Scielo RSS <![CDATA[ETD Educação Temática Digital]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1676-259220200002&lang=pt vol. 22 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[VIRTUALIDADES E EDUCAÇÃO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922020000200275&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[ESCOLHAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA PESQUISAS PÓS- CRÍTICAS EM EDUCAÇÃO: PERSPECTIVA, MOVIMENTOS E ANÁLISE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922020000200278&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O presente trabalho visa discutir os caminhos percorridos durante o processo de constituição de uma Tese de Doutorado em Educação, que teve o ENEM como foco de investigação. Para tanto, apresenta-se os três princípios que contribuíram para o processo de construção teórico-metodológico, a saber: a perspectiva, momento que são evidenciados os posicionamentos teóricos-metodológicos a qual a pesquisa se filia; o movimento, etapa que são elencados os procedimentos utilizados para a geração de dados; por último, a análise, no qual são definidas as ferramentas analíticas que possibilitam olhar para o material empírico. Os princípios destacados serão discutidos de maneira articulada a exemplificação de uma pesquisa realizada. Por fim, entende-se que perspectiva, movimentos e análise formam uma tríade que pode contribuir para as pesquisas pós-críticas no campo da Educação.<hr/>ABSTRACT The present work aims to discuss the paths taken during the process of constitution of a Doctoral Thesis in Education, which had ENEM as the focus of research. In order to do so, it presents the three principles that contributed to the process of theoretical-methodological construction, namely: the perspective, moment that are evidenced the theoretical-methodological positions to which the research is affiliated; the movement, step that are listed the procedures used for the generation of data; finally, the analysis, in which are defined the analytical tools that make it possible to look at the empirical material. The highlighted principles will be discussed in an articulated way the exemplification of a research carried out. Finally, it is understood that perspective, movements and analysis form a triad that can contribute to post-critical research in the field of Education.<hr/>RESUMEN El presente trabajo pretende discutir los caminos recorridos durante el proceso de constitución de una Tesis de Doctorado en Educación, que tuvo el ENEM como foco de investigación. Para ello, se presentan los tres principios que contribuyeron al proceso de construcción teórico-metodológico, a saber: la perspectiva, momento que son evidenciados los posicionamientos teóricos-metodológicos a que la investigación se afilia; el movimiento, etapa que se enumeran los procedimientos utilizados para la generación de datos; por último, el análisis, en el cual se definen las herramientas analíticas que posibilitan mirar el material empírico. Los principios destacados serán discutidos de manera articulada a la ejemplificación de una investigación realizada. Por último, se entiende que perspectiva, movimientos y análisis forman una tríada que puede contribuir a las investigaciones post-críticas en el campo de la Educación. <![CDATA[ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA VOLTADA À FORMAÇÃO CIDADÃ: ANÁLISE DE UMA INTERVENÇÃO DIDÁTICA NOS ANOS INICIAIS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922020000200297&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O estudo parte da necessidade de implementar e analisar propostas didáticas que favoreçam a alfabetização científica nos anos iniciais. Com essa percepção e acompanhada do entendimento de que ensinar Ciências está associada a buscar respostas aos problemas vivenciados pelos estudantes, formulou-se a questão de investigação: que características associadas à alfabetização científica são beneficiadas por práticas pedagógicas pautadas pela busca de solução a problemas vivenciados pelos estudantes? Para responder a essa questão, o estudo estruturou uma proposta didática baseada nos Três Momentos Pedagógicos tomando-se como referencial a alfabetização científica em Lorenzetti (2000). O objetivo está em avaliar as contribuições da sequência didática para o processo de alfabetização científica. Em termos metodológicos adota-se a abordagem qualitativa e participante, envolvendo a produção de dados a partir dos registros da professora/pesquisadora no diário de bordo, coleta dos materiais elaborados pelos alunos e gravação em áudio e vídeo de uma das atividades realizadas - telejornal. Os resultados apontam que a sequência didática contribuiu para a alfabetização científica especificamente no uso de vocabulários enriquecidos com termos e conceitos científicos, na identificação desses conhecimentos nas situações cotidianas, na identificação de que há mitos e crenças em grande parte dos conhecimentos adquiridos no mundo vivencial, sobre o papel consciente que cada sujeito deve exercer na sociedade e na sua responsabilidade crítica sobre os eventos circundantes. Por outro lado, se mostrou fragilizada em aspectos como a identificação de que não há verdades absolutas na ciência e que ela é fruto de um contexto social, cultural, econômico e político.<hr/>ABSTRACT The research starts from the necessity to implement and analyze didactic proposals that favor the scientific literacy the initial years. With this perception, and accompanied by the understanding that teaching science is associated with seeking answers to the problems present in the near or remote surroundings of students, the question that guides research is formulated: what characteristics associated with scientific literacy are benefited by pedagogical practices based on by the search for a solution to problems experienced by the students? In order to respond to this questioning, we search for the support of the methodological proposal based on named Three Pedagogical Moments, taking as a point of reference the understanding of scientific literacy in the Lorenzetti (2000). The objective to evaluate a didactic sequence of their contributions to the process of scientific literacy. The research takes as presupposition the qualitative and participatory approach, involving the production of data from the teacher/researcher's records in the form of logbook, the collection of the materials elaborated by the students and the audio and video recording of one of the activities executed - television news. The results indicate that the didactic sequence was favorable to scientific literacy specifically in relation to the use of vocabulary enriched with scientific terms and concepts, to identify this knowledge in everyday situations, to identify that there are myths and beliefs in most of the knowledge acquired in the experiential world, about the conscious role that each subject must exercise in society and their critical responsibility for the surrounding events. On the other hand, it has been weakened in aspects such as the identification of there is no absolute truth in science and that it is the fruit of a social, cultural, economic and political context.