Scielo RSS <![CDATA[ETD Educação Temática Digital]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1676-259220210003&lang=pt vol. 23 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DAS MIGRAÇÕES E INTERCULTURALIDADE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922021000300572&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[INTERCULTURALIDADE E IMIGRAÇÃO: IMPACTOS E DESAFIOS À EDUCAÇÃO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922021000300576&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[INTERCULTURALIDADE, MIGRAÇÃO E EDUCAÇÃO NO MUNDO COMTEMPORÂNEO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922021000300581&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMEN Trataré de exponer algunas refle­xio­nes sobre la Interculturalidad y las migraciones contemporáneas, sus impactos y desafíos a la Edu­cación, desde la perspectiva de la filosofía intercultural. Lo que quiere decir que mis reflexiones van a suponer una determinada percepción o compren­sión del tema, ya que precisamente lo veo desde la perspectiva de la filosofía intercultural. ¿Qué quiere decir esto más en concreto? Lo siguiente: Que entiendo “interculturalidad y migraciones contemporáneas” como elementos de un con­texto mayor que podemos llamar con un título general “nuestro mundo contemporáneo de hoy”. Es en ese mundo donde hay “interculturalidad” y “mi­­graciones contemporáneas”. Y es desde ese contexto mayor del mundo contemporáneo que hay que reflexionar también sobre la otra parte del te­ma, a saber, los “impactos y de­sa­fíos a la Educación”.<hr/>ABSTRACT In this work, I will try to expose some reflections on Interculturality and contemporary migrations, their impacts and challenges for education, starting from a perspective of intercultural philosophy. This means that my reflections will assume a certain perception or understanding of the topic, since I see it precisely from the perspective of intercultural philosophy. What does this mean, more specifically? The following: that I understand “interculturality and contemporary migrations” as elements of a broader context that we can call with the general title “our contemporary world today”. It is in this world that interculturality and contemporary migrations appears. And it is from this broader context of the contemporary world that it is necessary to reflect on the other part of the theme, namely, the impacts and challenges for education.<hr/>RESUMO Procurarei aqui expor algumas reflexões sobre a Interculturalidade e as migrações contemporâneas, seus impactos e desafios para a educação, desde a perspectiva da filosofia intercultural. Isso significa que as minhas reflexões vão supor uma certa percepção ou compreensão do tema, visto que o vejo justamente pela perspectiva da filosofia intercultural. O que isso significa, mais especificamente? O seguinte: que entendo “interculturalidade e migrações contemporâneas” como elementos de um contexto maior que podemos chamar com o título geral de “nosso mundo de hoje”. É neste mundo que há a interculturalidade e as migrações contemporâneas. E é a partir desse contexto mais amplo do mundo contemporâneo que é preciso refletir também sobre a outra parte do tema, a saber, os impactos e desafios para a educação. <![CDATA[SENTIDOS DE ESPACIALIDADE COMO DIMENSÃO FORMATIVA: UMA INCURSÃO FILOSÓFICA NO FENÔMENO DAS MIGRAÇÕES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922021000300592&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este ensaio aborda sentidos de espacialidade como uma dimensão formativa seja na academia seja em relação ao fenômeno das migrações. Partimos da compreensão de estarmos desde sempre situados hermeneuticamente e isto tem como base fundamental a espacialidade. Em termos da fenomenologia hermenêutica a espacialidade conjuga espaço e tempo de modo próprio, porquanto se orienta pelo sentido de ser-no-mundo. Nosso propósito é o de pensar alguns aspectos deste fenômeno considerando este exercício filosófico-conceitual já como exercício de pensamento de caráter formativo. Logo, as questões fundamentais são: Em que medida uma via de acesso filosófico-conceitual pode ser formativa? O que nos faz pensar?<hr/>ABSTRACT This essay wants to think the meanings of spatiality as a formative dimension, both in academy and in relation to the phenomenon of migration. We start from comprising that we have always been hermeneutically placed and this is fundamentally based on spatiality. In terms of hermeneutical phenomenology, spatiality combines space and time in its own way, as it is guided by the sense of being-in-the-world. Our purpose is to think about some aspects of this phenomenon considering this philosophical-conceptual exercise already as a formative exercise of thinking. Therefore, the fundamental questions are: To what extent can a philosophical-conceptual approach be formative? What makes us think?