Scielo RSS <![CDATA[ETD Educação Temática Digital]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1676-259220190004&lang=pt vol. 21 num. 4 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[DES-CRI(A)ÇÕES E EDUCAÇÕES: E(M) QUASE(S)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922019000400001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[DES-CRI(A)ÇÕES E(M) QUASE-EDUCAÇÕES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922019000400002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[O VAZIO E O MOVIMENTO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922019000400010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO No cruzamento entre a filosofia e as artes em geral surge um espaço de experimentação singular e dele surge uma multiplicidade de problemáticas a partir das quais formularemos duas questões: o que move um corpo? Como se forma uma forma? Referir-nos-emos a condições e procedimentos envolvidos na produção dos corpos e do vazio, tomando o vazio e depois o ritmo como condição do movimento. Ambos, ligados entre si, produzirão um sopro que, por sua vez, liga todas as coisas. Procuraremos ver como a ideia de “lugar funcional” vai muito para lá do dizível e do pensável, constituindo-se como meio de transporte e de captura das forças. O sopro, o vazio e o ritmo, enquanto potências imperceptíveis, contribuirão na nossa análise para se compreender o que é um corpo em devir capaz de mil metamorfoses.<hr/>ABSTRACT At the intersection between philosophy and the arts in general, a space of singular experimentation arises and from it arises a multiplicity of problems from which we will ask two questions: what moves a body? How to form a shape? We will refer to conditions and procedures involved in the production of bodies and emptiness by taking emptiness and then rhythm as a condition of movement. Both, linked together, will produce a breath that in turn binds all things together. We will try to see how the idea of ​​a "functional place" goes far beyond the sayable and the thinkable, constituting itself as a means of transport and capture of forces. The breath, emptiness and rhythm, as imperceptible powers, will contribute in our analysis to understand what a body is in becoming capable of a thousand metamorphoses.<hr/>RESUMEN En el cruce entre la filosofía y las artes en general surge un espacio de experimentación singular y de él surge una multiplicidad de problemáticas a partir de las cuales formularemos dos cuestiones: ¿qué mueve un cuerpo? ¿Cómo se forma una forma? Nos referiremos a condiciones y procedimientos implicados en la producción de los cuerpos y del vacío tomando el vacío y luego el ritmo como condición del movimiento. Ambos, unidos entre sí, producirán un soplo que a su vez conecta todas las cosas. Buscaremos ver cómo la idea de "lugar funcional" va mucho más allá de lo decente y de lo pensable, constituyéndose como medio de transporte y de captura de las fuerzas. El soplo, el vacío y el ritmo, como potencias imperceptibles, contribuirán en nuestro análisis para comprender lo que es un cuerpo en el devenir capaz de mil metamorfosis. <![CDATA[POR ENTRE CÉU E DUNAS, MONTANHAS E MAR: FRAGMENTOS DE PESQUISA E ESCRITA EM EDUCAÇÃO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922019000400011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O que pode o encontro entre fragmentos de pesquisa? O que pode uma escrita-fragmento, feita a muitas mãos, no dizer com esse encontro? Direcionadas por essas indagações e pela vontade de criar, naquilo que comumente denominamos Educação, planos assimétricos nos quais a pesquisa e a escrita possam forjar novas superfícies, novos poros que extravasem outras maneiras de fazer, propomos, neste trabalho, traçar linhas de pensamento e movimento em fluxo, as quais permitam, pela produção da diferença, desconstruir os modelos hegemônicos impostos ao pesquisar e escrever acadêmicos. Ao sugerir e acionar uma escrita fragmentária, ou uma quase-escrita, articulando, de maneiras impensadas, matizes díspares de trabalho na promoção de encontros (im)prováveis, nossa intenção é alargar o campo do possível que se traça entre o pesquisar, o escrever e o viver, fazendo-os coincidir por aquilo que difere, pela escuta de seus ecos e pelo tatear de um estar junto desconhecido. Um movimento sempre incerto e errante, mas também sempre potente porque nunca dado, de (re)habitar, no silêncio e na palavra, no tocar da montanha o céu e no beijar das dunas o mar, a existência.<hr/>ABSTRACT What can emerge on the encounter between fragments of research? What can emerge from a fragmentary writing, made by many hands, in the dialogue with this encounter? Based on these questions and on the desire of creating and experimenting, in what we commonly call Education, asymmetric planes in which research and writing can forge new surfaces and new pores that go beyond other ways of doing, hence we propose drawing lines of thought and movement that allow deconstructing the hegemonic models imposed by academic research and writing. Suggesting and triggering a fragmentary writing or quasi-writing, and articulating, in unthinkable ways, disparate nuances of work in the promotion of (im)probable encounters, our intention is to amplify the field of the possible that is drawn between researching, writing and living, making them coincide for what differs, for the hearing of their echoes and for the feeling of a unknown being together. An always uncertain and always wandering movement, but always powerful for it is never whole, to inhabit the existence, in the silence and in the word, in the touching of the mountain by the sky and in the kissing of the sand dunes by the sea.