education , Elementary School I and II, as well as directors and school librarians of RME / BH. As far as the methodological orientations of the research that originated the article, was constituted of survey and analysis of documents, having as its source the Laseb collection and the coordination of the Education and Cinema Course. Among other points, the curricular proposal of this Specialization highlights the activity of planning and preparation of end-of-course monographs, which constituted a record, a systematization and analysis of the projects carried out by the educators. The course, whose main objective was to contribute to the aesthetic formation and the reinvention of the pedagogical practices of the educators with cinema and audiovisual, was based on the assumption that these should be brought to school and teaching, so that To humanize, enrich and expand the education of children, young people and adults. <hr/>RESUMEN El artículo analiza los problemas y aspectos relacionados con la primera especialización en Educación y Teatro para los profesores / los colegios públicos de educación básica, celebrado en virtud de un acuerdo entre la Facultad de Educación de la UFMG y la Municipal de Belo Horizonte Educación (RME / BH) y MEC becas, lo cual es una de las áreas temáticas que fue el Curso de Especialización en Formación de educadores / as para la Educación básica (Laseb) en su sexta edición. Esta es una continuación de los educadores proyecto de educación / el pionero en el país, centrándose en el tema de Educación y Cine, celebrado los sábados, a partir de marzo 2013 a junio 2015, al que asistieron 40 educadores / as de la educación infantil , la escuela primaria I y II, así como directores y bibliotecarios de escuelas RME / Ban. En cuanto a las referencias de investigación metodológica que llevaron al artículo, que consistía en la encuesta y el análisis de documentos, con la fuente de la colección Laseb y la coordinación de Educación y Curso de Cine. Entre otras cosas, se destaca en esta especialización propuesta curricular de la actividad de planificación y preparación del curso final de monografías, que constituyen un registro, sistematización y análisis de los proyectos llevados a cabo por los / las educadores / as. El curso, cuyo principal objetivo era contribuir a la formación estética y la reinvención de las prácticas pedagógicas de los / las educadores / as con el cine y audiovisual, fue sostenido en el supuesto de que éstas deben ser llevados a la escuela y la enseñanza, por lo humanizar, enriquecer y ampliar la educación de niños, jóvenes y adultos. <![CDATA[A estética negra de Zózimo Bulbul em cena:i novas possibilidades para pensar cinema, currículo e formação de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922017000200418&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Neste ensaio analisa-se a cinematografia negra de Zózimo Bulbul enquanto possibilidade de educação etnorracial na formação de professores. Para isso, o presente trabalho, em um primeiro momento, contextualiza brevemente a trajetória educacional e artística desse cineasta com o intuito de compreender seu pensamento e de verificar como, no futuro, ele se evidenciaria por meio do cinema. Em um segundo momento, relaciona-se as questões sobre o cinema de Bulbul, currículo e negritudes em uma perspectiva multi e intercultural na formação de professores. Por último, tais temáticas são inter-relacionadas quando se propõe uma análise fílmica de Alma no Olho (1974), primeiro curta-metragem produzido por Zózimo, em que conhecimentos e saberes são produzidos entre realidade e ficção, entre estranhamentos e emancipações dos sujeitos espectadores. <hr/>ABSTRACT This essay analyzes the black cinematography of Zózimo Bulbul as a possibility of Ethno-racial Education in Teacher Education. For this, the present work, in a first moment, briefly contextualizes the educational and artistic trajectory of this filmmaker with the intention to understand his thought and to verify how, in the future, he would was be evidenced through the cinema. In a second moment, the questions about the cinema of Bulbul, curriculum and blackness in a multi and intercultural perspective in the formation of teachers. Finally, such themes are interrelated when is proposed a film analysis of Alma in the Eye (1974), the first short film produced by Zózimo, in which knowledge and knowledge are produced between