Scielo RSS <![CDATA[ETD Educação Temática Digital]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1676-259220180002&lang=pt vol. 20 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Brasil/Portugal: possibilidade de uma escola justa e das artes de fazer o comum]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922018000200298&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Quando as escolas públicas se põem à prova da inclusão escolar: sobre as artes de fazer o comum - plural - nas escolas, em busca do justo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922018000200301&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Justiça e democracia na escola: a arte de justificar práticas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922018000200305&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Introdução : O artigo propõe-se a caracterizar a estruturação da experiência escolar no sentido de tornar visíveis as injustiças que a compõem, bem como ampliar a compreensão sobre as concepções de justiça escolar por parte de sujeitos brasileiros e portugueses em termos de sua organização e justificação na contemporaneidade. A análise é distinta e complementar ao viés jurídico que vem tendo centralidade nos debates educacionais quando o assunto é Justiça. Método: Apresenta resultados de pesquisa que teve por objetivo analisar concepções de estudantes de escolas brasileiras e portuguesas a respeito de justiça, escola justa, práticas justas/ injustas no interior da organização escolar. O estudo de casos recorreu a entrevistas realizadas em 4 escolas de ensino médio, cujos dados foram analisados com base na bordagem da Análise de Conteúdo. Resultados e Conclusão: Tais dados nos estimulam a considerar que o sentimento de injustiça é mais presente nas escolas brasileiras, em que professores e alunos apontam vivências de indisciplinas e violências no cotidiano escolar, justificando práticas injustas, alertando para as distintas formas que assume a desigualdade social em ambos os países. <hr/>ABSTRACT Introduction: The article proposes to characterize the structure of the school experience to make visible the injustices that compose it, as well as to extend the understanding on the conceptions of school justice by Brazilian and Portuguese subjects in terms of their organization and justification in the contemporaneity. The analysis is distinct and complementary to the legal bias that has been central in educational debates when it comes to justice. Method: It presents research results that aimed to analyze conceptions of students from Brazilian and Portuguese schools regarding justice, fair school, fair / unfair practices within the school organization. The case study used interviews conducted in 4 high schools, whose data were analyzed based on the Content Analysis approach. Results and Conclusion: These data stimulate us to consider that the sense of injustice is more present in Brazilian schools, in which teachers and students point out experiences of indiscipline and violence in school daily life, justifying unfair practices, alerting to the different forms that social inequality assumes in both countries. <hr/>RESUMEN Introducción: El artículo se propone caracterizar la estructuración de la experiencia escolar en el sentido de hacer visibles las injusticias que la componen, así como ampliar la comprensión sobre las concepciones de justicia escolar por parte de sujetos brasileños y portugueses en términos de su organización y justificación en la contemporaneidad. El análisis es distinto y complementario al sesgo jurídico que viene teniendo centralidad en los debates educativos cuando el asunto es Justicia. Método: Presenta resultados de investigación que tuvo por objetivo analizar concepciones de estudiantes de escuelas brasileñas y portuguesas acerca de justicia, escuela justa, prácticas justas / injustas en el interior de la organización escolar. El estudio de casos recurrió a entrevistas realizadas en 4 escuelas de secundaria, cuyos datos fueron analizados con base en el abordaje del Análisis de Contenido. Resultados y Conclusión: Tales datos nos estimulan a considerar que el sentimiento de injusticia es más presente en las escuelas brasileñas, en que profesores y alumnos apuntan vivencias de indisciplinas y violencias en el cotidiano escolar, justificando prácticas injustas, alertando para las distintas formas que asume la desigualdad social en ambos países. <![CDATA[Mediação de conflitos, justiça restaurativa: caminhos para uma escola mais justa?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922018000200325&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Apresentaremos alguns resultados da pesquisa Justiça, direitos humanos e violência: a escola justa e as práticas da justiça restaurativa, no marco do projeto Justiça e Educação1, uma política pública da SEE/São Paulo, que propõe, entre outras medidas, a formação de professores mediadores e a justiça restaurativa nas escolas. Realizamos um estudo da política, uma revisão bibliográfica e aplicamos questionários e entrevistas com professoras(es) mediadoras(es). As perguntas sobre o que seria o "justo" foram: uma escola com as relações escolares judicializadas seria uma escola mais justa? A formalização das práticas de justiça leva a mais justiça? O professor justo é aquele que recebeu o título de professor mediador? Os resultados nos mostram os dilemas de uma política hesitante e o difícil lugar que estes professores ocupam nas escolas.<hr/>ABSTRACT We present some findings from the research Justice, human rights and violence: the fair school and the initiatives of restorative justice, in the context of the project Justice and Education, a public policy set forth by São Paulo’s Department of Education and that suggests, among other measures, the preparation of mediators/teachers and restorative justice in schools. We conduct a case study of said public policy, a literature review and apply questionnaires and interviews to the teachers/mediators. The questions regarding what would be ‘fair’ were: a school with judicial disputes arising from its relations would be fair? The formalization of the practices of fairness effectively increases the degree of fairness? A fair teacher is whom received the title of mediator/teacher? The results show the dilemmas of an uncertain and hesitant public policy and the difficult positions these teachers occupy in schools.