Scielo RSS <![CDATA[ETD Educação Temática Digital]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1676-259220210002&lang=pt vol. 23 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[GEOGRAFIAS EM TELA, PERSPECTIVAS EM REDE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922021000200291&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[AS TELAS DA ESCOLA: CINEMA E PROFESSORES DE GEOGRAFIA PERGUNTAS E REFLEXÕES EM TORNO DE UMA PESQUISA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922021000200293&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Neste texto de apresentação do dossiê homônimo, produzido pela Rede Internacional de Pesquisa “Imagens, Geografias e Educação”, trazemos as múltiplas facetas dos combates pela democratização do cinema, desde o acesso aos filmes em circulação, até o acesso à produção cinematográfica, passando pelos estudos e iniciativas para a intensificação da presença do cinema nas escolas. A pesquisa que sustenta os artigos do dossiê, realizada com mais de duzentos professores de geografia do Brasil, Argentina e Colômbia teve a intenção de fazer perguntas para as respostas, uma vez que ela será mais potente para criar e deformar pensamentos se nos trouxer perguntas que nos ajudem a formular novas perguntas e problemas para os contextos educativos onde atuamos – para o lugar onde vivemos –, e que também pudessem ser tomadas como questões para outros contextos em que a educação estabelece relações diversas com o cinema. O questionário utilizado encontra-se anexo ao texto no qual argumentamos que a democratização estaria na possibilidade do avizinhamento entre cinema e educação se dar sem que um tipo de cinema seja implementado, mas sim que se proponha e incentive processos de experimentação com o cinema, fazendo com que cada escola possa vir a inventar sua própria maneira de fazer cinema.<hr/>ABSTRACT In this presentation text from the homonym dossier which was produced by the International Research Network “Images, Geographies and Education”, we bring the multiple facets of the struggle for democratization of cinema, from access to films in circulation to access to cinematographic production, through studies and initiatives to intensify the presence of cinema in schools. The research that sustains the dossier articles was accomplished with more than two hundred geography professors from Brazil, Argentina and Colombia. It intended to question the answers given as well as suggesting it will be more powerful to create and misshape thoughts if it raises questions that help us formulate other new questions and problems for the educational contexts in which we operate - for the place where we live - and which could also be taken as questions for other contexts in which education establishes different relations with the cinema. The questionnaire has been attached to the text in which we argue about the fact that democratization would be in the possibility to the approach between cinema and education, could be carried out without a type of cinema being implemented, but instead, proposing and implementing experimentation processes with cinema, enabling each school to develop its own way of making cinema.<hr/>RESUMEN En este texto de presentación del dossier homónimo, elaborado por la Red Internacional de Investigación “Imágenes, Geografías y Educación”, traemos las múltiples facetas de las luchas por la democratización del cine, desde el acceso a las películas en circulación, hasta el acceso a la producción cinematográfica, a través de estudios e iniciativas para intensificar la presencia del cine en las escuelas. La investigación de apoyo a los artículos del dossier, realizada con más de doscientos profesores de geografía de Brasil, Argentina y Colombia, tuvo como objetivo hacer preguntas por las respuestas, ya que ella será más potente para crear y deformar pensamientos si nos trae preguntas que ayuden para formular nuevas preguntas y problemas para los contextos educativos en los que nos desenvolvemos - para el lugar donde vivimos -, y que también podrían ser tomados como preguntas para otros contextos en los que la educación establece distintas relaciones con el cine. El cuestionario utilizado se adjunta al texto en el que argumentamos que la democratización estaría en la posibilidad de que el acercamiento entre cine y educación pueda darse sin que se implemente un tipo de cine, sino que propone y fomenta procesos de experimentación con el cine, haciendo para que cada escuela tenga su propia forma de hacer cine. <![CDATA[CARTOGRAFIAS DE CINEMA: DIÁLOGOS COM O IMAGINÁRIO GEOGRÁFICO DOCENTE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922021000200315&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Neste texto buscamos pistas para compreender se a cultura visual cartográfica, presente na formação dos docentes de Geografia da escola, manifesta-se nas escolhas das obras cinematográficas usadas como recursos imagéticos nas aulas de Geografia. Para tanto, identificamos e sistematizamos diferentes abordagens dos estudos sobre as conexões entre cartografia e cinema, constituindo um arcabouço acerca do impulso de mapeamento e detalhando a abordagem de Castro (2015), que distingue as formas cartográficas ou expressões cinematográficas do impulso de mapeamento: panoramas, vistas aéreas e atlas. Selecionamos os três filmes nacionais mais citados como primeira menção por docentes participantes da pesquisa, de diferentes gêneros, a saber, “Central do Brasil”, “Encontro com Milton Santos: o mundo global visto do lado de cá” e “Ilha das Flores”, que foram analisados à luz das expressões cinematográficas do impulso de mapeamento. Concluímos que é possível que o impulso de mapeamento influencie as escolhas das obras a serem usadas por professores e professoras de Geografia em sala de aula, indicando a força da cultura visual da cartografia, o que pode induzir ao uso de imagens clichês que limitam os estudantes a pensar o espaço a partir de outras possibilidades.<hr/>ABSTRACT This paper aims examine if the visual cartographic culture, present in the training of Geography teachers manifests itself in the choices of films used as imagery resources in Geography classes. Different approaches to studies on the connections between cartography and cinema were identified and systematized, constituting a framework about the mapping impulse and detailing Castro's approach (2015) that distinguishes cartographic forms or cinematographic expressions from the mapping impulse: panoramas, aerial views and atlas. Three of the most cited Brazilian films mentioned by teachers participating in the research, of different genres, namely, “Central do Brasil”, “Encontro com Milton Santos: o mundo global visto do lado de cá” and “Ilha das Flores”, were selected and analyzed under the light of the cinematographic expressions of the mapping impulse. We concluded that it is possible that the mapping impulse influences the choices of films to be used by Geography teachers in the classroom, indicating the strength of the visual culture of cartography, which may induce the use of cliché images that limit students to think about the space from other possibilities.