reality and fiction, between estrangement and emancipation of spectator subjects. <hr/>RESUMEN En este ensayo se analiza la cinematografía negra de Zózimo Bulbul como una posibilidad para la educación etnorracial en la formación docente. Para ello, en este documento, en un primer momento, se contextualiza brevemente la trayectoria educativa y artística de este cineasta con el fin de entender su forma de pensar y de ver cómo, en el futuro, lo demostraría a través de las películas. En una segunda etapa, se refiere a las preguntas sobre el cine de Bulbul, su plan de estudios y las negritudes, en una perspectiva multi e intercultural en la formación del profesorado. Por último, estos temas están relacionados entre sí cuando se propone un análisis fílmico de Alma en el ojo (1974), primer cortometraje producido por Zósimo, en el que conocimientos y saberes son producidos entre la realidad y la ficción, entre la extrañeza y la emancipación de los sujetos espectadores. <![CDATA[A iconoclastia no cinema e na pedagogía. Reflexões a partir de dois filmes infantis dos anos de 1930]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922017000200437&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMEN La iconoclastia es parte de una historia de las imágenes en la educación que toma en cuenta la multiplicidad de los sentidos. Entre las muchas e intensas pasiones suscitadas por las imágenes, se destaca la iconoclastia como un sentimiento fuerte que otorga mucho poder las imágenes -una reverencia y un miedo que lleva hasta el límite de destruirlas. Sin embargo, ha sido poco estudiada en la historia de la educación. En este artículo, me gustaría proponer una primera aproximación a través del análisis de dos películas infantiles de la década de 1930, Emil und die Detektive (Alemania, Gerhard Lamprecht, 1931) y Zéro de conduite (Francia, Jean Vigo, 1933), que incluyen varias escenas en las cuales se profanan monumentos y otros íconos de las autoridades tradicionales. A través de estas películas, me gustaría reflexionar sobre la ambivalencia del gesto iconoclasta, como una historia de revuelta contra las autoridades constituidas pero también como un movimiento que queda atrapado en un círculo de “fascinación, repulsión, destrucción, expiación… generado por la adoración de la imagen prohibida” (LATOUR, 2010, p. 70), un círculo que debería cuestionarse si se quieren abrir caminos para otras políticas y pedagogías de lo visual.<hr/>RESUMO A iconoclastia é uma parte da história das imagens em educação que considera sentidos múltiplos. Nas muitas e intensas paixões provocadas pelas imagens, destaca-se a iconoclastia como um sentimento forte que confere muitos poderes às imagens - uma reverência e um medo que leva ao ponto de destruí-las. Porém, a iconoclastia tem sido pouco estudada na história da educação. Neste artigo, proponho uma primeira aproximação entre a iconoclastia e a história da educação por meio da análise de dois filmes dos anos 1930 sobre crianças, Emil und die Detektive (Alemanha, Gerhard Lamprecht, 1931) e Zéro de conduite (França, Jean Vigo, 1933), que contêm várias cenas nas quais monumentos e outros ícones das autoridades tradicionais são profanados. A partir desses filmes, reflito sobre a ambivalência do gesto iconoclasta, como uma história da revolta contra as autoridades constituídas, mais também como um movimento que permanece em um círculo de “fascinação, repulsão, destruição, expiação... gerado pela adoração da imagem proibida” (LATOUR, 2010, p.70), um círculo a ser questionado se pretendemos abrir caminho para uma outra política do visual. <hr/>ABSTRACT Iconoclasm is a part of a history of images in education that takes into account multiple senses. In the many, intense passions triggered by images, iconoclasm stands out as a strong feeling that attaches enormous powers to images -a reverence and fear that leads to the point of destroying them. Yet, it has been scarcely studied in the history of education. In this paper, I would like to propose a first approach to iconoclasm through an analysis of two films on children and schooling from the 1930s, Emil und die Detektive (Germany, Gerhard Lamprecht, 1931) and Zéro de conduite (France, Jean Vigo, 1933), which include several scenes in which monuments and other icons of traditional authorities are desecrated. Through these films, I would like to reflect on the ambivalence of the iconoclast gesture in the history of