<hr/>RESUMEN Este ensayo aborda sentidos de espacialidad como dimensión formativa tanto en la academia como en relación con el fenómeno de las migraciones. Partimos del entendimiento de que siempre hemos estado situados hermenéuticamente y esto se basa fundamentalmente en la espacialidad. En términos de la fenomenología hermenéutica, la espacialidad combina el espacio y el tiempo a su manera, ya que está guiada por el sentido de estar-en-el-mundo. Nuestro propósito es pensar sobre algunos aspectos de este fenómeno considerando este ejercicio filosófico-conceptual como un ejercicio de pensamiento formativo. Por tanto, las preguntas fundamentales son: ¿Hasta qué punto puede ser formativo un enfoque filosófico-conceptual? ¿Qué nos hace pensar? <![CDATA[IMIGRANTES, REFUGIADOS E EDUCAÇÃO NA ESPANHA NA FESTA DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922021000300605&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMEN En este artículo se analiza, desde códigos próximos al pensamiento hermenéutico, una selección muy representativa de discursos pronunciados en diferentes universidades españolas en el marco especial del día de la inauguración del curso académico (la denominada Fiesta de la Ciencia), en los últimos ochenta años. Los selectos oradores estudiados son catedráticos de su especialidad en el ámbito de las ciencias sociales, lo que muestra un fuerte simbolismo de poder y autoridad intelectual, y abordan los problemas sociales y educativos de los emigrantes y refugiados cuando llegan a España. La reflexión principal destilada de estas lecciones inaugurales conduce a la apuesta por la educación intercultural y de acogida de inmigrantes y refugiados, y por el compromiso que se sugiere a las universidades para contribuir a la mitigación o resolución de los conflictos derivados, y no resueltos, de la inmigración masiva y su asentamiento en determinadas áreas geográficas españolas.<hr/>ABSTRACT This paper analyzes, from codes close of hermeneutical thougth, a very representative selection of speeches delivered in different Spanish universities in the special framework of the opening day of the academic year (the so-called Fiesta de la Ciencia), in the last eighty years. The selected speakers studied are profesors of their speciality in the field of social sciences, which shows a strong symbolism of power and intelectual authority, and they adress the social and educational problems of migrants and refugees when they arrive in Spain. The main reflection distilled from these inaugural lectures leads to the commitment to intercultural education and reception of inmigrants and refugees, and to the commitment suggested to universities to contribute to the mitigation or resolution of derived, and un resolved conflicts, of massive inmigration and its settlement in certain Spanish geographic áreas.<hr/>RESUMO Neste artigo se analisa, a partir de códigos próximos do pensamento hermenêutico, uma seleção muito representativa de discursos proferidos em diferentes universidades espanholas em um momento especial que é o dia de abertura do ano letivo (no denominado Festival da Ciência), nos últimos 80 anos. Os seletos oradores estudados são catedráticos de sua especialidade no âmbito das ciências sociais, o que demostra um forte simbolismo de poder e autoridade intelectual, pois abordam os problemas sociais e educacionais dos imigrantes e refugiados quando chegam na Espanha. A reflexão principal extraída dos discursos inaugurais conduz à aposta por uma educação intercultural e de acolhida de imigrantes e refugiados, e pelo compromisso que sugerem às universidades para contribuir na mitigação ou resolução dos conflitos derivados e não resolvidos, da imigração em massa e seu estabelecimento em determinadas áreas geográficas espanholas. <![CDATA[DESAFIOS E OPORTUNIDADES DO SISTEMA EDUCACIONAL DIANTE DA IMIGRAÇÃO E DA DIVERSIDADE CULTURAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922021000300626&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMEN Este artículo nace de la participación en el II Coloquio Internacional Educación e Interculturalidad, celebrado en abril de 2019 en la Facultad de Educación de la Universidad de Salamanca. Aborda tres cuestiones clave en nuestro sistema educativo actual. La primera son las variables que intervienen en el proceso de migración con respecto a la educación del alumnado inmigrante. Proceso que depende de factores muy diversos que exceden lo educativo, como el acceso a los servicios fundamentales del estado del bienestar en igualdad de condiciones o las características socioeconómicas de la familia. En segundo lugar, se analiza la situación del alumnado inmigrante en la actualidad, marcada por la baja escolarización en las etapas postobligatorias, un índice de fracaso escolar elevado y expectativas socioeconómicas reducidas. Algo que nuestro sistema educativo debe solventar inexorablemente en cumplimiento con su función de posibilitar la integración, el progreso y el ascenso social. Esto nos lleva a la tercera cuestión: la respuesta que deben ofrecer los sistemas educativos al alumnado inmigrante. Esta ha de pasar siempre por fomentar en todo momento un modelo intercultural, en lo educativo y en lo social. Es decir, un modelo que ofrezca soluciones a las necesidades específicas de los alumnos que lo componen, que posibilite la igualdad de oportunidades y que garantice una educación normalizada, inclusiva y de calidad, generando la interacción y el enriquecimiento mutuo de su alumnado a través de metodologías activas y aprendizaje cooperativo.