<hr/>RESUMEN En este texto buscamos pistas para comprender si la cultura cartográfica visual, presente en la formación de los profesores de Geografía de la escuela, se manifiesta en las elecciones de obras cinematográficas utilizadas como recursos de imagen en las clases de Geografía. Para tanto, identificamos y sistematizamos diferentes enfoques de estudios sobre las conexiones entre cartografía y cine, constituyendo un marco de referencia sobre el impulso cartográfico y detallando el enfoque de Castro (2015) que distingue las formas cartográficas o expresiones cinematográficas del impulso cartográfico: panoramas, las vistas aéreas y atlas. Seleccionamos las tres películas nacionales más citadas como primera mención de los profesores participantes en la investigación, de diferentes géneros, a saber, “Central do Brasil”, “Encontro com Milton Santos: o mundo global visto do lado de cá” e “Ilha das Flores”, que fueron analizadas a la luz de las expresiones cinematográficas del impulso cartográfico. Concluimos que es posible que el impulso de mapeo influya en la elección de las peliculas para utilización por los profesores de Geografía en el aula, lo que indica la fuerza de la cultura visual de la cartografía, que puede inducir al uso de imágenes cliché que limitan a los estudiantes a pensar el espacio de otras posibilidades. <![CDATA[O DIA QUE O AUDIOVISUAL INVADIU A AULA DE GEOGRAFIA E (DES)NORTEOU O CINEMA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922021000200335&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Nosso intuito, neste texto, é apresentar os resultados de um estudo realizado pela Rede internacional de pesquisas “Imagens, geografias e educação” acerca de como professoras/es de geografia relacionam cinema e práticas docentes. Valemo-nos de parte das respostas desse estudo para ponderar como materiais cinematográficos e audiovisuais são empregados nas ambiências escolares. Relacionamos tais ponderações com macrodiretrizes do setor audiovisual brasileiro e observações acerca do uso corriqueiro do audiovisual em nossas vidas na contemporaneidade. Nossa hipótese de trabalho é que o encontro entre geografia, cinema, audiovisual e educação acontece numa fronteira tênue, especialmente no contexto da sociedade educativa – epicentro de um modo de vida alicerçado no aprendizado vitalício, que tem nos materiais audiovisuais uma de suas grafias fulcrais. Para esquadrinhar essa hipótese, articulamos quatro peças discursivas por meio de uma análise micropolítica e concluímos que, a partir do referido encontro, haveria algo de paradoxal em torno do que viria a ser o sentido e o não-sentido na educação geográfica. O sentido costuma ser entabulado, na esteira das pedagogias construtivistas, à axiomática de que, para aprender, é condição sine qua non despertar o interesse dos estudantes para algo ou alguma coisa. O não-sentido seria o oposto disso, ou seja, acontecimentos rotineiros que, ao atravessarem e modificarem as dinâmicas do tecido social, adentrariam as aulas de geografia, embaralhando as fronteiras entre o cinema e o audiovisual.<hr/>ABSTRACT The purpose of this text is to discuss the results of a study organized by the International Research Network "Images, Geographies and Education" about how geography teachers combine cinema and teaching practices. We used part of the answers of this study to consider how cinematographic and audiovisual materials are used in schools. We relate these considerations to macro guidelines of the Brazilian audiovisual sector and to the everyday use of audiovisual in our lives today. Our hypothesis is that the encounter of geography, cinema, audiovisual and education takes place in a tenuous border, especially in the context of the learning society - the epicenter of a way of life based on lifelong learning, which has in audiovisual materiais one of its crucial writings. To explore this hypothesis, we articulated four discursive pieces through a micropolitical analysis. From that encounter, there would be something paradoxical about what could be the sense and the non-sense in geography education. The sense is usually related to constructivist pedagogies, to the axiomatic that in order to learn it is a sine qua non condition to motivate the interests of the students to something. The non-sense would be the opposite of that, when daily events produce changes in society, and then, would enter geography classes, blurring the boundaries between cinema and audiovisual.<hr/>RESUMEN Nuestra intención, en este texto, es presentar los resultados de un estudio realizado por la Red Internacional de Investigación “Imágenes, geografías y Educación” sobre cómo los profesores de geografía relacionan el cine con las prácticas docentes. Utilizamos parte de las respuestas de este estudio para considerar cómo se utilizan los materiales cinematográficos y audiovisuales en las escuelas. Relacionamos estas consideraciones con amplias metas del sector audiovisual brasileño y observaciones sobre el uso cotidiano del audiovisual en nuestra vida actual. Nuestra hipótesis de trabajo es que el encuentro entre geografía, cine, audiovisual y educación ocurre en una tenue frontera, especialmente en el contexto de la sociedad educativa - epicentro de una forma de vida basada en el aprendizaje a lo largo de la vida, que tiene en los materiales audiovisuales una de sus grafías clave. Para explorar esta hipótesis articulamos cuatro piezas discursivas a través de un análisis micropolítico, y concluimos que, a partir de ese encuentro, habría algo paradójico en lo que sería el sentido y el sin sentido en la educación geográfica. El sentido acostumbra ser establecido, en la estera de las pedagogías constructivistas, al axiomática de que, para aprender, es condición sine qua non, despertar el interés de los estudiantes para algo o alguna cosa. El sin sentido sería lo opuesto a eso, es decir, acontecimientos diarios que, al atravesaren y cambiaren la dinámica del tejido social, entrarían en las clases de geografía, desdibujando las fronteras entre cine y audiovisual. <![CDATA[A TIRANIA DO VISÍVEL E SUAS IMAGINAÇÕES GEOGRÁFICAS: SOBRE UM ARQUIVO CINEMATOGRÁFICO NA ESCOLA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922021000200354&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A obrigatoriedade de exibição de pelo menos duas horas mensais de filmes brasileiros na escola trouxe à tona a discussão a respeito de como (e se) o cinema vem sendo utilizado no âmbito escolar. Em 2016, professores pesquisadores da Rede Internacional de Pesquisa Imagens, Geografias e Educação propuseram uma pesquisa comum a todos os polos da Rede (Brasil, Argentina e Colômbia), por meio de um questionário base, a fim de averiguar de que forma os professores de Geografia estavam se apropriando dessa nova possibilidade na educação. Quais as motivações levam professores a passarem filmes durante as aulas? Quais filmes são esses e quais conteúdos geográficos estão sendo suscitados? Para compreender as possíveis respostas a essas indagações, investigamos as respostas de 136 professores brasileiros. Primeiramente, consideramos o poder das imagens e as reflexões a respeito destas na educação geográfica, bem como trabalhamos com referencial teórico que desse conta de pensar o regime de visibilidade que envolve a apresentação de filmes como recurso didático ou como objeto de ampliação cultural de estudantes. Em segundo lugar, ao lidarmos com os resultados da pesquisa, problematizamos as motivações para o cinema na escola, demonstrando recorrências de temas, conteúdos e filmes citados pelos professores, questionando o protagonismo de alguns espaços. Nesse sentido, observamos como os filmes têm a potência de marcar o imaginário geográfico e cultural dos alunos e, a partir disso, atentar para a necessidade de discussão sobre os filmes apresentados, mostrando-os como um dos pontos de vista da realidade, mas não o único.