pedagogy, as a history of revolt against constituted authorities but also as a movement that remains trapped in a circle of “fascination, repulsion, destruction, and atonement … generated by the forbidden-image worship” (LATOUR, 2010, p.70) -a circle that might need to be questioned if another politics of the visual is to be fought for. <![CDATA[Mulheres em projetos de educação pelo/para o cinema]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922017000200456&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo descreve a inserção e a trajetória de cinco mulheres pioneiras nas ações de educação para o cinema, a partir dos anos 1950, no Brasil e na América Latina. Analiticamente, trata-se de indagar como as mulheres passaram a ocupar lugares de mediação nas experiências de formação pelo/para o cinema, uma vez que os fazeres relativos aos saberes cinematográficos estiveram e ainda estão marcados pela majoritária presença masculina. Para isto recorre-se aos modelos conceituais de Norbert Elias e Pierre Bourdieu, que consideram as redes relacionais humanas no fluxo do tempo, observadas as interdependências e também as interações entre as estruturas sociais, as práticas e as trajetórias coletivas e individuais no espaço de possibilidades. Argumenta-se, ainda, que a ação dessas mulheres ofereceu as bases sobre as quais se construiu uma tradição de forte atuação feminina no campo das relações entre cinema e educação.<hr/>ABSTRACT This article describes the insertion and trajectory of five women pioneers in actions of education for the cinema, from years 1950, in Brazil and in Latin America. Analytically, it is a question of how women have taken up places of mediation in the experiences of formation for the cinema since the actions related to cinematographic knowledge have been and still are marked by the majority male presence. For this, we use the conceptual models of Norbert Elias and Pierre Bourdieu, who consider human relational networks in the flow of time, observing the interdependencies and also the interactions between social structures, practices and collective and individual trajectories in the space of possibilities. It is argued yet that the action of these women offered the bases on which was built a tradition of strong female performance in the context of relations between cinema and education.<hr/>RESUMEN Este artículo describe la inserción y la trayectoria de cinco mujeres pioneras en acciones de educación para el cine, a partir de los años 1950, en Brasil y América Latina. Analíticamente, se busca indagar como las mujeres pasaron a ocupar lugares de mediación en las experiencias de formación por el/para el cine, a pesar de que la práctica relativa a los saberes cinematográficos estuvieron y aún están marcados por la mayoritaria presencia masculina. Para esto, se recurre a los modelos conceptuales de Nobert Elias y Pierre Bourdieu, que consideran las redes relacionales humanas en el flujo del tiempo, observándose las interdependencias y también las interacciones entre las estructuras sociales, las prácticas y las trayectorias colectivas e individuales en el espacio de posibilidades. Se argumenta, además, que la acción de esas mujeres ofreció las bases sobre las cuales se construyó una tradición de fuerte actuación femenina en el campo de las relaciones entre cine y educación. <![CDATA[Assunção de responsabilidade e reflexão dirigida no curso de pedagogia: implicações para a adaptação e formação no ensino superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922017000200482&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Um ambiente acadêmico favorável à aprendizagem relaciona-se ao provimento de oportunidades de assunção de responsabilidade e de reflexão dirigida, as quais se referem à possibilidade de aplicar o conhecimento em circunstâncias diversificadas e de respectiva reflexão orientada. Objetivou-se identificar essas oportunidades em um curso de Pedagogia, na percepção de alunos e professores. Foram realizados grupos focais e os dados foram tratados por meio de análise de conteúdo, com o auxílio do software ALCESTE©. Os resultados demonstraram que o curso oferece diversas oportunidades para a participação ativa de seus alunos; no entanto, os estudantes do período noturno apresentam dificuldades para as usufruírem, não sendo disponibilizados serviços e propostas que atendam suas necessidades. Quanto às possibilidades de reflexão dirigida, deflagraram-se problemas no modo como o estágio curricular está configurado, resultando em lacunas importantes na formação dos graduandos.