<hr/>ABSTRACT This article arises from the participation in the II International Colloquium Education and Interculturality, held in April 2019 at the Faculty of Education of the University of Salamanca. It studies three key issues in our current educational system. The first are the variables of the migration process with respect to the education of immigrant students. A process that depends on very diverse aspects that go beyond education, such as access to the fundamental services of the welfare state under equal conditions or the socioeconomic characteristics of the family. Second, the current situation of immigrant students, influenced by low school enrollment in the post-compulsory stages, a high school failure rate and low socioeconomic expectations. Something that our educational system must inexorably solve in compliance with its function of enabling integration, progress and social advancement. This brings us to the third question: the answer that educational systems should offer to immigrant students. This must always go through fostering an intercultural model at all times, in education and in society. In other words, a model that offers solutions to the specific needs of the students that comprise it, that enables equal opportunities and that guarantees a standardized, inclusive and quality education, generating interaction and mutual enrichment of its students through active methodologies and cooperative learning.<hr/>RESUMO Este artigo surge da participação no II Colóquio Internacional de Educação e Interculturalidade, realizado em abril de 2019 na Faculdade de Educação da Universidade de Salamanca. Ele aborda três questões-chave em nosso sistema educacional atual. As primeiras são as variáveis ??que intervêm no processo de migração no que diz respeito à educação dos alunos imigrantes. Um processo que depende de fatores muito diversos que vão além da educação, como o acesso aos serviços fundamentais do Estado de bem-estar em igualdade de condições ou as características socioeconômicas da família. Em segundo lugar, analisa-se a situação atual dos alunos imigrantes, marcada por uma baixa escolaridade nas fases pós-obrigatórias, uma taxa de repetência do ensino médio e baixas expectativas socioeconômicas. Algo que nosso sistema educacional deve inexoravelmente resolver em cumprimento a sua função de possibilitar a integração, o progresso e a promoção social. Isso nos leva à terceira questão: a resposta que os sistemas educacionais devem oferecer aos alunos imigrantes. Isso deve passar sempre pela promoção de um modelo intercultural em todos os momentos, na educação e na sociedade. Ou seja, um modelo que ofereça soluções às necessidades específicas dos alunos que o compõem, que possibilite a igualdade de oportunidades e que garanta uma educação padronizada, inclusiva e de qualidade, gerando interação e enriquecimento mútuo dos seus alunos através das metodologias ativas e aprendizagem cooperativa. <![CDATA[O PROCESSO DA MIGRAÇÃO EM RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO DOS ESTUDANTES IMIGRANTES NA ESPANHA: INTEGRANTES A LEVAR EM CONTA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922021000300641&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMEN Las migraciones constituyen un problema de orden mundial sin resolver. Una visión únicamente educativa del tema sería insuficiente, es necesario tener en cuenta otras cuestiones como la estancia legal, el trabajo, la vivienda, la sanidad, el idioma, el ejercicio cultural y religioso, la participación social. Se revisa la situación de la escolarización del alumnado inmigrante desde una visión legal, pedagógica y documental. Existe el derecho a la educación para el alumnado inmigrante, pero se producen dificultades para su integración escolar como son unos rendimientos curriculares bajos, la concentración de este alumnado en ciertos colegios, cierto rechazo a los inmigrantes, escasa preparación del profesorado para dar una respuesta adecuada. La escolarización en nuestro país no presenta graves problemas y se ofrece en condiciones dignas, pero hay aspectos que mejorar. Como respuestas a esta problemática, es necesario profundizar en la educación intercultural e inclusiva tal y como lo conciben organismos internacionales, principalmente la UNESCO.<hr/>ABSTRACT Migrations constitute an unsolved world problem. A purely educational vision of the subject would be insufficient, it is necessary to consider other issues such as legal stay, work, housing, health, language, cultural and religious exercise, social participation. The situation of the schooling of immigrant students is reviewed from a legal, pedagogical and documentary perspective. There is the right to education for immigrant students but there are difficulties for their school integration such as low curricular performance, the concentration of these students in certain schools, a certain rejection of immigrants, little preparation of teachers to give an adequate response. The schooling process in our country does not present serious problems and it is offered in decent conditions, but there are aspects to improve. As answers to this problem, it is necessary to deepen intercultural and inclusive education as conceived by international organizations, mainly UNESCO.