Scielo RSS <![CDATA[ETD Educação Temática Digital]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1676-259220200004&lang=pt vol. 22 num. 4 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[CULTURA, SABERES E DISCIPLINAS ESCOLARES NA IBERO-AMÉRICA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922020000400784&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[CULTURA, SABERES E DISCIPLINAS ESCOLARES NA IBERO-AMÉRICA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922020000400787&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[CULTURA MATERIAL DA ESCOLA E HISTÓRIA INTELECTUAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922020000400793&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMEN Este ensayo propone algunas reflexiones y sugerencias en orden a plantear la necesidad de repensar la cultura material de la escuela, un campo que se ha ido configurando en los últimos años como corriente historiográfica innovadora en la historia intelectual de la educación. Material e intelectual no se contraponen, como pudiera a primera vista sospecharse, toda vez que la consideración de las materialidades como objetos y como contenidos por parte de la historiografía contemporánea, y no solo como fuente, obedece a una operación de la historia cultural que se ha de llevar a cabo desde presupuestos intelectuales. De no ser así, la operación histórica se reduciría a ser una mera construcción etnográfica, y por consiguiente no trascendería la orientación positivista e instrumental del análisis. La visión intelectual de lo material cambia la episteme e introduce una nueva crítica en la cultura material.<hr/>ABSTRACT This essay proposes some reflections and suggestions in order to raise the need to rethink the material culture of the school, a field that has been shaping up in recent years as an innovative historiographic trend in the intellectual history of education. Material and intellectual are not opposed, as might be suspected at first sight, since the consideration of materialities as objects and as contents by contemporary historiography, and not only as a source, is due to an operation of cultural history that it has to be carried out from intellectual presumptions. Otherwise, the historical operation would be reduced to a mere ethnographic construction, and therefore it would not transcend the positivist and instrumental orientation of the analysis. The intellectual vision of the material changes the episteme and introduces a new criticism in the material culture<hr/>RESUMO Este ensaio propõe algumas reflexões e sugestões para levantar a necessidade de repensar a cultura material da escola, um campo que vem se configurando nos últimos anos como uma tendência historiográfica inovadora na história intelectual da educação. O material e o intelectual não se opõem, como se pode suspeitar à primeira vista, uma vez que a consideração das materialidades como objetos e conteúdos pela historiografia contemporânea, e não apenas como fonte, obedeça a uma operação da história cultural que deve ser realizada a partir de pressupostos intelectuais. Caso contrário, a operação histórica seria reduzida a ser uma mera construção etnográfica e, portanto, não transcenderia a orientação positivista e instrumental da análise. A visão intelectual do material muda a episteme e introduz uma nova crítica na cultura material. <![CDATA[AS DISCIPLINAS ESCOLARES: ENTRE CLASSIFICAÇÃO DAS CIÊNCIAS E HIERARQUIA DOS SABERES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922020000400812&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMEN Para representar la multiplicidad unificada de los saberes, los Enciclopedistas concibieron el "árbol del conocimiento". El recorrido, desde el tronco hasta las ramas más finas, ordena a la par, las áreas de conocimiento, los niveles de especialización y las etapas del currículo, desde la escuela hasta la universidad. De hecho, a pesar de sus etiquetas estables (matemáticas, historia), las disciplinas, los saberes y las ciencias están sujetas a restricciones y lógicas heterogéneas, pero la imagen del árbol que habita nuestros inconscientes escolares hace casi "impensables" otras clasificaciones disciplinarias posibles.<hr/>ABSTRACT To represent the unified multiplicity of knowledge, the Encyclopedists conceived the "tree of knowledge". the same time, the areas of knowledge, the levels of specialization and the stages of the curriculum, from school to university. In fact, despite their stable labels (mathematics, history), disciplines, knowledge and sciences are subject to heterogeneous restrictions and logics, but the image of the tree that inhabits our school unconscious makes other possible disciplinary classifications almost "unthinkable".<hr/>RESUMO Para representar a multiplicidade unificada do conhecimento, os enciclopedistas conceberam a "árvore do conhecimento". O percurso, do tronco aos melhores ramos, ordena, ao mesmo tempo, as áreas de conhecimento, os níveis de especialização e as etapas do currículo, da escola à universidade. De fato, apesar de seus rótulos estáveis ​​(matemática, história), disciplinas, conhecimentos e ciências estão sujeitos a restrições e lógicas heterogêneas, mas a imagem da árvore que habita nosso inconsciente escolar torna outras possíveis classificações disciplinares quase "impensáveis" <![CDATA[A GRAMÁTICA DO SABER ESCOLAR]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922020000400820&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMEN El artículo da cuenta del trabajo de investigación que el autor realizó durante su año sabático (septiembre 2018-septiembre 2019). Se recogen aquí los antecedentes investigativos que llevaron al autor a plantearse una pregunta por la vigencia de la escuela y la necesidad de unas herramientas que permitan pensar su actualidad. Se mencionan los principales referentes teóricos que se tuvieron en cuenta para construir la categoría de Gramática del Saber Escolar: los estudios etnográficos, la nueva historia cultural, los estudios sobre cultura escolar, sobre el saber escolar y el saber pedagógico. Finalmente se expone lo que se entiende por gramática y las reglas que se encontraron como claves para pensar el saber que se produce en la escuela contemporánea. Se explica cada una de ellas: el tiempo vivo, los afectos abiertos, las funciones intersectadas y el excedente como posibilidad. Estos aportes también recogen la experiencia que el autor tuvo como director de un colegio durante cuatro años y de cuya sistematización surgieron las reglas que se proponen para dar lugar a la categoría de Gramática del Saber Escolar.