<hr/>RESUMEN Presentaremos algunos resultados de la investigación denominada Justicia, derechos humanos y violencia: la escuela justa y las prácticas restaurativas, en el marco del proyecto Justicia y Educación, una política pública de la SEE/São Paulo, que propone, entre otras medidas, la formación de profesores mediadores y la justicia restaurativa. Hicimos un estudio de la política, una revisión de la bibliografía y aplicamos cuestionario y entrevistas con profesoras(es) mediadoras(es). Las preguntas sobre lo que seria lo "justo" fueron: una escuela con las relaciones escolares judicializadas seria una escuela más justa? La formalización de las prácticas de justicia llevaría a más justicia? El profesor justo es aquél que recibió el título de profesor mediador? Los resultados nos muestran los dilemas de una política con hesitaciones y el difícil lugar ocupado por eses profesores en las escuelas. <![CDATA[A judicialização da escola: o papel dos conselhos tutelares na mediação dos conflitos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922018000200343&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO As muitas facetas da violência que hoje adentram as diversas instituições de ensino, o cotidiano de professores e tem promovido desestabilizações as muitas concepções de ensino e aprendizagem. As diversas violências escolares que vão desde de conflitos interpessoais, as agressões físicas e psíquicas, indisciplinas e os grandes episódios de massacre desafiam o cotidiano de toda comunidade escolar incitando à construção de “práticas outras” que levem em conta um olhar crítico sobre a cultura específica da escola. Dessa forma, o atual contexto da educação brasileira nos coloca a urgente tarefa de pensar as relações entre uma cultura escolar marcada por violências e a crescente judicialização das relações escolares. Trata-se de discutir os conflitos que conduzem a inserção do sistema jurídico na escola como uma instituição julgadora das concepções de justiça que devem ser legitimadas. A partir dessas ponderações o artigo é dividido em três partes encadeadas. A primeira parte compreende as singularidades das violências escolares. A segunda parte investiga empiricamente o papel da escola nos casos de judicialização dos conflitos e sugere estratégias/alternativas de compreensão/solução das violências escolares que minimizem a recorrência ao judiciário. Por fim, a terceira e última parte apresenta uma concepção de justiça restaurativa como uma alternativa à judicialização e construção de uma escola mais justa. A principal defesa desse artigo consiste no entendimento de que judicializar a escola não apenas enfraquece a autonomia escolar, mas viabiliza que uma cultura jurídica não sensível às situações vivenciadas na escola determine os caminhos a serem seguidos.<hr/>ABSTRACT The many facets of violence that, enter the various educational institutions, invade the everyday of teachers and has been promoting destabilization among the many conceptions of teaching and learning. The various forms of school violence ranging from interpersonal conflicts, physical and psychic aggression, indiscipline and the episodes of massacre challenge the daily life of the entire school community, inciting the construction of "other practices" that take into account a critical look at the specific school’s culture. Thus, the current context of Brazilian education places the urgent task of thinking about the relations between a school’s culture marked by violence and the increasing judicialization of school relations. It is a matter of discussing the conflicts that lead us to the insertion of the legal system at the school as an institution that judges the conceptions of justice that must be legitimized. From these thoughts the article is divided into three linked parts. The first part comprises the singularities of school violence. The second part empirically investigates the role of the school in cases of conflict judicialization and suggests strategies / alternatives for understanding / solving school violence that minimize the search for the judiciary. Finally, the third and final part presents a conception of restorative justice as an alternative to the judicialization and construction of a more just school. The main defense of this article consists in the understanding that the judicialization of the school not only weakens the school autonomy, but allows a legal culture not sensitive to the situations experienced in the school to determine the paths to be followed.<hr/>RESUMEN Las muchas facetas de la violencia que hoy adentran las diversas instituciones de enseñanza el cotidiano de profesores y ha promovido desestabilizaciones las muchas concepciones de enseñanza y aprendizaje. Las diversas violencias escolares que van desde conflictos interpersonales, las agresiones físicas y psíquicas, indisciplinas y los grandes episodios de masacre desafían el cotidiano de toda comunidad escolar incitando a la construcción de "prácticas otras" que tengan en cuenta una mirada crítica sobre la cultura específica de la escuela. De esta forma, el actual contexto de la educación brasileña nos plantea la urgente tarea de pensar las relaciones entre una cultura escolar marcada por violencias y la creciente judicialización de las relaciones escolares. Se trata de discutir los conflictos que conducen a la inserción del sistema jurídico en la escuela como una institución juzgadora de las concepciones de justicia que deben ser legitimadas. A partir de esas ponderaciones el artículo se divide en tres partes encadenadas. La primera parte comprende las singularidades de las violencias escolares. La segunda parte investiga empíricamente el papel de la escuela en los casos de judicialización de los conflictos y sugiere estrategias / alternativas de comprensión / solución de las violencias escolares que minimicen la recurrencia al poder judicial. Por último, la tercera y última parte presenta una concepción de justicia restaurativa como una alternativa a la judicialización y construcción de una escuela más justa. La principal defensa de este artículo consiste en el entendimiento que judicializar la escuela no sólo debilita la autonomía escolar, pero viabiliza que una cultura jurídica no sensible a las situaciones vivenciadas en la escuela determine los caminos a seguir. <![CDATA[Pistas para um agir criançável nas experiências de conflito]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922018000200368&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O campo discursivo da “indisciplina”, do “conflito” e da “violência na escola” tem sido estratégico para colocar em análise as tensões e os paradoxos que se efetuam no cotidiano escolar, especialmente no tocante às relações de poder adulto-criança. Nesse âmbito, temos visto serem privilegiadas respostas pautadas em lógicas individualizantes, punitivas, judicializantes e medicalizantes que fragilizam a sustentação dos espaços públicos na escola e o exercício coletivo e compartilhado de análise da produção desses modos de funcionamento escolar e da variabilidade e singularidade de seus processos. Este artigo busca discutir algumas pistas ético-políticas para dispor no território escolar, em diálogo com aportes da sociologia da infância, da psicanálise e da análise institucional, visando a experimentação de outras temporalidades e outros sentidos para as experiências conflituosas, tendo como nortes a legitimidade do agir político de crianças e adolescentes e a utopia ativa de uma escola justa e democrática. Para tanto, nos valeremos da apresentação de vinhetas do cotidiano escolar que nos permitirão evidenciar a potência analisadora das insurgências de crianças e adolescentes assim como certas linhas de produção do descriançável ou do criançável.