<hr/>ABSTRACT The requirement to display at least two hours a month of Brazilian films at school has brought up the discussion about how (and if) cinema has been used in schools. In 2016, research professors from the International Image, Geography and Education Research Network proposed a survey common to all the Network's centers (Brazil, Argentina and Colombia), through a basic questionnaire, in order to find out how Geography teachers were appropriating this new possibility in education. Which motivations lead teachers to show films in class? Which films are these and which geographical content are being raised? To understand the possible answers to these questions, we investigated the responses of 136 Brazilian teachers. Firstly, we consider the power of images and the reflections about them in geographic education, as well as working with a theoretical framework that is capable of thinking about the visibility regime that involves the presentation of films as a didactic resource or as an object of cultural expansion of students. Second, when dealing with the results of the research, we problematize the motivations for cinema at school, showing recurrences of themes, contents and films cited by the teachers, questioning the role of some spaces. In this sense, we observe how the films have the power to mark the geographic and cultural imagery of the students and, from there, we pay attention to the need to discuss the films presented, showing them as one of the points of view of reality, but not the only.<hr/>RESUMEN El requisito de exhibir al menos dos horas al mes de películas brasileñas en la escuela ha provocado la discusión sobre cómo (y si) se ha utilizado el cine en las escuelas. En 2016, profesores investigadores de la Red Internacional de Investigación en Imagen, Geografía y Educación propusieron una encuesta común a todos los centros de la Red (Brasil, Argentina y Colombia), a través de un cuestionario único, para conocer cómo los profesores de Geografía se estaban apropiando de esta nueva posibilidad en la educación. ¿Qué motivaciones llevan profesores a proyectar películas en clase? ¿Qué películas son estas y qué contenidos geográficos se están planteando? Para comprender las posibles respuestas a estas preguntas, investigamos las respuestas de 136 profesores brasileños. En primer lugar, consideramos el poder de las imágenes y las reflexiones sobre ellas en la educación geográfica, así como trabajamos con un marco teórico que sea capaz de pensar en el régimen de visibilidad que implica la presentación de películas como recurso didáctico o como objeto de expansión cultural de los estudiantes. En segundo lugar, al abordar los resultados de la investigación, problematizamos las motivaciones del cine en la escuela mostrando recurrencias de temas, contenidos y películas citados por los docentes, cuestionando el papel de algunos espacios. En este sentido, observamos cómo las películas tienen el poder de marcar el imaginario geográfico y cultural de los estudiantes y, a partir de ahí, prestar atención a la necesidad de discutir las películas presentadas, mostrándolas como uno de los puntos de vista de la realidad, pero no el único. <![CDATA[O MISTÉRIO DAS COMÉDIAS ENTRE O CINEMA E A ESCOLA PERGUNTAS DE PESQUISA ÀS RESPOSTAS DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922021000200374&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O texto parte da pergunta “Onde estão as comédias?”, feita aos resultados da pesquisa “As telas da escola: cinema e professores de geografia”, realizada entre 2016 e 2019 para mapear as relações entre professores de geografia e cinema, tendo em vista atuar nos processos de regulamentação da lei 13.006/14, que torna(ria) obrigatória a exibição de duas horas de cinema nacional nas escolas brasileiras. As perguntas e os resultados aqui expostos buscam revelar parcelas da cultura docente evidenciada nas respostas aos questionários, bem como questionar as próprias respostas, uma vez que os números tabulados das preferências docentes, cruzados com os títulos de filmes exibidos na escola, apontam para o quase desaparecimento das comédias de entre os filmes brasileiros mais exibidos nas escolas, a despeito de serem elas um dos gêneros preferidos dos professores que participaram da pesquisa. Ao longo do texto, busca-se dar pistas para responder à pergunta original, bem como inventar novas perguntas à cultura docente expressa nos resultados.<hr/>RESUMEN El texto parte de la pregunta "¿dónde están las comedias?" realizada a los resultados de la investigación 'Pantallas escolares: cine y profesores de geografía', realizada entre 2016 y 2019 para mapear las relaciones entre profesores de geografía y cine, con miras a actuar en los procesos regulatorios de la ley 13.006 / 14, que hace(ria) obligatorio exhibir dos horas de cine nacional en las escuelas brasileñas. Las preguntas y resultados aquí presentados buscan exponer porciones de la cultura docente evidenciada en las respuestas a los cuestionarios, así como cuestionar las propias respuestas, ya que los números tabulados de las preferencias docentes cruzadas con los títulos de las películas proyectadas en la escuela apuntan a la casi desaparición de las comedias entre las películas brasileñas más proyectadas en las escuelas, a pesar de ser uno de los géneros preferidos de los profesores que participaron en la investigación. A lo largo del texto, buscamos dar pistas para responder a la pregunta original, así como intentamos inventar nuevas preguntas a la cultura docente expresada en los resultados.