Scielo RSS <![CDATA[ETD Educação Temática Digital]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1676-259220220003&lang=pt vol. 24 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[FAZER E PENSAR A EDUCAÇÃO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922022000300522&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[PANORAMA DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA PARA ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL ANTES DA LEI DE RESERVA DE VAGAS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922022000300524&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO As instituições de educação superior (IES) brasileiras, públicas e privadas são formadas enquanto categoria administrativa por faculdades, centros universitários, universidades, institutos federais e Cefets, que somaram, em 2015, 8.027.297 matrículas, das quais 34.927 eram de estudantes público-alvo da educação especial (PAEE). Diante disso, objetivamos descrever o cenário das IES no ano de 2015, anterior à Lei de Reserva de Vagas para Pessoas com Deficiência, de 2016, caracterizando-as por meio dos microdados do Censo da Educação Superior, adotando a abordagem quantitativa. Com os resultados, foi possível traçar um perfil das IES frequentadas por estudantes PAEE no que diz respeito à organização acadêmica, à categoria administrativa e à mobilidade acadêmica e indicar as 10 IES mais frequentadas pelos estudantes PAEE em cursos presenciais e/ou a distância. Este estudo poderá servir como parâmetro para avaliações futuras que pretendam conhecer o impacto da referida lei nas matrículas de estudantes PAEE, bem como, por meio dos números/estatística, será possível conhecer melhor as características das IES brasileiras e, com isso, embasar políticas públicas para a efetivação do direito ao ingresso e permanência de estudantes PAEE na Educação Superior.<hr/>ABSTRACT Brazilian public and private higher education institutions (HEI) are formed as an administrative category by colleges, university centers, universities and federal institutes, which in 2015 totaled 8,027,297 enrollments, of which 34,927 belonged to special education target audience (SETA). We aim to describe the scenario of HEI in 2015, prior to the 2016 Reservation Law for Persons with Disabilities, characterizing them through the microdata of the Higher Education Census, adopting the quantitative approach. With the results, it was possible to draw a profile of the HEIs attended by SETA students with regard to academic organization, administrative category and academic mobility and to indicate the 10 HEIs (which offer classroom and/or distance courses) most frequented by SETA students. This study may serve as a parameter for future evaluations that intend to know the impact of the referred law in the enrollment of SETA students. In addition, through numbers/statistics, it will be possible to better understand the characteristics of Brazilian HEIs and, with that, support public policies for the realization of the right to entry and stay in Higher Education for SETA students.<hr/>RESUMEN Las instituciones de educación superior (IES) brasileñas, públicas y privadas son formadas como categoría administrativa por facultades, centros universitarios, universidades, institutos y centros federales de educación tecnológica (Cefets), que sumaron, en 2015, 8.027.297 matrículas, de las cuales 34.927 eran de estudiantes público destinatario de la educación especial (PDEE). Frente a esa situación, objetivamos describir el escenario de las IES en el año 2015, anterior a la Ley de Reserva de Cupos para Personas con Deficiencia, de 2016, caracterizándolas por medio de los microdatos del Censo de la Educación Superior, adoptando un abordaje cuantitativo. Con los resultados, fue posible trazar un perfil de las IES frecuentadas por estudiantes PDEE en lo que respecta a la organización académica, a la categoría administrativa y a la movilidad académica e indicar las 10 IES más frecuentadas por los estudiantes PDEE en cursos presenciales y/o a distancia. Este estudio podrá servir como parámetro para futuras evaluaciones que pretendan conocer el impacto de la referida ley en las matrículas de estudiantes PDEE, así como, por medio de los números/estadística, será posible conocer mejor las características de las IES brasileñas y, de esa forma, trazar políticas públicas para la efectivización del derecho al ingreso y a la permanencia de los estudiantes PDEE en la Educación Superior. <![CDATA[UMA ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE O PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO DOCENTE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922022000300545&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo apresenta um estado do conhecimento das teses e dissertações defendidas a respeito do Programa Especial de Formação Pedagógica. Apresenta-se um inventário como resultado de um mapeamento realizado no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, no qual foram localizadas oito dissertações a respeito do curso entre 2013 e 2018. De modo geral, as dissertações apresentam os pontos de vistas de estudantes de cursos de Formação Pedagógica, além de docentes e coordenadores de cursos e até mesmo de diretores e supervisores escolares. Como resultado, vimos que a percepção das pessoas envolvidas contraria as críticas produzidas pela academia de que este tipo de formação docente é aligeirada e, portanto, sem qualidade. Ao final, espera-se que os aspectos positivos ressaltados pelo inventário ajudem no fortalecimento dos Programas Especiais de Formação Pedagógica ao se consolidarem como um meio efetivo de formação docente, inicial e/ou continuada.