<hr/>ABSTRACT A conducive academic environment for learning relates to the provision of opportunities for the assumption of responsibility and directed reflection, which refer to the possibility of applying the knowledge to diverse circumstances and their respective directed and guided reflection. This study aimed to identify such opportunities at a Pedagogy course, in the perception of students and teachers. Focus groups were conducted and data were treated using content analysis, ran by the ALCESTE © software. Results showed that the course offers several opportunities for the active participation of students; however, students from the night classes present difficulties to take them, having no services and proposals that meet their needs. As for directed reflection opportunities, problems sparked up in the way the curriculum stage is set. These data reflect on the quality of the formation and adaptation of the students.<hr/>RESUMEN Un ambiente académico favorable al aprendizaje se relaciona al suministro de oportunidades de asunción de responsabilidad y de reflexión dirigida, las cuales se refieren a la posibilidad de aplicar el conocimiento en circunstancias diversificadas y de respectiva reflexión dirigida y orientada. Se objetivó identificar tales oportunidades en un curso de Pedagogía, en la percepción de alumnos y profesores. Fueron realizados grupos focales y los datos fueron tratados por medio de análisis de contenido, con auxilio del software ALCESTE©. Los resultados demostraron que el curso ofrece diversas oportunidades para la participación activa de sus alumnos; sin embargo, los estudiantes del período nocturno presentan dificultades para disfrutarlas, no siendo disponibles servicios y propuestas que atiendan sus necesidades. Cuanto a las posibilidades de reflexión dirigida, se deflagraran problemas en el modo como las prácticas curriculares están configuradas. Esos datos repercuten en la calidad de la formación y adaptación de los graduandos. <![CDATA[Necessidades psicológicas básicas: definições operacionais na docência universitária]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922017000200510&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A Self-Determination Theory (SDT) pressupõe que a qualidade autônoma da motivação resulta da interação equilibrada entre demandas internas do self e nutrientes contextuais, a partir da satisfação das necessidades psicológicas básicas (NPB) de autonomia, competência e pertencimento. Este estudo qualitativo teve por objetivo explorar as definições operacionais das NPB no âmbito da docência na Educação Superior. Para tanto, a amostra de professores universitários respondeu, de forma anônima e voluntária, a três questões abertas abordando a temática, analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Como resultado, emergiram sete descritores operacionais para definir Autonomia, além de uma subcategoria crítica; sete para Competência e cinco para Pertencimento, detalhados e debatidos em consonância à docência. Embora circunscritos a uma amostra, são resultados potencialmente relevantes para subsidiar a compreensão e os avanços no campo motivacional, bem como para a promoção de políticas voltadas à satisfação e ao bem-estar psicológico do profissional docente da Educação Superior. <hr/>ABSTRACT Self-Determination Theory (SDT) maintains that the autonomous quality of motivation results from the balanced interaction between internal demands of the self and contextual nutrients from the satisfaction of basic psychological needs (NPB) of autonomy, competence and relatedness. This qualitative study aims to explore the operational definitions of NPB in the context of teaching in Higher Education. For this purpose, a sample of higher education academics answered, anonymously and voluntarily, three open questions, which analyzed by Discursive Textual Analysis. As a result, seven operational descriptors emerged defining autonomy, as well as a critical subcategory; seven of these are for competence and five for relatedness, which are discussed in detail and in relation to teaching in Higher Education. Although confined to a single sample, results are potentially relevant for our understanding and advances in the field of motivational as well as for the promotion of policies