<hr/>ABSTRACT The text starts with the question: ‘Where are the comedies?’, which was made based on the results of the research ‘School screens: cinema and geography teachers’ held between 2016 and 2019 seeking to map the relationships between geography teachers and cinema. It wishes to make a move towards the processes of regulation of the law 13.006/14 that makes compulsory a two-hour film screening of national cinema monthly in Brazilian schools. The questions and results presented here attempt to show fragments of the teaching culture evidenced in the responses to the questionnaires. It also raises doubts over such responses since the sorted number of teaching preferences crossed with the titles of films shown at schools point to the almost disappearance of comedies, despite the fact that they are one of the favorite genres of teachers who participated in the research. Throughout the text, it is attempted to provide clues to responses to the original question as well as invent new questions to teaching culture shown in the results. <![CDATA[UM FILME NA MÃO E UM REAL NA CABEÇA: O CINEMA NA CULTURA VISUAL DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA ARGENTINOS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922021000200394&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMEN En este artículo ponemos el foco en las respuestas de 32 profesores argentinos a dos partes del cuestionario común de la investigación ‘Las pantallas de la escuela: cine y profesores de geografía’ de la Red Internacional de Investigación ‘Imágenes, Geografías y Educación’. A partir de estos datos construimos dos listados: uno de las películas que los profesores han visto y el otro de las películas utilizadas para trabajar contenidos o temas de geografía. Una primera aproximación revela que el primer listado es menos extenso y variado que el segundo. Es muy probable que los profesores hayan visto muchas más películas que las que consiguieron citar a la hora de responder el cuestionario. Incluso podríamos conjeturar que los contenidos escolares operaron como una referencia efectiva para identificar, seleccionar y recordar los títulos de un universo más extenso de películas. Sin olvidar esta posibilidad, pensamos que el análisis de cada uno de estos dos listados y sus relaciones ofrece claves para escudriñar algunos aspectos de la cultura visual de los profesores en un país que, desde comienzos de la década del 90 no solo experimentó un crecimiento sostenido en la producción de películas nacionales, sino también una densificación de sus formas narrativas. Tal vez, también, nos permita entender de qué modo esa cultura visual funciona como un tamiz a partir del cual se dirimen los mundos que efectivamente pueden ingresar al aula. Por último, a partir de las películas más vistas y utilizadas por los profesores, proponemos pensar en las otras posibilidades que el cine abre en las aulas de geografía.<hr/>ABSTRACT In this paper, we focus on the answers of the 32 Argentinean teachers who had participated in the research project entitled ‘Schools’ screens: cinema and Geography teachers’. This research was conducted by the International Research Network Images, Geographies and Education. We listed all the films that Argentinean teachers could recall under two categories: the films they have seen and the ones they have projected as part of their teaching practices. Besides the fact that the latter is more extense that the former, we think that both lists raise interesting issues to learn more about teachers’ visual culture in a country that since 1990s has experienced an increase in its film production as well as the exploration of different film’s forms of narrative. The analysis of each list and the identification of similarities and differences between them may offer some clues to understand how teachers’ visual culture shape the worlds that can get at classrooms. Furthermore, to imagine other possibilities that films open to geographical education at schools.<hr/>RESUMO Neste artigo, nos concentramos nas respostas de 32 professores argentinos a duas partes do questionário comum da pesquisa ‘As telas da escola: cinema e professores de geografia’ da Rede Internacional de Pesquisa Imagens, Geografias e Educação. A partir desses dados construímos a lista de filmes que os professores assistiram e a lista de filmes utilizados para trabalhar conteúdos e questões de geografia. Uma primeira aproximação revela que a primeira lista é menos extensa e variada que a segunda. É muito provável que os professores tenham visto muitos mais filmes do que foram capazes de citar ao responder o questionário. Poderíamos até conjeturar que os conteúdos escolares funcionaram como uma referência efetiva para identificar, selecionar e lembrar os títulos de um universo maior de filmes. Sem esquecer essa possibilidade, pensamos que a análise de cada uma dessas duas listas e de suas relações oferece pistas para investigar alguns aspectos da cultura visual dos professores em um país que, desde o início da década de 1990 não apenas experimentou um crescimento sustentado na produção de filmes nacionais, mas também um adensamento das suas formas narrativas. Talvez, também nos permita entender como essa cultura visual funciona como um filtro a partir do qual se resolvem os mundos que podem efetivamente entrar na sala de aula. Por fim, a partir dos filmes mais vistos e utilizados pelos professores, nos propomos pensar nas outras possibilidades que o cinema abre nas salas de aula de geografia. <![CDATA[CINEMA E PROFESSORES DE GEOGRAFIA: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS - CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA REDE PÚBLICA DE DOURADOS (MS)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922021000200415&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Neste texto, pretendemos, a partir de dados obtidos por meio de questionários aplicados junto a professores de Geografia atuantes em escolas públicas de Dourados (MS), analisar como esses professores entendem e trabalham com o cinema no contexto educativo. Verificamos que a grande maioria dos professores pesquisados apontou, como o primeiro motivo para utilização de filmes na sala de aula, o fato do cinema ser uma maneira de ampliação cultural dos alunos. No entanto, quando observamos as frases escritas por esses professores para caracterizar a relação entre cinema e escola, percebemos o predomínio da concepção de cinema enquanto ferramenta didática para o ensino de conteúdos da Geografia. Tal aspecto é reforçado quando analisamos a listagem dos filmes utilizados em relação aos conteúdos/temas trabalhados nas aulas. Neste sentido, pode-se dizer que a aproximação com o cinema se dá mais pela busca de recursos didáticos para ilustrar ou reforçar os conteúdos trabalhados em detrimento das características e potencialidades dos filmes enquanto linguagem criadora de sentidos espaciais. O distanciamento dos professores em relação ao cinema também pode ser observado pelo pouco conhecimento que possuem sobre essa linguagem, pois é reduzido o número dos que fizeram algum curso ou leram livros sobre cinema. Estas considerações indicam a necessidade de ampliação da concepção restrita à dimensão instrumental e comunicativa do cinema predominante entre os professores participantes da pesquisa.