<hr/>ABSTRACT This paper presents a state of knowledge of theses and dissertations regarding the Special Pedagogical Training Program. An inventory is presented as a result of a mapping carried out in the CAPES Thesis and Dissertations Catalog, in which eight dissertations about the course were founded between 2013 and 2018. Overall, the dissertations present the points of view of students of Pedagogical Training courses, in addition to teachers and course coordinators and even school principals and supervisors. As a result, we saw that the perception of the people involved contradicts the criticisms produced by the academy that this type of teacher training is abridged, therefore without quality. In the end, it is expected that the positive aspects highlighted by the inventory will help to strengthen the Special Pedagogical Training Programs to be consolidated as an effective means of pre- service and/or on the job teacher education.<hr/>RESUMEN Este artículo presenta un estado de conocimiento de las tesis y disertaciones defendidas sobre el Programa Especial de Capacitación Pedagógica. Se presenta un inventario como resultado de un mapeo realizado en el Catálogo de Tesis y Disertaciones de CAPES, en el que se ubicaron ocho disertaciones sobre el curso entre 2013 y 2018. Como resultados En general, las disertaciones presentan los puntos de vista de los estudiantes de cursos de Formación Pedagógica, además de los maestros y coordinadores de cursos e incluso directores y supervisores escolares. Como resultado, vimos que la percepción de las personas involucradas contradice las críticas producidas por la academia de que este tipo de formación docente se aligera, por lo tanto, sin calidad. Al final, se espera que los aspectos positivos resaltados por el inventario ayuden a fortalecer los Programas Especiales de Capacitación Pedagógica para consolidarse como un medio efectivo de capacitación docente, inicial y/o continua. <![CDATA[PRÁTICAS DE ORGANIZAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA DE LAVRAS, MINAS GERAIS (1969-1975)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922022000300564&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Trata-se de um artigo cujo teor descreve analiticamente as práticas de organização científicas da Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL) entre os anos de 1969 e 1975, observando as implicações do contexto de implantação da Lei 5.540/1968, a qual fomenta a reforma do ensino superior brasileiro. Metodologicamente, a pesquisa de natureza historiográfica emprega: i) entrevistas (com base em questionários semiestruturado) com dois professores da ESAL partícipes da organização à época; ii) coteja livros de atas relativos ao período histórico do Conselho Departamental e do Conselho Editorial, órgãos de administração educacional da instituição examinada; iii) imagens (fotografias) que traduzam e retratem a Instituição e o seu modus operandi. Em linhas gerais, conclui-se que a ESAL alinhou suas práticas de organização aos ditames da política educacional em curso, ao passo de empreender e difundir uma revista científica e atender um modelo de pós-graduação sob o escopo da formação docente e das demandas relativas à produção científica; sendo essa, portanto, uma narrativa possível para compreender a história da Instituição e da circularidade científica.<hr/>ABSTRACT It is an article whose content analytically describes the scientific organization practices of the School of Agriculture of Lavras (ESAL) between the years 1969 and 1975, observing the implications of the context of implementation of Law 5.540 / 1968, which fosters the reform of Brazilian higher education. Methodologically, research of a historiographic nature employs: i) interviews (based on semi-structured questionnaires) with two ESAL professors who were part of the organization at the time; ii) collects books of minutes related to the historical period of the Departmental Council and the Editorial Council, educational administration bodies of the examined institution; iii) images (photographs) that translate and portray the Institution and its modus operandi. In general, it is concluded that ESAL aligned its organizational practices to the dictates of the current educational policy, while undertaking and disseminating a scientific journal and attending a postgraduate model under the scope of teacher training and the relative demands to scientific production, which is, therefore, a possible narrative to understand the history of the Institution and scientific circularity.<hr/>RESUMEN Se trata de un artículo cuyo contenido describe analíticamente las prácticas de organización científica de la Escuela de Agricultura de Lavras (ESAL) entre los años 1969 y 1975, observando las implicaciones del contexto de implementación de la Ley 5.540/1968, que fomenta la reforma de la enseñanza superior brasileña. Metodológicamente, la investigación de carácter historiográfico emplea: i) entrevistas (basadas en cuestionarios semiestructurados) a dos profesores de la ESAL que formaban parte de la organización en ese momento; ii) escudriña libros de actas relacionados al período histórico del Consejo Departamental y del Consejo Editorial, órganos de administración educativa de la institución examinada; iii) imágenes (fotografías) que traducen y retratan la institución y su modus operandi. De modo general, se concluyó que la ESAL alineó sus prácticas organizativas a los dictámenes de la política educativa vigente, al tiempo que realizó y difundió una revista científica y cumplió un modelo de Posgrado en el ámbito de la formación docente y las demandas relativas a la producción científica, por lo tanto, siendo una posible narrativa para comprender la historia de la institución y la circularidad científica. <![CDATA[INFLUÊNCIA DA INCLUSÃO DIGITAL NA ALFABETIZAÇÃO EM SAÚDE DE IDOSOS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922022000300584&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A alfabetização em saúde representa as habilidades dos indivíduos para obter acesso, compreender e usar informações para promover uma boa saúde. Em paralelo, a inclusão digital favorece o conhecimento de novas tecnologias e a integração entre comunidades, facilitando o aprendizado e a melhora da