Scielo RSS <![CDATA[ETD Educação Temática Digital]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1676-259220190003&lang=en vol. 21 num. 3 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[LUTO É VERBO: EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922019000300546&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[DEMOCRATIC FIGHTS AGAINST URSTAAT: WHAT EDUCATION CAN DO?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922019000300549&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO A partir das pesquisas com o pensamento de Deleuze e de Guattari, o artigo centra-se na investigação do conceito de Urstaat para sustentar que as formas antidemocráticas atuais não passam de atualizações do próprio Urstaat. Ao desenvolver o que é o Urstaat e o seu avanço como arquétipo de um Estado primordial, apresenta-se a hipótese de que a democracia é uma produção de relações subjetivas que necessariamente vão na direção contrária dos sensos e dos consensos do Estado. O artigo se vale do pensamento político de Rancière para defender o registro singular da democracia face à política universalista do Urstaat, já que se trata dos lugares da multiplicidade e da máquina de guerra para pensar as lutas democráticas contemporâneas. Ao cabo, refere-se a conceber a educação como experiência imprescindível e privilegiada de lutas democráticas antiurstáticas.<hr/>ABSTRACT Starting from researches on Deleuze and Guattari’s thought, the paper aims investigate the notion of Urstaat to sustain that the pattern of the nowadays antidemocratic ways is the own Urstaat actualization. As it develops the meaning of Urstaat and its advance as a primordial States’ archetypic, it shows the hypothesis that the democracy is a production of subjective relationships unfetter going forward against all senses and consensus from the State. For reaching that, the paper takes the Rancière’s political thought to argue that the singular path of democracy as a stand up against the universal political tendencies of the Urstaat, once it concerns the sites of the multiplicities and of war machine to figure out the contemporary democratic fights. Finally, it recovers the view that Education is such experience absolutely vital and privileged to all anti-urstatic democratic fights<hr/>RESUMEN A partir de las investigaciones con el pensamiento de Deleuze y de Guattari, el artículo se centra en comprender el concepto de Urstaat para defender que las formas antidemocráticas actuales no pasan de actualizaciones del proprio Urstaat. Al desarrollar lo que es el Urstaat y su avanzo como arquetipo de un Estado primordial, se presenta una hipótesis de que la democracia es una producción de relaciones subjetivas que necesariamente se encuentra el la dirección contraria de los sentidos y de los consensos del Estado. Para eso ser logrado, el artículo utiliza el pensamiento político de Rancière para sostener el registro singular de la democracia delante de la política universalista del Urstaat, una vez que se trata de los lugares de la multiplicidad y de la máquina de guerra para pensarse las luchas democráticas contemporáneas. Al final, se trata de concebir que la educación es experiencia innegable y privilegiada de luchas democráticas anti-urstáticas. <![CDATA[GENDER IN BRAZILIAN BASIC EDUCATION: THE UNCONSTITUTIONALITY OF PROHIBITIVE PROJECTS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922019000300568&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO A partir do conceito de gênero, de Joan Scott; da compreensão de política, de Chantal Mouffe; e da crítica feminista à produção do conhecimento, de Donna Haraway, o texto analisa projetos de lei pretensamente proibitivos quanto ao diálogo sobre relações de gênero na escola. Esses projetos colocam em disputa modelos de sociedade, via políticas públicas e práticas educacionais, no que se refere à autonomia e igualdade de direitos.<hr/>ABSTRACT Starting from the concept of genre, by Joan Scott; of Chantal Mouffe's understanding of politics; and Donna Haraway's feminist critique of the production of knowledge, the text analyzes allegedly prohibitive bills on dialogue on gender relations in school. These projects put into dispute models of society, through public policies and educational practices, regarding autonomy and equality of rights.<hr/>RESUMEN A partir del concepto de género, de Joan Scott; de la comprensión política, de Chantal Mouffe; y de la crítica feminista a la producción del conocimiento, de Donna Haraway, el texto analiza proyectos de ley supuestamente prohibitivos en cuanto al diálogo sobre relaciones de género en la escuela. Estos proyectos plantean en disputa modelos de sociedad, por medio de políticas públicas y prácticas educativas, en lo que se refiere a la autonomía e igualdad de derechos. <![CDATA[HUMAN RIGHTS AND RESTORATIVE JUSTICE IN SCHOOLS: BETWEEN DECREES AND THE PRACTICE OF CITIZENSHIP IN THE CONTEXT OF BRAZILIAN DEMOCRACY]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922019000300587&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O presente artigo tem por objetivo compreender, a partir da narrativa dos professores egressos da formação “Cultura Restaurativa e suas Práticas”, o lugar que os direitos humanos e a justiça tiveram em suas trajetórias e como negociaram a introdução dos seus princípios em suas práticas. Parte-se do pressuposto que a relação entre os direitos humanos e a mediação de conflitos pela via das práticas restaurativas possui um potencial emancipador ainda não devidamente realizado, o que enseja não só uma reflexão sobre o problema da efetivação da democracia e dos direitos no Brasil, mas também das resistências e dos indícios, ainda que tímidos, de novas possibilidades democráticas. Com este intuito, adota-se o referencial teórico-metodológico da história oral de vida, porque esta proposta permite captar experiências significativas por suas singularidades e por sua inscrição em um contexto social mais amplo. Autores como Arendt, Benevides, Holanda, Freire, Duschatzky, ajudaram a problematizar a situação dos direitos humanos, da justiça restaurativa e da democracia. Embora as expressões dos professores tenham revelado que a inclusão da justiça restaurativa nas escolas foi benéfica por introduzir o diálogo com os alunos, suas narrativas são desprovidas de compromissos mais consistentes com os seus pressupostos. Acredita-se, entretanto, que o reposicionamento da justiça restaurativa em âmbito educacional poderia não apenas tornar possível a prevenção da violência no interior das unidades escolares, mas também ensejar modos de conviver mais potentes, abertos ao diálogo e dispostos à construção de relacionamentos democráticos.