<hr/>RESUMO As migrações se constituem em um problema de orden mundial não resolvido. Uma visão unicamente educativa do assunto seria insuficiente, é necessário levar em consideração outras questões como a permanência legal, o trabalho, a moradia, a saúde, o idioma, o exercício cultural e religioso, a participação social. Se analisa a situação da escolarização dos estudantes imigrantes desde o ponto de vista jurídico, pedagógico e documental. Existe o direito à educação para o estudante imigrante, mas produzem-se dificuldades para a sua integração escolar, como alguns rendimentos curriculares baixos, a concentração desses estudantes em certas escolas, certo rechaço aos imigrantes, falta preparação dos professores para dar uma resposta adequada. A escolarização em nosso país não apresenta graves problemas e se oferece em condições dignas, mas há aspectos a melhorar. Como respostas a esta problemática, é necessário aprofundar na educação intercultural e inclusiva tal como é concebida pelos organismos internacionais, principalmente a UNESCO. <![CDATA[EDUCAÇÃO INTERCULTURAL CRÍTICA E SUAS POTENCIALIDADES PARA OUTRA GESTÃO ESCOLAR]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922021000300658&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO No intento de contribuir para a transformação intercultural da gestão escolar, este trabalho tem como objetivo compreender como gestores escolares de três escolas públicas situadas no município de Chapecó/SC concebem, narram e se posicionam frente a problemáticas decorrentes da relação entre os(as) diferentes no cotidiano escolar. A investigação é de abordagem qualitativa e mobilizou dois tipos de pesquisa: a bibliográfica, especialmente de autores do campo da interculturalidade crítica; e de campo, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com gestores, orientadores e professores das escolas estudadas. Inicialmente, o trabalho conceitua educação intercultural crítica para destacar suas potencialidades para outra gestão escolar. No segundo tópico, propõe alguns princípios para uma gestão intercultural da escola. Por fim, analisa os dados coletados a partir do referencial teórico adotado. Os resultados indicam que a educação intercultural crítica se apresenta como uma possibilidade para a gestão da diversidade em instituições complexas e diversas como a escola pública. Apontam a necessidade de uma política pública que estimule o reconhecimento dos diferentes, problematize relações desiguais de poder e criem condições efetivas para o exercício do diálogo. Conclui que existem muitas ações e intenções positivas em curso nas escolas estudadas, porém insuficientes para superar uma cultura escolar assentada nos paradigmas da exclusão, padronização e monoculturalidade.<hr/>ABSTRACT In an attempt to contribute to the intercultural transformation of school management, this work aims to understand how school managers from three public schools located in Chapecó/SC conceive, narrate and position themselves in the face of problems arising from the relationship between the different ones in the school routine. The approach is qualitative, semi-structured and it recruited two types of research: bibliographic, especially by authors in the field of critical interculturality; and field research, performed through semi-structured interviews with managers, supervisors and teachers of the schools studied. At first, this work presents the concept of critical intercultural education in order to highlight its potentialities for another scholar management. In its second topic, it proposes some principles for an intercultural management of schools. As a conclusion, it analyzes data collected from the theoretical references adopted. The results indicated that the intercultural education presents itself as a possibility for managing diversity in complex and diverse institutions such as the school. They point to the need for a public policy that encourages the recognition of the different, problematizes unequal power relations and creates effective conditions for the exercise of dialogue. It concludes that there are many positive actions and intentions underway in the schools studied, but insufficient to overcome a school culture based on the paradigms of exclusion, standardization and monoculturality.<hr/>RESUMEN Con la intención de contribuir para la transformación intercultural de la gestión escolar, ese trabajo tiene como objetivo comprender como gestores escolares de tres escuelas públicas situadas en la ciudad de Chapecó/SC conciben, narran y se posicionan frente las problemáticas decurrentes de la relación entre los(as) diferentes en el cotidiano escolar. La investigación es de abordaje cualitativa y movilizó dos tipos de pesquisa: la bibliográfica, especialmente de autores del campo de la interculturalidad crítica; y de campo, realizada por medio de entrevistas semiestructuradas con gestores, orientadores y profesores de las escuelas estudiadas. Inicialmente, el trabajo conceptúa educación intercultural crítica para destacar sus potencialidades para otra gestión escolar. En un según tópico, propone algunos principios para una gestión intercultural de la escuela. Al final, analiza los datos a partir del referencial teórico adoptado. Los resultados indicaron que la educación intercultural crítica se presenta como una posibilidad para la gestión de la diversidad en instituciones complejas y diversas con la escuela pública. Apuntan la necesidad de una política pública que estimule el reconocimiento de los diferentes, problematice las relaciones desiguales de poder y generen condiciones efectivas para el ejercicio del diálogo. Concluye que existen muchas acciones e intenciones positivas en corso en las escuelas estudiadas, pero insuficientes para superar una cultura escolar asentada en los paradigmas de la exclusión, normalización y monoculturalidad. <![CDATA[A ORALIDADE NA CONSTRUÇÃO DE UM ETHOS EDUCATIVO KAINGANG]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922021000300677&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A