qualidade de vida. O objetivo deste estudo foi avaliar se a inclusão digital e os fatores sociodemográficos favorecem a alfabetização em saúde de idosos. Estudo epidemiológico observacional transversal realizado nas cidades de Campinas-SP e Juiz de Fora-MG, considerando uma amostra probabilística de idosos. Foram aplicados três questionários: sociodemográfico, Health Literacy Scale-14 (HSL-14) e Nível de Inclusão Digital Individual (NIDI). Após análise exploratória, as associações entre as variáveis e o desfecho, nível de alfabetização, foram analisadas por modelos de regressão logística simples, estimando-se os odds ratio brutos com os respectivos intervalos de 95% de confiança. A idade média da amostra de 291 idosos é de 68,2 anos com 50,5% com escolaridade até o fundamental completo, 72,5% com renda de até dois salários-mínimos, 49,8% com baixo nível de inclusão digital e 47,44% com baixo nível de literacia em saúde. Idosos com menor escolaridade (OR=6,74; IC95%: 2,48-18,32) que moram acompanhados (OR=2,12; IC95%:1,22-3,68), que não possuem celular (OR=2,98; IC95%: 1,66-5,38) e que têm baixo nível de inclusão digital (OR=2,17; IC95%: 1,21-3,88) demonstram mais chance de apresentar menor nível de alfabetização (p&lt;0,05). Conclui-se que a baixa inclusão digital, menor escolaridade, não possuir celular e morar acompanhado associam-se à menor alfabetização em saúde.<hr/>ABSTRACT Health literacy represents the skills to access, understand and use information promoting good health, while digital inclusion encourages knowledge of new technologies and integration between communities, facilitating the learning process and improving quality of life. This study sought to assess whether digital inclusion and related factors encourage health literacy among older adults. A cross-sectional, observational, epidemiological study was undertaken in Campinas (São Paulo) and Juiz de Fora (Minas Gerais), employing a probabilistic sample of 300 older adults. A sociodemographic questionnaire, the Health Literacy Scale-14 (HLS-14), and the Individual Digital Inclusion Level (NIDI) were applied. Following exploratory analysis, the associations between variables and the outcome of literacy level were analyzed by simple logistic regression models, estimating the gross odds ratio with respective 95% confidence intervals. The average age of the sample was 68.2 years, while 48.8% had an elementary school (complete) education, 72.5% an income of up to two minimum wages, 50.4% a low level of digital inclusion and 47.4% a low level of health literacy. Older adults with lower educational levels (OR = 6.74; 95% CI: 2.48-18.32) who lived with another person (OR = 2.12; 95% CI: 1.22-3.68), did not own a cell phone (OR = 2.98; 95% CI: 1.66-5.38), and had low digital inclusion (OR = 2.17; 95% CI: 1.21-3.88) were more likely to have low literacy levels (p&lt;0.05). In conclusion, digital inclusion, higher levels of education, owning a cell phone and living alone favor health literacy.<hr/>RESUMEN La alfabetización en salud representa las habilidades de las personas para comprender y utilizar información para promover salud y la inclusión digital favorece el conocimiento de tecnologías y la integración comunitárias, facilitando el aprendizaje y mejorando la calidad de vida. El objetivo de este estudio fue evaluar se la inclusión digital de personas mayores facilita el aprendizage e la alfabetización sanitária. Estudio epidemiológico observacional transversal realizado con 300 ancianos en Campinas-SP y Juiz de Fora-MG, aplicaron se tres cuestionarios: sociodemográfico, Health Literacy Scale-14 y Individual Digital Inclusion level. las variables y el resultado, el nivel de alfabetización, se analizaron utilizando modelos de regresión logística simple, estimando la razón de probabilidad bruta con los respectivos intervalos de confianza del 95%. La edad promedio es de 68,2 años con un 50,5% con escolaridad primaria, un 72,5% con ingresos de hasta dos sueldos mínimos, un 49,8% con inclusión digital baja y 47,4% con bajo nivel de alfabetización en salud. Ancianos con menor nivel educativo (OR = 6,74; IC 95%: 2,48-18,32) que viven acompañados (OR = 2,12; IC 95%: 1,22-3,68), que no disponen de teléfono móvil (OR = 2,98; IC del 95%: 1,66-5,38) y que tienen nivel bajo de inclusión digital (OR = 2,17; IC del 95%: 1,21- 3,88) es más probable que tengan un nivel más bajo de alfabetización (p &lt;0,05). Se concluye que la inclusión digital, la educación superior, tener un teléfono móvil y vivir solo favorecen la alfabetización en salud. <![CDATA[A FORMAÇÃO DO TURISMÓLOGO NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA NA PERSPECTIVA DO CURRÍCULO INTEGRADO E DA VERTICALIZAÇÃO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922022000300598&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O crescimento da atividade turística em diversas localidades impulsiona a busca pela formação com foco na atuação nos diversos setores oferecidos no mercado de trabalho. Nesse sentido, no campo dos estudos formais, o Brasil, atualmente, possui uma grande oferta de cursos de nível superior que contribuem para a formação de turismólogos, incluindo aqueles ofertados nos Institutos Federais de Educação. Entende-se que o ensino no espaço dos Institutos Federais de Educação, nos princípios da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), possibilita a formação de um egresso cujo perfil profissional tenha presente também elementos da EPT. Assim, este artigo tem por objetivo identificar as concepções de currículo integrado presentes no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do Instituto Federal Farroupilha, documento este que norteia a estrutura e as práticas pedagógicas desenvolvidas. Trata-se de uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo. Os resultados da análise sinalizam que na estrutura do PPC o discurso apresentado mostra consonância e aproximação com os princípios da EPT. Entretanto, ao buscarmos os objetivos do curso e o perfil profissional do egresso dispostos no mesmo documento, os elementos encontrados foram considerados insignificantes mediante ao proposto. Também fica evidente a maior preocupação com as questões relacionadas com a proposição de metodologias com vistas ao desenvolvimento da integração curricular do que propriamente a reflexão sobre o que é a integração curricular. Ou seja, a dualidade entre a educação para o fazer e a educação para o pensar.