<hr/>ABSTRACT In this paper, we intend, based on data obtained in research carried out with Geography teachers working in public schools in Dourados (MS), to analyze how these teachers understand and work with cinema in the educational context. We verified that vast majority of teachers surveyed pointed out as the first reason for using films in the classroom the fact that cinema is a way of cultural expansion of students. However, when we observe the phrases that they wrote to characterize the relationship between cinema and school, we perceive the predominance of the concept of cinema as a didactic tool for teaching Geography content. This is reinforced when we analyze the list of films used in relation to the contents / themes worked on. In this sense, it can be said that the approach to cinema occurs more by the search for didactic resources that can illustrate or reinforce the contents worked on than by the characteristics and potential of films as a language that participates in the creation of spatial senses. The distance between teachers and cinema can also be seen by the little knowledge they have about this language, as the number of those who have taken a course or read books about cinema is reduced. These considerations indicate the need to expand the concept restricted to the instrumental and communicative dimension of cinema predominant among teachers participating in the research.<hr/>RESUMEN En este texto, pretendemos, a partir de datos obtenidos en investigación realizada junto a profesores de Geografía que actúan en escuelas públicas de Dourados (MS), analizar cómo estos profesores entienden y trabajan con el cine en el contexto educativo. Verificamos que la gran mayoría de los profesores investigados ha apuntado como el primer motivo para la utilización de películas en el aula el hecho de ser el cine una manera de ampliación cultural de los alumnos. Sin embargo, cuando observamos las frases que dichos profesores escribieron para caracterizar la relación entre el cine y la escuela, percibimos el predominio de la concepción de cine como herramienta didáctica para la enseñanza de contenidos de Geografía. Dicha percepción se refuerza cuando analizamos el listado de películas utilizadas con relación a los contenidos/temas trabajados. En este sentido, se puede decir que la aproximación con el cine ocurre más por la búsqueda de recursos didácticos que puedan ilustrar o reforzar los contenidos trabajados que por las características y potencialidades de las películas como lenguaje que participa de la creación de sentidos espaciales. El distanciamiento de los profesores con relación al cine también puede ser observado por el poco conocimiento que poseen sobre este lenguaje, pues es reducido el número de los que hicieron algún curso o leyeron libros sobre el cine. Estas consideraciones indican la necesidad de ampliación de la concepción restricta a la dimensión instrumental y comunicativa del cine predominante entre los profesores participantes en la investigación. <![CDATA[AS IMAGENS DA AMAZÔNIA ENTRE CINEMA E GEOGRAFIA ESCOLAR]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922021000200430&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este texto resulta da pesquisa intitulada “As telas da escola: cinema e professores de geografia”, oriunda da Rede Internacional de Pesquisa “Imagens, Geografias e Educação” e realizada com professores de geografia da educação básica. Com base nos resultados da pesquisa apresentamos uma reflexão acerca das imagens preponderantes nos filmes que alguns professores citaram utilizar em sala de aula. A ausência de filmes sobre a região norte do Brasil marcou o interesse dessa investigação. Como a geografia escolar trata a região norte e a Amazônia quase como sinônimos, direcionamos nossa investigação para as imagens da Amazônia. A partir de respostas específicas do questionário, de pesquisas em livros didáticos e das produções cinematográficas citadas, problematizamos as relações que se estabelecem entre cinema e professores de geografia. A pesquisa revelou que os professores utilizam filmes para ilustrar e representar conteúdos e temáticas geográficas, ou seja, que o cinema é tomado como recurso didático, documento de uma perspectiva educacional baseada na transmissão de informações. Embora tenhamos observado uma diversidade de imagens da Amazônia, a força da repetição apresenta-se muito mais pungente; as imagens da floresta continental e o crescente desmatamento, ambos consubstanciam uma contradição que não nos permite pensar o espaço como multiplicidade.<hr/>ABSTRACT This paper results from a research project entitled “School screens: cinema and teachers of Geography” carried out by the International Research Network “Images, Geographies, and Education” with teachers of Geography in basic education. Based on the results of the research, we reflect on the images that appear in the cited films about the Amazon. The absence of films about the northern region of Brazil marks the interest of this investigation. As school Geography treats the northern region and the Amazon almost as synonyms, we direct our investigation to images of the Amazon. Based on specific responses to the questionnaire, research on textbooks and cinematographic productions mentioned by these, we problematize the relationships that are established between cinema and Geography teachers. The research revealed that Geography teachers use films to illustrate and represent content and geographic themes, i.e., cinema is taken as a didactic resource, a document from an educational perspective based on the transmission of information. Although we have observed a diversity of images of the Amazon, the force of the repetition is much more pungent; both the images of the continental forest and the growing deforestation embody a contradiction that does not allow us to think of space as multiplicity.<hr/>RESUMEN Ese texto resulta de la investigación titulada “Las pantallas de la escuela: cine y profesores de Geografía” de la Red Internacional de Investigación “Imágenes, Geografías y Educación”, realizada con profesores de Geografía de educación básica. Basándonos en los resultados de la investigación, presentamos una reflexión con las imágenes que aparecen en las películas citadas sobre la Amazonia. La ausencia de películas sobre la región norte de Brasil marca el interés de esta investigación. Como la geografía escolar trata la región norte y la Amazonia casi como sinónimos, dirigimos nuestra investigación a las imágenes de la Amazonia. A partir de respuestas específicas del cuestionario, de investigaciones en libros didácticos y de las producciones cinematográficas mencionadas, problematizamos las relaciones que se establecen entre cine y profesores de Geografía. La investigación ha revelado que los profesores de Geografía utilizan películas para ilustrar, representar contenidos y temáticas geográficas, es decir, el cine es tomado como recurso didáctico, documento de una perspectiva educativa basada en la transmisión de información. Aunque hayamos observado una diversidad de imágenes de la Amazonia, la fuerza de la repetición es mucho más pungente; las imágenes de la selva continental y la creciente deforestación, ambas encarnan una contradicción que no nos permite pensar en el espacio como multiplicidad. <![CDATA[DA PAISAGEM GEOGRÁFICA À PAISAGEM CINEMATOGRÁFICA E À EDUCAÇÃO: “AS VIAGENS DO VENTO”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922021000200448&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMEN Se presenta una reflexión sobre el impacto de la conexión educación y cine, a través del análisis de la película “Los viajes del viento”. En primer lugar, se señalan las diversas manifestaciones instrumentalizadas de la relación didáctica y lenguaje cinematográfico. A continuación, se muestran las principales aportaciones referidas al cine como lenguaje en sí mismo, desde tres posibilidades: registro de una época, registro de sentimientos y potencial de pensamiento. Un último acápite, de contenido más analítico, aborda la problemática generada por la falta de vinculación del cine colombiano a la escuela y a las posibilidades del paisaje geográfico como categoría analítica para la comprensión de la película propuesta.