discussão central deste artigo, parte da reflexão sobre a constituição do ethos educativo Kaingang. Trata-se, portanto, de avaliar as relações que constituíram o ethos histórico, marcadas por intensas e violentas interações e contínuos projetos de dominação com os povos originários. Para tanto, a discussão teórica ocorre a partir do ethos histórico, cultural e comunitário, pois busca-se evidenciar os conhecimentos construídos a partir da tradição oral nas comunidades Kaingang, adotando a metodologia da história oral. Este estudo objetiva compreender como o ethos dos povos originários pode ser um lugar de aconchego, de motivos ancestrais, de princípios educativos que regem a vida, neste caso, dos povos Kaingang. Destaca-se entre os resultados que a constituição de um ethos educativo Kaingang, consiste em assegurar seu protagonismo, autonomia e sentido comunitário na construção do diálogo, respeito e reconhecimento ao ethos da pluralidade.<hr/>ABSTRACT The central discussion of this article is based on a reflection on the constitution of the Kaingang educational ethos. It is, therefore, about evaluating the relationships that constituted the historical ethos, marked by intense and violent interactions and continuous projects of domination with the original peoples. Therefore, the theoretical discussion takes place from the historical, cultural and community ethos, as it seeks to highlight the knowledge built from the oral tradition in the Kaingang communities, adopting the methodology of oral history. This study aims to understand how the ethos of the original peoples can be a place of coziness, of ancestral reasons, of educational principles that govern life, in this case, of the Kaingang peoples. It stands out among the results that the constitution of an educational ethos Kaingang, consists in ensuring its protagonism, autonomy and community sense in the construction of dialogue, respect and recognition of the ethos of plurality.<hr/>RESUMEN La discusión central de este artículo se basa en una reflexión sobre la constitución del ethos educativo Kaingang. Se trata, por tanto, de evaluar las relaciones que constituyeron el ethos histórico, marcado por interacciones intensas y violentas y continuos proyectos de dominación con los pueblos originarios. Por lo tanto, la discusión teórica se desarrolla desde el ethos histórico, cultural y comunitario, ya que busca resaltar el conocimiento construido a partir de la tradición oral en las comunidades Kaingang, adoptando la metodología de la historia oral. Este estudio tiene como objetivo comprender cómo el ethos de los pueblos originarios puede ser un lugar de calidez, de motivos ancestrales, de principios educativos que rigen la vida, en este caso, de los pueblos Kaingang. Se destaca entre los resultados que la constitución de un ethos educativo Kaingang, consiste en asegurar su protagonismo, autonomía y sentido comunitario en la construcción del diálogo, respeto y reconhecimento del ethos de pluralidad. <![CDATA[CORPOS EM DISPUTA, TERRITÓRIOS A CONQUISTAR: MULHERES NO RÚGBI]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922021000300697&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Ao pesquisarmos uma equipe feminina de rúgbi do sul do Brasil, nos deparamos com tensões concernentes ao lugar ocupado pelas mulheres no campo esportivo, em especial em uma modalidade que tradicionalmente vincula-se ao arquétipo masculino, devido à sua forma de jogo que valoriza o contato físico, a força e a virilidade. Por meio de trabalho de campo composto de observações sistemáticas do cotidiano da referida equipe e entrevistas com jogadoras, encontramos questões que perpassam tanto a busca de legitimidade e de representatividade do rúgbi feminino, quanto a experiência de sucesso das brasileiras em âmbito internacional, o que indica, ao menos no imaginário de nossas pesquisadas, que o rúgbi, no Brasil, é um esporte de mulheres.<hr/>ABSTRACT While studying a rugby women's team in southern Brazil, we faced tensions concerning the place of women in sports, especially in one of them that is traditionally linked to male archetype, because of it values physical contact, strength and virility. Through systematic observations of everyday routine and interviews with female rugby players, we found issues that reach both legitimacy and female rugby representation and the experience success of Brazil in the international arena. They indicate, at least in the minds of our surveyed, the rugby, in Brazil, is a women’s sport.<hr/>RESUMEN Al investigar un equipo de rugby femenino en el sur de Brasil, vislumbramos tensiones en relación al lugar que ocupa la mujer en el campo deportivo, en especial en una modalidad que tradicionalmente se vincula con el arquetipo masculino debido a su forma de juego que valora el contacto físico, la fuerza y la virilidad. A través del trabajo de campo compuesto de observaciones sistemáticas del cotidiano de dicho equipo y entrevistas con jugadoras, encontramos cuestiones que abarcan tanto la búsqueda de legitimidad y la representación del rugby femenino, como la experiencia exitosa de Brasil a nivel internacional, lo que indica al menos en las mentes de nuestras investigadas, que el rugby en Brasil, es un deporte de mujeres. <![CDATA[JOVENS CEGOS TATEANDO OS SEUS PROJETOS DE VIDA UM ESTUDO SOBRE SUAS