<hr/>ABSTRACT The paper describes the author’s research project completed during his sabbatical year from September 2018 to September 2019. It covers the research background that inspired the author to question validity of the school and the need to come up with new tools that allow us to reimagine its contemporary relevance. It touches on the main theoretical referents that were considered to construct the School`s Knowledge Grammar: ethnographic studies, the new cultural history, and studies discussing scholar culture, scholar knowledge and pedagogical knowledge. Lastly, it explains what is understood by “Grammar” and the key principles that are used to explain the knowledge produced in today’s contemporary school. Each of these key principles are explained, including: Kinetic time, Open emotions, Intercepted roles, and Excess as a possibility. These conclusions also include the experience the author had as Director of a school for four years and the systemization that gave birth to the principles that are proposed to categorize the School Knowledge Grammar.<hr/>RESUMO O artigo apresenta o trabalho de pesquisa realizado pelo autor durante o seu ano sabático (setembro 2018-setembro 2019). São recolhidos aqui os antecedentes de pesquisa que levaram ao autor a se perguntar pela vigência da escola e a necessidade de umas ferramentas que permitam pensar sua atualidade. Se mencionam os principais referentes teóricos que foram considerados para construir a categoria de Gramática do Saber Escolar: os estudos etnográficos, a nova história cultural, os estudos sobre cultura escolar, sobre o saber escolar e o saber pedagógico. Finalmente, expõe-se o que se entende por gramática e as regras que foram achadas como chaves para pensar o saber produzido pela escola contemporânea. Se explica cada uma delas: o tempo vivo, os afetos abertos, as funções intersectadas e o excedente como possibilidade. Esses aportes também recolhem a experiência do autor como diretor de um colégio durante quatro anos, de cuja sistematização surgiram as regras que se propõem para dar lugar à categoria Gramática do Saber Escolar. <![CDATA[HISTÓRIA DO CURRÍCULO DO PRESENTE: INVESTIGANDO PROCESSOS ALQUÍMICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922020000400837&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Neste texto, investigamos os discursos que produzem uma especificidade para os conhecimentos escolares em ciências, historicamente endereçados para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil. Ele é parte das investigações que vimos realizando no Grupo de Estudos em História do Currículo, que é parte do NEC/UFRJ, com recursos do CNPq, Capes e Faperj. No diálogo com Michel Foucault e historiadores que nos instigam na produção de uma História do Currículo do Presente (Reinhart Koselleck, por exemplo), mobilizamos a noção de alquimia das disciplinas escolares proposta por Thomas Popkewitz para compreender como os conhecimentos escolares em ciências vêm sendo historicamente produzidos para a EJA. Interessa-nos perceber que transformações esses conhecimentos sofrem ao serem atravessados por enunciados que produzem regularidades para essa modalidade. Investigamos: (i) documentos oficiais voltados para a modalidade de ensino no país; (ii) uma coleção didática disponibilizada pelo Ministério da Educação. Na análise, enunciados relativos a uma educação de pessoas jovens e adultas voltada para a emancipação, a formação cidadã e o trabalho, assim como aqueles voltados para as experiências de vida desses estudantes, emergem como reguladores da produção curricular aqui investigada. É nesse contexto discursivo que se produzem conhecimentos escolares em ciências que participam da produção de estudantes enunciados como trabalhadores oprimidos e que necessitam de um professor (e um ensino) que os emancipe. Em tal movimento, as contingências e complexidades da vida cotidiana vão sendo reorganizadas como objetos da lógica escolar, passando a constituir, alquimicamente, os conhecimentos escolares em ciências.<hr/>ABSTRACT In this paper, we investigate different discourses that produce a specificity for school knowledge in sciences, historically addressed to Adult Education (EJA) in Brazil. It is part of the investigations we have been carrying out in the Curriculum History Study Group, which is part of the NEC/UFRJ, with resources from CNPq, Capes and Faperj. In a dialogue with Michel Foucault and historians who instigate us in the production of a Curriculum History as History of the Present (Reinhart Koselleck, for example), we mobilized the notion of alchemy of school subjects proposed by Thomas Popkewitz to understand how school knowledge in sciences has been historically produced for EJA. We are interested in understanding what transformations this knowledge undergoes when traversed by statements that produce regularities for this modality. We investigated: (i) official documents related to EJA in the country; (ii) a textbook collection made available by the Ministry of Education. In the analysis, statements related to the education of young and adult people focused on emancipation, citizen training and work, as well as those focused on the life experiences of these students, emerge as exercising regulatory effects over the curriculum production investigated here. It is in this discursive context that school knowledge in sciences is produced, that participates in the fabrication of students described as oppressed workers who need a teacher (and teaching) to emancipate them. In this movement, the contingencies and complexities of everyday life are being reorganized as objects of school logic, becoming, alchemically, the school knowledge in sciences.<hr/>RESUMEN En este texto, investigamos los discursos que producen una especificidad para el conocimiento escolar en ciencias, históricamente dirigidas a la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) en Brasil. Compone las investigaciones del Grupo de Estudio en la Historia del Currículo, que es parte de NEC/UFRJ, con recursos de CNPq, Capes y Faperj. En el diálogo con Michel Foucault y historiadores que nos instigan en la producción de una Historia del Currículo del Presente (Reinhart Koselleck, por ejemplo), movilizamos la noción de alquimia de las asignaturas escolares propuesta por Thomas Popkewitz para comprender cómo el conocimiento escolar en ciencias ha sido históricamente producido para EJA. Estamos interesadas ​​en buscar qué transformaciones experimentan estos conocimientos cuando se cruzan con discursos que producen regularidades para esta modalidad. Investigamos: (i) documentos oficiales relacionados con la modalidad de enseñanza en el país; (ii) una colección didáctica puesta a disposición por el Ministerio de