focusing on satisfying and meeting the psychological well-being of Higher Education faculty members. <hr/>RESUMEN La Self-Determination Theory (SDT) asume que la calidad autónoma de la motivación resulta de la interacción equilibrada entre las demandas internas de lo self y los nutrientes del contexto, a partir de la satisfacción de las necesidades psicológicas básicas (NPB) de autonomía, competencia y pertenencia. Este estudio cualitativo tuvo como objetivo explorar las definiciones operativas de las NPB en el contexto de la enseñanza en la Educación Superior. Por lo tanto, la muestra de profesores universitarios respondió, de forma anónima y voluntaria, a tres preguntas abiertas que tratan el tema, analizadas mediante Análisis Textual Discursiva. Como resultado, surgió siete descriptores operativos para definir la Autonomía, así como una subcategoría crítica; siete para la Competencia y cinco por Perteneciente, detallado y debatido en consonancia a la enseñanza. Aunque restringidos a una muestra, son resultados potencialmente relevantes para subsidiar la comprensión y avances en el campo de motivación, así como para la promoción de políticas enfocadas en la satisfacción y con el bienestar psicológico del profesional de la enseñanza de la Educación Superior. <![CDATA[Cidades Virtuais: a inovação no processo de ensino aprendizagem universitário com a utilização do jogo SimCity]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922017000200532&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO No século XXI, em plena revolução tecnológica e era da informação, o Professor é cotidianamente desafiado a se reinventar e buscar formas, processos, métodos, ferramentas e recursos didático-pedagógicos cativantes e inovadores. O modelo mental do estudante contemporâneo não se satisfaz com o tradicional ensinar por meio de lousa/quadro, giz/pincel e aula expositiva. Nesse contexto, o profissional-chave da educação deve lançar mão e se apropriar das novas tecnologias, na perspectiva da inovação, para tornar o processo de ensino aprendizagem mais eficiente e eficaz. De maneira geral, este trabalho busca trazer à luz a experiência do projeto “Cidades Virtuais”. O projeto “Cidades Virtuais” consiste na introdução planejada de uma dinâmica didático-pedagógica empreendida no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Vila Velha (UVV), que possibilita a utilização do famoso jogo SimCity para favorecer a conexão dos conhecimentos teórico-conceituais com as atividades práticas em ambiente virtual. Sendo implementado desde agosto de 2014, o referido projeto está proporcionando um maior envolvimento por parte dos alunos de Arquitetura e Urbanismo da UVV, bem como uma maior difusão, compartilhamento de ideias e inserção social de práticas de ensino aprendizagem inovadoras, na comunidade científica, o que amplia as possibilidades de aperfeiçoamento e replicação. <hr/>ABSTRACT In the twenty-first century, in technological revolution and the information age, the teacher is daily challenged to reinvent herself and find ways, processes, methods, tools and engaging and innovative teaching-learning resources. The mental model of the contemporary student is not satisfied with the traditional teaching through blackboard, chalk and lecture. In this context, the teacher must take hold and take ownership of new technologies from the perspective of innovation, to make it more efficient and effective teaching-learning process. Overall, this work seeks to bring to light the experience of the project "Virtual Cities". The project "Virtual Cities" is the planned introduction of a didactic and pedagogical dynamics undertaken in the course of Architecture and Urbanism at the University Vila Velha (UVV), which enables the use of the famous SimCity game to favor the connection of theoretical and conceptual knowledge with activities practices in a virtual environment. Been implemented since August 2014, this project is providing a greater involvement by the students of Architecture and Urbanism of the UVV as well as greater dissemination, sharing of ideas and social integration of innovative teaching and learning practices in the scientific community, which expands possibilities for improvement and replication. <hr/>RESUMEN En el siglo XXI, en plena revolución tecnológica y la era de la información, el profesor tiene el desafío de reinventarse a sí mismos y encontrar formas, procesos, métodos, herramientas