<hr/>ABSTRACT The present article aims to understand, from the narrative of the teachers who graduated from the "Restorative Culture and its Practices" training, the place that human rights and justice had in their trajectories and how they negotiated the introduction of their principles into their practices. Assumption is that the relationship between human rights and the mediation of conflicts through restorative practices has an emancipatory potential that has not yet been adequately realized, which leads not only to a reflection on the problem of the realization of democracy and rights in Brazil, but also of the resistances and signs, albeit timid, of new democratic possibilities. With this in mind, we adopt the theoretical-methodological framework of the oral history of life, considering that this proposal allows us to capture experiences that mean by their singularities and, at the same time, by inscribing them in a wider social context. Authors like Arendt, Benevides, Holanda, Freire, Duschatzky, helped us to problematize the human rights, restorative justice and democracy situation among us. Although we have identified in the teachers' expressions that the inclusion of restorative justice in schools was beneficial to introduce the dialogue with the students, we also perceive that their narratives are devoid of commitments that are more consistent with their presuppositions. We believe, however, that the repositioning of restorative justice in an educational setting could make it possible not only to prevent violence within school units, but could lead to more powerful ways of living, open to dialogue, and willing to build democratic relationships.<hr/>RESUMEN El presente artículo tiene como objetivo comprender, a partir de la narrativa de los profesores egresados de la formación "Cultura Restaurativa y sus Prácticas", el lugar que los derechos humanos y la justicia tuvieron en sus trayectorias y cómo negociaron la introducción de sus principios en sus prácticas. Se parte del supuesto de que la relación entre los derechos humanos y la mediación de conflictos por la vía de las prácticas restauradoras posee un potencial emancipador aún no debidamente realizado, lo que conlleva no sólo una reflexión sobre el problema de la efectivización de la democracia y de los derechos en Brasil, pero también de las resistencias y de los indicios, aunque tímidos, de nuevas posibilidades democráticas. Con este propósito, se adopta el referencial teórico-metodológico de la historia oral de vida, porque esta propuesta permite captar experiencias significativas por sus singularidades y por su inscripción en un contexto social más amplio. Autores como Arendt, Benevides, Holanda, Freire, Duschatzky, ayudaron a problematizar la situación de los derechos humanos, la justicia restauradora y la democracia. Aunque las expresiones de los profesores han revelado que la inclusión de la justicia restauradora en las escuelas fue benéfica por introducir el diálogo con los alumnos, sus narrativas carecen de compromisos más consistentes con sus presupuestos. Se cree, sin embargo, que el reposicionamiento de la justicia restauradora en ámbito educativo podría no sólo hacer posible la prevención de la violencia en el interior de las unidades escolares, pero también aportar modos de convivir más potentes, abiertos al diálogo, y dispuestos a la construcción de relaciones democráticas. <![CDATA[ECONOMY, POLITICS AND EDUCATION: SCHOOL CLASSES AS SMALL SPACES OF OPENNESS TO THE WORLD]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922019000300607&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO A partir de uma breve contextualização do cenário político contemporâneo, que experimenta crescentes movimentos de cunho conservador, este ensaio teórico busca discutir a política em suas diferentes dimensões, indo além da razão de Estado e das funções de governo em suas articulações com a Educação. Para tal, realiza uma contextualização histórica do par economia e política, apoiando-se principalmente no pensamento de Arendt, em duas de suas obras: “A condição humana” (2008) e “O que é política?” (2007). O ensaio ainda aborda as relações entre economia, política e formas de governamento da população - chave importante de análise da sociedade contemporânea e dos desafios que se colocam ao campo educacional. Por fim, a partir do conceito de “menor”, de Deleuze e Guattari, reflete-se sobre a aula como possibilidade de abertura ao mundo, como um espaço democrático, político, de acolhimento às novas gerações e de produção de novas formas de existência.<hr/>ABSTRACT From a brief contextualization of the contemporary political scenario, which has been going through conservative movements, this essay seeks to discuss politics in its different dimensions, going beyond the reason of State and the functions of government in its articulations with Education. To this end, it provides a historical contextualization of economy and politics, based on Arendt's reflections, namely on these works: “The human condition” (2008) and “What is politics?” (2007). In addition, this essay approaches some relations between economy, politics and forms of governance of the population - which is an important key for analyzing contemporary society and the challenges concerning the educational field. Finally, from Deleuze and Guattari's concept of “minor”, this paper reflects on school classes as a possibility of openness to the world, as democratic, political, and welcoming places to the new generations, and as contexts of production of new forms of existence.<hr/>RESUMEN A partir de una breve contextualización del escenario político contemporáneo, que ha pasado por crecientes movimientos conservadores, este ensayo teórico busca discutir la política en sus diversas dimensiones, yendo más allá de la razón del Estado y de las funciones del gobierno en sus articulaciones con la Educación. Con tal finalidad, se hace una contextualización histórica de la economía y de la política, apoyándose en el pensamiento de Arendt, más precisamente en dos de sus obras: “La condición humana” (2008) y “¿Qué es política?” (2007). El ensayo también aborda las relaciones entre la economía, la política y las formas de gobernamiento de la población - llave importante de análisis de la sociedad contemporánea y de los desafíos del campo educativo. Finalmente, a partir del concepto de "menor", propuesto por Deleuze y Guattari, se refleja acerca de la clase como posibilidad de abrirse al mundo, como espacio democrático, político, de acogida a las nuevas generaciones y de producción de nuevas formas de existencia. <![CDATA[INTEGRATED HIGH SCHOOL AND THE STRUGGLE OF THE WORKERS: CHALLENGES OF THE PUBLIC POLICIES FOR PROFESSIONAL EDUCATION]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922019000300626&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O presente trabalho tem como objeto o Ensino Médio Integrado (EMI), compreendido como política pública de educação profissional. O objetivo é evidenciar que o EMI representou, na história recente da educação brasileira, uma inflexão em direção aos interesses das classes trabalhadoras. A análise é feita a partir da investigação das reivindicações para a educação profissional elaboradas por uma entidade representativa dos trabalhadores assalariados brasileiros, a Central Única dos Trabalhadores (CUT). Para isso, foram analisados documentos coletivos formulados pela entidade entre os anos de 2002 e 2016. Por outro lado, foram perscrutados alguns marcos legais que embasaram a implementação do EMI, procurando identificar a incorporação dos interesses dos trabalhadores à política pública. Parte-se, do ponto de vista teórico, de uma leitura específica sobre o conceito de Estado capitalista e de sua conformação autocrática (FERNANDES, 2014) na realidade brasileira. Além disso, o conceito de frente neodesenvolvimentista, que explica a conjuntura político-econômica dos governos do período analisado, tal como elaborado por Boito Jr. (2018), é particularmente importante para a obtenção das conclusões. Por fim, são discutidos alguns desafios da luta das classes trabalhadoras por uma política de educação profissional capaz de, mesmo numa conjuntura adversa, efetivar a educação e o aprendizado como direitos sociais, tal como colocado em pauta pelo EMI.