<hr/>ABSTRACT A reflection on the impact of the relationship between education and cinema is presented through the analysis of the film “The Wind Journeys”. In the first place, the various instrumentalized manifestations of the didactic relation and cinematographic language are pointed out. The main contributions of the relation of cinema as a language in itself are shown, from three possibilities: a record of an era, as a record of feelings such as thinking potential. A third section, with a more analytical content, addresses the problem generated by the lack of connection between Colombian cinema and school, and the possibilities of the geographical landscape as an analytical category for the compression of the film.<hr/>RESUMO Apresenta-se uma reflexão sobre o impacto da conexão entre educação e cinema, por meio da análise do filme “As viagens do vento”. Em primeiro lugar, apontam-se as diversas manifestações instrumentalizadas da relação didática e da linguagem cinematográfica. As principais contribuições referentes ao cinema como linguagem em si são apresentadas a seguir, a partir de três possibilidades: registro de uma época, registro de sentimentos e potencialidades para o pensamento. Uma última seção, de conteúdo mais analítico, aborda o problema gerado pela falta de conexão entre o cinema colombiano e a escola e as possibilidades da paisagem geográfica como categoria analítica para a compreensão do filme proposto. <![CDATA[INFÂNCIAS REMOVÍVEIS, CRIANÇAS DESCARTÁVEIS: ENSAIO SOBRE UMA REMOÇÃO DE CASAS E VIDAS NA CIDADE DE SÃO PAULO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922021000200466&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo tem como objetivo discutir a infância nos recentes processos de remoção de moradias ocorridos na favela Jardim Humaitá, na cidade de São Paulo, Brasil. A escolha do local de pesquisa se deu pelos visíveis interesses econômicos e imobiliários conflitantes com a ocupação da área vista como ilegítima pelo poder público. Trata-se de uma questão ainda pouco explorada no âmbito dos estudos sociais da infância e sua relação com o urbano e as cidades. Partimos de observações do processo de reintegração de posse deste terreno público que leva à errância de crianças em busca de lugares onde morar e suas formas de luta e sobrevivência em condições tão adversas. A metodologia empregada baseou-se em observações desta comunidade, fontes documentais como telejornais e fotografias e derivas pelo entorno da favela durante os meses de fevereiro e abril de 2019, incluindo os dois dias em que a remoção aconteceu, tendo como objetivo conhecer estratégias de luta e/ou sobrevivência das crianças. Remove-se não somente as casas, mas as crianças suas moradoras configurando uma infância removível. Ao refletir que poucas vidas têm importância e que se encontra em curso um perverso projeto de extermínio dessas populações, compostas especialmente por pretos e pobres, percebe-se que não apenas os adultos e as adultas estão envolvidos, mas também as crianças, que estão em risco e lutam diariamente sendo agentes capazes de ações que contrastam com cenário tão adverso e o recriam a seu modo.<hr/>ABSTRACT The goal of this article is to discuss the childhood in the recent process of housing removal ocurred in the Jardim Humaitá favela in the city of São Paulo, Brazil. The location of the study was chosen based upon the phenomena of conflitct between the economic and real state markets and its interest over the region, and the population that occupied the area, act considered illicit by the city administration. This is a matter still not far explored by the social sciences studies over the childhood and its relations with the urban scenario. From observations of the process of propriety reintegration of the public land made by the city government it was possible to identify the ways of fight and survival of these drifting children in conditions of struggle. The metodology used was based on close observations of that community, documental sources such as daily news shows and photographs and visitations to the favela in the months of Frebruary and April of 2019, including the days where the actual removal occurred. We were able to observe at close that not only habitations are removed, but also the children in those places, configuring a Removable Childhood. Concluding that not many lives carry true value in the eyes of the perportrators who committed this acts, and that it is on course a project of extermination of this population, made primarely of black and poor people, we see that not only adults are involved in this process, but also children that are at risk and fight, beeing agents capable of actions that diverge from this adverse scenario reacreating it in their own way.<hr/>RESUMEN Este artículo tiene como objetivo discutir la infancia en los recientes procesos de remoción de viviendas ocurridos en la favela Jardin Humaitá, en la ciudad de São Paulo, Brasil. La elección del local de investigación estuvo motivada por los visibles intereses económicos e inmobiliarios conflictivos con la ocupación del área vista como ilegal e ilegítima por el poder público. Se trata de una cuestión aún poco explorada en el ámbito de los estudios sociales de la infancia y su relación con lo urbano y las ciudades. Partimos de la observación del proceso de reintegración de posesión de este terreno público y de la errancia de niños y niñas en busca de lugares donde vivir y sus formas de supervivencia en condiciones tan adversas. La metodología empleada se basó en observaciones de esta comunidad, en fuentes documentales, como telediarios y fotografías, y en exploraciones en el alrededor de la favela, como un barrio de chabolas, a lo largo de los meses de febrero y abril de 2019, incluyendo los dos días en que tuvo lugar la remoción, teniendo como objetivo conocer estrategias de lucha y/o supervivencia de los niños y de las niñas. Entendemos que no son removidas solamente las casas, sino también los niños y las niñas, sus habitantes, configurando una infancia removible. Observando que pocas vidas tienen importancia y que está en curso un perverso proyecto de exterminio de estas poblaciones, formadas sobre todo por negros y pobres, se nota que no solo los adultos y las adultas están envueltos, sino también los niños y las niñas, que están en riesgo