<hr/>RESUMEN ¿Qué puede surgir del encuentro entre fragmentos de investigación? ¿Qué puede surgir de una escritura-fragmento, hecha a varias manos, en el decir con ese encuentro? Guiadas por estas cuestiones y por la voluntad de crear y experimentar, en lo que comúnmente denominamos Educación, planos asimétricos en los que la investigación y la escritura puedan forjar nuevas superficies, nuevos poros que rebasen otras formas de hacer, proponemos en este trabajo un trazado de líneas de pensamiento y movimiento fluído que permitan, a través de la producción de la diferencia, deconstruir los modelos hegemónicos impuestos sobre la investigación y la escritura académicas. Al sugerir y accionar una escritura fragmentaria, o una cuasi-escritura, articulando, de maneras impensadas, matices dispares de trabajo al promover encuentros (im)probables, nuestra intención es ampliar el campo de lo posible que se traza entre el investigar, el escribir y el vivir, haciéndolos coincidir en lo que difieren, en la escucha de sus ecos y en el palpar de un estar junto desconocido. Un movimiento siempre incierto y siempre errante, aunque siempre potente por no estar nunca entero, de (re)habitar, en el silencio y en la palabra, en el tocar de la montaña el cielo y en el besar de las dunas el mar, la existencia. <![CDATA[FRAGMENTOS DE UMA QUASE-EDUCAÇÃO-AMBIENTAL: EXPERIMENTAÇÕES DE UM DEVIR-CAIÇARA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922019000400012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Ser ou não ser, eis o que não se fará questão. Numa tentativa de desatar nós, soltar-nos dos clichês, das díades e do estereótipo para encontrar o que está ‘entre’, este texto busca abrir brechas para pensarmos a vida caiçara sob a perspectiva do seu não-acabamento e da sua potencialidade vital, o que chamamos de ‘devir-caiçara’. Comumente as histórias narradas sobre os caiçaras os atrelam a tradição e a um ‘lugar’, margeado por fronteiras que delimitam o que ‘deve’ estar ‘dentro’ e o que ‘deve’ estar ‘fora’ da sua cultura, bem como o que ‘devem fazer’ e o que ‘não devem fazer’. Neste percurso, apostamos no que estamos chamando de “quase-educação-ambiental” para nos referirmos às experimentações e aos processos de produção de realidades com fotografias e narrativas que remetem a lembranças e esquecimentos foto-não-grafados, não ‘representando’ histórias, realidades dadas e paradas, mas nos ‘apresentando possibilidades’ de realidades outras, diferentes, estranhas e desconhecidas. Registros de passagens e passageiros que, muitas vezes, já não são, já não estão, não vemos ou não querem se mostrar. Fotografias e narrativas feitas em encontros e desencontros, no imprevisto e no previsto. Logo, ora através de palavras ora de imagens, este texto narra os deslocamentos e as invenções que se deram em campo, para que conheçamos os caiçaras não a partir do que são (ou já foram), mas da potência do que está em devir.<hr/>ABSTRACT To be or not to be - that shall not be the question. In an attempt to untie ourselves, to let go of the clichés, the dyads and the stereotype of finding out what goes in ‘between’, this text seeks to make loopholes in order to allow some thinking about the Caiçara life, under the perspective of its non-finishing and its vital potentiality, which we call it ‘becoming-caiçara’. The stories told about the caiçaras often tie them to tradition and to a ‘place’, bordered by boundaries that delimit what ‘must’ be ‘inside’ and what ‘should’ be ‘outside’ of their culture, as well as what they ‘should do’ and what ‘they should not do’. In this course the bet is placed on what is being named here as a “quasi-environmental-education”, as a way to refer to the experimentations and processes involved in the making of realities via photographs and narratives that refer to memories and ungraphed forgetfulness photos, which shall not represent stories or given realities, but ‘present’ us ‘with possibilities’ of other realities, different, strange and unknown. Records of passages and passengers that, often, are no longer and live no longer, not being seen or not willing to be shown. Photographs and narratives made in meetings and absences, foreseen and unforeseen. Therefore, by means of words or images, this text narrates the displacements and the inventions that were given in the field, so that we know the caiçaras not for what they are (or have been), but for the power of their becoming.<hr/>RESUMEN Ser o no ser, he aquí lo que no será tema de discusión. En un intento por deshacer nudos, desprendiéndonos de los clichés, de las polarizaciones y de los estereotipos para encontrar lo que está ‘entre’, este texto busca abrir espacios para que podamos pensar la vida caiçara bajo la perspectiva de su estado no-acabado y de su potencia vital, lo que llamamos de ‘devenir-caiçara’. En general, las historias narradas sobre los caiçaras suelen asociarlos a una tradición y a un ‘lugar’, bordeado por fronteras que limitan lo que debe estar ‘dentro’ y lo que ‘debe’ estar ‘fuera’ de su cultura, así como también lo que ‘deben hacer’ y lo que ‘no deben hacer’. En este camino, apostamos en lo que estamos denominando como una “casi-educación-ambiental” para referirnos a las experimentaciones y a los procesos de creación de realidades con fotografías y relatos que nos remiten a recuerdos y olvidos foto-no-grafiados, y no ‘representando’ historias, o realidades dadas por hechas y estáticas, sino que ‘presentándonos posibilidades’ para otras realidades, diferentes, extrañas y desconocidas. Registros de pasajes y pasajeros que, muchas veces, ya no son, ya no están, no vemos o no quieren mostrarse. Fotografías y