<hr/>ABSTRACT The discursive field of indiscipline, conflict and violence at school has been strategic to analyze the tensions and the paradox that exist in the school environment, specially towards the power relation between adults and children. In this scope, we have seen more commonly actions that favors a logic that is individualistic, punisher, judicialized and medicalized, that fragilizes the maintenance of public spaces at schools as well as the shared and collaborative exercise of the analysis of the production of these school functional modes and its processe's variabilities and singularities. This article aims to discuss some ethic-political factors for use in the school scope, dialoguing with inputs from childhood sociology, psychoanalysis and institutional analysis, to promote the experimentation of other temporalities and meanings for conflictual experiences, having as a north the legitimacy of the political expression of a child or an adolescent and the active utopia of a just and democratic school. To achieve this goal, it will be employed sketches that will present the school quotidian and will allow us to evidentiate the analitical power of the insurgence of the child or adolescent as certain production lines of ‘childness’ and ‘unchildness’.<hr/>RESUMEN El campo discursivo de la indisciplina, de lo conflicto y de la violencia en la escuela es estratégico para poner en análisis las tensiones y las paradojas del cotidiano escolar, especialmente en lo que se refiere a las relaciones de poder entre el mundo adulto y el infantil. En ese ámbito son privilegiadas, en general, las respuestas pautadas en lógicas individualizantes, punitivas, judicializantes y medicalizantes que fragilizan la sustentación de los espacios públicos en la escuela, como también el ejercicio colectivo y compartido del análisis de la producción de esos modos de funcionamiento escolar y de la variedad y la singularidad de sus procesos. Este artículo pretende discutir algunas pistas ético-políticas para ofrecer al territorio escolar, en diálogo con los aportes de la sociología de la infancia, psicoanálisis y análisis institucional, objetivando ensayar otras temporalidades y sentidos para las experiencias conflictivas, legitimando la actuación política de infantes y adolescentes y la utopía activa de una escuela justa y democrática. Para tanto, nos valdremos de la presentación de escenas del cotidiano escolar que nos permitirán poner en evidencia la potencia analizadora de las insurgencias de infantes y adolescentes así como ciertas líneas de producción de lo ‘niñable’ o de lo ‘noniñable’. <![CDATA[Educar a sexualidade a várias temperaturas na escola portuguesa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922018000200391&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO As hesitações na implementação das políticas e das ações públicas associadas à educação sexual em meio escolar, desnudam a sua natureza delicada e turbulenta. As exigências de ações coordenadas na escola para as concretizar acentuam a existência de zonas problemáticas entre o modo como professores e técnicos de saúde as concebem criativamente. As ilações analíticas das (des) coordenações atuantes decorrem de análises etnográficas baseadas em metodologias qualitativas. Com efeito, combinar saberes derivados da educação e da saúde, exaltam matizes de delicadeza dos conteúdos e formatos da educação sexual - sexualidade e sexo, corporeidade e corpo. O mesmo acontece com os problemas resultantes de fronteiras pouco nítidas entre domínios do íntimo e do público. Entre as modalidades de intervenção próxima ou distante, ou em suas composições mescladas, as ações em prol de educar em função de boas práticas sexuais, mostram formas de investir assentes em compromissos distintos. De outro lado, as formas investidas têm em consideração as maneiras como os alunos se envolvem e reagem em função da natureza destas ações. Como adolescentes e jovens as suas reações reforçam as nuances problemáticas nas artes de fazer o comum no plural na escola.<hr/>ABSTRACT The hesitations in the implementation of public policies and actions associated with sex education in schools reveal its delicate and turbulent nature. The demands of coordinated actions in the school to achieve them accentuate the existence of problematic areas between the way teachers and health technicians creatively conceive them. The analytical conclusions drawn from the acting (dis)co-ordinations derive from ethnographic analyses based on qualitative methodologies. In fact, combining knowledge derived from education and health exalts delicate nuances of the contents and formats of sexual education - sexuality and sex, corporeity and body. The same is true with problems resulting from unclear boundaries between the domains of the intimate and the public. Among the modalities of proximate or distant intervention, or in their mixed compositions, actions to educate in terms of good sexual practices show forms of investing based on different compromises. On the other hand, the invested forms take into account the ways in which students engage and react according to the nature of these actions. As adolescents and young people, their reactions reinforce the problematic nuances in the arts of making the common in the plural within school.