Educación. En el análisis, los discursos relacionados con la educación de personas jóvenes y adultas centradas en la emancipación, la capacitación ciudadana y el trabajo, así como aquellas centradas en las experiencias de vida de estos estudiantes, emergen como reguladores de la producción curricular. Es en este contexto discursivo que se produce el conocimiento escolar en ciencias que participa en la producción de estudiantes descritos como trabajadores oprimidos y que necesitan un maestro (y enseñanza) para emanciparlos. En tal movimiento, las contingencias y complejidades de la vida cotidiana se reorganizan como objetos de la lógica escolar, convirtiéndose, alquímicamente, en el conocimiento escolar de las ciencias. <![CDATA[HISTÓRIA EPISTEMOLÓGICA DA CIÊNCIA OU HISTÓRIA DO ENSINO DOS SABERES E DAS DISCIPLINAS ESCOLARES? UMA LEITURA DO SABER PEDAGÓGICO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922020000400856&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMEN El artículo tiene por objeto analizar algunas de las relaciones de saber que se tejen entre los estudios del curriculum de corte anglosajón, las disciplinas escolares de procedencia francesa y la historia de los saberes y las disciplinas escolares de origen colombiano a partir de la noción metodológica de saber pedagógico. Metodológicamente se empleó la lectura temática como estrategia que permitió llevar a cabo el análisis discursivo a partir de la serie pedagogía, ciencia y saber en cada una de las tres tradiciones históricas. Como resultados se presentan algunas reflexiones del orden conceptual que permiten ir configurando un campo de saber en torno a la enseñanza de los saberes y las disciplinas escolares. Como conclusión, desde la perspectiva de los estudios histórico-pedagógicos, se problematizan los efectos políticos de la constitución del maestro como profesional de la enseñanza en la contemporaneidad.<hr/>ABSTRACT The purpose of the article is to analyze some of the knowledge relationships that are woven between the studies of the Anglo-Saxon curriculum, the school disciplines of French origin and the history of knowledge and school disciplines of Colombian origin based on the methodological notion of pedagogical knowledge. Methodologically, thematic reading was used as a strategy that allowed discursive analysis to be carried out based on the pedagogy, science and knowledge series in each of the three historical traditions. As results, some reflections of the conceptual order are presented that allow configuring a field of knowledge around the teaching of knowledge and school disciplines. In conclusion, from the perspective of historical-pedagogical studies, the political effects of the constitution of the teacher as a professional of teaching in the contemporary world are questioned.<hr/>RESUMO O objetivo deste artigo é analisar algumas das relações de saber tecidas entre os estudos do currículo de procedência anglo-saxã, as disciplinas escolares de origem francesa e a história do conhecimento e das disciplinas escolares de origem colombiana, com base na noção metodológica de saber pedagógico. Metodologicamente, a leitura temática foi utilizada como estratégia que permitiu a análise discursiva com base nas séries de pedagogia, ciência e saber de cada uma das três tradições históricas. Como resultados, são apresentadas algumas reflexões da ordem conceitual que permitem configurar um campo de saber em torno do ensino dos saberes e das disciplinas escolares. Como conclusão, desde a perspectiva dos estudos histórico-pedagógicos, se problematizam os efeitos políticos da constituição do professor como profissional do ensino na contemporaneidade. <![CDATA[A FILOSOFIA NEOTOMISTA COMO FILOSOFIA ESCOLAR (Colômbia 1870-1930)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922020000400873&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMEN Este artículo aborda la historia de la filosofía como disciplina escolar en la convergencia de tres planos: el epistémico: el tipo de saber y sus criterios de verdad; el histórico: desde su formación bajomedieval y renacentista europea hasta la organización curricular del bachillerato colombiano en el siglo XX; y el pedagógico: los métodos y esquemas de distribución curricular y los fines políticos asignados a su enseñanza en la secundaria. Recurre a tres nociones metodológicas: el triple canon de la filosofía enseñada (Alasdair MacIntyre); el régimen epistémico empírico-trascendental del saber moderno (Foucault), y el proceso de institucionalización del saber pedagógico (Zuluaga). Sus fuentes van desde las historias de la filosofía y la educación hasta los debates filosóficos y pedagógicos entre neotomistas y positivistas en Colombia.<hr/>ABSTRACT This article addresses the history of philosophy as a school discipline in the convergence of three spheres: the epistemic: the type of knowledge and its criteria of truth; the historical: from his late medieval and european Renaissance origins to the curricular organization of the Colombian baccalaureate in the twentieth century; and the pedagogical: the methods and schemes of curricular planning and the political purposes assigned to their teaching in secondary school. It uses three methodological notions: the triple canon of the philosophy taught (Alasdair MacIntyre); the empirical-transcendental epistemic regime of modern knowledge (Foucault), and the process of institutionalization of pedagogical knowledge (Zuluaga). Its sources range from the history of philosophy and education to the philosophical and pedagogical debates between neotomists and positivists in Colombia.<hr/>RESUMO Este artigo aborda a história da filosofia como disciplina escolar na convergência de três planos: o epistêmico: o tipo de conhecimento e seus critérios de verdade; o histórico: desde sua formação tardo-medieval e renascentista europeia até a organização curricular do bacharelado colombiano no século XX; e o pedagógico: os métodos e esquemas de organização curricular e os propósitos políticos atribuídos ao seu ensino no ensino médio. Utiliza três noções metodológicas: o cânone triplo da filosofia ensinada (Alasdair MacIntyre); o regime epistêmico empírico-transcendental do conhecimento moderno (Foucault) e o processo de institucionalização do conhecimento pedagógico (Zuluaga). Suas fontes vão desde as histórias da filosofia e da educação, até os debates filosóficos e pedagógicos entre neotomistas e positivistas na Colômbia. <![CDATA[O MÉTODO ANALÍTICO EM ESTUDOS SUPERIORES: FRANCISCO JOSÉ DE CALDAS E RENÉ JUST HAÜY NO ENSINO DE FÍSICA (1790-1826)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922020000400891&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMEN El problema del método en los estudios superiores de la Nueva Granada, hoy Colombia, ha sido una búsqueda constante de los catedráticos y planes de estudio con relación a la enseñanza de la nueva ciencia. Hacia finales del siglo XVIII y principios del siglo XIX se vivía aún la tensión entre el método de Goudin (escolástico) y el método sintético-analítico de José Félix de Restrepo en la enseñanza de la física, y en particular en la enseñanza de la luz; cada uno de estos métodos establecía criterios para determinar la verdad de las cosas, era la apuesta por la verdad en dar a conocer las formas del proceder de la ciencia. Pero, las limitantes al método de Restrepo no se hicieron esperar, uno de sus discípulos como fue Francisco José de Caldas en 1810 era conocedor del método analítico en los estudios superiores a través del texto de René Just Haüy para la enseñanza de la física. Haüy propone en su libro el método analítico como el camino fructífero para la misma física en la construcción de sus teorías y leyes a través de la experimentación y, por tanto, la vía a seguir en la enseñanza; en otras palabras, Haüy hace del Análisis el principal medio de enseñanza. A la postre, el método analítico o de invención es institucionalizado en el Plan de Santander de 1826 para los estudios superiores a comienzos de la República.<hr/>ABSTRACT The problem of the method in higher studies in New Granada, today Colombia, has been a constant search for professors and study plans in relation to the teaching of the new science. Towards the end of the 18th century and the beginning of the 19th century, the tension between Goudin's (scholastic) method and José Félix de Restrepo's synthetic-analytical method in the teaching of physics, and in particular in the teaching of light, was still alive; each of these methods established criteria to determine the truth of things, it was the commitment to truth in making known the ways of proceeding in science. But, the limitations to Restrepo's method were immediate, one of his disciples such as Francisco José de Caldas in 1810 was familiar with the analytical method in higher studies through the text of René Just Haüy for the teaching of physics. Haüy proposes in his book the analytical method as the fruitful path for physics itself in the construction of its theories and laws through experimentation and, therefore, the way to follow in teaching; in other words, Haüy makes analysis the main means of teaching. In the end, the analytical or invention method is institutionalized in the Santander Plan of 1826 for higher studies at the beginning of the republic.<hr/>RESUMO O problema do método nos estudos superiores em Nova Granada, hoje na Colômbia, tem sido uma constante busca por professores e planos de estudo em relação ao ensino da nova ciência. No final do século XVIII e no início do século XIX, ainda estava viva a tensão entre o método de Goudin (escolástico) e o método analítico-sintético de José Félix de Restrepo no ensino da física e, em particular, no ensino da luz. Cada um desses métodos estabeleceu critérios para determinar a verdade das coisas, foi o compromisso com a verdade em tornar conhecidas as formas de proceder na ciência. Porém, as limitações ao método de Restrepo eram imediatas, um de seus discípulos, como Francisco José de Caldas, em 1810, conhecia o método analítico em estudos superiores, através do texto de René Just Haüy para o ensino de física. Haüy propõe em seu livro o método analítico como o caminho frutífero para a própria física na construção de suas teorias e leis através da experimentação e, portanto, o caminho a seguir no ensino; em outras palavras, Haüy faz da análise o principal meio de ensino. No final, o método analítico ou de invenção é institucionalizado no Plano Santander de 1826 para estudos superiores no início da república. <![CDATA[“MODOS DE EXISTÊNCIA” COMO DISPOSITIVO TEÓRICO-CONCEITUAL: CONTRIBUIÇÕES DE MICHEL FOUCAULT E ÉTIENNE SOURIAU À PESQUISA EDUCACIONAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922020000400912&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O estudo focaliza o campo da pesquisa educacional, discutindo a natureza do trabalho de pensamento mediante os problemas de investigação. A partir do pensamento de Michel Foucault e Étienne Souriau, aborda-se o dispositivo teórico-conceitual “modos de existência”, destacando como ambos os pensadores produzem a implicação entre um pensamento das artes e um pensamento filosófico no enfrentamento da questão em tela. O trabalho busca demonstrar como tal procedimento confere aos modos de existência uma condição estratégica de dispositivo teórico-conceitual, ultrapassando os territórios de problematização nos quais foram forjados. Foucault discute modos de existência a partir de uma problematização do sujeito e da experiência, sugerindo, no horizonte de uma dessubjetivação radical, uma experiência da impossibilidade. Souriau, por sua vez, discute modos de existência a partir de uma problematização da obra estética, evocando, no próprio trabalho dessa obra, os movimentos singulares de instauração e de inacabamento. Dado o tratamento de ambos os pensadores à questão dos modos de existência, torna-se possível empreender uma abordagem de natureza indissociavelmente política, ética e estética, aspectos que ativam implicações estratégicas no campo da educação e, particularmente no âmbito da pesquisa em educação, uma vez que uma problematização dos modos de existência opera em favor de uma problematização do próprio modo de existência de um problema de investigação.<hr/>ABSTRACT The study focuses on the field of educational research, discussing the nature of the work of thought through research problems. From Michel Foucault and Étienne Souriau, it approaches the theoretical-conceptual device "modes of existence", highlighting how both authors produce the implication between a thought of the arts and a philosophical thought for the treatment of the issue. The article aims to demonstrate how this procedure confers to the modes of existence a strategic condition of a theoretical-conceptual device, thus overcoming the areas of problematization in which they were forged. Foucault discusses modes of existence from a problematization of subject and experience, suggesting, within the horizon of a radical dis-subjectivation, an experience of impossibility. Souriau discusses modes of existence from a problematization of the aesthetic work, evoking, in this work itself, the singular movements of instauration and unfinished. Because of the treatment of both thinkers on the question of modes of existence, it becomes possible to construct an indissociably political, ethical and aesthetic approach, aspects that activate strategic implications in the field of education and, particularly in the context of research in education, once that a problematization of the modes of existence operates in favor of a problematization of the mode of existence of a problem of investigation.