<hr/>RESUMEN El estudio parte de la necesidad de implementar y analizar propuestas didácticas que favorezcan la alfabetización científica en los años iniciales. Con esta percepción y acompañada del entendimiento de que la enseñanza de Ciencias está asociada a buscar respuestas a los problemas vivenciados por los estudiantes, se formuló la cuestión de investigación: qué características asociadas a la alfabetización científica se benefician de prácticas pedagógicas basadas en la búsqueda de solución a problemas vivenciados por los estudiantes? Para responder a esta cuestión, el estudio se hace sobre la base de desarrollos teóricos basada en los Tres Momentos Pedagógicos tomando como referencial la alfabetización científica en Lorenzetti (2000). El objetivo es evaluar las contribuciones de la secuencia didáctica al proceso de alfabetización científica. O metodo de la investigacion es cualitativo y participante, involucrando la producción de datos a partir de los registros de la profesora/investigadora en el diario de bordo, recolección de los materiales elaborados por los alumnos y grabación en audio y video de una de las actividades realizadas - telediario. Los resultados apuntan que la secuencia didáctica contribuyó a la alfabetización científica específicamente en el uso de vocabularios enriquecido con términos y conceptos científicos, en la identificación de esos conocimientos en las situaciones cotidianas, en la identificación de que hay mitos y creencias en gran parte de los conocimientos adquiridos en el mundo vivencial, sobre el papel consciente que cada sujeto debe ejercer en la sociedad y en su responsabilidad crítica sobre los acontecimientos circundantes. Adenmas, se mostró fragilizada en aspectos como la identificación de que no hay verdad absoluta en la ciencia y que es fruto de un contexto social, cultural, económico y político. <![CDATA[INTERAÇÕES INTERGERACIONAIS: CONCEPÇÕES DE UM GRUPO ACADÊMICO SOBRE O ENVELHECIMENTO HUMANO E SUAS IMPLICAÇÕES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922020000200317&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A presente investigação é resultante de um projeto de extensão desenvolvido em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), localizada na cidade de Bagé-RS, a qual traz, como objetivo geral, reflexionar sobre a aproximação de jovens estudantes e residentes da terceira idade, a partir do acompanhamento de atividades nessas instituições. Para isso, buscou-se apontar alguns caminhos que um grupo de acadêmicos do curso de Pedagogia de uma universidade pública, voluntários/participantes do referido projeto, seguiu para amenizar e constatar tal realidade. Para tanto, esta investigação caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram coletados durante um ano e, como instrumento, utilizou-se o diário reflexivo produzido pelos estudantes. As intervenções ocorreram semanalmente, com frequência de duas vezes, com sessões de duas horas de duração, em acompanhamento de atividades junto aos idosos residentes. As atividades foram variadas, tais como: músicas, leituras, rítmicas, cognitivas, motoras, práticas corporais diversas, muitas com o uso de recursos tecnológicos digitais. Após as sessões, os estudantes elaboraram diários de campo reflexivos, a fim de expor seus sentimentos e percepções em relação àquela realidade. Para fins de análise, foram selecionados trechos dos diários de quatro acadêmicos, de um total de doze, cadastrados junto à ILPIs, para desenvolver as atividades. Destaca-se, nesta pesquisa, a relevante participação de acadêmicos em ações como esta, tendo em vista que se constitui num espaço de intervenção para um trabalho intergeracional e para a desconstrução de preconceitos com relação ao processo de envelhecimento e suas limitações, ocasionando benefícios em uma via de mão dupla.<hr/>ABSTRACT The present research is the result of an extension project developed in a Long Stay Institution for the Elderly (LSIEs) located in the city of Bagé, state of Rio Grande do Sul, which has as general objective to reflect on the approach in between of young students and residents of the elderly, from the monitoring of activities in these institutions. In order to do this, to soften and understand this reality, we sought to point out some paths developed by a group of academics from the Pedagogy course of a public university, volunteers/participants of said project. Therefore, this research was characterized as a qualitative research, whose data were collected during a year, using as instrument a reflexive diary produced by the students. The interventions occurred two times a week, with two-hour sessions each, with the accompaniment of activities with elderly residents. The activities were varied, such as: music, reading, rhythmic, cognitive, motor, various body practices, many with the use of digital technological resources. After the sessions the students in order to expose their feelings and perceptions regarding that reality, produced reflective diary. For purposes of analysis, excerpts from the diaries of four academics, out of a total of twelve, were selected to develop the activities. In this research, we highlight the relevant participation of academics in actions such as this one, given that it constitutes a space for intervention for intergenerational work and for the deconstruction of prejudices regarding the aging process and its limitations, resulting in benefits for participants.<hr/>RESUMEN La presente investigación es resultado de un proyecto de extensión desarrollado en una Institución de Larga permanencia para ancianos (ILPI), ubicada en la ciudad de Bagé-RS, la cual trae como objetivo general reflexionar sobre la aproximación de jóvenes estudiantes y residentes de la tercera edad, a partir del seguimiento de actividades en esas instituciones. Para ello, se buscó apuntar algunos caminos que un grupo de académicos del curso de Pedagogía de una universidad pública, voluntarios / participantes de dicho proyecto, siguió para amenizar y constatar tal realidad. Para ello, esta investigación se caracterizó como una investigación cualitativa, cuyos datos fueron recolectados durante un año y, como instrumento, se utilizó el diario reflexivo producido por los estudiantes. Las intervenciones ocurrieron semanalmente, con frecuencia de dos veces, con sesiones de dos horas de duración, en seguimiento de actividades junto a los ancianos residentes. Las actividades fueron variadas, tales como: canciones, lecturas, rítmicas, cognitivas, motoras, prácticas corporales diversas, muchas con el uso de recursos tecnológicos digitales. Después de las sesiones, los estudiantes elaboraron diarios de campo reflexivos, a fin de exponer sus sentimientos y percepciones en relación a aquella realidad. Para fines de análisis, se seleccionaron extractos de los diarios