<hr/>RESUMEN Las vacilaciones en la implementación de las políticas y de las acciones públicas asociadas a la educación sexual en medio escolar, desnudan su naturaleza delicada y turbulenta. Las exigencias de acciones coordinadas en la escuela para concretarlas acentúan la existencia de regiones problemáticas entre el modo como los profesores y los técnicos de salud las conciben creativamente. Las ilaciones analíticas de las (des)coordinaciones actuantes provienen de análisis etnográficos basados en metodologías cualitativas. Entre las modalidades de intervención cercana o distante, o en sus composiciones mezcladas, las acciones a fin de educar en función de buenas prácticas sexuales, muestran formas de invertir basadas en compromisos distintos. Por otro lado, las formas invertidas tienen en cuenta las maneras como los alumnos se implican y reaccionan en función de la naturaleza de estas acciones. En efecto, combinar saberes provenidos de la educación y de la salud, exaltan matices de delicadeza de los contenidos y formatos de la educación sexual - sexualidad y sexo, corporeidad y cuerpo. Lo mismo sucede con los problemas derivados de las fronteras poco nítidas entre los ámbitos del privado y del público. En su condición de adolescentes y jóvenes, sus reacciones refuerzan los matices problemáticos en las artes de hacer lo común en el plural en la escuela. <![CDATA[Melhorar o mundo, a escola e a si próprio: os caminhos entrecruzados da experiência juvenil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922018000200413&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O problema da apatia política, sobretudo dos mais jovens, constitui-se atualmente como uma séria ameaça à qualidade da democracia. À escola, como instância socializadora, é justamente pedido que trabalhe as competências críticas dos mais jovens, bem como as suas capacidades de subir em generalização, ajudando-os a ler o mundo. Contudo, o problema da apatia dos jovens estende-se às próprias atividades em comum realizadas em contexto escolar. O problema coloca-se tanto a uma escala macro como micro. Com vista a explorar as razões desta apatia, pretende-se dar conta neste artigo das tarefas que a educação pode ser chamada a desempenhar para a melhoria da democracia. Neste sentido, por meio do recurso a material empírico coletado em pesquisa em três escolas secundárias de Lisboa, mormente a partir de entrevistas semiestruturadas e observação de atividades promovidas pelos próprios estudantes, os resultados sugerem uma pluralidade de engajamentos e de relações com a política, correspondentes a uma diversidade de tarefas que a escola pode vir a desempenhar na formação política dos jovens. Assim, paralelamente à socialização política clássica, descortina-se o engajamento por individuação, caracterizado essencialmente pela participação na vida da escola e pela vontade de experimentação, e o engajamento por subjetivação, o qual se apresenta como uma problematização da política centrada no aperfeiçoamento de si próprio. Estes engajamentos, componíveis entre si, representam tanto diferentes formas de ser como quadros morais de avaliação e de ação. Eles dão conta de um domínio alargado da política enquanto experiência de relação com o mundo.<hr/>ABSTRACT The problem of political apathy, especially among the younger ones, is a serious threat to the quality of democracy. The school, as a socializing forum, it is asked to work on the critical competences of the young, as well as their capacities to increase their judgements in generalization, helping them to read the world. However, the problem of apathy among young people extends to the activities in school context. The problem arises on both a macro and micro scale. In order to explore the reasons for this apathy, we intend in this article to give an account of the tasks that education can be called to play in order to improve democracy. In this sense, through the use of empirical research material collected in three secondary schools in Lisbon, mainly through semistructured interviews and observation of activities promoted by the students themselves, the results suggest a plurality of engagements and relations with politics, corresponding to a diversity of tasks that the school can play in the political formation of young people. Thus, in parallel with classical political socialization, we find the engagement by individuation, characterized essentially by participation in the life of the school and by the will of experimentation, and the engagement by subjectivation, as a problematization of politics centered on young’s own self-improvement. These engagements, which can be combined together, represent different forms of being as moral frameworks of evaluation and action. They account for a broader domain of politics as an experience of relationship with the world.<hr/>RESUMEN El problema de la apatía política, especialmente entre los más jóvenes, es una seria amenaza para la calidad de la democracia. A la escuela, como foro de socialización, se le pide acertadamente que trabaje en las competencias críticas de los jóvenes, así como en sus capacidades para aumentar sus juicios de generalización, ayudándolos a leer el mundo. Sin embargo, el problema de la apatía entre los jóvenes se extiende a las actividades en el contexto escolar. El problema surge tanto a escala macro como micro. Con el fin de explorar las razones de esta apatía, pretendemos dar cuenta de las tareas que la educación puede ser llamada a desempeñar para mejorar la democracia. En este sentido, a través del uso de material de investigación empírico recogido en tres escuelas secundarias de Lisboa, principalmente a través de entrevistas semiestruturadas y observación de actividades promovidas por los propios alumnos, los resultados sugieren una pluralidad de compromisos y relaciones con la política, que corresponden a una diversidad de tareas que la escuela puede desempeñar en la formación política de los jóvenes. Así, paralelamente a la socialización política clásica, encontramos el compromiso por individuación, caracterizado esencialmente por la participación en la vida de la escuela y por la voluntad de experimentación, y el compromiso por la subjetivación, como una problematización de la política centrada en su propia auto-mejora. Estos compromisos, que pueden ser combinados, representan tanto diferentes formas de ser como marcos morales de evaluación y acción. Representan un ámbito más amplio de la política como una experiencia de relación con el mundo. <![CDATA[A autoridade docente e a complexa fabricação do comum: tensões e críticas na intervenção das famílias no trabalho dos professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922018000200434&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Com a massificação da escolarização, alunos oriundos de meios social e culturalmente mais diversificados protagonizam trajetos escolares mais prolongados. Sustentadas em diretrizes políticas transnacionais, estas mudanças ocorrem também no contexto de uma instituição escolar moldada pelo paradigma da eficácia escolar. Nesta nova conjuntura, os moldes tradicionais em que é exercida autoridade dos professores são colocados à prova. No quadro do conjunto das profundas mudanças políticas, sociais e organizacionais que marcam o sistema educativo nas últimas décadas, pretende-se neste artigo explorar diferentes sentidos críticos mobilizados pelos professores relativamente à relação com os pais/Encarregados de Educação - em que dimensões da atividade docente essa intervenção é mais suscetível de acontecer e que juízos críticos são mobilizados por estes profissionais.