<hr/>ABSTRACT The object of present work is the Integrated High School (EMI), understood as a public policy of professional education. The objective is to show that the EMI represented, in the recent history of Brazilian education, an inflection towards the interests of the working class. The analysis is made from the investigation about the claims for professional education elaborated by a representative entity of the Brazilian salaried workers, the Unified Worker’s Central (CUT). For this, collective documents formulated by the entity between 2002 and 2016 were analyzed. On the other hand, we investigated some legal milestones that supported the implementation of the EMI, tying to indentify the incorporation of workers’ interests into public policy. From a theoretical point of view, we consider a specific reading about the concept of capitalist state and its autocratic conformation (FERNANDES, 2014) in the Brazilian reality. In addition, the concept of neodevelopmentalist front, which explains the political-economic conjuncture of the governments during the analyzed period, as elaborated by Boito Jr. (2018), is particularly important in order to obtain the conclusions. Finally, we discuss about some of the challenges of the struggle of the working classes for a professional education that be capable of, even in adverse conditions, effect education and learning as social rights, in the way that the EMI has put it on the agenda.<hr/>RESUMEN El presente trabajo tiene como objeto la Enseñanza Media Integrada (EMI), comprendida como política pública de educación profesional. El objetivo es evidenciar que la EMI representó, en la historia reciente de la educación brasileña, una inflexión hacia los intereses de las clases trabajadoras. El análisis se hace a partir de la investigación de las reivindicaciones para la educación profesional elaboradas por una entidad representativa de los trabajadores asalariados brasileños, la Central Única de los Trabajadores (CUT). Para ello, se analizaron documentos colectivos formulados por la entidad entre los años 2002 y 2016. Por otro lado, fueron escrutados algunos marcos legales que basaron la implementación de la EMI, buscando identificar la incorporación de los intereses de los trabajadores a la política pública. Se parte, desde el punto de vista teórico, de una lectura específica sobre el concepto de Estado capitalista y de su conformación autocrática (FERNANDES, 2014) en la realidad brasileña. Además, el concepto de frente neodesarrollista, que explica la coyuntura político-económica de los gobiernos del período analizado, tal como fue elaborado por Boito Jr. (2018), es particularmente importante para la obtención de las conclusiones. Por último, se discute algunos desafíos de la lucha de las clases trabajadoras por una política de educación profesional capaz, incluso en una coyuntura adversa, de hacer efectiva la educación y el aprendizaje como derechos sociales, tal como se puso en pauta por la EMI. <![CDATA[THE NEW DIGITAL INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES IN THE EDUCATIONAL CONTEXT OF PUBLIC POLICIES: STRUGGLE AND RESISTANCE POSSIBILITIES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922019000300645&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O presente artigo tem como objetivo compreender como o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), na Educação Básica e, sobretudo, na Educação Superior, pode ser constituído como ferramenta de combate e oposição aos retrocessos e políticas que atacam o sistema educacional público brasileiro. Para tanto, apresentamos uma discussão teórica sobre a utilização das tecnologias na educação como forma de resistência. Apresentamos a intersecção dos conceitos educação, novas tecnologias e formação docente como palco de lutas e negociações para a aprovação de determinadas políticas, tendo como base a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96 (LDBEN), o Plano Nacional de Educação (PNE/2014) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Diante desse novo cenário, que se consolida por meio das tecnologias, indagamos, ainda: como podemos utilizar as TDIC para resistir aos constantes ataques contra a educação pública e ao cenário propagador de falsas notícias, favorecido em uma sociedade com avalanches de informações que circulam em nível mundial? Defendemos dois caminhos possíveis para repensar este quadro: 1) investimento em políticas públicas e ações voltadas à formação docente e ao uso das novas tecnologias no ensino; 2) mediação docente com uso das novas tecnologias para apreensão e domínio do conhecimento científico, tendo, como finalidades, compreender e dialogar com informações diversas. Acreditamos que, por meio da educação e o uso crítico das novas tecnologias, é possível contribuir com os dados e informações disseminados pelos meios digitais. Sendo assim, consideramos que é por meio da educação que se pode resistir e lutar por uma educação pública, gratuita e de qualidade.<hr/>ABSTRACT The present article has the aim to understand how the use of digital information and communication technologies (DICTs), which are used in basic education and, mainly in higher education level,they can be combat and resistance tools to the setbacks and politics that attack the brazilian public educational system. In order to achieve this aim, we present a theoretical discussion about the use of technologies in education as a form of resistance. The concepts of education, new technologies and teachers’ education are presented as the stage of struggles and negotiations for the approval of certain policies, based on the current law named Guidelines and Bases of Education 9.394/96, on the National Education Plan of 2014 and National Common Core (BNCC). Faced with this new scenario consolidated through technologies, we make this follow question: How can we use DICTs to resist this often attacks against public education and spreader scenario of fake news that have arisen into a society with lots of information circulating around the world? We defend twice possible to rethink this picture: 1) Investment in public policies and actions focused on teachers’ education and the use of new technologies in teaching; 2) Teacher mediation with the use of new technologies for absorption and control of scientific knowledge, it has the aim to distinguish the scientific knowledge as well as to understand and to dialogue with variousinformation. We believe, through education and the critical use of new technologies, it’s possible to contribute critically with data and information disseminated by the digital media. Therefore, we consider that it is through education that we can resist and fight for a free and quality public education.