narrativas hechas en encuentros y desencuentros, en lo imprevisto y lo previsto. Así, a veces a través de palabras, otras veces a través de imágenes, este texto narra los desplazamientos e inventos que surgieron en terreno, para que conozcamos a los caiçaras no a partir de lo que son (o de lo que ya fueron), y si de la potencia de lo que está en su devenir. <![CDATA[QUEM AINDA RI DA BICHA PRETA, EFEMINADA E POBRE? FUNK, (RE)CONHECIMENTO E DIREITOS LGBT EM TEMPOS DE PÂNICO MORAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922019000400013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Esse artigo discute a ideia de reconhecimento através da imagem da bicha preta, efeminada e pobre, para pensar a questão dos direitos LGBT no contexto contemporâneo. Isso é feito a partir das reações críticas de LGBT e não LGBT diante do clipe da música Me Solta, do cantor de funk Nego do Borel. O clipe da referida música é entendido nessa reflexão como um artefato cultural produzido e (re)produtor de relações de poder e subjetividades que, via a imagem risível de uma figura bastante difundida na mídia nacional, ensina o quanto a questão do reconhecimento tem sido diferente em relação há décadas. A metodologia empregada é a “etnografia de tela”, isto é, aquela que utiliza técnicas da etnografia associadas a estratégias de análises de imagens e filmes. A reflexão teórica é demarcada, principalmente, por autoras/es pós-críticos (feminismos, queers, pós-coloniais e decoloniais). Conclui-se, entre outros pontos, a necessidade de pensar, em tempos de pânico moral e de maior reivindicação dos direitos LGBT, o estigma e os campos de inteligibilidades diante das novas experiências de reconhecimento e identificação, dos LGBT e não LGBT, mesmo via os discursos de não representatividades.<hr/>ABSTRACT This article discusses the idea of recognition through the image of the black ‘bicha’, effeminated and poor, to think about the issue of LGBT rights in the contemporary context. This is done from the critical reactions of LGBT and non-LGBT in front of the music video ‘Me solta’ by funk singer Nego do Borel. The clip of the aforementioned music is understood in this reflection as a cultural artifact produced and reproducing relations of power and subjectivities that, through the laughable image of a figure quite widespread in the national media, teaches how much the question of recognition has been different in relation to decades ago. The methodology used is the ‘etnografia de tela’, that is, the one that uses techniques of ethnography associated with strategies of analysis of images and films. The theoretical reflection is demarcated mainly by post-critical authors (Feminisms, queers, post-colonial and decolonial). It concludes, among other points, that one needs to think, in times of moral panic and greater claim of LGBT rights, the stigma and fields of intelligibilities in the face of new experiences of recognition and identification, LGBT and non-LGBT, even through the discourses of non-representactivities.<hr/>RESUMEN Este artículo aborda la idea de reconocimiento a través de la imagen del queer negro, afeminado y pobre, para reflexionar sobre el tema de los derechos LGBT en el contexto contemporáneo. Esto se hace a partir de las reacciones críticas de LGBT y no LGBT en frente del video musical "Me solta" por el cantante de funk nego do Borel. El clip de la mencionada música se entiende en esta reflexión como un artefacto cultural producido y (re) productor de relaciones de poder y subjetividades que, a través de la imagen riable de una figura ampliamente difundida en los medios de comunicación nacionales, enseña lo mucho que el tema del reconocimiento ha sido diferente en relación con hace décadas. La metodología utilizada es la ‘Etnografia de tela’, es decir, la que utiliza técnicas de etnografía asociadas a estrategias de análisis de imágenes y películas.La reflexión teórica es delimitada principalmente por autores post-críticos (feminismos, queer, post-coloniales y decoloniales).Concluye, entre otros puntos, que uno necesita pensar, en tiempos de pánico moral y mayor reivindicación de los derechos LGBT, el estigma y los campos de la inteligibilidad frente a nuevas experiencias de reconocimiento e identificación, LGBT y no LGBT, incluso a través de discursos de no representactividad. <![CDATA[SPENCER TUNICK: FOTOGRAFIA, ARTE CONTEMPORÂNEA E EDUCAÇÃO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922019000400014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O texto apresenta a produção fotográfica de Spencer Tunick, fotógrafo estadunidense. Sugere reflexões sobre Fotografia, Arte Contemporânea e Educação nas interfaces com obras de Roland Barhtes (A Câmara Clara, 1984) e Jacques Rancière (O espectador emancipado, 2012). As imagens estabelecem jogos entre as coisas expostas e o olhar do espectador. A carne humana é alinhada, colocada em pose e modelada a partir de uma visão - a do fotógrafo. Estamos diante de imagens provocantes. Entre proximidades e distanciamentos feitos pelo espectador, existem oposições e equivalências. Ao tomar a fotografia como arte e como aposta educativa, estamos suscetíveis ao artificial, ao fabricado, à eventualidade, ao impreciso, ao hipotético; ao improvável. Quiçá estejamos também diante de apostas educativas mais experimentais, que se concentrem em ver e pensar a fotografia por vias mais livres e menos escolarizantes.