<hr/>ABSTRACT With the massification of schooling, students from socially and culturally more diversified backgrounds carry out longer school trajectories. Sustained in transnational political orientations, these changes also occur in the context of a school institution shaped by the paradigm of school effectiveness. In this new conjuncture, the traditional models in which teachers' authority is exercised are put to the test. In the context of a set of profound political, social and organizational changes that mark the educational system in the last decades, this article intends to explore different critical senses mobilized by teachers regarding the relationship with parents - in which dimensions of the teaching activity this intervention is more likely to happen and the critical judgments are produced by these professionals regarding them.<hr/>RESUMEN Con la masificación de la escolarización, alumnos oriundos de medios social y culturalmente más diversificados protagonizan trayectos escolares más prolongados. Sostenidas en directrices políticas transnacionales, estos cambios ocurren también en el contexto de una institución escolar moldeada por el paradigma de la eficácia escolar. En esta nueva coyuntura, los moldes tradicionales en que se ejerce la autoridad de los profesores se ponen a prueba. En el marco del conjunto de los profundos cambios políticos, sociales y organizacionales que marcan el sistema educativo en las últimas décadas, se pretende en este artículo explorar diferentes sentidos críticos movilizados por los profesores en relación a la relación con los padres/Encargados de Educación - en qué dimensiones de la actividad docente esta intervención es más susceptible de ocurrir y qué juicios críticos son movilizados por estos profesionales. <![CDATA[Políticas da reversibilidade: extensões e opressões da justiça escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922018000200455&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Os estudos extensivos que denunciam a persistência de indicadores de desigualdade, injustiça ou exclusão educativa nem sempre dão conta das rotinas escolares mais ou menos invisíveis, dolorosas ou insuportáveis que procuram revertê-los. Este texto mapeia um conjunto de dispositivos existentes em escolas públicas, cuja missão é trabalhar na reversibilidade dos problemas educativos. Eles ilustram as extensões da justiça escolar a novas esferas de intervenção (orientar, cuidar, proteger) que têm na ideia de vulnerabilidade o motor da ação pública. Alicerçados em instrumentos de medida da eficácia, esses dispositivos metamorfoseiam o trabalho docente e as modalidades de governação escolar, condicionando o modo como os atores educativos se envolvem e qualificam as situações. Os sentimentos de opressão provocados pelo imperativo político de uma inclusão eficaz testam, enfim, os limites da reversibilidade, da justiça escolar e das possibilidades de fabricação de um mundo escolar comum.<hr/>ABSTRACT Extensive studies denouncing the persistence of indicators of inequality, injustice or educational exclusion often fail to account for the more or less invisible, painful, or unbearable school routines that seek to reverse them. This text maps a set of existing devices in public schools whose mission is to work on the reversibility of educational problems. They illustrate extensions of school justice to new spheres of intervention (guiding, caring, protecting) that have in the idea of vulnerability the key for public action. Based on instruments for measuring effectiveness, these devices metamorphose teaching work and school governance modalities, conditioning the way educational actors engage and qualify situations. The feelings of oppression provoked by the political imperative of effective inclusion test the limits of reversibility, school justice, and the possibilities of fabricating a common school world.<hr/>RESUMEN Los estudios extensivos que denuncian la persistencia de indicadores de desigualdad, injusticia o exclusión educativa no dan cuenta muchas veces de las rutinas escolares más o menos invisibles, dolorosas o insoportables que buscan revertirlos. Este texto mapea un conjunto de dispositivos existentes en escuelas públicas cuya misión es trabajar en la reversibilidad de los problemas educativos. Ellos ilustran las extensiones de la justicia escolar a nuevas esferas de intervención (orientar, cuidar, proteger) que tienen en la idea de vulnerabilidad el motor de la acción pública. Estos dispositivos anclados en instrumentos de medida de la eficacia metamorfosean el trabajo docente y las modalidades de gobernanza escolar, condicionando los modos como los actores educativos se involucran y califican las situaciones. Los sentimientos de opresión provocados por el imperativo político de una inclusión eficaz ponen a prueba los límites de la reversibilidad, de la justicia escolar y de las posibilidades de fabricación de un mundo escolar común. <![CDATA[A produção conjunta dos pactos de trabalho em educação: análise de uma experiência de formação e seus efeitos sobre a escolarização de estudantes em situação de alta vulnerabilidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922018000200475&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Introdução: O Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem (Naapa) é um serviço criado pela Prefeitura Municipal de São Paulo. Este trabalho objetiva analisar as contribuições do processo formativo das equipes para a produção de práticas democráticas no âmbito da Educação, observando dois níveis de incidência que se inter-relacionam: gestão participativa; apoio ao processo de escolarização. Para cumprir tal objetivo, a discussão foi organizada em três momentos: a) apresentação de marcos regulatórios e escopo de debates sobre a relação Saúde-Educação; b) sistematização das concepções que orientaram tanto o processo formativo em serviço quanto as modalidades de atendimento ofertadas; c) análise dos resultados do processo formativo, tendo em vista duas dimensões (gestão participativa do trabalho educacional, apoio ao processo de escolarização de pessoas que vivem em condições de alta vulnerabilidade social). Método: Dois são os eixos de análise propostos neste trabalho: a gestão participativa do trabalho educacional; o apoio ao processo de escolarização de pessoas que vivem em condições de alta vulnerabilidade social. Resultados: Após análise, pode-se afirmar que as informações quanti-qualitativas apresentadas indicam a grande abrangência das diferentes modalidades de atendimento, com interações tanto junto às unidades educacionais, quanto aos equipamentos referentes a outras políticas setoriais e que permitem a articulação da rede de proteção social. Conclusões: É possível afirmar que o Naapa se consolidou como política pública estratégica, atendendo aos objetivos de articular e fortalecer a rede de proteção social; apoiar e acompanhar equipes docentes e gestoras no processo de ensino-aprendizagem de educandos/as que experimentam barreiras ao direito à Educação.