y recursos de enseñanza-aprendizaje innovadores. El modelo mental del estudiante contemporáneo no está satisfecho con la enseñanza tradicional a través de la pizarra, tiza y clase de exposición. En este contexto, el profesor debe utilizar las nuevas tecnologías, en perspectiva de la innovación, para que sea más eficiente y eficaz lo proceso de enseñanza-aprendizaje. En general, este trabajo pretende dar a conocer la experiencia del proyecto "Ciudades Virtuales". El proyecto "Ciudades Virtuales" es la introducción prevista de una dinámica didáctica y pedagógica realizada en el curso de Arquitectura y Urbanismo de la Universidad de Vila Velha (UVV), lo que permite el uso del famoso juego SimCity para favorecer la conexión con el conocimiento teórico y conceptual con actividades prácticas en el entorno virtual. Puesto en práctica desde agosto de 2014, este proyecto está permitiendo una mayor implicación de los estudiantes de Arquitectura y Urbanismo de la UVV, así como una mayor difusión, el intercambio de ideas y la integración social de las prácticas de enseñanza y aprendizaje innovadores, la comunidad científica, lo que amplía las posibilidades de reproducción y de mejora del proyecto "Ciudades Virtuales". <![CDATA[Sobre o uso pedagógico da imagem fílmica na escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922017000200550&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O presente ensaio problematiza, por meio de um procedimento analítico-argumentativo, a presença da imagem cinematográfica no contexto da cultura visual a partir do entendimento de que o filme pode ser utilizado pedagogicamente no espaço escolar. Argumenta que, na sociedade atual, a relação tricotômica entre imagem, cinema e conhecimento se configura como uma questão que deve ser analisada teoricamente, abordada com a devida consciência crítica e trabalhada pedagogicamente com competência, tendo em vista o cumprimento dos fins sociais da educação escolar, a especificidade da linguagem cinematográfica e seus possíveis vínculos com a natureza epistêmica do saber elaborado. <hr/>ABSTRACT This essay studies the problem, from an analytical and argumentative procedure, of the presence of the cinematographic image in the context of visual culture from the perspective that film can be used pedagogically in the school environment. It argues that in current society, the triatomic relationship which exists between image, cinema and knowledge constitutes a question which must be analysed theoretically, approached with the necessary critical conscience and worked out pedagogically with competence, bearing in mind the realization of the social goals of school education and, specifically, of cinematographic language and its possible links with the epistemic nature of the knowledge outlined. <hr/>RESUMEN En esse ensayo se analiza, a partir de un procedimiento analítico y argumentativo, la presencia de la imagen cinematográfica en el contexto de la cultura visual desde el entendimiento de que la película se puede utilizar pedagógicamente en la escuela. Sostiene que en la sociedad actual, la relación existente entre la imagen tricotómica, el cine y el conocimiento se configura como un tema que debe ser analizado teóricamente se acercó con la debida conciencia crítica y trabajó pedagógicamente responsables, con el fin de cumplir con los objetivos sociales de la educación escolar la especificidad del lenguaje cinematográfico y su posible relación con la naturaleza epistémica del conocimiento producido. <![CDATA[Efeito do videogame no desempenho de teste de conhecimentos de alunos da disciplina “exercício profissional e deontologia em fisioterapia” da Universidade de Brasília]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922017000200570&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT The current study had the objective of evaluate the long term effect of the educational video game (EVG) in the specific knowledge test (SKT) performance, opinion of satisfaction with the discipline (SAT) and learning perception of the subject matter (LP) of a graduation discipline in the Physiotherapy course of the University of Brasília (UNB). This study is a randomized clinical trial with two groups: Experimental Group (EG): Attending instead presential classes with extra time for EVG. Control Group (CG): only attending regular timeclasses. The classes occurred once a week with the presence of both groups. Students