<hr/>ABSTRACT The growth of tourist activities in several places around the world motivates the search for training and education in tourism with a focus on the performance in the various sectors offered in the labor market. In this sense, in the field of formal studies, Brazil currently has a large offer of higher education courses that contribute to the training and education of professionals in tourism, including the ones offered at the Federal Institutes of Education. It is understood that the education in these institutions, based on the principles of Professional and Technological Education (EPT), allows the academic education of a graduate in whose professional profile is also present the elements of EPT. This paper presents a part of a research that aimed to identify the concepts of Integrated Curriculum present in the Pedagogical Project (PPC) of the Tourism Management Course offered by Farroupilha Federal Institute, a document that guides the pedagogical structure and practices developed in the course. It is a qualitative exploratory research. The results of the analysis indicate that the discourse presented in the structure of the PPC is in accord with the principles of EPT. However, when looking for the course objectives and the professional profile of the graduates in the same document, the elements found are insignificant considering what it proposes. It is also evident that there is a greater concern with questions related to the proposition of methodologies with a view to the development of curricular integration than with the reflection on what curriculum integration is. In other words, there is a duality between “education to do” and “education to think.”<hr/>RESUMEN El crecimiento de la actividad turística en distintos sitios impulsa la búsqueda de formación con un enfoque en la actuación en los diversos sectores que hay en el mercado laboral. En ese sentido, en el campo de los estudios formales, el Brasil cuenta actualmente con una amplia oferta de carreras universitarias de formación de profesionales del turismo, incluso los que se ofrecen en los Institutos Federales de Educación. Se entiende que la formación en el espacio de los Institutos Federales de Educación, basada en los principios de la Educación Profesional y Tecnológica (EPT), permite la formación de un egresado en cuyo perfil profesional también están presentes elementos de la EPT. Este artículo presenta parte de una investigación que tuvo como objetivo identificar los conceptos de currículo integrado presentes en el Proyecto Pedagógico de la Carrera (PPC) Tecnología Superior en Gestión Turística del Instituto Federal Farroupilha, documento que orienta la estructura y las prácticas pedagógicas desarrolladas en ella. Es una investigación exploratoria cualitativa. Los resultados del análisis indican que en la estructura del PPC el discurso presentado muestra consonancia y aproximación con los principios de la EFA. Sin embargo, al buscar los objetivos de la carrera y el perfil profesional de los egresados en un mismo documento, los elementos encontrados son insignificantes considerando lo propuesto. También es evidente que existe una mayor preocupación por las cuestiones relacionadas con la proposición de metodologías que favorezcan el desarrollo de la integración curricular y la reflexión sobre qué es la integración curricular. En otras palabras, la dualidad entre educar para el hacer y educar para el pensar. <![CDATA[OS SISTEMAS TUTORES INTELIGENTES E A ADAPTAÇÃO DO ENSINO AOS PERFIS DE APRENDIZAGEM DO USUÁRIO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922022000300618&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO No Século XXI, cresceu a demanda por ensino e aprendizagem mediados por tecnologia digital, especialmente adequados aos perfis de aprendizagem. Assim, considerando a necessidade de discutir sobre a capacidade de adaptabilidade dos Sistemas Tutores Inteligentes (STI), este texto tem o objetivo de compreender como esses sistemas realizam a adaptabilidade de conteúdos e atividades aos diferentes perfis de aprendizagem do usuário. Para alcançá-lo, recorreu-se a um ensaio, derivado de parte do referencial teórico de uma pesquisa bibliográfica, realizada a partir das bases de dados do portal de periódicos livres da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), dos periódicos científicos da Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e do Google Acadêmico. Como resultado, observou-se que a Instrução Assistida por Computador se realiza a partir de atividades instrucionais, geralmente estruturadas em perguntas e respostas. Por outro lado, os sistemas micromundos avançaram na proposição de habilidades cognitivas e do pensamento reflexivo. Enquanto os sistemas generativos são capazes de produzir material instrucional automaticamente, apesar de solucionarem os problemas de um modo muito distinto daquele que as pessoas utilizam para resolvê-los. Ao passo em que os sistemas de Instrução Inteligente Assistida por Computador são capazes de oferecer para o usuário uma tutoria inteligente. Por último, apresenta-se o conceito de educação personalizada e seus princípios fundantes, propostos por Hoz (1988), como um referencial teórico que pode contribuir com o trabalho dos desenvolvedores de STI em busca de ampliar a capacidade desses sistemas informáticos de adaptar o ensino ao perfil de aprendizagem de cada usuário.