<hr/>ABSTRACT Introduction: The Learning Support and Follow up Center (Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem - Naapa) is a service created by the County of São Paulo - Brazil. This paper aims to analyze the contributions of the team’s training process to the production of democratic practices in the field of Education, observing two levels of incidence that are interrelated: participatory management; support to the schooling process. To meet this objective, the discussion was organized in three moments: a) presentation of regulatory frameworks and an overview on Health-Education relationship debates; b) systematization of the concepts that guided both the training process in service and the forms of care offered; c) analysis of the results of the training process, taking into account two dimensions (participative management of educational work, support to the process of schooling of people living in conditions of high social vulnerability). Method: two axes of analysis are proposed in this work: participatory management of educational work; the support to the process of schooling of people living in conditions of high social vulnerability. Results: After analysis, it can be affirmed that the quantitative-qualitative information presented indicates the wide range of different types of service, with interactions both with the educational units and with the equipment related to other sectoral policies and that allow the articulation of the protection network. Conclusions: It is possible to affirm that Naapa was consolidated as strategic public policy, meeting the objectives of articulating and strengthening the social protection network; supporting and accompaning teaching and managing teams in the teaching-learning process of learners who experience barriers to the right to education.<hr/>RESUMEN Introducción: El Núcleo de Apoyo y Acompañamiento para el Aprendizaje (Naapa) es un servicio creado por la Municipalidad de São Paulo - Brasil. Este trabajo tiene como objectivo analizar las contribuciones del proceso formativo de los equipos para la producción de prácticas democráticas en el ámbito de la Educación, observando dos niveles de incidencia que se interrelacionan: gestión participativa; apoyo al proceso de escolarización. Para cumplir tal objetivo, la discusión fue organizada en tres momentos: a) presentación de marcos regulatorios y panorama de debates sobre la relación Salud-Educación; b) sistematización de las concepciones que orientaron tanto el proceso formativo en servicio como las modalidades de atención ofrecidas; c) análisis de los resultados del proceso formativo, teniendo en cuenta dos dimensiones (gestión participativa del trabajo educativo, apoyo al proceso de escolarización de personas que viven en condiciones de alta vulnerabilidad social). Método: Dos son los ejes de análisis propuestos en este trabajo: la gestión participativa del trabajo educativo; el apoyo al proceso de escolarización de personas que viven en condiciones de alta vulnerabilidad social. Resultados: Después del análisis, se puede afirmar que las informaciones cuantitativas cualitativas presentadas indican el gran alcance de las diferentes modalidades de atención, con interacciones tanto junto a las unidades educativas, cuanto a los equipos referentes a otras políticas sectoriales y que permiten la articulación de la red de protección social. Conclusiones: Es posible afirmar que el Naapa se consolidó como política pública estratégica, atendiendo a los objetivos de articular y fortalecer la red de protección social; apoyar y acompañar equipos docentes y gestoras en el proceso de enseñanzaaprendizaje de educandos / as que experimentan barreras en el derecho a la Educación. <![CDATA[Formação e atuação do tutor como orientador de pesquisa na educação on-line]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922018000200495&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Neste artigo, caracterizamos o trabalho de formação e acompanhamento de tutores que atuaram como orientadores de Trabalhos de Conclusão de Curso no Curso de Especialização em Ensino de Ciências do programa Rede São Paulo de Formação Docente oferecido pela Universidade de São Paulo. Adotamos o modelo dos sistemas de atividade para analisar a atividade de orientação e, a partir das respostas dos tutores a um questionário, identificamos aspectos centrais para esta análise: a autonomia para orientação, as regras do sistemas de atividades e a comunidade. Com base nessa perspectiva teórica, vários elementos indicam a criação efetiva de uma comunidade de prática que teve papel fundamental na formação do orientador e para a reestruturação de atividades fundamentais da orientação, como a escrita e a comunicação, no contexto educação on-line.<hr/>ABSTRACT In this article, we outline and discuss the training and practices of tutors who worked as supervisors on term papers in a specialization course on science education offered by the Sao Paulo Network of Teacher Education at Sao Paulo University. Based on the activity systems model we analyse the supervision practices together with tutor’s answers to a questionnaire and identify main aspects to this analysis: 1) the supervision’s autonomy, 2) the rules of the activity systems and 3) the community. According to this theoretical perspective, many elements point to the effective creation of a community of practice, which had a fundamental role in supervisor’s education, and to the restructuring of basal supervising activities, such as writing and communication, in a context of online educational.