<hr/>ABSTRACT The text presents the photographic production of the American Spencer Tunick. He suggests reflections on Photography, Contemporary Art and Education in the interfaces with works by Roland Barhtes (Camera Lucida: Reflections on Photography, 1984) and Jacques Rancière (The Emancipated Spectator, 2012). The images establish games between the things exhibited and the spectator's gaze. Human flesh is aligned, posed, and modeled from a vision - that of the photographer. We are faced with provocative images. Between opposites and distances made by the spectator, there are oppositions and equivalences. When taking photography as art and as educational bet we are susceptible to the artificial, the manufactured, the eventuality, the imprecise, the hypothetical; to the improbable. Perhaps we are also facing more experimental educational bets, which concentrate on seeing and thinking photography through freer and less scholarly ways.<hr/>RESUMEN El texto presenta la producción fotográfica de Spencer Tunick, fotógrafo estadounidense. En el caso de las mujeres, se trata de una de las más importantes de la historia. Las imágenes establecen juegos entre las cosas expuestas y la mirada del espectador. La carne humana es alineada, colocada en pose y modelada a partir de una visión - la del fotógrafo. Estamos ante imágenes provocativas. Entre cerca y distanciamientos hechos por el espectador, existen oposiciones y equivalencias. Al tomar la fotografía como arte y como apuesta educativa somos susceptibles al artificial, al fabricado, a la eventualidad, al impreciso, al hipotético; a lo improbable. Quizá estemos también ante apuestas educativas más experimentales, que se concentren en ver y pensar la fotografía por vías más libres y menos escolarizadoras. <![CDATA[VERMELHOS RITMOS E(M) BIOLOGIAS: SONORIDADES DE RUPTURA COM O ESPERADO NA SINGULARIDADE DE VIVER MULHER]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922019000400015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO E se não houver espera, já que o tempo em re-existência não para e não passa? Abrir mão do tempo e(m) experimentações com imagens, esculturas, células, fluídos a perfurar um esperado, deixando-nos verter em vermelhos vivos junto às obras de Tunga e Cildo Meireles. Retirar da vida, do corpo, da resistência, a necessidade de um tempo ‘vivido’, de precisões conceituais biológicas, e vazar pelas bordas de um vermelho arrastado por signos da arte. Mulheres (s)em educação a des-afiar as estrias no tempo, e, com elas, abandonar as certezas e explicações rumo a uma experiência estética. Vontade de perder uma forma humana, orgânica, que busca organizar corpos e pensamentos e convidar, para essa resistência, desejos e forças criativas na produção daquilo que se quebra, daquilo que é efêmero, e que gera pulsos. Devir. Pulsar desde o meio da terra, da rua, da universidade, da sala de aula, do conhecimento dos museus, das artes… Arte-vida-bio que arrasta um logos para ritmos-gestos caóticos em um tempo mutante produzido na singularidade. Pois somos o tempo. Os pulsos de uma vida (s)em educação.<hr/>ABSTRACT What if there is no waiting for the time in re-existence if it does not stop and does not pass? To give up on time through(out) experimentations with images, sculptures, cells, fluids to drill the upcoming. Moviments that can provoke us to pour in live red with Tunga and Cildo Meireles’s art. To withdraw from life, from body and from the resistance, the need of a lived time of biological conceptual precisions. And to leek around the edges of a red, dragged by signs of art. Women seaming (des)educations. Women who dare to sharp the times rifling. And, with it, to abandon the certainties and explanations for an aesthetic experience. To desire to lose the human and organic form that seeks to organize bodies, movements, thoughts, resistances and fights. And to invite for this confront creative desires and forces to produce what is broken to itself, what is ephemeral and generates pulses. To become. To pulse from the middle of the earth, from the street, from the university, from the classroom, from the museums knowledge, from the arts. Art-bio-life that drags a logos to chaotic rhythms-gestures in a mutant time produced in the singularity. We are the time. The pulses of a life (s)in education.<hr/>RESUMEN ¿Y si no hay espera ya que el tiempo en re-existencia no para y no pasa? Abrir la mano del tiempo en experimentos con imágenes, esculturas, células, fluidos a perforar un esperado, dejándonos verter en rojos vivos junto a las obras de Tunga y Cildo Meireles. Retirar de la vida, del cuerpo, de la resistencia, la necesidad de un tiempo vivido, de precisiones conceptuales biológicas y hacer vaciar por los bordes de un rojo arrastrado por signos del arte. Las mujeres sin (con) educación a desafiar las estrías en el tiempo, y, con ellas, abandonar las certezas y explicaciones ir en dirección a una experiencia estética. Voluntad de perder una forma humana, orgánica, que busca organizar cuerpos y pensamientos e invitar, para esa resistencia, deseos y fuerzas creativas en la producción de lo que se rompe, de lo que es efímero, y que genera pulsos. Devenir. Pulsar desde el medio de la tierra, de la calle, de la universidad, del aula, del conocimiento de los museos, de las artes... Arte-vida-bio que arrastra un logos para ritmos y gestos caóticos en un tiempo mutante producido en la singularidad. Porque somos el tiempo. Los pulsos de una vida sin (con) educación. <![CDATA[COMPETÊNCIA DIGITAL DE IDOSOS: MAPEAMENTO E AVALIAÇÃO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922019000400016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O uso da internet vem aumentando entre os idosos. Portanto, é preciso construir competências específicas, como a Segurança e a Privacidade na Internet, foco desse estudo. O artigo objetiva mapear e analisar essa competência em idosos participantes de um curso de inclusão digital de uma Universidade. A metodologia foi qualitativa e quantitativa. Participaram 24 idosos, com idade de 67 anos. Os dados foram coletados a partir de observações participantes e questionário. Os resultados apontaram um elevado índice referente à Alfabetização Digital (no início do uso). No entanto, é assinalada a necessidade de desenvolver o Letramento e a Fluência Digital para que seja possível utilizar a internet de forma mais segura e manter a privacidade no virtual.