<hr/>ABSTRACT In the 21st century, the demand for teaching and learning mediated by digital technology, especially suited to learning profiles, has grown. Thus, considering the need to discuss the adaptability capacity of Intelligent Tutoring Systems (ITS), this text aims to understand how these systems perform the adaptability of content and activities to different user learning profiles. To achieve this, an essay was used, derived from part of the theoretical framework of a bibliographic research, carried out from the databases of the free journals portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), of the journals Scientific Electronic Library Online (SCIELO) and Google Scholar. As a result, it was observed that Computer-Assisted Instruction is carried out from instructional activities, generally structured in questions and answers. On the other hand, microworld systems advanced in the proposition of cognitive abilities and reflective thinking. While generative systems are able to produce instructional material automatically, despite solving problems in a way very different from what people use to solve them. Whereas Computer-Assisted Intelligent Instruction systems are able to offer the user an intelligent tutoring. Finally, the concept of personalized education and its founding principles, proposed by Hoz (1988), are presented as a theoretical framework that can contribute to the work of ITS developers seeking to expand the capacity of these computer systems to adapt teaching to the learning profile of each user.<hr/>RESUMEN En el siglo XXI ha crecido la demanda de enseñanza y aprendizaje mediada por la tecnología digital, especialmente adaptada a los perfiles de aprendizaje. Así, considerando la necesidad de discutir la capacidad de adaptabilidad de los Sistemas de Tutoría Inteligente (ITS), este texto tiene como objetivo comprender cómo estos sistemas realizan la adaptabilidad de contenidos y actividades a los diferentes perfiles de aprendizaje de los usuarios. Para lograr este objetivo, se utilizó un ensayo, derivado de parte del marco teórico de una investigación bibliográfica, realizado a partir de las bases de datos del portal de revistas gratuitas de la Coordinación para la Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior (CAPES), de las revistas Scientific Electronic Library Online (SCIELO) y Google Scholar. Como resultado, se observó que la Instrucción Auxiliado por Computador se realiza a partir de actividades instruccionales, generalmente estructuradas en preguntas y respuestas. Por otro lado, los sistemas de micromundo avanzaron en la proposición de habilidades cognitivas y pensamiento reflexivo. Los sistemas generativos son capaces de producir material didáctico de forma automática, aunque resuelven problemas de una manera muy diferente a la forma en que las personas los usan para resolverlos. Mientras que los sistemas de Instrucción Inteligente Auxiliado por Computador son capaces de ofrecer al usuario una tutoría inteligente. Finalmente, el concepto de educación personalizada y sus principios fundacionales, propuesto por Hoz (1988), se presentan como un marco teórico que puede contribuir al trabajo de los desarrolladores de ITS que buscan ampliar la capacidad de estos sistemas informáticos para adaptar la enseñanza al perfil de aprendizaje de cada usuario. <![CDATA[POSSÍVEIS APROXIMAÇÕES SOBRE O CONCEITO DE TRABALHO COLETIVO EM FREINET E FREIRE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922022000300633&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O objetivo deste artigo é investigar a presença do conceito “trabalho coletivo docente” nas obras “Pedagogia do Oprimido” e “Pedagogia da Esperança” de Paulo Freire, “Para uma escola do Povo” e “Educação do Trabalho” de Celestin Freinet. A expressão trabalho coletivo docente ipsis literis não foi encontrada nas obras originais dos autores, entretanto conceitos semelhantes podem ser identificados. Os conceitos de solidariedade, dialogicidade, diálogo, reflexão, liberdade, colaboração, comunhão e trabalho como ideias que guiam o entendimento de trabalho coletivo estão no centro das obras de Freire. Freinet explora os princípios do trabalho coletivo por meio dos seguintes temas: educação do trabalho, cooperação, auto-organização. Ambos os educadores compreendem o conceito de trabalho coletivo docente em consonância com um projeto de educação para e com o povo. Enquanto Freire releva princípios de uma filosofia de projetos coletivos para um processo de humanização, Freinet trabalha estes conceitos no campo da organização do trabalho pedagógico e nos conduz a refletir e estabelecer uma proposta concreta de trabalho cooperativo entre estudantes e professores. São leituras que retratam a importância de uma educação para os excluídos, para e com as vozes oprimidas da sociedade.<hr/>ABSTRACT The aim of this article is to investigate the presence of the concept "teachers’ collective work" in the works "Pedagogy of the Oppressed" and "Pedagogy of Hope" by Paulo Freire, "For a people's school" and "Education through work" by Celestin Freinet. The expression “teachers’ collective work” wasn´t found ipsis literis in both authors' original texts, however close concepts can be identified. The concepts of solidarity, dialogicality, reflection, freedom, collaboration, communion and labor as ideas that drive the understanding of collective work are in the very heart of Freire's work. Freinet explores the principles of the collective work by the following themes: education of labor, cooperation, self-organization. Both educators comprehend the concept teachers’ collective work in line with an education project done for and with the people. While Freire revealed principles for a philosophy of the collective projects for a humanization process, Freinet developed these concepts in the area of the organization of pedagogical work and conduct us to reflect and to establish a concrete proposal for cooperative work with students and teachers. These are readings that retrieve the importance of a education for the excluded, for and with the oppressed voices of society.