<hr/>RESUMEN En este articulo, se caracteriza el trabajo de formación y supervisión de tutores que actuaran como mentores de Trabajos de Conclusión de Curso no Curso de Especialização em Ensino de Ciências del programa Rede São Paulo de Formação Docente ofrecido por la Universidad de São Paulo. Hemos adoptado el modelo de sistemas de actividad para analizar la orientación de la actividad y, a partir de las respuestas de los tutores a un cuestionario, identificamos los aspectos clave de este análisis: autonomía para la orientación, las reglas de las actividades y la comunidad. Sobre la base de esta perspectiva teórica, existe evidencia de la creación efectiva de una comunidad de práctica que jugó un papel clave en la formación del mentor y para la reestructuración de las actividades clave de orientación, tales como la escritura y la comunicación en el contexto de la educación en línea. <![CDATA[A produção escrita de texto argumentativo-disertativo: um projeto didático baseado na Filosofia Bakhtiniana]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922018000200518&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT This article is characterized as a theoretical and practical research related to a project developed during the year 2015 in two schools, one public and the other private, in the city of Birigui, State of São Paulo, Brazil. The main goal of the study was to analyze the pedagogical project and the teachers’ activities oriented towards the teaching and learning of argumentative and dissertation texts. The methodology used in this research comprised: (i) visiting both schools, (ii) producing a description of ongoing school practices, with special attention to the teaching of argumentative and dissertation texts, (iii) suggesting an activity to the teacher in order to improve this apprenticeship, (iv) implementing this activity and (v) analyzing obtained results. The theoretical framework used for this study was the Bakhtinian philosophy (BAKHTIN, 2013; 2006a; 2006b; 2006c; 2006d; 2010; 2013; VOLOSHINOV, 1986). This theoretical approach was chosen due to the importance of comprehension of the text not just as a set of words, phrases and paragraphs; but as a structure of significance, in which we encounter linguistic forms, ideologies and discursive stance. At last, the results show that the texts that were analyzed and produced during the carried out project supported in the students’ development of argumentative skills, enhancing, this way, their capacity to argue and organize ideas in a formal communicative situation.<hr/>RESUMO Este artigo é caracterizado como uma pesquisa teórica e prática relacionada a um projeto desenvolvido durante o ano de 2015 em duas escolas, uma pública e outra privada, na cidade de Birigui, no Estado de São Paulo, Brasil. O principal objetivo do estudo foi analisar o projeto educacional e as atividades dos professores orientadas ao ensino e aprendizagem de textos dissertativo-argumentativo. A metodologia utilizada na pesquisa consistiu em: (i) visitar as duas escolas, (ii) fornecer uma descrição das práticas escolares usadas, com especial atenção para o ensino de textos dissertativo-argumentativos, (iii) sugerir uma atividade aos professores para melhorar a aprendizagem desse tipo de texto, (iv) implementar essa atividade e (v) analisar os resultados obtidos. O referencial teórico utilizado para este estudo foi a filosofia bakhtiniana (BAKHTIN, 2013; 2006a; 2006b; 2006c; 2006d; 2010; 2013; VOLOSHINOV, 1986). Esta abordagem teórica foi escolhida devido a importância da compreensão do texto, não apenas como um conjunto de palavras, frases e parágrafos; mas como uma estrutura de significação, em que encontramos formas linguísticas, ideologias, bem como a postura discursiva. Finalmente, os resultados mostram que os textos analisados e produzidos durante o projeto executado ajudaram no desenvolvimento da habilidade argumentativa dos alunos, aumentando assim a sua capacidade de discutir e organizar ideias em uma situação comunicativa formal.<hr/>RESUMEN Este artículo se caracteriza por ser una investigación teórica y práctica relacionada con un proyecto desarrollado durante el año de 2015 en dos escuelas, una pública y la outra privada, en la ciudad de Birigui, en el Estado de São Paulo, en Brasil. El objetivo principal del estudio fue analizar el proyecto pedagógico y las actividades de los maestros orientadas hacia la enseñanza y el aprendizaje de disertaciones y textos argumentativos. La metodología utilizada en esta investigación consistió en: (i) visitar las dos escuelas, (ii) realizar una descripción de las prácticas escolares utilizadas, con especial atención a la enseñanza de los textos argumentativos y de disertación, (iii) sugerir una actividad a los maestros para mejorar el aprendizaje de este tipo de texto, (iv) implementar esta actividad y (v) analizar los resultados obtenidos. El marco teórico utilizado para este estudio fue la filosofía Bakhtiniana (BAKHTIN, 2013; 2006a; 2006b; 2006c; 2006d; 2010; 2013; VOLOSHINOV, 1986). Este enfoque teórico fue elegido debido a la importancia de la comprensión del texto no sólo como un conjunto de palabras, frases y párrafos; sino como una estructura de significado, en la que encontramos con formas linguísticas, ideologías y una postura discursiva. Finalmente, los resultados muestran que los textos analizados y producidos durante el proyecto ejecutado ayudaron en el desarrollo de la habilidad argumentativa de los alumnos, aumentando, así, su capacidad de discutir y organizar ideas en una situación comunicativa formal. <![CDATA[Documentação pedagógica na educação infantil: tecnologia de governamento da infância contemporânea]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922018000200539&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este trabalho analisa como as práticas de registro da documentação pedagógica operam no governamento da infância contemporânea. Ao desenvolver-se um exercício analítico a partir da seleção de referenciais italianos para Educação Infantil, apresentam-se os fundamentos da documentação pedagógica, a fim de mostrar como ela produz um gradual refinamento nas formas de registrar as ações da criança, fazendo surgir um registro rigoroso, pontual e completo do sujeito infantil. Entende-se que tal forma de registro, ao subjetivar a criança, produz outros modos de viver a infância, condizentes com as formas de vida neoliberais. Toma-se o conceito foucaultiano de governamento para argumentar que a infância é governada por meio da invenção de saberes, programas, estratégias e táticas que conduzem a conduta das crianças. Nesse sentido, a documentação pedagógica é compreendida como tecnologia que articula um conjunto de estratégias que governam a infância. Na parte final, argumenta-se que, ao colocar-se a criança no centro do processo educativo, o interesse infantil passa a operar como uma estratégia que se desloca, atualmente, para a celebração da criança protagonista. Há uma economia nas ações pedagógicas e o esmaecimento do ensino e da ação do professor em favor da criança autorregulada.