<hr/>RESUMEN El estudio se centra en el campo de la investigación educativa, discutiendo la naturaleza del trabajo de pensamiento a través de problemas de investigación. A partir del pensamiento de Michel Foucault y Étienne Souriau, aborda el dispositivo teórico-conceptual "modos de existencia", destacando cómo ambos pensadores producen la implicación entre un pensamiento de las artes y un pensamiento filosófico en el enfrentamiento de la cuestión. El trabajo busca demostrar cómo tal procedimiento confiere a los modos de existencia una condición estratégica de dispositivo teórico-conceptual, superando así los territorios de problematización en los cuales fueron forjados. Foucault discute modos de existencia a partir de una problematización del sujeto y de la experiencia, apuntando, en el horizonte de una des-subjetivación radical, una experiencia de la imposibilidad. Souriau discute modos de existencia a partir de una problematización de la obra estética, evocando, en el trabajo mismo de esa obra, los movimientos singulares de instauración e inacabamiento. Dado el trato de ambos pensadores a la cuestión de los modos de existencia, es posible emprender un enfoque de naturaleza indisolublemente política, ética y estética, aspectos que activan implicaciones estratégicas en el campo de la educación y, particularmente en el ámbito de la investigación en educación, ya que una problematización de los modos de existencia opera en favor de una problematización del propio modo de existencia de un problema de investigación. <![CDATA[FELICIDADE EM GIF: PEDAGOGIAS DOS MINIVÍDEOS EM LOOP NO INSTAGRAM STORIES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922020000400931&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O artigo apresenta resultados de uma pesquisa e teve como objetivo discutir usos e interações de perfis de jovens no Instagram por meio de publicações de GIFs na função Stories, recurso para compartilhamento de fotos e vídeos com duração de 24 horas na memória do aplicativo. O principal argumento é que esse grupo de jovens usufrui de saberes, de pedagogias que circulam nas mídias sociais digitais para performar a felicidade experimentada e/ou inventada no Instagram Stories. A fundamentação teórica considerou estudos nos campos das pedagogias culturais, da cibercultura aplicada à educação, notadamente, os estudos relacionados às redes sociais digitais e a era da mobilidade. O método utilizado foi o da pesquisa qualitativa, descritiva e analítica, de cunho netnográfico. O artigo conclui que os jovens estudados performam as experiências de felicidade vividas por meio de GIFs no Instagram Stories e, desta forma, trazem à tona pedagogias que constituem a funcionalidade e a rede social em questão.<hr/>ABSTRACT This article presents the results of a master research and aimed to discuss uses and interactions of youth profiles on Instagram through GIF publications in Instagram Stories- a feature for sharing photos and videos with a maximum of 24 hours in application memory. The main argument of your article is that these young people enjoy knowledge, pedagogies which circulate in digital social media to perform the happiness experienced and invented in Instagram Stories. The theoretical basis considere studies in the fields of cultural pedagogies, cyberculture apply to education specially studies related to digital social Networks and the age of mobility. The method used to analyze the stories was the qualitative, descriptive and analytical research of a netnographic nature. This article concludes that the young people analyzed perform the experiences of a happy life through GIF publications in Instagram Stories bringing up pedagogies which constitute the funcionality and the social Network: Instagram.<hr/>RESUMEN Este artículo muestra resultados de una investigación que tuvo como objetivo discutir usos e interacciones de perfiles de jóvenes en Instagram através de publicaciones de GIF en la función Stories, recurso para compartir fotos y videos con permanencia de 24 horas en la memoria del aplicativo. El argumento central es que ese grupo de jóvenes aprovecha saberes, pedagogías que circulan en los medios sociales digitales para representar la felicidad experimentada y/o inventada en el Instagram Stories. La fundamentación teórica consideró estudios em el campo delas pedagogías culturales y de la cibercultura aplicada a la educación, especialmente, aquellos relacionados con las redes sociales y la era de la movilidad. El método utilizado fue el de investigación cualitativa, descriptiva y analítica, de tipo netnográfico. Se concluye que los jóvenes colaboradores desarrollan la felicidad vivida por medio de GIF en el Instagram Stories y, de esta forma, traen a la superficie pedagogías que constituyen la funcionalidad y la red social en cuestión. <![CDATA[A CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO SOCIAL DE GREVE: UM ESTUDO EVOLUTIVO PIAGETIANO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922020000400948&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A partir dos estudos piagetianos sobre a construção do conhecimento social, o artigo apresenta os dados de uma pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo, cujo objetivo consistiu em investigar a compreensão da noção de greve em estudantes da rede pública e particular, de idades entre 06 e 21 anos. A pesquisa, com delineamento evolutivo transversal, contou com 80 participantes, distribuídos da seguinte forma: 20 sujeitos de 06 anos, 20 de 11 anos, 20 de 16 anos e 20, de 21 anos. Ainda, para cada grupo etário, houve divisão quanto à origem da instituição escolar; assim, 10 participantes eram de instituições públicas e 10, de instituições privadas. O instrumento utilizado foi uma entrevista clínico-crítica que versava sobre a noção de greve. As entrevistas foram analisadas em consonância com os níveis de compreensão da realidade social, mediante a construção de subníveis, acrescida de estatística analítica de correlação entre variáveis. De modo geral, verificou-se que as ideias dos estudantes se concentraram no subnível IIa, revelando um entendimento da noção de greve pouco elaborado, pautado em juízos mais pessoais e aspectos aparentes. A análise estatística comprovou não haver diferença nas respostas, conforme as escolas em que os participantes estavam matriculados. Discutem-se aspectos relevantes sobre a construção do conhecimento social.