<hr/>RESUMEN El presente artículo tiene como objetivo comprender cómo el uso de las tecnologías digitales de información y comunicación (TDIC), en la Educación Básica y, sobre todo, en la Educación Superior, puede ser constituido como herramienta de combate y oposición a los retrocesos y políticas que atacan el sistema educativo público brasileño. Para ello, presentamos una discusión teórica sobre la utilización de las tecnologías en la educación como forma de resistencia. En el marco de la Ley de Directrices y Bases de la Educación 9394/96 (LDBEN), el Plan Nacional de Educación (LDBEN), el Plan Nacional de Educación (LDBEN) PNE / 2014) y la Base Nacional Común Curricular (BNCC). En este nuevo escenario, que se consolida a través de las tecnologías, indagamos, además: cómo podemos utilizar las TDIC para resistir los constantes ataques contra la educación pública y el escenario propagador de falsas noticias, favorecido en una sociedad con avalanchas de informaciones que circulan en a nivel mundial? Defendemos dos caminos posibles para repensar este cuadro: 1) inversión en políticas públicas y acciones dirigidas a la formación docente y al uso de las nuevas tecnologías en la enseñanza; 2) mediación docente con el uso de las nuevas tecnologías para aprehensión y dominio del conocimiento científico, teniendo como finalidad, comprender y dialogar con informaciones diversas. Creemos que, a través de la educación y el uso crítico de las nuevas tecnologías, es posible contribuir con los datos e informaciones diseminados por los medios digitales. Siendo así, consideramos que es por medio de la educación que se puede resistir y luchar por una educación pública, gratuita y de calidad. <![CDATA[REFLECTIONS ON DIGITAL GAMES FROM THE PERSPECTIVE OF SOCIOLOGY OF CHILDHOOD]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922019000300662&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Os jogos digitais são objetos relativamente novos na história das infâncias e podem ser compreendidos através de diversos olhares. Neste artigo, levantamos quatro reflexões sobre os jogos digitais e crianças a partir de uma visão alinhada com a sociologia da infância. A primeira diz respeito ao estigma que recai sobre os jogos digitais por sua associação com o universo infantil por meio de uma visão adultocêntrica. A segunda descreve os jogos digitais como molduras para o brincar, consequentemente influenciadoras das formas com as quais as crianças aprendem e se inserem no universo cultural mais amplo. Discutimos, nesse contexto, não apenas as possibilidades dos jogos digitais influenciarem as crianças, mas também de contestarem e reconstruírem seus significados, interagindo ativamente com esses elementos culturais. A terceira problematiza a noção de geração game, destacando a heterogeneidade das gerações. A quarta ressalta a importância dos estudos acadêmicos escutarem mais as vozes das crianças ao se discutir as relações dos jogos digitais com as infâncias. As reflexões do texto têm o objetivo de enriquecer as discussões tanto nos campos de estudo dos jogos digitais quanto no das infâncias, levantando aspectos que merecem ser pensados com mais profundidade e problematizando o papel do adulto nas relações das crianças com os jogos digitais.<hr/>ABSTRACT Digital games are considerably new artifacts in the history of childhood and they can be understood from various perspectives. In this article, we reflect on digital games and children from the perspective of the sociology of childhood. The first reflection encompasses the stigma suffered by digital gamers due to the symbolic relation between games and children, mediated by an adultcentric view. The second describes digital games as framing structures for play, consequently influencing the ways children are initiated in their culture. We discuss, thus, not only the potential influences of digital gaming, but also children’s possibilities to transgress and construct their own meanings, actively interacting with those cultural artifacts. The third problematizes the notion of ‘game generation’, highlighting the heterogeneity of each generation. The fourth emphasises the importance of listening to children’s voices in academic research when games and childhood are addressed. The reflections aim to enrich the academic discussions, both in the field of digital games and in the field of childhood, raising elements which deserve further and deeper attention and problematizing the role of adults in the relations between children and digital games.<hr/>RESUMEN Los juegos digitales son artefactos considerablemente nuevos en la historia de la infancia y pueden entenderse desde varias perspectivas. En este artículo, reflexionamos sobre los juegos digitales y los niños desde la perspectiva de la sociología de la infancia. La primera reflexión abarca el estigma sufrido por los jugadores digitales debido a la relación simbólica entre los juegos y los niños, mediada por una visión centrada en el adulto. El segundo describe los juegos digitales como estructuras de encuadre para el juego, influyendo en consecuencia en las formas en que los niños se inician en su cultura. Discutimos, por lo tanto, no solo las influencias potenciales de los juegos digitales, sino también las posibilidades de los niños de transgredir y construir sus propios significados, interactuando activamente con esos artefactos culturales. El tercero problematiza la noción de "generación de juegos", destacando la heterogeneidad de cada generación. El cuarto enfatiza la importancia de escuchar las voces de los niños en la investigación académica cuando se abordan los juegos y la infancia. Las reflexiones apuntan a enriquecer las discusiones académicas, tanto en el campo de los juegos digitales como en el campo de la infancia, al elevar elementos que merecen una mayor y más profunda atención y problematizar el papel de los adultos en las relaciones entre los niños y los juegos digitales. <![CDATA[EDUCATIONAL TRUTHS IN BRAZIL AND SPAIN: ENVIRONMENTAL TENSIONS UNDER ANALYSIS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922019000300674&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O presente artigo tem como propósito analisar dois acontecimentos discursivos da história da Educação Ambiental (EA) no Brasil e na Espanha. Toma-se como corpus analítico do estudo os ordenamentos jurídicos a respeito da Educação em ambos os países e os atravessamentos de definições estabelecidas por eventos e documentos internacionais sobre a educação destinada as preocupações ambientais. O primeiro acontecimento refere-se a presença da interdisciplinar nos espaços escolares; o segundo trata-se da configuração daquilo que a UNESCO institui como um desdobramento da EA no cenário atual, a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). A partir da problematização acerca do conceito de verdade e da governamentalidade neoliberal, o texto assume os estudos pós-estruturalistas, especialmente a partir de Friedrich Nietzsche e Michel Foucault. É tensionando os valores de verdade que essas construções carregam que o exercício da crítica radical proposta por Foucault possa ser, minimamente, operado por nós.