de cuatro académicos, de un total de doce, registrados en la ILPI, para desarrollar las actividades. Se destaca, en esta investigación, la relevante participación de académicos en acciones como ésta, teniendo en vista que se constituye en un espacio de intervención para un trabajo intergeneracional y para la deconstrucción de prejuicios con relación al proceso de envejecimiento y sus limitaciones, ocasionando beneficios en una vía de mano doble. <![CDATA[O EFEITO DO CAPITAL ESCOLAR NO ACESSO AO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922020000200336&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo aborda possíveis efeitos do capital escolar no acesso à mobilidade acadêmica internacional ofertada pelo programa Ciência sem Fronteiras2, e tem como objetivo analisar a influência tanto do passado escolar na determinação de um perfil ideal para a mobilidade acadêmica quanto do percurso escolar e de experiências de mobilidade nessa trajetória. Em síntese, a intenção é a de verificar a hipótese de estarmos diante de uma “elite escolar”, composta por sujeitos que passaram por um rigoroso processo de seleção escolar que, por meio de investimentos familiares e pessoais, tiveram as condições requeridas para o acesso a esse tipo de mobilidade. Tanto no contexto internacional, sobretudo na Europa, em função da amplitude do programa Erasmus, quanto no Brasil, o tema tem ganhado espaço, sobretudo após o advento do CsF, o que evidencia sua importância no cenário das políticas educacionais mundiais. A metodologia de análise fundamentou-se nos parâmetros da amostragem aleatória simples e análise de conteúdo. Os resultados comprovaram a hipótese de que o perfil do estudante considerado apto à mobilidade, sobretudo selecionado com as bolsas para instituições mais concorridas também tinham uma trajetória escolar sem percalços, até mesmo no contexto universitário. Muitos eram ligados às atividades de iniciação científica, monitoria e extensão universitária.<hr/>ABSTRACT This article discusses possible effects of school capital on access to international academic mobility offered by Science without Borders program, and aims to analyze the influence of both the school past in determining an ideal profile for academic mobility as well as school experience and mobility experiences in this trajectory. In summary, the intention is to verify the hypothesis of being in front of a "school elite", composed of resistant subjects of a rigorous process of school selection that, through parental and personal investments, had the requisite conditions for access to mobility. Both in the international context, especially in Europe, due to the extent of the Erasmus program, and in Brazil, the subject has been the subject of research, which shows its importance in the scenario of global educational policies. The analysis methodology was based on the parameters of simple random sampling and content analysis. The results confirmed the hypothesis that the profile of the student considered apt for mobility, especially selected with the scholarships to more crowded institutions also had a school trajectory without mishaps, even in the university context. Many were linked to the activities of scientific initiation, monitoring, and university extension.<hr/>RESUMEN Este artículo considera posibles efectos del capital escolar en el acceso a la movilidad académica internacional ofrecida por el Programa Ciencia sin Fronteras, y tiene como objetivo analizar la influencia tanto del pasado escolar en la determinación de un perfil ideal para la movilidad académica como del recorrido escolar y de experiencias de movilidad en esa trayectoria. En síntesis, la intención es la de verificar la hipótesis de estar ante una "elite escolar", compuesta por sujetos sobrevivientes de un riguroso proceso de selección escolar que, por medio de inversiones parentales y personales, tuvieron las condiciones requeridas para el acceso a este tipo de movilidad. Tanto en el contexto internacional, sobre todo en Europa, en función de la amplitud del programa Erasmus, como en Brasil, el tema ha ganado espacio, sobre todo tras el advenimiento del programa "Ciencia sin fronteras, lo que pone de relieve su importancia en el escenario de las políticas educativas mundiales. La metodología de análisis se basó en los parámetros del muestreo aleatorio simple y análisis de contenido. Los resultados comprobaron la hipótesis de que el perfil del estudiante considerado apto a la movilidad, sobre todo seleccionado con las becas para instituciones más concurridas, también tenían una trayectoria escolar sin percances, incluso en el contexto universitario. Muchos estaban ligados a las actividades de iniciación científica, monitoreo y extensión universitaria. <![CDATA[ESCRITA E POÉTICA NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: AUTOFICÇÃO E PERFORMANCE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922020000200354&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este ensaio se ocupa do espaço do texto para desdobrar, na e pela escrita, problemáticas que perspectivam o pesquisar em Educação pela via da poética. Compreende que a pesquisa, ao se fazer pela escrita, não transcreve uma realidade prévia, mas sim cria uma realidade na composição do texto; que o real, então, só pode ser acessado por uma via ficcional. Para tanto, este ensaio apresenta algumas questões sobre as quais traça linhas que definem pontos provisórios, ancoragens para pensar o pensamento que pensa a escrita da e na pesquisa em Educação. Põe em cena, assim, o pensamento e sua relação com o desconhecido. Com efeito, esse pesquisador que dramatiza via a escrita, compõe-se num espaço coexistencial, no qual a noção de autoria é revista e permutada com a imagem do narrador de uma ficção. Essa imagem, por sua vez, é tomada como uma autoficção ao mesmo tempo que coloca a escrita em relação com certa noção de performance. O pesquisador, nesse processo, torna-se aquele que narra o pesquisar ao se compor, também, nesse espaço ficcional, múltiplo, polifônico e polissêmico.<hr/>ABSTRACT This study addresses the text space to unfold, in and by writing, problems that prospect the research in Education through the way of poetics. It understands that research, when done by writing, does not transcribe a previous reality, but creates a reality in the composition of the text; that this reality, then, can only be accessed through a fictional route. To this end, this study shows some questions on which it draws lines that define our provisional points, anchorages to think the thinking that thinks the writing of and in the research in Education. Thus, it puts the thought and its relation to the unknown in scene. In fact, this researcher who dramatizes through writing is composed in a co-existential space, in which the notion of authorship is reviewed and exchanged with the image of the narrator of a fiction. This image, in turn, is taken as an autofiction while it puts the writing in relation to a certain notion of performance. The researcher, in this process, becomes the one who narrates the research when composing, also, in this fictional, multiple, polyphonic and polysemic space.