<hr/>RESUMEN Em 2018, nos desafiamos a ampliar nosso estudo sobre trabalho coletivo docente a partir do reconhecimento de como a defesa dele na formação de professores e na condução do trabalho pedagógico tem raízes também no pensamento de importantes educadores, os quais discursaram e praticaram uma educação mais humana, mais sensível, mais comprometida com a emancipação de homens e mulheres. Dentre tantos, nos desafiamos a estudar dois educadores com os quais já vínhamos trabalhando de diferentes formas. Paulo Freire e Celestin Freinet foram os escolhidos para colaborar com a ampliação do espectro da compreensão do conceito trabalho coletivo docente, nos levando para reflexões que extrapolam as interpretações sobre o tema preconizado em propostas políticas de formação de professores. Exercício semelhante de aproximação entre esses autores já foi construído por Boleiz Júnior (2010, 2015), porém com outros objetivos de identificações/relações conceituais. Ressaltamos que a singularidade do nosso trabalho se relaciona justamente ao campo da docência, especialmente à dimensão coletiva do trabalho docente no pensamento dos autores, ou seja, como os autores concebem ou não a necessidade de trabalho coletivo no interior da práxis pedagógica. Entendemos o trabalho coletivo como o trabalho que ocorre entre os professores, mediados e constituído pela linguagem e que resulta em diferentes ações, em especial aquelas que implicam em aprendizagens no cotidiano escolar. Ele mantém forte vinculação com a perspectiva de que é resultado das interações vividas pelos e entre os sujeitos (COSTA; VARANI, 2017) e traz no seu bojo a dimensão de trabalho enquanto produção humana. <![CDATA[INFRAESTRUTURA ESCOLAR: CONDIÇÕES MATERIAIS DAS ESCOLAS E O RENDIMENTO DOS ALUNOS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922022000300651&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este estudo busca analisar, a partir das percepções de gestores municipais de educação e de diretores de escolas municipais de ensino fundamental da região do Vale do Rio dos Sinos (RS), a interdependência entre a infraestrutura escolar e o desempenho dos alunos em exames padronizados, considerando os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB. A metodologia utilizada é de cunho exploratório com coleta de dados através de questionário estruturado e visitas técnicas. O referencial teórico tem apoio nas discussões de Casassus (2003), Certeau (2012), Santos (1988), entre outros. No contexto analisado, os dados evidenciam que aprender em um ambiente acolhedor e agradável é importante e estimulante para o aluno.<hr/>ABSTRACT This study seeks to analyze, from the perceptions of municipal education managers and principals of municipal elementary schools in the Vale do Rio dos Sinos (RS) region, the interdependence between school infrastructure and student performance in standardized exams, considering data from the Basic Education Development Index – IDEB. The methodology used is exploratory in nature with data collection through a structured questionnaire and technical visits. The theoretical framework is supported by the discussions of Casassus (2003), Certeau (2012), Santos (1988), among others. In the analyzed context, the data show that learning in a welcoming and pleasant environment is important and stimulating for the student.<hr/>RESUMEN Este estudio busca analizar, a partir de las percepciones de los gerentes de educación municipal y directores de escuelas primarias municipales de la región de Vale do Rio dos Sinos (RS), la interdependencia entre la infraestructura escolar y el desempeño de los estudiantes en exámenes estandarizados, considerando datos del Índice de Desarrollo de la Educación Básica – IDEB. La metodología utilizada es de naturaleza exploratoria con recolección de datos a través de un cuestionario estructurado y visitas técnicas. El marco teórico se sustenta en las discusiones de Casassus (2003), Certeau (2012), Santos (1988), entre otros. En el contexto analizado, los datos muestran que aprender en un ambiente acogedor y agradable es importante y estimulante para el alumno. <![CDATA[A DIDÁTICA EM UM NOVO TEMPO: A PANDEMIA E ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922022000300671&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Neste texto, cujo objeto de investigação são as estratégias de ensino-aprendizagem envolvendo tecnologias digitais na Educação Superior, apresenta-se um estudo qualitativo por meio de uma pesquisa Survey, da qual participaram estudantes da disciplina Didática, desenvolvida no ano de 2020, primeiro semestre, no âmbito de uma universidade pública federal. Ao abordar tal objeto, as discussões envolvem a tessitura de análises sobre a cultura digital, hiperconectividade, sociedade da informação e constituída em rede. Problematiza-se o potencial das tecnologias digitais para a educação, mas também a necessidade de reconhecer seus limites, evidenciados numa sociedade desigual como a brasileira. Ademais, são apresentados os resultados obtidos junto ao referido questionário, o qual é entremeado pelas reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem, considerando as especificidades da suspensão das atividades presenciais. Os resultados indicam um retorno positivo sobre a disciplina ministrada por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem e sua contribuição para a formação dos estudantes como licenciandos. A proposta que se realiza é a de construção de um novo paradigma educacional, com base em Moreira e Schlemmer (2020), bastante apropriado no sentido de transcender a presencialidade e resgatar uma formação alinhada com o atual tempo histórico, cultural e social.