<hr/>ABSTRACT This article aims to analyze two discursive events in the history of Environmental Education (EE) in Brazil and Spain. The analytical corpus of the study is the legal frameworks on education in both countries and the cross-cutting of definitions established by international events and documents on education for environmental concerns. The first event refers to the presence of the interdisciplinary in the school spaces; the second is the configuration of what UNESCO institutes as an unfolding of EA in the current scenario, the Education for Sustainable Development (ESD). From the problematization about the concept of truth and neoliberal governmentality, the text assumes post-structuralist studies, especially from Friedrich Nietzsche and Michel Foucault. It is by straining the values of truth ​​that these constructions carry that the exercise of radical criticism proposed by foucault can be minimally operated by us.<hr/>RESUMEN El artículo que se presenta tiene como objetivo analizar dos acontecimientos discursivos de la historia de la Educación Ambiental (EA) en Brasil y en España. Se adopta como corpus de análisis del estudio los ordenamientos jurídicos relativos a la Educación en ambos países y los atravesamientos de definiciones establecidas por eventos y documentos internacionales sobre la educación destinada a las preocupaciones ambientales. El primer acontecimiento se refiere a la presencia interdisciplinar en los espacios educativos; el segundo aborda la configuración de lo que la UNESCO instituyó como un desdoblamiento de la EA en el escenario actual, la Educación para el Desarrollo Sostenible (EDS). A partir de la problematización respecto al concepto de verdad y de la gubernamentalidad neoliberal, el texto asume los estudios post-estructuralistas, especialmente a partir de Friedrich Nietzsche y Michel Foucault. Es tensando los valores de verdad que esas construcciones cargan que el ejercicio de la crítica radical propuesta por Foucault puede ser, mínimamente, operado por nosotros. <![CDATA[PEDAGOGICAL HETEROTOPIA AS WAYS TO SHOW THE PARTICULARITIES OF THE DEAF PERSONS IN EDUCATION]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922019000300695&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Introdução: A partir do conceito de heterotopia cunhado por Michel Foucault e pela configuração de novos campos de saber na educação de pessoas surdas, com a emergência da perspectiva cultural, o presente artigo objetiva analisar práticas pedagógicas de professoras bilíngues atuantes em salas multisseriadas que tem a Libras (Língua Brasileira de Sinais) como língua de instrução, em escolas inclusivas, localizadas em dois municípios do estado de São Paulo. Justifica-se a pesquisa pelas novas configurações de perspectivas educacionais bilíngues para surdos, e ainda, pelas críticas dirigidas pelos surdos à proposta inclusiva, quando não se atenta às especificidades linguísticas e culturais desses sujeitos. Método: Tratou-se de uma pesquisa qualitativa com propostas investigativas do cotidiano escolar. Optamos pela descrição e análise de uma cena de uma das salas multisseriadas bilíngue inclusiva de surdos investigada. Resultados: As salas bilíngues mostraram-se como espaço de resistência surda a partir da ação militante de educadores bilíngues. Conclusão: O artigo, portanto, pretende contribuir com educadores que também atuam com alunos surdos, resistem constantemente e buscam ressignificar suas práticas considerando sempre as singularidades de seus alunos no processo educativo.<hr/>ABSTRACT Introduction: from the concept of different spaces (heterotopy) invented by Michel Foucault and the configuration of new fields of knowledge in deaf education, with the emergence of cultural perspective, this article aims to analyze pedagogical practices of bilingual teachers who work in different series in Libras (Brazilian sign language) as the language of instruction, in inclusive schools located in two municipalities of the state of São Paulo. The research is justified by the new configurations of bilingual educational perspectives for the deaf and also by the criticisms addressed by the deaf to the inclusive proposal when one does not pay attention to the linguistic and cultural specificities of these subjects. Method: it was a qualitative research with proposals of investigation of the routine of a classroom with different series of the school. We opted for the description and analysis of a scene from one of the bilingual inclusive classrooms of deaf people investigated. Results: bilingual rooms were shown as a space of resistance of the deaf through the militant action of bilingual educators. Conclusion: The article therefore intends to contribute with educators who also work with deaf students, constantly resist and seek new practices always considering the singularities of their students in the educational process.<hr/>RESUMEN Introducción: A partir del concepto de heterotopía acuñado por Michel Foucault y por la configuración de nuevos campos de saber en la educación de personas sordas, con la emergencia de la perspectiva cultural, el presente artículo objetiva analizar prácticas pedagógicas de profesoras bilingües actuantes en salas multiserias que tienen la Libras (Lengua Brasileña de Señales) como lengua de instrucción, en escuelas inclusivas, ubicadas en dos municipios del estado de São Paulo. Se justifica la investigación por las nuevas configuraciones de perspectivas educativas bilingües para sordos, y aún, por las críticas dirigidas por los sordos a la propuesta inclusiva, cuando no se atenta a las especificidades lingüísticas y culturales de esos sujetos. Método: Se trata de una investigación cualitativa con propuestas investigativas del cotidiano escolar. Optamos por la descripción y análisis de una escena de una de las salas multiseriales bilingüe inclusiva de sordos investigada. Resultados: Las salas bilingües se mostraron como espacio de resistencia sorda a partir de la acción militante de educadores bilingües. Conclusión: El artículo, por lo tanto, pretende contribuir con educadores que también actúan con alumnos sordos, resisten constantemente y buscan rehacer sus prácticas considerando siempre las singularidades de sus alumnos en el proceso educativo. <![CDATA[RESEARCHING THE OBSTACLES OF BASIC GENETICS LEARNING IN MIDDLE SCHOOL STUDENTS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922019000300718&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O presente artigo procurou investigar os obstáculos que os alunos do Ensino Médio enfrentam quando estudam conteúdos relacionados à disciplina genética. Para isso, utilizamos como metodologia a Teoria Fundamentada que nos possibilitou elaborar uma teoria explicativa para o fenômeno investigado (os obstáculos da aprendizagem de genética). Diante disso, percorremos os três passos recomendados por essa Teoria, que são: 1) Codificação Aberta, que consiste em dar nomes aos dados (códigos iniciais), levando em consideração as ações e processos dos