REPRESENTAÇÕES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922021000300716&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O artigo objetiva apresentar os resultados parciais do estudo desenvolvido no período de 2017 a 2018, com os seguintes questionamentos: como os jovens com cegueira que moram na Amazônia paraense, região Norte do País, compartilham conhecimentos sobre seus Projetos de Vida e qual a importância que atribuem à escola para a realização desses projetos? Trata de uma pesquisa de abordagem processual, do campo teórico e metodológico das Representações Sociais. O instrumento utilizado foi a entrevista com roteiro preestabelecido em forma de temáticas sobre o projeto de vida. Os sujeitos entrevistados foram 10 jovens cegos estudantes, distribuídos igualmente entre jovens do sexo feminino e jovens do sexo masculino na faixa etária entre 15 a 29 anos, vinculados a Unidade Técnica Educacional Especializada José Álvares de Azevedo (UTES JAA). A Análise de Conteúdo de Bardin (1997) foi utilizada para identificar o pensamento consensual de jovens cegos sobre seus projetos de vida. Os resultados parciais apontam o seguinte: que as representações sociais refletem as imagens e os significados sobre o projeto de vida que transitam entre Educação, Trabalho; que a escola, sem ressignificar a racionalidade com a qual materializa o processo de ensino-aprendizagem, passa a representar um obstáculo tanto na inclusão escolar quanto na realização de seus projetos de vida.<hr/>ABSTRACT The article aims to present the partial results of the study conducted from 2017 to 2018, with the following questions: how young people with blindness who live in the Paraense Amazon, northern region of the country, share knowledge about their Life Projects and how important it is assign to the school to carry out these projects? It deals with a research of procedural approach, the theoretical and methodological field of Social Representations. The instrument used was the interview with pre-established script in the form of themes about the life project. The subjects interviewed were 10 young blind students, equally distributed among young women and young men aged 15 to 29 years, linked to José Álvares de Azevedo Specialized Educational Technical Unit (UTES JAA). Bardin's Content Analysis (1997) was used to identify the consensus thinking of blind young people about their life projects. The partial results point to the following: that social representations reflect the images and meanings about the life project that transit between Education, Work; that the school, without reframing the rationality with which the teaching-learning process materializes, now represents an obstacle to both school inclusion and the achievement of its life projects.<hr/>RESUMEN El artículo tiene como objetivo presentar los resultados parciales del estudio realizado entre 2017 y 2018, con las siguientes preguntas: cómo los jóvenes con ceguera que viven en la Amazonía Paraense, en la región norte del país, comparten conocimientos sobre sus proyectos de vida y cuán importante es asignar a la escuela para llevar a cabo estos proyectos? Se trata de una investigación del enfoque procesal, el campo teórico y metodológico de las representaciones sociales. El instrumento utilizado fue la entrevista con guión preestablecido en forma de temas sobre el proyecto de vida. Los sujetos entrevistados fueron 10 jóvenes estudiantes ciegos, distribuidos equitativamente entre mujeres jóvenes y hombres jóvenes de 15 a 29 años, vinculados a José Álvares de Azevedo Unidad Técnica Educativa Especializada (UTES JAA). El Análisis de contenido de Bardin (1997) se utilizó para identificar el pensamiento consensuado de los jóvenes ciegos sobre sus proyectos de vida. Los resultados parciales apuntan a lo siguiente: que las representaciones sociales reflejan las imágenes y los significados sobre el proyecto de vida que transitan entre Educación, Trabajo; que la escuela, sin reformular la racionalidad con la que se materializa el proceso de enseñanza-aprendizaje, ahora representa un obstáculo tanto para la inclusión escolar como para el logro de sus proyectos de vida. <![CDATA[FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DAS LEGISLAÇÕES E ORIENTAÇÕES CURRICULARES NACIONAIS NO BRASIL, CHILE E ARGENTINA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922021000300739&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A Educação Básica, como escolarização obrigatória dos 4 aos 17 anos, é considerada direito da pessoa e dever do Estado, da sociedade e da família. A etapa do Ensino Médio corresponde ao espaço-tempo em que a formação humana idealizada pela Educação Básica se conclui, assegurando, mesmo que teoricamente, um determinado modelo de sociedade. No estudo dos documentos normativos de Brasil, Chile e Argentina que dispõem sobre as atuais Bases Nacionais Curriculares para o Ensino Médio, a Formação Integral evidencia-se como fim e princípio da Educação, não se referindo apenas ao prolongamento do tempo da jornada escolar, mas às características do sujeito que se pretende formar. Este estudo documental pretende elucidar possíveis convergências entre a flexibilidade das Bases Curriculares Gerais e dos Itinerários Formativos de documentos normativos que dispõem sobre o currículo do Ensino Médio e as concepções de Formação Humana Integral expressas nas leis e organizações curriculares brasileiras, chilenas e argentinas. Constatou-se que estes documentos pertencem a uma mesma matriz ideológica, apresentam uma organização curricular por competências e enfatizam a necessidade do desenvolvimento do projeto de vida dos jovens e a formação técnico-profissional.