<hr/>ABSTRACT In this text, in which the object of investigation are the teaching-learning strategies involving digital technologies in Higher Education, a qualitative study is presented through a survey survey, in which students of the Didactics discipline, developed in 2020, participated. first semester, at the federal public university. When approaching this object, the discussions involve analyzes about digital culture, hyperconnectivity, information society and constituted in a network. The potential of digital technologies for education is problematized, but also the need to recognize their limits, evidenced in an unequal society such as Brazil. Furthermore, the results of a questionnaire are presented, interspersed with reflections on the teaching-learning process, considering the specificities of suspension of face-to-face activities. The results indicate a positive return on the composition of the discipline through the Virtual Learning Environment and its contribution to the formation of students as undergraduates. The proposal that is carried out is the construction of a new educational paradigm, based on Moreira and Schlemmer (2020), very appropriate in the sense of transcending the presence and rescuing an education aligned with the current historical, cultural and social time.<hr/>RESUMEN En este texto, cuyo objeto de investigación son las estrategias de enseñanza-aprendizaje que involucran tecnologías digitales en la Educación Superior, se presenta un estudio cualitativo a través de una encuesta encuesta, en la que participaron estudiantes de la disciplina Didáctica, desarrollada en 2020, primer semestre., En el universidad pública federal. Al abordar este objeto, las discusiones involucran análisis sobre cultura digital, hiperconectividad, sociedad de la información y constituida en red. Se problematiza el potencial de las tecnologías digitales para la educación, pero también la necesidad de reconocer sus límites, evidenciada en una sociedad desigual como Brasil. Además, se presentan los resultados de un cuestionario, intercalados con reflexiones sobre el proceso de enseñanza-aprendizaje, considerando las especificidades de la suspensión de las actividades presenciales. Los resultados indican un retorno positivo en la composición de la disciplina a través del Ambiente Virtual de Aprendizaje y su contribución a la formación de los estudiantes como estudiantes de pregrado. La propuesta que se lleva a cabo es la construcción de un nuevo paradigma educativo, basado en Moreira y Schlemmer (2020), muy apropiado en el sentido de trascender la presencia y rescatar una educación alineada con el momento histórico, cultural y social actual. <![CDATA[NARRATIVAS DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922022000300692&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este relato de experiência apresenta parte de uma pesquisa de pós-doutorado realizada no Instituto Pandavas, escola comunitária de ensino fundamental que iniciou seu trabalho na década de 1970, baseada na antroposofia. Em 2013, passou a ser uma das escolas democráticas brasileiras, utilizando a pedagogia de projetos, na tentativa de diluir a separação dos alunos por séries/idades, bem como os horários fixos das aulas. Para isso, a escola delineou uma organização pedagógica em que os alunos definem os rumos de seu desenvolvimento, com base na autonomia, na emancipação de cada indivíduo e na gestão democrática. Para compreender esse contexto, realizou-se uma pesquisa narrativa com os professores e a coordenadora pedagógica dessa instituição. O objetivo deste relato é compreender as percepções de professores e coordenadora pedagógica sobre suas experiências na escola comunitária Pandavas. As narrativas mostraram que, por meio das assembleias, do diálogo, da “Educação para pensar, sentir e agir” e das práticas participativas, é possível aos alunos assumir seu papel de sujeitos sociais, coletivos, expandindo sua capacidade de ler o mundo, problematizando-o por meio de uma práxis transformadora. O relato dos professores foi possível permitiu observar que a educação para a humanização não é algo somente para os alunos, pois os professores igualmente são formados nessa perspectiva e podem se autorrealizar, expressando seus sentimentos, ao mesmo tempo em que consideram o lado emocional dos alunos no cotidiano escolar, em um processo dialógico que vislumbra uma educação para a transformação social.<hr/>RESUMEN Este informe de experiência presenta parte de una investigación postdoctoral realizada en el Instituto Pandavas, una escuela primaria comunitaria que comenzó su trabajo en la década de 1970, basada en la antroposofía. En 2013, se convirtió en una de las escuelas democráticas brasileñas, utilizando la pedagogía del proyecto, en un intento por diluir la separación de estudiantes por grado y edad, así como horarios fijos de clase. Para esto, la escuela describió una organización pedagógica en que los estudiantes podían definir la dirección de su desarrollo, creyendo en la autonomía, la emancipación de cada individuo y en la gestión participativa. Para comprender este contexto, se realizó una investigación narrativa con los docentes y el coordinador pedagógico de esta institución. El objetivo principal de este informe es comprender las percepciones de los maestros y el coordinador pedagógico sobre la escuela democrática a partir de la experiencia en la escuela de la comunidad de Pandavas. Las narrativas mostraran que, a través de asambleas, diálogos, "Educación para pensar, sentir y actuar" y prácticas participativas, es posible que los estudiantes asuman su papel como sujetos sociales, colectivos, ampliando su capacidad de leer el mundo, problematizándolo a través de una praxis transformadora. En el informe de los docentes se observó que la educación para la humanización no es solo para los estudiantes, sino que los docentes también están capacitados en esta perspectiva y pueden darse cuenta de sí mismos, expresando sus sentimientos, mientras consideran el lado emocional de los estudiantes en la vida escolar diaria, en un proceso dialógico que contempla una educación para la transformación social.