allocated in EG needed to access the EVG platform once a week. After 17 weeks, the assessment tools were applied for the dependent variables: (I) SKT, (2) SAT and (3) LP. The Student t test was used to compare the SKT means between groups and for the absolute and relative frequencies, were used to report SAT and LP scales. The data was analyzed with statistical significance of 5%. The sample consisted of a total of 71 students (22,83 [±3,35] years old), including 62 females (87,3%) and 9 males (12,7%) individuals. There was a significant statistical difference between EG and CG in SKT (p=0.006), with the EG having higher means than CG. Regarding the secondary endpoints EG had 100% answers in categories 4 and 5, while the GC also showed responses in category 3. The study results points that de EVG was able to improve the performance in the SKT. The SAT results may indicate that the use of the EVG can increase the satisfaction with the discipline and the learning perception of the subject matter. <hr/>RESUMO O presente estudo teve como objetivo avaliar o efeito de longo prazo do vídeo game educacional (VGE) no desempenho em teste de conhecimentos específicos (TCE), opinião de satisfação com a disciplina (SAT) e percepção de aprendizagem dos conteúdos (PA) de uma disciplina da graduação em fisioterapia da Universidade de Brasília. Trata-se de um ensaio clínico randomizado com dois grupos: Grupo Experimental (GE): aulas presencias e uso semanal do VGE extraclasse; Grupo Controle (GC): apenas aulas presenciais. As aulas presenciais ocorreram uma vez por semana com ambos os grupos presentes. Os alunos do GE precisaram acessar a plataforma do VGE uma vez por semana. Após 17 semanas foram aplicados os instrumentos de avaliação das variáveis dependentes: (I) TCE; (2) SAT; (3) PA. Utilizamos o teste t Student para comparar as médias do TCE entre os grupos e frequências absolutas e relativas para reportar as escalas SAT e PA. Os dados foram analisados com nível de significância 5%. A amostra foi composta por um total de 71 alunos (22,83 [±3,35] anos de idade), sendo 62 indivíduos do sexo feminino (87,3%) e 09 do sexo masculinos (12,7%). Houve diferença estatisticamente significante entre GE e GC no TCE (p = 0.006), apresentando o GE maior média que o GC. Em relação aos desfechos secundários O GE apresentou 100% das respostas nas categorias 4 e 5, enquanto, o GC também apresentou respostas na categoria 3. Os resultados da pesquisa indicaram que o VGE foi capaz de melhorar o desempenho em teste de conhecimentos específicos. Os resultados de opinião parecem indicar que a utilização do VGE pode aumentar a satisfação com a disciplina e a percepção de aprendizados do conteúdo. <hr/>RESUMEN El estudio tuvo como objetivo evaluar el efecto a largo plazo del videojuego educativo (VJE) en la realización de la prueba de conocimientos específicos (TCE), opinión de la satisfacción con la disciplina (SAT) y la percepción de los contenidos de aprendizaje (PCA) del curso de graduación en fisioterapia en la Universidad de Brasilia. Se trata de un ensayo clínico aleatorizado con dos grupos: grupo experimental (GE): clases presenciales y uso semanal de VJE extra clase; Grupo control (GC): sólo las clases presenciales. Las clases ocurrieran una vez por semana con los dos grupos presentes. Los estudiantes del grupo GE necesitaban acesar a la plataforma VJE una vez a la semana. Después de 17 semanas, se aplicaron los instrumentos de evaluación de las variables dependientes: TCE (I); (2) SAT; (3) PCA. Se utilizó el Test t de Student para comparar las medias del TCE entre los grupos y las frecuencias absolutas y relativas, para informar las escalas del SAT y PCA. Los datos se analizaron con nivel de significación de 5%. La muestra estuvo constituida por un total de 71 estudiantes (22,83 [± 3,35] años), 62 mujeres (87,3%) y 09 hombres (12,7%). No hubo diferencias significativas entre GE y GC en el TCE (p = 0,006), con GE teniendo medias superiores a GC. Mientras los criterios de valoración secundarios GE tuvo 100% de las respuestas en las categorías 4 y 5, mientras que el GC también mostró respuestas en la categoría 3. Los resultados indicaron que el VJE fue capaz de mejorar el rendimiento en la prueba de conocimientos específicos. Los resultados de laopiniones parecen indicar que la utilización del VJE puede aumentar la satisfacción con la disciplina y la percepción de los contenidos de aprendizaje.