<hr/>RESUMEN Este ensayo se ocupa del espacio del texto para desplegar, en y por la escritura, problemáticas que perspectivan la investigación en Educación por la vía de la poética. Comprende que la investigación, al hacerse por la escritura, no transcribe una realidad previa, sino que crea una realidad en la composición del texto; que ese real, entonces, solo puede ser accedido por una vía ficcional. Por lo tanto, este ensayo presenta algunas cuestiones por las cuales traza líneas que definen puntos provisorios, anclajes para pensar el pensamiento que piensa la escritura de y en la investigación en Educación. De este modo, pone el pensamiento y su relación con lo desconocido en escena. Con efecto, ese investigador que dramatiza vía la escritura, se compone en un espacio coexistencial, en el qual la noción de autoría es reexaminada y permutada con la imagen del narrador de una ficción. Esa imagen, a su vez, es tomada como una autoficción al mismo tiempo que coloca la escritura en relación con cierta noción de performance. El investigador, en ese proceso, se torna aquel que narra la investigación al componerse, también, en ese espacio ficcional, múltiplo, polifónico y polisémico. <![CDATA[DAS CONEXÕES ENTRE CULTURA DIGITAL E EDUCAÇÃO: PENSANDO A CONDIÇÃO DIGITAL NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922020000200369&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A Cultura Digital emerge das diversas práticas sociais que vão incorporando as tecnologias digitais ao cotidiano. Inscrita no campo dos Estudos Culturais de uma vertente pós-estruturalista, esta pesquisa exploratória e de natureza bibliográfica investiga as conexões entre Cultura Digital e Educação, tendo como argumento a presença de uma Condição Digital na sociedade contemporânea. Assim, dois movimentos de investigação se interligam, sendo o primeiro uma apresentação do conceito de Cultura e Condição Digital, e o segundo uma análise dos contornos e deslocamentos no conceito de Educação, não somente como elemento de instrução escolar e ensino, mas enquanto processo de formação que direciona as condutas dos sujeitos. O referencial teórico tem apoio nas discussões de Gere (2008), Lister at, al (2009), Stalder (2018), Bauman (2008, 2009, 2010), Foucault (1995, 1998, 2008), entre outros. Os resultados apontam uma Condição Digital e uma Educação ao estilo expresso, individualizada, operada na mobilidade e ubiquidade dos artefatos digitais.<hr/>ABSTRACT The Digital Culture emerges from several social practices that incorporate digital technologies into everyday life. Inscribed in the field of Cultural Studies from a poststructuralist perspective, this exploratory and bibliographical research investigates the connections between Digital Culture and Education, taking as an argument the presence of a Digital Condition in contemporary society. Thus, two research movements are interconnected, being the first a presentation of the concept of Culture and Digital Condition, and the second an analysis of the contours and displacements in the concept of Education, not only as element of schooling instruction and learning, but as a formation process that directs the conducts of the subjects. The theoretical framework has hold in the discussions of Gere (2008), Lister at, al (2009), Stalder (2018), Bauman (2008, 2009, 2010), Foucault (1995, 1998, 2008), among others. Results point to a Digital Condition and an Education in express, individualized style, operated on the mobility and ubiquity of digital artifacts.<hr/>RESUMEN La Cultura Digital emerge de las diversas prácticas sociales que van incorporando las tecnologías digitales a lo cotidiano. Inscrita en el campo de los Estudios Culturales de una vertiente post-estructuralista, esta investigación exploratoria y de naturaleza bibliográfica investiga las conexiones entre Cultura Digital y Educación, teniendo como argumento la presencia de una Condición Digital en la sociedad contemporánea. Así, dos movimientos de investigación se interconectan, siendo el primero una presentación del concepto de Cultura y Condición Digital, y el segundo un análisis de los contornos y desplazamientos en el concepto de Educación, no sólo como elemento de instrucción escolar y enseñanza, sino como proceso de la formación que dirige las conductas de los sujetos. El referencial teórico tiene apoyo en las discusiones de Gere (2008), Lister at, al (2009), Stalder (2018), Bauman (2008, 2009, 2010), Foucault (1995, 1998, 2008), entre otros. Los resultados apuntan a una Condición Digital y una Educación al estilo expreso, individualizada, operada en la movilidad y ubicuidad de los artefactos digitales. <![CDATA[A ESCOLARIZAÇÃO DE JOVENS PRIVADOS DE LIBERDADE NO CENTRO SOCIOEDUCATIVO SANTA JULIANA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922020000200389&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A preocupação basilar deste estudo é refletir sobre as práticas socioeducativas de jovens privados de liberdade, com destaque para a escolarização como meio de emancipação política dos sujeitos responsabilizados pelo cometimento de atos infracionais. Este artigo tem como objetivo analisar os espaços e as condições em que ocorre o processo formal de ensino-aprendizagem de adolescentes e jovens internados (provisórios e sentenciados) no Centro Socioeducativo Santa Juliana, localizado em Rio Branco, Capital do Estado do Acre, à luz dos parâmetros do Sistema Nacional do Atendimento Socioeducativo (SINASE) e legislações que tratam do tema de forma específica. Para alcançar os objetivos propostos, utilizamos como recurso teórico-metodológico a pesquisa documental com a análise pormenorizada de materiais já publicados na legislação brasileira e estadual e o registro de dados colhidos empiricamente em diário de campo. O recorte temporal da coleta de dados possui como registro os meses de junho a agosto de 2016, por meio do acompanhamento da rotina institucional e da análise de dados fornecidos pela administração da Unidade socioeducativa que é realizada pelo Instituto Socioeducativo (ISE). A análise possibilitou aos pesquisadores concluírem que as condições estruturais e de superlotação impossibilitaram, no período analisado, a garantia de escolarização a todos os internos, contribuindo com a precarização do atendimento socioeducativo e o diagnóstico da violação de direitos fundamentais estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.