indivíduos envolvidos; 2) Codificação Axial, responsável pela aglutinação dos códigos iniciais em subcategorias e categorias analíticas, e 3) Codificação Seletiva, que consiste em escolher, entre todas as categorias analíticas evidenciadas, aquela com capacidade de entrelaçar todas as demais (categoria central). A Teoria Fundamentada pode ser usada para gerar teorias explicativas que, ao contrário das grandes teorias formais, explicam melhor as áreas específicas da pesquisa empírica já que essas teorias emergem diretamente de dados do mundo real. Portanto, para essa investigação, elaboramos a seguinte Teoria Substantiva: “Para que as dificuldades de aprendizagem dos conceitos genéticos possam ser compreendidas e superadas com mais facilidade pelos alunos do Ensino Médio, é necessário a elaboração, pelo professor, de estratégias diversificadas de ensino, através de múltiplas abordagens teórico-metodológicas. Portanto, é imprescindível que o professor de genética reoriente sua prática pedagógica, modificando sua maneira de ensinar, procurando entender a complexidade dos assuntos, refletindo sobre qual maneira mais apropriada esse conhecimento pode ser transmitido a fim de que possa realmente ocorrer uma aprendizagem efetiva por parte dos alunos”.<hr/>ABSTRACT This article investigated the obstacles that high school students face when studying content related to genetic discipline. For this, we used as methodology the Grounded Theory that enabled us to elaborate an explanatory theory for the investigated phenomenon (the obstacles of the learning of genetics). Thus, we go through the three steps recommended by this Theory, which are: 1) Open Coding, which consists in naming the data (initial codes), taking into account the actions and processes of the individuals involved; 2) Axial coding, responsible for the agglutination of the initial codes in subcategories and analytical categories, and 3) Selective Codification, which consists in choosing among all the analyzed analytical categories the one with the ability to interlace all the others (central category). The Grounded Theory can be used to generate explanatory theories that, unlike the great formal theories, better explain the specific areas of empirical research since these theories emerge directly from real world data. Therefore, for this investigation, we elaborated the following Substantive Theory: "In order that the learning difficulties of the genetic concepts can be understood and overcome more easily by the students of the High School, it is necessary the elaboration by the teacher of diverse strategies of teaching, through multiple theoretical-methodological approaches. Therefore, it is imperative that the genetics teacher reorient his pedagogical practice, modifying his teaching, trying to understand the complexity of the subjects, reflecting on what more appropriate way this knowledge can be transmitted so that effective learning can actually take place from the students".<hr/>RESUMEN El presente artículo buscó investigar los obstáculos que los alumnos de la Enseñanza Media enfrentan cuando estudian contenidos relacionados a la disciplina genética. Para ello, utilizamos como metodología la Teoría Fundamentada que nos posibilitó elaborar una teoría explicativa para el fenómeno investigado (los obstáculos del aprendizaje de genética). En este sentido, se trata de un proceso de transformación de las relaciones entre el hombre y la mujer. 2) Codificación Axial, responsable de la aglutinación de los códigos iniciales en subcategorías y categorías analíticas, y 3) Codificación Selectiva, que consiste en elegir, entre todas las categorías analíticas evidenciadas, aquella con capacidad de entrelazar todas las demás (categoría central). La Teoría Fundamentada puede ser usada para generar teorías explicativas que, a diferencia de las grandes teorías formales, explican mejor las áreas específicas de la investigación empírica ya que esas teorías emergen directamente de datos del mundo real. Por lo tanto, para esa investigación, elaboramos la siguiente Teoría Sustantiva: "Para que las dificultades de aprendizaje de los conceptos genéticos puedan ser comprendidas y superadas con más facilidad por los alumnos de la Enseñanza Media, es necesario la elaboración por el profesor de estrategias diversificadas de enseñanza, a través de múltiples enfoques teórico-metodológicos. Por lo tanto, es imprescindible que el profesor de genética reoriente su práctica pedagógica, modificando su manera de enseñar, buscando entender la complejidad de los asuntos, reflexionando sobre qué manera más apropiada ese conocimiento puede ser transmitido a fin de que pueda realmente ocurrir un aprendizaje efectivo por parte de los alumnos. <![CDATA[EDUCATIONAL CINEMA IN PERFORMANCE: RAYMOND WILLIAMS, FILM ANALYSIS AND PRODUCTION OF A KNOWLEDGE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922019000300738&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Neste artigo discutiremos o papel do cinema como ferramenta educativa na perspectiva do autor galês Raymond Williams (1921-1988). Mais conhecido por ser um dos precursores dos chamados Estudos Culturais e pelos estudos envolvendo literatura ou teatro, Williams teve também uma significativa produção intelectual relacionada ao cinema e à educação, tanto em termos práticos, com seus tutorais sobre cinema na educação de adultos ou em projetos propriamente cinematográficos (nesse caso, junto ao diretor inglês Michael Orrom), quanto em termos teóricos, em que defende a necessidade da construção de uma nova crítica fílmica. Aqui serão abordados ambos os aspectos, finalizando com a análise que o autor faz de Morangos silvestres (Ingmar Bergman, 1957), na qual apresenta um exemplo dessa crítica. Dentro disso, pretende-se apontar a relevância de Williams na discussão sobre as relações entre cinema e educação, algo pouco investigado sobre esse importante intérprete de cultura e sociedade.<hr/>ABSTRACT In this paper we will discuss the role of cinema as an educational tool in the perspective of Welsh author Raymond Williams (1921-1988). Best known for being one of the forerunners of so-called Cultural Studies and for studies involving literature or theater, Williams also had significant intellectual output related to film and education, both in practical terms, with his film tutorials in adult education or in projects (in this case, together with the English director Michael Orrom), and in theoretical terms, where it defends the necessity of the construction of a new film criticism. Both aspects will be addressed here, ending with the author's analysis of Wild strawberries (Ingmar Bergman, 1957) in which he presents an example of this criticism. It is intended to point out the relevance of Williams in the discussion of the relations between cinema and education, a barely investigated theme about this important interpreter of culture and society.