<hr/>ABSTRACT From the Piagetian studies on social knowledge construction, this article presents the data of a qualitative and quantitative research, whose objective was to investigate the understanding of the strike notion in public and private students, aged between 6 and 21 years. The research with transversal trajectory design consisted of 80 participants, distributed as follows: 20 subjects aged 6 years, 20 subjects aged 11 years, 20 subjects aged 16 years and 20 subjects aged 21 years. Still, for each age group, there was division as to the origin of the school institution, thus, 10 participants were from public institutions and 10, from private institutions. The instrument used was a clinical-critical interview that dealt with the notion of strike. The interviews were analyzed according to the levels of social reality understanding, through the construction of sub-levels, plus analytical statistics of correlation between variables. In general, it was found that students' ideas focused on the sub-level IIa, revealing an understanding of a little elaborate strike notion, based on more personal judgments and apparent aspects. Statistical analysis showed no difference in the answers according to the schools in which the participants were enrolled. Relevant aspects about the construction of social knowledge are discussed.<hr/>RESUMEN A partir de los estudios piagetianos sobre la construcción del conocimiento social, el artículo presenta los datos de una investigación de carácter cualitativo y cuantitativo, cuyo objetivo consistió en investigar la comprensión de la noción de una huelga en estudiantes de la red pública y privada, de edades entre 6 y 21 años. La investigación, con delineamiento evolutivo transversal, contó con 80 participantes, 20 en cada una de las categorías de edades: 6, 11, 16 y 21 años. Para cada grupo etario, hubo una división cuanto al origen de la institución escolar, así, 10 participantes eran de instituciones públicas y 10, de instituciones privadas. El instrumento utilizado fue una entrevista clínico-crítica que versaba sobre la noción de huelga. Las entrevistas fueron analizadas en consonancia con los niveles de comprensión de la realidad social, mediante la construcción de subniveles, más la estadística analítica de correlación entre variables. En general, se verificó que las ideas de los estudiantes se concentraron en el subnivel IIa, revelando un entendimiento de la noción de huelga poco elaborado, pautado en juicios más personales y aspectos aparentes. El análisis estadístico comprobó que no había diferencia en las respuestas según las escuelas en que los participantes estaban matriculados. Se discute aspectos relevantes sobre la construcción del conocimiento social. <![CDATA[ESCALA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE CURSOS DE LICENCIATURA A DISTÂNCIA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922020000400969&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O artigo tem por objetivo apresentar o processo de construção e validação de uma escala para avaliação da percepção da qualidade de cursos de licenciatura na modalidade a distância. Para tanto, quatro procedimentos foram empregados: (1) revisão da literatura; (2) validação teórica ou de face; (3) validação semântica; e (4) validação estatística, por meio da Modelagem de Equações Estruturais (MEE), com geração de um constructo de segunda ordem (Qualidade), usando-se o software SmartPLS 2.0. A escala do tipo Likert foi estruturada a partir da solicitação de atribuição de uma nota entre zero e dez e disponibilizada em uma plataforma online. A validação da Escala de Avaliação de Cursos de Licenciatura a Distância (EALDIS) contou com uma amostra de 1.060 estudantes de diferentes cursos de licenciatura a distância do Brasil. Os resultados das diversas etapas: validades discriminante e preditiva, confiabilidade composta, alfa e Cronbach, coeficientes de caminho e tamanho do efeito apresentaram indicadores de validação muito adequados. Assim, tem-se como conclusão do trabalho um instrumento de pesquisa validado e confiável, com 83 itens e oito constructos, podendo contribuir para a avaliação de cursos de formação de professores em nível superior na modalidade a distância.<hr/>ABSTRACT The article presents the process of construction and validation of a scale to evaluate the quality of distance learning teacher training courses. Four procedures were used: (1) review of the literature; (2) theoretical or face validation; (3) semantic validation and (4) statistical validation, by use the Structural Equation Modeling (SEM), with the generation of a second-order construct (Quality) using SmartPLS 2.0 software. The Likert scale was structured based on the request to assign a grade between zero and 10 and made available on an online platform. The validation of the Distance Learning Teacher Training Course Evaluation Scale had a sample of 1,060 students from different undergraduate courses in Brazil. The results of the various steps: discriminant and predictive validity, compound reliability, alpha and Cronbach, path coefficients and effect size presented very adequate validation indicators. Thus, the conclusion of the work is a validated and reliable research instrument, with 83 items and 8 constructs, which can contribute to the evaluation of teacher education courses at a distance level.<hr/>RESUMEN El artículo tiene como objetivo presentar el proceso de construcción y validación de una escala para evaluar la percepción de calidad de los cursos de pregrado a distancia. Para este fin, se emplearon cuatro procedimientos: (1) revisión de la literatura; (2) validación teórica o con expertos; (3) validación semántica y (4) validación estadística, a través del modelado de ecuaciones estructurales (SEM), con la generación de una construcción de segundo orden (calidad), utilizando el software SmartPLS 2.0. La escala Likert se estructuró en función de la solicitud de una puntuación entre cero y diez y se puso a disposición en una plataforma en línea. La validación de la Escala de Evaluación del Grado de Educación a Distancia (EALDIS) incluyó una muestra de 1,060 estudiantes de diferentes cursos de educación a distancia en Brasil. Los resultados de las distintas etapas: validez discriminante y predictiva, confiabilidad compuesta, alfa y Cronbach, coeficientes de trayectoria y tamaño del efecto presentaron indicadores de validación muy adecuados. Por lo tanto, la conclusión del trabajo es un instrumento de investigación validado y confiable, con 83 ítems y 8 construcciones, que pueden contribuir a la evaluación de los cursos de formación docente a