<hr/>ABSTRACT The main concern of this study is to reflect on the socio-educational practices of young people deprived of their liberty, with emphasis on schooling as a means of political emancipation of the subjects responsible for committing offenses. This article aims to analyze the spaces and conditions under which the formal teaching- learning process of adolescents and young interns (provisional and sentenced) occurs at the Santa Juliana Socio-Educational Center, located in Rio Branco, Capital of the State of Acre, in the light of the parameters of the National System of Socioeducational Care (SINASE) and legislations that deal specifically with the theme. To achieve the proposed objectives we used as a theoretical-methodological resource the documentary research with the detailed analysis of materials already published in the Brazilian and state legislation and the registration of data collected empirically in a field diary. The time frame of data collection is recorded from June to August 2016, through the monitoring of institutional routine and analysis of data provided by the administration of the socio-educational unit that is performed by the Socio-educational Institute (ISE). The analysis allowed the researchers to conclude that the structural and overcrowded conditions made it impossible, during the analyzed period, to guarantee schooling for all inmates, contributing to the precariousness of socio-educational care and the diagnosis of the violation of fundamental rights established by the Statute of the Child and the Child. Teenager<hr/>RESUMEN La preocupación básica de este estudio es reflexionar sobre las prácticas socioeducativas de jóvenes privados de libertad, con destaque para la escolarización como medio de emancipación política de los sujetos responsabilizados por la comisión de actos infractores. Este artículo tiene como objetivo analizar los espacios y las condiciones en que ocurre el proceso formal de enseñanza-aprendizaje de adolescentes y jóvenes internados (provisionales y sentenciados) en el Centro Socioeducativo Santa Juliana, ubicado en Rio Branco, Capital del Estado de Acre, a la luz de los parámetros del Sistema Nacional del Atendimiento Socioeducativo (SINASE) y legislaciones que tratan del tema de forma específica. Para alcanzar los objetivos propuestos utilizamos como recurso teórico-metodológico la investigación documental (análisis detallado de materiales ya publicados en la legislación brasileña y estadual), y el registro de los datos recopilados empíricamente en un diario de campo. El recorte temporal de la recolección de datos tiene como registro los meses de junio a agosto de 2016, por medio del seguimiento de la rutina institucional y del análisis de datos proporcionados por la administración de la Unidad socioeducativa que es realizada por el Instituto Socioeducativo (ISE). El análisis posibilitó a los investigadores concluir que las condiciones estructurales y de hacinamiento imposibilitaron en el período analizado la garantía de escolarización a todos los internos, contribuyendo con la precarización de la atención socioeducativa y el diagnóstico de la violación de derechos fundamentales establecidos por el Estatuto del Niño y del adolescente. <![CDATA[O USO DA ROBÓTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INVENTIVA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922020000200406&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Ao abordarmos a problemática voltada a maneira como os estagiários de um Curso de Licenciatura em Matemática desenvolveram e aplicaram algumas propostas educacionais de matemática com o uso da robótica, emergiu de nossa pesquisa de doutorado o que denominamos como Educação Matemática Inventiva. Neste contexto, revelamos no presente artigo, como os estagiários desenvolveram coletivamente algumas propostas educacionais, segundo a perspectiva da Educação Matemática Inventiva, a partir da construção e programação de três robôs, denominados como: Robô Seguidor de Linha, Robô Empilhadeira e Robô Separador. Durante a pesquisa os estagiários fizeram uso destes robôs com o propósito de desenvolverem propostas educacionais e aplicá-las em duas escolas-campo de estágio da rede pública de ensino. As propostas educacionais foram desenvolvidas coletivamente pelos estagiários com o uso da robótica a partir das necessidades específicas de aprendizagem de cada turma de alunos, posteriormente foram aplicadas nas escolas-campo de estágio. Constatamos durante as experiências ocorridas no espaço-tempo do estágio-docência, que a robótica foi utilizada pelos estagiários de forma inventiva durante a produção e aplicação de suas propostas educacionais. O uso da robótica pelos estagiários foi significativo para o desenvolvimento de ações e práticas de Educação Matemática Inventiva.<hr/>ABSTRACT Addressing the problematic of how the Mathematics’ trainees from a Degree Course developed and applied some educational proposals of mathematics with the use of robotics emerged from our doctoral research what we call as Inventive Mathematical Education. In this context, we reveal in this article how the trainees collectively developed some educational proposals, according to the perspective of Inventive Mathematical Education, from the construction and programming of three robots, denominated as: Line Follower Robot, Forklift Robot and Separator Robot. During the research, the trainees made use of these robots for the purpose of developing educational proposals and applying them in two camp schools of the public-school system. The educational proposals developed collectively by the trainees with the use of robotics from the specific learning needs of each class of students, later they were applied in the field schools of the stage. We found during experiments in the space-time of the teaching-stage that robotics was used by the trainees in an inventive way during the production and application of their educational proposals. The use of robotics by trainees was significant for the development of actions and practices of Inventive Mathematics Education.<hr/>RESUMEN Al abordar la problemática orientada a la manera como los pasantes de un Curso de Licenciatura en Matemáticas desarrollaron y aplicaron algunas propuestas educativas de matemáticas con el uso de la robótica, emergió de nuestra investigación de doctorado lo que denominamos Educación Matemática Inventiva. En este contexto, revelamos en el presente artículo, como los pasantes desarrollaron colectivamente algunas propuestas educativas, según la perspectiva de la Educación Matemática Inventiva, a partir de la construcción y programación de tres robots, denominados como: Robot Seguidor de Línea, Robot Apiladora y Robot Separador. Durante la investigación los pasantes hicieron uso de estos robots con el propósito de desarrollar propuestas educativas y aplicarlas en dos escuelas-campo de práctica de la red pública de enseñanza. Las propuestas educativas fueron desarrolladas colectivamente por los pasantes con el uso de la robótica a partir de las necesidades específicas de aprendizaje de cada clase de alumnos, posteriormente fueron aplicadas en las escuelas-campo de práctica. Constatamos durante las experiencias ocurridas en el espacio-tiempo de la etapa- docencia, que la robótica fue utilizada por los pasantes de forma inventiva durante la producción y aplicación de sus propuestas educativas de matemáticas. El uso de la robótica por