<hr/>ABSTRACT The use of the Internet has been increasing among the elderly. Therefore, it is necessary to build specific skills, such as Internet Security and Privacy, the focus of this study. The article aims to map and analyze this competence in elderly participants of a course of digital inclusion of a University. The methodology was qualitative and quantitative. Twenty-four elderly people, aged 67 years, participated. Data were collected from participant observations and questionnaire. The results indicated a high index regarding Digital Literacy (at the beginning of use). However, there is a need to develop Digital Literacy and Fluency so that it is possible to use the Internet more safely and maintain privacy in the virtual environment.<hr/>RESUMEN El uso de Internet viene aumentando entre los mayores. Por lo tanto, es necesario construir competencias específicas, como la Seguridad y la Privacidad en Internet, foco de este estudio. Ese artículo objetiva mapear y analizar esa competencia en mayores participantes de un curso de inclusión digital de una Universidad. La metodología fue cualitativa y cuantitativa. Participaron 24 mayores, con edad de 67 años. Los datos fueron recolectados a partir de observaciones participantes y cuestionario. Los resultados apuntaron un alto índice referente a la Alfabetización Digital (en el inicio del uso). Sin embargo, se señala la necesidad de desarrollar el Letramento y la Fluencia Digital para que sea posible utilizar la Internet de forma más segura y mantener la privacidad en el virtual. <![CDATA[ESTÁGIO DOCENTE COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922019000400017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo busca refletir sobre a relevância do estágio docente na formação de professores, durante a realização de um Curso de Formação Pedagógica ou de Mestrado/Doutorado. Nesse sentido, acredita-se que a prática realizada em sala de aula, pelo profissional estagiário pode e deve ser melhor instrumentalizado pedagogicamente. Faz-se uma análise baseada nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica (BRASIL, 2002), sendo adotado para o referencial teórico, entre outros, Freire (2009), Nóvoa (1995), Palombini (2004), Pimenta; Lima (2005/2006), Ramirez; Stobäus (2010), Tardif; Lessard (2005), Veiga (2010). Trata-se de uma reflexão teórico-prática sobre a experiência de estágio docente realizado para a disciplina de “Estágio Supervisionado II”, ao término do Programa Especial de Formação Pedagógica da Universidade de Caxias do Sul. O estudo teve como foco as análises das interações vivenciadas entre a professora e os alunos e analisou-se as possíveis resistências e entraves que essas relações ocasionam em sala de aula. Assim, possibilita comentar que o estágio é fundamental para a preparação do futuro professor, enquanto prática pedagógica, à medida que permite lidar com (im)previsibilidades, que envolvem o trabalho docente e que integra as teorias com as práticas; repensando, reavaliando e ressignificando suas ações em sala de aula, permitindo (re)conhecer realidades escolares, intervir, (re)avaliar (resultados pessoais e profissionais), possibilitando a esse futuro profissional uma maior flexibilidade perante as diversas demandas que resultam do trabalho docente.<hr/>ABSTRACT This article aims to reflect on the relevance of teaching internship in teacher’s education, during performing a Course of Pedagogical Training or Master/Doctorate. In this sense, it is believed that the practice carried out in the classroom by the in stage professional can and should best instrumentalize he/her pedagogically. It was made an analysis based on the National Curriculum Guidelines for the Basic Education Teacher Training (BRAZIL, 2002), and adopted for the theoretical referential, among others, Freire (2009), Nóvoa (1995), Palombini (2004), Pimenta; Lima (2005/2006), Ramirez; Stobäus (2010), Tardif; Lessard (2005), Veiga (2010). This is a theoretical and practical reflection on teacher’s education experienced on the discipline "Supervised Stage II", at the end Special Program of Teacher Education, at the University of Caxias do Sul. The research focused on the analysis of experienced interactions of the teachers with their students, and they analyzed about the possible resistances and obstacles that these relations can cause in the classroom. Allows comments that the stage is critical in the preparation of future teachers while teaching practice, as it allows to handle (im)predictabilities involving the teaching work and integrating theories with practices, rethinking, reevaluating and giving new meaning to their actions in the classroom. Also allows (re)know school realities, intervene, (re)assess (personal and professional results), making it possible for this future professional to be more flexible in face of the various demands that result from teaching.