y luchan, siendo agentes diariamente capaces de acciones que contrastan con el escenario tan adverso y que lo recrean a su manera. <![CDATA[EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: HISTÓRIA E POLÍTICA DOS INSTITUTOS FEDERAIS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922021000200487&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo analisa os segmentos da população privilegiados pela educação profissional no Brasil ao longo de sua constituição e, mais recente e especificamente, no ensino médio integrado nos Institutos Federais (IF). Resulta da investigação, de caráter multimétodos, a constatação sobre os primórdios da educação profissional no Brasil, que se destinava aos desvalidos da sorte e da fortuna tanto como forma de contenção da marginalidade quanto como possibilidade de futuro ingresso no mercado de trabalho. Todavia, esse curso se altera ao inscrever formas de seleção para ingresso nas escolas técnicas. Tal dimensão é abordada focalizando a particularidade da política educacional destinada aos IF, e constata-se que o público-alvo prioritário da instituição não é contemplado e, portanto, cumpre apenas parcialmente seus desígnios.<hr/>ABSTRACT This article analyses the segments of the population privileged in vocational education throughout its constitution and, more recently and specifically, in the integrated high school in the Federal Institutes (IFs). It is the result of a multi-method research on the early days of professional education in Brazil, given that it was aimed at the underprivileged, both as a way to contain the marginality and as a possibility of future entry into the labor market. However, this course changes when applying for admission to technical schools. This dimension is approached by focusing on the particularity of the educational policy aimed at the IFs and it is noted that the priority target audience of the institution is not contemplated and, therefore, partially fulfills its purposes.<hr/>RESUMEN El presente artículo analiza los segmentos de población privilegiados en la formación profesional a lo largo de su constitución y, más recientemente y de forma específica, en la enseñanza secundaria integrada en los Institutos Federales (IFs). Es el resultado de una investigación multimétodo sobre los primeros días de la educación profesional en Brasil, dado que se dirigía a los desfavorecidos, tanto como una forma de contener la marginalidad como una posibilidad de futura entrada en el mercado laboral. Sin embargo, este curso cambia cuando se solicitan formas de examen de selección para el ingreso en escuelas técnicas. Esta dimensión se aborda centrándose en la particularidad de la política educativa dirigida a los IFs y se observa que no se contempla el público objetivo prioritario de la institución y, por lo tanto, cumple parcialmente sus propósitos. <![CDATA[NÍVEL DE INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO SOBRE POLÍTICAS DE INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: O CASO DE ESTUDANTES DE CAMADAS SOCIAIS DISTINTAS DO MUNICÍPIO DE LIMEIRA/SP]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922021000200506&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A proposta deste artigo é identificar se as informações sobre as políticas de inclusão no Ensino Superior estão efetivamente chegando àqueles que constituem seu público-alvo, ou seja, os jovens que estão concluindo o ensino básico nas escolas públicas e/ou que fazem parte de grupos étnico-raciais. Assim, partindo desse questionamento, apresentamos no presente trabalho informações a respeito do nível de informações e de conhecimentos de estudantes de terceiro ano de ensino médio de uma escola pública e de outra privada do município de Limeira/SP sobre as políticas de ação afirmativa. Os dados, obtidos por meio de questões incluídas em um questionário socioeconômico, respondido por noventa e três estudantes (quarenta e oito na escola pública, quarenta e cinco na escola privada), e em entrevistas semiestruturadas realizadas com cinco desses estudantes (três na escola pública e dois na escola privada), revelam que os estudantes da escola privada, embora não estejam no horizonte de contemplação de tais políticas, possuem um nível de informação mais elevado a respeito das mesmas, enquanto entre os estudantes da escola pública, que se incluem no grupo de possíveis beneficiários, o grau de desconhecimento e desinformação mostra-se bastante alto. Sob essa perspectiva, chama a atenção o fato de que somente um estudante da escola pública assinalou conhecer e saber explicar o funcionamento das políticas de ação afirmativa. Essas constatações denotam a importância e a urgência de que sejam elaboradas estratégias mais eficazes de divulgação e explanação de tais políticas para esses estudantes, que compõem justamente seu público-alvo.<hr/>ABSTRACT The purpose of this paper is to identify whether information on policies for inclusion in higher education is effectively reaching those who constitute its target audience, it means young people who are completing basic education in public schools and / or who are part of ethnic groups minority races. Thus, starting from this question, we present in this paper information about the level of information and knowledge of third year high school students from a public and a private school in the municipality of Limeira/SP about affirmative action policies. The data, obtained through questions included in a socioeconomic questionnaire answered by ninety-three students (forty-eight in public school, forty-five in private school) and semi-structured interviews with five of these students (three in public school , two in private school), show that students of private school, although not in the horizon of contemplation of such policies, have a higher level of information about them, while among students of public school, which are included in the group of potential beneficiaries, the level of ignorance and misinformation is quite high. From this perspective, it is striking that only one public school student reported knowing and explaining the functioning of affirmative action policies. These findings denote the importance and urgency of developing more effective strategies for the dissemination and explanation of such policies to these students, who make up precisely their target audience.