los pasantes fue significativo para el desarrollo de acciones y prácticas de Educación Matemática Inventiva. <![CDATA[APRENDIZAGEM EM ARTE E CELULARES: OLHARES PESSOAL E TÉCNICO MEDIADOS PELA EXPERIÊNCIA INTERATIVA COM FOTOGRAFIA DIGITAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922020000200421&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este trabalho tem como tema as formas de interação em nível pessoal e técnico que se constituíram na aprendizagem em Arte com a utilização de dispositivos móveis. Buscando responder a seguinte problemática: Quais interações se formam na aprendizagem em Arte com dispositivos móveis? Para constituir esse estudo foram articuladas as noções interação e experiência segundo Jonh Dewey aplicadas na abordagem triangular no ensino de Arte concebida por Ana Mae Barbosa. Este artigo é um recorte de uma pesquisa, que se deu em parceria com um professor-mediador de Arte em uma Escola Estadual, por meio de uma pesquisa-intervenção com 42 adolescentes e jovens entre 15 e 20 anos. Durante a Pesquisa, foram realizadas intervenções (4 desafios fotográficos) para aprimoramento da percepção técnica-estética em Arte e as fotografias de autorias desses jovens foram organizadas numa exposição, envolvendo toda a comunidade escolar. Os dados foram levantados com os instrumentos de diário de campo, questionários, entrevistas e grupos focais além do registro audiovisual e fotográfico. Realizamos a análise categorial focando na interação durante a aprendizagem em Arte/Educação. Como resultados obtemos um grande escopo imagético produzido pelos participantes sobre suas realidades e a própria escola, além de uma trilha metodológica que pode auxiliar na utilização dessas tecnologias a outros profissionais. Mas em destaque, elucidamos a potencialidade de criação artística com dispositivos móveis, a percepção de uma sensibilidade no olhar estético ao produzir fotos e a colaboração grupal vivenciada no decorrer do projeto.<hr/>ABSTRACT This work has as its theme the forms of personal and technical interaction that were constituted in the learning in Art with the use of mobile devices. Looking to answer the following problem: What interactions are formed in learning in Art with mobile devices? In order to constitute this study, the notions of interaction and experience were articulated according to John Dewey applied in the triangular approach in the teaching of Art conceived by Ana Mae Barbosa. This article is a cross-section of a research that was done in partnership with a teacher- mediator of Art in a State School, through an intervention research with 42 adolescents and young people between 15 and 20 years. During the research, interventions (4 photographic challenges) were carried out to improve technical-aesthetic perception in Art, and the photographs of authorship of these young people were organized in an exhibition, involving the whole school community. Data were collected with the field diary instruments, questionnaires, interviews and focus groups besides the audiovisual and photographic record. We perform the categorial analysis focusing on the interaction during the learning in Art / Education. As results, we obtain a large imaging scope produced by the participants about their realities and the school itself, besides a methodological trail that can help in the use of these technologies to other professionals. But in focus, we elucidate the potential of artistic creation with mobile devices, the perception of a sensitivity in the aesthetic look when producing photos and the group collaboration experienced during the project.<hr/>RESUMEN Este trabajo tiene como tema las formas de interacción a nivel personal y técnico que se constituyeron en el aprendizaje en Arte con la utilización de dispositivos móviles. Buscando responder a la siguiente problemática: ¿Qué interacciones se forman en el aprendizaje en Arte con dispositivos móviles? Para constituir este estudio se articularon las nociones interacción y experiencia según Jonh Dewey aplicadas en el enfoque triangular en la enseñanza de Arte concebida por Ana Mae Barbosa. Este artículo es un recorte de una investigación, que se dio en sociedad con un profesor-mediador de Arte en una Escuela Estadual, por medio de una investigación- intervención con 42 adolescentes y jóvenes entre 15 y 20 años. Durante la investigación, se realizaron intervenciones (4 retos fotográficos) para perfeccionar la percepción técnica-estética en Arte y las fotografías de autoría de estos jóvenes se organizaron en una exposición, involucrando a toda la comunidad escolar. Los datos fueron levantados con los instrumentos de diario de campo, cuestionarios, entrevistas y grupos focales además del registro audiovisual y fotográfico. Realizamos el análisis categorial enfocando en la interacción durante el aprendizaje en Arte / Educación. Como resultados obtenemos un gran alcance imagético producido por los participantes sobre sus realidades y la propia escuela, además de un sendero metodológico que puede auxiliar en la utilización de esas tecnologías a otros profesionales. Pero en destaque, elucidamos la potencialidad de creación artística con dispositivos móviles, la percepción de una sensibilidad en la mirada estética al producir fotos y la colaboración grupal vivenciada en el transcurso del proyecto. <![CDATA[FUNÇÃO SOCIAL DO TEXTO COMO MOTIVAÇÃO PARA A PRODUÇÃO ESCRITA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922020000200441&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo pretende demonstrar que o ensino da produção de enunciados por meio de atos de escrita com função social possibilita o surgimento da necessidade dessa produção valorizadora dos sujeitos e motivadora à realização de tais atos. Essa temática foi objeto de pesquisa realizada com o objetivo de compreender os processos de apropriação e de objetivação de gêneros discursivos por crianças do Ensino Fundamental - Anos Iniciais de um projeto de recuperação e reforço, desenvolvidos com base em abordagem dialógica acerca do ensino da linguagem, a partir de três estratégias: (1) promover o ensino da linguagem por meio dos gêneros do discurso, (2) criar condições motivadoras para os alunos se apropriarem de atos de escrita, (3) trabalhar a produção textual com função social. O artigo traz para a discussão propostas de trabalho desenvolvidas com os sujeitos da pesquisa, lançando mão de referencial teórico que considera os estudos de Bakhtin, de Volóchinov e de alguns autores da Teoria Histórico-Cultural, admitindo que o diálogo entre esses estudos proporciona uma visão dinâmica da linguagem e oferece elementos que dão sustentação ao trabalho com gêneros discursivos em situação de uso social. Os dados revelam que, a partir da produção de enunciados inseridos numa situação extra verbal, os escolares sentem-se mais motivados a envolverem-se em atos de escrita que possibilitam o desenvolvimento das capacidades linguísticas que lhes permitem realizá-los sempre que for necessário tanto em sua vida escolar como em sua vida extraescolar.