<hr/>RESUMEN Este artículo busca reflexionar sobre la relevancia de la práctica docente en la formación de profesores, durante la realización de un Curso de Formación Pedagógica o de Maestría/Doctorado. En ese sentido, se cree que la práctica realizada en el aula por el profesional en prácticas puede y debe mejor instrumentalizado pedagógicamente. Se hace un análisis basado en las Directrices Curriculares Nacionales para la Formación de Profesores de la Educación Básica (BRASIL, 2002), para el cual fue adoptado para el referencial teórico, entre otros, Freire (2009), Nóvoa (1995), Palombini (2004), Pimenta; Lima (2005/2006), Ramirez; Stobäus (2010), Tardif; Lessard (2005), Veiga (2010). Se trata de una reflexión teórico-práctica sobre la experiencia de práctica docente realizada para la disciplina de "Práctica Supervisada II", al término del Programa Especial de Formación Pedagógica de la Universidad de Caxias do Sul. El estudio tuvo como foco los análisis de las interacciones vivenciadas entre la profesora y los alumnos, y se analizó las posibles resistencias y trabas que esas relaciones ocasionan en el aula. Así, permite comentar que la práctica supervisada es fundamental para la preparación del futuro profesor, en cuanto práctica pedagógica, a medida que permite lidiar con (im)previsiones que involucran el trabajo docente y que integra las teorías con las prácticas; repensando, reevaluando y resignificando sus acciones en el aula, permitiendo (re)conocer realidades escolares, intervenir, (re)evaluar (resultados personales y profesionales), permitiendo a ese futuro profesional una mayor flexibilidad ante las diversas demandas que resultan del trabajo docente. <![CDATA[TEORIA E PRÁTICA NA DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS: DIMENSÕES (IN)DISSOCIÁVEIS?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922019000400018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo problematiza o discurso que dicotomiza a relação teoria e prática na profissão docente. Analisa um diário de registros de estágio nos anos iniciais a partir dos conceitos de conhecimento do conteúdo e conhecimento pedagógico do conteúdo, balizadores da argumentação. Argumenta em torno da possível e necessária dissolução da divisão e consequente hierarquização entre teoria e prática no exercício da profissão docente. Sustenta a teoria e a prática como dimensões relacionadas e indissociáveis da docência e da ação pedagógica.<hr/>ABSTRACT This article problematizes the discourse which disengages the relationship between theory and practice in the teaching profession. It analyzes an internship record diary in the elementary school from the concepts of content knowledge and pedagogical knowledge of the content, indicators of the argumentation. It argues about the possible and necessary dissolution of the division and consequent ranking between theory and practice in the exercise of the teaching profession. It sustains theory and practice as related and inseparable dimensions of teaching and pedagogical action.<hr/>RESUMEN Este artículo problematiza el discurso que dicotomiza la relación teoría y práctica en la profesión docente. Se analiza un diario de registros de prácticas en los años iniciales a partir de los conceptos de conocimiento del contenido y conocimiento pedagógico del contenido, balizadores de la argumentación. Argumenta en torno a la posible y necesaria disolución de la división y consecuente jerarquización entre teoría y práctica en el ejercicio de la profesión docente. Sostiene la teoría y la práctica como dimensiones relacionadas y indisociables de la docencia y de la acción pedagógica. <![CDATA[VOZES DO VALE DO SILÍCIO EXPÕEM A POLARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO NA ERA DA INFORMAÇÃO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922019000400019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT The article is part of a research agenda that adopts the lenses of Political Economy to discuss the following question: what is the role of information and knowledge in the socioeconomic dynamics of the twenty-first century? Firstly, the article confronts two different theoretical perspectives: the cognitive capitalism and the polarization of knowledge approaches. Given the lack of agreement between these interpretations, the article also presents some results of an empirical investigation conducted in Silicon Valley (California), where semi-structured interviews with local workers’ representatives were adopted as an instrument of investigation. The voices of those who live the reality represented by the theories expose some contradictions in the local educational system, where the phenomenon of polarization of knowledge strengthens socioeconomic inequalities.<hr/>RESUMO O artigo está inserido em uma agenda de pesquisa que adota as lentes da Economia Política para discutir a seguinte questão: qual é o papel da informação e do conhecimento nas dinâmicas socioeconômicas do século XXI? Primeiramente, o artigo confronta duas perspectivas teóricas diferentes, a saber, as abordagens do capitalismo cognitivo e da polarização do conhecimento. Dada a falta de acordo entre essas interpretações, o artigo também apresenta alguns resultados de uma investigação empírica conduzida no Vale do Silício (Califórnia), onde entrevistas semiestruturadas com representantes dos trabalhadores locais foram empregadas como instrumento de investigação. As vozes daqueles que vivem a realidade representada pelas teorias expõem algumas contradições no sistema de educação local, onde o fenômeno da polarização do conhecimento expande desigualdades socioeconômicas.