distancia. <![CDATA[ENCONTROS COM-FABULATÓRIOS: CRIAÇÕES IMAGÉTICAS EM VENTOS INDÍGENAS E AFRO-BRASILEIROS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922020000400990&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A partir das demandas da lei nº 10.639/03, alterada pela lei 11.465/08, este texto articula experiências de encontros entre educação (básica e superior), artes e culturas indígenas e afro-brasileiras, proliferando pensamentos sobre as relações étnico-raciais na convivência escolar e universitária, sobre as dobras epistemológicas e estéticas que esses encontros possibilitam. Essas experiências ocorreram em oficinas realizadas em uma escola de educação do interior de São Paulo e em encontros de criação imagética com estudantes do Ensino Superior da Universidade Estadual de Campinas (SP). Parte-se do conceito de coisa do antropólogo Tim Ingold (2012), e se aposta na criação imagética e na potência do encontro com imagens artísticas que reverberam as culturas indígenas e afro-brasileiras para mobilização de pensamentos sobre educação e relações étnico-raciais. Interessa-nos desdobrar a legislação que baliza as questões étnica e raciais na educação e fabular com essas imagens de artes-áfricas, artes-indígenas, seguindo com elas em fluxos criativos, para nos deixar afetar, pensar, cantar, perambular e rir nos currículos-cotidianos da educação básica e superior.<hr/>ABSTRACT Based on the demands of Law 10.639/03, as amended by Law 11.465/08, this text articulates experiences of meetings between education (basic and higher) and indigenous and Afro-Brazilian cultures, proliferating thoughts about ethnic-racial relations in school coexistence and in epistemological construction. These experiments took place in workshops held at the school in the interior of São Paulo and in imagery meetings with students from the State University of Campinas (SP). It starts with the concept of something, by the anthropologist Tim Ingold (2012), and focuses on the imagery and power of the encounter with artistic images that reverberate the indigenous and Afro-Brazilian cultures to mobilize thoughts about education and ethnic-racial relations. It is in this way, to deploy the legislation that targets racial issues in education and the arts with these images of Indian arts, Indian arts, following with them new creative flows, to let us affect, think, sing, wander and laugh in the curricula- basic education and higher education.<hr/>RESUMEN A partir de las demandas de la ley nº 10.639/03, modificada por la ley 11.465/08, este texto articula experiencias de encuentros entre educación (básica y superior) y culturas indígenas y afrobrasileñas, proliferando pensamientos sobre las relaciones étnico-raciales en la convivencia escolar y en la construcción epistemológica. Estas experiencias ocurrieron en talleres realizados en el contraturno escolar de una escuela de educación del interior de São Paulo y en encuentros de creación imagética con estudiantes de la Enseñanza Superior de la Universidad Estadual de Campinas (SP). Se parte del concepto de cosa, del antropólogo Tim Ingold (2012), y se apuesta en la creación imagética y en la potencia del encuentro con imágenes artísticas que reverberan las culturas indígenas y afrobrasileñas para movilización de pensamientos sobre educación y relaciones étnico-raciales. Interesa así, desdoblar la legislación que baliza las cuestiones raciales en la educación y fabular con las imágenes de artes-áfricas, artes-indígenas, siguiendo con ellas nuevos flujos creativos, para dejarnos afectar, pensar, cantar, deambular y reír en los currículos- cotidianos de la educación básica y superior. <![CDATA[ESTÁGIOS DA GESTÃO PEDAGÓGICA PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922020000401010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo tem como objetivo propor estágios da gestão pedagógica para o uso das tecnologias digitais quando as metodologias ativas são utilizadas. Tal proposta tomou por base os estágios de gerenciamento tecnológico de Sandholtz, Ringstaff e Dwyer (1997). De natureza qualitativa e assinalada como um estudo de caso, a pesquisa foi realizada numa instituição federal, nos semestres 2016.2 e 2017.1. Os participantes foram quatro professores pertencentes ao quadro efetivo. Como instrumentos, recorreu-se a um questionário de sondagem, à observação e à entrevista. Para a análise de dados, iniciou-se com as questões de menor amplitude, bem como se definiram códigos iniciais ou subsequentes. Fases como ordenação, classificação e análise propriamente dita do material também subsidiaram a análise. Posteriormente, foram triangulados os dados, sendo estes ancorados pelo paradigma interpretativo. Com base na literatura e na pesquisa empírica, foram propostos cinco estágios da gestão pedagógica - Iniciação, Inserção, Integração, Efetivação e Disrupção - demonstrando que os professores investigados oscilaram, no período da pesquisa, entre estágios elementares e intermediários quando da utilização das tecnologias de forma pedagógica. Neste sentido, ratifica-se a importância de desenvolver novos referenciais teóricos com base numa situação vivida, sendo maior a probabilidade de adoção por parte dos professores, aproximando teoria e prática. Acredita-se que se o docente desenvolve práticas fundamentadas nesses estágios, maiores serão as possibilidades de tornar o aluno corresponsável por sua aprendizagem.<hr/>ABSTRACT This article's aim is to propose stages of pedagogical management towards the use of digital technologies when active methodologies are used. This proposal was based on technological management stages by Sandholtz, Ringstaff and Dwyer (1997). Conceived with a qualitative nature and pointed as a case study, the research was carried in a federal institution, during 2016.2 and 2017.1 semesters. The participants were four teachers from the permanent staff. As instruments, a survey questionnaire, observation and interviews were used. Regarding data analysis, it started with questions on a smaller scale as the initial or subsequent codes were defined. Phases like sorting, classification and analysis itself of the material also supported the analysis. Thus, the data were triangulated, being anchored by the interpretative paradigm. Based on literature and empirical research, five stages of pedagogical management were proposed - Initiation, Insertion, Integration, Effectivity and Disruption -, demonstrating that the investigated teachers fluctuated, during the research period, between elementary and intermediate stages when using the technologies in a pedagogical way. In this sense, the importance of developing new theoretical frameworks based on real situations is affirmed, with a greater probability of them being carried out by teachers, bringing theory and practice closer together. It is believed that if teachers develop practices based on these stages, there are greater possibilities of making students co-responsible for their own learning.