<hr/>ABSTRACT This article intends to demonstrate that the teaching of the production of enunciates by means of acts of writing with social function makes possible the appearance of the necessity of this production that brings value to the subjects and motivates them to accomplish such acts. This theme was the object of research carried out with the objective of understanding the processes of appropriation and objectification of discursive genres by children of Elementary Education - Early Years of a recovery and reinforcement project, based on a dialogic approach to teaching mother language, by means of three strategies: (1) promote the teaching of language through the genres of discourse, (2) create motivating conditions for students to appropriate writing, (3) work textual production with a social function. The article brings to the discussion proposals of work developed with the subjects of the research, using theoretical reference that considers the studies of Bakhtin, Volóchinov and some authors of the Cultural-Historical Theory, admitting that the dialogue between these studies provides a dynamic vision of language and offers elements that support work with discursive genres in a situation of social use. The data show that, from the production of statements inserted in an extra verbal situation, schoolchildren are more motivated to engage in writing acts that conduct them to the development of language skills that allow the students to perform them whenever necessary both in their school life and out-of-school life.<hr/>RESUMEN Este artículo pretende demostrar que la enseñanza de la producción de enunciados por medio de actos de escritura con función social posibilita el surgimiento de la necesidad de esa producción valoradora de los sujetos y motivadora a la realización de tales actos. Esta temática fue objeto de investigación realizada con el objetivo de comprender los procesos de apropiación y de objetivación de géneros discursivos por niños de la Enseñanza Fundamental - Años Iniciales de un proyecto de recuperación y refuerzo, desarrollados con base en abordaje dialógico acerca de la enseñanza de lenguaje a partir de tres estrategias: (1) promover la enseñanza del idioma a través de géneros de habla, (2) crear condiciones motivadoras para que los alumnos se apropien de actos de escritura, (3) trabajar la producción textual con función social. El artículo trae para la discusión propuestas de trabajo desarrolladas con los sujetos de la investigación, lanzando mano de referencial teórico que considera los estudios de Bakhtin, de Volóchinov y de algunos autores de la Teoría Histórico-Cultural, admitiendo que el diálogo entre esos estudios proporciona una visión dinámica del lenguaje y ofrece elementos que dan sustentación al trabajo con géneros discursivos en situación de uso social. Los datos revelan que, a partir de la producción de enunciados insertados en una situación extra verbal, los escolares se sienten más motivados a involucrarse en actos de escritura que posibilitan el desarrollo de las capacidades lingüísticas que les permiten realizarlos siempre que sea necesario tanto en su vida escolar como en su vida extraescolar. <![CDATA[A GESTÃO DA EVASÃO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS: DA GRADUAÇÃO À PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922020000200460&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O processo de expansão da educação superior no Brasil contemplou nas últimas décadas tanto a graduação como a pós-graduação, com a entrada de número significativo de mais estudantes em ambos os níveis. Contudo, problemáticas ainda não solucionadas compõem a agenda dos gestores educacionais, representando desafios para a educação superior no que se refere à permanência do estudante no curso de ingresso. A evasão universitária é uma delas, representando perdas para todo o sistema educacional brasileiro, incidindo ainda na sociedade, uma vez que há recursos públicos investidos. O objetivo do artigo é analisar quais foram as ações de combate à evasão na graduação e na pós-graduação stricto sensu desenvolvidas no Brasil a partir dos órgãos gestores centrais da educação superior. A investigação é quanti-qualitativa, analisando-se pesquisas já produzidas sobre o tema, documentos e dados estatísticos obtidos a partir de sites oficiais do Inep e da Capes. Verifica-se que as ações governamentais de combate à evasão, embora centralizadas nos órgãos gestores nacionais, tiveram rumos diferenciados para a graduação e a pós-graduação stricto sensu. Para o caso da graduação, as ações tiveram seu foco na implementação de políticas de assistência estudantil, não se sabe quais as limitações dessas políticas, tendo em vista a diversidade de questões que envolvem o tema da evasão e da permanência na educação superior, cuja discussão é necessária para fortalecer o processo de expansão em curso e aprimorar seus mecanismos de gestão.<hr/>ABSTRACT The process of expansion of higher education in Brazil in the last decades included both undergraduate and stricto sensu postgraduate, with the entry of a significant number of more students at both levels. However, there are still unresolved issues that make up the agenda of educational managers, representing challenges for higher education in terms of the student retention. University dropout is one of them, representing losses for the entire Brazilian educational system, still affecting society, since there are public resources invested. The aim of this article is to analyze the actions to combat dropout in undergraduate and stricto sensu postgraduate developed in Brazil from central higher education management bodies. The research is quanti-qualitative, analyzing already produced research on the subject, documents and statistical data obtained from official sites of Inep and Capes. It is verified that the governmental actions of control to the dropout had different ways for the undergraduate and the postgraduate stricto sensu. For the undergraduate case, the actions focused on the implementation of student assistance policies, while in the stricto sensu postgraduate, the actions focused on evaluative measures. However, it is not known what the limitations of these policies are, given the diversity of issues involving dropout and retention in higher education, the discussion of which is necessary to strengthen the ongoing expansion process and improve its management mechanisms.