<hr/>RESUMEN El artículo es parte de una agenda de investigación que adopta las lentes de la Economía Política para discutir la siguiente cuestión: ¿cuál es el papel de la información y del conocimiento en las dinámicas socioeconómicas del siglo XXI? En primer lugar, el artículo confronta dos perspectivas teóricas diferentes: los enfoques del capitalismo cognitivo y de la polarización del conocimiento. Dada la falta de acuerdo entre estas interpretaciones, el artículo también presenta algunos resultados de una investigación empírica conducida en el Valle del Silicio (California), donde entrevistas semiestructuradas con representantes de los trabajadores locales fueron empleadas como instrumento de investigación. Las voces de aquellos que viven la realidad representada por las teorías exponen algunas contradicciones en el sistema de educación local, donde el fenómeno de la polarización del conocimiento expande desigualdades socioeconómicas. <![CDATA[HETEROTOPIAS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922019000400020&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Barthes (2006) convida a pensar o texto de fruição como aquele que leva o leitor a um estado de perda, desconforto, faz vacilar suas bases históricas, culturais, psicológicas, a consistência de seus gostos, valores, lembranças - faz entrar em crise sua relação com a linguagem. O texto de prazer, por outro lado, contenta, enche, dá euforia, vem da cultura sem romper com ela - sua leitura é confortável. Entre um e outro regime de escrita e leitura, o Texto (BARTHES, 2004) se reconstrói, fiando-se em meio aos prazeres da linguagem, descrevendo um pátio para a universidade, rabiscando com linhas que passam pelo lugar. Com os deveres e as obrigações em meio às bicicletas em ziguezague. Com motores. Entre vãos. Ordens. Entre braços que balançam. Rabisca com os espaços e tempos intersticiais das heterotopias (FOUCAULT, 2013) delimitadas por um retângulo aberto, o pátio. Também, trama lugares outros: as câmeras de segurança registrando o escoamento do tempo enquanto linhas carregam flores, varrem o chão, flutuam com balões vermelhos, planam pássaros, protestam e julgam com as gentes. Nem mesmo inatuais cães - das matilhas em Kafka (2002) -, entre faixas e cartazes, escaparam do rabiscado.<hr/>ABSTRACT Barthes (2006) invites us to think the text of bliss as that which leads the reader to a state of loss, discomfort, unsettles the reader’s historical, cultural, psychological assumptions, the consistency of his tastes, values, memories - brings to a crises his relation with language. The text of pleasure, on the other hand, contents, fills, grants euphoria, comes from culture and does not break with it - it is linked to a comfortable practice of reading. In between these regimes of writing and reading, the Text (Barthes, 2004) constructs itself, spinning on the pleasures of language, describing a courtyard for the university, scribbling with lines that pass through the place. With duties and obligations amidst zigzag bicycles. Motors. In between spans. Orders. Arms that sway. It scribbles with interstitial spaces and times of heterotopias (FOUCAULT, 2013) delimited by an open rectangle, the courtyard. It plots othe&gt;r places: security cameras recording the flow of time while lines carry flowers, sweep the ground, float with red balloons, glide birds, protest and judge with the people. Not even inactual dogs - coming from the packs of hounds in Kafka (2002) -, among banners and posters, escaped from the scribbled.<hr/>RESUMEN Barthes (2006) invita a pensar el texto de fruición como aquél que lleva al lector a un estado de pérdida, de malestar, que hace vacilar sus bases históricas, culturales y psicológicas, la consistencia de sus gustos, sus valores, sus recuerdos: que hace entrar en crisis su relación con el lenguaje. Por otro lado, el texto de placer, contenta, llena, da euforia, viene de la cultura sin romper con ella: su lectura es agradable. Entre uno y otro régimen de escritura y de lectura, el Texto (BARTHES, 2004) se reconstruye al hilarse entre los placeres del lenguaje y describir un patio hacia la universidad, al garabatear con líneas que pasan por el lugar. Con los deberes y las obligaciones entre bicicletas en zigzag. Con motores. Entre vanos. Órdenes. Entre brazos que se balancean. Garabatea con los espacios y con los tiempos intersticiales de las heterotopías (FOUCAULT, 2013) delimitadas por un rectángulo abierto: el patio. Y también trama lugares otros: las cámaras de seguridad registran el escurrirse del tiempo mientras líneas cargan flores, barren el piso, flotan con globos rojos; y pájaros planean, protestan y juzgan con las gentes. Ni siquiera inactuales canes -de las jaurías de Kafka (2002)− entre pasacalles y carteles le escapan a ese garabatear. <![CDATA[UMA LEITURA DE PAULO FREIRE CONSTRUTIVISMO E DRAMATIZAÇÃO ENQUANTO MÉTODO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922019000400021&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este ensaio tem por objetivos recolher alguns traços a partir dos quais gostaríamos de pensar um construtivismo em Paulo Freire e pensar a dinâmica de seu método a partir da noção de dramatização. Trata-se de uma leitura que percorre a obra do autor de maneira transversal, a partir de questões e problemas nela presentes que são importantes para o desenvolvimento de uma educação pensada como prática da liberdade e voltada para a construção de uma sociedade democrática. Partimos da noção de inacabamento do ser humano, considerada por Paulo Freire como um dos núcleos fundamentais em que se sustenta o processo de educação, para pensar alguns aspectos da relação entre vida (existência), conhecimento e pensamento em sua obra; utilizamos a noção de dramatização para pensar a dinâmica de seu método, assim como, a inter-relação entre a dimensão estética, política e cognitiva das práticas educacionais.