<hr/>ABSTRACT Basic education, such as compulsory schooling from 4 to 17 years old, is considered to derive from the person and deber of the state, society and family. The high school corresponds to the space-time in which human formation idealized by basic education concludes by securing, even theoretically, a certain model of society. In the study of the normative documents of Brazil, Chile and Argentina, which establishes the current national curriculum bases for high school, it is evident that the objectives and principles of comprehensive education, in not reference of the day school, but the characteristics of the student to want to form. This documentary study aims to clarify possible convergences in the flexibility of the general curriculum bases and the formative itineraries of the normative documents about the secondary school curriculum and the concepts of comprehensive education expressed in the Brazilian curriculum organizations and laws, Chilean and Argentine. It was found that these documents belong to the same ideological matrix, present a curricular organization by competencies, emphasize the need for the development of the Life Project of young people and the Technical-Professional formation.<hr/>RESUMEN La educación básica, como la escolarización obligatoria de 4 a 17 años, se considera el derecho de la persona y el deber del estado, la sociedad y la familia. La etapa de la educación secundaria corresponde al espacio-tiempo en el cual la formación humana idealizada por la educación básica concluye asegurando, incluso teóricamente, un cierto modelo de sociedad. En el estudio de los documentos normativos de Brasil, Chile y Argentina, que establece las bases curriculares nacionales actuales para la educación secundaria, es evidente que los objetivos y principios de la educación son la formación integral, no solo en relación a la jornada escolar extendida, silo tambien a las características del alumno a formar. Este estudio documental tiene como objetivo dilucidar posibles convergencias en la flexibilidad de las bases curriculares generales y los itinerarios formativos de los documentos normativos sobre el currículo de la escuela secundaria y los conceptos de Formación Humana Integral expresados en las leyes y organizaciones curriculares brasileñas, chilenas y argentinas. Se encontró que estos documentos pertenecen a la misma matriz ideológica, presentan una organización curricular por competencias, enfatizan la necesidad del desarrollo del un Proyecto de Vida para los jóvenes y la formación Técnico-Profesional. <![CDATA[VALIDAÇÃO DA ESCALA DE UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA GESTÃO ESCOLAR]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922021000300757&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O presente artigo relata o processo de validação de uma escala de frequência na utilização das tecnologias digitais pelos diretores de escolas Portuguesas nas suas práticas profissionais. A escala em questão foi desenvolvida pelos autores e previamente validada junto a 3 especialistas em gestão e administração escolar, e posteriormente aplicada à amostra constituída por 133 diretores de escolas do ensino básico e secundário português. A qualidade métrica da escala foi avaliada pela análise de três indicadores: (i) a sensibilidade dos itens mediante o cálculo dos valores da assimetria e da curtose, (ii) a validade recorrendo à análise fatorial exploratória com rotação varimax, e (iii) a consistência interna por meio do cálculo do alpha de Cronbach. Os resultados são reveladores de boa qualidade métrica da escala, o que poderá permitir a sua utilização com um grau de confiança favorável.<hr/>ABSTRACT This article reports the validation process of a frequency scale in the use of digital technologies by Portuguese school principals in their professional practices. This scale developed by the authors was previously validated by 3 specialists in school management, and then applied to the sample composed of 133 school principals of Portuguese primary and secondary schools. The metric quality of the scale was evaluated by the analysis of three indicators: (i) the sensitivity of the items by calculating the values of asymmetry and kurtosis, (ii) the validity using exploratory factor analysis with varimax rotation, and (iii) the internal consistency by calculating Cronbach's alpha. The results are revealing good quality metric scale and can allow its use with a favorable degree of confidence.