<hr/>RESUMEN El proceso de expansión de la educación superior en Brasil contempló en las últimas décadas tanto el grado como el postgrado, con la entrada de un número significativo de más estudiantes en ambos niveles. Existen problemáticas aún no solucionadas que componen la agenda de los gestores, representando desafíos para la educación superior en lo que se refiere a la permanencia estudiantil. La evasión es una de ellas, representando pérdidas para todo el sistema educativo, incidiendo aún en la sociedad, una vez que hay recursos públicos invertidos. El objetivo del artículo es analizar cuáles fueron las acciones de combate a la evasión en el grado y en el postgrado stricto sensu desarrolladas en Brasil a partir de los órganos gestores centrales de la educación superior. La investigación es cuantitativa y cualitativa, analizando investigaciones ya producidas sobre el tema, documentos y datos obtenidos a partir de sitios oficiales. Se verifica que las acciones de control a la evasión tuvieron rumbos diferenciados para el grado y el postgrado. Para el caso del grado, las acciones tuvieron su foco en la implementación de políticas de asistencia estudiantil, mientras que en el postgrado, las acciones fueron dirigidas a medidas de evaluación. Sin embargo, no se sabe cuáles son las limitaciones de esas políticas, teniendo en cuenta la diversidad de cuestiones que involucran el tema de la evasión y la permanencia en la educación superior, cuya discusión es necesaria para fortalecer el proceso de expansión en curso y perfeccionar sus mecanismos de gestión. <![CDATA[COMO APRENDER FILOSOFIA A PARTIR DO FILOSOFAR? UMA VERSÃO FENOMENOLÓGICA, DIALÉTICA E FREIRIANA.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922020000200479&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este relato de experiência está calcado numa compreensão existencial da passagem do estudante nos primeiros períodos do curso de pedagogia e licenciaturas, dotando o estudante não de arsenal conteudístico, mas de habilidade para a reflexão crítica pautada pela filosofia, desenvolvendo no mesmo um sentido de autonomia e protagonismo. É o estudante quem pensa suas questões, não o filósofo, tampouco o professor. Desse modo, propõem-se atividades presencias com algumas em “ambiente virtual”. Iniciando por “perguntas cretinas” e orientações de como estudar pela leitura, o estudante é conduzido por uma metodologia fenomenológica a expressar sua reflexão balizada pela observação cuidadosa, perspectiva dialética e abertura ao outro. Tem em Paulo Freire um guia nativo e na filosofia da existência alguns fundamentos. Estimula a expressão autoral, seja escrita ou de outra linguagem e, sobretudo, a individuação dos temas abordados na questão do educar, embora com alternância entre tarefas individuais e coletivas.<hr/>ABSTRACT This reported experience is based on a existential comprehension of the student passing through the first periods of pedagogy course and degrees, giving the student not an arsenal of content, but the ability to critical reflection guided by philosophy, developing in it the same sense of autonomy and protagonism. It is the student who thinks his questions, neither the philosopher, nor the professor. Thus, presence activities are propose, with some in a “virtual environment”. Starting with “cretins questions” and guidance towards how to study by reading, the student is conducted through a phenomenological methodology to express his refletions based on careful observation, dialectical perspective and opening to the other. In Paulo Freire there is a native guide and in philosophy of existance there are some fundamentals. It estimulates the author expressions, be it by writing or some other language and mostly by the individualization of the topics covered in the questions of teaching, though with alternation between individual and collective tasks.<hr/>RESUMEN Este relato de experiencia se basa en una comprensión existencial del paso del estudiante en el primero año del curso de pedagogía y formación de professor,. Desarolando nel estudiante no un arsenal de contenidos escolares, pero de habilidad para la reflexión crítica pautada por la filosofia, da a el mismo un sentido de autonomía y protagonismo. Es el estudiante quien piensa sus cuestiones, no el filósofo, ni el profesor. De este modo, se proponen actividades presencias con algunas en ambiente de la web. Iniciando por "preguntas cretinas" y orientaciones de cómo estudiar por la lectura, el estudiante es conducido por una metodología fenomenológica a expresar su reflexión balizada por la observación cuidadosa, perspectiva dialéctica y apertura al otro. Hay en Paulo Freire un guía nativo y en la filosofía de la existencia algunos fundamentos. Estimula la expresión autoral, sea escrita o de otro lenguaje y, sobre todo, la individuación de los temas abordados en la cuestión del educar, aunque con alternancia entre tareas individuales y colectivas. <![CDATA[A PÓS-VERDADE É VERDADEIRA OU FALSA?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922020000200492&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Trata-se de uma resenha crítica do livro “A pós-verdade é verdadeira ou falsa?”.<hr/>ABSTRACT It is a critical review of the book "Is the posttruth true or false?".<hr/>RESUMEN Es una revisión crítica del libro "¿La verdad es falsa o verdadera?" <![CDATA[CONVERSAÇÃO SOBRE FERNAND DELIGNY E O ARACNIANO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922020000200498&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Conheci o Pesquisador e Professor Marlon Miguel, em Paris, durante o meu pós-doutoramento. Um brasileiro pesquisador do pensamento de Fernand Deligny (1913-1996). Falávamos da importância deste autor para os estudos em educação. E, também comentávamos que no Brasil, não tínhamos ou pouco temos acesso aos estudos dele. Pensamos esta entrevista como um disparador de algumas ideias do autor, ainda pouco estudado nas pesquisas brasileiras. Atualmente, o Professor Marlon é pesquisador do FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia no Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (CFCUL).<hr/>RESUMEN Conocí al investigador y al profesor Marlon Miguel, en París, durante mi posdoctorado. Un brasileño que investiga el pensamiento de Fernand Deligny (1913-1996). Hablábamos de la importancia de este autor para los estudios en educación. Y, también comentábamos que, en Brasil, no teníamos o poco tenemos acceso a sus estudios. Pensamos esta entrevista como un disparador de algunas ideas del autor, todavía poco estudiado en las encuestas en Brasil. Actualmente, el Profesor Marlon, se ha dedicado con investigaciones entre la filosofía, el arte, la educación, la clínica y la antropología en la Université Paris 8 y en el Institute for Cultural Inquiry (ICI), em Berlim.<hr/>ABSTRACT I met Researcher Marlon Miguel in Paris, during my post-doctoral program. He is a Brazilian who researches the thinking of Fernand Deligny (1913- 1996). We discussed the importance of this author for studies in education. And, we also observed that in Brazil there was not any or there was very little access to studies regarding his work. We conceived this interview as a trigger to some ideas of this author, still scarcely studied in the researches in Brazil. Currently, Marlon Miguel has been researching philosophy, art, education, clinical practice and anthropology as a FCT Researcher (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) at the Center for Philosophy of Sciences of the University of Lisbon (CFCUL).