<hr/>RESUMEN Este artículo tiene como objetivo proponer etapas de la gestión pedagógica para el uso de tecnologías digitales cuando se utilizan metodologías activas. Esta propuesta se basó en las etapas de gestión tecnológica de Sandholtz, Ringstaff y Dwyer (1997). De naturaleza cualitativa y señalada como caso práctico, la investigación fue realizada en una institución federal, en los semestres 2016.2 y 2017.1. Los participantes fueron cuatro profesores pertenecientes a la plantilla. Como instrumentos, se recurrió a cuestionario de sondeo, la observación y la entrevista. Para análisis de datos, se inició con cuestiones de menor amplitud, así como se definieron códigos iniciales o subsiguientes. Fases como ordenación, clasificación y análisis propiamente dicho del material también subsidiaron el análisis. Posteriormente, fueron triangulados los datos, siendo éstos respaldados por el paradigma interpretativo. Basándose en la literatura e investigación empírica, se propusieron cinco etapas de gestión pedagógica - Iniciación, Inserción, Integración, Efectuación y Disrupción - demostrando que los profesores investigados oscilaron, en el período de la investigación, entre etapas elementales e intermedias utilizando las tecnologías de forma pedagógica. En este sentido, se ratifica la importancia de desarrollar nuevos referenciales teóricos basados en situación experimentada, aumentando la posibilidad de adopción por parte de los profesores, acercando teoría y práctica. Se cree que si el docente desarrolla prácticas fundamentadas en estas etapas, mayores serán las posibilidades de convertir al alumno en corresponsable por su aprendizaje. <![CDATA[PARA A CRÍTICA DA EDUCAÇÃO NEOLIBERAL: ENTREVISTA COM CHRISTIAN LAVAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922020000401031&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Christian Laval, sociólogo francês e professor da Universidade Paris Ouest Nanterre La Défense (Paris X), defende que “a única modernidade emancipatória real está na autonomia da educação em relação ao poder do capital”. Em entrevista concedida em janeiro de 2020, durante a imensa greve de trabalhadoras e trabalhadores contra a reforma da previdência, e também das grandes mobilizações contra as reformas do ensino médio e da pesquisa universitária na França, o autor articula a tarefa da crítica de examinar a configuração da “nova escola capitalista” com uma proposta política que negue o futuro e a modernização da educação aprisionados pela concorrência. Como modo de vida neoliberal, a concorrência capitalista tem na educação uma sustentação fundamental, seja pela formação da subjetividade, quanto na objetividade da nova configuração da educação mercantilizada ou “mercadorizada”. Ambas naturalizam a competição e criam uma nova disposição entre indivíduos e Estado por meio da educação. Abordamos, assim, na entrevista com o autor, a relação entre a mudança da forma do Estado e da função da educação que não se volta mais para a formação de um sujeito de direitos, mas para que cada indivíduo se torne um “gestor de capital pessoal”. Por aí se chega à necessária refutação das teses do enfraquecimento do Estado durante o neoliberalismo, e se revela seu papel fundamental na criação de novas - e brutais - relações sociais.<hr/>ABSTRACT Christian Laval, French sociologist and professor at the University of Paris or Nanterre La Défense (Paris X), argues that "the only real emancipatory modernity relays in the autonomy of education in relation to the power of capital". In an interview granted in January 2020, during a huge strike by workers against a pension “reform”, and also the great mobilizations against “reforms” of high school and of the academic research in France, the author articulates the task of examining the configuration the “new capitalist school” with a policy proposal that denies the future and the “modernization” of education imprisoned by competition. As the neoliberal way of life, capitalist competition finds in educational system a fundamental support, either through the formation of subjectivity, or in the objectivity of the new configuration of “marketization” e “commodification” of education. Both naturalize a competition and create a new disposition between individuals and the State through education. Thus, in the interview with the author, we approached the relationship between the change in the State form and in the function of education that no longer aim the formation of an individual with rights, but to reduces each individual into a "capital manager of himself". There, there is a necessary refutation of the theses on the weakening of the State during neoliberalism, and the revelation of it fundamental role in the creation of new - and brutal - social relations.<hr/>RESUMEN Christian Laval, sociólogo francés y profesor de la Universidad de Paris Ouest Nanterre La Défense (Paris X), sostiene que “la única modernidad emancipatoria real ubica en la autonomía de la educación en relación al poder del capital”. En una entrevista concedida en enero de 2020, a lo largo de la inmensa huelga de trabajadoras y trabajadores en contra la reforma de la previsión social, y aún de las grandes movilizaciones en contra las reformas de la enseñanza media y de la investigación universitaria en Francia, el autor articula la tarea de la crítica de examinar la configuración de la “nueva escuela capitalista” con una propuesta política que rechace el futuro y la modernización de la educación aprisionados por la competencia. En acuerdo con un modo de vida neoliberal, la competencia capitalista se basa en la educación como un sustento fundamental, sea por la formación de la subjetividad, o por la objetividad de la nueva configuración de la educación mercantilizada o “mercadologizante”. Ambas naturalizan la competencia y crean una nueva disposición entre individuos y Estado por medio de la educación. Abordamos, así, en la entrevista con el autor, la relación entre el cambio de la forma del Estado y de la función de la educación que no se vuelve más para la formación de un sujeto de derechos, sino para que cada individuo se transforme en un “gestor de capital personal”. En ese camino se llega a la necesaria refutación de las tesis del debilitamiento del Estado a lo largo del neoliberalismo, y se revela su función fundamental en la creación de nuevas - y brutales - relaciones sociales.