<hr/>RESUMEN En este artículo discutiremos el papel del cine como herramienta educativa en la perspectiva del autor galés Raymond Williams (1921-1988). Más conocido por ser uno de los precursores de los llamados Estudios Culturales y por los estudios involucrando literatura o teatro, Williams tuvo también una significativa producción intelectual relacionada al cine y la educación, tanto en términos prácticos, con sus tutoriales sobre cine en la educación de adultos o en proyectos (en este caso, junto al director inglés Michael Orrom), como en términos teóricos, donde defiende la necesidad de la construcción de una nueva crítica fílmica. Aquí se abordarán ambos aspectos, finalizando con el análisis que el autor hace de Fresas salvajes (Ingmar Bergman, 1957) en la que presenta un ejemplo de esa crítica. Dentro de eso, se pretende apuntar la relevancia de Williams en la discusión sobre las relaciones entre cine y educación, algo poco investigado sobre ese importante intérprete de cultura y sociedad. <![CDATA[THE OFFER OF PHYSICAL EDUCATION TEACHER TRAINING ON DISTANCE LEARNING IN BRAZIL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922019000300760&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este artigo apresenta uma análise sobre a oferta da formação de professores de Educação Física na modalidade da Educação a Distância (EaD), buscando cotejar sua expansão com as políticas educacionais e a participação do Estado como agente crucial na estratégia de expansão do ensino superior, especialmente para o setor privado. A metodologia de trabalho privilegiou a revisão bibliográfica sobre políticas de formação de professores por EaD e a extração de dados da Sinopse Estatística da Educação Superior dos anos de 2006, 2009, 2012, 2015 e 2017. Os resultados atestam a expansão contínua das matrículas por EaD nos cursos de Educação Física e que o crescimento tem se sustentado através das vagas ofertadas, sobretudo pela Universidade do Norte do Paraná (Unopar). O incremento dessa modalidade reforça a necessidade de aprofundamento nos estudos sobre um processo social que altera significativamente as formas de ensino e aprendizagem na educação superior e que cria um novo nicho de mercado para o setor privado, tutelado e estimulado pelas ações políticas do Estado.<hr/>ABSTRACT This article presents an analysis about the offer of physical education teacher training in the Distance Learning (DL) modality, seeking to compare its expansion with educational policies and the participation of the State as a crucial agent in the strategy of expansion of higher education, especially for the sector private. The work methodology focused on the literature review on teacher education policies by DL and the extraction of data from the Statistical Synopsis of Higher Education in the years 2006, 2009, 2012, 2015 and 2017. The results attest to the continuous expansion of enrollment by DL in the courses of Physical Education and that growth has been sustained through the vacancies offered, mainly by the University of North of Paraná (Unopar). The increase of this modality reinforces the need to deepen the studies on a social process that significantly changes the forms of teaching and learning in higher education and that creates a new niche market for the private sector, protected and stimulated by the political actions of the State.<hr/>RESUMEN Este artículo presenta un análisis sobre la oferta de la formación de profesores de educación física en la modalidad de Educación a Distancia (EaD), buscando cortejar su expansión con las políticas educacionales y la participación del Estado como agente crucial en la estrategia de expansión de la enseñanza superior, especialmente para el sector privado. La metodología de trabajo privilegió la revisión bibliográfica sobre políticas de formación de profesores por EaD y la extracción de datos de la Sinopsis Estadísticas de la Enseñanza Superior de los años de 2006, 2009, 2012, 2015 y 2017. Los resultados demuestran la expansión continua de las matrículas por EaD en los cursos de Educación Física y que el crecimiento se ha sostenido a través de los cupos ofrecidos, sobre todo por la Universidad del Norte de Paraná (Unopar). El incremento de esta modalidad refuerza la necesidad de profundizar en los estudios sobre un proceso social que cambia las formas de enseñanza y aprendizaje en la educación superior y que crea un nuevo tipo de mercado para el sector privado, tutelado y estimulado por las acciones políticas del Estado. <![CDATA[THE UBIQUITY OF GAMES IN THE TEACHING OF MATHEMATICS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922019000300782&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO As tecnologias móveis provocaram mudanças no comportamento e nos hábitos de crianças, jovens e adultos e, isso se deve ao contexto da ubiquidade. Este trabalho relata uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, desenvolvida a partir de um estudo de caso em uma escola privada no sul do Brasil que utiliza tecnologias móveis [tablets] em suas atividades pedagógicas. O artigo discute o jogo e o seu papel lúdico na aprendizagem dos estudantes sob a perspectiva histórica; os objetivos das atividades educativas, que foram elencados para auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem, apoiados nos recursos didáticos tecnológicos, os Apps; as tessituras de alguns dos games da área de Matemática, utilizados entre 2014 e 2015, e, por fim, a organização dos artefatos nos espaços da escola.<hr/>ABSTRACT Mobile technologies have brought about changes in the behavior and habits of children, young people and adults. These changes also happen due to the context of ubiquity. This work deals with a qualitative research of exploratory nature, developed from a case study in a private school in the south of Brazil that uses mobile technologies [tablets] in their pedagogical activities. This article discusses about the game and its playful role in learning from a historical perspective, as well as the objectives of the educational activities, which were supported by the technological didactic resources, the Apps, and which were listed to aid the students in their learning development. Finally, this article also deals with the tessituras of some of the games of ​​Mathematics that were used between 2014 and 2015 and, the organization of the artifacts in the spaces of the school.<hr/>RESUMEN Las tecnologías móviles han provocado cambios en el comportamiento y los hábitos de los niños, jóvenes y adultos. Esto se debe al hecho, también, al contexto de la ubicuidad. Este trabajo trata de una investigación cualitativa de carácter exploratorio, desarrollada a partir de un estudio de caso en una escuela privada en el sur de Brasil que utiliza tecnologías móviles [tablets] en sus actividades pedagógicas. El artículo discute el juego y su papel lúdico en el aprendizaje desde la perspectiva histórica, los objetivos de las actividades educativas que se elijan para auxiliar en el desarrollo del aprendizaje de los estudiantes apoyados en los recursos didácticos tecnológicos, las Apps, y por fin síntesis de algunos de los juegos del área de Matemáticas que se utilizaron entre 2014 y 2015 y, la organización de los artefactos en los espacios de la escuela. <![CDATA[THE CARE OF THE SELF AS AN EXPERIENCE OF THOUGHT: A REFLEXION FROM AN INFORMAL SPACE OF EDUCATION]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922019000300797&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O