<hr/>ABSTRACT This experience report presents part of a postdoctoral research conducted at the Pandavas Institute, a community elementary school which began its work in the 1970s, based on anthroposophy. In 2013, it became one of the Brazilian democratic schools, using project pedagogy, in an attempt to dilute the separation of students by grade and age, as well as fixed class schedules. For this, the school outlined a pedagogical organization in which students could define the direction of their development, believing in the autonomy, emancipation of each individual and in the participative management. To understand this context, a narrative research was conducted with the teachers and the pedagogical coordinator of this institution. The main objective of this report is to understand the perceptions of teachers and pedagogical coordinator about democratic school from the experience in Pandavas community school. The narratives showed that, through assemblies, dialogue, “Education to think, feel and act” and participatory practices, it is possible for students to assume their role a social, collective subjects, expanding their ability to read the world, problematizing it through a transformative praxis. In the teachers’ report it was observed that education for humanization is not only for students, for teachers are also trained in this perspective and can self-realize, expressing their feelings, while considering the emotional side of the students in daily school life, in a dialogical process that envisions an education for social transformation. <![CDATA[OS PLANOS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO (2001-2010 E 2014-2024) NO CAMPO DA EDUCAÇÃO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922022000300709&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Trata-se de uma resenha crítica do livro “Os Planos Nacionais de Educação (2001-2010 e 2014-2024) no Campo da Educação Superior”, de autoria de Talita Zanferari e Maria de Lourdes Pinto de Almeida.<hr/>ABSTRACT This is a critical review of the book “Os Planos Nacionais de Educação (2001-2010 e 2014-2024) no Campo da Educação Superior”, authored by Talita Zanferari e Maria de Lourdes Pinto de Almeida.<hr/>RESUMEN Esta es una reseña crítica del libro “Os Planos Nacionais de Educação (2001-2010 e 2014-2024) no Campo da Educação Superior”, escrito por Talita Zanferari e Maria de Lourdes Pinto de Almeida. <![CDATA[EDUCAÇÃO DO CAMPO: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA PRÁTICA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922022000300716&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Trata-se de resenha elaborada a partir do livro de Mônica Nickel, sob o título “Educação do Campo: formação continuada de professores na prática”. A obra discute o processo de formação continuada de professores do campo, no município de Domingos Martins, e sua contribuição na práxis docente. Destaca a importância de se estabelecer parcerias entre a Secretaria de Educação e a Universidade, com vistas ao fortalecimento da formação continuada no município. A formação continuada de professores do campo constituiu-se processual e historicamente, contribuindo para o fortalecimento da identidade étnica e cultural dos povos do território e para a mudança da prática pedagógica, configurando-se como política pública no município.<hr/>ABSTRACT This is a review drawn from the book by Mônica Nickel, entitled "Educação do Campo: formação continuada de professores na prática" ("Rural Education: a continuing education of teachers in practice"). The work discusses the continuing education process of rural teachers, in the municipality of Domingos Martins, and its contribution to the teaching praxis, as well. It highlights the importance of establishing partnerships between the Department of Education and the University, with a view to strengthening continuing education in the municipality. The continuing education of rural teachers was made up both procedurally and historically, contributing to the strengthening of the ethnic and cultural identity of the peoples of the territory and aiming the change in the pedagogical practice, configuring itself as a public policy in the municipality.<hr/>RESUMEN Se trata de una reseña elaborada a partir del libro de Mônica Nickel, intitulada "Educação do Campo: formação continuada de professores na prática" ("Educación del Campo: formación continua de profesores en la práctica"). La obra discute el proceso de formación continua de profesores del campo, en el municipio de Domingos Martins, y su contribución a la praxis docente. Destaca la importancia de establecer cooperaciones entre la Secretaría de Educación y la Universidad, con el objetivo de fortalecer la formación continua en el municipio. La formación continua de profesores del campo se constituyó tanto procesal como históricamente, contribuyendo para el fortalecimiento de la identidad étnica y cultural de los pueblos del territorio y a fin de cambiar la práctica pedagógica, configurándose como una política pública en el municipio. <![CDATA[CELEBRAÇÃO DE UM PERCURSO NO CAMPO DA PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922022000300723&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este texto apresenta uma análise crítica do livro “As abelhas não fazem fofoca: estudos psicanalíticos no campo da educação”.<hr/>ABSTRACT This text presents a critical analysis of the book “Bees do not gossip: psychoanalylic studies in the field of education”.<hr/>RESUMEN Este texto presenta un análisis crítico del libro “Las abejas no chismean: estudios psicoanalíticos en el campo de la educación”. <![CDATA[DOS SABERES QUE QUEREMOS (DES)CONSTRUIR]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922022000300729&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Trata-se de uma resenha crítica do livro “Casa dos saberes ancestrais: diálogos com sabedorias indígenas”.<hr/>ABSTRACT It is a critical review of the book “Casa dos saberes ancestrais: diálogos com sabedorias indígenas”.<hr/>RESUMEN Es uma revisión critica del libro “Casa dos saberes ancestrais: diálogos com sabedorias indígenas”.