<hr/>ABSTRACT This essay aims at gathering a few points on which we would like to consider a constructivism in Paulo Freire, and thinking the dynamics of his method from the notion of role play. It is a reading that goes through the author’s work transversally, based on questions and problems, present in such work, which are important for the development of an education thought of as a practice of freedom, and seeking the construction of a democratic society. We start at the notion that we as human beings are unfinished, which Paulo Freire understands as one of the supporting cores of the education process; we try to think some aspects of the relationship between life (existence), knowledge and thought in his work; we use the notion of role play to think the dynamics of his method, as well as the interrelationship between the esthetic, politic and cognitive dimensions of the educational practices.<hr/>RESUMEN Este ensayo tiene por objetivos recoger algunos rasgos a partir de los cuales nos gustaría pensar un constructivismo en Paulo Freire y pensar la dinámica de su método a partir de la noción de dramatización. Se trata de una lectura que recorre la obra del autor de manera transversal, a partir de cuestiones y problemas presentes en esa obra, que son importantes para el desarrollo de una educación pensada como una práctica de la libertad y orientada hacia la construcción de una sociedad democrático. Partimos de la noción de inacabamiento del ser humano, considerado por Paulo Freire como uno de los núcleos fundamentales donde se sustenta el proceso de educación; buscamos pensar algunos aspectos de la relación entre vida (existencia), conocimiento y pensamiento en su obra; utilizamos la noción de dramatización para pensar la dinámica de su método, así como la interrelación entre la dimensión estética, política y cognitiva de las prácticas educativas. <![CDATA[RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS PARA MOBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO DE FORMA CRÍTICA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922019000400022&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Os Recursos Educacionais Abertos (REA), por meio do compartilhamento aberto em rede, são mobilizadores do conhecimento em Educação com democratização de práticas e consideração da pluralidade de ideias e contextos educacionais. A problemática é investigar os desafios da mobilização do conhecimento educacional, em cursos de formação de professores, através da coautoria de REA. Objetiva-se, portanto, dialogar sobre a mobilização do conhecimento em práticas educacionais abertas por meio dos REA. Para tanto, em movimento espiral cíclico de pesquisa-ação, como ciência educacional crítica, sustentaram-se ações e operações para compreensão teórica, política e ideológica do movimento REA e o coautorar de criações abertas, em cursos de formação inicial de professores de uma Universidade Pública. As inferenciações, em cada etapa cíclica, subsidiam a análise dos REA produzidos como resultado de pesquisa-ação. Diante disso, conclui-se que os REA potencializam a produção de teoria na prática, uma vez que as relações dialógicas, potencializadas pela coautoria, produzem diferentes efeitos de sentido que aprimoram, reformulam e instituem novos conhecimentos em Educação, prontos para ação e intervenção.<hr/>ABSTRACT Open Educational Resources (OER), through open sharing in a network, are mobilizers of knowledge in Education with democratization of practices and consideration of the plurality of educational ideas and contexts. The problem is to investigate the challenges of the mobilization of educational knowledge in teacher training courses through OER co-authorship. The aim is, therefore, to talk about the mobilization of knowledge in educational practices opened through the OER. To do so, in a cyclical spiral movement of action research as critical educational science, actions and operations were supported for the theoretical, political and ideological understanding of the OER movement and the co-authoring of open creations in initial teacher training courses of the University. Inferences at each cyclical stage subsidize the analysis of OER produced as a result of action research. In view of this, it can be concluded that OERs potentiate the production of theory in practice, since the dialogical relations fostered by co-authorship produce different meaning effects that improve, reformulate and institute new knowledge in Education ready for action and intervention.<hr/>RESUMEN Los Recursos Educativos Abiertos (REA), a través del compartir abierto en red, son movilizadores del conocimiento en Educación con democratización de prácticas y consideración de la pluralidad de ideas y contextos educativos. La problemática es investigar los desafíos de la movilización del conocimiento educativo en cursos de formación de profesores a través de la coautoria de REA. Se pretende, por lo tanto, dialogar sobre la movilización del conocimiento en prácticas educativas abiertas por medio de los REA. Para ello, en movimiento espiral cíclico de investigación-acción, como ciencia educativa crítica, se sustentaron acciones y operaciones para la comprensión teórica, política e ideológica del movimiento REA y el coautor de creaciones abiertas, en cursos de formación inicial de profesores de una Universidad pública. Las inferencias en cada etapa cíclica subsidian el análisis de los REA producidos como resultado de investigación-acción. En este sentido, se concluye que los REA potencian la producción de teoría en la práctica, ya que las relaciones dialógicas potenciadas por la coautoria producen diferentes efectos de sentido que mejoran, reformulan e instituyen nuevos conocimientos en Educación listos para la acción e intervención.