presente artigo visa a refletir sobre as atividades teóricas e práticas elaboradas no projeto “Transmissão de conhecimento ou experiência no ensino da Filosofia: limites e possibilidades”. O projeto teve por objetivo articular saberes acadêmicos e cotidianos, a fim de satisfazer demandas e necessidades que contemplassem a realidade dos educadores, educandos e estagiários envolvidos no processo de desenvolvimento das atividades propostas. Especificamente, o projeto almejava proporcionar experiências filosóficas, sem se amparar nas metodologias ou didáticas que justificassem a tradicional estrutura de transmissão de conteúdos. Partimos da concepção de que era possível romper com a lógica explicadora da figura do professor, que produz ensinamentos condicionados e justifica, portanto, nossa escolha por um espaço informal. Isso nos levou a fundamentar nossas vivências fora do espaço acadêmico nas noções de cuidado de si e do outro, de Michel Foucault, presença e poética da transmissão, de Fernando Bárcena, e lógica explicadora, de Jacques Rancière.<hr/>ABSTRACT This article aims to reflect on theoretical and practical activities developed in the project "Transmitting knowledge or experience in Philosophy teaching: limits and possibilities". The project aimed to relate academic and daily knowledge in order to satisfy demands and needs that would consider the reality of educators, students and pre-service teachers involved in the process of developing the proposed activities. Specifically, the project aimed to provide philosophical experiences, without relying on methodologies or teaching practices that would justify the traditional structure of content transmission. We have started from the idea that it was possible to break with the logic of explanation of the figure of the teacher, which produces conditioned teachings and, therefore, justifies our choice for an informal space. This led us to ground our experiences outside the academic space, on the notions of care of the self and care of the other, by Michel Foucault, presence and poetics of transmission, by Fernando Bárcena, and logic of explanation, by Jacques Rancière.<hr/>RESUMEN El presente artículo tiene por objetivo reflexionar sobre las actividades teóricas y prácticas elaboradas en el proyecto "Transmisión de conocimiento o experiencia en la enseñanza de la Filosofía: límites y posibilidades". El proyecto tuvo por objetivo articular saberes académicos y cotidianos, a fin de satisfacer demandas y necesidades que contemplasen la realidad de los educadores, educandos y futuros profesores incluidos en el proceso de desarrollo de las actividades propuestas. Específicamente, el proyecto aspiraba proporcionar experiencias filosóficas, sin ampararse en las metodologías o didácticas que justificasen la tradicional estructura de transmisión de contenidos. Hemos partido de la concepción de que era posible romper con la lógica explicadora de la figura del profesor, que produce enseñanzas condicionadas y justifica, por lo tanto, nuestra elección por un espacio informal. Esto nos llevó a fundamentar nuestras vivencias fuera del espacio académico en las nociones de cuidado de sí y cuidado del otro, de Michel Foucault, presencia y poética de la transmisión, de Fernando Bárcena, y lógica explicadora, de Jacques Rancière. <![CDATA[EDUCATIONAL PRACTICES IN THE CONTEXT OF THE PEDAGOGY OF ALTERNATION: A TRAINING EXPERIENCE WITH FIELD TEACHERS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922019000300818&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Neste trabalho, apresentamos reflexões sobre o projeto “Práticas educativas no contexto da Pedagogia da Alternância”, vinculado ao curso de Licenciatura em Educação do Campo: Artes e Música da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Tocantinópolis, desenvolvido na Escola Família Agrícola do Bico do Papagaio Padre Josimo (EFABIP), situada em Esperantina-TO. Essa ação objetivou proporcionar aos participantes uma formação com enfoque nas práticas didático-pedagógicas da Pedagogia da Alternância, execução de Instrumentos Pedagógicos da alternância, Educação do Campo, sustentabilidade, Arte e estética camponesa e Mística. O curso foi dividido em dois módulos e totalizou 30 (trinta) horas, sendo os participantes: 10 (dez) professores e 04 (quatro) técnicos da EFABIP, 06 (seis) discentes da UFT e 04 (quatro) atores sociais da comunidade. A avaliação final respondida pelos participantes mostrou que a formação proporcionou a eles contribuições significativas relacionadas ao aperfeiçoamento de práticas educativas recorrentes no sistema educativo da alternância, além do curso realizado ter sido um espaço importante para o diálogo entre escola e universidade.<hr/>ABSTRACT In this paper, we present reflections on the project "Educational Practices in the Context of Pedagogy of Alternation", linked to the Higher Degree Courses in Rural Education: Arts and Music, by Federal University of Tocantins (UFT), Campus de Tocantinópolis, developed in a school named Escola Família Agrícola do Bico do Papagaio Padre Josimo (EFABIP), located in Esperantina-TO. This action aimed to provide participants with a training focused on the didactic-pedagogical practices of the Alternation Pedagogy, execution of Pedagogical Instruments of the alternation, Rural Education, sustainability, Art and peasant aesthetics, and Mysticism. The course was divided into two modules and totalled 30 (thirty) hours, and its participants were: 10 (ten) teachers and 04 (four) technicians from EFABIP, 06 (six) UFT students and 04 (four) social actors from the local community. The final evaluation answered by the participants showed that the training provided them with significant contributions related to the improvement of recurrent educational practices in the educational system of alternation, besides the course having been an important space of dialogue between school and university.<hr/>RESUMEN En este trabajo, presentamos reflexiones sobre el proyecto "Prácticas educativas en el contexto de la Pedagogía de la Alternancia", vinculado al curso de Licenciatura en Educación Rural: Artes y Música, de la Universidad Federal de Tocantins (UFT), Campus de Tocantinópolis, desarrollado en la Escuela Familia Agrícola del Bico del Papagayo Padre Josimo (EFABIP), situada en Esperantina-TO. Esta acción objetivó proporcionar a los participantes una formación con enfoque en las prácticas didáctico-pedagógicas de la Pedagogía de la Alternancia, ejecución de Instrumentos Pedagógicos de la alternancia, Educación Rural, sustentabilidad, Arte y estética campesina, y Mística. El curso fue dividido en dos módulos y totalizó 30 (treinta) horas, siendo los participantes: 10 (diez) profesores y 04 (cuatro) técnicos de la EFABIP, 06 (seis) discentes de la UFT y 04 (cuatro) actores sociales de la comunidad. La evaluación final respondida por los participantes mostró que la formación les proporcionó contribuciones significativas relacionadas con el perfeccionamiento de prácticas educativas recurrentes en el sistema educativo de la alternancia, además del curso haber sido un espacio importante de diálogo entre escuela y universidad.