<hr/>ABSTRACT This paper analyzes the way in which the practices of recording pedagogical documents act in the government of contemporary childhood. Through an analytical exercise considering a selection of Italian references for Child Education, we present the foundations of pedagogical documentation, in order to show how it produces a gradual refinement of the ways of recording children’s actions, thus giving rise to a strict, punctual and thorough record of the child subject. We understand that such kind of record, by subjectifying the child, produces ways of experiencing childhood that are compatible with the neoliberal living styles. We have taken the Foucauldian concept of government to argue that childhood has been governed by means of the invention of knowledge, programs, strategies and tactics that conduct the children’s conduct. In this sense, the pedagogical documents are understood as a technology that articulates a set of strategies that govern childhood. Finally, we argue that, by placing the child in the center of the educational process, the child interest works as a strategy that has been currently displaced to the celebration of the protagonist child. There is economy of pedagogical actions and a reduction of both teaching and teachers’ actions in favor of the selfgoverned child.<hr/>RESUMEN Este trabajo analiza cómo las prácticas de registro de la documentación pedagógica operan en la gobernación de la infancia contemporánea. Al desenvolverse un ejercicio analítico a partir de la selección de referenciales italianos para la educación infantil, se presentan los fundamentos de la documentación pedagógica, con el fin de mostrar cómo esta produce un refinamiento gradual en las formas de registrar las acciones de los niños, haciendo surgir un registro riguroso, puntual y completo de cada individuo. Se entiende que tal forma de registro, al subjetivar al niño, produce otros modos de vivir la infancia, que condice con las formas de vida neoliberales. Se toma el concepto foucaultiano de gobernación para argumentar que la infancia es dirigida por medio de la invención de saberes, programas, estrategias y tácticas que conducen a la conducta de los niños. En este sentido, la documentación pedagógica es comprendida como una tecnología que articula un conjunto de estrategias que gobiernan la infancia. En la parte final, se argumenta que, al colocar al niño en el centro del proceso educativo, el interés infantil pasa a operar como una estrategia que se desarticula, actualmente, para celebrar al niño como protagonista. Hay una economía en las acciones pedagógicas y una reducción de la enseñanza y de la acción del profesor a favor del niño autoregulado. <![CDATA[Projeto dor on line perspectiva educomunicativa e uso de tecnologias de aprendizagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922018000200555&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este trabalho correlaciona a prática educomunicativa e as atividades de confecção de uma edição do periódico Dor on line, uma ação de extensão universitária dedicada à divulgação científica na área do Estudo da Dor, em seu contexto tecnológico e organizacional, com estudantes de graduação e pós-graduação em Saúde e Farmacologia. Este relato traz o uso de tecnologias de aprendizagem em um ambiente virtual de aprendizagem institucional, mimetizando ações editoriais e promovendo a integração dialógica, e diminuindo a distância transacional, estabelecendo fluxos de trabalho operacionais para o desenvolvimento e elaboração de pautas editoriais de jornalismo científico na área da Saúde. A comparação observacional com um sistema editorial dedicado ao projeto e um ambiente de aprendizagem virtual é apresentado, demonstrando a utilidade desta plataforma para os processos educacionais envolvidos no projeto.<hr/>ABSTRACT This work correlates the educational practice and the activities of making an issue of the Bulletin Dor on line, a university extension action dedicated to the scientific promotion of the study of pain, in its technological and organizational context, with undergraduate and graduate students in Health and Pharmacology. This report brings the use of learning technologies in an institutional virtual learning environment, mimicking editorial activities and promoting dialogic integration and reducing the transactional distance, establishing operational workflows for scientific journalism in the area of Health. The observational comparison with a dedicated editorial system and a virtual learning environment is presented, demonstrating the usefulness of this platform for the educational processes involved in the project.<hr/>RESUMEN Este trabajo relaciona la práctica educativa y las actividades de hacer una edición del Boletín Dor on line, una acción de extensión universitaria dedicada a la divulgación científica del Estudio del Dolor, en su contexto tecnológico y organizativo, con pregrado y posgrado en Salud y Farmacología. Este informe trae el uso de tecnologías de aprendizaje en un entorno institucional de aprendizaje virtual, imitando las actividades editoriales y promoviendo la integración dialógica y reduciendo la distancia transaccional, estableciendo flujos de trabajo operacionales para el periodismo científico en el área de la Salud. Se presenta la comparación observacional con un sistema editorial dedicado y un entorno de aprendizaje virtual, demostrando la utilidad de esta plataforma para los procesos educativos involucrados en el proyecto. <![CDATA[Estudos pós-coloniais e o emprego da categoria racial nas pesquisas europeias: uma entrevista com Miguel Mellino]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922018000200570&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A presente entrevista com o professor Miguel Angel Mellino, da Università degli studi di Napoli L'Orientale e membro do Centro Studi Postcoloniali e di Genere, tem o intuito de promover o debate acerca da construção dos estudos pós-coloniais no continente europeu, em particular no contexto italiano, e demonstrar o modo pelo qual é mobilizada a categoria racial na área das Ciências Sociais nesses espaços, destacando os limites impostos pelo passado colonialista e racista ainda não superado<hr/>ABSTRACT This interview with Miguel Angel Mellino, professor at Università degli deli Studi di Napoli L’Orientale and member of the Centro Studi Postcoloniali e di Genere, has the aim to promote the debate about the construction of post-colonial studies in the European continent, in particular in the Italian context, and to show how the racial category is mobilized in the field of Social Sciences in these spaces, highlighting the limits imposed by a colonialist and racist past that has not been overcome yet.<hr/>RESUMEN La presente entrevista con el profesor Miguel Ángel Mellino, de la Università degli studi di Napoli L'Orientale miembro del Centro Studi Postcoloniali e di Genere, tiene el objetivo de promover el debate sobre la construcción de estudios pos-coloniales en el continente europeo, en particular en el contexto de Italia, y mostrar la forma como es movilizada la categoría racial en el área de las ciencias sociales en eses espacios, destacando los límites impuestos por el pasado colonialista y racista aún no superado.