<hr/>RESUMEN Este artículo informa sobre el proceso de validación de una escala de frecuencia en el uso de tecnologías digitales por parte de los directores de las escuelas portuguesas en sus prácticas profesionales. La escala en cuestión fue desarrollada por los autores y previamente validado con 3 especialistas en gestión y administración escolar, y posteriormente aplicado a la muestra de 133 directores de escuelas primarias y secundarias portuguesas. La calidad métrica de la escala se evaluó mediante el análisis de tres indicadores: (i) sensibilidad del elemento mediante el cálculo de los valores de asimetría y curtosis, (ii) validez mediante análisis de factores exploratorios con rotación varimax, y (iii) consistencia interna calculando el alfa de Cronbach. Los resultados revelan una buena calidad métrica de la escala, que puede permitir su uso con un grado favorable de confianza. <![CDATA[ESCOLA DE GENTE FEIA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922021000300776&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo objetiva discutir algumas relações entre o corpo e as feiuras, procurando avaliar os abalos que um corpo feio provoca nos modelos de apreensão da subjetividade construídos prioritariamente com base nos referenciais da representação e da identidade. Parte de uma cena comum de escola para problematizar alguns possíveis limites entre as feiuras e as produções de modos de vida. Propõe, a partir do aporte de autores alinhados à filosofia da diferença, algumas possibilidades de subversão suscitadas pelo corpo feio para uma política de subjetivação que afirme uma diferença radical. Há, conforme aposta o texto, escolas de gente feia que fazem de seus corpos marcos nas transformações afetivas tecidas nas escolas. O corpo feio cria, vorazmente, insultos à lógica Capital.<hr/>ABSTRACT This essay aims to discuss some relations between body and ugliness, trying to evaluate the changes that the ugly body provokes on the subjectivities apprehension models constituted majorly on references of representation and identity. It starts from an usual school scene to problematize some possible limits between ugliness and the way to produce life. Using contributions of authors allied to the philosophy of difference, it proposes some possibilities of subversion raised by the ugly body for a subjectivation policy that affirms a radical difference. There are, as it is said, schools for ugly people that uses their bodies as marks to affective transformations sewed in school. The ugly body insults the Capital logic voraciously.<hr/>RESUMEN Este ensayo tiene como objetivo discutir algunas relaciones entre el cuerpo y la fealdad, tratando de evaluar los cambios que el cuerpo feo provoca en los modelos de aprehensión de subjetividades constituidos principalmente en referencias de representación e identidad. Se parte de una escena escolar habitual para problematizar algunos posibles límites entre la fealdad y la forma de producir vida. Utilizando contribuciones de autores aliados a la filosofía de la diferencia, propone algunas posibilidades de subversión planteadas por el cuerpo feo para una política de subjetivación que afirme una diferencia radical. Hay, como se dice, escuelas para personas feas que usan sus cuerpos como marcas para las transformaciones afectivas cosidas en la escuela. El cuerpo feo insulta la lógica del Capital con voracidad. <![CDATA[INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA BRASILEIRA: ANÁLISE SOBRE SUA IMPORTÂNCIA, TENDÊNCIAS E DESAFIOS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922021000300794&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Os recursos tecnológicos cada dia mais inovadores impulsionam a sociedade ao progresso constante e pressionam a construção de um novo paradigma no âmbito educacional. Este artigo objetiva trazer à tona uma reflexão sobre as tendências tecnológicas para os processos de ensino e aprendizagem, bem como as tendências e desafios que a integração tecnológica representa na educação básica pública brasileira. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e análise documental se contextualiza a importância da informática na educação. Os resultados apresentam que, apesar dos recursos tecnológicos estimularem o auto aprendizado, a postura crítica, a inserção do estudante no mercado, e a agilidade no trabalho docente, há ainda uma lacuna na realização de atividades envolvendo o pensamento computacional devido aos desafios encontrados.<hr/>ABSTRACT The increasingly innovative technological resources drive society to constant progress and pressure the construction of a new paradigm in the educational field. This article aims to bring up a reflection on the technological trends for the teaching and learning processes, as well as the trends and challenges that technological integration represents in Brazilian public basic education. Through a bibliographical research and documentary analysis contextualizes the importance of informatics in education. The results show that, although technological resources stimulate self-learning, critical posture, student insertion in the market, and agility in the teaching work, there is still a gap in performing activities involving computational thinking due to the challenges encountered.<hr/>RESUMEN Los recursos tecnológicos cada vez más innovadores conducen a la sociedad al progreso constante y presionan la construcción de un nuevo paradigma en el campo educativo. Este artículo tiene como objetivo plantear una reflexión sobre las tendencias tecnológicas para los procesos de enseñanza y aprendizaje, así como las tendencias y desafíos que representa la integración tecnológica en la educación básica pública brasileña. Por medio de una investigación bibliográfica y análisis documental se contextualiza la importancia de la informática en la educación. Los resultados muestran que, a pesar de que los recursos tecnológicos estimulan el auto aprendizaje, la postura crítica, la inserción del estudiante en el mercado, y la agilidad en el trabajo docentes, todavía hay una laguna en la realización de actividades que involucran el pensamiento computacional debido a los desafíos encontrados.