<hr/>RESUMEN El propósito de este documento es identificar si la información sobre políticas para la inclusión en la educación superior está llegando efectivamente a aquellos que constituyen su público objetivo, es decir, a los jóvenes que están completando la educación básica en las escuelas públicas y / o que forman parte de grupos étnicos. minoritarios. Por lo tanto, presentamos en este documento información sobre el nivel de información y conocimiento de los estudiantes de tercer año de secundaria de una escuela pública y privada en el municipio de Limeira/SP sobre políticas de acción afirmativa. Los datos, obtenidos a través de preguntas incluidas en un cuestionario socioeconómico respondidas por noventa y tres estudiantes (cuarenta y ocho en escuelas públicas, cuarenta y cinco en escuelas privadas) y entrevistas semiestructuradas con cinco de estos estudiantes (tres en escuelas públicas , dos en la escuela privada), muestran que los estudiantes de la escuela privada, aunque no en el horizonte de contemplación de tales políticas, tienen un mayor nivel de información sobre ellos, mientras que entre los estudiantes de la escuela pública, incluidos en el grupo de beneficiarios potenciales, el nivel de ignorancia y desinformación es bastante alto. Desde esta perspectiva, llama la atención que solo un estudiante de una escuela pública informó conocer y explicar el funcionamiento de las políticas de acción afirmativa. Estos hallazgos denotan la importancia y la urgencia de desarrollar estrategias más efectivas para la difusión y explicación de tales políticas a estos estudiantes, que constituyen precisamente su público objetivo. <![CDATA[APLICATIVO ANDROID COMO FACILITADOR DO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: O QUE PENSAM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922021000200534&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O uso adequado e a inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação Móveis e Sem Fio (TIMS) pode favorecer, de modo significativo, diferentes possibilidades no processo de ensino-aprendizagem-avaliação no ensino de Biologia. Nosso objetivo central neste texto foi investigar como estudantes de uma escola de Ensino Médio público percebem suas aprendizagens no componente curricular Biologia e a relação que estas têm com as TIMS, em especial, o uso do smartphone. Foi utilizado um questionário auto administrado, o qual foi aplicado na presença do pesquisador, respondido por 220 participantes. Os resultados demonstraram que mais de 97% dos estudantes possuem acesso às TIMS, mais de 60% usam os smartphones por mais de seis horas/dia, e 75% deles declararam gostar dos conteúdos biológicos. Contudo, o uso das TIMS, com finalidade pedagógica na sala de aula, é negado ou negligenciado por professores de Biologia.<hr/>ABSTRACT The proper use and insertion of Mobile and Wireless Information and Communication Technologies can significantly favor different possibilities in the teaching-learning-evaluation process in Biology teaching. Our central objective of this text was to investigate how students from a public high school perceive their learning in the Biology curricular component and the relationship they have with TIMS, especially regarding the smartphone use. A self-administered questionnaire was used, which was applied in the presence of the researcher, answered by 220 participants. The results showed that more than 97% of students have access to TIMS, more than 60% use smartphones for more than six hours/day, and 75% of them said they liked biological content. However, the use of TIMS, with pedagogical purpose in the classroom, is denied or neglected by biology teachers.<hr/>RESUMEN El uso y la inserción adecuados de las tecnologías de información y comunicación móviles e inalámbricas pueden favorecer significativamente diferentes posibilidades en el proceso de enseñanza-aprendizaje-evaluación en la enseñanza de la Biología. Nuestro principal objetivo en este texto fue comprender cómo los estudiantes de una escuela secundaria pública se relacionan con TIMS y, además, cómo perciben su aprendizaje en el componente curricular Biología. Se usó un cuestionario auto administrado, que se aplicó en presencia del investigador, respondido por 220 participantes. Los resultados mostraron que más del 97% de los estudiantes tienen acceso a TIMS, más del 60% usan teléfonos inteligentes durante más de seis horas / día y el 75% de ellos dijeron que les gusta el contenido biológico. Sin embargo, el uso de TIMS con fines pedagógicos en el aula es negado o descuidado por los profesores de biología. <![CDATA[ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS ENVOLVIDAS NO USO DAS TIC: O QUE OS PROFESSORES DIZEM SOBRE SEU USO EM SALA DE AULA?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922021000200551&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Comunicação fluente, sólidos conhecimentos relacionados à disciplina que leciona, boa didática e uso de estratégias de ensino eficazes são considerados essenciais para um bom professor. Em relação às estratégias didáticas existentes e considerando a era da tecnologia, é importante que se discuta como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são incorporadas nas práticas pedagógicas e quais estratégias são utilizadas em sala de aula. Para isso, este trabalho teve como objetivo analisar, através de entrevistas, as estratégias didáticas envolvidas no uso das TIC por três professores do curso de Licenciatura em Química de uma universidade federal brasileira. As entrevistas foram analisadas com base na Análise Textual Discursiva. Os resultados mostram que todos os docentes utilizam as TIC em sala de aula, porém somente em uma disciplina os alunos elaboram materiais digitais e planejam aulas com recursos disponíveis na Internet, discutindo especificamente sobre o uso das TIC.<hr/>ABSTRACT Fluent communication, solid knowledge related to the discipline that teaches, good didactic and know how to use effective teaching strategies, are considered essential for a good teacher. In relation to existing teaching strategies and considering the technology era, it is important to discuss how Information and Communication Technologies (ICT) are incorporated into pedagogical practices and what strategies are used in the classroom. The objective of this work was to analyze through interviews the didactic strategies involved in the use of ICT by three professors of the licentiate course in chemistry of a federal university in Brazil. The interviews were analyzed based on Discursive Textual Analysis. The results show that all teachers use ICT in the classroom, but only in one discipline do students prepare digital materials and plan classes with resources available on the Internet, specifically discussing the use of ICT.<hr/>RESUMEN Comunicación fluida, conocimiento sólido relacionado con la disciplina que enseña, buena didáctica y saber cómo usar estrategias de enseñanza efectivas se consideran esenciales para un buen maestro. En relación con las estrategias de enseñanza existentes y considerando la era de la tecnología, es importante discutir cómo se incorporan las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC) en las prácticas pedagógicas y qué estrategias se utilizan en el aula. El objetivo de este trabajo fue analizar mediante entrevistas las estrategias didácticas involucradas en el uso de las TIC por parte de tres profesores del curso de licenciatura en química de una universidad federal de Brasil. Las entrevistas fueron analizadas en base al análisis textual discursivo. Los resultados muestran que todos los maestros utilizan las TIC en el aula, pero solo en una disciplina los estudiantes preparan materiales digitales y planifican clases con recursos disponibles en Internet, discutiendo específicamente el uso de las TIC.